• Nenhum resultado encontrado

Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (VINCULADA AO COMANDO DA AERONÁUTICA) NORMA DA INFRAERO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (VINCULADA AO COMANDO DA AERONÁUTICA) NORMA DA INFRAERO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

NORMA DA INFRAERO

ASSUNTO

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

RESPONSÁVEL

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO - DA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL - DAAP

CÓDIGO DE CONTROLE

NI - 18.04 (APE)

DATA DE EFETIVAÇÃO

07/10/99

ANEXOS APLICAÇÃO

GERAL

CONTROLE

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - PR (PDO)

(2)

I - DA FINALIDADE

1 - A presente Norma da INFRAERO tem por finalidade regulamentar a padronização, aquisição, distribuição, guarda e uso do EPI adequado à proteção da integridade física do empregado.

II - DO CONCEITO

2 - Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo o dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.

III - DOS CRITÉRIOS

3 - Os EPI devem obedecer os padrões determinados pelo órgão competente e serão usados somente nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecerem completa proteção contra os riscos ambientais;

b) como medida complementar aos dispositivos de proteção coletiva;

c) temporariamente, enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

d) emergencialmente, em casos de exposição de empregados a riscos iminentes;

e) excepcionalmente, para atender aos visitantes em geral (empregados da INFRAERO, público em geral, autoridades).

IV - DA COMPETÊNCIA

4 - Compete à área de Segurança e Higiene Ocupacional:

a) assessorar a chefia quanto à utilização e conservação dos EPI pelos empregados;

b) determinar o uso de EPI adequado para cada atividade específica;

c) aprovar os EPI a serem padronizados e utilizados no âmbito da Sede e dos Centros de Negócios Aeroportuários;

d) definir quais os EPI adequados às atividades dos empregados e treiná-los quanto ao uso, conservação e higienização dos EPI, quando da admissão e mudanças de cargos/função, autorizando o primeiro fornecimento;

(3)

NOTAS

1 Não existindo a área de Segurança e Higiene Ocupacional na dependência, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) passa a ser o representante da Empresa no que diz respeito ao item d.

2 Não existindo a área de Segurança e Higiene Ocupacional ou CIPA na dependência, o empregado designado pelo superintendente do Aeroporto passa a ser o representante da Empresa no que diz respeito ao cumprimento do item d.

e) alterar as especificações dos EPI, elaborando parecer técnico atestando a sua eficácia;

f) periodicamente visitar os almoxarifados para verificar, no que trate de EPI, os documentos que venham a comprovar ou não o seu fornecimento (Notas de Fornecimento de Materiais e Autorização para Fornecimento de EPI (Form. 18.04.01), bem como, o processo de distribuição e sua eficácia;

g) elaborar os Manuais de EPI por função e de utilização, limpeza, conservação e durabilidade em cada dependência;

h) promover reciclagem de segurança em consenso com as respectivas áreas, visando o adequado uso dos EPI, bem como a conscientização dos empregados.

NOTA - A elaboração dos manuais citados na alínea g, nas dependências que não possuírem área de Segurança e Higiene Ocupacional, será de responsabilidade de cada Centro de Negócios Aeroportuários.

5 - Compete ao almoxarifado:

a) catalogar os EPI aprovados pela área de Segurança e Higiene Ocupacional, de acordo com as determinações da NI - 9.02 (ADM), mantendo-os em estoque e separados dos demais;

b) efetuar a entrega dos EPI, mediante autorização assinada pelo responsável;

c) efetuar a programação de consumo, ouvida a área de Segurança e Higiene Ocupacional, a fim de que seja evitada a falta ou excesso de material que provocaria deficiência na distribuição ou desembolso financeiro desnecessário, fornecendo à área de Segurança e Higiene Ocupacional, mensalmente, o relatório de estoque;

d) manter os EPI estocados adequadamente, de forma a preservar suas características técnicas e condições de uso;

e) manter registro dos EPI entregues aos empregados, mediante formulário específico (Form.18.04.02);

(4)

f) Encaminhar à área de Segurança e Higiene Ocupacional, CIPA ou representante designado, a 2ª via da autorização de entrega do EPI (Form. 18.04.01).

6 - Compete ao chefe imediato do empregado:

a) efetuar a fiscalização rigorosa do uso obrigatório do EPI;

b) encaminhar o empregado ao almoxarifado, quando houver a necessidade de substituição dos EPI, com a autorização (Form. 18.04.01), devidamente assinada;

c) aplicar/propor o disposto no item 16 desta Norma;

d) comunicar às áreas de Segurança e Higiene Ocupacional e de Administração de Pessoal, qualquer alteração nas atividades desenvolvidas pelos seus subordinados ou nos processos de trabalho existentes na área.

7 - Compete ao empregado:

a) usar os EPI com a finalidade a que se destinam;

b) responsabilizar-se pela guarda e conservação dos EPI recebidos;

c) comunicar ao chefe imediato ou supervisor qualquer alteração que torne o EPI impróprio para o uso;

d) retirar do almoxarifado os EPI conforme autorização concedida pelo seu superior imediato;

e) comunicar imediatamente à área de Segurança e Higiene Ocupacional, à CIPA ou ao representante designado, conforme o caso, qualquer impedimento para a retirada dos EPI no almoxarifado, seja por falta de estoque ou meio de transporte, como também, negativa do chefe imediato de liberá-lo.

V - DA PADRONIZAÇÃO DOS EPI

8 - Com a finalidade de padronizar os EPI em cada Centro de Negócios Aeroportuários e permitir sua perfeita identificação no âmbito da Empresa, a área de Segurança e Higiene Ocupacional deverá informar à área de Materiais os EPI a serem catalogados, tendo como base os levantamentos de Higiene Ocupacional constantes do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

a) as informações para catalogação dos EPI que atenderão as dependências que não possuem a área de Segurança e Higiene Ocupacional será de responsabilidade de cada Centro de Negócios Aeroportuários.

9 - Os almoxarifados dos Centros de Negócios Aeroportuários, deverão manter um caderno de materiais específicos de EPI.

(5)

10 - Toda vez que se tornar necessária a troca de informações sobre EPI, deverão ser utilizados os códigos, nomes e unidades de fornecimento constantes do caderno de materiais.

VI - DA AQUISIÇÃO

11 - Com base na catalogação e especificação, a área de materiais do Centro de Negócios Aeroportuários informará quais os EPI que deverão ser adquiridos. A especificação e quantidade deverão ser encaminhadas à Divisão de Segurança e Higiene Ocupacional, na Sede, que providenciará a aquisição, ou a seu critério, descentralizará recursos orçamentários para o Centro de Negócios Aeroportuários, que providenciará a aquisição.

VII - DA DISTRIBUIÇÃO DO EPI AO EMPREGADO

12 - O empregado, de posse da autorização (Form. 18.04.01), comparecerá imediatamente ao almoxarifado, onde retirará o EPI especificado.

13 - A autorização será emitida em 02 (duas) vias, sendo que a primeira ficará arquivada no almoxarifado e a segunda via será encaminhada à área de Segurança e Higiene Ocupacional, CIPA ou representante designado, conforme o caso.

14 - O almoxarifado não está autorizado a substituir o EPI sem a apresentação da autorização.

15 - Caso o empregado não comprove por prova documental ou testemunhal que seu EPI tenha sido furtado ou extraviado e que ele não deu causa ao evento, deverá providenciar o recolhimento junto à tesouraria, do montante correspondente ao valor atualizado do EPI, e apresentar o recibo à área de Segurança e Higiene Ocupacional, CIPA ou representante designado, conforme o caso, para que possa retirar o novo EPI.

VIII - DAS PENALIDADES

16 - Quanto à reincidência na inobservância do uso e conservação adequados dos EPI, poderá acarretar ao empregado faltoso e/ou sua chefia imediata uma das seguintes penalidades:

a) advertência verbal;

b) advertência por escrito;

c) suspensão do trabalho;

d) dispensa por justa causa.

(6)

IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

17 - A área de Segurança e Higiene Ocupacional, a CIPA ou o representante designado, conforme o caso, em cada dependência, deverá ter sob sua responsabilidade uma amostra de cada EPI, que deverá servir para instrução de uso e conservação.

18 - Os empregados deverão atentar para os horários de funcionamento dos almoxarifados.

19 - Para o trabalho no pátio de manobras poderá ser adotado o protetor auricular de inserção e/ou concha, de acordo com a avaliação da área de Segurança e Higiene Ocupacional do Aeroporto ou Centro de Negócios Aeroportuários, quando for o caso.

NOTA - A quantidade de protetor auricular tipo plug, quando descartável, será estipulada pela área de Segurança e Higiene Ocupacional do Aeroporto ou Centro de Negócios Aeroportuários, conforme o caso.

20 - Os médicos do trabalho da Empresa devem opinar na adoção dos EPI a serem comprados e utilizados para eliminar ou minimizar os riscos existentes, considerados como insalubres.

21 - O empregado e o seu chefe imediato deverão ser ouvidos e opinarão quanto ao conforto, ajuste, proteção efetiva e durabilidade do EPI a ser adquirido.

22 - Os casos não previstos nesta Norma ou modificações nos critérios de distribuição de EPI, em decorrência da peculiaridade da dependência, serão resolvidos pela Diretoria de Administração.

23 - Os formulários constantes dos itens 25 e 26, poderão ser adequados de acordo com a realidade de cada dependência da INFRAERO.

(7)

X - DOS FORMULÁRIOS

24 - Autorização para Fornecimento de EPI:

A U T O R I Z A Ç Ã O

Autorizo o Empregado _______________________________________________

matrícula nº._________________ cargo/função _______________________________________

lotado no(a) _________________________________________________ a receber o (s) EPI (S) abaixo relacionados:

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Data: ____/___/___ ___________________________

ASSINATURA/CARIMBO

Form 18.04.01 1ª VIA - EMPREGADO/ALMOXARIFADO 2ª VIA - SSHO/CIPA/DESIGNADO

INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO FORMULÁRIO:

1) FORMATO: 148mm X 210mm.

2) TIPO DE PAPEL: Sulfite AP-24:

1ª via - cor branca - Empregado/Almoxarifado.

Superbond 20 Kg:

(8)

2ª via - cor amarela - SSHO/CIPA/ADHOC.

3) IMPRESSÃO: Preta, em bloco de 100 de 100 x 2.

25 - Ficha de Distribuição de Equipamento de Proteção Individual (frente e verso):

FICHA DE DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

AEROPORTO: _________________________________

NOME DO EMPREGADO:

______________________________________

MATRÍCULA:

_______________

CARGO:

______________________

GERÊNCIA:

_________________

DATA ADMISSÃO:

___________________

Equipamentos de proteção individual, referente as atividades do empregado acima:

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

__________________________________________.

Declaro que recebi treinamento para uso, conservação, higienização e guarda do(s) EPI(s), sendo que mesmo(s) será(ão) usado(s) somente para a finalização a que se destina.

_________________ _____ de ______________ de ________ ______________________________

ASSINATURA/CARIMBO Form. 18.04.02

INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO FORMULÁRIO:

1) FORMATO: 210mm X 297mm.

2) TIPO DE PAPEL: Sulfite AP-24, cor branco.

(9)

3) IMPRESSÃO: Preta, em bloco de 100 de 100 x 1.

(10)

(VERSO)

DATA

ENTREGA EQUIPAMENTO ENTREGUE QUANTIDADE DATA

DEVOLUÇÃO ASSINATURA OBS. SESMT

(11)

26 - Ficha de Avaliação para Aquisição de EPI:

FICHA DE AVALIAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE EPI

DEPENDÊNCIA: ____________________________________ Nº. __________

ESPECIFICAÇÃO DO EPI _____________________________________________________

FORNECEDOR/FABRICANTE _________________________________________________

CA Nº. __________________________

LOCAL DO TESTE ________________________________ SETOR ____________________

EMPREGADO _____________________________________ MATRÍCULA _____________

ENCARREGADO ___________________________________ MATRÍCULA _____________

SERVIÇOS EXECUTADOS_____________________________________________________

____________________________________________________________________________

INÍCIO/TÉRMINO DO TESTE ____/ ____/ ____ A ____/ ____/ ____.

DESCRIÇÃO DA AVALIAÇÃO (ASPECTOS OBRIGATÓRIOS A SEREM CONSIDERADOS: CONFORTO, FACILIDADE DE AJUSTE, PROTEÇÃO EFETIVA, DURABILIDADE):

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO ( FIXAR DURABILIDADE PROVÁVEL DO EPI):

SUGESTÕES DE ADAPTAÇÃO AO SERVIÇO:

PARECER DO EMPREGADO APROVADO? ( ) SIM ( ) NÃO

_______________________________

ASSINATURA/CARIMBO DO EMPREGADO

PARECER DO CHEFE DA ÁEREA: ( ) SIM ( ) NÃO

_______________________________

ASSINATURA/CARIMBO DO EMPREGADO

OBS: (BIBLIOGRAFIA CONSULTADA, DADOS FORNECIDOS PELO FABRICANTE, ETC):

______________________________ ___________________________

CARIMBO/ASSINATURA CARIMBO/ASSINATURA CHEFE IMEDIATO SESMT Form. 18.04.03

INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO FORMULÁRIO:

1) FORMATO: 210mm X 297mm.

2) TIPO DE PAPEL: Sulfite AP-24, cor branco.

(12)

3) IMPRESSÃO: Preta, em bloco de 100 de 100 x 1.

XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

27 - Esta Norma da INFRAERO revoga a CN - 7.32 (APE), de 30 de março de 1995, e todas as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

- Estender aos números reais a ordem estabelecida para os números racionais utilizando a representação na reta numérica, reconhecendo as propriedades «transitiva»

Os resultados de microdureza Vickers obtidos para as amostra controle se encontram na tabela 19, assim como respectivas médias de microdureza e desvio padrão. A quantidade de

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

Presidente da Câmara Municipal Jorge Abreu, tendo a Câmara Municipal deliberado por unanimidade proceder em conformidade com a mesma, liquidando o incentivo no valor de 1.247,00

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

(D) Quando problemas surgem no trabalho, os profissio- nais devem mostrar suas emoções na relação profis- sional entre pessoas, onde as emoções podem tra- zer alternativas para