• Nenhum resultado encontrado

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO: Auxiliar de Fiscalização Ambiental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO: Auxiliar de Fiscalização Ambiental"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO:

Auxiliar de Fiscalização Ambiental

Tucuruí/PA Junho de 2013

(2)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

HÉLIO DE ALMEIDA CORDEIRO Reitor “pro-tempore”

MARIA NEUSA DE LIMA PEREIRA Pró-Reitora de Ensino

JOSÉ ROBERTO BRITO PEREIRA Pró-Reitor de Pesquisa

JOSÉ ALBERTO ALVES DE SOUZA Pró-Reitor de Extensão

CLAÚDIO ADALBERTO KOLLER Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

REGINA GLÓRIA P. DE O. SILVEIRA Pró-Reitor de Administração

RAIMUNDO NONATO SANCHES DE SOUZA Diretor-geral do Câmpus Tucuruí

NEUSA MARGARETE GOMES FERNANDES

Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Tucuruí

(3)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA ... 5

2. OBJETIVOS ... 6

4. PERFIL DO PROJETO ... 7

5. PERFIL DO EGRESSO – AUXILIAR DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL ... 9

6. FORMA DE ACESSO ... 10

7. MATRIZ CURRICULAR ... 10

8. EMENTAS ... 11

9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CURSO ... 14

10. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ... 15

11. CORPO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DO CÂMPUS TUCURUÍ ... 17

12. ESTRUTURA FÍSICA, RECURSOS MATERIAIS E ACERVO BIBLIOGRÁFICO DOS CURSOS ... 18

13. EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO ... 20

(4)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

APRESENTAÇÃO

O presente documento representa o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade formação inicial e continuada, vinculado ao PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estruturado em torno do eixo – Desenvolvimento Educacional e Social, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).

Este curso de Formação Inicial e Continuada em Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade presencial aspira formar profissionais que exerçam suas funções com responsabilidade, ética e criatividade, e que sejam capazes de reconhecer as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sociocultural, utilizando tecnologias adequadas ao trato das questões ambientais, em consonância com a legislação ambiental pertinente, e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região, do estado e do país.

(5)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

1.JUSTIFICATIVA

Em seu aspecto global, a formação inicial e continuada é concebida como uma oferta educativa – específica da educação profissional e tecnológica – que favorece a qualificação, a requalificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores nos mais variados níveis de escolaridade e de formação.

Centra-se em ações pedagógicas, de natureza teórico prática, planejadas para atender as demandas sócio educacionais de formação e de qualificação profissional. Nesse sentido, consolida-se em iniciativas que visam formar, qualificar, requalificar e possibilitar tanto atualização quanto aperfeiçoamento profissional a cidadãos em atividade produtiva ou não.

Contemple-se, ainda, no rol dessas iniciativas, trazer de volta, ao ambiente formativo, pessoas que foram excluídas dos processos educativos formais e que necessitam dessa ação educativa para dar continuidade aos estudos.

Ancorada na perspectiva crítico-emancipatória, a formação inicial e continuada, ao se estabelecer no entrecruzamento dos eixos sociedade, cultura, trabalho, educação e cidadania, compromete-se com a formação humana e formação profissional, com vistas à aquisição de conhecimentos científicos, técnicos, tecnológicos e ético-políticos, propícios ao desenvolvimento integral do sujeito.

A partir da década de noventa, com a publicação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), a educação profissional passou por diversas mudanças em seus direcionamentos filosóficos e pedagógicos, passa a ter um espaço delimitado na própria lei, configurando-se em uma modalidade da educação nacional. Mais recentemente, em 2008, as instituições federais de educação profissional, foram reestruturadas para se configurarem em uma rede nacional de instituições públicas de EPT, denominando-se de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Portanto, tem sido pauta da agenda de governo como uma política pública dentro de um amplo projeto de expansão e interiorização dessas instituições educativas.

(6)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

Neste sentido, o IFPA ampliou sua atuação em diferentes municípios do estado do Pará, com a oferta de cursos em diferentes áreas profissionais, conforme as necessidades locais.

No âmbito do Câmpus Tucuruí-IFPA, a oferta do Curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade presencial, aparece como uma opção para a atualização e a formação de profissionais qualificados, favorecendo a inserção no mundo do trabalho e atuação em instituições públicas.

Visando uma capacitação inicial de pessoas que tenham concluído o ensino fundamental, em situação de vulnerabilidade social, sejam pessoas de baixa renda ou estejam fora do mercado de trabalho, o Câmpus Tucuruí-IFPA se propõe, por meio do PRONATEC, a formar profissionais capazes de realizar atividades de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, de forma a contribuir para o desenvolvimento de atividades relacionadas à fiscalização ambiental para uma inserção competente junto aos órgãos ambientais e à sociedade.

Nesta perspectiva, o Câmpus Tucuruí-IFPA propõe-se a oferecer o curso de formação inicial e continuada em Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade presencial, por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando Auxiliar de Fiscalização Ambiental, por meio de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região articulado aos processos de democratização e justiça socioambiental.

2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral

Formar profissionais capazes de auxiliar na fiscalização de posturas ambientais, por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando ao cumprimento da legislação ambiental e sanitária e promover a educação sanitária e ambiental.

2.2 Objetivos específicos

(7)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

• Desenvolver no aluno a visão crítica das questões ambientais que contribua para a construção de sociedades sustentáveis;

• Participar de atividades de educação ambiental e sanitária para preservação e conservação do meio ambiente;

• Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos para que o egresso do curso possa atuar na esfera pública de fiscalização ambiental.

3. REGIME LETIVO

O curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental a ser ofertado pelo PRONATEC no Câmpus Tucuruí foi estruturado em dois núcleos de ensino, sendo um núcleo comum e outro específico, na modalidade de formação inicial e continuada (FIC). O curso deverá ser ofertado no Câmpus Tucuruí, preferencialmente, nos turnos vespertino e noturno, totalizando 160 horas.

4. PERFIL DO PROJETO

Este projeto surge a partir do reconhecimento da necessidade de promover os direitos sociais, em especial no que se refere aos setores mais desfavorecidos. O Câmpus Tucuruí tem dispensado atenção especial às iniciativas que visam fortalecer as estruturas locais de desenvolvimento no combate à exclusão social. Neste contexto, estão previstas diversas ações para o desenvolvimento social com vistas a melhorar o nível e a qualidade de vida desta camada populacional. A iniciativa de compartilhar conhecimento e experiências no curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental sem dúvida um passo importante para a realização desta mudança de realidade.

O curso será desenvolvido por um conjunto de procedimentos empregados para atingir os objetivos propostos. Respeitando-se a autonomia dos docentes na transposição didática dos conhecimentos selecionados nos componentes curriculares.

A metodologia de ensino irá pressupor procedimentos didático-pedagógicos que auxiliem os alunos nas suas construções intelectuais, procedimentais e atitudinais, tais como:

(8)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

• Elaborar e implementar o planejamento, o registro e a análise das aulas e das atividades realizadas;

• Problematizar o conhecimento, sem esquecer de considerar os diferentes ritmos de aprendizagens e a subjetividade do aluno, incentivando-o a pesquisar em diferentes fontes;

• Contextualizar os conhecimentos, valorizando as experiências dos alunos, sem perder de vista a (re)construção dos saberes;

• Elaborar materiais didáticos adequados a serem trabalhados em aulas expositivas dialogadas e atividades em grupo;

• Utilizar recursos tecnológicos adequados ao público envolvido para subsidiar as atividades pedagógicas;

• Disponibilizar apoio pedagógico para alunos que apresentarem dificuldades, visando à melhoria contínua da aprendizagem;

• Diversificar as atividades acadêmicas, utilizando aulas expositivas dialogadas e interativas, desenvolvimento de projetos, aulas experimentais, visitas técnicas, seminários, debates, atividades individuais e em grupo, exposição de filmes, grupos de estudos e outros;

• Organizar o ambiente educativo de modo a articular múltiplas atividades voltadas às diversas dimensões de formação dos jovens e adultos, favorecendo a transformação das informações em conhecimentos diante das situações reais de vida.

A organização curricular do projeto complementa-se com os seguintes elementos:

• Base comum;

• Integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização;

• Participação dos docentes na elaboração das propostas pedagógicas desenvolvidas na efetivação do Projeto;

• Construção de materiais didático-pedagógicos pelos docentes.

(9)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

A gestão dos processos pedagógicos deste curso orienta-se pelos seguintes princípios:

• da aprendizagem e dos conhecimentos significativos;

• do respeito ao ser e aos saberes dos estudantes;

• da construção coletiva do conhecimento;

• da vinculação entre educação e trabalho;

• da interdisciplinaridade; e

• da avaliação como processo.

5. PERFIL DO EGRESSO – AUXILIAR DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

O estudante egresso do curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade presencial, deve ter demonstrado avanços na aquisição de seus conhecimentos básicos, estando preparado para dar continuidade aos seus estudos.

Do ponto de vista da qualificação profissional, deve estar qualificado para atuar nas atividades relativas à área do curso para que possa desempenhar, com autonomia, suas atribuições, com possibilidades de (re)inserção positiva no mundo trabalho.

Desta forma, ao concluir a sua qualificação profissional, o egresso do curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

• Auxiliar na fiscalização de posturas ambientais;

• Auxiliar em vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos;

• Auxiliar no cumprimento da legislação ambiental e sanitária;

• Auxiliar na promoção de ações em educação sanitária e ambiental.

Além das habilidades específicas da qualificação profissional, estes estudantes devem estar aptos a:

• Adotar atitude ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos de socialização humana em âmbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervém na realidade;

• Saber trabalhar em equipe e ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.

(10)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

6. FORMA DE ACESSO

O interessado aos cursos ofertados pelo PRONATEC deverá realizar sua escolha a partir do processo de divulgação do demandante que é responsável pelo processo de seleção, efetuar sua pré-matrícula junto o órgão responsável (demandante) e receber uma Carta de Encaminhamento. Após este processo, o candidato deverá vir até o Câmpus de Tucuruí confirmar sua matrícula, levando a documentação exigida e a Carta de Encaminhamento recebida no ato da pré- matrícula.

Os candidatos pré-selecionados pelos demandantes devem atender os critérios estabelecidos pelos mesmos, a idade mínima de 15 anos conforme estabelecido na Portaria 168/2013 do MEC e ter concluído o Ensino Fundamental (Guia PROANATEC de Cursos FIC).

7. MATRIZ CURRICULAR

A organização curricular deste curso considera a necessidade de proporcionar qualificação profissional em Auxiliar de Fiscalização Ambiental. Essa formação está comprometida com a formação humana integral uma vez que propicia, ao educando, uma qualificação laboral relacionando currículo, trabalho e sociedade.

Desta forma, na elaboração das matrizes de curso a distribuição das disciplinas deve considerar dois núcleos: comum e específico. O núcleo comum deve ser composto de disciplinas de formação geral e o núcleo específico deve compor disciplinas da área de formação.

A matriz curricular do curso FIC em Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade presencial, está organizada por disciplinas, com uma carga-horária total de 160 horas.

As disciplinas que compõem a matriz curricular estão articuladas, fundamentadas na integração curricular numa perspectiva interdisciplinar e orientadas pelos perfis profissionais de conclusão, ensejando ao educando a formação de uma base de conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como a aplicação de

(11)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

conhecimentos teórico-práticos específicos de uma área profissional, contribuindo para uma formação técnico-humanística.

Quadro 1 – Matriz curricular do Curso FIC em Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade presencial:

NÚCLEO COMUM

DISCIPLINAS CH

Relações Interpessoais e Liderança 20

Informática básica 20

Total do Núcleo 40

NUCLEO ESPECÍFICO

DISCIPLINAS CH

Meio Ambiente, saúde e saneamento 30

Legislação brasileira aplicada ao licenciamento e fiscalização ambiental

50

Competência e procedimentos de fiscalização ambiental 20 Prática ambientais e sanitárias relacionadas as ações de

fiscalização ambiental

20

Total do Núcleo 120

TOTAL do CURSO 160

8. EMENTAS

DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E LIDERANÇA CHR: 20 HORAS EMENTA:

1. As relações humanas e sua dinâmica. Os padrões de relação.

2. Processos obstrutivos das relações humanas: o conflito.

3. Relações familiares. Relações de trabalho. Processos grupais básicos:

percepção e comunicação. Liderança e relação entre líder e liderado/a.

4. Ética nas relações humanas.

BIBLIOGRAFIA:

1. CHIAVENATO, I. Gerenciando com as Pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

2. DAVEL, E.; VERGARA, S. C. (Orgs.). Gestão com pessoas e subjetividade.

São Paulo: Atlas, 200l.

3. MINlCUCCI, A. Relações Humanas: Psicologia das relações humanas interpessoais. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

(12)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

4. OSORIO, L. C.. Psicologia Grupal - uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

5. PICHON-RIVIERE, E.; QUIROGA, A. P. de. Psicologia da Vida Cotidiana. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

6. POWEL, J. S.J. Para Viver em Plenitude - Uma nova vida através de uma nova visão. Belo Horizonte: Crescer, 1999.

DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA CHR: 20 HORAS EMENTA:

1. Acesso às Tecnologias de comunicação e informação.

2. Acesso a internet (redes sociais, correio eletrônico, busca e pesquisa).

3. Noções das principais funções de editor de texto.

4. O mercado do mundo virtual.

BIBLIOGRAFIA:

1. CAPRON, H. L; JOHNSON, J. A. Introdução à informática. 8. ed. São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 2004.

2. NASCIMENTO, J. K. F. do. Informática básica. Brasília: Universidade de Brasília. 2006.

3. RIMOLI, M. A.; CARNEVALLI, A. A. Microsoft Word 2007. Editora Komedi, 2007.

4. RIMOLI, M. A.; CARNEVALLI, A. A. Microsoft Internet Explorer 7. Editora Komedi, 2007.

DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SANEAMENTO CHR: 30 HORAS EMENTA:

1. Definições e a relação meio ambiente, saúde e saneamento;

2. Poluição e controle ambiental (água, ar, solo, sonora, visual e outras);

3. Noções dos sistemas de saneamento básico: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana e Resíduos Sólidos Urbanos.

BIBLIOGRAFIA:

1. ALMEIDA, Alaor et al. Manual de Saneamento e Proteção Ambiental para os Municípios. V.2. 2007. 221p.

2. BRASIL. FUNASA. Manual de saneamento. 4ª ed. Brasília: FUNASA, 2006.

3. CARVALHO, Anésio Rodrigues de; OLIVEIRA, Mariá Vendramini Castrignano de.

Princípios básicos do saneamento do meio. 10. ed. SãoPaulo: Editora Senac São Paulo, 2010. 400 p.

4. DERISIO, J. C. Introdução a poluição ambiental. 3ª ed. 192p. 2007.

5. PHILIPPI. Arlindo Jr. Saneamento, Saúde e Ambiente. Coleção Ambiental.

(13)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

Editora Manole. 2005. 842p.

6. REZENDE, Sonaly Cristina; HELLER, Léo. O Saneamento no Brasil - Políticas e Interfaces. AUFMG. 2008.

DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO BRASILEIRA APLICADA AO LICENCIAMENTO E

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL CHR: 50 HORAS EMENTA:

1. Direito ambiental constitucional e princípios 2. Política Nacional de Meio Ambiente;

3. Lei de Crimes Ambientais;

4. Licenciamento Ambiental;

5. Outras legislações específicas: recursos hídricos, recursos florestais, resíduos sólidos e unidade de conservação.

BIBLIOGRAFIA:

1. BRASIL. Livro Resolução do CONAMA. 2006. Ministério de Meio Ambiente. 1 edição, Brasília. ISBN: 85-7738-039-4

2. CUNHA, S. e GUERRA, A. J.T. Avaliação e perícia ambiental. 284p.

2002.FONSECA, L. C. da. Legislação sobre recursos hídricos e meio ambiente:

o direito ambiental. Curso de especialização em gestão hídrica e ambiental.

UFPA. 2007;

3. GRANZIERA, M. Luiza Machado. Direito Ambiental. São Paulo: Atlas, 2011, 2 edição.

4. MORAES, Luís Carlos Silva de. Curso de direito ambiental. São Paulo: Atlas, 2001. 256 p.

3. PHILIPPI. Arlindo Jr. et al. Curso de Gestão Ambiental. Capítulo 17: Direito Ambiental Aplicado. Coleção Ambiental. Editora Manole. 2004. 1045p;

4. PHILIPPI. Arlindo Jr. et al. Curso Interdisciplinar de Direito Ambiental. Capítulo 1: Introdução do Direito Ambiental. Coleção Ambiental. Editora Manole. 2005.

953p.

DISCIPLINA: COMPETÊNCIA E PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAÇÃO

AMBIENTAL CHR: 20 HORAS EMENTA:

1. Fiscalização Ambiental: conceitos e definições;

2. Competências do Agente de Fiscalização;

3. Instrumentos da Fiscalização Ambiental;

4. Processos administrativos da Fiscalização Ambiental;

5. Infração e Medidas Cautelares.

(14)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

BIBLIOGRAFIA:

1. Cartilha de licenciamento ambiental / Tribunal de Contas da União. Brasília:

TCU, Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União, 2004.

2. Instituto Estadual do Ambiente. Fiscalização ambiental. Rio de Janeiro: INEA, 2011. 29 p.

3. Instituto Estadual do Ambiente. Guia prático de fiscalização ambiental. Rio de Janeiro: INEA, 2010. 63 p.

DISCIPLINA: PRÁTICA AMBIENTAIS E SANITÁRIAS RELACIONADAS AS AÇÕES

DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL CHR: 20 HORAS EMENTA:

1. Prática de fiscalização e vistoria que usam recursos naturais e/ou que apresentem potencial impacto ambiental;

2. Ações educativas ambientais e sanitárias; e

3. Operações especiais para controle da poluição ao meio ambiente.

BIBLIOGRAFIA:

1. Instituto Estadual do Ambiente. Fiscalização ambiental. Rio de Janeiro: INEA, 2011. 29 p.

2. Instituto Estadual do Ambiente. Guia prático de fiscalização ambiental. Rio de Janeiro: INEA, 2010. 63 p.

3. IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 2002. Manual de Fiscalização. Aprovado pela Portaria IBAMA nº 43, de 28 de março de 2002. Publicada no Diário Oficial da União, de 1º de abril de 2002. Brasília (DF). 276p.

4. IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 2004. Curso de Capacitação do Analista Ambiental. Módulo II Unidade 06: Compilação da Legislação Vigente no Brasil. Brasília (DF). 59p.

9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CURSO

O desenvolvimento do Projeto no Câmpus Tucuruí-IFPA será avaliado por uma equipe de Monitoramento, Estudo e Pesquisa, através dos procedimentos e instrumentos:

• Entrevistas com roteiros semiestruturados a serem realizadas com educadores, estudantes, e técnicos do IFPA;

• Coleta de dados estatísticos;

• Aplicação de Questionários de avaliação do projeto.

(15)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

10. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A avaliação do processo ensino-aprendizagem ocorrerá de forma diagnóstica, contínua e participativa, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos, a serem formalizados em registros escolares. A avaliação de qualquer atividade desenvolvida será norteada por recursos técnicos e pedagógicos.

Os recursos e instrumentos de avaliação terão papel mediador na construção do conhecimento e aquisição de competências pretendidas. Múltiplos instrumentos poderão auxiliar neste processo: observações e registros constantes com a construção de portfólios individual, autoavaliação, relatórios de trabalhos práticos e teóricos, elaboração e execução de projetos, instrumentos específicos elaborados pelos professores e pelos próprios estudantes que, ao elaborarem questões, problemas, estarão estudando, refletindo sobre suas próprias aprendizagens, tendo assim mais oportunidades de produção e construção do conhecimento de forma mais dinâmica e participativa.

A avaliação, em todos os seus momentos, deverá possibilitar a observação da capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e competências necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do curso.

A verificação da aquisição de competências será observada através de uma forma determinada de trabalho, englobando uma concepção de aprendizagem, uma metodologia de ensino, de conteúdos e a relação professor/aluno e aluno/aluno;

que deverão estar presentes em cada momento, em cada uma das etapas de orientação e avaliação da aprendizagem do estudante.

Serão elementos básicos para a avaliação do Aluno:

• Aplicação de atividades de maneira contínua e progressiva, abrangendo todos os momentos do curso;

• Verificação de múltiplos aspectos de aprendizagem e, além da aferição de conhecimento, considerar atitudes, comportamentos, compromisso com o trabalho, entre outros pontos, bem como os objetivos descritos no perfil do profissional que se pretende formar;

(16)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

• Utilização de diferentes procedimentos e instrumentos, contemplando a auto avaliação, a avaliação dos colegas e a do professor.

Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem obedecerá aos seguintes critérios:

• Ser diagnóstica, permanente, contínua e cumulativa, com a finalidade de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, obedecendo aos princípios da formação integral e da interdisciplinaridade.

• Utilizar instrumentos escritos como relatórios, projetos de acompanhamento e avaliação específica das aquisições dos conhecimentos, competências e habilidades; utilizar instrumentos como: exercícios, relatórios, pesquisas, redações, entrevistas, seminários, etc.

• Observar a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e competências necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do curso.

Por se tratar de um processo de capacitação técnica o processo avaliativo ocorrerá de maneira continuada e dinâmica, não sendo necessária a atribuição de notas. Os alunos serão avaliados de acordo com seu desempenho do desenvolvimento das atividades propostas. No decorrer do curso cada professor preencherá uma ficha de avaliação, que comporá o portfólio do aluno onde constará informações relevantes quanto ao seu processo ensino aprendizado, informando o aproveitamento final da disciplina com a indicação de aprovação ou reprovação.

O Portfólio de cada aluno deverá conter obrigatoriamente:

• Ficha de identificação;

• Ficha de avaliação da aprendizagem;

• Pelo menos um instrumento avaliativo de cada componente curricular trabalhado durante o curso.

Ao término do curso considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver percentual mínimo de setenta e cinco por cento (75%) de frequência em todo o período letivo do curso e ser aprovado em todos os componentes curriculares do curso.

(17)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

11. CORPO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DO CÂMPUS TUCURUÍ A seguir serão listados os servidores do IFPA Câmpus Tucuruí que poderão participar do desenvolvimento do curso. O curso também poderá contar com a participação de profissionais externos.

Professor Graduação Especialização Mestrado Dout. Reg.

de Trab

Adriana

Albuquerque do Nascimento Sousa

Tecnologia em Controle Ambiental

Gestão e Auditoria Ambiental

- - DE

Alcione Batista da

Silva Engenharia Sanitária

Tecnologia Ambiental e

Recursos Hídricos

- DE

José Arimilton Carvalho de Andrade

Engenharia Agronômica

Docência do Ensino superior e

Aquicultura

Mestrando em

Aqüicultura - DE

Felipe Melo da

Silva Miranda Administração 40h

Elizabeth Cristina

Nascimento Branch Serviço Social Educação - - 40h

Ana Carolina Leal

Folha de Castro Psicologia GESTALT -

Terapia - - 40h

Devanilda Ranieri

Martins da Fonseca Engenharia Sanitária Saneamento ambiental

Mestrado em Gestão de

Recursos Naturais e Desenvolvimento

Local na Amazônia

- 20 h

Gilberto Caldeira

Barreto Engenharia Sanitária - Engenharia Civil - DE

Landry Pereira da Silva

Tecnologia em processamento de

dados

Análise de sistemas

Mestrado em

Matemática. - DE

Luciano Domingues Queiroz

Licenciatura em

ciências biológicas -

Mestrado em Biologia Ambiental

- 40 h

Luiza de Nazaré

Almeida Lopes Engenharia Sanitária - Mestrado em

Engenharia Civil - DE

Márcio José Moura

dos Santos Engenharia Sanitária - Geoquímica e

Petrologia - 20

(18)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ Monique Sandra

Oliveira dias Barreto

Engenharia Sanitária - Engenharia Civil - DE

Neusa Margarete

Gomes Fernandes Engenharia Civil Instalações Prediais

Tecnologia Ambiental e

Recursos Hídricos

- DE

Paulo Marcelo de

Oliveira Lins Engenharia de Pesca - - - DE

12. ESTRUTURA FÍSICA, RECURSOS MATERIAIS E ACERVO BIBLIOGRÁFICO DOS CURSOS

12.1 Instalações e Equipamentos

As instalações disponíveis para o curso deverão conter: salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala dos professores e banheiros.

A biblioteca deverá propiciar condições necessárias para que os educandos dominem a leitura, refletindo-a em sua escrita.

Os docentes e alunos matriculados no curso também poderão solicitar, por empréstimo, títulos cadastrados na Biblioteca. Nesta situação, os usuários estarão submetidos às regras do Sistema de Biblioteca do Câmpus Tucuruí-IFPA.

12.2 Estrutura Física

INSTALAÇÕES UNIDADE

(quantidade)

ÁREA TOTAL (m²)

Área de circulação 08 668,84

Área de Lazer 02 181

Auditório 01 105,52

Banheiros 06 135

Biblioteca 01 208

Salas de aulas 12 547

Laboratórios 10 973,12

Refeitório 01 136

(19)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

Quadra de Esportes 01 740

Copa 02 96

Cantina 01 45

Salas de Professores 01 52

Depósitos Diversos 06 126

Instalações Administrativas 04 322,01

Salas da Direção Geral, Diretorias, Coordenações e Secretaria Acadêmica

07 192

Total 63 4527,69

12.3 Equipamentos de uso geral

EQUIPAMENTOS QUANTIDADE

Televisores 01

Vídeos Cassete 01

Tela p/ projeção 02

Data Show 10

Scanner 03

Impressoras 06

Máquina Digital 04

Microcomputador de mesa completo 60

12.4 Acervo Bibliográfico

ESPECIFICAÇÃO QUANTIDADE

TÍTULOS EXEMPLARES

Livros de formação geral 1007 5796

Livros Técnicos das Áreas de Saneamento e

Meio Ambiente 148 589

(20)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CÂMPUS TUCURUÍ

12.5 Outros

Especificação Quantidade

VEÍCULOS AUTOMOTIVOS para efetivação de trabalhos

de campo e acompanhamento de estágio supervisionado 04 Barco (lancha de alumínio de 8m de comprimento) com

motor de popa de 40 HP 01

13 EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO

Após a integralização dos componentes curriculares que compõem o Curso de Formação Inicial e Continuada, será conferida ao aluno a certificação de formação profissional em Auxiliar de Fiscalização Ambiental, validado pelo representante legal do IFPA Câmpus Tucuruí.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste artigo é avaliar as opções de financiamento para aquisição de bens menos onerosa para as empresa tributadas com base no Lucro Real e para empresas que tributam

The technique presented here tests important quantum state operations by using three Gaussian laser beams to simulate a qutrit state in a path variable instead of the usual

É o resultado da divisão de um trabalho em unidades que podem ser realizadas em durações previstas pelo(s) gestor(es) de uma organização”. A Seqüência de unidade de

O peso do ovo não foi influenciado, significativamente P>0,05, pelos níveis de triptofano da ração A exigência em triptofano digestível para poedeiras leves no período de 44 a

Avaliação oximétrica da ausência de replementação de oxigênio pré aspiração endotraqueal em pacientes entubados em choque séptico: ensaio clínico crossover

Também discutiremos as suas limitações para os compostos III-V, além de apresentar as propriedades estruturais básicas dos nanofios semicondutores III-V,

SemEval (Evaluation Exercises on Seman- tic Evaluation) includes, among others tasks, the Coreference Resolution task [24], considering multiple languages (Catalan, Dutch,

Assim, a Contabilidade Ambiental se apresenta como uma informação importante, ou seja, uma ferramenta auxiliar na gestão dos recursos referentes ao meio ambiente, permitindo