• Nenhum resultado encontrado

Esta edição, além de cobrir as Investiduras ao Grau 33º realizadas em Goiânia-GO e Assis-SP, ambas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esta edição, além de cobrir as Investiduras ao Grau 33º realizadas em Goiânia-GO e Assis-SP, ambas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

E

sta edição, além de cobrir as Investiduras ao Grau 33º realizadas em Goiânia-GO e Assis-SP, ambas superando as expectativas de todos, traz uma matéria de extrema importância para nós do Rito Escocês Antigo e Aceito - a criação da mais nova Inspetoria Litúrgica – a 4ª do Espírito Santo. Tal matéria se traduz na mais fiel expressão do constante crescimento do Rito mais praticado no Brasil. Não obstante, vem coroar os esforços de abnegados Obreiros, que, incondicionalmente, trabalham em prol do aperfeiçoamento cultural dos Irmãos postulantes e, consequentemente, do expressivo crescimento de nosso excelso Rito.

Vale ressaltar que, embora, na maioria das vezes, não é perceptivo aos olhos de todos, o hercúleo trabalho dos valorosos irmãos presidentes e demais oficiais dos diversos Altos Corpos, espalhados pelas diversas Inspetorias Litúrgicas de todo o Brasil, o Supremo Conselho tem acompanhado e não deixa de reconhecer e apoiar os esforços desprendidos, para que tudo seja realizado a contento.

O Supremo Conselho presta uma singela e merecida homenagem a esses Irmãos por seu empenho, comprometimento e seriedade com que dedica parte de seu precioso tempo, no desenvolvimento de suas funções, possibilitando, com isso, que outros Irmãos possam sorver e ascender nos excelsos ensinamentos de nosso Rito, sendo partícipes da profícua trajetória do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil.

Nosso especial agradecimento!

(3)

Informativo Virtual Astréa News nº 21 - Ano III - Mai/13 - Pg 03

Asuntuosidade de uma edificação não está, apenas, em suas formas arquitônicas, mas, também, e

principalmente, na preparação da argamassa utilizada, no cimento místico, que reuniu e solidificou diversos tijolos, representando o esforço de cada Irmão, disposto em erigir a Grande Obra dedicada ao Grande Arquiteto do Universo.

Assim tem sido o hercúleo trabalho de diversos Irmãos das Regiões Litúrgicas de nosso Supremo Conselho, espalhados por todo o Brasil. O comprometimento desses nobres Obreiros, em prol do Rito Escocês Antigo e Aceito, tem sido motivo de grande orgulho para todos nós!

A exemplo deste preâmbulo, podemos citar a trajetória de dedicação e comprometimento dos Irmãos da pequena cidade serrana do Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante, conhecida, nacionalmente, pela forte influência da cultura dos ancestrais italianos.

Apresentamos, a seguir, uma breve compilação das palavras do valoroso Irmão Elio Antônio Spadeto, 33º, atual TVPM da Excelsa Loja de Perfeição Monte Horebe, jurisdicionada à 3ª Inspetoria Litúrgica do Espírito Santo. Eis o seu relato:

“Até o ano de 1996, os Mestres Maçons da Região Serrana do Estado do Espírito Santo, que desejassem ascender aos excelsos ensinamentos do Rito Escocês Antigo e Aceito, teriam que se deslocar cerca de mais de 100 km da cidade de Venda Nova do Imigrante, região serrana capixabense, para a capital Vitória.

De início, foi feita uma primeira tentativa para se fundar uma Loja de Perfeição em nossa Região, mas, apenas, achavam a ideia viável os Irmãos Aldemar Polonini Morelli, Zenaldo Batista de Souza, Lairdo Antonio Lopes e eu, os quatro que, de fato, frequentavam os Graus Superiores, em Vitória. Na oportunidade, não foi possível, mas, mesmo assim, não desistimos da ideia. Foi numa noite chuvosa no ano de 1998, a bem da verdade, estava ocorrendo uma

“baita” tempestade, o Poderoso Irmão Atyla Quintaes Freitas

Lima, 33º - Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª ES – veio, em visita, a nossa cidade. Na ocasião, eu era Venerável Mestre da Loja Maçônica “Castelo das Acácias”, e ele estava determinado a dar início aos trabalhos para a criação de uma Loja de Perfeição na Região.

Com o imprescindível apoio dos valorosos Irmãos das cidades de Vila Velha, Vitória e Cariacica, sem o qual nada teríamos conseguido, foi criada a Excelsa Loja de Perfeição “Monte Horebe”, no dia 14 de janeiro de 1999, que, naquela época, estava localizada no Vale de Conceição do Castelo. Foi um sucesso completo e valeu muito a pena, e temos que considerar que esse sucesso teve o fundamental apoio e força de vontade do Poderoso Irmão Atyla, e dos valorosos Irmãos da Grande Vitória, bem como os da nossa região, que acreditaram na ideia e, hoje, todos podem colher o fruto de tal perseverança.

Ao longo de nossa história, outros Altos Corpos foram criados, a exemplo do Sublime Capítulo Rosa Cruz

“Monte Sião”, fundado em 19 de Maio de 2006; do Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch “Monte das Oliveiras”, fundado em 20 de dezembro de 2007; do Consistório Príncipes do Real Segredo “Lux, Sapientia et Labor”, fundado em 06 de Julho de 2010, todos no Vale de Venda Nova do Imigrante. Além desses, também, foram fundados uma Loja de Perfeição e Capítulo Rosa-Cruz, em Cachoeiro de Itapemirim, e mais uma Loja de Perfeição em Guaçuí. A coroação desse profícuo trabalho se traduziu com a criação da 4ª Inspetoria Litúrgica em nossa Região, levada a efeito no dia 19 de março de 2013, conforme registrou a Ata de nº 161, da Excelsa Loja de Perfeição Monte Horebe.”

Em reunião presidida pelo Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª ES, Poderoso Irmão Atyla Quintaes Freitas Lima, 33º, e dirigida pelo TVPM, Poderoso Irmão Elio Antônio Spadeto, 33º, e contando com a presença de 42 Irmãos, tendo como Ordem do Dia a Criação da 4ª Inspetoria Litúrgica do ES.

Criada através do Ato nº 10 – 2013/18, do Supremo Conselho, que, também, nomeou o Poderoso Irmão

(4)

Alessandro Mário Pizzol, 33º, cadastro 60.816, para exercer o elevado cargo

de Grande Inspetor Litúrgico da recém- criada Inspetoria.

Com sede no Vale de Venda Nova do Imigrante – ES, a

4ª Inspetoria Litúrgica do ES passa a abranger os seguintes Corpos:

Excelsa Loja Perfeição Arca da Aliança – Vale Guaçuí; Excelsa Loja Perfeição Monte Horebe – Vale Venda Nova do Imigrante; Sublime Capítulo Rosa Cruz André Luiz – Vale Cachoeiro de Itapemirim; Sublime Capítulo Rosa Cruz Monte Sinai – Vale Venda Nova do Imigrante; Magnífico

Conselho de Cavaleiros Kadosch Monte das Oliveiras – Vale Venda Nova do Imigrante; Consistório de Príncipes do Real Segredo Lux, Sapientia et Labor - Vale de Venda Nova do Imigrante.

A jovem cidade de Venda Nova do Imigrante, que neste dia 06 de maio comemorou seu Jubileu de Prata de emancipação política, regozija-se com a criação da mais nova Inspetoria Litúrgica.

Sua criação é a realização de um sonho plasmado há 17 anos, quando foram encetados esforços para que, hoje, pudesse ser concretizado. Bem como, também, demonstra, fielmente, o grande e constante crescimento do Rito mais praticado no Brasil.

Compilação do texto elaborado pelo Irmão Elio Antônio Spadeto, 33º - 4ª ES

Com intensa programação, a 1ª Inspetoria Litúrgica do Estado de Goiás promoveu grandioso evento, com as solenidades de Inauguração e Instalação do Templo Nobre do Palácio “Mário Behring”, que recebeu o nome de Templo Nobre “Francisco Gê Acayaba De Montezuma”, em homenagem ao Grande Maçom fundador e Primeiro Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33º, no Brasil.

No dia 25 aconteceu a abertura do evento com a exposição da famosa Artista Graça Estrela e com a apresentação de um belíssimo Concerto Musical, no interior do belo Templo Nobre, com a regência de Elen Lara.

Já no dia 26, foi realizada no Templo da Loja de Perfeição – 5º Pavimento do Palácio “Mário Behring”- uma Iniciação ao Grau 4º - Mestre Secreto - de 34 Irmãos, cuja cerimônia contou com a Presença da ilustre comitiva do Supremo Conselho, composta pelos Poderosos Irmãos, Membros Efetivos, Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º – Lugar Tenente Comendador, representando o Soberano Grande Comendador, que, atendendo a compromissos, anteriormente, marcados não pôde participar do evento;

Adelman de Jesus França Pinheiro, 33º – Grande Secretário

Geral do Santo Império; Maurício Soares, 33º – Grande Tesoureiro do Santo Império.

Registrou-se, também, as presenças dos Poderosos Irmãos, Membros Efetivos, Wilson Filomeno, 33º; Ruy Sílvio Stragliotto, 33º, Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 3ª RS; do Soberano Grande Inspetor Litúrgico, da 1ª GO, Licínio Leal Barbosa, 33º; dos Membros Eméritos - Adolpho Porta, 33º e Paulo Fernandes da Silveira, 33º. Destacam-se as presenças dos Poderosos Irmãos Ruy Rocha de Macedo, 33º - Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Goiás; Adolfo Ribeiro Valadares, 33º – Eminente Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja de Goiás; Renan Correia Peixoto, 33º – Eminente Ex-Grão-Mestre da Grande Loja do Amazonas.

Também, presentes o Presidente da Associação Brasileira de Filatelia Maçônica - Anselmo Costa, 33º; os Inspetores Litúrgicos: Paulo Roberto Pithan Flores, 33º - 7ª RS; Fernando Melo de Carvalho, 33º - 1ª AM; Romero Tavares de Amorim, 33ª – 5ª BA; Carlos Henrique Teófilo da Silva, 33º - 1ª DF; os presidentes de Corpos, José Teixeira da Silva, 33º - Consistório “Aziz Raimundo” – BA, e James Pedrosa Castelo Branco, 33º – Consistório “Amazonas” – AM, além de um grande número de irmãos visitantes. Após a Sessão foi oferecido aos Irmãos um coquetel no Salão de Eventos.

(5)

Informativo Virtual Astréa News nº 21 - Ano III - Mai/13 - Pg 05

No dia 27, pela manhã, foi realizada a Sagração do Templo Nobre, o descerramento da placa de Inauguração e exposição de uma bela pintura artística da foto do saudoso Irmão Francisco Gê Acayaba De Montezuma. Na parte da tarde foi realizada a cerimônia de Investidura no Grau 33º de 89 Irmãos, sendo 75 de Goiás, 12 de Manaus, 01 da Bahia e 01 de Brasília. As Sessões Magnas foram presididas, com maestria, pelo Ilustre Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º e composta pelos Ilustres Irmãos de sua Comitiva e

Membros Efetivos, momentos em que receberam reiterados elogios, dado à magnitude e à brilhante condução do Iluminado Irmão Jorge Lins. Às 21h, foi oferecido o Ágape de Confraternização, no Salão de Eventos do Palácio “Mário Behring”, em um belíssimo momento de encontro da Família Maçônica, fechando com “chave de ouro” um dos grandes eventos da Maçonaria Goiana.

Compilação do texto enviado pelo Poderoso Irmão Maurício Lopes, 33º - 1ª GO.

O

Supremo Conselho, neste mês de maio, foi até a Capital do Paranapanema, cidade de Assis, interior paulista, a 434 km da capital, para realizar mais uma investidura ao Grau mais elevado do Rito Escocês Antigo e Aceito. Coincidências a parte, justamente, no mês em que comemoramos o Dia das Mães, a cidade conhecida como a dos “Três Esses”, possui em seu brasão o dístico, em latim, “Deo et terræ matri”, ou seja, “Deus e a Mãe Terra”, fazendo uma alusão materna.

Também, é conhecida como “cidade fraternal”, outra feliz “coincidência”, pois a cidade de Assis é a sede da 9ª Inspetoria Litúrgica de São Paulo, que tem como Grande Inspetor Litúrgico o Poderoso Irmão Célio Rossini Netto, 33º, onde valorosos Irmãos, saciando a sede do saber, buscam evoluir através dos excelsos ensinamentos de nosso Rito.

A cerimônia foi realizada no dia 19 de maio, presidida pelo Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º, Membro Efetivo e Lugar Tenente Comendador, representando o Soberano Grande Comendador

Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º.

Fazendo parte da Comitiva do Supremo Conselho os Poderosos Irmãos Membros Efetivos Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33º, Grande Ministro de Estado, e Adelman de Jesus França Pinheiro, 33º, Grande Secretário Geral.

A cerimônia teve como palco o Templo da ARLS Assis de Nazareth nº 147, jurisdicionada à Grande Loja do estado de São Paulo, quando foram investidos 29 Irmãos no Grau 33º - Grande Inspetor Geral – sendo dezoito da 9ª e onze da 10ª Inspetorias Litúrgicas de SP.

Registrou-se a presença do Poderoso Irmão Siozu Mizuno, 33º - Grande Inspetor Litúrgico da 10ª SP, além de Delegados, Presidentes de Corpos e um expressivo número de Irmãos da região.

E assim, mais um grupo de valorosos Irmãos chega ao mais alto degrau da “escada do Rito Escocês Antigo e Aceito”, conscientes de que a jornada, apenas, começou. Passam a ser verdadeiros guias para os Irmãos da região, a fim de lhes conduzirem com

segurança pelos estreitos caminhos da vereda iniciática!

Compilação do texto enviado pelo Poderoso Irmão Célio Rossini, 33º - GIL 9ª SP

(6)

Referências

Documentos relacionados

As informações vinculadas à estrutura educativa voltada para a formação da juventude rural, foram coletadas as estatísticas relacionadas, com realce para a

Selecione esta opção e pressione a tecla OK para abrir a janela de ajustes6. Faça os ajustes conforme

Para criar camadas, selecione a opção Camada do menu Inserir (uma camada padrão será inserida onde o cursor estiver posicionado) ou clique no botão Desenhar camadas ( ) da

Até o dia 30 de setembro de 2015, o(a) diretor(a) escolar realizará a Comissão Julgadora Escolar, com todas as tarefas a serem desenvolvidas para a avaliação e seleção

Você deve observar que esta garantia limitada não se aplica nas seguintes circunstâncias: • Se o bote inflável Intex estiver sujeito a negligência, uso inadequado,

Maracujá durante o Quaternário. Registros sedimentares aluviais foram tomados como indicadores da evolução geomorfológica fluvial e dos paleosistemas deposicionais, permitindo

Assim, de forma descritiva e qualitativa, é realizada uma breve revisão do processo histórico que envolve os não combatentes e os conflitos bélicos, bem como o desenvolvimento

Ovos de codorna cozidos com azeite e sal, Pedaço queijo parmesão, Café com creme de leite. Panqueca Paleo (1), Semente de abóbora, Smoothie