• Nenhum resultado encontrado

D O Y O U P L A Y W I T H M E? E S C O L A B Á S I C A I N F A N T A D. M A F A L D A, R I O T I N T O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "D O Y O U P L A Y W I T H M E? E S C O L A B Á S I C A I N F A N T A D. M A F A L D A, R I O T I N T O"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

D O Y O U P L A Y W I T H M E ? ” ( “ J O G A S C O M I G O ? ” )

E S C O L A B Á S I C A I N F A N T A D . M A F A L D A , R I O T I N T O

(2)

Projeto desenvolvido por alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentam um CEI (Currículo Específico Individual ):

• Beatriz Teixeira

• Jorge Torres

• Leonel Pereira

• Paulo Cardoso

• Raúl Carneiro

Sob a coordenação das docentes:

• Manuela Baptista (Professora Bibliotecária)

• Elisabete Macedo (Educação Especial)

• Maria José Mota (Educação Especial)

• Glória Marçal (Professora de Inglês) Com a colaboração das alunas:

• Patrícia Vieira

• Soraia Teixeira

(3)

Introdução

Todos os anos participamos num projeto eTwinning, para fazermos novos amigos de outros países da Europa e descobrirmos coisas em conjunto. Este ano, tivemos a ideia de criar um projeto sobre Jogos Tradicionais. Os jogos tradicionais fazem parte do Património Cultural. Chamamos ao nosso projeto

“Jogas Comigo?”, em inglês, “Do you play with me?”, porque queríamos convidar outros colegas da Europa para a partilha de jogos tradicionais e, ao mesmo tempo, envolver a nossa Comunidade. Aceitaram o nosso desafio escolas dos seguintes países europeus: Bélgica, Grécia, Portugal, Roménia e Turquia.

Neste projeto, tanto nós como os colegas europeus das escolas participantes tínhamos de pesquisar jogos tradicionais característicos dos nossos países, de escolher um deles e de o partilhar entre nós no espaço virtual do projeto, o TwinSpace:

https://twinspace.etwinning.net/47729/home (espreitem, embora muitas páginas estejam ocultas!). Depois, cada país organizava um dia para jogar todos os jogos partilhados, envolvendo a comunidade escolar ou educativa.

(4)

Começamos por pesquisar, na Internet, jogos tradicionais portugueses.

De todos os que encontramos, aquele de que mais gostamos foi o Jogo das Latas. Então, escrevemos as regras e partilhamo-las com os nossos colegas, para eles ficarem a conhecer um pouco do património cultural português. A nossa Professora de Inglês, Glória Marçal, ajudou na tradução. Esta foi a fonte onde encontramos o jogo:

https://educarepreciso.wordpress.com/2009/05/19/jogo- das-latas/

(5)

Entretanto, fomos construindo o nosso jogo.

Recolhemos latas e decoramo-las.

Tínhamos, também, tal como os nossos colegas das outras escolas, de criar uma mascote do jogo. Criamo-la, usando uma lata enorme, e decidimos chamar-lhe “Latinhas”. Utilizamos o azul e o amarelo por serem as cores do eTwinning. Tivemos a ajuda da professora de Educação Visual, Alexandra Malafaya. Não acham que ficou engraçada?

(6)

No Dia do Agrupamento, uma vez que a Escola estava aberta à comunidade em geral, tivemos a oportunidade de realizar o nosso jogo com as pessoas que vieram participar. Foram nossos convidados especiais os nossos colegas do Projeto eTwinning da Escola À Beira Douro, que também trouxeram um jogo tradicional português, para partilhar com todos – o Jogo da Malha. Trouxeram, ainda, a sua mascote do jogo, o “Dourinho”, que era muito bonito.

Assim, divulgamos dois jogos do património tradicional português, que a maior parte dos nossos colegas do Agrupamento não conhecia. Todos gostaram muito de os jogar e mostraram vontade de o voltar a fazer.

(7)

Também os nossos colegas pesquisaram os jogos tradicionais dos seus países, para escolherem um deles e o partilharem connosco.

Tal como nós, todos partilharam, no espaço virtual do projeto, o seu jogo tradicional favorito, através de fotos, textos e até de vídeos. Nós vimos tudo o que partilharam com muita atenção e ficamos curiosos sobre as suas tradições. A nossa curiosidade levou-nos a pesquisar outros aspetos da sua cultura. Descobrimos que há coisas em que somos parecidos e outras em que somos diferentes. No que respeita aos jogos partilhados, foi engraçado ver que alguns são muito semelhantes aos nossos, o que não estávamos à espera. É o caso do Jogo da Macaca, que se joga em Portugal, na Roménia e na Turquia, do Jogo do Lencinho, que se joga na Bélgica, em Portugal, na Roménia e na Turquia, e do Piolho, que se joga na Bélgica, na Grécia, em Portugal, na Roménia e na Turquia. E sabiam que o Jogo das Latas também se joga na Bélgica?

(8)

Construção dos Jogos

Depois de conhecermos bem os jogos dos nossos parceiros, resolvemos construí-los, para os termos prontos para o Dia do Agrupamento.

Como era muito trabalho, tivemos a ajuda de todos os alunos e de todas as professoras da Educação Especial do Agrupamento (Carla Pacheco, Raquel Faria e Rosa Ferreira) e da Psicóloga Escolar, Susana Vieira. Foram muito simpáticos em ajudar-nos. No final, todos estavam muito entusiasmados com o Projeto, pois ficaram a conhecer aspetos do património cultural nacional e europeu que desconheciam.

(9)

No Dia do Agrupamento, toda a Comunidade teve a oportunidade de experimentar os diferentes jogos. Foi um momento muito divertido, que partilhamos com os nossos parceiros ao longo do dia, através da publicação de diferentes momentos neste Padlet:

https://padlet.com/manuelabaptista/t9duu0wpvh

Tal como na nossa Escola, entre os dias 23 de abril e 3 de maio, os diferentes jogos foram jogados nas Escolas dos outros participantes, a saber:

• Sint-Lodewijk BuSO, Wetteren - Bélgica

• ΔΗΜΟΤΙΚΟ ΣΧΟΛΕΙΟ ΒΑΡΗΣ-ΜΑΝΝΑ ΣΥΡΟΥ, Syros - Grécia

• Scoala Gimnaziala "Viorel Cucu Paltin" Arpasu de Jos, Arpasu De Jos - Roménia

• Atatürk Ortaokulu, Serinhisar - Turquia

• Atatürk Özel Eğitim Mesleki Eğitim Merkezi (Okulu), Efeler - Turquia

• Dumlupınar Ortaokulu, Seyhan - Turquia

(10)

Com este Projeto, conseguimos o nosso objetivo: descobrir e dar a conhecer um aspeto/ uma vertente da herança cultural portuguesa e, ao mesmo tempo, aprender com outros colegas europeus sobre um aspeto/ uma vertente do seu património cultural, para partilhar com a nossa Comunidade.

Estes foram os jogos tradicionais portugueses que aprendemos e divulgamos:

• Jogo das Latas

• Jogo da Malha

Estes foram os jogos que os colegas dos outros países europeus partilharam connosco:

• Hanky grabbing - Turquia

• Drop the handkerchief (Jogo do Lencinho) - Turquia

• Pietjesbak - Bélgica

• Lice (Piolho) - Grécia

• Hopscoth (Jogo da Macaca) - Turquia

• Little bird change your nest - Roménia

Foi um projeto muito divertido, porque conseguimos “aprender a brincar”! Gostaram? Votem muito!

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) na produção do cafeeiro Conilon (Coffea canephora L.), cultivado

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

Serão incluídos neste Protocolo os pacientes que apresentarem diagnóstico de hipotiroidismo congênito confirmado por exames laboratoriais (TSH sérico acima 10 mUI/L

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

Recorde bomba travão Repartidor Travão Parafuso sangrador pinça frente Parafuso simples bomba Parafuso duplo bomba Bomba travão Reservatório óleo Tubo travão frente Tubo travão

Para tanto, se empregou as palavras chaves: diabetes; adesão; regime alimentar; assistência de enfermagem; atendimento de enfermagem, bem como os descritores

A partir do que foi estudado sobre o conhecimento científico, leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta.I - O conhecimento científico é aquele que resulta da