• Nenhum resultado encontrado

,Sc,2008 Provas de Magistério Professor.Rodrigo.Neves

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share ",Sc,2008 Provas de Magistério Professor.Rodrigo.Neves"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CONHECIMENTOS GERAIS

(Aspectos Pedagógicos)

1- São características dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), de acordo com o do-cumento “Introdução aos Parâmetros Curricula-res” – MEC (Ministério da Educação e Cultura): I- Mostrar a importância da participação da

comunidade na escola, de forma que o co-nhecimento aprendido gere maior compre-ensão, integração e inserção no mundo; a prática escolar comprometida com a inter-dependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participan-tes da sociedade — cidadãos — desde o primeiro dia de sua escolaridade.

II- Contrapor-se à idéia de que é preciso estu-dar determinados assuntos porque um dia eles serão úteis; o sentido e o significado da aprendizagem precisam estar evidenci-ados durante toda a escolaridade, de forma a estimular, nos alunos, o compromisso e a responsabilidade com a própria aprendiza-gem.

III- Privilegiar a pontual correspondência entre objetivos e recursos no interesse primário da população, para, além das contradições e dificuldades, potencializar, em termos de eficácia e eficiência, a adoção de metodo-logia diferente.

IV- Evidenciar a necessidade de tratar de te-mas sociais urgentes — chamados Tete-mas Transversais — no âmbito das diferentes áreas curriculares e no convívio escolar. V- Valorizar os trabalhos dos docentes como

produtores, articuladores, planejadores das práticas educativas e como mediadores do conhecimento socialmente produzido; des-tacar a importância de que os docentes possam atuar com a diversidade existente entre os alunos e com seus conhecimentos prévios, como fonte de aprendizagem de convívio social e como meio para a apren-dizagem de conteúdos específicos.

a) Somente as alternativas I, II, e V estão cor-retas.

b) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.

c) Somente as alternativas I, II, IV, V estão corretas.

d) Todas as alternativas estão corretas.

2- De acordo com o documento “Introdução aos Parâmetros Curriculares”, elaborado pelo Minis-tério da Educação e Cultura – MEC, no capítulo “Tecnologias da Comunicação e Informação”, o computador é considerado como importante ferramenta, permitindo criar ambientes de a-prendizagem que fazem surgir novas formas de pensar e aprender. Segundo esse documento, o computador:

I- Favorece a interação com uma grande quantidade de Informações, que se apre-sentam de maneira atrativa, por suas dife-rentes notações simbólicas (gráficas, lin-güísticas, sonoras etc.), desenvolvendo a inteligência e capacidade crítica do aluno, notadamente no que se refere aos valores éticos da sociedade.

II- Pode ser utilizado como fonte de informa-ções. Existem inúmeros softwares que ofe-recem informações sobre assuntos em to-das as áreas de conhecimento. Além disso, é possível utilizar a Internet como uma grande biblioteca sobre todos os assuntos. Algumas pessoas descrevem a Internet como um tipo de repositório universal do conhecimento;

III- Favorece a aprendizagem cooperativa, pois permite a interação e a colaboração entre alunos (da classe, de outras escolas ou com outras pessoas) no processo de cons-trução de conhecimentos, em virtude da possibilidade de compartilhar dados pes-quisados, hipóteses conceituais, explica-ções formuladas, textos produzidos, publi-cação de jornais, livros, revistas produzidos pelos alunos, utilizando um mesmo pro-grama ou via rede (BBS, Internet ou correio eletrônico);

IV- Permite uma atividade que coloca o aluno diante do computador como um manipula-dor de situações que imitam ou se aproxi-mam de um sistema real ou imaginário, substituindo integralmente o trabalho de la-boratório.

V- Permite correções ortográficas automáti-cas, facilitando o aprendizado da língua portuguesa e dando ao professor da área tempo para se dedicar a atividades mais re-levantes.

a) Somente I, III e V estão corretas. b) Somente I, II e IV estão corretas.

c) Somente II e III estão corretas.

(2)

3- Dois dos mais influentes teóricos da Psicologia do Desenvolvimento deixaram contribuições va-liosas para os estudos e ações na área da E-ducação. Analise as afirmações abaixo e asso-cie-as aos teóricos, preenchendo as lacunas com a letra (A) quando se tratar de Jean Piaget e com a letra (B) quando a frase se referir a Lev Semenovich Vigotski.

I- Divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvol-vimento global. ( )

II- A história da sociedade e o desenvolvi-mento do homem caminham juntos e, mais do isso, estão de tal forma intrinca-dos, que um não seria o que é sem o ou-tro. Com essa perspectiva, estudou o de-senvolvimento infantil. ( )

III- O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimen-to orgânico.O desenvolvimencrescimen-to mental é uma construção contínua, que se carac-teriza pelo aparecimento gradativo de es-truturas mentais. Estas são formas de or-ganização da atividade mental, que vão se aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracteriza-rão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos de inteligência, vida afetiva e relações sociais. ( )

IV- Construiu o conceito de zona de desen-volvimento proximal. ( )

V- Um pressuposto básico de sua obra é que as origens das formas superiores de comportamento consciente – pensamen-to, memória, atenção voluntária, etc. – formas essas que diferenciam o homem dos outros animais, devem ser achadas nas relações sociais que o homem man-tém. ( )

VI- A personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores, a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam-se num sistema ú-nico e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida. ( ) Assinale a alternativa que apresenta a associa-ção correta:

a) I-A, II-B, III-A, IV-A, V-B, VI-A

b) I-A, II-B, III-A, IV-B, V-B, VI-A

c) I-B, II-A, III-B, IV-B, V-A, VI-B d) I-B, II-A, III-B, IV-A, V-A, VI-A

4- Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que contém a(s) palavra(s) substituída(s) pelo sím-bolo #.

Ensinar exige

#

A vigilância do meu # tem uma importância e-norme na avaliação que, a todo instante, devo fazer da minha prática. Antes, por exemplo, de qualquer reflexão mais detida e rigorosa é o meu # que me diz ser tão negativo, do ponto de vista da minha tarefa docente, o formalismo in-sensível que me faz recusar o trabalho de um aluno por perda de prazo, apesar das explica-ções convincentes do aluno, quanto o desres-peito pleno pelos princípios reguladores da en-trega dos trabalhos. É o meu # que me adverte de que exercer minha autoridade de professor da classe, tomando decisões, orientando ativi-dades, estabelecendo tarefas, cobrando a pro-dução individual e coletiva do grupo não é sinal de autoritarismo de minha parte.

(...) O meu # me adverte de que há algo a ser compreendido no comportamento de Pedrinho, silencioso, assustado, temeroso, escondendo-se de si mesmo. O # me faz ver que o proble-ma não está nos outros meninos, na sua in-quietação, no seu alvoroço, na sua vitalidade. O meu # não me diz o que é, mas deixa claro que há algo a ser sabido.

(Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa – Paulo Freire)

a) Pragmatismo.

b) Reconhecimento de inacabamento. c) Reconhecimento de ser condicionado.

d) Bom-senso.

5- A escola não existiu sempre, trata-se de uma criação social do homem e, como tal, evolui his-toricamente. Atualmente, podemos afirmar que a escola deve, por princípio:

I- Ser uma instituição da sociedade, traba-lhando a serviço desta sociedade e por ela sustentada.

II- Buscar a universalização.

III- Viabilizar a substituição da realidade social pela realidade escolar.

IV- Preparar as crianças para viverem no mun-do adulto.

V- Fazer a mediação entre indivíduo e socie-dade.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente I, II, IV e V estão corretas.

(3)

6- A defasagem escolar* tem sido apontada por especialistas como um dos principais proble-mas do sistema de ensino brasileiro. A corres-pondência entre a idade do aluno e a série cur-sada indica, também, a quantidade de anos que são necessários, em média, para a conclu-são das séries, o tempo médio para alfabetiza-ção da populaalfabetiza-ção, o número de anos para con-clusão dos ciclos de ensino, dentre outros fato-res. O País observou uma redução satisfatória nesse indicador no ensino fundamental (41,6%), apesar de ainda ter uma taxa de defa-sagem elevada: cerca de 25,7% dos alunos deste nível de ensino estão defasados na cor-relação idade/série freqüentada, o que repre-senta cerca de 8,3 milhões, num universo de 32,5 milhões de estudantes.

Com relação a essa temática, analise as afir-mativas abaixo:

I- São várias as causas que podem explicar as elevadas taxas de defasagem: a falta de va-gas no pré-escolar, a repetência no sistema seriado, a falta de oferta de escolas no meio rural, o conteúdo carente das escolas de e-ducação infantil e creches, e a evasão esco-lar, entre outros.

II- A redução das taxas de defasagem deve-se, em grande parte, à adoção de programas de progressão continuada, que já estão sendo utilizados na grande maioria dos estados e no Distrito Federal.

III- O Estado de São Paulo já adotou o sistema de progressão continuada em mais de 70% dos estabelecimentos de ensino. Em Minas Gerais, esse percentual chega a quase 45%. Destaca-se, porém, uma diminuição expres-siva na procura destes estabelecimentos on-de o programa foi adotado, chegando a taxa de matrícula ser menor que a metade daque-la observada nos estabelecimentos onde não há progressão.

IV- Um aspecto a ser observado sobre o fenô-meno da defasagem escolar é a presença de valores mais elevados das taxas nas últimas séries do ensino fundamental.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente I, II e III estão corretas.

b) Somente I, II e IV estão corretas.

c) Somente I e IV estão corretas. d) Todas as alternativas estão corretas.

Proporção dos estudantes do ensino fundamental com idade superior à recomendada para cada série

em até 2 anos - Brasil - 2006

25,7%

15,0%

20,2% 22,1%

28,3%

32,0% 31,8%

27,5% 33,8%

Total 1a. 2a. 3a. 4a. 5a. 6a. 7a. 8a.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao (adaptado)

(*) adequação série-idade Relação existente entre a idade do estudante e a respectiva série freqüentada, que, de acor-do com o sistema educacional brasileiro, é de 7 anos de idade para a primeira série do ensino fundamental; 8 anos para a segunda série; e assim sucessivamente. Dessa forma, seguindo a recomendação do Ministério da Educação e de organizações internacionais, considerou-se defasada a criança com 9 anos ou mais de idade freqüen-tando a 1ª série; com 10 anos ou mais de idade freqüentan-do a 2ª série; com 11 anos ou mais de idade freqüentanfreqüentan-do a 3ª série; com 12 anos ou mais de idade freqüentando a 4ª série; com 13 anos ou mais de idade freqüentando a 5ª série; com 14 anos ou mais de idade freqüentando a 6ª série; com 15 anos ou mais de idade freqüentando a 7ª série; e com 16 anos ou mais de idade freqüentando a 8ª série.

7- O Capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases trata da educação especial, modalidade de educa-ção escolar oferecida preferencialmente na re-de regular re-de ensino, para educandos portado-res de necessidades especiais. Segundo essa Lei, os sistemas de ensino deverão assegurar aos educandos com necessidades especiais, exceto:

a) Currículos, métodos, técnicas, recursos e-ducativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

b) Totalidade dos professores do ensino regu-lar responsáveis pela integração desses educandos nas classes comuns e capaci-tados para atendimento especializado.

c) Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em vir-tude de suas deficiências, e aceleração pa-ra concluir em menor tempo o progpa-rama escolar para os superdotados.

(4)

8- A Educação Básica no Brasil tem por objetivo assegurar a todos os brasileiros a formação comum, indispensável para o exercício da ci-dadania e é composta por:

a) Educação infantil, ensino fundamental e en-sino médio.

b) Ensino fundamental e ensino médio.

c) Educação de primeiro, segundo e terceiro grau.

d) Todas as modalidades de educação ofereci-das gratuitamente pelo governo.

9- Cabe à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

a) Prover meios para a recuperação dos alu-nos de menor rendimento.

b) Normatizar e executar as formas de promo-ção de série.

c) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabe-lecidos.

d) Regularizar a base comum de currículo, a carga horária e a presença mínima em aula.

10- Dadas as afirmações abaixo, assinale a que expressa informação incorreta quanto ao EAD – Ensino a Distância:

a) A Educação a Distância – EAD pode ter ou não momentos presenciais.

b) Vários meios de comunicação de massa po-dem ser combinados para a auto-aprendizagem.

c) Instituição de Educação Superior devida-mente credenciada para ministrar o ensino presencial, pela legislação vigente, está i-senta do credenciamento específico para o EAD que queira administrar.

d) A forma de Ensino a Distância – EAD permi-te conferir desde certificado a diploma de graduação, se obedecidos todos os parâme-tros legais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Matemática

11- Dado o sistema ⎩⎨

= +

+ = −

1 y m)x (1

m 1 my x

, qual o valor de m para que o valor de x seja o maior possí-vel?

a) 1

b) 2 1 c) – 1

d) 2 1

12- Num triângulo ABC, retângulo em Aˆ, temos º

60 ˆ =

B . As bissetrizes destes ângulos se en-contram num ponto D. Se o segmento de reta BD mede 1 cm, então a hipotenusa mede:

a) 2 3 1+

cm

b) 2 + 3cm c) 1 +2 2cm

d) 1 + 3 cm

13- Seja C a circunferência x2 + y2 – 2x – 6y + 5 = 0. Considere em C a corda AB cujo ponto mé-dio é: M: (2, 2). O comprimento de AB (em uni-dade de comprimento) é igual a:

a) 2

b) 3

c) 32

(5)

14- Seja p(x) um polinômio de grau 3 tal que p(x) = p(x + 2) - x2 - 2, para todo x ∈ IR. Se – 2 é uma raiz de p(x), então o produto de todas as raízes de p(x) é:

a) 36 b) 18

c) -36

d) -18

15- Considere um triângulo isósceles ABC, retân-gulo em A. Seja D a intersecção da bissetriz do ângulo  como o lado BC e E um ponto da reta suporte do cateto AC de tal modo que os seg-mentos de reta BE e AD sejam paralelos. Sabendo que AD mede 2cm, então a área do círculo inscrito no triângulo EBC é

a) 2π

(

3−2 2

)

cm2.

b) 4π

(

3−2 2

)

cm2.

c) 3π

(

4−2 3

)

cm2.

d) π

(

4−2 3

)

cm2.

16- Seja P(x) um polinômio divisível por x - 1. Divi-dindo-o por x2 + x, obtêm-se o quociente Q(x) = x2 - 3 e o resto R(x). Se R(4) = 10, então o coe-ficiente do termo de grau 1 de P(x) é igual a a) 1

b) – 1

c) – 3 d) 3

17- Se k é um número inteiro positivo, então o con-junto A formado pelos elementos k2 + k é, ne-cessariamente,

a) Um conjunto de múltiplos de 3. b) Um conjunto de números ímpares.

c) Um conjunto de múltiplos de 2.

d) Um conjunto de números primos.

18- Considere o conjunto X dos números racionais da forma p/3, onde p é um inteiro positivo, de modo que p e 3 são primos entre si. A soma dos elementos de X que são maiores que 5 e menores que 12 é:

a) 357.

b) 119.

c) 36. d) 53.

19- Os pontos médios dos lados de um quadrado de perímetro igual a 2p são vértices de um quadrado de perímetro igual a:

a) 2p 2

b) 3p 2

c) 4p 2

d) p 2

20- Se o polinômio p = x4 – x3 – 10x2 + 4x + 24 é divisível por x2 – 4, então um outro divisor de p(x) é:

a) x2 + 4. b) (x – 4)2 c) x + 3

d) (x + 2)2

21- Os sinais das operações aritméticas são hoje de fácil identificação e aplicação graças ao grande mestre alemão Michael Stifel (1487-1567) que no início do século XVI começou a empregar os símbolos + e – como sinais das operações usadas atualmente. A fração

2 2

3 3

b ab a

b a

+ +

, quando a = 193 e b = 192, é i-gual a:

a) 1932 – 1922 b) 101

c) 1

d) 385

22- Dado que o polinômio p(x) = – 2x3 + mx2 – 5x + 2 é divisível por x – 1, então:

a) m = 9

b) m = 5

c) m = – 5 d) m = 2

23- Uma caixa d’água com 5m de comprimento, 3,0m de largura, e 1,5m de altura, está cheia até 3/5 do seu volume máximo logo, ela con-tém:

a) 12,5 m3 b) 13,1 m3 c) 12,1 m3

(6)

24- A cama hospitalar comprada por um determi-nado hospital no dia 10 de novembro de 2004 por R$ 1000,00, tem sofrido uma desvaloriza-ção de 10 % ao ano. O preço desta cama no dia 10 de novembro de 2008 será de:

a) R$ 756,10 b) R$ 576,10 c) R$ 656,10 d) R$ 567,10

25- Um caça localiza, por meio do seu radar, um alvo no solo que forma um ângulo de visão de 30º com a horizontal. Passados 2,5 segundos, o piloto do caça nota que este ângulo passa pa-ra 45º.

Considerando constantes a altura e a velocida-de, a que altura está o caça, se sua velocidade é de 400 m/s?

a) 500

(

3+1

)

m.

b) 600

(

3−1

)

m. c) 700 3 m. d) 1500 m.

26- Considere os seguintes subconjuntos de núme-ros naturais:

N = {0, 1, 2, 3, 4 …} P =

{

x∈N|6≤ x≤20

}

A =

{

x∈P|x épar

}

B =

{

x∈P|x édivisorde48

}

C =

{

x∈P|x émúltiplode5

}

O número de elementos do conjunto (A – B) ∩ C é: a) 3

b) 4 c) 5 d) 2

27- Num triângulo acutângulo ABC, o lado oposto ao ângulo  mede 5 cm. Sabendo que

5 3 arccos Aˆ =

e 5

2 arcsen Cˆ =

, então a área do triângulo ABC é igual a

a) 25/2 cm2 b) 12 cm2 c) 15 cm2

28- Em um hospital, deseja-se delimitar uma área retangular, de largura igual a x metros e de comprimento igual a y metros, para construir uma lanchonete para os visitantes. Sabendo-se que a área aumenta 90 m2 ao se dobrar simul-taneamente suas duas dimensões, podemos a-firmar que a área da lanchonete será de: a) 27 m2

b) 30 m2

c) 32 m2 d) 38 m2

29- Sejam α e β os ângulos agudos de um triângulo retângulo, e sabendo que sen22β - 2cos2β = 0, então sen α é igual a:

a)

2

8

4

b)

2 2

4

c)

4 8

4

d)

2 2

30- Seja p(x) um polinômio de 2º grau tal que: p(0) = - 20

p(1) + p(2) = – 18 p(1) – 3p(2) = 6

Então, o conjunto de todos os x para os quais p(x) < 0 é:

a)

{

x∈R|x<4ou x>5

}

.

(7)

RASCUNHO

PROVA DISCURSIVA

Os espaços abaixo estão reservados para rascunho da resposta definitiva,que deverá ser escrita em formulário próprio,com letra legível e à caneta.

O formulário para resposta definitiva será entregue juntamente com o cartão-resposta.

O rascunho NÃO será avaliado pela Banca Examinadora.

CONHECIMENTOS GERAIS

31- “Saber é perguntar. Saber é conhecer respostas. A escola precisa articular adequadamente estas duas atividades”. (Psicologias – Uma Introdução ao estudo de Psicologia, pág. 266).

De que forma pode o docente concretizar essa articulação?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

(8)

RASCUNHO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

32- Contextualizar conceitos da matemática é tarefa de professores interessados na efetiva aprendizagem do aluno. Considerando o conteúdo programático proposto para essa prova, dissertar sobre algumas das pos-sibilidades de se utilizar o objeto representado na figura acima como recurso didático-pedagógico em aulas para alunos cursando qualquer uma das quatro séries finais do Ensino Fundamental.

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

(9)

Referências

Documentos relacionados

Com um orçamento municipal girando por volta de R$ 623 milhões em 2012, segundo o boletim on-line Sua Cidade 9 , o município de Limeira conta, após quinze anos

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

No entanto, para se alcançar a eficiência do serviço público, o modelo gerencial de administração propõe, além de melhor planejamento administrativo, a criação de

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

como enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para isso, será realizada a análise à percepção dos professores e directores de escola face à