• Nenhum resultado encontrado

Vacinação contra meningite C é suspensa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Vacinação contra meningite C é suspensa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Rua Guadalajara, nº 175, Barra (Morro do Gato). Salvador - Bahia. CEP: 40.140-460 Tel.: 71 3339-2800 / Fax: 71 3245-5751 • e-mail: ascom@cremeb.org.br • www.cremeb.org.br JORNAL A TARDE ONLINE DATA: 02/03/2010

SEÇÃO: CIDADES ASSUNTO: MENINGITE

Vacinação contra meningite C é suspensa

A vacinação contra meningite C está suspensa nesta terça-feira, 2, em Salvador e nos outros municípios que tinham iniciado a campanha de imunização. Houve atraso na entrega das 300 mil doses que estavam previstas para chegar à capital baiana durante o Carnaval. A previsão é de que novas remessas cheguem até a próxima quarta-feira, 3.

"Não chamo de atraso, porque na época do Carnaval a Vigilância Sanitária não despacha, então, não tinha como chegar nesse período. E com esse intervalo [sem a chegada do lote], houve um desabastecimento", justifica Fátima Guirra, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apesar de já ter passado 13 dias do término da folia de Momo.

Com os postos de saúde sem as doses da medicação, a previsão é de que o novo lote de vacina seja levado de imediato para Salvador e região metropolitana, além de áreas de risco como Santo Antônio de Jesus, Eunápolis e Itapetinga.

"Já estamos com estratégia montada para assim que chegar, fornecer de imediato aos municípios. Os outros lotes devem chegar em sequência até completa 1,5 milhões de doses. A previsão é que até o final de março todos 417 municípios baianos tenham iniciado a vacinação", diz Fátima.

Devem ser imunizadas crianças com até 5 anos incompletos. A meta é imunizar 212 mil pessoas em Salvador.

JORNAL CORREIO ONLINE DATA: 02/03/2010

SEÇÃO: BAHIA ASSUNTO: GRIPE SUÍNA

Primeira etapa de vacinação contra nova gripe será entre os dias 8 e 19

Os preparativos para a campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) estão sendo concluídos pela Secretaria da Saúde (Sesab). De acordo com Agecom, a Bahia já recebeu 161 mil doses da vacina, que serão utilizadas na primeira etapa da estratégia de imunização.

Esta primeira etapa acontece entre os próximos dias 8 e 19 e contemplará trabalhadores de serviços de saúde e a população indígena. A coordenação do Programa Estadual de Imunização espera que cerca de 170 mil pessoas sejam vacinadas nesta etapa. Mais doses da vacina chegarão nos próximos dias, a fim de atender toda a população-alvo.

(2)

Rua Guadalajara, nº 175, Barra (Morro do Gato). Salvador - Bahia. CEP: 40.140-460 Tel.: 71 3339-2800 / Fax: 71 3245-5751 • e-mail: ascom@cremeb.org.br • www.cremeb.org.br

Os trabalhadores de saúde serão os primeiros contemplados para garantir que esses profissionais estejam em condições favoráveis para atender as pessoas que venham a adoecer, além de imunizar grupos da população selecionados em razão do maior risco de adoecer e ter complicações decorrentes da gripe.

As doses para atender os profissionais de saúde serão disponibilizadas em todas as unidades municipais.

Profissionais lotados em hospitais de grande porte terão acesso às vacinas no próprio local de trabalho.

No caso da população indígena, a operacionalização está sob a responsabilidade da Fundação Nacional de

Saúde (Funasa).

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir o risco de expansão e transmissão do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já circula em 209 países.

JORNAL CORREIO ONLINE DATA: 02/03/2010 SEÇÃO: SALVADOR ASSUNTO: MENINGITE

Vacinas contra meningite acabaram nos postos de saúde da capital

As geladeiras que guardam as doses de vacina contra a meningite meningocócica, forma mais grave, nos 130 locais de vacinação de Salvador, estão vazias, confirmou na segunda-feira (1) a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O primeiro lote da imunização contra a doença que a cidade recebeu, com 105 mil doses, acabou na última sexta-feira na maioria dos postos. Ontem (1), apenas em unidades de saúde pequenas havia chance de vacinação contra a doença.

Nesta terça-feira (2), a SMS destacou que em nenhum posto haverá vacina. Quem quiser proteger seu filho terá que procurar a vacinação na rede particular e desembolsar, em média, R$ 100 pelo medicamento. O desabastecimento nos postos da capital, de acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Fátima Guirra, ocorre em função do atraso no recebimento do segundo lote de vacinas.

As 300 mil doses, que deveriam ter chegado na semana do Carnaval, ainda não estão em Salvador. “A previsão contratual é que as vacinas cheguem até o dia 3 (quarta-feira). Tínhamos planejado que elas chegassem antes para não faltar, pela alta procura. Mas, no Carnaval, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do aeroporto de Guarulhos, que inspeciona os medicamentos, ficou fechada e não tivemos como liberar o lote”.

Metas

Apenas 60% das crianças de Salvador com até 5 anos, público alvo da campanha, já foram imunizadas, segundo confirmou a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Lorene Pinto. “A meta é vacinar 212 mil crianças na capital. Não é necessário desespero nem corrida aos postos. A campanha será estendida até o final do ano. No total, serão distribuídas 1,5 milhão de doses para todo o Estado”, disse.

A coordenadora da imunização destacou que quando as doses chegarem na capital as vacinas começarão a reabastecer os postos. “O primeiro lote acabou muito rápido e ocorre esse vazio na distribuição. Porém, assim que as vacinas chegarem, iniciaremos a realimentação dos postos. A situação será regularizada em todas as unidades até sexta- feira”, afirmou Guirra.

(3)

Rua Guadalajara, nº 175, Barra (Morro do Gato). Salvador - Bahia. CEP: 40.140-460 Tel.: 71 3339-2800 / Fax: 71 3245-5751 • e-mail: ascom@cremeb.org.br • www.cremeb.org.br Abastecimento

Desde o início da campanha, em 3 de fevereiro, Salvador recebeu 115 mil doses da vacina contra a doença. O último repasse, com 10 mil vacinas, aconteceu dia 20 de fevereiro. A SMS destacou que desde sexta-feira essa quantidade se esgotou nos postos de maior procura, como por exemplo no 5º Centro de Saúde (Centenário). Ontem (1), poucos postos ainda puderam vacinar.

Desse segundo lote, 97 mildoses deverão ser reservados para Sal vador. “O restante vamos começar a distribuir para outros pontos do Estado. A prioridade deve ser o Extremo Sul, principalmente Porto Seguro, onde teve surto em 2009”.

Em 2010, segundo último boletim epidemiológico divulgado pela Sesab, com dados até 13 de fevereiro, foram confirmados 79 casos de meningite, com 8 mortes. Destes, a doença meningocócica forma mais grave - foi responsável por 69,4% dos casos e cinco mortes. Em 2009, foram confirmados 1.511 casos de meningite e 152 mortes.

Secretaria recebeu doses contra gripe A

Enquanto há problemas no recebimento das vacinas contra a meningite, a Sesab já recebeu as primeiras 161 mil doses da vacina contra a gripe A (H1N1). A campanha tem início entre os dias 8 e 19 de março com a imunização dos trabalhadores da área de saúde e a população indígena.

A Sesab informou que as demais doses de vacinas chegarão nos próximos dias para suprir a demanda das outras fases da campanha. De 22 de março a 2 de abril, os medicamentos serão administrados em gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a menores de 2 anos. A população de 20 a 29 anos será contemplada de 5 a 23 de abril. Já as pessoas entre 30 e 39 anos se vacinam de 10 a 25 de maio. Idosos serão vacinados contra a gripe comum entre 24 de abril e 7 de maio. Aqueles com doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe A.

JORNAL TRIBUNA ONLINE DATA: 02/03/2010

SEÇÃO: SAÚDE ASSUNTO: GRIPE SUÍNA

Bahia se prepara para vacinar contra a gripe A

Mais de 170 mil pessoas devem ser vacinadas na primeira etapa baiana da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1), que contemplará, entre os próximos dias 8 e 19, trabalhadores de serviços de saúde e a população indígena do estado.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, a Bahia já recebeu 161 mil doses da vacina. Outros lotes do medicamento devem chegar ao estado nos próximos dias, a fim de atender toda a população-alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir o risco de expansão e transmissão do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já circula em 209 países.

A proposta é vacinar os trabalhadores de saúde, de forma a garantir que haja condições favoráveis para o atendimento de pessoas que venham a adoecer, além de imunizar grupos da população selecionados em razão do maior risco de complicações decorrentes da gripe.

(4)

Rua Guadalajara, nº 175, Barra (Morro do Gato). Salvador - Bahia. CEP: 40.140-460 Tel.: 71 3339-2800 / Fax: 71 3245-5751 • e-mail: ascom@cremeb.org.br • www.cremeb.org.br

Para garantir que todos os profissionais de saúde sejam vacinados contra a H1N1, as doses serão disponibilizadas em todas as unidades municipais. Profissionais lotados em hospitais de grande porte terão acesso às vacinas no próprio local de trabalho. No caso da população indígena, a operacionalização está sob a responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

JORNAL TRIBUNA ONLINE DATA: 02/03/2010

SEÇÃO: SAÚDE ASSUNTO: SAÚDE PÚBLICA

Cresce incidência de Câncer de Mama em mulheres jovens

Apesar de ser menos frequente em pacientes com idade inferior a 40 anos, a incidência do câncer de mama em mulheres jovens vem crescendo nos últimos anos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o diagnóstico em pacientes jovens subiu de 3% para 17% do total de casos nos últimos anos. Segundo especialistas, os números inspiram cuidados e preocupam especialistas da área, já que a mulher jovem – por ter mais tempo de vida pela frente – acaba sofrendo mais com os efeitos colaterais do tratamento da doença.

De acordo com o oncologista Fernando Medina da Cunha, diretor científico do Centro de Oncologia Campinas, o câncer de mama em mulheres é muito complexo, pois mexe com o psicológico e abala a auto-estima feminina.

“A mastectomia, que é a retirada da mama, é um dos tratamentos mais utilizados nos casos de câncer de mama. Em nossa sociedade a mulher se destaca como um ícone de beleza e vaidade, e a mama feminina simboliza toda a sensualidade e feminilidade. Assim, qualquer alteração na sua imagem acarretará modificações no seu dia-a-dia”, explicou.

Para o especialista, o momento mais difícil enfrentado pelas mulheres ainda é a quimioterapia, não só pelo sofrimento físico com os efeitos colaterais, mas também pelo impacto psicológico. “É o momento em que a mulher realmente demonstra estar doente, muito mais do que depois da cirurgia. A queda dos cabelos, tão importantes na vaidade feminina, afeta seriamente a auto-estima. Além disso, a quimioterapia provoca a diminuição da libido, o ressecamento vaginal e a interrupção da menstruação”, disse Fernando Medina.

A doença é a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina entre 39 e 58 anos de idade. No Brasil, o número de casos novos de câncer de mama esperados para 2010 será de 49.240, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença.

Segundo Fernando Medina, esse tipo de câncer não possui ainda uma causa definida, mas alguns fatores de risco são conhecidos, como histórico familiar, presença de alterações genéticas, além do ritmo de vida acelerado vivenciado hoje por grande parte das mulheres.

“Pacientes jovens fumam com mais fequencia, trabalham mais, estão mais sujeitas ao estresse e utilizam anticoncepcionais por tempo indeterminado. É importante dizer que mudanças de hábitos, como a prática

(5)

Rua Guadalajara, nº 175, Barra (Morro do Gato). Salvador - Bahia. CEP: 40.140-460 Tel.: 71 3339-2800 / Fax: 71 3245-5751 • e-mail: ascom@cremeb.org.br • www.cremeb.org.br

de atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável e parar de fumar, ajudam a prevenir o câncer, tanto o de mama quanto outros que atingem as mulheres”, esclareceu Medina.

O oncologista destacou ainda que, no caso de pacientes jovens, não é indicada a mamografia sem recomendação médica. “É preciso lembrar que este é um exame que inclui a emissão de radiação ionizante que, quando aplicada de forma excessiva, pode ser nociva à saúde. Por isso, não devemos antecipar a inclusão da mamografia no cotidiano de uma mulher precocemente, caso ela não tenha histórico familiar ou alterações genéticas que justifiquem o exame”, disse.

JORNAL TRIBUNA ONLINE DATA: 02/03/2010

SEÇÃO: SAÚDE ASSUNTO: MENINGITE

Novo lote de vacina contra meningite chega nesta quarta-feira

Um novo lote de vacinas contra meningite deve chegar a Bahia nesta quarta-feira (03), segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Há duas semanas, os postos de saúde da capital baiana ficaram sem o medicamento para imunizar crianças com no máximo quatro anos e 11 meses de idade. A vacinação foi suspensa durante o carnaval e retomada na quarta-feira de cinzas, quando as unidades de saúde operavam apenas com o que tinham em estoque.

De acordo com a Sesab, serão entregues 300 mil unidades do medicamento. As vacinas serão distribuídas por Salvador, Região Metropolitana (RMS) e três diretorias regionais de saúde: a 8ª, que compreende a região de Eunápolis, a 4ª, em Santo Antonio de Jesus, e a 14ª, que abrange Itapetinga e localidades vizinhas.

A campanha de vacinação contra meningite foi iniciada no dia 3 de fevereiro. Inicialmente, as vacinas foram distribuídas entre 115 Unidades de Saúde de Salvador e 127 postos em cidades como Camaçari, Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Mata de São João. A expectativa é de que, apenas na capital baiana, sejam imunizadas cerca de 212 mil crianças.

Adolescente permanece internada

A adolescente de 14 anos internada com meningite meningocócica permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Couto Maia, unidade especializada no tratamento de doenças infecto- contagiosas. A adolescente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 10, quando foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Após exames laboratoriais, a menor foi transferida para o Couto Maia, onde apresentou problemas renais e foi induzida ao coma. O namorado da adolescente, um jovem de 16 anos, morreu vítima da meningite meningocócica no dia 20 deste mês. O garoto foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Quinta dos Lázaros.

De acordo com a Sesab, foram registrados em 2010, até o dia 13 de fevereiro, 79 casos de meningite com oito mortes em toda a Bahia. Segundo os registros médicos, 36 (45,5%) vítimas apresentaram a doença origem bacteriana, 40 (51,2%) de origem viral, e três (3,8%) não especificadas e por outras etiologias.

Entre as bacterianas, destaca-se a Doença Meningocócica, com 25 casos e seis mortes, sendo cinco só em Salvador. Uma das vítimas, um homem identificado como Luís Cláudio, morto na terça-feira de Carnaval, morava no bairro de Itapuã, distrito sanitário com maior incidência da doença em 2009.

Referências

Documentos relacionados

A autora, ao contextualizar a sua obra, trata de questões sociais nos Estados Unidos no início do século XX. Os principais elementos destacados são: a segregação,

Pois foi em um desses eventos que o empresário conheceu Leandro Paganini, da Leandro Paganini Design, empresa paulistana voltada para projetos e instalações de sistemas de

a) Presença de múltiplas espigas (várias espigas na haste de uma mesma espiga): avaliada pela contagem do número de plantas na área útil da parcela com presença de

Conforme esperado, os resultados mostram que tanto a taxa de inflação quanto a taxa de desemprego afetam negativamente a probabilidade de um indivíduo relatar um maior nível

- os próprios fenômenos putrefativos ocorridos no cadáver; - difícil coleta das rugosidades, por conta da rigidez cadavérica;.. Quando a identificação por meio da Datiloscopia

Indeferido pela banca. Para haver coesão e coerência, conforme solicitado no enunciado, é preciso resepeitar os quesitos estruturais do texto, o que justifica a correção em

Não há diferença significante no que se refere à secção do ligamento carpal transverso e tempo opera- tório quando se comparam as técnicas endoscópica tipo Chow e convencional

Encontramo-nos em estado de guerra, e podemos sair vencedores nesta guerra; mas aqui temos que lutar contra um dos inimigos mais difíceis de vencer: é preciso