• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Fabiana Firmino, Fernanda Lima

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Fabiana Firmino, Fernanda Lima"

Copied!
62
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Conhecimentos Pedagógicos p/ Rede Pública São Luís-MA (1 Professor Nível Superior - 1º ao 5º ano)

Professores: Fabiana Firmino, Fernanda Lima

(2)

A ULA 0 O

T

ENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

.

Sumário

Sumário ... 1!

1 - Apresentação ... 2!

2 - Tendências Pedagógicas ... 11!

3 - Questões comentadas ... 37!

4 - Gabarito... 58

5-Referências Bibliográfica ... 59

6-Considerações Finais...60

(3)

Apresentação

Olá pessoal! Sejam tod@s muito bem vind@s!

É com grande satisfação que damos início ao nosso curso de conhecimentos pedagógicos para a Rede Pública de São Luís-MA (1 Professor Nível Superior - 1º ao 5º!

Os conteúdos deste curso serão elaborados de acordo com a banca CESPE!

(4)

Nosso curso será desenvolvido de acordo com “estilo”

CESPE que será a banca organizadora deste concurso!

Cremos que seja de conhecimento de todos que, em provas do CESPE, quanto mais treinamos com exercícios, mais afiados ficamos.

O CESPE mantém uma coerência nas questões e por mais que a banca seja considerada mais “puxada”, se estudarmos bem, a chance de erro é mínima.

NÃO ESQUEÇA: com esta banca você não pode arriscar o famoso “chute”, pois, uma questão errada elimina uma questão que você acertou.

Ou seja: Você deve treinar muito para poder se adaptar à forma de como o CESPE se comporta diante dos conteúdos exigidos.

A banca é rigorosa quanto ao nível de exigência de conhecimento, por parte dos candidatos, em relação aos conteúdos. O CESPE gosta de trabalhar com a formatação CERTO ou ERRADO e em alguns casos trabalha também com questões de múltipla escolha.

Ao longo do curso colocaremos exemplos de como a banca atua diante do que é cobrado no edital , fique

O q u e e s p e ra r d a b a n c a C E S P E

(5)

Aqui faço um parêntese: nosso EaD foi completamente reformulado para que, apenas alunos que se comprometem com a estrutura dele, passem nos concursos. O que isso quer dizer? Todo nosso material está pensado naquele aluno que efetuou a matrícula, pensando em ter um contato direto com o professor, não deixando nada de dúvida para trás. Aluno que sabe investir em sua aprovação e não aceita qualquer material.

- Nosso trabalho, hoje, inclui:

- Respostas do fórum;

- Respostas de dúvidas em áudio (trazendo maior proximidade na relação professor/aluno);

- Instruções sobre forma de estudar, via e-mail (apenas para alunos matriculados).

(6)

Com estes recursos, tivemos um aumento de alunos aprovados, em todo o Brasil. Alunos que hoje colhem os louros de sua dedicação. Para se ter uma ideia, nos últimos concursos ministrados por nós, tivemos os primeiros lugares em:

- IFRO;

- IFMA;

- Ministério da Fazenda;

- Secretaria de Educação do DF (diversas áreas);

- Prefeitura da Cidade Ocidental (diversas áreas);

- FUB;

- TJRO;

- ENAP;

- MPOG - UEG;

- Secretaria de Educação de Minas Gerais (diversas áreas);

- TJGO;

- IFB;

- IFRN;

- Professor e Orientador de Valparaiso;

- MPU;

- Consultor da Câmara;

- IFPI, dentre outros.

Acessem a página do Estratégia Concursos e leia os depoimentos de diversos alunos nossos, aprovados nos concursos.

http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/depoimentos/

Antes de continuar com nosso bate papo, pedimos licença para nos apresentarmos:

- Fernanda Lima: pedagoga, formada pela UnB, especialista. Tenho experiência em concursos voltados à educação, sendo aprovada em alguns da área como:

(7)

Ministério da Justiça (pedagoga, 5o lugar), SEDF (professora e orientadora), prefeitura de Santo Antônio (orientadora), CODEVASF (pedagoga). Também fui aprovada no BRB, trabalhando lá por sete anos e atualmente sou concursada da Caixa, atuando junto aos programas sociais. Sou mãe coruja {O,O}, esposa, filha, amiga, irmã. Gosto de ver o sorriso no rosto de meus alunos e amo ser professora. É um grande prazer estar com vocês, contribuindo para vossa aprovação. ☺

- Fabiana Firmino: sou pedagoga, formada pela UnB, com vasta experiência na área educacional, tanto na parte de coordenação, quanto na docência. Executora pedagógica da SEDF e professora de cursos presenciais e virtuais. É uma grande alegria poder compartilhar de um momento tão importante na vida de vocês!

Vamos juntos rumo ao serviço público! :)

DINÂMICA DO CURSO

Nossas aulas, terão um enfoque totalmente voltado ao que é cobrado em provas de concursos. Porém, nunca deixaremos de fazer o paralelo com as nossas práticas diárias, pois tenho convicção de que assim, assimilaremos o conteúdo de forma leve e natural.

Ao final de cada aula, faremos juntos, a resolução de questões já usadas em concursos anteriores para que, ainda juntos, possamos celebrar nossa vitória no dia da prova.

SIM! A vitória de cada um será um tanto a minha também. Eu torço, vibro, mando as melhores energias e o melhor conteúdo para vocês.

(8)

Farei bom uso da experiência que obtive em bancas de concursos distintas, para nosso benefício. Sendo assim, farei um mix de questões. A ideia é que a preparação para o seu cargo ocorra independente de quem seja o responsável pela sua prova.

Peço-lhe, que mantenha o FOCO pois não conheço uma só pessoa que persistiu no seu objetivo e não o alcançou. Já os que ficam no meio do caminho, podem se perder. E esse não poderá ser o seu caso.

Sei que muitos de vocês têm uma jornada pesada e querem conciliar com os estudos a fim de atingir um objetivo: que é o de passar em concurso.

O que posso dizer é que meu objetivo é ajudá-los a ''tirar de letra'' o conteúdo estudando de uma maneira agradável, honesta e descontraída.

Ah! Temos páginas no facebook para comunicarmos com os alunos do Estratégia:

Quem quiser nos acompanhar e ficar por dentro do mundo dos concursos de educação, nos encontre em:

https://www.facebook.com/ProfessoraFabianaFirmino/?fref=ts

(9)

https://www.facebook.com/Proffernandaestrategia/

https://www.facebook.com/FernandaLimaConhecimentosPedagogicosParaConcu rsos/

Um grande abraço. :)

Fernanda Lima & Fabiana Firmino.

Gostaríamos de fazer um pedido: a prática de rateio é crime! Não incentive pessoas de má-fé a reproduzir nosso material sem nossa autorização. Isso, além de atrapalhar nosso trabalho, desvaloriza nossa classe: a de pedagogos.

Além do mais, quem adquire o conteúdo por meio de rateio não pode acessar ao fórum o que fará com que tenha uma perda significativa de rendimento durante o curso, pois é lá que ocorrem os debates, as trocas de informações e as resoluções de dúvidas. Não utilizaremos outros canais para debater a não ser o fórum, que é o canal oficial para nossos debates.

Ou seja: não nos responsabilizamos pelo rendimento de quem não participa do fórum, pois ele faz parte da metodologia do Estratégia Concursos e foi formulada para garantir um curso de qualidade.

Contamos com a corrente de ética, honestidade e moral que devemos ter. Afinal, é com a educação que pretendemos mudar o status quo desse Brasil que tem tantas mazelas.

(10)

Preparados para a luta?

! \0/

FOCA NOS ESTUDOS

Na aula de hoje, abordaremos temas que são fundamentais e que aparecem praticamente em todos os concursos para a área de educação.

Aproveite essa oportunidade para estudar e revisar com cautela todo o conteúdo que será apresentado, pois ele lhe dará suporte e experiência para outras aulas. Iremos estudar sobre o desenvolvimento das concepções pedagógicas!

ATENÇÃO PARA A DICA: Esse conteúdo não é difícil! O que chama a nossa atenção refere-se principalmente à parte das tendências pedagógicas onde as bancas examinadoras procuram trocar os seus autores e suas

(11)

ideias umas pelas outras, confundindo assim o concurseiro. Quer ver como isso acontece com o CESPE? Veja o exemplo abaixo:

Nesta questão o CESPE tentou trocar a ideia da tendência pedagógica libertária pela tendência pedagógica libertadora de Paulo Freire.

Não caia nessa! Fique atento e tente absorver a essência e a ideia central de cada uma das tendências pedagógicas, ok? Nesta aula vamos aprender as diferenças de cada uma.

Aproveite e faça a leitura várias vezes para que não fique nenhuma dúvida.

Bons Estudos!

CESPE/UnB – UNIPAMPA/2013. Com relação às concepções pedagógicas, julgue os próximos itens. A vivência grupal na forma de autogestão é um método utilizado pela concepção progressista libertadora.

ERRADO. Autogestão está relacionada a tendência libertária.

(12)

Tendências Pedagógicas

Antes de estudarmos as tendências pedagógicas, que tal refletirmos sobre um assunto muito falado e que sempre é citado dentro desse conteúdo. A escola nova merece ser citada a parte por sua importância dentro no contexto educacional. Ela surgiu na primeira metade do século XX trazendo para o nosso país transformações sociais significativas.

ESCOLA NOVA:

A Escola Nova chamada também de escola ativa ou escola progressiva, foi bastante criticada mas até hoje pode nos oferecer grandes ideias e princípios que podem ser utilizados no nosso ambiente educacional. Esse movimento veio com o objetivo de renovar o ensino a partir das necessidades que surgiram com as mudanças na sociedade e com o progresso das ciências no último meio século, propondo novos meios de aplicação científica. Propõe um ensino mais dinâmico e ativo baseado também nos interesses das crianças.

No Brasil, Rui Barbosa introduziu as ideias desse movimento, sendo trabalhado posteriormente por Lourenço Filho e Anísio Teixeira que participaram do manifesto dos pioneiros da Escola Nova.

Na América John Dewey foi o pedagogo com o nome mais relacionado a esse movimento. Para ele as escolas não deveriam ser apenas o local da transmissão dos conhecimentos e sim, deveria funcionar como uma comunidade. A Escola Nova foi muito criticada por acharem sua flexibilidade um problema para a instituição escolar. Mesmo com as críticas os escolanovistas mostraram através da experiência a funcionalidade desse movimento, demonstrando que as críticas só serviam para quem fizesse uma análise distorcida do que eles

(13)

propunham. Apesar da grande importância a Escola Nova não conseguiu alterar a forma de operar dos sistemas de ensino, porém contribuiu muito para a educação principalmente quando se trata da experiência pessoal dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Existem três tipos de teorias que dividem os pensamentos pedagógicos que são Teorias não-críticas de

educação:

Como ferramenta de ADAPTAÇÃO:

• Pedagogia liberal Tradicional.

• Liberal Renovada Progressivista.

• Liberal Renovada Não-diretiva.

• Tecnicista (Lei nº 5.692/71).

Teorias reprodutivistas de educação:

Como ferramenta de REPRODUÇÃO:

• Violência Simbólica, Aparelho Ideológico do Estado,

• Escola Dualista.

Teorias críticas de educação:

Como ferramenta de TRANSFORMAÇÃO:

Pedagogia progressista

• Tendência Progressista Libertária.

• Tendência Progressista Libertadora.

• Tendência Crítico-

social dos

Conteúdos.

(14)

As teorias críticas surgiram com a necessidade de transformar e questionar as desigualdades sociais que permaneciam com a teoria tradicional dentro do sistema de ensino. A teoria crítica apresentava uma maior reflexão sobre o porquê ensinar e para que ensinar? Formar sujeitos emancipadores era uma das formas de conseguir mudanças dentro do sistema de ensino.

Para melhor entendermos essa classificação e os pensamentos da pedagogia progressivista e progressista, passaremos então a estudar as famosas tendências pedagógicas. Preste bastante atenção para assimilar o foco de cada uma!

Vamos lá?

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS:

As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos:

(15)

Liberal

• Tendência tradicional;

Tendência renovada progressivista;

Tendência liberal não diretiva; Tendência tecnicista.

Progressista

• Tendência libertadora;

Tendência libertária;

Tendência crítico-

social dos conteúdos.

(16)

ATENÇÃO!

" Não confunda PROGRESSIVISTA com PROGRESSISTA. As

bancas examinadoras adoram trocar essas palavrinhas para te confundir, por isso fique atento!

" Outra dica importante é você ter cuidado com os nomes dos

representantes de cada tendência. Os examinadores gostam de trocá-los, colocando as ideias junto com um autor que pertence a outra tendência. Esse é um “peguinha”

clássico e que nós não vamos cair mais, não é mesmo?

As tendências são classificadas em dois grupos como vimos no quadro acima. O primeiro grupo representa a parte conservadora (ou renovada) que mantém a sociedade do jeito que ela está. O segundo grupo propõe a transformação da sociedade, questionando suas relações, levando a educação como instrumento de transformação social.

Pedagogia Liberal – Liberal nesse sentido, não está ligado a algo aberto ou democrático, e sim com a justificação da sociedade de classes e consequentemente o capitalismo. Desse modo o papel da escola é adaptar os indivíduos à sociedade, que deve permanecer harmônica, preparando o aluno para exercer papéis sociais de acordo com as suas habilidades.

(17)

PEDAGOGIA LIBERAL - MANTER A SOCIEDADE

LIBERAL TRADICIONAL: Nesta tendência o educador passa a ser a figura central, sendo o aluno apenas um receptor passivo dos conhecimentos que são estimados como verdades absolutas. Os exercícios são passados de forma repetitiva visando a memorização. Desse modo é importante que o aluno preste atenção porque “o ouvir” facilita o registro do que se transmite na memória. A tarefa do aluno nesse caso, é decorar a matéria.

LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA: - Nesta tendência há a valorização do aluno como ser ativo e curioso. Seu principal representante foi John Dewey que junto com seus seguidores reagiram a concepção da educação pela instrução, advogando a educação pela ação. Essa reformulação na educação foi inspirado nas ideias de Rousseau e recebeu diversas denominações entre elas Escola Nova.

O “aprender fazendo” é valorizado junto com as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Há uma vivência democrática.

LIBERAL RENOVADA NÃO DIRETIVA: A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. Para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as. O resultado de uma boa educação deve ser comparado ao resultado de uma boa terapia. Desenvolve a valorização do eu.

Carl Rogers foi inspirador dessa tendência dando ênfase no desenvolvimento das relações humanas.

(18)

TECNICISTA: Também conhecida como behaviorista, nessa tendência o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser adquiridos através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho. As relações afetivas pouco importam. Skinner foi um dos principais autores dessa tendência.

PEDAGOGIA PROGRESSISTA – MATERIALISMO DIALÉTICO

LIBERTADORA – Paulo Freire o principal autor dessa tendência tenta vincular a educação à luta e organização de classe. O aluno deve ter uma consciência da realidade em que vive. Busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica da organização de classe.

Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos. Questiona as relações do homem com o homem e o do homem com a natureza. Os conteúdos aparecem como temas geradores que são extraídos da problematização de vida dos alunos.

LIBERTÁRIA – As palavras libertário e autogestionário são típicas dessa tendência. Parte do princípio de que a vivência do aluno é incorporada e utilizada em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. O professor mistura-se com o aluno para uma reflexão comum. Focaliza a livre expressão e o contexto cultural. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o

(19)

professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno. Não prevê avaliação dos conteúdos.

CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS” OU "HISTÓRICO-CRÍTICA” Adere o conteúdo (livro) visando o senso crítico do aluno, relacionando a prática com os conteúdos estudados. Confronta a teoria proposta com as realidades sociais enfatizando também o conhecimento histórico. Faz com que o aluno se prepare para o mundo adulto e a democratização da sociedade. Os conhecimentos são construídos pelo meio social junto com a aquisição dos conteúdos. Utiliza o método dialético (prática-teoria-prática). O professor é um mediador sendo um profissional competente e qualificado para auxiliar e direcionar o processo de ensino e aprendizagem.

Quadro extraído do site http://pedagogia.tripod.com/quadro_tendencias.htm

(20)

PEDAGOGIA LIBERAL

Nome da Tendência Pedagógica

Papel da

Escola Conteúdos Métodos

Professor x aluno

Aprendizage m

Representa ntes

Pedagogia Liberal Tradicional.

Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.

São

conhecimento e valores sociais acumulados através dos

tempos e

repassados aos alunos como verdades absolutas.

Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.

Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.

A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.

Nas escolas que adotam

filosofias humanistas clássicas ou científicas.

Tendência Liberal Renovadora Progressivista.

A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.

Os conteúdos são

estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas.

Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

O professor é auxiliador no desenvolvim ento livre da criança.

É baseada na motivação e na estimulação de problemas.

Montessori Decroly Dewey Piaget

Lauro de oliveira Lima

Tendência Liberal Renovadora não-diretiva

Formação de atitudes.

Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.

Método baseado na facilitação da aprendizagem .

Educação centralizada no aluno e o professor é quem

garantirá um relacionamen

to de

respeito.

Aprender é

modificar as percepções da realidade.

Carl Rogers,

"Sumermerhill"

escola de A.

Neill.

Tendência Liberal Tecnicista.

É

modeladora do

comportame nto humano através de técnicas específicas.

São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica.

Procedimento s e técnicas

para a

transmissão e recepção de informações.

Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Aprendizagem

baseada no

desempenho.

Leis 5.540/68 5.692/71 Skinner Blomm

0

(21)

PEDAGOGIA PROGRESSISTA

Nome da

Tendência Pedagógica

Papel da

Escola Conteúdos Métodos

Professor x aluno

Aprendizagem Representantes

Tendência Progressista Libertadora

Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na

busca da

transformação social.

Temas geradores.

Grupos de discussão.

A relação é de igual para igual, horizontalmente.

Resolução da

situação problema. Paulo Freire.

Tendência Progressista Libertária.

Transformação da

personalidade num sentido libertário e autogestionário.

As matérias são colocadas

mas não

exigidas.

Vivência grupal na forma de auto- gestão.

É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.

Aprendiagem informal, via grupo.

C. Freinet

Miguel Gonzales Arroyo.

Tendência Progressista

"crítico social dos conteúdos ou

"histórico-crítica"

Difusão dos conteúdos.

Conteúdos culturais universais que são

incorporados pela

humanidade frente à realidade social.

O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.

Papel do aluno como

participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno.

Baseadas nas estruturas

cognitivas estruturadas nos alunos.

Makarenko

B. Charlot

Suchodoski Manacorda

G. Snyders

Demerval Saviani.

(22)

Vamos agora para a parte em que devemos fixar todo o conteúdo estudado. Lembrando que quanto mais exercícios, maior o grau de fixação.

Dica: Tente resolver todas as questões sem olhar a resposta, só no final, confira os comentários que preparamos para cada exercício.

Vamos começar?

LISTA DE QUESTÕES:

1 - A Pedagogia Progressista manifestou-se em três tendências, que são elas:

a) A humanista, a moderna e a tradicional.

b) A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.

c) A liberal, a liberal renovada e a liberal avançada.

d) A do conflito, a mediadora e a do consenso.

e) A reprodutivista, a revolucionária e a mudancista.

(23)

2 - (CESPE/) - A tendência progressista histórico crítica dos conteúdos difunde a ideia de que a escola deve garantir a aquisição de conteúdos e a socialização para propiciar aos alunos uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Como principal representante dessa tendência tem-se

a ( ) - Paulo Freire.

b ( ) - Maria Montessori.

c ( ) - Dermeval Saviani.

d ( ) - Carl Rogers.

3 - Na perspectiva da Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), ensinar exige dos educadores alguns saberes fundamentais, dentre os quais NÃO se inclui:

a) Exercício de curiosidade.

b) Intransigência intelectual.

c) Liberdade e autoridade.

d) Rigorosidade científica.

4 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - As Tendências Pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos num dado momento histórico, que acabam por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas com os desejos e aspirações da sociedade, de forma a favorecer o conhecimento.

Acerca das Tendências Pedagógicas, está correto afirmar que, EXCETO:

a ( ) - Os autores em geral, concordam e classificam as Tendências Pedagógicas em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista.

(24)

b ( ) - Na Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos cabe ao professor o papel de mediador entre o saber e o aluno.

c ( ) - Na Tendência Liberal Tecnicista a aprendizagem se manifesta pela resolução de problemas.

d ( ) - A pedagogia Liberal Tradicional na escola, prepara o aluno intelectualmente e moralmente para assumir um lugar na sociedade.

5 - (Funiversa/Pedagogo/) – As tendências pedagógicas classificam-se em liberais e progressistas. A respeito desse tema, é correto afirmar que:

a ( ) A tendência tecnicista, instituída oficialmente, no Brasil com as Leis nº 5.540/68 e 5.692/71, tem como princípio a formação cidadã.

b ( ) A tendência libertadora que tem Paulo Freire como seu maior expoente é a principal representante das tendências liberais.

c ( ) As tendências liberais defendem a liberdade, a valorização das experiências dos alunos e a escola como uma instituição social.

d ( ) A tendência libertária, que é uma das tendências progressistas, localiza a escola no contexto social e propõe a autogestão.

e ( ) - A tendência tradicional por muito tempo foi classificada erroneamente como uma tendência liberal, por isso era tão criticada.

6 - (CESPE) - De acordo com a concepção progressista crítico-social:

a ( ) - os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações.

(25)

b ( ) - os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade.

c ( ) - não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social. d ( ) - a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.

7 - (Funiversa/Pedagogo) – As teorias pedagógicas estão intimamente relacionadas às concepções de homem e sociedade, portanto, modificam-se conforme o contexto histórico em que se apresentam. A respeito do pensamento pedagógico brasileiro, assinale a alternativa correta.

a ( ) - Na tendência tradicional, os conteúdos são privilegiados, o professor é detentor do conhecimento e as relações pedagógicas são horizontais.

b ( ) - Na tendência libertadora, os conteúdos são trabalhados de forma sistematizada, o professor mantém uma relação próxima ao aluno, que, por ser analfabeto, é um ser passivo.

c ( ) - Na tendência escolanovista, há uma centralização nos conteúdos, e as relações entre professor e aluno são marcadas pelo diálogo e pelo afeto.

d ( ) - A tendência libertária é marcada pela biopsicologização dos alunos, que são considerados em suas particularidades e origem social.

e ( ) - A tendência crítico social dos conteúdos percebe o aluno como sujeito ativo em seu processo de conhecimento e trabalha os conteúdos relacionando-os ao contexto sociopolítico.

(26)

8 - (Resende-RJ/OE) “O modo como os professores realizam o seu trabalho, selecionam os conteúdos das disciplinas, organizam os tempos escolares, orientam as atividades dos alunos e definem instrumentos de avaliação indica as intenções educativas e as concepções de aprendizagem que os orientam.” Sobre a referência, as tendências pedagógicas e a prática educativa, relacione as colunas abaixo:

1. Tradicional; 2. Renovada não diretiva; 3. Tecnicista; 4. Crítico-social.

a ( ) - O papel do professor é implementar ações, aplicar materiais instrucionais, controlar.

b ( ) - Defende a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais; a ação educativa pressupõe uma articulação entre o ato político e o ato pedagógico;

c ( ) - Ensino humanístico de cultura geral; ensino tradicional de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.

d ( ) - Concepção dialética da história (movimento e transformação);

e ( ) - O papel do aluno é dar respostas programadas, reagir a estímulos externos:

f ( ) - O professor é um mero facilitador da aprendizagem; a motivação da aprendizagem é o desejo de adequação pessoal na busca de auto realização.

A sequência está correta em:

a ( ) - 3, 4, 1, 4, 3, 2;

b ( ) - 1, 2, 3, 4, 1, 2;

c ( ) - 4, 3, 2, 2, 1, 1;

d ( ) - 2, 4, 1, 3, 3, 2;

e ( ) - 3, 3, 1, 2, 2, 4;

(27)

9 - (CEPS) - A vinculação entre educação e democracia compôs o ideário da renovação educacional da primeira metade do século XX. Em seu princípio fundante, esse ideário considerava que a educação apropriada aos fins democráticos deveria dirigir as experiências educativas para a cooperação entre os indivíduos e para a igualdade na aquisição de valores sociais relevantes à construção da sociedade democrática. Essa perspectiva referenciou uma concepção pedagógica conhecida como:

a ( ) - Educação libertadora.

b ( ) - Educação nova.

c ( ) - Educação tradicional.

d ( ) - Educação tecnicista.

e ( ) - Pedagogia crítico-social dos conteúdos.

10 - (Biorio/Pedagogo) - Se, na Pedagogia Tradicional, a visão de homem era marcada pela de homem ideal, desvinculado de sua realidade concreta, tábula rasa na qual eram impressas as informações e os conteúdos universalmente consagrados, na perspectiva da Pedagogia Tecnicista, o homem é entendido como:

a ( ) - sujeito e não objeto do processo;

b ( ) - possível de mudança, como a si mesmo;

c ( ) - aquele que sai do eu centrado em si para o seu eu social;

d ( ) - uma consequência das influências existentes no meio ambiente;

e ( ) - aquele cuja vocação é ser sujeito e não objeto.

(28)

11 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - “A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar apoiando-se à Pedagogia tradicional.” (José C.

Libâneo). Entre as características desse movimento destacam-se o(a):

a ( ) - valorização da criança dotada de liberdade, iniciativa e interesses próprios.

b ( ) - ação de agentes externos na formação do aluno.

c ( ) - primado do objeto de conhecimento.

d ( ) - transmissão do saber constituído.

e ( ) - predomínio da palavra do professor.

12 - O papel da escola na tendência liberal Tecnicista é:

a ( ) - modeladora do comportamento humano.

b ( ) - organizadora do processo de aquisição de habilidades.

c ( ) - organizadora do processo de conhecimentos específicos.

d ( ) - organizadora dos conhecimentos úteis e necessários na integração dos indivíduos na máquina do sistema.

e ( ) - todas as opções anteriores estão corretas.

13 - (Click) - Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização, se diferenciou do

"vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o

(29)

diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Estamos falando de:

a ( ) - Paulo Freire;

b ( ) - Maria Montessouri;

c ( ) - Paulo Coelho;

d ( ) - Jean Jacques Rousseau.

14 - (CESPE) - Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.

a ( ) - A escola deve priorizar a formação de atitudes, por meio do trabalho, com os aspectos psicológicos acima dos pedagógicos ou sociais.

b ( ) - A transformação das relações de opressão do homem com a natureza e do homem com outros homens é a tarefa principal do processo educativo.

c ( ) - A busca da autogestão individual e coletiva é o papel fundamental da escola, estabelecendo, assim, um sentido político para o trabalho pedagógico.

d ( ) - Cabe à escola organizar-se de forma a retratar a vida, proporcionando experiências que satisfaçam às necessidades dos alunos e às exigências sociais.

15 - (CESPE) - Assinale a opção correta acerca da função do processo educativo na concepção liberal renovada não- diretiva.

a ( ) - No currículo, não deve haver conteúdos tradicionais estruturados externamente, devendo o professor trabalhar com conteúdos que emerjam do próprio grupo.

(30)

b ( ) - A organização do currículo deve ser embasada na crença de que a assimilação da criança é idêntica à do adulto, apesar de menos desenvolvida.

c ( ) - No currículo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relações e da comunicação, tornando a transmissão de conteúdos secundária.

d ( ) - O processo de aquisição do saber é mais importante que o saber propriamente dito, ou seja, o mais importante é aprender a aprender.

16 - (Click) - Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. Estamos falando da tendência:

a ( ) - Tecnicista;

b ( ) - Renovadora;

c ( ) - Tradicional;

d ( ) - Renovada não-diretiva.

17 - (Click) - Assinale a opção abaixo que não faz parte da divisão da tendência pedagógica progressista:

a ( ) - Crítico-social dos conteúdos;

b ( ) - Renovada;

c ( ) - Libertaria;

d ( ) - Libertadora;

(31)

18 - (Fundelta) - Nesta tendência pedagógica, predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula. Os conteúdos de ensino são os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. Os métodos baseiam-se na exposição verbal da matéria e/ou demonstração. A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O enunciado se refere à corrente pedagógica:

a ( ) - Pedagogia libertária.

b ( ) - Tendência liberal tradicional.

c ( ) - Tendência liberal renovada progressivista.

d ( ) - Tendência liberal tecnicista.

19 - (Fundelta) - Os conteúdos são elaborados em função da experiência que o educando vivencia frente aos desafios e problemáticas de seu cotidiano, pois o conhecimento resulta da ação a partir de suas necessidades. A escola deve proporcionar meios que permitiam ao aluno educar-se, em um processo ativo de construção e reconstrução do objeto, havendo uma interação entre a estrutura cognitiva do indivíduo e estrutura do ambiente. O texto se refere à tendência pedagógica:

a ( ) - Tendência liberal tradicional.

b ( ) - Tendência liberal renovada não-diretiva.

c ( ) - Tendência liberal Tecnicista

(32)

d ( ) - Tendência liberal renovada progressivista.

20 - (Fundelta) - Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas. Os métodos de ensino consistem nos procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações. O enunciado se refere à tendência pedagógica:

a ( ) - Tendência liberal tradicional.

b ( ) - Tendência liberal renovada não-diretiva.

c ( ) - Tendência liberal Tecnicista.

d ( ) - Tendência liberal renovada progressivista.

21 - (UFMA) - No Brasil, o movimento da escola nova só começou no século XX, na década de 20, com diversas reformas esparsas do ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em:

a ( ) - Manifesto dos educadores antiautoritários.

b ( ) - Didática Magna.

c ( ) - Ratio Studiorum.

d ( ) - Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.

(33)

e ( ) - Manifesto dos Educadores Crítico-reprodutivistas.

22 - (CESPE) - A Lei n.º 5.692/1971 regulou o antigo 2.º grau até a publicação da atual LDB. Nela, o ensino profissionalizante tornou-se obrigatório para todos aqueles que cursavam o 2.º grau. A tendência pedagógica que embasou a elaboração da Lei n.º 5.692/1971 foi a:

a ( ) - liberal tecnicista.

b ( ) - liberal tradicional.

c ( ) - progressista libertária.

d ( ) - progressista crítico-social dos conteúdos.

23 - (CESPE/08) - Um currículo construído mediante condicionamentos obtidos por meio de reforços baseia-se na concepção pedagógica

a ( ) - progressista libertadora.

b ( ) - progressista libertária.

c ( ) - liberal tradicional.

d ( ) - liberal tecnicista.

24 - (CESPE/Professor Pedagogo/SEDU-ES) – Para Dewey, a escola deve assumir as características de uma comunidade democrática artificial na qual a criança aprenda, pela própria vivência, as práticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, em sua vida adulta, à sociedade democrática.

(34)

25 - (CESPE) - Uma escola realizou uma reformulação curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam soluções para problemas propostos previamente. Nessa situação hipotética, prevalece a concepção pedagógica:

a ( ) - renovada não-diretiva.

b ( ) - renovada progressivista.

c ( ) - progressista libertadora.

d ( ) - progressista libertária.

26 - (CESPE) - Uma escola pública do DF organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em função da vida da comunidade local e utilizando o diálogo como principal método. De acordo com essa situação, a tendência pedagógica que caracteriza essas ações é a:

a ( ) - liberal renovada não-diretiva.

b ( ) - progressista libertadora.

c ( ) - liberal renovada progressivista.

d ( ) - progressista libertária.

(35)

27 - (Concursul) - A Pedagogia Libertadora tem a intenção de levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. É correto que:

a ( ) - A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.

b ( ) - Seu método de ensinar está pautado na vivência grupal na forma de auto-gestão.

c ( ) - Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito atuando como um facilitador da aprendizagem. d ( ) - Sua proposta para atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata.

e ( ) - Sua proposta é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.

28 - (IMA/) - Algumas concepções pedagógicas norteiam o trabalho realizado nas instituições de ensino. Dentre elas destacamos a concepção da Pedagogia Tradicional que muito contribuiu para o surgimento de outras concepções.

Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.

a ( ) - É uma proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o conteúdo através de aulas expositivas e com exercícios de memorização.

b ( ) - Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal agente de transformação da aprendizagem.

c ( ) - Enfoca um processo tradicional, onde o professor ensina e o aluno aprende.

d ( ) - Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.

(36)

CONSULTOR LEGISLATIVO – ÁREA 15 – EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO SENADO - A história recente da educação brasileira foi marcada por importantes alterações nos rumos da política educacional. Sobretudo a partir de 1930, com o Estado Novo e, posteriormente, a Segunda Guerra Mundial, os educadores e a sociedade brasileira passaram a desempenhar papel significativo no processo de definição e organização da educação nacional. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

29 - CONSULTOR LEGISLATIVO – ÁREA 15 – EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO SENADO. Fernando de Azevedo contribuiu para a implantação das ideias liberais na educação brasileira, não só por meio de sua atuação profissional, como administrador e professor, mas também por meio de pesquisas e publicações.

30 - CONSULTOR LEGISLATIVO – ÁREA 15 – EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO SENADO. Com a promulgação da Lei n.º 5.692/1971, que instituiu o ensino de 1.º e 2.º graus no Brasil, na qual também pretendeu-se articular educação e mercado de trabalho, passou a predominar a tendência pedagógica denominada humanismo pedagógico.

31 - CONSULTOR LEGISLATIVO – ÁREA 15 – EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO SENADO. São expressões concretas do escolanovismo no Brasil a experiência das escolas parque e o direcionamento da educação para a formação profissional, sob a orientação de Anísio Teixeira em seus empreendimentos administrativos e teóricos.

(37)

32 - CONSULTOR LEGISLATIVO – ÁREA 15 – EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO SENADO. Florestan Fernandes foi um dos principais signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932.

33 - CESPE - A Pedagogia Libertadora insistia na ideia de que todo ato educativo é um ato político e que o educador “humanista revolucionário”, “ombreado com os oprimidos”, deveria colocar sua ação político-pedagógica a serviço da transformação da sociedade e da criação do “homem novo”.

Paulo Ghiraldelli Júnior. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

CESPE PEDAGOGO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ (TJPA).

Educação bancária foi a designação dada pela Pedagogia Libertadora, mencionada no texto, à educação convencional. Entre os princípios a seguir, assinale a opção que contraria os princípios norteadores da educação bancária.

A - O professor sabe tudo, o aluno nada sabe.

B - O professor deixa clara a diferença entre a autoridade do conhecimento e a sua própria autoridade.

C - O professor escolhe o conteúdo e os alunos se adaptam, sem serem consultados a respeito.

D - O professor trabalha e os alunos têm a ilusão de trabalhar, graças à própria ação do professor.

34 - CESPE PEDAGOGO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ (TJPA) Acerca da Pedagogia Libertadora, assinale a opção correta.

A - A origem está diretamente associada ao trabalho de Demerval Saviani.

B - Busca uma educação para os que têm voz na sociedade.

C - Entende que a educação não pode ser voltada para problemas circunstanciais.

(38)

D - Guarda em suas formulações teóricas o pensamento social cristão, fundamentado na atualização de doutrinas da Igreja Católica.

35 - CESPE PEDAGOGO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ (TJPA) Dos passos que sintetizam o processo pedagógico da Pedagogia Libertadora mencionada no texto, o primeiro corresponde:

A à pesquisa.

B aos temas geradores.

C à problematização.

D à conscientização.

QUESTÕES COMENTADAS:

1 - A Pedagogia Progressista manifestou-se em três tendências, que são elas:

a) A humanista, a moderna e a tradicional.

b) A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.

c) A liberal, a liberal renovada e a liberal avançada.

d) A do conflito, a mediadora e a do consenso.

e) A reprodutivista, a revolucionária e a mudancista.

Letra B. Lembrando que a pedagogia progressista possibilita ao estudante a compreensão crítica da sociedade. As tendências que criticam e buscam uma forma de transformação são: Libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

(39)

2 - (CESPE) - A tendência progressista histórico crítica dos conteúdos difunde a ideia de que a escola deve garantir a aquisição de conteúdos e a socialização para propiciar aos alunos uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Como principal representante dessa tendência tem-se

a ( ) - Paulo Freire.

b ( ) - Maria Montessori.

c ( ) - Dermeval Saviani.

d ( ) - Carl Rogers.

Letra C. Dermeval Saviani foi um grande representante dessa pedagogia (citado no nosso quadro das tendências). Contribuiu com suas obras abordando entre outros assuntos a necessidade de se elaborar uma teoria educacional a partir da prática, servindo como base para a construção de um sistema educacional.

3 - Na perspectiva da Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), ensinar exige dos educadores alguns saberes fundamentais, dentre os quais NÃO se inclui:

a) Exercício de curiosidade.

b) Intransigência intelectual.

c) Liberdade e autoridade.

d) Rigorosidade científica.

Letra B. Ao ensinar o professor deve oferecer uma prática dialógica, onde há a participação, possibilitando a criação e a produção de conhecimentos. Desse modo, não deve haver intransigência, pois para esse autor “Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.

(40)

4 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - As Tendências Pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos num dado momento histórico, que acabam por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas com os desejos e aspirações da sociedade, de forma a favorecer o conhecimento.

Acerca das Tendências Pedagógicas, está correto afirmar que, EXCETO:

a ( ) - Os autores em geral, concordam e classificam as Tendências Pedagógicas em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista.

b ( ) - Na Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos cabe ao professor o papel de mediador entre o saber e o aluno.

c ( ) - Na Tendência Liberal Tecnicista a aprendizagem se manifesta pela resolução de problemas.

d ( ) - A pedagogia Liberal Tradicional na escola, prepara o aluno intelectualmente e moralmente para assumir um lugar na sociedade.

Letra C. A tendência tecnicista prepara os indivíduos para o mercado de trabalho, organizando o desenvolvimento de habilidades para que o aluno seja inserido no sistema social global.

5 - (Funiversa/Pedagogo) – As tendências pedagógicas classificam-se em liberais e progressistas. A respeito desse tema, é correto afirmar que:

a ( ) A tendência tecnicista, instituída oficialmente, no Brasil com as Leis nº 5.540/68 e 5.692/71, tem como princípio a formação cidadã.

b ( ) A tendência libertadora que tem Paulo Freire como seu maior expoente é a principal representante das tendências liberais.

c ( ) As tendências liberais defendem a liberdade, a valorização das experiências dos alunos e a escola como uma instituição social.

d ( ) A tendência libertária, que é uma das tendências progressistas, localiza a escola no contexto social e propõe a autogestão.

(41)

e ( ) - A tendência tradicional por muito tempo foi classificada erroneamente como uma tendência liberal, por isso era tão criticada.

Letra D. A tendência libertária faz parte da pedagogia progressista e sempre que vermos a palavra autogestão ou autogestionário lembraremos que se trata dessa tendência.

6 - (CESPE) - De acordo com a concepção progressista crítico-social:

a ( ) - os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações.

b ( ) - os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade.

c ( ) - não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social. d ( ) - a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.

Letra C. Sabemos que na tendência crítico-social, os conteúdos devem ser indissociáveis da realidade do aluno.

7 - (Funiversa/Pedagogo) – As teorias pedagógicas estão intimamente relacionadas às concepções de homem e sociedade, portanto, modificam-se conforme o contexto histórico em que se apresentam. A respeito do pensamento pedagógico brasileiro, assinale a alternativa correta.

a ( ) - Na tendência tradicional, os conteúdos são privilegiados, o professor é detentor do conhecimento e as relações pedagógicas são horizontais.

(42)

b ( ) - Na tendência libertadora, os conteúdos são trabalhados de forma sistematizada, o professor mantém uma relação próxima ao aluno, que, por ser analfabeto, é um ser passivo.

c ( ) - Na tendência escolanovista, há uma centralização nos conteúdos, e as relações entre professor e aluno são marcadas pelo diálogo e pelo afeto.

d ( ) - A tendência libertária é marcada pela biopsicologização dos alunos, que são considerados em suas particularidades e origem social.

e ( ) - A tendência crítico social dos conteúdos percebe o aluno como sujeito ativo em seu processo de conhecimento e trabalha os conteúdos relacionando-os ao contexto sociopolítico.

Letra E. Lembramos mais uma vez que na tendência crítico-social os conteúdos se relacionam com o contexto em que o aluno está inserido.

8 - (Resende-RJ/OE) “O modo como os professores realizam o seu trabalho, selecionam os conteúdos das disciplinas, organizam os tempos escolares, orientam as atividades dos alunos e definem instrumentos de avaliação indica as intenções educativas e as concepções de aprendizagem que os orientam.” Sobre a referência, as tendências pedagógicas e a prática educativa, relacione as colunas abaixo:

1. Tradicional; 2. Renovada não diretiva; 3. Tecnicista; 4. Crítico-social.

a ( ) - O papel do professor é implementar ações, aplicar materiais instrucionais, controlar.

b ( ) - Defende a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais; a ação educativa pressupõe uma articulação entre o ato político e o ato pedagógico;

c ( ) - Ensino humanístico de cultura geral; ensino tradicional de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.

==0==

(43)

d ( ) - Concepção dialética da história (movimento e transformação);

e ( ) - O papel do aluno é dar respostas programadas, reagir a estímulos externos:

f ( ) - O professor é um mero facilitador da aprendizagem; a motivação da aprendizagem é o desejo de adequação pessoal na busca de auto realização.

A sequência está correta em:

a ( ) - 3, 4, 1, 4, 3, 2;

b ( ) - 1, 2, 3, 4, 1, 2;

c ( ) - 4, 3, 2, 2, 1, 1;

d ( ) - 2, 4, 1, 3, 3, 2;

e ( ) - 3, 3, 1, 2, 2, 4;

Letra A. Na primeira afirmativa letra (a) aparece a palavra controlar e instrucionar que são típicas da tendência tecnicista. Na letra (b) percebemos que a articulação entre o ato político e o ato pedagógico são características da tendência critico-social. Na letra (c) fala-se sobre a não participação do aluno e ensino autoritário típico da tendência tradicional. A letra (d) fala sobre transformação que a tendência crítico- social aborda. A letra (e) fala sobre estímulo e resposta programada que são características da tendência tecnicista. Finalmente a letra (f) fala sobre auto realização que é uma característica da tendência liberal renovada não diretiva.

9 - (CEPS) - A vinculação entre educação e democracia compôs o ideário da renovação educacional da primeira metade do século XX. Em seu princípio fundante, esse ideário considerava que a educação apropriada aos fins democráticos deveria dirigir as experiências educativas para a cooperação entre os indivíduos e para a igualdade na aquisição de valores sociais relevantes à

(44)

construção da sociedade democrática. Essa perspectiva referenciou uma concepção pedagógica conhecida como:

a ( ) - Educação libertadora.

b ( ) - Educação nova.

c ( ) - Educação tradicional.

d ( ) - Educação tecnicista.

e ( ) - Pedagogia crítico-social dos conteúdos.

Letra B. Na escola nova as ideias democráticas visavam a transformação da sociedade. Vimos que essa educação veio como forma de “desbancar”

a pedagogia tradicional que na época predominava dentro dos sistemas de ensino e não levava em conta as experiências dos alunos.

10 - (Biorio/Pedagogo) - Se, na Pedagogia Tradicional, a visão de homem era marcada pela de homem ideal, desvinculado de sua realidade concreta, tábula rasa na qual eram impressas as informações e os conteúdos universalmente consagrados, na perspectiva da Pedagogia Tecnicista, o homem é entendido como:

a ( ) - sujeito e não objeto do processo;

b ( ) - possível de mudança, como a si mesmo;

c ( ) - aquele que sai do eu centrado em si para o seu eu social;

d ( ) - uma consequência das influências existentes no meio ambiente;

e ( ) - aquele cuja vocação é ser sujeito e não objeto.

Letra D. Sabemos que na tendência tecnicista o meio ambiente influencia na aprendizagem dos alunos.

(45)

11 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - “A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar apoiando-se à Pedagogia tradicional.” (José C.

Libâneo). Entre as características desse movimento destacam-se o(a):

a ( ) - valorização da criança dotada de liberdade, iniciativa e interesses próprios.

b ( ) - ação de agentes externos na formação do aluno.

c ( ) - primado do objeto de conhecimento.

d ( ) - transmissão do saber constituído.

e ( ) - predomínio da palavra do professor.

Letra A. Na pedagogia renovada (lembramos que trata-se da escola nova) valoriza-se a experiência, a descoberta e a pesquisa, diferente da pedagogia tradicional. A resposta que mais se assemelha à essa concepção é a letra (a).

12 - O papel da escola na tendência liberal Tecnicista é:

a ( ) - modeladora do comportamento humano.

b ( ) - organizadora do processo de aquisição de habilidades.

c ( ) - organizadora do processo de conhecimentos específicos.

d ( ) - organizadora dos conhecimentos úteis e necessários na integração dos indivíduos na máquina do sistema.

e ( ) - todas as opções anteriores estão corretas.

Letra E. Nota-se que essa questão abordou as principais características da tendência tecnicista que: Modela o comportamento, controla as condições ambientais, tem seus princípios e informações organizadas em manuais e prepara o indivíduo para o sistema social.

(46)

13 - (Click) - Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização, se diferenciou do

"vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Estamos falando de:

a ( ) - Paulo Freire;

b ( ) - Maria Montessouri;

c ( ) - Paulo Coelho;

d ( ) - Jean Jacques Rousseau.

Letra A. Paulo Freire que ficou conhecido pelo seu método de alfabetização dos adultos também foi autor de “Pedagogia do Oprimido”.

Sua proposta incluiu o diálogo (como citado na questão) como forma de se trabalhar e escutar a situação dos oprimidos para que houvesse transformação em favor da libertação.

14 - (CESPE) - Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.

a ( ) - A escola deve priorizar a formação de atitudes, por meio do trabalho, com os aspectos psicológicos acima dos pedagógicos ou sociais.

b ( ) - A transformação das relações de opressão do homem com a natureza e do homem com outros homens é a tarefa principal do processo educativo.

c ( ) - A busca da autogestão individual e coletiva é o papel fundamental da escola, estabelecendo, assim, um sentido político para o trabalho pedagógico.

d ( ) - Cabe à escola organizar-se de forma a retratar a vida, proporcionando experiências que satisfaçam às necessidades dos alunos e às exigências sociais.

(47)

Letra D. Vimos que a experiência dos alunos é característica fundamental na tendência liberal renovada progressivista.

15 - (CESPE) - Assinale a opção correta acerca da função do processo educativo na concepção liberal renovada não- diretiva.

a ( ) - No currículo, não deve haver conteúdos tradicionais estruturados externamente, devendo o professor trabalhar com conteúdos que emerjam do próprio grupo.

b ( ) - A organização do currículo deve ser embasada na crença de que a assimilação da criança é idêntica à do adulto, apesar de menos desenvolvida.

c ( ) - No currículo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relações e da comunicação, tornando a transmissão de conteúdos secundária.

d ( ) - O processo de aquisição do saber é mais importante que o saber propriamente dito, ou seja, o mais importante é aprender a aprender.

Letra C. As relações humanas são muito valorizadas na tendência liberal renovada não-diretiva, além do conteúdo ser menos valorizado. Por isso a questão c está correta!

16 - (Click) - Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. Estamos falando da tendência:

a ( ) - Tecnicista;

b ( ) - Renovadora;

Referências

Documentos relacionados

frango congelado, carne suína congelada e carne bovina congelada, para exportação. Esses produtos foram distribuídos em 800 contêineres, da seguinte forma: nenhum contêiner