• Nenhum resultado encontrado

Prestação de Contas - Relatório Técnico Final. Identificação. Processo : Chamada Pública : Coordenador do Projeto : CPF :

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Prestação de Contas - Relatório Técnico Final. Identificação. Processo : Chamada Pública : Coordenador do Projeto : CPF :"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prestação de Contas - Relatório Técnico Final Identificação

CPF : Coordenador do Projeto : Processo : Chamada Pública :

471767/2014-0

CHAMADA MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - CIÊNCIAS HUMANAS, Erni José Seibel

171.393.920-72

Projeto Título :

Resumo :

'VIOLENCIA E SENSAÇÃO DE SEGURANÇA NOS CAMPI DAS UNIVERSIDADES"

A segurança dentro dos campi universitários brasileiros sempre foi uma questão polêmica. A violência e a sensação de (in) segurança tem se ampliado nos últimos anos colocando os gestores e as comunidades universitárias diante de dilemas quanto ao seu enfrentamento. Inúmeros fatores têm contribuído para esta situação. Desde a expansão do espaço físico dos campi transformando-os em verdadeiras cidades universitárias, até a intensa urbanização no entorno dos mesmos, transportando para o seu interior as mazelas da violência local. Em função disso, a saída mais convencional tem sido propostas de militarização da segurança nos campi o que, por sua vez, provoca forte reação da comunidade acadêmica. Debater uma política de segurança para os campi apresenta-se como uma tarefa complexa, que ultrapassa o mero âmbito de ações administrativas comuns. Exige cada vez mais um conhecimento aprofundado sobre o fenômeno da violência e segurança neste contexto. Na sua gênese, a questão da segurança pública sempre foi tratada pela ótica militarista, com o uso predominante da força como forma de lidar com a violência, o que abre brechas para a policialização da segurança pública. Um dos efeitos é que a população, além de sentir-se encurralada diante da crescente criminalidade, também se sente insegura quando precisa recorrer ao serviço dos agentes policiais.

Por outro lado, a midiatização da violencia tem se ampliado e influenciado a sensação de segurança nos grandes centros urbanos, assim como nos campi universitários onde os eventos de criminalidade e vilolencia recebem um destaque especial, induzindo assim os gestores universitários à tomarem medidas policiais convencionais, principalmente quanto ao uso da força.

Utilizando a palavra-chave: segurança campus encontramos 1388 matérias jornalísticas (Folha de São Paulo,Estadão, Jornal do Brasil, O Globo) desde 1994. Os aspectos mais evidenciados e recorrentes são: festas no campus; casos de mortes e crimes; reclamações diversas das comunidades; bancos nas universidades;

assaltos a caixas eletrônicos; roubos; conflitos com agentes de empresas de segurança privada e da PM;, manifestações dos alunos; casos de estupro; trotes violentos e alunos traumatizados; segurança para as pessoas com deficiências, entre outros.

Entendemos que proposições de políticas de segurança pública devam sempre ser precedidas de pesquisa de vitimização. Estas pesquisas têm, entre outras qualidades, produzir um saber sobre o fenômeno da criminalidade e sensação de segurança bem mais preciso do que os registros e boletins dos órgãos segurança.

Se, no ambiente comum das cidades as chamadas cifras negras, que expressam o não-registro de ocorrências, se constituem uma enorme lacuna nas estatísticas sobre criminalidade; dentro dos campi esta questão se torna ainda mais premente. No entanto, realizar pesquisas de vitimização, como recurso para se pensar e propor políticas de segurança pública, ainda é uma prática esporádica e pouco exercida no Brasil. As pesquisas sobre vitimização são uma fonte importante para políticas públicas e podem ser usadas para compreender o nível e a natureza da criminalidade, assim como as percepções das pessoas sobre a segurança na comunidade e da sua confiança nas instituições policiais.

Esta pesquisa tem por finalidade investigar o grau de vitmização e a sensação de segurança nos campi da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (sede) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ. A pesquisa será feita através de dois procedimentos metodológicos: a) entrevistas com gestores de segurança das universidades assim como de órgãos afins, municipais, estaduais e federais; b) aplicação de um survey junto aos alunos (as) buscando identificar ocorrências de atos de violências e suas conseqüências quanto a sensação de segurança. O survey será aplicado a partir de um questionário especifico para o ambiente acadêmico, porém observando orientação para pesquisas de vitimização sugeridas pela UNICRI. Considerandos os cálculos amostrais, ao todo deverão ser entrevistados 792 alunos (as).

(2)

Participações em banca de trabalhos de conclusão

Simões Pinho; BORGES, T. D. P.. Simões Pinho; BORGES, T. D. P.. Vitimização e Sensação de Segurança em Ambiente Universitário, 2015.

1

Seibel, Erni; BORGES, T. D. P.. Seibel, Erni; BORGES, T. D. P.. Vitimização e sensação de segurança em ambiente universitário, 2015.

2

Produções científicas, técnicas, artisticas ou culturais resultantes do projeto Material complementar sobre os resultados do projeto:

Arquivo Anexo

QUESTIONÁRIO VITIMIZAÇÃO E SENSAÇÃO DE SEGURANAÇA.pdf

Em primeiro lugar queremos destacar o caráter inédito da pesquisa sobre vitimização e sentimento de segurança em campi universitários brasileiros. Sugerimos a ampliação do conceito de segurança universidades, isto é, uma concepção de segurança alternativa ao conceito tradicional de segurança, policialesco; restrito à proteção patrimonial identificando a existência de um forte sentimento de insegurança,não necessariamente associado à eventos de vitimização, além de outras práticas de violência que atingem as pessoas através de várias formas de assédio e discriminação, que causam sofrimento psíquico, limitam e constrangem os vínculos e as relações entre as pessoas e que devem, também, ser objeto de política de segurança.

Impactos do projeto para avanço do estado da arte na área do conhecimento

a) Um grande esforço de debate e testes foram feitos para a elaboração de um questionário que fosse derivado do questionário padrão universal sugerido pela UNICRI (United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute) e que pudesse ser adaptado para o ambiente de universidades; b) sugestão de novos paradigmas de formulação de politicas de segurança baseados em princípios de cidadania.

Contribuição do projeto para inovação de produtos, processos ou políticas públicas

a) O projeto está oportunizando uma expertise para o grupo, no que se refere pesquisas sobre o tema;b) No contexto da pesquisa foram realizados dois TCC´s.

Contribuição do projeto para formação de recursos humanos especializados para a academia, educação básica e superior, indústria, setor de serviços e setor público

No decorrer do projeto ocorreram quatro entrevistas (TV e rádio) além de apresentação dos resultados em eventos na cidade de Concórdia (quatro apresentações em tres instituições. Em Florianópolis aconteceu um seminário que teve apoio e divulgação da Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e a presença da Administração Central da UFSC; após este evento ficaram agendados a realização, no proximo semestre de um seminário sobre o tema, além da possibilidade de publicação dos resultados da pesquisa pela Revista do Centro de Humanas (RCH).

Destacamos também, que neste momento está se vinculando ao Program de Pós-Graduação em Sociologia Politica e ao NIPP/ Núcleo Interdisciplinar em Politicas Públicas, via pós-doc, o Prof. Dr. Riccardo Valente da Universidade de Barcelona com ampla experiencia em pesquisas sobre vitimização, cujos conhecimento e colaboração nos será de grande valia e motivação na continuidade de pesquisa, inclusive com a possibilidade de intercâmbios.

Contribuição do projeto para difusão e transferência do conhecimento Objetivos :

(3)

Participações em eventos

CARDOSO, G. R.. CARDOSO, G. R.. O Campo da Segurança Pública no Brasil de 2000 a 2013: um mapeamento do debate, 2014.

1

CARDOSO, G. R.. CARDOSO, G. R.. O estado da arte da produção acadêmica sobre segurança pública nas ciências sociais e ciências sociais aplicadas no período de 2000 a 2012, 2015.

2

MONTEIRO, Felipe Mattos. MONTEIRO, Felipe Mattos. Violência letal policial no Brasil: um entrave para a democracia, 2015.

3

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. Adolescência e ato infracional: como pensar os processos de Subjetivação?, 2015.

4

SEIBEL, Erni. J.. SEIBEL, Erni. J.. Ambiente Universitário. Violências e e Estrutura Social, 2017.

5

Serran, Marcelo Simões de Pinho. Serran, Marcelo Simões de Pinho. O "Cidadão de Bem" nos discursos do Legislativo Federal, 2017.

6

MONTEIRO, Felipe Mattos. MONTEIRO, Felipe Mattos. O Estado da Arte da Produção Acadêmica sobre Segurança Pública das Ciências Sociais de 2000 a 2012, 2015.

7

CHAVES, Luiz Carlos. CHAVES, Luiz Carlos. Sentimento de insegurança nos campi universitários, 2017.

8

SEIBEL, Erni. J.. SEIBEL, Erni. J.. Violência no Espaço Escolar, 2017.

9

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. Violência no espaço escolar, 2017.

10

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. Vitimização e sentimento de insegurança na UFSC, 2017.

11

CARDOSO, G. R.. CARDOSO, G. R.. O estado da arte da produção acadêmica sobre segurança pública:

a ciência política brasileira em foco, 2014.

12

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. Pesquisa e texto científico como laboratórios de fabricação de mundos: cartografia de experimentações no estudo de violências e segurança pública, 2015.

13

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. Videomonitoramento, violências e Segurança Pública, 2017.

14

Artigos completos publicados em periódicos

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. O texto científico como laboratório de fabricação de mundos:

cartografia de experimentações no estudo de violências e segurança pública, v. 1, n. 1, 149 p., 2016.

1

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. PODER, VIOLÊNCIAS E POLÍTICA NO CAMPO DA SEGURANÇA PÚBLICA, v. 18, n. 2, 457 p., 2014.

2

Trabalhos completos publicados em anais de eventos

MONTEIRO, F. M.; SEIBEL, E. J.; CARDOSO, G. R.. MONTEIRO, F. M.; SEIBEL, E. J.; CARDOSO, G.

R.. O Campo da Segurança Pública no Brasil de 2000 a 2013: um mapeamento do debate, 2014.

1

CARDOSO, GABRIELA RIBEIRO; SEIBEL, E. J.; MONTEIRO, F.M.. CARDOSO, GABRIELA RIBEIRO;

SEIBEL, E. J.; MONTEIRO, F.M.. O estado da arte da produção acadêmica sobre segurança pública: a ciência política brasileira em foco, 2014.

2

MONTEIRO, F.M.; CARDOSO, G. R.; SEIBEL, E. J.. MONTEIRO, F.M.; CARDOSO, G. R.; SEIBEL, E.

J.. O estado da arte da produção acadêmica sobre segurança pública nas ciências sociais e ciências sociais aplicadas no período de 2000 a 2012, 2015.

3

(4)

Trabalho resumidos publicados em anais de eventos

TONDIN, C. F.; BONAMIGO, I. S.. TONDIN, C. F.; BONAMIGO, I. S.. . Escolas e violências: práticas de violência e práticas de mediação, p. 675-675, 2015.

1

Capítulos de livros publicados

SEIBEL, Erni. J.. SEIBEL, Erni. J.. Dimensões sociopoliticas e institucionais da violência In: Educação e Vilolências: Múltiplas Reflexões Docentes, v. 1, n. 1, p. 23-32, 2016.

1

Organizações de eventos

CHAVES, L. C.; BONAMIGO, I. S.; KERBES, M.. CHAVES, L. C.; BONAMIGO, I. S.; KERBES, M..

Seminário Descentralizado Educação e Violências: I Jornada Integrada de múltiplas reflexões docentes, 2017.

1

SEIBEL, E. J.; MONTEIRO, F. M.; BERTE, D.; BONAMIGO, I. S.; CHAVES, L. C.; CARDOSO, G. R.;

PINHO, M. S.. SEIBEL, E. J.; MONTEIRO, F. M.; BERTE, D.; BONAMIGO, I. S.; CHAVES, L. C.;

CARDOSO, G. R.; PINHO, M. S.. Vitimização e sentimento de insegurança na UFSC, 2017.

2

SEIBEL, E.J.; MONTEIRO, F. M.; CARDOSO, G. R.; BERTE, D.; BONAMIGO, I. S.; CHAVES, L. C..

SEIBEL, E.J.; MONTEIRO, F. M.; CARDOSO, G. R.; BERTE, D.; BONAMIGO, I. S.; CHAVES, L. C..

Seminário de apresentação dos resultados da pesquisa Vitimização e sentimento de insegurança na UFSC,, 2017.

3

CHAVES, Luiz Carlos; BONAMIGO, I. S.; SEIBEL, E. J.; PINHO, M. S. S.; MONTEIRO, Felipe Mattos ; CARDOSO, G.R; SANDI, A.K; BORGES, S. M.; ZOTTI, S. A.. CHAVES, Luiz Carlos; BONAMIGO, I. S.;

SEIBEL, E. J.; PINHO, M. S. S.; MONTEIRO, Felipe Mattos ; CARDOSO, G.R; SANDI, A.K; BORGES, S.

M.; ZOTTI, S. A.. Seminário descentralizado Educação e Violências: I Jornada integrada de Multiplas reflexões docentes, 2017.

4

SEIBEL, Erni. J.; CARDOSO, G. R.; MONTEIRO, F. M.; Simões Pinho; BONAMIGO, I. S.; CHAVES, L.

C.; SALVIA, D. B.. SEIBEL, Erni. J.; CARDOSO, G. R.; MONTEIRO, F. M.; Simões Pinho; BONAMIGO, I.

S.; CHAVES, L. C.; SALVIA, D. B.. Vitimização e Sentimento de Insegurança na UFSC, 2017.

5

Programas de Rádio ou TV

SEIBEL, E. J.; PINHO, M. S. S.; CHAVES, Luiz Carlos. SEIBEL, E. J.; PINHO, M. S. S.; CHAVES, Luiz Carlos. Educação e Violências, 2017.

1

Programa

SEIBEL, Erni. J.; CHAVES, L. C.; PINHO, M. S. S.. SEIBEL, Erni. J.; CHAVES, L. C.; PINHO, M. S. S..

Vitimização e Sentimento de Insegurança, 2017.

1

Apresentações de Trabalhos

DAMEDA, C.; BONAMIGO, I. S.. DAMEDA, C.; BONAMIGO, I. S.. Adolescência e ato infracional: como pensar os processos de Subjetivação?, 2015.

1

MONTEIRO, F. M.; CARDOSO, G. R.; SEIBEL, E.J.. MONTEIRO, F. M.; CARDOSO, G. R.; SEIBEL, E.

J.. O Campo da Segurança Pública no Brasil de 2000 a 2013: um mapeamento do debate, 2014.

2

MONTEIRO, Felipe Mattos. MONTEIRO, Felipe Mattos. O Estado da Arte da Produção Acadêmica sobre Segurança Pública das Ciências Sociais de 2000 a 2012, 2015.

3

CARDOSO, GABRIELA RIBEIRO; SEIBEL, E.J.; MONTEIRO, F.M.. CARDOSO, GABRIELA RIBEIRO;

SEIBEL, E.J.; MONTEIRO, F.M.. O estado da arte da produção acadêmica sobre segurança pública: a ciência política brasileira em foco, 2014.

4

BONAMIGO, I. S.. BONAMIGO, I. S.. Pesquisa e texto científico como laboratórios de fabricação de mundos: cartografia de experimentações no estudo de violências e segurança pública, 2015.

5

(5)

Movimentação financeira detalhada Natureza de despesa: Custeio

Item Documento

N° Data Favorecido Especificação Valor-Custeio

R$ Nota Anexa

Cheque Nº

1 cp 290138 29/06/2017

Loja de

Departamentos Milium Ltda.

resmas de papel A4 109,50 CP milium.pdf

Movimentação Financeira Resumo

Recursos CNPq Capital Custeio

Bolsa Total

Contratado R$

Liberado R$ Gasto R$ Saldo R$

3.000,00 10.000,00 0,00 13.000,00

3.000,00 10.000,00 0,00 13.000,00

2.997,95 10.002,05 0,00 13.000,00

2,05 -2,05 0,00 0,00 Texto para não especialista:

A expansão dos campi universitários brasileiros transformou-os em verdadeiras ?cidades universitárias?, suscetíveis a eventos criminais, e fixados como ?espaços perigosos?, segundo a mídia e o senso comum. Buscou- se analisar a vitimização e sua correspondência com o sentimento de insegurança nas universidades analisadas (UFSC e UNOCHAPECÓ). A pesquisa cumpriu três objetivos propostos: a) aplicação de survey junto aos estudantes; b) pesquisa hemerográfica e; c) entrevistas.Os resultados do survey (UFSC) indicam, entre outros dados e informações, que: a) cerca de 60% dos respondentes que se sentem inseguros no campus nunca sofreram algum tipo vitimização; b) 93% tem medo de ser assaltado, além de outros medos; 23% sofreram alguma discriminação (raça, renda ou orientação sexual); 19% agressão sexual (atingindo mais fortemente mulheres mais jovens). Os casos assinalados aconteceram dentro ou fora da UFSC; entre 90 e 96%, de todos os casos apontados, não deram queixa à polícia. Na pesquisa hemerográfica foram analisadas cerca de 550 matérias dos principais jornais do país (FSP, O Globo, Estadão, JB), além do Diário Catarinense, entre 2000 e 2015. As matérias indicaram que as temáticas mais frequentes foram: medidas de segurança, protestos, policiamento, assalto, ocupação, estupro, homicídios, latrocínio, agressão, ameaça, sequestro-relâmpago, discriminação, assédio, brigas e, trotes violentos, entre os mais citados.As entrevistas foram feitas com gestores de segurança (UFSC e UNOCHAPECÓ), profissionais da PM, e representante das empresas prestadoras de serviços de vigilância, e indicaram que: a) a expansão das universidades transformaram a segurança num problema bem mais complexo do que a vigilância tradicional; b) a segurança patrimonial indicou a realização de medidas de proteção como: cercas, portões de acesso nas entradas e prédios, iluminação e identificação dos circulantes dentro do campus; c) maior regulação de festas e eventos que envolvem número grande de pessoa

Divulgação do Projeto

Vídeo curto de divulgação (até 10 minutos), com a explicação dos resultados do projeto,destinado ao público não especialista:

Orientações e supervisões resultantes do projeto Orientação concluída

Trabalho de conclusão de curso de graduação

Evelyn Fogaça Alves. ROUBOS E FURTOS EM FLORIANÓPOLIS: ANÁLISE DO MOVIMENTO ESPACIAL E TEMPORAL., 2016. Abi - Ciências Sociais - Universidade Federal de Santa Catarina.

1

Denis Berté Sálvia. Vitimização e Sensação de Segurança em Ambiente Universitário, 2015. Abi - Ciências Sociais - Universidade Federal de Santa Catarina.

2

(6)

Item Documento

N° Data Favorecido Especificação Valor-Custeio

R$ Nota Anexa

Cheque Nº

2 121456590 29/06/2017 CNOVA Comercio

Eletronico toner para impressora 454,90 Confirmação compra tonner.pdf

3 220410000107

249 28/06/2017 Luiz Carlos Chaves uma diaria 320,00 Declaração de diarias Luiz junho 2017.pdf

4 17139392072 22/02/2016 Erni Jose Seibel duas diarias 640,00 Declaração diarias fev 2016 Seibel.pdf

5 220734000045

745 02/03/2016 Gabriela Ribeiro

Cardoso diarias 640,00 Recibo diarias Gabi fev

2016.pdf

6 30804 26/02/2016 Irme Salete Bonamigo 2 diarias 640,00 diarias irme fev.pdf

7 620605 26/06/2017 Irme Salete Bonamigo uma diária 320,00 Pagamento diaria Irme

junho 2017.pdf

8 221453000064

613 29/06/2017 Denis Berte Salvia duas diarias 640,00 N. D1 -Recibo diarias de terceiros.pdf

9 220734000039

243 02/03/2016 Felipe Mattos Monteiro diarias 640,00 jpg2pdf.pdf

10 225236000007

249 02/03/2016 Luiz Carlos Chaves diarias 640,00 Declaração diarias fev Luiz.pdf

11 247242092834

4 31/01/2016 Felipe Mattos Monteiro

passagem aérea Chapecó - Florianópolis - Chapecó

413,99 Your Electronic Ticket Receipt Felipe.pdf

12 2431030338 28/06/2017 Erni Jose Seibel

passagem aérea FLORIANOPOLI CHAPECO- FLORIANOPOLIS

403,39

Your Electronic Ticket Receipt (7) Seibel XPO

agosto (1).pdf

13 247

2430820463 19/06/2017 Luiz Carlos Chaves

passagem aérea Chapecó - Florianópolis - Chapecó

701,39 Your Electronic Ticket Receipt (3) Luiz.pdf

14 247242092828

6 31/01/2016 Irme Salete Bonamigo

passagem aérea Chapecó - Florianópolis - Chapecó

367,99 Your Electronic Ticket Receipt (4) Irme.pdf

15 247242092834

3 31/01/2016 Gabriela Ribeiro Cardoso

passagem aérea Chapecó - Florianópolis - Chapecó

413,99 Your Electronic Ticket Receipt (2) Gabriela.pdf

(7)

Item Documento

N° Data Favorecido Especificação Valor-Custeio

R$ Nota Anexa

Cheque Nº

16 247202092828

7 31/01/2016 Luiz Carlos Chaves

passagem aérea Chapecó - Florianópolis - Chapecó

367,99 Your Electronic Ticket Receipt (3) Luiz.pdf

17 247

2430820462 19/06/2017 Irme Salete Bonamigo passagem ida volta

Chapecó/Florianopolis 701,39 Your Electronic Ticket Receipt (4) Irme.pdf

18 N. E 1 29/06/2017 Evelyn Fogaça Alves transcrição de audio

entrevistas 1.200,00 Termo de

Conclusão100.pdf

19 63073 30/06/2017 CNPq ADM CENTRAL GRU 317,52

comprovante pagamento GRU CNPq

2017.pdf

20 0338 02/01/2016

NINO Comércio e Serviços de Informática LTDA.

formatação de

computador 70,00 NICO Informatica.pdf

Natureza de despesa: Capital

Item Documento

N° Data Descrição do Bem Qtde. Valor Unitário R$

Valor Total

R$ Nota Anexa Cheque

1 000789 16/04/2016 Tablet Genesis e uma

caneta laser 1 940,00 940,00 NF 000789.pdf

2 005615658 04/12/2015 Microcomputador

DELL Inspiron 15 3542 1 1.647,95 1.647,95 DELL .pdf

3 0249 16/11/2015 1 HD ESTERNO 1TB.

TOSHIBA mzr- 12815 1 410,00 410,00 NF RKN.pdf

056762

Ministério da Ciência e Tecnologia

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Site do CNPq - www.cnpq.br

Telefone: 0800 61-9697

Referências

Documentos relacionados

Exemplo 21 - Gente Humilde (Garoto, Vinícius de Moraes, Chico Buarque) – compasso 13 ao 15 - substituição de acordes, 3ª reharmonização usando acorde diminuto.. Exemplo 22 -

Na indústria farmacêutica, a lactose é um dos excipientes mais comumente usados; no entanto, como muitos outros excipientes, lactose pode não ser adequada para compressão direta

A outra parte, é que ambas acreditamos que se pode fazer melhor, que se pode fazer diferente, que se pode compreender e adaptar sem que isso signifique nivelar

4.ª Tal como se argumentou na 3.ª questão, tendo o documento junto, manuscrito pelo 1º Réu sido posto em causa, quanto à sua genuinidade e autenticidade, é um direito do

A prestação de contas final, encaminhada pelo FUNBIO, e o Parecer Técnico Final n° 016/2019 (DIBAPE), o Parecer Técnico Final n° 001/2019 (APES) e o Termo de Encerramento do projeto

Comparar as assembleias de epífitas na Reserva Biológica das Perobas (ReBio das Perobas), localizada nos municípios de Cianorte e Tuneiras do Oeste – Paraná, em

A breve análise das metodologias de coleta e análise de dados que tem sido utilizadas na pesquisa em Ciências Humanas, especialmente na área educacional, evidencia que são

3. emitir parecer técnico conclusivo de análise da prestação de contas final, levando em consideração o conteúdo do relatório técnico de monitoramento e avaliação;