• Nenhum resultado encontrado

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PATOLOGIA. 21. O aspecto macroscópico denominado Fígado em Noz-Moscada é atribuído a qual fenômeno patológico?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PATOLOGIA. 21. O aspecto macroscópico denominado Fígado em Noz-Moscada é atribuído a qual fenômeno patológico?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

2ª PARTE – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PATOLOGIA

21. O aspecto macroscópico denominado “Fígado em Noz-Moscada” é atribuído a qual fenômeno patológico?

a) Congestão hepática passiva crônica b) Cirrose hepática

c) Esteatohepatite não alcoólica d) Congestão hepática aguda

22. Sobre o linfoma folicular e seu imunofenótipo, assinale o marcador que não é expresso pelas células neoplásicas:

a) CD5 b) CD10 c) CD20 d) BLC-6

23. Sobre os tumores malignos de glândulas salivares, o tumor que possui tropismo por espaços neurais, característica infiltrativa e deficientemente encapsulada, tem morfologia tubular, sólida ou cribriforme, com núcleos compactos, escuros e monocromáticos, com escasso citoplasma é o:

a) Carcinoma mucoepidermóide de baixo grau b) Carcinoma de células acinares

c) Carcinoma ex-adenoma pleomórfico d) Carcinoma adenóide cístico

(2)

24. O marcador imunohistoquímico mais útil no diagnóstico dos tumores estromais gastrointestinais (GIST) é o: a) CD34 b) CD117 c) KI-67 d) HHF-35

25. Tumores testiculares que produzem massas volumosas, chegando a 10 vezes o tamanho do testículo, com superfície de corte homogênea e acizentada, isenta de necrose ou hemorragia, e que microscopicamente constitui células grandes poliédricas, com núcleo grande e central com 1 a 2 nucléolos proeminentes, divididas em lóbulos demarcados por delgados septos fibrosos e com moderada quantidade de linfócitos de permeio caracterizam o:

a) Carcinoma embrionário b) Coriocarcinoma

c) Tumor do seio endodérmico d) Seminoma clássico

26. Carcinomas endometriais do tipo I são melhores caracterizados quando se encontram com as seguintes características, EXCETO:

a) Morfologia endometrióide

b) Instabilidade de microssatélite e mutação do gene KRAS. c) Coexistência de hiperplasia endometrial.

d) Morfologia serosa ou de células claras.

27. Citologia de tireóide demonstrando conjuntos celulares com pouca coesão, células com citoplasma amplo e núcleos com cromatina finamente dispersa, com aspecto opticamente vazio, ranhuras nucleares e pseudo-inclusões são características do:

a) Bócio nodular colóide b) Carcinoma medular c) Carcinoma papilífero d) Carcinoma folicular

(3)

28. Lesões ósseas compostas por espaços císticos preenchidos por sangue, circunscrito por parede com fibroblastos proliferados arredondados e mitoticamente ativos, com células gigantes multinucleadas tipo osteoclasto e osso trançado reativo são características do:

a) Osteossarcoma b) Fibrossarcoma

c) Tumor de células gigantes d) Cisto ósseo aneurismático

29. Tumores do SNC que mostram morfologia sólida ou papilar, com células monomórficas, com cromatina granular abundante e núcleos redondos ou ovais, e que formam pseudorosetas perivasculares, além de expressarem GFAP em testes imunoistoquímicos correspondem à:

a) Ependimomas b) Meningiomas c) Neuroblastomas d) Gangliogliomas

30. Sobre as doenças priônicas, assinale a alternativa ERRADA: a) A forma mais comum é a doença de CREUTZFELD-JAKOB.

b) O achado patognomônico é a transformação espongiforme do córtex cerebral ou de estruturas profundas da substância cinzenta.

c) Não tem caráter transmissível.

d) É caracterizada pela mudança conformacional da proteína priônica em sua isoforma “SCRAPIE”.

31. Durante o exame microscópico de um tumor de ovário de uma paciente de 48 anos , foi observado que se tratava de uma neoplasia constituída por ninhos de células epiteliais, homogêneas, lembrando epitélio transicional, circundadas por tecido conjuntivo fibroso. O diagnóstico mais provável é:

(4)

a) Disgerminoma b) Teratoma maduro c) Tumor de Brenner

d) Tumor de células da granulosa

32. Paciente de 65 anos, masculino, radiologicamente apresenta lesões insuflantes em T1 e T2. Na avaliação histológica trata-se de neoplasia constituída por células monomórficas com citoplasma levemente basofílico e núcleos com cromatina que lembra “raios de roda de carroça”. O exame imunohistoquímico mostrou expressão para CD 38 e monoclonal de cadeia leve Kappa. O diagnóstico adequado é:

a) Linfoma não Hodgking b) Mieloma múltiplo

c) Metástases de carcinoma prostático d) Cordoma

33. Paciente masculino com 50 anos procurou atendimento devido a lesões bolhosas e dolorosas em couro cabeludo, sendo realizada biópsia da lesão. O exame anatomopatológico revelou:bolha supra basal contendo células acantolíticas no lúmem. O diagnóstico mais provável é:

a) Pênfigo vulgar

b) Dermatite pustular subcórnea c) Penfigóide bolhoso

d) Psoríase

34. Paciente feminino com tireóide assimetricamente aumentada de volume. O exame anatomopatológico mostrou aos cortes superfície de coloração branco-acizentada e consistência firme. A microscopia evidenciou infiltrado mononuclear e substituição do parênquima por tecido fibroso hialinizado. O diagnóstico mais provável é:

a) Tireoidite de Hashimoto b) Tireoidite aguda

c) Tireoidite de De Quervain d) Tireoidite de Riedel

(5)

35. Criança de 9 anos masculino com tumoração na linha mediana do IV ventrículo. Tumor sólido com limites nítidos. Histologicamente é formado por células uniformes com núcleos ovóides com formação em pseudo-rosetas perivasculares. O diagnóstico mais provável é:

a) Oligodendoglioma anaplásico b) Ependimoma

c) Schiwannoma d) Astrocitoma difuso

36. Em relação ao estadiamento anatomopatológico do carcinoma invasivo da mama (AJCC-VICC,2010), assinale a afirmativa CORRETA:

a) pT1- tumor menor que 1 cm. b) pT3-tumor maior que 4 cm.

c) pN1-metástase em 1 a 3 linfonodos axilares ipsilaterais. d) pN3-metástases em 5 a 9 linfonodos axilares ipsilaterais.

37. Com relação ao processamento histopatológico das peças cirúrgicas das neoplasias das glândulas salivares, são corretas as afirmações, EXCETO:

a) Necessitam comunicação entre o cirurgião e o patologista.

b) Devem ser pesadas, medidas, totalmente recobertas por tinta nanquim e seccionadas em cortes seriados.

c) Quando houver ressecção do nervo facial, deve se representá-lo identificando sua extremidade.

d) Indicações de orientação em relação às estruturas anatômicas da região e os tecidos que a compõem não são necessárias.

38. Paciente queixa-se de intensa azia e desconforto epigástrico. Foi submetido à endoscopia gástrica e biópsia. O exame histopatológico mostrou gastrite erosiva aguda. Assinale a alternativa que corresponde ao que o patologista deve ter observado ao examinar os fragmentos biopsiados pelo endoscopista:

a) Infiltrado inflamatório em lâmina própria e destruição da mucosa. b) Infiltrado inflamatório em sub-mucosa e destruição da submucosa. c)Infiltrado inflamatório em lâmina própria e destruição da submucosa.

(6)

d) Infiltrado inflamatório em sub-mucosa e destruição da mucosa.

39. O tecido de granulação é fundamental para o reparo de feridas e é formado por proliferação de células. Fazem parte da constituição do tecido de granulação:

a) Monócitos e neutrófilos b) Endotélio e mastócitos c) Fibroblastos e endotélio d) Mastócitos e fibroblastos

40. O exame histológico de um linfonodo de um paciente mostrou a presença de células neoplásicas com morfologia de anel de sinete. Assinale o provável diagnóstico para este paciente.

a) Carcinoma mamário b) Neoplasia gástrica c) Carcinoma pulmonar d) Neoplasia de ovário

41. Na pneumonia lobar a presença de exsudato inflamatório fibrinoso rico em macrófagos contendo hemossiderina em espaços aéreos alveolares é encontrada em uma das fases evolutivas da doença. Assinale a alternativa correspondente a esta fase. a) Pneumonia, hepatização vermelha.

b) Pneumonia, fase de resolução. c) Pneumonia, hepatização cinzenta. d) Pneumonia, fase de congestão.

42. A deficiência de alfa 1 anti-tripsina leva ao enfisema pulmonar. Assinale o tipo de enfisema caracteristicamente decorrente desta deficiência.

(7)

a) Centoacinar b) Irregular c) Panlobular d) Para septal

43. Qual das características histológicas abaixo citadas não se apresenta no carcinoma de pulmão de grandes células?

a) Células cúbicas dispostas ao longo das paredes de bronquíolos e alvéolos. b) Áreas de necrose.

c) Hemorragia

d) Ninhos de células de tecido conjuntivo.

44. Qual das patologias pulmonares abaixo citadas caracteriza-se por processo inflamatório acompanhado de fibrose precoce em torno dos bronquíolos de pequeno calibre, podendo evoluir com o tempo para fibrose intersticial difusa com padrão inespecífico?

a) Sarcoidose b) Silicose c) Asbestose

d) Pneumoconiose por carvão

45. Lesão endocárdica caracterizada microscopicamente por tecido conjuntivo fibroso, fibras elásticas e células musculares lisas em meio a quantidade variável de proteoglicanos, com revestimento superficial de células endoteliais hiperplásicas. As características acima citadas se aplicam a qual neoplasia cardíaca?

a) Rabdomioma b) Mixoma c) Sarcoma

d) Fibroelastoma papilífero

46. Glomérulos apresentando isquemia, dilatação das alças, trombose e hemorragia, e túbulos exibindo necrose por coagulação com ruptura da membrana basal, associados a necrose da parede de arteríolas. São achados de:

(8)

a) Síndrome hemolítico-urêmica b) Necrose cortical

c) Microangiopatia trombótica d) Infarto renal

47. Inflamação purulenta com destruição do parênquima, inflamação intersticial e infiltrado neutrofílico e mononuclear, apresentando ainda edema. Em estágios crônicos, há fibrose com deformação calicial. As características referem se a qual tipo de infecção urinária?

a) Sarcoidose

b) Tuberculose renal c) Pielonefrite aguda

d) Pielonefrite xantogranulomatosa

48. Neoplasia formada por células pequenas e uniformes, com bordas nucleares irregulares e nucléolos pouco distintos. Mitoses pouco frequentes. As características acima referem se a qual lesão neoplásica da bexiga?

a) Papiloma

b) Carcinoma de células transicionais grau I. c) Carcinoma de células transicionais grau II. d) Carcinoma de células transicionais grau III.

49. Lesão mamária apresentando se como massa de consistência firme .Microscopicamente, apresenta células pequenas e homogêneas, com padrão de crescimento difuso e infiltrando o estroma adjacente, por vezes com padrão em anel de sinete. Trata se de:

a) Carcinoma micropapilar b) Carcinoma medular c) Carcinoma lobular d) Carcinoma tubular

(9)

50. Considerando as linfadenopatias reacionais, os achados histológicos de hiperplasia folicular com numerosos plasmócitos corresponde a qual doença?

a) HIV b) Sífilis

c) Síndrome de Sjogren d) Toxoplasmose

Referências

Documentos relacionados

Para um escravo, o mais importante – na escalada de conquistas pessoais – era “pertencer” a um grupo, que poderia incluir desde relações familiares “extensivas”

Para este caso, intervenc¸˜oes s˜ao mais complexas que as observadas no primeiro caso, pois menores prˆemios pagos aos trabalhadores tamb´em significa maior diferenc¸a entre os

É oportuno afirmar que o processo não elimina a leitura da partitura, mas sim, serve como um recurso a mais para o auxilio de memorização e familiarização do trecho ou

Os cuidadores necessitam, principalmente, nos dias de hoje, de uma atenção maior e é através desse grupo que suas dúvidas são esclarecidas e faz com que

Neste trabalho são combinadas as potencialidades das técnicas quimiométricas e as facilidades na obtenção de espectros apresentadas pelas técnicas de espectroscopia na região

Figura 31 Atividade antiproliferativa após tratamento de 48h com a fração unida CFqaI43-51 obtida do fracionamento do extrato bruto por acetato de etila a

Dessa forma, essa pesquisa objetivou avaliar o impacto da TSP através de grupos terapêuticos como estratégia de intervenção junto a idosos com indicativo de depressão

Tendo em vista o papel da alimentação no desenvolvimento da obesidade e suas comorbidades, como o DM tipo 2, e considerando os achados recentes a respeito do papel