• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

Coordenação/Colegiado ao(s) qual(is) será vinculado:

Direito

Curso (s) : Direito

Nome do projeto: Democracia e Partidos Políticos Nome do professor orientador: Luciene Dal Ri Nome do professor co-orientador:

Nome do coordenador(a) do Curso: Maikon Cristiano Glasenap

Para a Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ, mantenedora do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville, encaminhamos anexo, Projeto de Iniciação Científica a ser submetido ao Edital nº 01/2014 Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior – UNIEDU, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, e declaramos nosso interesse e prioridade conferida ao desenvolvimento do projeto ora proposto, assim como nosso comprometimento de que serão oferecidas as garantias necessárias para sua adequada execução, incluindo o envolvimento de equipe, utilização criteriosa dos recursos previstos e outras condições específicas definidas no formulário anexo.

__________________, ____ de ___________ de 2014

____________________________________________ _________________________________________________

Professor orientador Professor coorientador

____________________________________________

Coordenador do Curso

(2)

2 – DESCRIÇÃO DO PROJETO

Orientações para organização do texto( projeto): Fonte: Times New Roman ou Arial, 12.

Espaçamento entre linhas simples, o texto deverá estar justificado. Todos os autores deverão estar corretamente citados no texto e descritos nas referências.

Título do Projeto:

Democracia e Partidos Políticos Tipo de Projeto ( 24 meses ) (X) Apresentado pelo professor;

Resumo do Projeto

A doutrina constitucionalista, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Fundação Konrad Adenauer têm enfatizado a importância e as deficiências dos partidos políticos como elemento para a democracia. Os partidos políticos brasileiros denotam que não conseguem cumprir suas funções essenciais. O sentimento dos cidadãos de não encontrarem representatividade no corpo político legislativo, inviabiliza o exercício da democracia. A pesquisa identificará e analisará os dados da crise política brasileira, à luz de relatórios internacionais e da doutrina; analisará sistema político brasileiro, considerando a atual regulação jurídica dos partidos políticos e buscando as possibilidades de mudança da sua regulação jurídica por meio dos projetos de reforma política que tramitam no Congresso Nacional; visando finalmente avaliar a possibilidade de superação da crise política por meio da atuação dos partidos políticos.

Texto limitado em até 200 palavras Problematizacão (Problema de pesquisa)

Os partidos políticos têm apresentado como uma das principais dificuldades o fato de não conseguirem canalizar os interesses de seus representados, particularmente na prática da cidadania. Tal fato ocasiona uma relação conflituosa entre partidos políticos e organizações da sociedade civil. Os líderes consultados pelo PNUD entendem que a solução dessa dificuldade não está no fortalecimento de instrumentos de democracia direta, mas no fortalecimento dos partidos políticos.

Considerando o quadro de normas que rege a atividade partidária brasileira, questiona-se:

− Qual o atual quadro da crise política brasileira?

− Os projetos de reforma política que tramitam no Congresso Nacional, podem fortalecer os partidos políticos e a democracia?

− Pode-se superar a crise política brasileira por meio da atuação dos partidos políticos?

Texto limitado a 20 linhas

Justificativa (descrever o problema de pesquisa e sua importância científica , tecnológica e sócio-econômico-ambiental para a região )

A crise do sistema político brasileiro, pautada sobre temas de governança e representatividade, e evidenciada pelo relatório A Democracia na América Latina (PNUD, 2004), bem como pela fundação Konrad Adenauer (Cadernos Adenauer Vol. 3/2007: Partidos políticos: quatro continentes). A citada pesquisa PNUD (2004, p. 14) denota “que os corpos

(3)

legislativos e os partidos políticos têm apoio de menos de um quarto da população”, sendo as instituições mais mal vistas dentro do sistema democrático. Os partidos políticos, enquanto canais de representação, atravessam uma forte crise, motivada na distância entre representantes e representados e expressa por meio da desconfiança. A população denota na pesquisa (PNUD, 2004, p. 27 e 50) que o político membro do Poder Legislativo não encarna um projeto de futuro compartilhado pela sociedade.

Os partidos políticos têm apresentado como uma das principais dificuldades o fato de não conseguirem canalizar os interesses de seus representados, particularmente na prática da cidadania (PNUD, 2004, p. 27). Tal fato ocasiona uma relação conflituosa entre partidos políticos e organizações da sociedade civil.

A importância do tema, evidenciado em relatórios internacionais, justifica a necessidade da pesquisa particularmente no que tange ao atual sistema político brasileiro, visando a construção de um quadro da atual situação e possíveis propostas de solução.

Texto limitado a 20 linhas Objetivo Geral: ( Onde estamos....Onde queremos chegar.)

Analisar a atual crise política brasileira, considerando se o atual modelo constitucional brasileiro pode superar a citada crise por meio da atuação dos partidos políticos. Para tanto, considerar-se-á o atual quadro de normas que rege a atividade partidária, bem como as possibilidades levantadas pelos projetos de reforma política que tramitam no Congresso Nacional.

Texto limitado a 05 linhas Objetivos específicos ( Etapas que devem ser cumpridas para se atingir o objetivo geral.)

Como objetivos específicos a serem tratados nesse projeto, indicam-se:

- Levantamento de referências sobre o tema;

- Analisar as referências levantadas, considerando os dados apresentados no relatório “A Democracia na América Latina” (PNUD, 2004), no “Cadernos Adenauer Vol. 3/2007:

Partidos políticos: quatro continentes” (Fund. Konrad Adenauer, 2007) e nos relatório anuais da Fundação Konrad Adenauer buscando compreender o atual quadro da crise política no Brasil;

- Analisar a atual regulação jurídica dos partidos políticos no Brasil;

- Compreender as possibilidades de mudança da regulação jurídica dos partidos políticos conforme os projetos de reforma política que tramitam no Congresso Nacional;

- Observar se por meio da atuação dos partidos políticos é possível superar a atual crise política brasileira;

- Preparação de relatório final, artigo científico e banner sobre a pesquisa e seus resultados.

Texto limitado a 15 linhas Metodologia (Descrição dos procedimentos, instrumentos( questionários, formulários, entrevistas, softwares), técnicas e materiais(equipamentos) a serem utilizados na execução do projeto).

O método adotado na pesquisa é de análise de fontes (constituição, leis, projetos de lei e projetos de emenda constitucionais) e de pesquisa bibliográfica, considerando o método dialético, e aquele empírico, buscando realizar uma análise que confronte as diferentes teorias sobre o tema, com o contexto político e social na qual estão inseridas.

Em primeiro momento analisar-se-á os dados apresentados no relatório A Democracia

(4)

na América Latina (PNUD, 2004), no “Cadernos Adenauer Vol. 3/2007: Partidos políticos:

quatro continentes” (Fund. Konrad Adenauer, 2007) e nos relatório anuais da Fundação Konrad Adenauer sobre crise política e partidos políticos. Buscando a compreensão dos diferentes aspectos da atual crise política;

Em segundo momento, far-se-á a identificação e análise do sistema político brasileiro, por meio da atual regulação jurídica dos partidos políticos;

Em terceiro momento compreender-se-á quais as possibilidades de mudança da regulação jurídica dos partidos políticos por meio dos projetos de reforma política que tramitam no Congresso Nacional;

Em quarto momento observar-se-á se por meio da atuação dos partidos políticos é possível superar a atual crise política brasileira.

Ao final, objetiva-se a preparação de relatório final, artigo e banner sobre a pesquisa.

Texto limitado em 02 página Fundamentação Teórica

A crise da democracia presente hoje na América Latina, faz emergir a concepção de Rousseau que “rigorosamente falando, nunca existiu verdadeira democracia nem jamais existirá.

Contraria a ordem natural o grande número governar, e ser o pequeno governado”.

(ROUSSEAU, 2002, p. 94)

Para o autor, a democracia seria possível apenas em Estados pequenos, onde fosse fácil reunir o povo e onde cada cidadão possa conhecer a todos os outros; onde exista simplicidade de costumes que previna o luxo, o excesso de problemas e as discussões espinhosas. Nesse sentido, a ideia de que a soberania não pode ser representada, posto que ela consiste essencialmente na vontade geral, a qual de modo algum se representa. Para ele, seja como for, no instante em que o povo se dá representantes, deixa de ser livre e de ser povo.

(ROUSSEAU, 2002, p. 134)

A concepção de constitucionalismo enquanto movimento que busca a limitação do poder do Estado, e a consolidação das liberdades dos indivíduos, passa atualmente pela divisão de poderes e a atuação de partidos políticos em parlamento. A existência de uma pluralidade de partidos atuantes no parlamento implica em um dos meios de consolidação da democracia e de evitar a ditadura, reforçando as liberdades individuais e os direitos políticos. (SAJÓ, 1999, p. 4).

A busca por uma democracia efetiva no Brasil e na América Latina pós-ditaduras, tem gerado pesquisas e reflexões que apontam para uma crise de representatividade e a necessidade de uma Reforma de Estado. (BRESSER PEREIRA, 1997, p. 51) O sentimento dos cidadãos de não encontrarem representatividade no corpo político legislativo, inviabiliza o exercício da democracia (PNUD, 2004, p. 27).

A crise da política se manifesta tanto na baixa credibilidade e prestígio dos partidos quanto na pouca eficácia dos governos para abordar as questões centrais detectadas como déficit de cidadania, em particular, os déficits que dizem respeito aos direitos civis e sociais. (PNUD, 2004, p. 51)

Além das pesquisas do PNUD, a Fundação Konrad Adenauer, por meio do relatório anual sobre o “Índice de desarrollo democratico da America Latina” enfatiza a importância dos partidos políticos. O mesmo ocorre nos “Cadernos Adenauer Vol. 3/2007: Partidos políticos:

quatro continentes”:

(5)

Sabemos que os partidos políticos representam um dos elementos necessários para uma democracia pluralista e cumprem funções que ajudam a organizar as sociedades complexas e produzem legitimidade para a tomada de decisões políticas.

(ADENAUER, 2007, p. 07)

Porém, constata problemas na realização de suas funções essenciais.

Numerosos partidos mostram deficiências em relação à democracia interna, às suas estruturas organizacionais, ao acolhimento de novos membros. Vários partidos não têm a capacidade de elaborar programas e propostas sérias para os problemas das suas sociedades, e os seus candidatos e representantes com freqüência são mal preparados para as tarefas parlamentares e governamentais. Em muitos casos, as lideranças partidárias usam os seus partidos como veículos de interesses individuais e menos para a promoção da participação política dos seus afiliados ou busca por boas práticas de governo. (ADENAUER, 2007, p. 8)

A constatação da crise supera os relatórios e tem sido tratada na doutrina com reflexos diretamente na figura do Estado. Segundo Lobrano (2009, p. 16), o modelo de democracia moderna, baseada na figura do Estado, tem se mostrado em crise por meio da perda da legitimidade da representação política.

No âmbito de Reformas Políticas, as propostas para modificação das regras que envolvem o funcionamento dos partidos políticos denotam certa preocupação. Observa-se assim o tratamento de alguns temas, como:

− As regras de financiamento de campanhas eleitorais (PEC 352/32013);

− As coligações partidárias transformarem-se em blocos parlamentares até o fim da legislatura (PEC 352/2013);

− O fim das coligações (PEC's 84/2011, 1486/2011, 403/2011, 82/2003, 7048/2002 e 1562/1999);

− o enrijecimento das regras de criação dos partidos políticos (PEC's 326/2013, 344/2013 e 345/2013);

− O término do financiamento privado das campanhas, adotando o financiamento público integral (PL's 5277/2009, 1445/2007 E 1275/2007).

Se as propostas da Reforma Política apresentam respostas para os problemas apresentados nos relatórios é um dos pontos a ser discutido nessa pesquisa, contrapondo, porém a visão de Paulo Bonavides (2001, p. 44) e Gilberto Bercovici (2004, p. 23) no que tange à necessidade de ampliação de instrumentos de democracia direta.

Texto limitado em até 05 páginas

3. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ETAPA OU FASE DO PROJETO

Objetivo Específico Etapa/Fase (O que?) Especificação (Como?) Início

Semanas e meses Término Semanas e meses

(6)

Objetivo Específico Etapa/Fase (O que?) Especificação (Como?) Início Semanas e meses

Término Semanas e meses

1° fase:

levantamento de referências sobre o tema crise política e partidos

políticos. Objetivo ter material para montar quadro de dados sobre a crise política.

1° fase:

levantamento de referências sobre o tema crise política e partidos

políticos. Objetivo ter material para montar quadro de dados sobre a crise política.

1° fase:

levantamento de referências sobre o tema crise política e partidos

políticos. Objetivo ter material para montar quadro de dados sobre a crise política.

01/05/14 30/07/14

2° fase:

Identificação do atual quadro da crise política no Brasil, por meio da análise das

referências levantadas, considerando o relatório A Democracia na América Latina (PNUD, 2004), dos relatórios anuais Índice de desarrollo democratico da America Latina; e dos “Cadernos Adenauer Vol.

3/2007: Partidos políticos: quatro continentes” da Fundação Konrad Adenauer.

2° fase: Construir quadro da crise política brasileira, por meio da análise das referências levantadas e considerando o relatório A Democracia na América Latina (PNUD, 2004), o índice de

desarrollo democratico da America Latina e os Cadernos Adenauer, Vol.

3/2007: Partidos Políticos: quatro continentes.

2° fase: Ler, fichar e organizar dados sobre a crise política brasileira em às referências levantadas e considerando o relatório A Democracia na América Latina (PNUD, 2004), o índice de desarrollo democratico da America Latina e os Cadernos Adenauer, Vol.

3/2007: Partidos Políticos: quatro continentes.

01/08/14 30/01/15

(7)

Objetivo Específico Etapa/Fase (O que?) Especificação (Como?) Início Semanas e meses

Término Semanas e meses

3° fase:

Identificação e análise das normas que regem os partidos políticos brasileiros.

Objetivo: Montar um quadro do atual sistema político brasileiro.

3° fase:

Identificar e analisar as normas que regem os partidos políticos brasileiros.

Objetivo: Montar um quadro do atual sistema político brasileiro.

3° fase:

Identificar e analisar as normas que regem os partidos políticos brasileiros.

Objetivo: Montar um quadro do atual sistema político brasileiro.

01/02/15 30/07/15

4° fase:

Identificar as propostas de Reforma política que tratam de partidos políticos e analisar as

possibilidades de mudança.

4° fase:

Identificar as propostas de Reforma política que tratam de partidos políticos e analisar as

possibilidades de mudança.

4° fase: e as Identificar as propostas de Reforma política que tratam de partidos políticos e analisar as

possibilidades de mudança.

01/08/15 30/11/15

5° fase:

Avaliar se com as atuais normas e as possíveis mudanças propostas pela Reforma política em tema de partidos políticos é possível superar a atual crise política brasileira.

5° fase:

Avaliar se com as atuais normas e as possíveis mudanças propostas pela Reforma política em tema de partidos políticos é possível superar a atual crise política brasileira.

5° fase:

Avaliar se com as atuais normas e as possíveis

mudanças propostas pela Reforma política em tema de

partidos políticos é possível superar a atual crise política brasileira.

01/12/15 28/02/16

6° fase: preparação e apresentação de relatório final, artigo e banner.

6° fase: produzir e apresentar relatório final, artigo e banner.

6° fase:

confrontar resultados encontrados na pesquisa

bibliográfica e nas fontes.

01/03/16 30/04/16

(8)

4. REFERÊNCIAS

( Descrever as utilizadas na elaboração do projeto.Todas as referências deverão estar citadas no corpo do projeto, conforme normas ABNT)

BERCOVICI, GILBERTO. CONSTITUIÇÃO E POLÍTICA: UMA RELAÇÃO DIFÍCIL.

REVISTA LUA NOVA, N. 61, 2004. DISPONÍVEL EM:

HTTP://WWW.SCIELO.BR/PDF/LN/N61/A02N61. ACESSO EM: 21/09/2012.

BONAVIDES, PAULO. TEORIA CONSTITUCIONAL DA DEMOCRACIA

PARTICIPATIVA. MALHEIROS EDITORES: SÃO PAULO, 2001.

CADERNOS ADENAUER VIII (2007), NO 3. PARTIDOS POLÍTICOS: QUATRO CONTINENTES. RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER, NOVEMBRO 2007.

LOBRANO, GIOVANNI. A TEORIA DA RESPUBLICA (FUNDADA SOBRE A

“SOCIEDADE” E NÃO SOBRE A PESSOA JURÍDICA”) NO CORPUS JURIS CIVILISDE JUSTINIANO (DIGESTO 1.2-4), REVISTA SEQUÊNCIA, N. 59, P. 13-41, DEZ. 2009.

PEREIRA, LUIZ CARLOS BRESSER. "A REFORMA DO ESTADO DOS ANOS 90."

BRASÍLIA, CADERNOS DO MARE, N. 1, BRASÍLIA, 1997.

PNUD. A DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA. SP: LM&X, 2004.

FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER. POLILAT. ÍNDICE DE DESARROLLO DEMOCRÁTICO DE AMÉRICA LATINA. MONTEVIDEO, 2012.

ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. DO CONTRATO SOCIAL. VERSÃO PARA EBOOK.

FONTE DIGITAL: www.jahr.org.

SAJÓ, ANDRÁS. LIMITING GOVERNMENT. AN INTRODUCTION TO

CONSTITUTIONALISM. CENTRAL EUROPEAN UNIVERSITY PRESS, 1999.

5. RESUMO DO ORÇAMENTO:

FERJ Setor de Pesquisa

Contrapartida

(quando houver parcerias) Total R$

Elementos de Despesa Quantidade Preço Unitário Quantidade Preço Unitário

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, o estudo justifica-se pela importância e o desenvolvimento amplo do tema nas últimas décadas, pelas críticas produzidas por Dye (2001) sobre as ideias de

Este trabalho visa realizar uma abordagem das principais pesquisas realizadas até o momento sobre o reaproveitamento de cavados metálicos ferrosos por meio da técnica

Simular o fenômeno na bancada e fazer medições de pressão e vazão Estudo experimental na bancada existente Medidas experimentais 22/06/2013 01/07/2013 Registrar o fenômeno da

Realizar um levantamento das ferramentas utilizadas para editoração de livros digital, categorizá-las, identificar critérios para avaliação, submeter aos critérios e

A “incúria dos párocos”, destacada em quase todos os estudos que se debruçaram sobre os livros paroquiais, pode ter sido a causa da desordem em que se encontra este livro,

Em um segundo momento, busca-se neste artigo, demonstrar a utilização da tortura como método de investigação, para tentar arrancar confissões ou depoimentos que

Isso pode ser explicado pelo fato de que, segundo Modenesi et al (2013), em um cordão de solda o metal líquido da poça de fusão em contato com o metal de base não é fortemente

14.6 Precauções especiais para o utilizador: Não são necessárias precauções especiais para este produto. 14.7 Transporte a granel em conformidade com o anexo II da Convenção