• Nenhum resultado encontrado

História da Saúde Pública no

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "História da Saúde Pública no"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

História da Saúde Pública no Brasil

Disciplina: Psicologia e Saúde Coletiva Professora: Ana Paula Dias Pereira

(2)

Saúde Coletiva

Para entender um pouco melhor, é preciso retroceder um pouco na história, visitando alguns marcos sociais importantes que contextualizam o quadro atual da saúde coletiva no Brasil.

(3)

Para responder tudo isso é necessário conhecer um pouco da história da saúde pública no Brasil

O SUS é uma grande conquista da população, certo?

Vocês sabem como o sistema de saúde pública funcionava antes do SUS?

Qualquer pessoa conseguia receber a devida assistência médica?

Quando as medidas públicas de vacinação e vigilância sanitária tiveram início?

Quais foram as mudanças trazidas pela constituição de 1988?

E, por fim, como esses acontecimentos geraram o contexto de saúde pública atual?

(4)

Brasil Colonial (1500 a 1822)

A saúde pública praticamente inexistiu no Brasil colonial.

No modelo de exploração instaurado por Portugal em solo brasileiro, a saúde pública definitivamente não era uma preocupação.

As únicas formas de assistência à saúde era com os pajés e os curandeiros com habilidades na arte de curar, limitava-se aos próprios recursos da terra (plantas e ervas).

Esse padrão se estendia além dos limites de classes sociais.

A carência de profissionais médicos no Brasil Colônia era tão grande que no Rio de Janeiro, em 1789, só existiam quatro médicos exercendo a profissão.

Em outros estados brasileiros nem existiam.

(5)

Família Real

As mudanças começaram a surgir com a chegada da família real portuguesa e de sua corte, em 1808.

Começaram a se preocupar com a situação sanitária no país.

João VI fundou na Bahia o Colégio Médico - Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro.

Vinda da família real (1808) Controle Sanitário Mínimo Até 1850, as atividades de saúde estavam limitas ao seguinte:

Delegação das atribuições sanitárias às juntas municipais;

Controle de navios e saúde dos portos.

(6)

Século da ciência (1900 a 1930)

O século XX, este foi anunciado como o século da ciência, do progresso, da eletricidade, da engenharia e da medicina.

No início do século XX:

a situação da saúde foi considerada uma “Vergonha Nacional”, devido às epidemias de cólera, varíola, malária, tuberculose, febre amarela e peste, nas principais cidades brasileiras.

não havia atendimento médico de caráter público, e a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade, e mantidos pela igreja.

Varíola Tuberculose Febre

amarela Malária

(7)

Revolta da Vacina

Baseando-se nos conhecimentos do Instituto Soroterápico Federal, criado em 1900, e na necessidade de reforma urbana e sanitária da cidade do Rio de Janeiro, o sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma fase de intensas mudanças na saúde pública brasileira.

Por meio de medidas autoritaristas e militares, casas foram demolidas, pessoas desalojadas, mosquitos combatidos, doentes isolados e vacinações realizadas à força, tudo em nome da saúde pública.

A população não foi educada sobre por que motivo tudo aquilo vinha acontecendo.

O desagrado com as medidas de Oswaldo Cruz culminou em uma revolta, em 1904.

Carlos Chagas, sucessor de Oswaldo Cruz, conseguiu equilibrar melhor as ações, progredindo sem oposição popular.

(8)

Aposentadoria e pensão

Apesar de todos os avanços, o sistema de saúde continuava informal e baseado em consultas particulares, sem um sistema que previsse assistência em casos de acidentes, remuneração nas férias ou qualquer legislação trabalhista. Foi só com a imigração de trabalhadores europeus que a pressão para a criação de tal sistema se fortaleceu, levando ao surgimento da Lei Elói Chaves, em 1923.

Criou-se as chamadas Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs), que eram mantidas e geridas pelas empresas e ofereciam serviços médicos aos funcionários e a suas famílias, além de descontos em medicamentos, aposentadoria e pensão para herdeiros.

Nada aconteceu no meio rural, assim como não se levou em conta as pessoas desempregadas.

Lei Elói Chaves (1923)

Marco inicial da previdência

social Cria as CAPs

(9)

Getúlio Vargas

Com a revolução de 1930 e a tomada de poder por Getúlio Vargas, o governo federal passou a concentrar funções e aumentar o controle.

Criou-se o primeiro Ministério com ações na área da saúde, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública.

Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio que organizou as Caixas de Aposentadoria e Pensão, que se tornaram Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs).

A assistência à saúde era direito somente dos trabalhadores participantes dos IAPs e seus familiares.

O restante da população brasileira dependia da assistência particular ou caso não possuísse recursos financeiros, de hospitais filantrópicos.

(10)

Governos Militares

Em 1964, os militares assumem o governo e criam o INPS Instituto Nacional de Previdência Social, para garantir aos trabalhadores urbanos e seus dependentes os benefícios da previdência social.

Os governos militares estabeleceram contratos e convênios com os hospitais já existentes, pagando pelos serviços prestados aos usuários do INPS.

Em 1978, com o aumento da população, houve necessidade de ampliar o sistema de CAPs, culminando com a criação do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

(11)

Medicina Previdenciária e Medicina da Saúde Pública

(12)

Movimento de Reforma Sanitária

(13)

Criação do SUS

1986: Avançaram e organizaram-se as propostas da Reforma Sanitária na VIII Conferência Nacional de Saúde – bases para a criação do Sistema único de Saúde (SUS).

Delinearam-se os fundamentos do SUS.

(14)

Constituição de 1988

A constituição de 1988 chega e estabelece a saúde como um direito de todos e um dever do estado, formando a base para o sistema público e universal atual.

A Lei Orgânica da Saúde, Lei Federal nº 8.080/90, implementada em 1990 - especifica as atribuições e organização do SUS

(15)

A história da saúde pública no Brasil – 500

anos na busca de soluções

(16)

Políticas de saúde no Brasil: Um século de

luta pelo direito à saúde

(17)

Vídeos

A história da saúde pública no Brasil – 500 anos na busca de soluções https://www.youtube.com/watch?v=7ouSg6oNMe8

Políticas de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde

Vídeo resumido:

https://youtu.be/hG6aDvVxMZs

Vídeo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=L7NzqtspLpc

Referências

Documentos relacionados

Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Segunda Terça Início Fim 7h45 8h30 Chegada e tour de orientaçao no Campus Pequeno almoço 9h00 10h30 Visita dia inteiro a Londres

➢ O acesso da população à rede deve se dar através dos serviços de nível primário de atenção que devem estar qualificados para atender e resolver os principais problemas

A lei 8.080 define a organização básica das ações e serviços de saúde, quanto à direção, gestão, competências e atribuições de cada esfera de governo do SUS.... Por que

Bancários se concentraram no Sindicato e saíram em caminhada pelas ruas do Centro para lançar a Campanha Nacional 2014. No alto, o lançamento da Campanha

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes

As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes