• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DIS7RICT0 FEDERAI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DIS7RICT0 FEDERAI "

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

JSL <Má, l/L*.

ys>a

ELEITORA

A N N O IV

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

(Decrete o. 21.076. de 24 de fevereiro de 1932) t ^l^f ^>^i t RIO D E J A N E I R O , 15 D E O U T U B R O D E 1935 N. 118

-TRIBUNAL SUPERIOR DE JUSTIÇA ELEITORAL

JULGAMENTOS

0 S r . rninistro-presidente designou o dia 16 do corrente para julgamento dos seguintes processos:

1 — Appellacao c r i m i n a l n . 42 (relator, s r . d r . M i r a n d a Yalverde), sendo appellante Solon Hyppolito e appellada, a Procuradoria Regional E l e i t o r a l de Minas Geraes. (Adiado, por ter pedido v i s l a dos autos o s r . m i n i s t r o Eduardo E s - pinola) .

2 :— Recurso eleitoral n . 203 (relator, s r . m i n i s t r o P l i - nio Casado), sendo recorrente o d r . Gentil Norberto e recor- rido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de Sergipe. (Adiado por ter pedido vista dos autos. o s r . d r . Miranda Y a l v e r d e ) .

3 — Processo n . 1.654 (relator, s r . d r . M i r a n d a V a l - verde/, em que o presidente do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l

<io Paraná encaminha uma consulta do Partido "Concentração Municipal de Tamandaré", sobre se a proclamação e expedi- ção dos diplomas dos candidatos eleitos para os cargos de vereadores e prefeitos municipaes, competem ás Juntas E s p e - cíaes ou aos Tribunaes Regionaes. (Adiado.)

4 — Recurso eleitoral n . 198 (relator, s r . desembargador José Linhares)', sendo recorrente iRenato Valente e recorrido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do Paraná. (Adiado a r e q u e r i m e n - to do s r . relator.)

5 — Recurso eleitoral n . 38 (relator, s r . desembargador Coilares Moreira), sendo recorrentes Kergnialdo Cavalcante e outros e recorrido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do Rio G r a n - de do Norte.

0 — Recurso -eleitoral n . 183 (relator, s r . d r . M i r a n d a Valverde), sendo recorrente José Rodrigues Mendes e recor- rido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de São P a u l o .

7 —Iftecurso eleitoral n , 188 (relator, s r . professor João Cabral), sendo recorrente José Rodrigues Mendes e recorrido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de São P a u l o .

8 — Recurso eleitoral n . 189 (relator, s r . d r . Miranda.

Valverde), sendo recorrente José Rodrigues Mendes e r e c o r r i - do o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de São P a u l o .

9 — Recurso eleitoral n . 201 (relator, s r . d r . M i r a n d a Valverde), sendo recorrente a P r o c u r a d o r i a Regional E l e i t o r a l

"do E s p i r i t o Santo e recorrido o T r i b u n a l (Regional E l e i t o r a l do referido Estado.

10 — Recurso eleitoral n . 204 (relator, s r . desembarga- dor José L i n h a r e s ) , tendo recorrente José Rodrigues Mendes e recorrido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de São P a u l o .

11 — Recurso eleitoral n . 213 (relator, s r . d r . M i r a n d a Valvrede), sendo recorrente José Rodrigues Mendes e r e c o r r i - do o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de São P a u l o .

12 — Ree-urso eleitoral n . 16*4 (relator, s r . desembargador Coilares Moreira), sendo recorrente o Partido Progressista P i -

auhyense (transferencia do eleitor L u i z José da S i l v a ' , c re corrido o Partido Nacional Socialista.

1 3 — ( R e c u r s o eleitoral n . 170 (relator, s r . desembargado Coilares. Moreira), sendo rec—rente o Partido Progressista Piauhyense (transferencia do eleitor Antônio de Souza Mar tins F i l h o ) e recorrido o Partido Nacional Socialista.

Secretaria do T r i b u n a l , ein l i de outubro de 193Õ. - Agripino Veado, secretario.

O T r i b u n a l em sua 105' sessão ordinária, realizada cri 9 de outubro de 1935, sob a presidência do S r . Ministro IJer- menegildo.de Barros resolveu:

. Io, adiar o julgamento do recurso eleitoral n . 20'.! .(rela- tor, S r . Ministro P l i n i o Casado), sendo recorrente G V n i i l Nor- berto e recorrido o T r i b u n a l Regional Eleitoral de Sergipe a pedido do S r . Ministro Eduardo E s p i n o l a ;

•2°, conhecer do recurso eleitoral n . 184 (relator, scnlioi Ministro Eduardo Espinola), sendo recorrente José Rudngue' Mendes e recorrido o T r i b u n a l Regional Eleitoral de S. Paul1: e negar-lhe provimento, unanimemente;

4o, proferir nos recuros eleitoraes de ns. 185, 18C, 191 e 192, decisão ideatica á anterior;

5°, responder a consulta n . 1.658 (relator, S r . drsern- bargador Coilares M o r e i r a ' , da Acção Integralista Brasileira e encaminhada pelo T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do Paraná declarando: o) que podem e devem as juntas apuradorís dai eleições municipaes, reconhecer os candidatos, proclamar o- eleitos, e expedir-lhes os diplomas; b) que não sendo inter- posto recurso desse acto das juntas apuradoras, pode o T r i - bunal Regional conhecer de tal acto "es-officio";

6o, adiar a requerimento. d*o S r . relator o julgamento cia consulta da L i g a E l e i t o r a l Catholica de que trata o processe n . 1.653;

7\ negar provimento ao recurso c r i m i n a l n . 40 (relator.

S r . desembargador . Coilares .Moreira), sendo recorrente a P r o c u r a d o r i a Regional E l e i t o r a l de Matto Grosso c recorrido o T r i b u n a l Re'gional do mesmo Estado, contra os votos do S r s . desembargador-relator e Ministro P l i n i o Casado que lhe davam provimento para o f i m de ser recebida a denuncia.

Secretaria do T r i b u n a l , em 14 de outubro de 1P35. — Agripino Veado, secretario.

Recurso contra a eleição do Dr. Mario Corrêa da Gosta, pari Governador do Estado de Matto Grosso e contra a eleiçãi do Br. João ViUas-Bôas para Senador federal pelo mesrat Estado.

Aos sete (7) dias do mez de setembro de 1935, instai-'

?on-se, na cidade de Cuyabá, a Assembléa Constituinte de Estado dè Matto Grosso. No d i a seguinte, oito (8), eleita « empossada a Mesa da Assembléa, procedeu-se á eleii.-ão d«

Governador do E s t a d o . F o i eleito, por 15 votos, o D r . Maric Corrêa da Costa que, vinte minutos após a sua proclamação, prestou perante a Assembléa o compromisso legal e tomou posse., do cargo de Governador Constitucional do Estado di Matto Grosso. O seu antagonista, D r . Fenelon Müller, obtev

(2)

2328 Terça-feira 15 DOLETI.M E L E I T O R A L Outubro de 1935 nove (9) votos. (Vede a certidão da acta, ut, flss. 37-39).

Na sessão seguinte, dia nove (9), procedeu-se á eleição de Senadores federaes'.

O D r . João Villas-Bòas obteve 15 votos; o D r . V e s p a s i a - iio Barbosa Martins, 13 votos; o D r . A r a i Moreira, 3 vo',)s; e O D r . Leonidas Antéro de Mattos, 1 voto.

F o r a m eleitos Senadores federaes o D r . Villas-Bòas, por oito (8) annos, e o D r . Vespasiano Barbosa Martins, por quatro (4) annos, (Vede a certidão da acta, ut, fls. 39, in finp, usque, 40 v e r s o ) .

No se conformando com o resultado dessas eleições, o D r . João Ponce de A r r u d a , delegado do Partido Evolueionista de Matto Grosso, e Deputado á Assembléa Constituinte E s t a - dual, em petição de 10 de setembro, d i r i g i d a ao S r . desem- bargador presidente d o . T r i b u n a l Regional, recorreu, para o T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l , contra a eleição do D r . Mario Corrêa da Costa para Governador do Estado e contra a do D r . João Villasbòas para Senador federal, c i - tando, como leis permissivas do recurso, o a r t . 173 do Có- digo Eleitoral e o a r t . 7°, das Instrucções de 4 de dezembro de 1934. O S r . presidente do T r i b u n a l Regional mandou t o - mar por termo o recurso. (Vede a petição de f l s . 4, e o termo de f l s . 12).

São as seguintes as razões do recurso*.

1. " O S r . João Evaristo Curvo que votou, como Deputado, nas eleições de Governador e Senadores, não está eleito e foi, por engano, diplomado D e p u - tado estadual, como provam as actas parciaes das r e s - pectivas eleições. E , assim sendo, votou u m cidadão

que não era eleitor e cujo voto não foi tomado em separado mas, ao revez, misturado aos demais votos;

o que v i c i a toda a votação, pela impossibilidade de excluir-se esse voto, e acarreta a nullidade da toda a eleição.

2. " O Governador não assumiu o exercício do car- go, de accordo com o décimo paragrapho do artigo 28 do Regimento Interno da Assembléa Estadual, dissol- vida em 1930, isto é, o Governador Mario Corroa, antes de possuir o diploma ou outro qualquer do- cumento comprobatorio da sua eleição, apresentou-se á Assembléa e prestou o compromisso.

3. " Os recorridos, D r s . Mario Corrêa e João V i l - lasbòas, são inelegíveis, porque não estão alistados eleitores.-

4. " A eleição dos Senadores não se realizou c o n - junctamento com a do Governador. Contravindo ao.

disposto no a r t . 5° das Instrucções de 4 do dezembro de 1934, a eleição, de Governador foi feita no dia 8 e a de Senadores federaes no dia 9 de setembro.

Protestando j u n t a r novos documentos, dentro do prazo assighado no § 4", do' a r t . 75 do Regimento Interno no T r i - bunal Superior de Justiça E l e i t o r a l , o recorrente espera que este Tribunal dè provimento ao recurso para o f i m de sersm annulladas as supracitadas eleições dos D r s . Mario Corrêa da Costa e João Villasbòas.

O recorrente instrue o seu recurso com os seguintes do- cumentos:

a) certidão de que o D r . João Ponce cie A r r u d a , ora recorrente, ó eleitor e delegado do Partido E v o - lueionista de Matto Grosso (fls. 9 ) ;

b) certidão de que não foi expedido o titulo do eleitor João Villasbòas, por falta de cumprimento de formalidades exigidas no respectivo processo (fls. 10, 10 y . e 36, 36 v . ) ;

c) certidão de que se não encontra a inseripção do D r . Mario Corrêa da Costa, como eleitor, no l i v r o de registro de eleitores inscriptos na Ia Zona E l e i t o - r a l do Estado de Matto Grosso (fls. 11-11 v . e 3 6 - 26 v . ) ;

d) procuração de f l s . 35, passada pelo recorrente ao D r . Generoso Ponce Filho' para acompanhar o p r e - sente recurso neste T r i b u n a l S u p e r i o r ;

e) certidão da acta da eleição da Mesa da Ãsscta- bléa Constituinte do Estado de Matto Grosso o de ;ío- yernador do mesmo Estado (fls. 37-39);

/} certidão da acta da eleição para os cargos de senadores federaes pelo Estado de Matto Grosso .fo- lhas 39, in fine, a 40 v . ) ;

V) certidão de que o eleitor João Villasbòas ussi- gnou na 1" v i a do titulo, uo logar onde devia aa-ignar o direetor da Secretaria, o Je que assignou devida- mente a 2a v i a , tendo, ao invés de assignar uma .1"

via, assignado outra 2" v i a que se acha também junta aos autos de inseripção, mas com a assignafnra r i s - cada; certidão de que não consta do processo de i n - soripção a existência de fichas Jactyloscopicas, toma- das ao D r . João Villasbòas, sendo, todavia, eerto que existe o "Gabinete de Identificação da Chefatura de P o l i c i a de Cuyabá'', onde são tomadas presentemente as impressões digitaes dos elei-tores . f l s . 41-41 v . ) ;

h) certidão de que, até o d i a 12 de setembro de 1935, não dera entrada, na Secretaria do T r i b u n a l Re- gional, o processo de alistamento do cidadão João V i l - lasbòas (fls. 4.2-42 v . ) ;

t) copias authenticas das actas parciaes. das e l e i - ções para Deputados federaes e para Deputados :i A s - sembléa Constituinte de Matto Grosso, ut, f l s . 43.

usque, 83) .

iVõtiiicaaos da mterposição cio recurso, ut, despacho de fls. 13 o certidão de f l s . 13 v . , os recorridos entraram, em tempo hábil, com a sua contestação, ut, f l s . 15, usque. 17.

allegando, preliminarmente, que este T r i b u n a l Superior não deve tomar conhecimento do presente r e c u r s o :

Io, porque f o i interposto perante o presidemo do T r i b u n a l Regional do Estado e não perante o p r e s i - dente da Constituinte E s t a d u a l ;

2", porque foi interposto conjunetamente e não cada u m de per s i , isto é, porque, tendo havido duas eleições inteiramente distinetas, — a de Governador do Estado e a de Senadores estaduaes, — a cada uma dellas deve corresponder u n i rpeurso e nunca,- p o i >

tanto, poder-se-ia interpor u m recurso único, visando a nullidade de cada uma dessas eleições, maximé quando ellas se processaram em duas sessões d i s t i n - etas.

De meritis, contestam u m a a u m a as alíegações do i c - corrente e sustentam que " a certidão junta de não ser o dou- tor Mario Corrêa eleitor, em Cuyabá, é simplesmente infan- t i l , p o i s ' q u e o recorrente-P o-requerente da certidão sabem perfeitamente que o D r . Mario Corrêa, desde que deixou a presidente do Estado de Matto Grosso, reside na Capita! F e - deral, onde foi alistado ex-offieio, como medico, o'já exer- ceu o direito de voto", "que o D r . João Villasbòas é eleitor inscripto na 1" zona do Estado de .Matto Grosso, sob o n . 367, no l i v r o n . 1, a f l s . 74,; "que foi alistado ex-offieio, como advogado, e a sua inscripeâo não soílreu impugnaçãu algu- ma, nem ha, no seu processo de inseripção, qualquer i r r e - gularidade, como provam a certidão de f l s . 20-20 v . e a

".Relação Geral dos alisiandos" (Qualificação ex-ofiicio), «{, fls. 21, documentos n s . 2 e 3: "que, como legitimo eleitor, o seu nome consta da lista de eleitores, enviada ao Tribunal Regional'pelo j u i z eleitoral da P r i m e i r a Zona do Estado de Matto Grosso (certidão de f l s . 22, documento n . . -4), como incluído na p r i m e i r a secção da Capital, para a qual foi dis- tribuído pelo respectivo j u i z eleitoral, como" provam ns nú- meros da "Gazeta O f f i c i a l " , documentos 5 e 6, ut, fls. 23, usque 24 v . " ; "que a duvida levantada sobre a expedição do seu titulo, foi satisfactoriamente resolvida pelo Tribunal Re- gional, que determinou a entrega do* mesmo, em accordão de 29 de abril de 1933, como se v e r i f i c a dos documentos n s . 7 e 8, ut, f l s . 25, usque 3 2 " ; " q u e a allegação pueril cae poi- terra deante. dessa farta documentação"; "que, além disso, não lhes seria exigido serem eleitores para que fossem vo- tados e legitimamente eleitos Governador e Senador, uma vez que o a r t . 3°, das Disposições Transitórias da Constitui- ção Federal, no seu § 7", em v i r t u d e ' d e u m a emenda apre- sentada á Constituinte pelo então Deputado João Villasbòas, ora Senador recorrido,' foi dispensada para estas eleições a exigência de ser eleitor, bastando ser o candidato alisíavei";

"que a jurisprudência do T r i b u n a l Superior neste locante já 6 copiosa". (Vede f l s . 1 7 ) .

Os recorridos protestaram por juntada de novos do- cumentos e por defesa oral perante este T r i b u n a l Suoerior.

Releva assignalar que os recorridos, além'dos documentos já 'citados, j u n t a r a m ã. certidão do. f l s . 85, passada pelo escri-

vão da Segunda Circumscripção Eleitoral do Districí.o Fe- deral, e da qual consta que o D r . Mario Corrêa da Cos'a e«tá

(3)

Terç/a-feira 15 BOLETIM E L E I T O R A L inscripío. como elebor. pelo d o m i c i l i o eleitoral do R i o C o m -

prido, e que o seu titulo n . 1.638 foi expedido por despacho de 27 de marco de 1933.

Outrosim, juntavam o titulo de eleitor de João V i l l a s - bòas e que foi expedido de accordo com o Código E l e i t o r a l da Republica e era cumprimento ao despaeho do presidente do T r i b u n a l Begiona! E l e i t o r a l do Estado de Matto Grosso e recebeu o n . 4. 425. ao- l i dias do mez de setembro de 1935.

(Vede fls. 8 6 ' . V contestação foi oíferecida pelo D r : João Villasbòas, por si p1»" procuração do D r . Mario Corrêa dr Costa. (Vede o inst^vnifiito de f l s . 1 8 ) .

No dia l i de seV.-tb-o foi feita a remessa dos autos do recurso á Secretaria do T r i b u n a l Superior, que os recebeu in- dia 19 de sclercb1 K . Tendo sido o recurso distribuído como de 3" classe, foram os autos com vista ao S r . doutor

l-rocurador Geral a 2C< (|e setembro. S . E x . , dois dias de- pois, a 2», apresentou u seu parecer, ut, fls. 88, usque 90, nnuiifestando-se favorável á preliminar de se não conhecer do recurso, por se tratai' de u m recurso único, visando a n u l l i d a - de de duas eleições,—a de Governador do Estado e a do Sena- dor» s federaes, — quando a cada u m a dellas deve corres- ponder u m recurso, máximo considerando que essas eleições se processaram em duas sessões distinetas. A 28 de setem- bro vieram os autos á m i n h a conclusão. Immecliatamente pedi dia para o julgamento, sendo designado o dia 2 de o u - tubro. Mas só a i de outubro tive a palavra para relatar u feito. Levantei, então, uma preliminar sobre a marcha do recurso. O T r i b u n a l Superior decidiu, unanimemente, que o presente recurso deveria seguir o rito processual dos r e - curso-, regidos pelos a r t - . 75 a 77 do Regimento Inierno do T r i b u n a l Superior, e.r-vi do disposto no a r t . 7o, das I n s t r u - cções de 4 de dezembro de 1934, mu Ho embora tenha' sido o presenle i ' « u i > « dist"ibuido como de 3a classe, pois que os recursos semelhantes do E s p i r i t o Santo e de Santa Calharina, também distribuídos como de 3* classe, obedeceram a m a r - cha processual dus recursos de 4a.classe. E ' o que s-í deve fazer, agora, nn ca*o vc-tente, sem necessidade de nova d i s - tribuição.

Está foito o relaUj.io.

Na espécie sujeita, não se v i s l u m b r a uma só das bypo-

!he«es do a r l . 75. s 'to Regimento Interno do T r i b u n a l Superior o sobre as quacs o relator deva emittir parecer e formular conclusões. O relator deve apresentar parecer so- bre as decisões do T r i b u n a l Regional. E ' o que preceittia o S -", do a r t . 75. Cva, no caso, não ha decisão alguma do T r i b u n a l 'Regional. Logo, o relator não pode dar parecer sobre o que não existe.

Ad impossibiliu n*mo ienelnr.

E, por isso, se reserva para o dia do julgamento, quando proferirá o seu voto, depois cie encerrada a discussão entre as partes.

Isto posto, limito-me. por einquanto, a .apresentar este relatório para ser .publicado no Boletim Eleitoral, tal como tez -o S r . Ministro Eduardo Espinola no recurso contra a eleição do Governador do Estado do R i o de J a n e i r o .

Rio d» «Janeiro, ' l v de outubro de 1935. — Plinio Casado, relator.

J U R I S P R U D Ê N C I A Estado de Sergipe

Consulta n . 1.0V". — C i a s . 0a, do a r l . 30 do R e g . I n t . E m e n t a

Em se Inrtando dum caso eoneveio, que deve ser resolvido pelo Tribunal Regional, somente em grão de recurso pode sobre èlle pronunciar-JSC o

Tribv nnl Svpertor.

Accordáo

Vistos, relatados v discutidos estes autos.

Considerando que o ohjecto da consulta envolve um caso concreto, que competo ao T r i b u n a l Regional decidir, com r e - curso voluntário [•ara o T r i b u n a l S u p e r i o r ,

Considerando, que, por conseguinte, este T r i b u n a l só po- derá p r o n u n c i a - s e sobre o assumpto, quando lhe seja sub- mettido em gráo de recurso.

Accórdam qs juizes do T r i b u n a l Superior, unanlmemen-»

te. em não tomar conhecimento da consulta.

T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l , em 4 de setem-»

bro de 1935. — Hermenegildo de Burros, Presidente. — Eduardo .Espinola, Relator.

Estado de Pernainlmco

Consulta n . 1.628 — Cias. 6"., do a r t . 30 do Reg. Int, Accórdso

Consulta o delegado do Partido Social Democrático P e r nambucano em B o m J a r d i m , Pernambuco, se eleitores que pe d i r a m inseripção até o d i a 8 de agosto poderão votar nas eleições municipaes no d i a 8 de oufubro, tudo do corrente anuo; e allega que o motivo da consulta é ter o j u i z eleitora.' daquella zona, de accordo com o T r i b u n a l Regional, ordena- do a não expedição dos títulos de 95 eleitores, que "reque- reram inseripção de 2 a 8 de agosto", sob pretexto — a ne- .gafiva — de terem os requerimentos sido despachados de-

pois do r e f e r i d o ' d i a 8 de agosto.

Accórdam os Juizes do T r i b u n a ! Superior de Justiçs E l e i t o r a l cm não tomar conhecimento da consulta por se- tra- tar de assuinplo referente a caso concreto, devendo o inte- ressado reclamar perante o Juiz E l e i t o r a l , com recurso pars o T r i b u n a l Regional, e só no caso .excepcional, previsto ns lei. para o T r i b u n a l Superior, desde que se trata de eleiçãc municipal (art. 28, do Código E l e i t o r a l ) .

T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l , em 18 de setem- bro de 1935. — Hermenegildo de Barros, Presidente». —<

João Cabral. Relator.

Estado de Sergipe

Consulta n. 1.629 — Cias. 6*, do a r t . 30 do Reg. Int, -âccÓT dão

Vistos, etc.

Consulta o presidente do T r i b u n a l Regional de Sergipa se, havendo no Estado u m a só associação de funecionarios pú-

blicos, concorrendo asisim u m só delegado eleitor à eleiçãc de Deputado dessa classe, o referido delegado pode votar DC seu próprio nome.

Accórdam os juizes do T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l em tomar conhecimento da consulta e responder

•que é u m a questão de f o r o ' i n t i m o a de saber se o único de- legado eleilor pode votar em seu próprio nome, sendo certo cmíretnnto que o pode e o voto, em tal caso, é j u r i d i c a - mente valido..

T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l , em 18 de setem- bro de 1-935. — Hermenegildo de Barros, Presidente. — João

•Cabral. Relator.

-fitado da Parahyba

€onsulta ti. 1.034 — Cias. 0a, do art. 30 do Reg. Int.

Accórdão Vistos, etc.

O Presidente do T r i b u n a l Regional da Parahyba consulta^

em têlegramma de 16 deste mez se, em face do disposto no artigo 33 do novo Código Eleitoral, que alterou o archivo elei->

toràl, está • dispensado o registro photographico dos eleito- res inscnipíos na vigoncia do decreto de 16 de abril de 193-4.

Aeeõrdam os juizes do Tribunal Superior de Jwtiça E l e i t o r a l '«m responder que está dispensado o registl% flwt tographico dos eleitores inscriptos em virtude do disposto naquelle decreto, dados os termos do invocado artigo 33 do_

Código E l e i t o r a l vigente.

Rio dc Janeiro, 27 de setembro de 1$35. — Hentietvz*

gikh de Barros, F|residente. — Coilares Moreira, RelatoTj

Original ilegível

(4)

2330 Terça-feira 15 BOLETIM E L E I T O R A L Outubro de 1935

Estado de Goyaz

Consulta n . 1.63(5 — Cias. 0", do a r t . 30 do R e g . I n t . Accórdâo

Vistos, etc. t

O T r i b u n a l Regional do Estado de-Goyaz, communiea a este Tribunal Superior, nos termos do. art. 40 do Código E l e i - toral vigente, que, attendendo ao pedido d a desistência, do escrivão do P r i m e i r o Offieio de Jaraguá, das funcções de es- crivão eleitoral da 3a Zona, e aos motivos apresentados, r e - solveu dispensal-o da funcção de escrivão eleitoral da 3°

zona,'e designar o escrivão do 2o 0'fficio para exercer as funcções de escrivão eleitoral.

O Tribunal Superior resolve que se archive a c o m m u - nicação, mas observa que, p a r a os'escrivães, nas varas, onde houver mais de u m cartório, o serviço eleitoral é obrigatório pelo período de tres annos (cit. Código E l e i t o r a l , a r t , 41), não sendo, em conseqüência admissível a desistência, s i m , e apenas, a dispensa se para esta occorrerem motivos r e l e - vantes e legaes (S- 1. n . 45,, de 1935, p . 9 3 6 ) .

Rio de Janeiro, 18 do setembro de 1935. _ Hermene- gildo de Barros, Presidente. — ./. de Miranda Valverde, R e - lator.

Estado do Rio Grande do Norte

.Beeurso Eleitoral n . 38 — Classe 4a — Recorrentes, doutores Kerginaldo Cavalcanti de Albuquerque e outros; recor- rido, T r i b u n a l Regional de Justiça E l e i t o r a l ; relator, E x m o , S r . Desembargador Coilares M o r e i r a . ,

Parecer n . 273

Consta da certidão da acta de f l s . 62 dos autos que o Exmo. S r . Relator subordinou ao juízo do Egrégio T r i b u n a l Superior duas reclamações relativas ao levantamento do mappa de que trata o seu Regimento Interno, no artigo 75,

§ 9o, com referencia ás eleições realizadas no Estado do R i o Grande do Norte. O T r i b u n a l Superior decidiu que o Senhor Relator as resolvesse, para que, depois, o plenário se p r o - nunciasse sobre ellas.

A p r i m e i r a reclamação se contém no requerimento a p - penso a folhas 3 9 . T e m p o r motivo a m a n e i r a com que f o i redigida a 5* conclusão, que se lè á f l s . 3 6 .

A redacção é esta:

Considerar valida a eleição realizada, em 14 de outubro, na 1* seeçao de L u i z Gomes, ficando porém,

«sta decisão dependente de verificação de não i n f l u i r no resultado final do pleito.

Sobre este mesmo ponto, entretanto, a -acta da sessão de julgamento do recurso pelo T r i b u n a l Superior e referente a L u i z Gomes consigna o seguinte:

" J u l g a r valida a eleição embora não se possam apurar as cinco sobrecartas que desappareoeram, sen- do que, se se verificar, afinal, que essas cinco sobre- cartas influirão no resultado, a eleição não prevalece- rá, contra o voto do S r , Desembargador José L i n h a - res, que julgava n u l l a a eleição, e contra os votos do S r . Desembargador Coilares M o r e i r a e D r . M i r a n d a Valverde, que a julgavam valida desde já, sem r e s - Iricções.

Os reclamantes acham que estas duas redacções d i v e r - gem, dando significados differentes ao julgado.

O S r . D r . director da Secretaria do T r i b u n a l S u p e r i o r informa, á folhas 41, que a acta em questão foi approvada.

Todas e quaesquer duvidas poderão ser dirigidas por o c - easião do julgamento, pois que as restricções, a que a acta allude, foram feitas pelo E x m o . Sr. M i n i s t r o Eduardo E s p i - nola, na proláção do seu voto oral, que foi vencedor, poden- d o ' S . E x . esclarecer definitivamente o caso, se achar isso necessário.

A segunda reclamação vem a folhas 43, dos autos. O r e - presentante da Alliança Social allega: Io) que o levantamen- to do mappa dò resultado geral da apuração estava tomando, cònío' ponto d e1 parHda. o total dos votos apresentados pela

seta geral lavrada no T r i b u n a l Regional, de accordo com o art. 93 do seu Regimento Interno; 2o) que esse total r e s u l - tava de u m erro de somma das parcellas consignadas na nies-i m a acta g e r a l .

Essas parcellas, como se sabe, são, por sua vez, r e s u l - tantes das sommas de parcellas indicadas nas actas parciaes da apuração, consoante,determina o a r t . 93, § Io do citado Regimento Interno.

Queria o reclamante que se rectificasse a somma das parcellas da acta geral, baixando-se de 27.429 p a r a 20.992, para sobre este algarismo se t i r a r o quociente eleitoral.

Declara o parecer indicativo, a folhas 65, que, em v i r - tude dessa reclamação, determinou o T r i b u n a l Superior que a Secretaria fizesse, pelas actas parciaes, u m levantamento da apuração, a f i m de se conhecer o verdadeiro resultado do pleito e sobre elle assentarem-se os cálculos de accordo com o julgado.

V e r i f i c o u - s e então que a Secretaria do T r i b u n a i Regio- nal praticara dois erros: u m ao sominar as parcellas consi- gnadas nas actas parciaes: outro ao sonimar os resultados colhidos na p r i m e i r a operação.

A Secretaria do T r i b u n a l Superior fez o levantamento sem computar os votos em branco e os votos nullos, consoan- te se v e r i f i c a no mappa de f l s . 70.

Não se conformando com o que foi feito, o representan- te da Alliança Social insiste na reclamação, sem lhe alterar os termos. Entende, nas suas observações do folhas 77, que a

"edificação deve l i m i t a r - s e á somma das parcellas' consi- gnadas na acta geral, mas que" essas parcellas devem se con- servar como estão, visto como, de accordo com u m têlegram- ma que appensou aos autos, a folhas 79, e com uma certidão mandada juntar quando o processo já se achava connnigo, e que, por isso,, v-ae com este parecer, têlegramma e certidão provenientes da Secretaria do T r i b u n a l Regional

o levantamento dos mappas da eleição federal e estadual foi assistido pelos representantes seja da A l - liança Social, seja do Partido Popular, que nada recla- m a r a m ;

que, além de outros candidatos que fiscalizaram esse acto, também a elle esteve presente o candidato a Deputado Estadual, capitão Glycerio Cicero de O l i - veira, na qualidade de delegado do citado Partido P o - p u l a r ;

que o candidato a Deputado Federal pelo Partido Popular, D r . Alberto Rosélli, também requereu que os alludidos mappas fossem, para maior segurança ainda, verificados, o que lhe foi deferido, tendo o mesmo r e a - lizado o seu intuito, auxiliado nesse serviço pelos r e - feridos capitão Glycerio Cicero do Oliveira e pelo D r . Jocelyn V i l l a r , candidato este pelo Partido Popular á Assembléa Constituinte, os quaes nada reclamaram nem a r g u i r a m contra os mappas designados, com o,i quaes se conformaram, assim como os membros da A l - liança S o c i a l .

A isto responde o representante do Partido Popular, á folhas 45 e 72, que, se as parcellas da acta geral devem ser respeitadas, porque todos com ellas se conformaram, deve ser igualmente respeitada a somma operada por dita acta, por- que todos a ella a n n u i r a m , porquanto, se erro arithmetico houve nesta somma, erro arithmetico liouve também na somma das parcellas consignadas nas acta3 parciaes, erros

esses praticados em phases suecessivas da meraa ' operação, isto é, somma das parcellas das actas parciaes, transporte dessas sommas para a acta geral, onde ellas se. transforma- r a m , por sua vez. em parcellas, somma destas parcellas para chegar ao resultado t o t a l .

Se oceorre caso julgado para as pacellas, caso julgado oceorre também para a somma, pois contra u m a coisa e outra ninguém reclamou, em tempo opportuno.

Cumpre notar que ao levantamento do mappa pela Se- cretaria do T r i b u n a l Superior estiveram presentes os inte- ressados, consoante se deduz da informação do S r . director da Secretaria, á folhas 3 5 .

' *"A m i m me parece que toda esta controvérsia -ê inútil por i n o p p o r t u n a . E i s porque não entro a debater se os erros arithmetieos passam ou não em julgado ou se, na l e g i s l a - ção e jurisprudência eleitoraes, ha prazos para embargos que v i s e m reetifiear tae,s enganos.

Parece-me inteiramente" descabida, nesta altura do p r o - cesso, qualquer invocação á acta geral, cuja funcção está de~

tinida no Código E l e i t o r a l de 1932, a r t . 93, e paregraphO

(5)

Terça-feira 15 B O L E T I M E L E I T O R A L Outubro de 1935 2S3I único; Cod. vigente, art. 155, § 4°; Reg. Int. dos T . R., a r t . 93

e paragraphos.

A presente pha.se do julgamento ó presidida pelo R e - gimento Interno do T r i b u n a l Superior, nos seus arts. 75, g 9o o a r t . 76, e seus paragraphos, acerca do julgamento <"'ns recursos contra o reconhecimento de candidatos.

Diz o p r i m e i r o dispositivo:

Se do julgamento resultarem alterações na a p u - ração effectuada, ou no modo por que foi feita pelo T r i b u n a l R e g i o n a l . . . o Relator determinara, afinal, no accordão, que, dentro em cinco dias da publicação deste, a Secretaria levante as folhas de apuração p a r - cial das secções cujos resultados ficarem alterados, bem como u m mappa do resultado geral da apuração na região em causa, de accordo com as modificações decorrentes do julgado.

Estatue o segundo dispositivo:

Nos casos previstos no § 9° do artigo anteceden- te, urbanizados que sejam as folhas de apuração e o mappa de que a h i se trata, serão os autos conclusos ao Relator que, dentro em tres dias, ou determinará as corrceçõos que deverem ser feitas no dito mappa ou nas folhas de apuração, ou, caso lhe pareçam exactos, apresentará ura novo parecer indicativo dos effeitos do julgado sobre o resultado geral da eleição...

liste mappa, as folhas de apuração e o parecer i n d i c a - livo são publicados no B o l e t i m E l e i t o r a l , dispondo então o citado Regimento Interno no a r t . 76, § 3o, o seguinte:

Dentro em dois dias contados da publicação que se determina no paragrapho antecedente, poderão os candidatos interessados, por si ou por procuradores especiaes, apresentar observações sobre os conclusões rio parecer ou. sobre possíveis erros contidos nas fo~, lhas e no mappa ou na folha de votação.

A que vem, pois, a invocação á acta geral? Neste instan- te do pro&csso, só se corrigem erros possíveis nas folhas de votação e no mappa levantado pela Secretaria do T r i b u n a l Superior e nas folhas de votação, consas tortas bem diversas da acta geral levantada pelo T r i b u n a l Regional.

Concluo opinando no sentido de se approvar o parecer indicativo.

Rio de Janeiro, 14 de oulubro de 1935. — T)'?)U'»IÍÍÍ> Pra- do. Procurador G e r a l .

Estado de Sergipe

Recurso eleitoral n . 205 — 3" classe — Recorrente, Or=

lando V i e i r a Dantas; recorrido, T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l ; relator, E x m o . S r . desembargador Coilares M o r e i r a .

Parecer n . 270

Sou pela confirmação da decisão recorrida, que se lê a fls. 33. com a qual concordou o s r . d r . Procurador Regional, a f l s . 42.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 1935.. — Armando Prado,* procurador geral.

Estado de São Paulo

Recurso eleitoral n . 206 — 3" classe — Iftecorrente, H e i - tor Gonçalves; recorrido, T r i b u n a l Regional d'e Justiça E l e i - toral; relator, E x m o . S r . professor João C a b r a l .

Parecer n , 2|64

Opino pela confirmação do res_peitavel accordão do Trf1^ bunal Regional de S . Paulo, que se lê a f l s . 82, repellindo a impugnáção e mandando expedir o titulo de" delegado-eíeitor.

Rio de Janeiro, 1.0 de outubro de 1935. — Armando Prado, procurador g e r a l .

Estado do Pará

Recurso eleitoral, n . .209 — 3' classe — Recorrente;. C a r - ros A u t r a n ; recorrido, T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l ; relator, E x m o : S r . M i n i s t r o P l i n i o Casado.

Parecer n . 268

O presente recurso está prejudicado, porque eleições classistas já se realizaram, consoante se le no requerimento do recorrente, que enviou para ser junto aos autos, nus ter- mos do despacho do s r . iftelator.

R i o de Janeiro, 10 de outubro, de 1935. — Armando Prado, procurador g e r a l .

Estado da Paraliylia

Becurso eleitoral n . 211 — - 3 * ciasse — Recorrente, S o - ciedade dos Professores Primários; recorrido, Tribunal Regio- nal de Justiça M i l i t a r ; relator, E x m o . S r . desembargador Coilares M o r e i r a .

Parecer n . 267

Opino no sentido de se resolver o presente caso de. accordo com o voto vencido do E x m o . S r . D r . Fíodoardo da Silveira, a folhas 15, verso.

Rio de Janeiro, 10 de outubro, de 1935. — Armando Prado, procurador geral .

Estado de São Paulo

Recurso eleitoral n . 213 — 3" classe — Recorrente, José Rodrigues Mendes: recorrido, T r i b u n a l Regional dc Justiça E l e i t o r a l : relator, E x m o . S r . D r . Miranda Valverde.

Parecer n . 260

Opino pela confirmação do accordão do colendo T r i b u n a l (Regional de São Paulo, que se lê a f l s . 31 v . . rejeitando a impugnáção e mandando expedir o titulo de delegado-eleitor.

R i o "de Janeiro, 10 de outubro de 1935. — Armando Prado, procurador geral .

Estado de São Paulo

Recurso eleitoral n . 214 — 3* classe — Recorrente, Antô- nio Maimone; recorrido, T r i b u n a l Regional de Justiça E l e i t o - r a l ; relator, E x m o . S r . M i n i s t r o Eduardo E s p i n o l a .

Parecer n . 265

Opino no sentido de se confirmar o accordão de f l s . 36, verso, do colendo T r i b u n a l Regional de SSo Paulo, que rejeitou a impugnáção e mandou expedir o titulo de delegado-eleitor.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 1935. — Armando Prado, procurador g e r a l .

Estado de Sergipe

iRecurso eleitoral n."217 — 3l classe — Recorrente, o j o r * nalista Álvaro Augusto Passos; recorrido, T r i b u n a l Regional de Justiça E l e i t o r a ! : relator. E x m o . S r . desembargador. Gol-*

lares Moricra»

Parecer n . 269

Sou pelo não provimento do recurso e pela confirmação do accordão do colendo T r i b u n a l Regional, a f l s , 112 versój, com o que concordou o d r . Procurador Reginoal a f l s . 144 v .

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 1935. — A'''mo.ndi*

Prado, procurador geral'.

Estado de Minas Geraes

Recurso eleitoral n . 220 — 3' classe — Recorrente, Mauro de Carvalho; recorrido, T r i b u n a l Regional de Justiça E l e i t o r a l ; relator, E x m o . S r . M i n i s t r o Eduardo E s p i n o l a .

Parecer n . 271

O colendo T r i b u n a l Regional do Estado de Minas Geraes ctenegou a expedição do titulo de delegado-eleitor, de que se trata neste processo, e m face das irregularidades constantes da'certidão de f l s . .30. E ' este o único fundamento da decisão r e c o r r i d a . A a l l u d i d a certidão, que foi passada pela 18* Ins- pectoria. Regional de Minas Geraes (Ministério do Trabalho), consigna u m pedido no sentido de se apurarem irregularidades em tres syndicatps a l i mencionados. E mais, consigna que, eni u m teiegrammáde 16 do. corrente mez, sem fornecer q u a l - quer elemento para se verificar qual fosse essa IIÍCZ, o Sctsltur

(6)

2332 Terça-feira 15 B O L E T I M E L E I T O R A L . Outubro de 1935 assistente teclinico do Ministério do Trabalho determinara

aão fossem

fornecidas certidões sobre o funccionamento r e g u - lar do syndicato em causa.

Mas, se tres eram os syndicatos visados no pedido, a qual iclelles se referia a prohibição constante do têlegramma ?

A esta certidão indecisa se. qppõe a de f l s . 9 verso, f o r - necida por despacho do S r . M i n i s t r o do Trabalho, pela qual se verefica que era regular o funccionamento do Syndicato dos Empregados Agrícolas de. Angico, com sede e m T t a u n a , Estado de Minas Geraes, que é precisamente, aquelle que. se trata no presente processo. Esta certidão, que é de 19 de se- tembro do corrente anno, é posterior á de f l s . 30, que é de

14 de setembro, o u de 1S desse mesmo mez, se é que o têlegramma ó desse mez, como tudo leva a crer. A p r i m e i r a certidão, e não a da Inspectoria, é a que deve prevalecer, em virtude do a r t . 4% V I das Instrucções.

Opino, pois, pela reforma do respeitável accordão e pela expedição do titulo>-

Iftip de Janeiro, 11 de outubro de 1935! — Armando Prado, procurador geral .

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DIS7RICT0 FEDERAI

EDITAES E AVISOS

JB1BÜNAL REGIONAL ELEITORAL DO DERAL

DISTRICTO F E -

O Tribunal Regional E l e i t o r a l do Districto Federal, faz p u - blico, para conhecimento dos interessados, que foram transfe- ridos, conforme pedidos os seguinte,- cidadãos r

4.301. João Rodrigues Pontes F i l h o , inseripção n . 742, trans- ferido do Engenho Velho para A n c h i e t a .

4.202. Mario A m a r a l , inseripção n . 2.654, transferida da Gamboa para A n c h i e t a .

4.203. Domingos Flores de Oliveira, inseripção n . 5.197, transferido do Meyer para A n c h i e t a .

•4.204. Nilo Magalhães, inseripção n . 3.277, transferido do E s - pirito Santo para a Ilha do Governador.

jí.205. Roberto Francisco Paiva, inseripção n . 9.521, transfe- rido de Santo Antônio para a Ilha do Governador.

'4.206. Nelson Cunha, inseripção n . 4.730, transferido do A n - da rajiy para a Ilha do Governador.

4.207. Nelson de Braga Mello, inseripção n . 4.154. transferido de Copacabana para a Ilha- do Governador.

•4.208. Edgard Alves da Fonseca, inseripção n . 21.271, trans- ferido de Santa Rita. para Gávea.

•1.209. Raul Duarte, inseripção n . 15.706, transferido de, Santa Rita para Gávea.

4.210. José L u i z da Cruz Franco, inseripção n . 7.820, transfe- rido de Penha p a r a Gávea.

4..211. Josá Alves da Silva Júnior, inseripção n . 457, transfe- rido de Inhaúma para Gayea.

4.212. Augusto do Amaral Peixoto, inseripção n . 2.611, trans- ferido de Santo Antônio para Copacabana.

4.213. Balbino José Torres, inseripção n . 4.020, transferido do E s p i r i t o Santo para Engenho Novo,

•1.214. Fidelis de Menezes, inseripção n . 3.575,- transferido do E s p i r i t o Santo para Engenho Novo,

4.2Í5. Justino Soares da Graça, inseripção n . 3.338, transfe- r i d o do E s p i r i t o Santo para* Engenho N o v o .

4.216. V i t a l i n o Augusto de Andrade, inseripção n . 1.380.

transferido do E s p i r i t o Santo para Engenho Novo.

'4.217. Fernado Dias, inseripção n . 7.0'32, traasferido do E s - pirito Santo para Engenho Novo.

4.218. José Guilherme F i l h o , inseripção n . -4.491, transferido do Engenho Veiho para Engenho Novo.

.4.219. Euripedes de Freitas Brandão, inseripção n . 6.825, transferido da Candelária para P e n h a .

4.221. Amado Moreira dos Santos, inseripção n , 11.182, trans- ferido do Andarahy para G l o r i a .

4.222. Antônio Lemos Carrapatoso, inseripção n . 0.655. trans- ferido de Candelária p a r a G l o r i a .

4.223. Agenor de Mattos, inseripção n . 9.691, transferido J.t Ajuda para G l o r i a .

4.224. Joaquim Augusto da Silva, inseripção n . 4.508', trans- ferido do E s p i r i t o Santo para G l o r i a .

4.225. C h r i s p i m F e r r e i r a , inseripção n . 1.677, transferida <te São Christovão para T i j u e a .

4.226. José M a r i a Lopes, inseripção n . 15.080, traasferido >.le São José p a r a Santo Antônio.

4.227. Armando V a r e l l a de Almeida, inseripção . n . 8.795, transferido da T i j u c a para Santo Antônio.

4.228. João F e r r e i r a Dantas, inseripção n . 11.913, transferido do Sacramento para A j u d a .

4.229. Alberto dos Santos, inseripção' n . 1.138, transferido fio Sacramento para A j u d a .

4.230. Francisco V i o l a , inseripção n . 438, transferido d"

S a n f A n n a para A j u d a .

4 . 2 3 1 . Armando João V i o l a , inseripção n . 5.833, transferido de S a n f A n n a p a r a A j u d a .

1.232. Miguel Cezario, inseripção n . 5.761, transferido S a n f A n n a para A j u d a .

-4.233. José Anastácio Lissqnger, inseripção n . 395. transferido-, de S a n f A n n a para A j u d a .

4.234. Gilberto Coelho da Silva, inseripção n . . 0 . 7 0 7 , transfe- rido de SanCAnr.a para A j u d a .

4 . 2 3 5 . Álvaro Emílio dos Santos, iascripção n . 6.050, transfe- rido de S a n f A n n a para A j u d a .

-1.236. Armando Esteves de Araújo, inseripção n . 2.488.

transferido de S a n f A n n a para A j u d a .

4.237. Américo Ottero Garcia, inseripção » . 6.09.2, transferido de Candelária para A j u d a .

4.238. W a l t e r Alexandrino da Silva Veiga, inseripção.n. 9.684, transferido de Candelária para A j u d a . "

4.239. J u r a n d y r Machado Fragoso de Mendonça, inseripção n. 12.842, transferido .de Candelária para Ajuda.

4.240. Octavio Augusto de Mello, inseripção n . 8.199, trans- ferido do E s p i r i t o Santo para A j u d a .

'4.241. Eduardo Augusto P e r e i r a Pinto, inseripção n . 5.062, transferido do E s p i r i t o Santo para A j u d a . 4.242. Agjiello Pacheco Guimarães, inseripção n.

transferida da Espirito Santo para "Ajuda.

4.243. Pedro Coelho do Nascimento, inscrição n . transferido do E s p i r i t o Santo para "Ajuda.

4.244.. Luiz Gonzaga do Menezes, inseripção h . transferido do E s p i r i t o Santo para Ajuda.

4.245. Francisco José da Silva, inseripção n . . 4.973, trans- ferido da Gávea para A j u d a .

4.246. Francisco Alvarenga, inseripção n . 6.9V3, Iransferidi, da Gávea para Ajuda,

. 4.247. Azamor Guimarães F i l h o , , inseripção . n . 21.186, transferido de S. José para A j u d a .

4.248. Aurélio Br az Jla Cunha Soares, inseripção n. 866, transferido de S. José para A j u d a .

4.249. João F e r r e i r a Alves, inseripção .n.,-1 ,0í0, transferido- de S . José para A j u d a .

4.250. Paschoal Stavaie de Oliveira, inseripção n. 8.257.

transferido de S. José para A j u d a .

4.251. Antônio Tavares F e r r e i r a , inseripção n.' 11.244.

transferido de S. José para A j u d a .

4.252. J o a q u i m Magalhães Dias, inseripção n . lá. 155, trans- f e r i d o de .3. José" para A j u d a . .

-4.253. Bento Alves Pereira, inseripção n ; 22.94 4, transferi- do de S. José para A j u d a .

4.254. Tancredo Godofredp de Araújo,. inseripção r i . 1 . 2 l i , transferido de, S , José para A j u d a .

4.255. Auxencio Rocha P i Ha, inseripção' n . 561,-transferido de Santo Antônio para A j u d a .

4.250. A ido Magrassi, ihscriyção u . 7.351. írans ferido de Santo Antônio para A j u d a .

4.257. João de. Magalhães Saroldi, inseripção . n . 6.472, transferido de Santo Antônio para A j u d a .

4.258. K m i l i o Francisco. Argenfo, inseripção n . .'í.451, transferido de G l o r i a para Ajuda :

4.259. Augusto • Peixoto da- Fonseca, inscrípçã<i o 8.9W.

transferido de G l o r i a para A j u d a .

4 . 2 6 0 . W a l t e r Santos, inseripção n . - 3.660, iransfPrido dj, Gloria oara A j u d a .

8.622.

.601 720.

(7)

Terr-arfeira 15 B O L E T I M E L E I T O R A L Outubro de 1935 233ÍÍ 4.261.

4.262.

4.263.

4.204.

4.205.

4.266.

4.207.

4.260.

A.270.

4.271.

4-. 277.

4.278.

4.279.

4.280.

4.281.

4.282.

4.283.

í.284.

4.285.

4.286.

4.287.

4.288.

4.289.

4.290.

4.291.

4.292.

4.293.

4.294.

4.295.

4.296.

4.297.

Oscar de Siqueira Ramo?, inseripção n . 8.062, trans- ferido dc S . Christovão para A j u d a .

Affonso de A l m e i d a Lacerda, inseripção n . 8.148,

•transferido de S . Christovão para- A j u d a .

Manoel Augusto Gome.s, inseripção n . 3.226, trans»

ferido da Piedade para A j u d a .

Augusto Januário Pereira, iíiscripção n . 5.973, trans- ferido de Gamboa para A j u d a .

Braz V i e i r a , inseripção n . 5.976, transferido de G a m - boa para A j u d a .

A r t h u r dos Santos, inseripção n . 2.941, transferido de T i j u c a para A j u d a .

Albino da Cunha Moreira, inseripção n . 537, trans- ferido de Engenho Velho para Aj'uda.

Manoel Simões P i l h o , inseripção n . 8.083, t r a n s f e r i - , do de S . Christovão p a r a Jacarépaguá.

Antônio L i b a n i o da Silva, inseripção n . 13.37Ç transferido de Candelária para Jacarépaguá.

Lúcio Marques de Araújo, inseripção n . 14.412, transferido de Candelária para Jacarépaguá.

Nelson Martins Roubaud, inseripção n . 14.904, transferido de Candelária para Jacarépaguá.

Ricardo Beaumond, inscripçço n . 4,334, rtansferido de Candelária para Jacarépaguá.

Patrício José Rodrigues, inseripção n . 2.576, t r a n s - ferido de Candelária para Jacarépaguá.

Sérgio Dias de Castro, inseripção n . 5.338, transfe- rido de Santo Antônio para Jacarépaguá.

José Pinheiro, inseripção n . 1.330, transferido de Santo Antônio para Jacarépaguá.

Accacio Stellfeld, inseripção n . 1.171, transferido de Santo Antônio para Jacarépaguá.

A r t h u r Domingues de Oliveira, inseripção n . 2.092, transferido de T i j u c a para Jacarépaguá.

Carlos Soares de Souza, inseripção n . 3.193, trans- ferido de Tijuca para Jacarépaguá.

Carlindo Maia da Silva Mattoso, inseripção n . 669, transferido de Irajá para Jacarépaguá,

José da S i l v a Marques, inseripção n . 831, transferido de Irajá para Jacarépaguá.

Alfredo Pereira Nunes, inseripção n . 6.725. transfe- rido de Irajá para Jacarépaguá.

Manoel Neves, inseripção n . 5.398, transferido de P e - nha para Jacarépaguá.

José F e r r e i r a Machado, inseripção n . 4.331. transfe- rido de Penha para Jacarépaguá.

João Francisco dos Anjos, inseripção n. 5.807, trans- ferido de Penha para Jacarépaguá,

Manoel de Sá Alves, inseripção TI. 4.715, transferido de Penha para Jacarépaguá.

Elesbão Custódio, inseripção n . 4.123, transferido de Copacabana para Jacarépaguá.

João Paulo Ribeiro, inseripção n . 3.057, transferido de Capacabana para Jacarépaguá.

Benicio Henrique de A l i v e i r a , inseripção n. 4.497, transferido de Sacramento para Jacarépaguá.

Rochelamy Moraes Carneiro, inseripção' n. 1.121, transferido de Sacramento para Jacarépaguá.

Octavio V i e i r a , inseripção n . 15:130, transferido de Sacramento para Jacarépaguá.

Ismael dos Santos Palheiro, inseripção n . 18.314, transferido de Sacramento para Jacarépaguá.

Galdino V i a n n a Marinho, inseripção n. 2.417, t r a n s - ferido de Sacramento p a r a Jacarépaguá.

L u i z de O l i v e i r a Baptista Sobrinho, inseripção nume- ro 2.554, transferido de G l o r i a para Jacarépaguá.

Joaquim Pinto Coilares, inseripção n . 5.936, transfe- rido de G l o r i a para Jacarépaguá.

Ernesto Cavalcanti de Albuquerque, inseripção n u m e - ro 1.669, transferido de G l o r i a para Jacarépaguá.

Marcello Marques de Miranda, inseripção n . 3,811, transferido de Gloria para Jacarépaguá.

4.298. Américo Vespucio de SanCAnna, inseripção n . 703*

transferido de Gloria para Jacarépaguá.

4.299. Manoel de Oliveira Santos, inseripção n . 2.383, trans-*

ferido de G l o r i a para Jacarépaguá.

Dado e passado nesta Cidade do Rio de Janeiro, aos de$

dias do mez de outubro de m i l novecentos e trinta e cinco-

— Pelo director, Modesto Donatini Dias da Cruz.

PRIMEIRA ZONA ELEITORAL

O d r . Decio Cezario A l v i m , j u i z da 1.* Zona Eleitoral, districto m u n i c i p a l de Candelária, na forma da lei, e t c : Faz saber, que. por este Juizo e Cartório Eleitoral, processa-se u m pedido de transferencia da eleitora Metia Roffé, do d i s - tricto m u n i c i p a l de Meyer, inseripção 12.184, titulo 12.570, p a r a o districto m u n i c i p a l de Candelária, tudo de conformi- dade com o a r t . 69 § 2o da lei n . 48, de 4 de maio de. 1935,.

E para constar, mandou expedir o presente edital, que será publicado no B o l e t i m Eleitoral, para conhecimento dos inte- ressados.

Districto Federal, 14 de outubro de 1935. — Pelo escri- vão, —Juvenal José de Araújo.

Q U A L I F I C A Ç Ã O R E Q U E R I D A Primeira Circumscripção

PRIMEIRA ZONA ELEITORAL (Districto municipal de Candelária'.

Juiz — Dr. liecio uesario Alvim

Escrivão — Dr. Carlos Waldemar de Figueiredo Q U A L I F I C A D O S POR D E S P A C H O D E 10 D E O U T U B R O

D E 1935 1.186. Paulo Maciel Schelkowsky.

1.187. Nestor Toval Ccmrado.

1.188. Nestor Andrade Remhelsperger.

í..189. Manoel Costa L e a l de M o u r a . 1.190. Hélio de Souza L e i t e . -

1.191. G a b r i e l Ferraz J u n q u e i r a .

1.192. Geraldo Ignacio Mac-Dowell dos Passos M i r a n d a , :! .193. Geraldo D i a s .

1.195. Armando L a v i v o i r Esleves.

1.196. Renato Nunes R o b i n . 1.197. Virgílio Mastrocola.

1.198. Virgínia Fontoura dc O l i v e i r a . 1.199. Nadyr de Souza Mattos.

1.200. Roberto Nogueira Machado.

1.201. Wanderley Nogueira -da S i l v a . 1.202. Ulysses de Menezes G H . 1.203. Rubem Rego.

1.204. Romão Augusto A m o r i m . 1.205. Rosalia Fernandes P i n t o . í. 206. Octavio Teixeir a d a S i l v a . 1.207. Olympjo Jorge Corrêa.

1.208. Mariliá F e r r e i r a de O l i v e i r a . 1.209. José Pinto de Sonza.

1.210. José Nunes da C u n h a .

1.211. José V i e i r a Gonçalves do M«Iio.

1.213. Humberto C h i a r i e l l o . 1.214. Felisberto Corrêa.

1.215. Epaminondas Fortes de Oliveira., 1.216. Carlos F e r r e i r a de O l i v e i r a . 1.217. Cecília Soares Craveiro.

1.218. Benjamin JBaMessartoi de Mattos.

1.219. Antônio Jorge Abâo.

1.220. Antônio dòs Santos L e a l .

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 14 D E OUTUBRO D E 1935

1.221. Nelson de Oliveira Sá.

1.212. Hélio Soares V i n a g r e . — Indeferido — lQ-lfl-1935,

(8)

ítôM Terça-feira 15 S O L E M E L E I T O R A L Outubro de 1935

TERCEIRA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Santa Rita, Sacramento e São Domingos)

Juiz — Dr. Francisco de Paula Rocha Lagoa Fillio Escrivão — Dr. Carlos Waldemar de Figueiredo Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E 10 D E O U T U B R O

D E 1935

£.011. Oswaido da S i l v a Figueiredo.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 11 D E O U T U B R O D E 1935

2.044. Sizenando Bezerra Verçosa.

2.045. Paulo de Araújo Gdes, 2.046. Narciso Corso.

2.047. Humberto Prieío.

2.048. Oscar Marques. •

2.049. Antônio Pessoa de A r a u j o . 2.050. Mario de O l i v e i r a . 2.051. Joaquim Tobias B e z e r r a . 2.052. Afrodicio Antunes M a c i e l . 2.053. A l m e r i n d a Alves.

2.054. L o u r i v a l Leandro de Almeida".

2.055. Henrique de Carvalho.

Q U L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 12 D E O U T U B R O D E 1935

2.050. Isabel L u i z a da S i l v a . 2.057. Pedro Ribeiro Rangel.

Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E li D E O U T U B R O D E 1935

2.010. A r y Couto B r a g a .

Districto Federal, aos 14 de outubro de 1935. — Pelo es- crivão, Maurício Teixeira de Mello.

Primeira Circumscripção

TERCEIRA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Santa Rita, Sacramento e São Domingos).

Juiz — Dr. Francisco de Paula Rocha Lagoa Filho Escrivão — Dr. Carlos Waldemar de Figueiredo Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E 22 D E A G O S T O

D E 1935 1.588. Antônio Manoel de S o u z a .

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 9 D E O U T U B R O D E 1935

2.032. Oswaido Veôezia.

3.033. Paulo José T e i x e i r a . 2.034. Mario Cândido da S i l v a . 2.035. Dagmar Valte de O l i v e i r a . 2.036. José Alves C a m p e l l o .

•2.037. Edsonina S i l v a .

2.038. Adelia G a b r i e l M i z i a r a . 2.039. Camillo E s p e r .

2 . 0 4 0 . Simão M i g u e l .

Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E 10 D E O U T U B R O * D E lí935

2.042. 'Regina de Magalhães Salussé.

Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E ,11 DÉ O C K i B R O D E 1Í935

2.043. M a r i n a Carneiro de Rezende,

Districto Federal,'aos 11 de outubro de 1935. — Pelo escrwRo, -Maurício Teixeira'de Melfò»

QUARTA ZONA ELEITORAL

CDistrictos municipaes de Ajuda, Santo Antônio e Ilhas) Juiz — Dr. Fructuoso Moniz Barreto de Aragão Escrivão — Dr. Carlos Waldemar de Figueiredo Q U A L I F I C A D O S POR D E S H A C H G ' D E 8 D E O U T U B R O

D E 1935 2 . 0 0 1 . A r m a n d o José Z a m a r i o l i . 2 . 0 0 2 . B a r c e l l i n i A d o l p h o .

£.003. Çarmen Peres' Domingues.

2.004. D r a u s i q M a r i n h o de M e l l o . 2 . 0 0 5 . Hugo Plácido Lacòrte V i t a l e . 2 . 0 0 6 . Horacio S g a v i o l i .

2 . 0 0 7 . João B a p t i s t a B r u n o . 2 . 0 0 8 . José Marciano Neüo.

2-. 009. Manoel Gomes d a S i l v a . 2 . 0 1 0 . M u r i l o Gonçalves T o r r e s , 2 . 0 1 1 . Nassiib C u r y .

2 . 0 1 2 . Nestor L u i z P i n h e i r o .

2>013. Nelson P e r e i r a do A m a r a l Carvalho 2.01-4. P a u l o JUbeiro N o g u e i r a .

2 . 0 1 5 . Pericles Galvão.

2 . 0 1 6 . Renato Mignono.

2 . 0 1 7 . Regina Rosa M o u t i n l i o .

2.0:18. Romeu Pires de Campos B a r r o s . 2 . 0 1 9 . Sebastião E r n a n i de A l m e i d a B r u n o . 2 . 0 2 0 . Sebastião Camargo M a r q u e s .

A 0 2 1 . Sylvio L o u r e i r o de Gouvèa.

2.0-32. Calixto B o s c a r i n o . 2 . 0 2 3 . L i v i o de F r e i t a s .

SEXTA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Lagoa, Copacabana e Gávea) Juiz — Dr. Nelson Hungria Hoffbauer

Escrivão — Francisco Farias

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 1 D E O U T U B R O P B D E 1935

3 . 0 1 2 . Stella G a r c i a de M i r a n d a e S i l v a . 3 . 0 1 3 . Antônio Lourenço da Costa.

3 . 0 1 4 . Nelson Guimarães B a r r e t o . 3 . 0 1 5 . M a r i a Theresa de Castro L i m a .

Q U A L I F I C A D O S POR D E S P A C H O D E 2 D E O U T U B R O D E D E 1935

3 . 0 1 6 . M a r i a M e r y . 3 . 0 1 7 . Moacyr D i a s .

3 . 0 1 8 . João Henrique das Neves F i l h o .

Q U A L I F I C A D O S POI\ D E S P A C H O D E 4 D E O U T U B R O D E 1935

3 . 0 1 9 . Everardo D i a s Benevides.

3 . 0 2 0 . Joubert Torres B a r b o s a . 3 : 0 2 1 . Noemia Napolitano Corrêa.

.3.022. Gonçalo Macedo F i l h o .

3 . 0 2 3 . Manoel Piracicaba de Andrade F i g u e i r a .

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 9 D E O U T U B R O D E D E 1935

3 . 0 2 4 . M a r i a Figueiredo de Souza.

3 . 0 2 5 . E d i t h Castro L i m a . 3 . 0 2 6 . Júlio Lopes.

3 . 0 2 7 . Ricardo Mondt.

3 . 0 2 8 . Celina de Castilho G a m a . 3 . 0 2 9 . D u l c e G a m a S c h r a u e r .

Q U A U L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E -10 D E . O U T U B R O D E 1935

3.031. M a r i a José de Nòva-Friburgo.

3.03-2. U u c i l i a Azevedo de' F r e i t a s .

3.033. M a r i a A m a l i a Serra do V a l i * í>er*ir».

3.034. Neuz* ITartlns Muni«.

3.035. Thereza Sampaio da SfrVWra.

3.036. A r l i n d o V i e r a Cortez.

3 . 0 3 7 . ' C a r m e n E d i t h Cortez 3.038. Clelia V i e i r a Cortez.

(9)

Terça-feira 15 B O L E T - I M E L E I T O R A L

Terceira Circuniseripção DÉCIMA ZONA E L E I T O R A L

(Districtos municipaes de São Christovão e Engenho Novo) Juiz — Dr. Magarinos Torres

Escrivão — Dr. Plácido Modesto de Mello

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 24 D E S E T E M B R O D E 1935

2.807. Dauiiana Valente de A v i e l c z . 2.808. John de Medeiros H i n d s . 2.809. Manoela Santos D i a s . 2.811. Etildes G a r c i a de Mattos.

2.812. Domingos F r e i t a s Santos.

2.813. Raulindo Areno.,

2.814. Antônio Corrêa cie O l i v e i r a . 2.815. Renato de O l i v e i r a .

2.810. Felisberto José R i b e i r o . 2.817. Saturnino do A m a r a l . 2.818. Francisco de Assis F r e i t a s .

2.819. Helia Lacerda de Mattos Gonçalves.

2.820. Oswaido P i n h e i r o Navega.

2 . 8 2 1 . Manoel Francisco das Chagas, 2.822. João Galdino.

2.823. Leocadio Lucas X a v i e r . 2.824. Gervasio Protasio de Assis-..

2.825. Raul Calixto de O l i v e i r a . 2.826. Deoclydes Victorio de Andrade, 2.827. Aurelino Raphael da S i l v e i r a . 2.828. Joaquim Felippe F i l h o . 2.829. Alfredo José da S i l v e i r a . 2.830. Arnaldo A m a r a l .

2 . 8 3 1 . Pedro Lopes Domingues F i l h o . 2.832. L u i z Simões Premoço.

2.833. Guilherme da Costa Gomes.

2.834. Amélia Gonçalves de O l i v e i r a . 2.835. Júlio F e l i p p e .

2.836. Sabino Francisco dos Santos F i l h o . 2 . 8 3 7 . Oswaido Alves de Moraes.

2 . 8 3 8 . A l t i n o Guimarães Cardoso.

2 . 8 3 9 . Waldemar Alves X a v i e r . 2.840. E d d y M i r a n d a Monteiro.

2 . 8 4 1 . Joffre de Souza Motta.

2.842. M a r i a Navega S o b r a l . 2.843. R i z i e r i C i n e l l i .

2.844. José de Azevedo Mattos.

2.846. Nelson de O l i v e i r a N u n e s . 2.847. Oswaido Souza L i m a . 2.849. João Salles de F r e i t a s . 2.850. Jorge Alcides dos Santos.

2 . 8 5 1 . D u r v a l i n o Hippert Cortez, 2.852. W a l d e m i r o de Azevedo.

2.853. Antenor Moreira Nunes.

2.854. Carlos L e i t e .

2.855. D i r c e u Bittencourt Costa.

E M D I L I G E N C I A :

2.845. M a r i a Cortez P e r e i r a . 2.848. Jorge F e r r e i r a B a r r o s o .

I N D E F E R I D O :

2.810. Pedro P a r r i l h a Palomo.

DÉCIMA PRIMEIRA ZONA ELEITORAL (Districtos municipaes de Meyer e Inhaúma) Juiz — Dr. Edmundo de Oliveira Figueiredo

Escrivão — Dr. Plácido Modesto de Mello

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O S D E 4 D E O U T U B R O D E 1935

3.962. N i l o da . S i l v a .

3.963. Antônio Miguel Gome»!

3.964. Arnaldo B a r b o s a . 3.965. Álvaro M i r a n d a .

3 . 9 6 6 . Aristides Fernandes Gonçalves.

3.967. Argemiro Lopes X a v i e r .

3.968. Alcino F e r r e i r a .

3.969. Alcides-Francisco Caldas.

3.-970. Camillo Pereira da Cunha.

3.97I-. Claudionor José Dionysio.

3.972. Dandi B.otti.

3 . 9 7 3 . Euclydes de Souza P i n t o . 3.974. E n r i c o da Silva Tavares.

3 . 9 7 5 . H i l d a Peres da S i l v a . 3.976. Heitor Anieeto P i n t o . 3.977. Heitor Alves Ramos.

3.978.- Hemmes Alves Ramos.

3.979. João Marques de Souza.

3.980. João Cardoso Gaspar.

3 . 9 8 1 . José de Oliveira Canedo.

3.982. José Raymund Gomes.

3 . 9 8 3 . Joffre Pinto de Souza.

3.984. Judit-h Costa L i m a . 3.985. L u i z a Giorgio Casemiro 3.986. Moacyr Pires F r a n c o . 3.987. Antônio Joaquim 3.988. W a l t e r B a r b i e r i . 3 . 9 8 9 . A r l i n d o das Neves.

3.990. Marinho T e i x e i r a . 3 . 9 9 1 . Américo Gonçalves.

3.992. José Rodrigues de O l i v e i r a . 3.993. Alfredo Borges Couto.

3.99-4. Waldemar Martins P i m e n t a . 3.995. Fernando de Jesus Gaudencio 3.990. L a u r i n d o de A b r e u .

3.997. M i l t o n P i m e n t e l .

3.998. Cândido Baptista Meirelles.

3.999. João Ruiz A g u i a r . 4.000-. Júlio T e i x e i r a .

4 . 0 0 1 . Atexerxer. Gomes Sampaio»

4.002. Octacilio Godinho da Costa.

'4.003. Ruth de Souza.

4.004. P l i n i o Ximenes Gomes.

4.005. Hoplodinil José Fei-reira.

4.006-. Miguel M i l i a n t e . 4.007. João Baptista da S i l v a . '4.008. Tito Trindade.

DÉCIMA SEGUNDA ZONA ELEITORAL (Districtos municipaes de Piedade, Irajá e Penha)

Juiz — Dr. Antônio Carlos Lafayette de Andrade Escrivão — Dr. Plácido Modesto de Mello Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 23 D E S E T E M B R O

D E 1935 4.181. Arnaldo de A l m e i d a .

4 . 1 8 2 . Augusto T e i x e i r a cie Carvalho.

[4.183-. Carlos Galvâo da S i l v a .

4.184. Carlos Alberto de Souza Falcão.

4 . 1 8 5 . Carlos P u t t a m a t t a . 4.186. Carmelita Ávila Machado 4 . 1 8 7 . Cecília de Araújo Souza.

4.188. Dulce Cardoso G i a n i n i . 4.189. Deoclecio Alves de M o u r a . 4.190. Dilermano-Neves B i t t e n c o u r t . 4 . 1 9 1 . D j a l m a T e i x e i r a de Carvalho, 4 . 1 9 2 . E t e l v i n a Alves de Medeiros.

4 . 1 9 3 . E u r i c o Barcellos.

4.194. E d m i r Sodré D u t r a .

4 . 1 9 5 . E l i a z a r de O l i v e i r a Ramos.

4 . 1 9 6 . Eduardo Carmelio B e r n a r d i n o , 4.197. Epaminondas E s t a n i s l a u Affonso.

4.198. Ernesto do Souza F r e i r e . 4.199. E l v i r a da Costa Mendes.

4.200. Frederieo Gerhadt.

4.201. Gentil F e r r e i r a da S i l v a . 4.202. G u i l h e r m o Flaescham Júnior.

4.203. Gabriella B a r b o s a . 4.204. H e r m i n i a Pires da M a t t a . 4.205. Heitor Bettamio E l l e n a . 4.206. J u l i e t a de M i r a n d a P a i v a . 4.207. José J o a q u i m de F i g u e i r e d o . 4.208. Joaquim Rosa V i d a l .

4.209. JardeH-no Egypto Rosa de Carvalhff.

4V210. J u d i t h de Almeida-Cavalcanti..

Referências

Documentos relacionados

; MARIO JOSE' DA SILVA (1.800), filho de Pedro José da Silva e de Delpíima Rosa de Je3us .nascido a 30 de maio de 1914, no Districto Federal, residente á rua Coronel Agostinho,

Fructuoso Moniz Barreto de Aragão Escrivão — Dr Carlos Waldemar de Figueiredo Direciona Geral do Expediente e Contabilidade da Policia.. Civil do Districto Federal DESPACHO DE 14 DE

Francisco de Miranda Soares votou em Vassouras, no pleito dc 14 de outubro.. (Qua- lificação requerida,

Norberto Lima dos Santos, filho de Joaquim Antônio iSantos e de Silvana Lima Santos, nascido a 13 de setembro de 1912, no Districto Federal, residente i rua São Gabriel n. 18

Emygdio Alves da Costa, filho de Manoel José da Cos- ta e de Altina Alves da Costa, nascido a 28 de ou- tubro de 1913, no Districto Federal, commercio, solteiro, com

Antônio Ferreira Barbosa (inscripção n. 5.329), filho de Manoel Ferreira Barbosa e de Ignacia Maria de Oliveira, nascido a 13 de junho de 1892, no Dis- tricto Federal,

José Antônio Alberto, inscripcão n... Ernesto Laurentino da Costa, inscripcão

Francisco de Paula Rocha Lagoa Filho Escrivão — Dr.. — Maurício Teixeira