• Nenhum resultado encontrado

Número:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Número:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

17/06/2021

Número: 8007548-87.2021.8.05.0001

Classe: MANDADO DE SEGURANÇA CÍVEL

Órgão julgador: 8ª V DA FAZENDA PÚBLICA DE SALVADOR Última distribuição : 22/01/2021

Valor da causa: R$ 1.000,00

Assuntos: Concurso Público / Edital, Inscrição / Documentação, Exame de Saúde e/ou Aptidão Física, Exame Psicotécnico / Psiquiátrico, Anulação

Segredo de justiça? NÃO Justiça gratuita? SIM

Pedido de liminar ou antecipação de tutela? SIM TJBA

PJe - Processo Judicial Eletrônico

Partes Procurador/Terceiro vinculado

SINDAP-BA SIND DOS AGENTES DISC PENITENCIARIOS E AGENTES SOCIOEDUCADORES EMPREGADOS TER TEMP E CONTRATADOS EM REGIME ESPECIAL ADM DO

ESTADO DA BAHIA (IMPETRANTE)

ARIALDO ANDRADE OLIVEIRA (ADVOGADO) EMANUELLY MATOS ANDRADE (ADVOGADO)

FUNDACAO DA CRIANCA E ADOLESCENTE (IMPETRADO)

Documentos Id. Data da

Assinatura

Documento Tipo

11281 0749

17/06/2021 15:51 URGENTE - REQUER RECONSIDERAÇÃO - JULGA ADI 5664 - INCONSTITUCIONALIDADE

Petição

(2)

A RIALDO A NDRADE & ADVOGADOS ASSOCIADOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (ÍZA) DA 8ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA DE SALVADOR - BA

Mandado de Segurança de nº 8007548-87.2021.8.05.0001

SINDICATO DOS AGENTES DISCIPLINARES PENITENCIÁRIOS E AGENTES SOCIOEDUCADORES EMPREGADOS TERCEIRIZADOS, TEMPORÁRIOS E CONTRATADOS EM REGIME ESPECIAL ADMINISTRATIVO DO ESTADO DA BAHIA, SINDAP-BA, vem, requer a RECONSIDERAÇÃO DA DECISÃO ( ID 93931495 ), pelos fatos e argumentos a seguir minudenciados:

O SINDAP-BA, ora impetrante, ingressou com o presente Mandado de Segurança com pedido liminar com o fito de que fosse determinada a suspensão do processo seletivo simplificado tornado público por meio do edital de nº 01/202 – FUNDAC-BA, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 16 de janeiro de 2021 - ANO CV – n° 23.070.

A liminar mandamental fora indeferida em sede de cognição sumária pelo juízo. O SINDAP opôs Embargos de Declaração da decisão que denegou a liminar e esses Embargos aguardam para serem apreciados por Vossa Excelência.

Entretanto, com o devido acatamento, o Impetrante requer a reconsideração do r. Despacho de ID 93931495 que negou a liminar.

De plano, destacamos o recente julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) de n° 5664, em 16 de junho de 2021, por meio da qual o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade de normas que autorizam a contratação temporária de agentes socioeducativos e outros cargos de diversas áreas para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo. Vejamos o resumo do quanto decidido pelos ministros na oportunidade:

(3)

A RIALDO A NDRADE & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Decisão: O Tribunal, por maioria, julgou procedente o pedido formulado na ação direta para declarar inconstitucionais a Lei Complementar nº 559, de 30 de junho de 2010, e a Lei Complementar nº 772, de 4 de abril de 2014, ambas do Estado do Espírito Santo, vencidos o Ministro Alexandre de Moraes, que julgava prejudicada a ação e, vencido, julgava-a improcedente, e o Ministro Ricardo Lewandowski, que julgava improcedente a ação, com a determinação de envio dos autos ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Por maioria, modulou os efeitos da presente decisão, garantindo a vigência das contratações temporárias, eventualmente celebradas com base nas leis agora expungidas do ordenamento jurídico, até que se expirem os prazos de duração originariamente previstos, devendo o Poder Público capixaba prover meios para que o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), no prazo de até 02 (dois) anos, a partir da publicação desta sessão de julgamento, passe a se desincumbir de suas atribuições em sintonia com a regra constitucional constante do art. 37, inciso II, da Lei Maior, vencidos os Ministros Marco Aurélio e Edson Fachin. Redigirá o acórdão o Ministro Nunes Marques. Falou, pelo requerente, o Dr. Humberto Jacques de Medeiros, Vice-Procurador-Geral da República. Presidência do Ministro Luiz Fux. Plenário, 16.06.2021 (Sessão realizada por videoconferência - Resolução 672/2020/STF).

Desta forma, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de normas estaduais que autorizavam a contratação temporária de agentes socioeducativos e outros cargos de diversas áreas para operarem o Sistema de Atendimento Socioeducativo.

Ou seja, fora ratificado pelo STF o quanto exposto pelo SINDAP na peça vestibular.

(4)

Neste sentido, requer que a partir do entendimento assentado pelo STF, que este MM. Juízo promova o controle difuso de constitucionalidade, reconsiderando o indeferimento da liminar e o entendimento de que a suspensão do processo seletivo simplificado publicado no edital de abertura de inscrições de Nº 01/202 se refere a revisão do mérito administrativo, uma vez que resta flagrante a violação à ordem constitucional.

In casu, os requisitos para concessão de medida cautelar estão presentes. O fumus boni juris está suficientemente bem caracterizado pelos argumentos deduzidos na inicial e sobretudo pelo precedente do Supremo Tribunal Federal em situação análoga. O Perigo na demora processual (periculum in mora) decorre de que, enquanto não suspenso o edital do processo seletivo, permitir-se-á provimento de postos de trabalho no poder público incompatíveis com preenchimento dos cargos que deveriam ser cargos públicos por empregos públicos temporários, o famigerado REDA, sem a devida excepcionalidade e necessidade que o justifique. O REDA implica em clara burla da obrigatoriedade de concurso público.

O próprio contexto fático em que fora concebido o edital impugnado demonstra a inexistência do caráter transitório da contratação, por ausência de predeterminação de prazos (considerando as possibilidade de prorrogação do edital e a publicação de novo edital) e da excepcionalidade do serviço, mediante as reiteradas edições de atos para novas contratações. Isso descaracteriza qualquer suposto fundamento de necessidade e excepcionalidade do serviço público a ser prestado, de modo a justificar a contratação temporária de servidores.

É indispensável que a necessidade na qual se baseie a norma se configure temporária, que os serviços contratados sejam indispensáveis e urgentes, que o prazo de contratação seja predeterminado, que os cargos estejam previstos em lei e que o interesse público seja excepcional.

A admissão de pessoal para ocupar cargo público, de caráter perene, é próprio da administração pública direta na formação de seu quadro efetivo. A modalidade de contratação temporária para emprego público deve ser exceção.

(5)

A RIALDO A NDRADE & ADVOGADOS ASSOCIADOS

É o que se depreende dos citados dispositivos constitucionais (arts. 37, IX, e 39, caput, da Constituição).

O Edital impugnado não especificou a hipótese de excepcional interesse público e não atende à previsão constitucional de ocupação de cargo público para necessidades permanentes da administração, conforme já exaustivamente provados nos autos pelo Impetrante.

Ademais, contrariam o texto constitucional, agora tornado incontroverso pelo julgamento da ADI de n° 5664, segundo o qual a contratação temporária somente deve ocorrer em situações efêmeras e por excepcional interesse público.

Assim sendo, diferente do quanto entendido por este M.M Juízo, a situação em testilha não se trata de mera revisão de ato administrativo, mas de revisão do ato administrativo eivado de ILEGALIDADE e INCONSTITUCIONALIDADE.

Ressaltamos que a segurança aqui pretendida não tem qualquer finalidade de que o judiciário substitua ao administrador, perquirindo os critérios de conveniência de discricionariedade, mas BUSCA QUESTIONAR OS CRITÉRIOS QUE A PRÓPRIA LEI VINCULA AO ADMINISTRADOR NA EXECUÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS, OU SEJA, QUESTIONA A SUBSUNÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO EM RELAÇÃO AO QUE PREVÊ A NORMA (PRINCÍPIO DA LEGALIDADE ESTRITA).

Portanto, considerando que o indeferimento da tutela pretendida se baseou quase que exclusivamente na impossibilidade de revisão do mérito do ato administrativo pelo Poder Judiciário, tendo sido explicitado pelos presentes que o MS impetrado não trata de impugnação do mérito, mas da análise da LEGALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO EM SI, agora declarado irreversivelmente inconstitucional pelo STF, requer que Vossa Excelência, reconsidere a Decisão, concedendo a tutela requerida pelo impetrante.

Saliente-se, o julgamento da ADI 5664 ocorreu no dia 16/06/2021 (ontem). Ainda, não fora publicado acórdão do julgamento, porém conforme extrai-se das matérias do próprio site do STF

(6)

(http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=467732&ori=1) , inclusive com o tema sendo destacado na página inicial do Tribunal Excelso, eis que Vossa Excelência pode e deve conceder a tutela requerida, inclusive para evitar estragos ainda maiores nas vidas de centenas de pais e mães de família, pois esse MS e o seu pedido liminar trata em sua essência, também da precarização nas relações de trabalho e do sustento de centenas de famílias, notadamente em momento de crise humanitária em função da pandemia do COVID-19.

Ainda, urge lembrar, conforme já informado nos autos, que a FUNDAC, ora impetrada, continua realizando/ determinando a demissão dos trabalhadores que laboram no Sistema Socioeducativo, posto já foram realizadas mais de 90 (noventa) demissões e informado que serão demitidos mais de 180 (cento e oito) trabalhadores (as), isso inicialmente.

Forte nestas razões, eis que o SINDAP-BA reitera pela CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA REQUERIDA, pugnando pela reconsideração do decisum de ID nº 93931495, inclusive por fato superveniente, qual seja o julgamento da ADI 5664 que declarou inconstitucional a pratica adotada pela FUNDAC, ora Impetrada.

Outrossim, pugna seja deferida por Vossa Excelência a juntada aos autos das matérias/ prints extraídos do site do Supremo Tribunal Federal.

Termos em que, Pede deferimento.

Salvador – Bahia, 17 de junho de 2021.

ARIALDO ANDRADE OLIVEIRA OAB/BA 25.093

Documento Assinado Eletronicamente

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Retirado de: ELIZAINCÌN, A. Dialectos en contacto, Español y Portugués en España y América.. É interessante perceber essa singularidade fronteiriça, essa forma, esse

Dentre as mulheres entrevistadas, apenas 26,9% reuniram as três condições eleitas para o desfecho: ser informada da realização do teste rápido anti-HIV, receber explicação sobre

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

Machel, Samora; Mateus, Oscar; Valentim, Ramiro; Maurício, Raimundo; Correia, Teresa 5 ; Pereira, Francisco; Simões, João; Quintas, Helder.. Relationship between somatic cell

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de