• Nenhum resultado encontrado

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário COMUNICADO 05/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário COMUNICADO 05/2021"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

1 Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

COMUNICADO 05/2021

GABARITO E ESPELHO DE PROVA PRELIMINARES REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTÁGIO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL 02/2021 – COMARCA DE VESPASIANO

A COORDENAÇÃO LOCAL da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais em Vespasiano, com fundamento nas disposições previstas nos artigos 2º e 7º da Deliberação nº 006/2011, do Conselho Superior, e em conformidade com o disposto na Resolução nº 206/2019, bem como item 7.1 do Edital de Estágio nº 02/2021, COMUNICA a todos os interessados no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO (PSS) DE ESTAGIÁRIOS, PARA ACADÊMICOS DE PÓS- GRADUAÇÃO, na área de Direito, referente ao programa de Estágio não Obrigatório Direto, para formação de CADASTRO RESERVA, publica o gabarito das questões objetivas e o espelho de prova das questões discursivas a seguir descritos:

GABARITO DE PROVA DAS QUESTÕES OBJETIVAS 1 (a) (b) (c) (x) 11 (a) (b) (c) (x) 2 (x) (b) (c) (d) 12 (a) (x) (c) (d) 3 (a) (x) (c) (d) 13 (x) (b) (c) (d) 4 (a) (x) (c) (d) 14 (a) (b) (c) (x) 5 (x) (b) (c) (d) 15 (a) (b) (x) (d) 6 (a) (b) (x) (d) 16 (a) (b) (x) (d) 7 (x) (b) (c) (d) 17 (a) (b) (c) (x) 8 (a) (b) (c) (x) 18 (a) (b) (c) (x) 9 (a) (x) (c) (d) 19 (a) (b) (c) (x)

(2)

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

2 Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

ESPELHO DE PROVA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÃO 1:

Em decisão recente do STJ, restou definido que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) não pode ser incluída no cálculo da pensão alimentícia de forma obrigatória e automática, uma vez que se trata de verba de natureza indenizatória, ou seja, sem caráter salarial.

A Relatora do recurso especial do alimentante, a ministra Nancy Andrighi explicou que tanto o artigo 7º, inciso XI, da Constituição Federal quanto o artigo 3º da Lei 10.101/2000 desvinculam a PLR da remuneração recebida pelo trabalhador.

A ministra também apontou que a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho considera que a PLR tem natureza indenizatória e, mesmo quando é paga em periodicidade diferente daquela estabelecida em lei, não se converte em salário ou remuneração – ressalvadas, segundo a relatora, as hipóteses de fraude, como no caso de ser usada para dissimular o pagamento de comissões.

"Dessa forma, em se tratando de parcela que não se relaciona com o salário ou com a remuneração percebida pelo alimentante, não há que se falar em incorporação automática dessa bonificação aos alimentos", afirmou.

Somente em hipóteses específicas ou excepcionais que justifiquem a efetiva necessidade de incorporação da participação nos lucros e resultados é que

10 (a) (b) (c) (x) 20 (a) (x) (c) (d)

(3)

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

3 Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

poderá haver a incorporação do PLR no cálculo dos alimentos prestados ao alimentado.

QUESTÃO 2:

TEMPO ESPÉCIE DE

USUCAPIÃO REQUISITOS PREVISÃO

LEGAL 15

ANOS EXTRAORDINÁRIA

Posse ininterrupta e sem oposição, independentemente de justo título e boa- fé.

Art. 1238 do Código Civil

10 anos

Extraordinária habitacional ou Pro

labore

Posse ininterrupta e sem oposição para fins de moradia habitual ou que tenha o possuidor realizado obras ou serviços de caráter produtivo, independentemente de justo título ou boa-fé.

Art. 1238, § único, Código

Civil

Ordinária

Posse ininterrupta e sem oposição, com justo título e boa-fé.

Art. 1242 e 1379 do Código

Civil

05 anos

Ordinária habitacional ou pro

labore

Posse ininterrupta, de boa-fé e sem oposição, com justo título, se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelado posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos rurais de interesse social e econômico.

Art. 1242, § único, Código

Civil

Constitucional urbana

Posse ininterrupta e sem oposição de área urbana de até 250 m2 para fins de sua moradia e sua família, desde que o possuidor não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Art. 1240 do código civil e art. 183 da Constituição

Federal.

Constitucional Rural

Posse ininterrupta e sem oposição de área de terra em zona rural não superior a 50 hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia e desde que o possuidor não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Art. 1239 do Código Civil e

art. 191 da Constituição

Federal.

Especial Urbana 05 anos de posse ininterrupta e sem Art. 10 da Lei n.

(4)

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

4 Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

Coletiva oposição de área urbana com mais de 250 m2, ocupada por população de baixa renda para sua moradia, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

10.257/2001 Estatuto da

Cidade

02 anos

Especial Urbana por abandono de

lar

02 anos de posse direta, ininterrupta e sem oposição, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250 m2, cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Art. 1240-A do Código Civil

Natureza jurídica do instituto do usucapião: modo originário de aquisição de propriedade e de outros direitos reais, pela posse prolongada da coisa, acrescida de demais requisitos legais (ROSENVALD, CHAVES; Direitos reais, Lumens Editora, pag. 273).

É possível o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, nos termos do artigo 216-A da Lei n. 6015/73.

QUESTÃO 3:

A prescrição tem natureza jurídica de causa extintiva da punibilidade (art. 107, inciso IV, do Código Penal – CP), consistindo, a prescrição da pretensão punitiva, na perda do direito do Estado punir o autor de uma infração penal em razão do decurso do tempo. Assim, se entre a data do delito e o trânsito em julgado da condenação houver o transcurso de prazo superior ao previsto na lei, observados os marcos suspensivos/interruptivos da prescrição, haverá o advento da prescrição da pretensão punitiva, que poderá ocorrer em três modalidades, sendo elas: a prescrição considerando a pena máxima em

(5)

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

5 Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

abstrato para o delito (art. 109 do CP); a prescrição retroativa, considerando a pena aplicada, aferida entre o recebimento da denúncia/queixa e a sentença condenatória, desde que a condenação tenha transitado em julgado para a acusação (art. 110, §1º, c/c art. 117, incisos I e IV, ambos do CP); e a prescrição superveniente, considerando a pena aplicada, aferida entre a sentença condenatória e o trânsito em julgado, desde que a condenação tenha transitado em julgado para a acusação (art. 110, §1º, c/c art. 117, incisos I e IV, ambos do CP).

Já a prescrição da pretensão executória consiste na perda do direito do Estado executar uma sentença penal condenatória em razão do decurso do tempo.

Assim, se após o trânsito em julgado da condenação transcorrer período superior ao previsto na lei, observados os marcos suspensivos/interruptivos da prescrição, haverá o advento da prescrição da pretensão executória.

Em regra os prazos prescricionais são aferidos de acordo com o dispoto no art.

109 do CP, havendo prazo diferenciado nas hipóteses do art. 115 do CP, do art. 30 da Lei nº 11.343/06 e para o condenado reincidente, especificamente em relação à prescrição executória (art. 110, caput, do CP – Súmula 220 do STJ).

Em caso de concurso de crimes, a análise da incidência ou não da prescrição deve se dar sobre a pena de cada um, isoladamente (art. 119 do CP).

As causas suspensivas da prescrição estão previstas no art. 116 do CP, incidindo o caput à prescrição punitiva e o parágrafo único à prescrição executória. As causas interruptivas estão previstas no art. 117 do CP, incidindo os incisos I a IV à prescrição punitiva, e os incisos V e VI à prescrição executória.

(6)

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

6 Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário

QUESTÃO 4:

Nulidade da Busca Pessoal – ausência de fundada suspeita 2

Nulidade da Vistoria no Celular 2

Violação da Cadeia de Custódia 1

Insuficiência Probatória – presunção da inocência, in dubio pro reu, Convenção Interamericana dos Direitos Humanos

1 Desclassificação para o delito descrito no art. 28 da Lei 11.313/2006 1

Inconstitucionalidade do Art. 28 da Lei 11.343/2006 1

Impossibilidade de aplicação da agravante da reincidência pelo art. 28 da Lei 11.343/2006

1 Impossibilidade de utilização de Inquéritos Policiais em curso para aumentar

a pena base

0,5 Impossibilidade de utilização FAI para aumentar a pena base 1

Aplicação da causa de diminuição – art. 33, §4º 1

Revogação/Relaxamento da Prisão Preventiva 1

Dosimetria da Pena 0,5

Detração 1

Aspectos criminológicos – Direito Penal do Inimigo 1

Vespasiano/MG, 04 de outubro de 2021.

Daniel Brocanelli Garabini – Defensor Público – MADEP 753 Coordenador Local

Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário – CESV/DPMG Rua Araguari, nº 511, 22º andar, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2010-0297 - estagio@defensoria.mg.def.br DANIEL BROCANELLI

GARABINI:753

Assinado de forma digital por DANIEL BROCANELLI GARABINI:753 Dados: 2021.10.04 14:13:15 -03'00'

Referências

Documentos relacionados

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o