• Nenhum resultado encontrado

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

ACADEMIA REAL MILITAR (1810)

GABRIEL GULIN KUSS

A CULTURA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E AS REDES SOCIAIS: a influência das tecnologias de informação e comunicação na formação do futuro oficial

formado na AMAN

RESENDE

(2)

GABRIEL GULIN KUSS

A CULTURA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E AS REDES SOCIAIS: a influência das tecnologias de informação e comunicação na formação do futuro oficial

formado na AMAN

RESENDE 2018

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Academia Militar das Agulhas Negras como parte dos requisitos à Conclusão do Curso de Bacharel em Ciências Militares, sob a orientação do Ten Cel Art Wellington Gomes.

(3)

GABRIEL GULIN KUSS

A CULTURA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E AS REDES SOCIAIS: a influência das tecnologias de informação e comunicação na formação do futuro oficial

formado na AMAN

COMISSÃO AVALIADORA

____________________________

Ten Cel Art Wellington Gomes – Orientador

____________________________

Ten Cel Everton A. dos Santos – Avaliador

____________________________

Maj Felipe Vieira Leite – Avaliador

RESENDE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Academia Militar das Agulhas Negras como parte dos requisitos à Conclusão do Curso de Bacharel em Ciências Militares, sob a orientação do Ten Cel Art Wellington Gomes.

.

(4)

Dedico este trabalho aos meus pais e aos meus companheiros.

(5)

AGRADECIMENTOS

Ao apoio de familiares, à Letícia Alves e aos amigos para a conclusão do presente trabalho.

(6)

RESUMO

Kuss, Gabriel Gulin. A cultura da sociedade da informação e as redes sociais: a influência das tecnologias de informação e comunicação na escolha de organização militar do oficial formado na AMAN. Resende: AMAN, 2018. Monografia.

A monografia aborda o tema que trata das inovações e o rápido desenvolvimento que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trazem para a vida do oficial do Exército Brasileiro. O objetivo principal é trazer dados sobre as tecnologias mais utilizadas e como facilitam o processo de aprendizagem e troca de informações, o que qualificaria o futuro oficial a se preparar e escolher a primeira OM além de um futuro de constantes aperfeiçoamentos na carreira. Tecnologia essa que servirá para capacitar o militar a criar um Exército cada vez mais forte e apto em um contexto de guerra e não guerra. No desenvolvimento, foram analisadas tecnologias de informação e comunicação antigas e modernas e tais dados foram confrontados com as informações obtidas a partir da pesquisa realizada com oficiais que se formaram a partir da década de 90 e com Cadetes que se formam no corrente ano. Na conclusão, o foco dos estudos será exposto na maneira como a tecnologia encurtou as fronteiras para o conhecimento das futuras unidades e cidades dos aspirantes a oficial, assim como os laços de família influenciaram para este futuro.

Palavras-chave: TIC. Escolha de OM. Estudo de caso. Desenvolvimento técnico profissional.

(7)

ABSTRACT

Kuss, Gabriel Gulin. The culture of the information society and social networks: the influence of information and communication technologies in the choice of military organization of the officer graduated in AMAN. Resende: AMAN, 2018. Monograph.

The monograph discusses the theme that deals with innovations and the rapid development that ICTs bring to the life of the Brazilian Army officer. The main objective is to bring data about the most used technologies and how they facilitate the process of learning and exchange of information, What would qualify the future officer to prepare and choose the first OM beyond a future of Constant carrer advancement. Technology that will serve to enable the military to create an increasingly strong and fit Army in a context of war and not war. In the development, information and communication technologies were analyzed old and modern and such data were confronted with the information obtained from the research carried out with officers that were formed from the decade of 90 and with Cadets that are formed in the current year. In conclusion, the focus of the studies will be exposed on how technology has shortened the boundaries for knowledge of the future units and cities of aspiring officers, just as family ties influenced this future.

Keywords: ICT. Choice of OM. Case study. Professional technical development

(8)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 11

2 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO... 12

2.1 REVISÃO DA LITERATURA E ANTECEDENTES DO PROBLEMA... 12

2.2 REFERENCIAL METODOLÓGICO E PROCEDIMENTOS... 14

3 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO... 14

3.1 CONCEITO ... 14

3.2 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO ALIADAS PARA O DESENVOLVIMENTO... 15

3.3 HISTÓRICO DAS TICS ... 15

3.4 CRIAÇÃO DA INTERNET ... 16

3.5 3.6 3.7 3.8 IMPACTO DAS TICS ... DIVERSIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DAS TICS:E-LEARNING... AS TICS NA ESCOLHA PROFISSIONAL ... CONCLUSÃO PARCIAL... 17 18 19 23 4 TICS E A AMAN... 24

4.1 CONCEITO ... 24

4.2 RESULTADO DA PESQUISA ... 25

4.3 ANÁLISE DA PESQUISA ... 30

4.4 CONCLUSÃO PARCIAL ... 32

5 CONCLUSÃO ... 33

REFERÊNCIAS ... 34

(9)

1 INTRODUÇÃO

Os meios de comunicação são essenciais para o oficial do Exército Brasileiro quando agilizam a chegada da informação e as relações de trabalho entre os militares. Tal importância é evidenciada na Academia Militar das Agulhas Negras, como ferramenta para a formação do futuro aspirante a oficial. No período anterior à criação e avanço da internet e telefonia, até os anos 80, as informações eram propagadas de maneira mais acentuada por outros meios, como o rádio, criado no início do século XX, em 1906, nos EUA, por Lee De Forest, o que ainda permanece em uso, porém algumas vezes substituído devido à entrada de outros meios. Tais mudanças no meio tecnológico diferenciaram em alguns aspectos a vida do militar, como, por exemplo, a escolha da futura Organização Militar (OM) do Cadete do 4º ano.

O estudo é necessário para entender os motivos pertinentes à escolha e motivação que levam o Cadete a optar por cada Região Militar (RM) de acordo com seus objetivos pessoais.

Portanto, a pesquisa enfoca nas TI como “catalisadoras” nesta importante etapa da vida do oficial.

Assim, fontes bibliográficas são consultadas, além de pesquisas com os próprios Cadetes para coletar dados que respaldem o atual trabalho.

Os objetivos são: analisar os meios que o Cadete da década de 90 possuía e o Cadete da atualidade dispõe tanto para o preparo intelectual como profissional; analisar os meios de TI e como os utilizam por meio de pesquisa com alguns combatentes formandos; utilizar os dados coletados para sugerir aquisições de novos meios de TI para distribuir aos alunos.

A estrutura do trabalho segue conforme abaixo:

O primeiro capítulo trata das TIC utilizadas pelos militares na década de 90 comparadas às modernas.

O segundo capítulo apresenta os resultados das pesquisas coletadas com militares mais antigos e os Cadetes do 4º ano. A maneira como tais meios eram e são utilizados servem como base para verificar a influência dos meios para a vida do combatente.

O terceiro capítulo, a conclusão do todo, aborda sobre possíveis recursos que a AMAN futuramente poderá fornecer ao Cadete a fim de facilitar ainda mais em sua vida acadêmica com vistas no futuro. Também visa entender a maneira que os militares optam para servir em cada OM e sua carreira profissional.

(10)

2 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO

A pesquisa foi feita de acordo com a devida metodologia e fundamentação teórica. A investigação é qualiquantitativa e de caráter descritiva e interpretativa. Por meio de dados, sugere que a tecnologia trouxe muitos adventos no auxílio na vida do oficial do EB.

A pesquisa é realizada conforme a vivência do militar dentro da Academia, com isso um questionário será realizado com diversos militares provenientes deste estabelecimento de formação, inclusive com os Cadetes atualmente sendo formados. Tais dados serão embasados por informações obtidas de bibliografias, websites e documentos através do método exploratório.

2.1 REVISÃO DA LITERATURA E ANTECEDENTES DO PROBLEMA

De acordo com Pierre Lévy (2015), em entrevista ao jornal Correio do Povo, em 1990, quando a internet ainda não era acessível à maioria, apenas 1% da população mundial estava conectada, uma geração depois, chegou à casa dos 40%. E essa estimativa só tende a aumentar. Alguns exemplos de aparelhos utilizados naquela época: Windows 95, jogos em cartucho, fitas cassete, VHS, CDs, Walkman/Discman, TVs e monitores de tubo, mini games, câmeras com filme, mouses com esfera, disquetes, telefones de disco, rádio FM (uma sobrevivente).

Manuel Castells (2003), em sua obra A Galáxia da Internet, trata dos seis eventos que influíram para a criação da rede: o trabalho em conjunto entre pesquisadores, estudantes e profissionais da computação no fim da década de 60 e início da década de 70 foram determinantes para a comunicação global que reduz os conceitos de espaço e tempo da atualidade; o desenvolvimento da inovação tecnológica nos campos universitários; a combinação de ciência, pesquisa militar e a cultura libertária da época; a arquitetura aberta dos protocolos de comunicação; a evolução autônoma com as adaptações à necessidade das Redes com o passar dos anos; e a internet que se mostrou estável à monopolização dos Estados Unidos e se concretizou como uma criação cultural.

Já Pierre Levy(1990), em sua obra Cibercultura, enxerga o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação como um “dilúvio”, em que o homem se encontra mergulhado em um mar de informações. O autor afirma que não há fundo sólido nem ponto a 12

(11)

se apoiar nessas águas informacionais. Na primeira parte o autor define conceitos de ferramentas e funções da internet como a interatividade, ciberespaço, correio eletrônico, conferência eletrônica e transferência de arquivos. Na segunda parte do livro o autor se refere às novas culturas de cibernética: ciberante, música techno, relações com o saber, as mutações da economia, educação, saber e o crescimento de uma democracia eletrônica com o advento da internet. O que reflete em novas relações de trabalho de relacionamento do ser humano, aprendizagem, produção, distribuição, acesso à informação, raciocínio e modo de produzir conhecimento.

[...] o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto de sistemas de comunicação eletrônicos (aí incluídos os conjuntos de redes hertzianas e telefônicas clássicas), na medida em que transmitem informações. Consiste de uma realidade multidirecional, artificial ou virtual incorporada a uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração de acesso. [...] (Pierre Levy, 1999, p. 42).

Levy trata da exclusão social diante das novas tecnologias e a preponderância da diversidade das línguas. Defende a importância da popularização da rede para a inclusão da população marginalizada.

De acordo com o reforço da argumentação de Coltro(2000), em artigo intitulado Tecnologias da Informação em Educação, de 2013, que aborda sobre a influência das TIC na escolha profissional de adolescentes, defende-se por meio de pesquisas bibliográficas que esta indução se deve ao fato que as TIC estão no cotidiano dos jovens como meios de estudo e pesquisa nas escolas e meios de comunicação nas redes sociais, televisão, rádio, revistas, jornal e internet resultando em debates sobre profissões e mercado de trabalho. Ainda segundo o artigo, estas influências adicionam-se aos modelos familiares não somente pelo ponto de vista da sociedade mas por todo contexto familiar em que o adolescente está contido.

A percepção dessas diferenças possibilita uma escolha profissional diferente das expectativas paternas, porém muito concisas, sem negar as considerações familiares, sociais e culturais que possuem papel fundamental no auxílio pela busca profissional. Uma vez que a visão paternalista poderia restringir as escolhas e as TIC fornecem informações abrangentes e abundantes que abrem leques maiores de possibilidades.

2.2 REFERENCIAL METODOLÓGICO E PROCEDIMENTOS

(12)

Com a finalidade de corroborar as informações da literatura, as seguintes questões foram levantadas: Os meios de informação e comunicação realmente influem para a vida do Oficial? Quais conclusões serão possíveis inferir das pesquisas e quais implementos podem ser adotados na AMAN para otimizar o sistema de ensino?

Dessa maneira, a metodologia empregada situa-se em: leituras para aprofundamento sobre o tema e obtenção de dados; levantamento estatístico por meio de pesquisa bibliográfica e de opinião; e análise e comparação dos dados coletados.

Os objetivos da monografia foram: trazer informações sobre todos os meios tecnológicos que militares mais antigos faziam uso para se conectar ao mundo para a coleta de informações e estudo da vida acadêmica e crescimento pessoal próprio e confrontá-los com as peculiaridades e benefícios que as novas TI proporcionam ao militar mais moderno recém egresso da Academia Real. O último objetivo é levantar a maneira que os militares utilizam esses meios e extrair da opinião deles possíveis melhorias no sistema de Ensino e em relação ao fornecimento/disponibilização desses materiais e meios.

Abaixo será explanada de forma sucinta de como se desenvolveu a pesquisa:

O primeiro passo: uma pesquisa bibliográfica foi feita com a finalidade de inteirar-se teoricamente. Após, uma pesquisa feita através do Google Formulários, e para finalizar, uma conclusão sobre a tendência que a tecnologia se desenvolverá e repercutirá na vida Acadêmica seguida de sugestões de melhoras no fornecimento e utilização dessas ferramentas.

Diante deste trabalho foi possível adquirir informações valiosas em torno dos métodos tecnológicos utilizados pelos Cadetes nos assuntos que não se referem somente ao estudo em si, mas também nas inteirações com familiares, entretenimento, pesquisas para a escolha da futura OM e diversas outras finalidades.

3 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

3.1 CONCEITO

As TICs fazem parte das informações e comunicações que os seres humanos estão circundados diariamente. São tecnologias inter-relacionadas que fornecem, através de hardwares, softwares e telecomunicações, a concordância entre o mundo business, o ensino e aprendizagem e as pesquisas científicas.

14

(13)

3.2 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO ALIADAS PARA O DESENVOLVIMENTO

Em nosso país, a partir de 2000, a gestão pública utiliza as TICs como ferramenta na projeção do futuro. Assim, políticas públicas foram feitas com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento com as novas tecnologias. Como citam os autores:

As mudanças ocorridas nos processos de desenvolvimento - e suas consequências na democracia e cidadania – concorrem para uma sociedade caracterizada pela crescente influência dos recursos tecnológicos e pelo avanço exponencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com impacto nas relações sociais, empresariais e nas instituições. As TICs podem ser consideradas um dos fatores mais importantes para as profundas mudanças no mundo e, com a dinâmica da inovação, tornam-se imprescindíveis para a economia global e seu desenvolvimento. É a partir de meados da década de 80 que a produtividade, a inovação contínua e os avanços tecnológicos passaram a ser vistos como as forças motrizes do desenvolvimento econômico regional [...]

(Danilo Moura Pereira e Gislaine Santos Silva, p.151)

Na área da administração pública as TICs se materializam por meio da internet nas diversas seções governamentais. Através da utilização do e-mail, a pesquisa eletrônica e a

“governança eletrônica” ou e-governança”. Os objetivos da utilização destes meios na área citada são: melhoria da qualidade, eficácia e eficiência, a transparência e fiscalização das ações governamentais e o incentivo ao exercício da cidadania com o acesso a serviços públicos oferecidos na web.

3.3 HISTÓRICO DAS TICS

De início os equipamentos capazes de armazenar programas chamados de computador surgiram na Inglaterra e Estados Unidos em 1945 e com fins somente militares. Em 1960 tornou-se popular, com dimensões enormes, calculavam, eram frágeis, isolados em salas com refrigeração e a finalidade era realizar cálculos científicos, gerenciamento pesado e estatísticas de empresas e do Estado (LEVY, 1999, p.31).

Segundo Levy, a partir da década de 70, o grande salto da tecnologia para a economia tomou conta do mundo com o desenvolvimento do microprocessador, com base no progresso alcançado nas duas décadas anteriores e sob a influência de vários fatores institucionais,

(14)

econômicos e culturais. Assim, a robótica, as máquinas controladas digitalmente e linhas de produção mais modernas tomaram conta da produtividade das indústrias, com um aumento significativo, através de computadores e redes de comunicação.

O autor afirma que nesta corrente, o computador pessoal foi inventado na Califórnia - no chamado Vale do Silício (polo tecnológico) - e de posse das nações mais desenvolvidas, abriu o leque funcional destas máquinas, escapando da tendência exclusivamente empresarial para ferramenta de criação de textos, imagens e músicas; organização de bancos de dados e planilhas; simulação de programas de pesquisa e instrumento de apoio à decisão; e entretenimento por meio de jogos.

Já nos anos 80, ele acrescenta que a concepção da informática somente como instrumento industrial e técnico perdeu espaço para as telecomunicações, cinema, televisão.

Com a base nos microprocessadores e as memórias, a produção expandiu-se na comunicação e a interatividade ganhou vida com os videogames por meio de interfaces gráficas e sensório- motoras, além dos hiperdocumentos como HTTP e o CD-ROM.

No início dos anos 90, diversas redes formadas desde 70 se integraram e cresceram sensivelmente. As inovações tecnológicas em um novo cenário de espaço de comunicação, de sociabilidade, de transação, de conhecimento e informação. Assim, Pierre afirma que em uma projeção para a tendência ao uso do virtual no meio social resulta em uma elevação da potência dos hardwares, da redução dos custos e de descompartimentalização, porém não é possível saber quais serão as mudanças na qualidade e como a sociedade manuseará as inovações (LEVY, 1999, p32-33).

O grande crescimento da capacidade de transmissão com a tecnologia de comunicação em banda larga trouxe a possibilidade de uso da Internet e das tecnologias de comunicação semelhantes a esta, já que se tornou possível transmitir, além de dados, a voz, isso transformou as telecomunicações e sua indústria. (PEREIRA, Danilo Moura, 2011, p 158).

3.4 CRIAÇÃO DA INTERNET

Segundo Manuel Castells, na obra Sociedade em Rede, a estratégia militar, cooperação científica, inovação tecnológica e contra cultural nos anos 70,80 e 90, foram responsáveis por alavancarem a criação da Internet. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) do Departamento de defesa norte-americano (DoD) teve em mãos esse processo.

16

(15)

Na década de 50, um dos projetos da ARPA visava desenvolver um sistema de comunicação invulnerável a ataques nucleares, com base na tecnologia de troca de pacotes, em que o sistema tornava a rede independente de centros de comando e controle, para que a mensagem procurasse suas próprias rotas ao longo da rede, sendo remontado para voltar a ter sentido coerente em qualquer ponto da rede.

(PEREIRA, Danilo Moura; SILVA,Gislane Santos)

A ARPANET como primeira rede, conectava quatro universidades americanas em 1969. Na década de 80, a Internet substitui a ARPANET, com as características e tendências de hoje: sem limites e fronteiras. Assim, conforme se desenvolvia e obtinha mais acessos, outras tecnologias relacionadas à Internet foram criadas. Por volta dos anos 90, muitas pessoas ainda não tinham acesso e a transmissão ainda era muito limitada. Então, foi criado um novo programa, o conector mundial (World Wide Web–WWW), a idéia do hipertexto (Hypertext Markup Language – HTML) e a divisão de locais em sites.

A World Wide Web (rede de alcance mundial, também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia, interligados e executados na Internet.Termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá por meio de referências específicas denominadas hiperlinks, ou, simplesmente, links. Conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis na Internet. Convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais .(PEREIRA, Danilo Moura; SILVA,Gislane Santos, p.58)

3.5 IMPACTO DAS TICS

Relação entre tecnologia e desenvolvimento

Segundo Danilo Moura Pereira e Gislane Santos Silva, os territórios mais desenvolvidos tendem a ser propícios ao desenvolvimento tecnológico, e consequentemente o desenvolvimento regional e econômico com o avanço na produtividade.

As Tecnologias de Informação e Comunicação:

● viabilizam o crescimento econômico, mediante investimentos em tecnologias, crescimento do setor de TICs e impacto em outros setores;

● proporcionam bem-estar social, por meio do aumento da competitividade, melhores oportunidades de negócio e maiores possibilidades de emprego;

160

Danilo Moura Pereira e Gislane Santos Silva

● oferecem qualidade de vida, por intermédio da aplicação das TICs na educação e na saúde;

● promovem a melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos e o aperfeiçoamento dos processos de decisão.

(16)

Outro ponto positivo a ser destacado é a facilidade que as TICs trazem para o cidadão que deseja comunicar-se com o governo de maneira mais eficaz sem passar por grande burocracia. Assim como possibilitam ao governo maior fiscalização do cumprimento das leis,

“dando maior transparência à administração pública” de acordo com Danilo Moura Pereira e Gislane Santos Silva.

É importante levar a tecnologia mesmo aos países de terceiro mundo uma vez que pode desenvolver-se nesse território de acordo com três paralelos: tecnologia própria, utilização de tecnologia externa e inovação da tecnologia externa habitualmente implantada no local.

A promoção do uso de novas tecnologias deve trespassar a utilização passiva de meros consumidores de tecnologias prontas, não obstante um uso criativo de tecnologia, conforme Castro Lopes (2000) citado por Pereira e Silva (2011, p. 160) optar por um processo de inovação incremental, num “esforço adaptativo orientado a maximizar a adequação entre as características de produto e as necessidades do mercado, bem como entre tecnologias de produto e de processo”.

3.6 DIVERSIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DAS TICS: E-LEARNING

Maria Gomes (2005), em artigo intitulado “E-learning: reflexões em torno do conceito” à Universidade do Minho, defende que além do estudo em sala de aula presencial com a utilização de recursos da internet ou apresentações eletrônicas como meio auxiliar de ensino, outra maneira do processo de educação é a utilização de DVD ou CD-ROMs.

Ela destaca a mudança das bibliotecas para “mediatecas”, onde além de livros, há a disponibilidade de CDs e DVDs, por exemplo, que trazem inovação na pesquisa para o estudo. Atualmente a internet abriu diversas outros recursos como programas das disciplinas, os sumários das aulas, as apresentações eletrônicas, sites importantes e específicos para a matéria e conteúdo de auxílio às aulas.

A autora argumenta que a metodologia dentro da sala de aula passa por mudança não somente no conteúdo que se torna multimídia (da escrita a hipermídia, por exemplo), mas também na midiatização da comunicação professor-aluno e aluno-aluno (mais rápida e freqüente). A utilização desses meios em sala de aula gera uma inovação da tecnologia no 18

(17)

processo de educação à distância (Garrison, 1985; Nipeer, 1998; Gomes, 2003 e 2004). Fato que desenvolve maneiras diferentes de ensino à distância no que tange à tipologia dos meios e também aos moldes pedagógicos e de comunicação:

Figura 1: Vertentes de utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Extensão “virtual” da sala de aula presencial

Ensino presencial com recurso a tencologia e-learning Auto-estudo com base na tecnologia

Educação à distância

Fonte: E-learning: reflexões em torno do conceito (GOMES)

3.7 AS TICS NA ESCOLHA PROFISSIONAL

Em estudo feito com jovens entre 13 e 18 anos em relação à escolha profissional, tem como finalidade averiguar a influência das TICs na escolha da profissão e os resultados na sociedade que se originam dela, qual orientação profissional receberam dentro da rede escolar (fato previsto em lei) e fora, e uma conclusão destas pesquisas.

Segundo o documento, o computador foi o principal agente responsável pela orientação vocacional durante o século XX. Ferramenta indispensável para os responsáveis pela orientação profissional-(OP) como dinâmicas de intervenção, manipulação e atualização de dados, e até mesmo consultas psicológicas.

Apoiada por pesquisa bibliográfica direcionada (Coltro, 2000), as autoras exploram as seguintes hipóteses:

1) A influência provém da presença dessas tecnologias na rotina, utilizadas como meio de estudo e pesquisa dentro das escolas e em redes sociais, que facilitam o contato com o mercado de trabalho.

2) O poder da influência das informações da televisão, revistas, internet e jornal nem sempre são acompanhadas de uma boa OP que se alinhem ao indivíduo.

3) A escolha da profissão tem grande parte da influência dentro da própria família e a criação do indivíduo, porém pode se diferenciar do que a família espera, sem descartar a base parental, social e cultural.

(18)

Um questionário online foi elaborado e divulgado nas redes sociais como Facebook e Orkut para alunos, escolas e professores selecionados, dentro das 5 regiões brasileiras. De um total de 220 questionários, 2,7% eram jovens abaixo de 13 anos e 10,9% acima de 18 anos, assim sendo, 190 questionários estavam dentro do quesito das idades. É possível observar que as respostas concentram-se em regiões com melhor economia e onde se situam os centros políticos de cada região.

Figura 2: Distribuição da amostra por região geográfica brasileira e por estado da federação.

Fonte: Elaborado pelo autor com base na pesquisa

Também é possível inferir que destes jovens, o acesso ao computador e à internet primeiro se manifesta em casa, depois escola, terceiro na casa de parentes/amigos, no trabalho e em último lugar em lan houses:

Figura 3: Uso do computador e acesso à internet por região.

Fonte: Elaborado pelo autor com base na pesquisa

20

(19)

Já o seguinte gráfico trata da facilidade em que jovens fazem uso das TIC para obterem dados sobre a profissão, já seus parentes que pertencem a uma geração mais antiga, não possuem tanta facilidade ao manusear tais meios:

Figura 4: Influência da família

Fonte: Elaborado pelo autor com base na pesquisa

Mais de 90% dos jovens das 5 regiões pesquisadas afirmaram que as TIC influenciam na escolha profissional:

Figura 5: Influência das TIC

Fonte: Elaborado pelo autor com base na pesquisa

(20)

A seguinte figura mostra o impacto da família (44%) e da escola (40,3%) na escolha profissional caso não houvesse as TIC como fonte de informação, provando assim, o relevante papel destes agentes neste momento crítico na vida dos jovens:

Figura 6: Busca de informações sobre as profissões

Fonte: Elaborado pelo autor com base na pesquisa

A seguir, os seguintes dados mostram a decisão da escolha da carreira sem o auxílio de escola ou família, somente utilizando mídias, recursos e serviços da web:

Figura 7: Serviços, mídias e recursos usados na intervenção profissional

Fonte: Elaborado pelo autor com base na pesquisa

22

(21)

3.8 CONCLUSÃO PARCIAL

Analisando o exposto acima sobre as TICs, podemos afirmar que a humanidade evoluiu sensivelmente durante o século XX, de acordo com o histórico é possível concluir que os avanços tecnológicos foram surgindo de acordo com as necessidades do homem. Após os meios de informação e comunicação se tornarem públicos e não somente ferramenta militar, a facilidade de se obter dados se multiplicou e ramificou para várias áreas. Indústrias, comércio, educação e diversos outros ramos foram favorecidos e a própria interação social mudou.

Com o exemplo da internet e as redes que conectam o mundo todo como o WWW e o HTML, trouxeram grandes mudanças. Nó século XXI, essas mudanças se mostram ainda mais acentuadas em um menor espaço de tempo e as “fronteiras” entre os seres humanos têm se tornado cada vez menores com a comunicação em tempo real e o fluxo de informações sem limites. Contudo, o homem acaba criando uma interdependência com a tecnologia, em 2018 podemos analisar esta afirmação, tendo em vista que muitas profissões são totalmente dependentes do computador e internet, chegamos a tal ponto que a falta de internet poderia acarretar na quebra da economia de um país.

É plausível os inúmeros benefícios trazidos à sociedade com o advento da tecnologia digital, tanto no bem-estar e até mesmo na interação da vida do cidadão nas decisões governamentais. Maria Gomes nos traz o conceito do e-learning e suas diversas possibilidades de aprendizagem por meio da utilização da tecnologia como meio auxiliar de instrução, evidenciando assim, outro avanço que as TICs trouxeram para o meio de ensino- aprendizagem.

A escolha profissional possui um papel muito relevante na vida do jovem, é o momento em que decidirá sobre como será seu futuro e o que fará provavelmente pelo resto da vida. Neste aspecto, conforme a pesquisa acima, as TICs têm papel fundamental nesta escolha, uma vez que facilitam a coleta de informações e influenciam os jovens a escolherem por determinada profissão.

Assim, é possível afirmar que a população brasileira utiliza em larga escala a mídia digital para estudar, escolher sua profissão e trabalhar. Tornando o estudo da tecnologia da informação e comunicação indispensável para a análise desta influência nas instituições de nosso país, em específico na AMAN, objeto de estudo.

4 TICs e a AMAN

(22)

4.1 CONCEITO

Para traçar um paralelo do mundo das TIC com sua utilização na AMAN, foi realizada uma pesquisa com os militares formados e Cadetes da Academia. Os dados colhidos foram obtidos de militares que já tiveram a experiência da rotina de estudos, das necessidades da utilização dos meios tecnológicos para realizar pesquisas, projetos e como meios auxiliares para a escolha da futura OM.

Com o passar dos anos as necessidades acompanharam o desenvolvimento tecnológico e novas doutrinas e investimentos foram necessários para atender a esta demanda.

Computadores que eram raros até a década de 90, atualmente estão disponíveis na biblioteca e no cassino da Sociedade Acadêmica Militar; celulares que eram inacessíveis para a maioria da população devido ao custo, agora são mais acessíveis e baratos, e todo Cadete possui ao menos um, caso surja uma dúvida ou necessidade de um livro ou apostila, o conteúdo está disponível em questão de segundos via WhatsApp ou Web por meio da conexão à internet 4G; o quadro negro foi substituído por retroprojetos conectados a computadores que com um click no botão do controle poupam o tempo que o professor necessitaria para escrever o conteúdo resumido em slides; drones filmam vários eventos como a formatura do aspirantado e o andamento das atividades e do rendimento no terreno realizados pelo Corpo de Cadetes; o Cadete pode salvar todo o conteúdo que assistiu em sala de aula na memória de um pen-drive para depois revisar conhecimentos por conta própria; tablets facilitam a pesquisa e o acompanhamento das aulas pois são portáteis, leves e podem ser carregados facilmente na bolsa verde-oliva ocupando pouco espaço.

Apesar de todos esses aparelhos enriquecerem a obtenção da aprendizagem tão prezada pela liderança do Exército Brasileiro e o acesso a dados de cidades e rotina das OM , nem todos os militares possuem alguns destes meios uma vez que a União não fornece. Dessa forma, outras maneiras acabam sendo empregadas, como, por exemplo, o uso de celulares ao invés de computadores para estudar.

Portanto, o conceito de gestão das TICs na AMAN pode ser entendido como instrumento de objetivos, estratégias e ferramentas que promovem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e informacional rumo ao aprimoramento das doutrinas e à disseminação das tecnologias.

24

(23)

4.2 RESULTADO DA PESQUISA

A seguinte pesquisa foi realizada com Cadetes do 4º ano de todas as Armas/Quadro e Serviço, e militares oriundos da AMAN que estão na ativa, com uma amostra total de 100 militares, os gráficos estão de acordo com a ordem das respostas respectivamente, organizadas numericamente.

Figura 8: Levantamento da idade

Fonte: Google Formulários

Figura 9: Posto ou graduação do militar

Fonte: Google Formulários

(24)

Figura 10:Motivação para a escolha do quartel

Fonte: Google Formulários

1. Localidade (63%)

2. Compensação orgânica (14%) 3. Oportunidade de curso (30%) 4. Proximidade da família (29%) 5. Atividade da OM (52%) 6. Outros (2%)

Figura 11: Meios de pesquisa para a escolha da Cidade

Fonte: Google Formulários

26

(25)

1. Pesquisa na internet com amigos ou parentes sobre a Cidade, OM e localidades próximas à Cidade (76%)

2. Contato por telefone celular com amigos e parentes que servem na OM (23%) 3. Visitou pessoalmente a OM (26%)

4. Pesquisou em livros sobre a OM e a Cidade (1%)

5. Enviou cartas para algum amigo, familiar ou militar do local (0%) 6. Outros (10%)

Figura 12: Meios como auxílio na escolha

Fonte: Google Formulários

Figura 13: Método do emprego da tecnologia

Fonte: Google Formulários

(26)

1. Utilizei por várias vezes o auxílio da internet para estudar e pesquisar sobre cursos/ especializações (60,6%)

2. Utilizava somente livros para estudar (4%)

3. Não utilizei internet pois a AMAN não fornecia esta rede (8,1%)

4. Utilizei o celular com a internet pessoal como meio de pesquisa (55,6%) 5. Não fazia uso de meios tecnológicos para estudar ou pesquisar (4%) 6. Outra opção (1%)

Figura 14: Meio mais adequado para a aprendizagem

Fonte: Google Formulários

1. Internet mais eficaz (81%)

2. Mais computadores disponíveis aos Cadetes (11%) 3. Tablets poderiam ser fornecidos aos Cadetes (30%)

4. Trabalho em sala de aula por meio de computador e cada Cadete portando um computador (14%)

5. Impressão de todas as apostilas para o cadete e o material disponível em mídia e PowerPoint no AVA (34%)

6. Outros (3%)

28

(27)

1. Impressão de todas as apostilas para o cadete e o material disponível em mídia e PowerPoint no AVA

2. Para escolha de OM, especificamente, o CCOMSEX poderia postar vídeos no canal do EB (YouTube ) sobre as guarnições militares.

3. Acredito que a rede de internet quase inexistente é um dos maiores atrasos educacionais da academia, especialmente quando se lembramos que estamos na era do conhecimento. E a questão ultrapassa o nível educacional. Um dos motivos pelo qual o cadete é alienado é justamente a falta de internet para incentivar a busca de conhecimentos diversos e atualidades.

4. Falta muita prática, desenvolvimento do tato no que tange a ter contato com a tropa para o aspirante recém formado. Liderança se baseia em saber o que o outro pensa, e mesmo mostrando que se importa, mostrar que a missão do comando será cumprida.

Não importa se não temos os meios pra cumprir a missão se tivermos um líder a frente da tropa, diferentemente do chefe.

5. Se a intenção do trabalho é melhoria dos meios tecnológicos durante as aulas, e evolução do processo ensino-aprendizagem, entre em ctt com o CIBld, la eles estão bem a frente do restante do exército.

6. Muito se exige que o cadete faça estudos prévios e pesquise, porém a internet quase nunca funciona fazendo com que o cadete tenha que usar meios particulares, porém muitos não possuem esses meios prejudicando o ensino aprendizagem.

4.3 ANÁLISE DA PESQUISA

Com base na pesquisa respondida por militares de vários postos, em sua maioria Cadetes, é possível inferir acerca do tema devido à experiência de ter cursado a AMAN há 10,

(28)

20 e até 30 anos atrás, de acordo com os dados da pergunta número 01 e número 02. Assim é possível traçar um paralelo do avanço da tecnologia da época do militar mais antigo para o mais moderno.

De acordo com o questionamento número 03, a localidade da OM é o motivo principal que motivou os combatentes a escolherem a primeira OM, o que evidencia que as atividades e o modo de vida das cidades são fatores preponderantes nesta escolha. A localização destas cidades também é fator crucial, metrópoles nas redondezas tornam-se muito atrativas devido à possibilidade de propiciar novas culturas, diferentes gastronomias, e para aqueles que preferem uma vida noturna mais agitada, acaba sendo um dos fatores principais nesta motivação.

Em segundo lugar vêm as atividades que são realizadas no quartel, cada um possui atividades específicas de acordo com a necessidade de cada região e do Exército. A Brigada de Infantaria Paraquedista, situada na cidade do Rio de Janeiro, realiza atividades operacionais dentro do próprio estado e no restante do Brasil, já um Batalhão de Engenharia de Construção promove o desenvolvimento nacional através de trabalhos realizados em trechos destacados, e um Batalhão de Logística recebe e distribui suprimentos para as OMs das redondezas. O militar buscará servir no quartel de acordo com seu perfil, existem aqueles que preferem trabalhar na parte administrativa, outros preferem as atividades operacionais ou áreas mais técnicas.

Em terceiro lugar está a oportunidade de realizar cursos e estágios intrínsecos à região e também ao quartel, a exemplo do curso de Blindados disponível na região sul ou o estágio de Caatinga disponível na região nordeste, assim a escolha baseia-se na intenção de realizar as diversas especializações de nosso Exército. Também devem ser consideradas a proximidade com a família e a compensação orgânica.

A tecnologia auxilia no importante passo da escolha da primeira unidade, a consulta da internet com amigos ou parentes via aplicativos como o WhatsApp para obter mais informações sobre a Cidade, por meio do site oficial do EB é possível se inteirar sobre a OM e, através da página de pesquisa no site Google, localidades próximas à Cidade. Tais dados foram a alternativa de maior destaque para a questão número 04 que trata do meio/maneira utilizado para a exploração destes dados. Em seguida, registra-se a visitação pessoalmente ao quartel pretendido. Em terceiro o contato por meio de ligações de celular evidencia mais uma vez a importância do meios tecnológicos para tal decisão.

30

(29)

Existem outros métodos e meios explorados que não constam na pesquisa para a escolha, porém a questão número 05 informa que em 75% dos casos citados na questão 04 foram efetivos na formação da opinião.

Traçando um parelalo do período de Cadete dos entrevistados, juntamente com os atuais, a questão de número 06 explora a maneira da utilização da tecnologia e redes sociais na escolha de cursos e especializações. Mais uma vez a utilização da internet seja por computador ou o próprio celular levam destaque e com índices altamente mais elevados quando comparados à utilização de livros. Alguns casos também relatam a ausência de internet fornecida na Academia, o que os levou a buscar outras maneiras de pesquisa.

A questão de número 07 trata da opinião do entrevistado em relação ao meio, material ou aparelho que poderia ser implantado para desenvolver o processo ensino/aprendizagem na Academia Militar. Quase a totalidade (mais de 80%) optou pela opção da reforma no serviço de internet, o que evidencia uma rede deficitária e que não atende a demanda de todos os Cadetes.

Em seguida foram sugeridas a distribuição de apostilas impressas para o Cadete com o conteúdo ministrado em sala, fato que não ocorre, resultando em maior dependência de notebooks e outros meios para o estudo do militar. Uma sugestão para minimizar essa falta de material físico seria a distribuição de todo o material em CDs, desonerando a necessidade do Cadete utilizar a própria internet quando necessita entrar no AVA para coletar o material de estudo.

A distribuição de tablets é a próxima opção de melhoria para o processo, tal iniciativa resultaria em maior dispêndio para a União, porém ao mesmo tempo representaria um investimento na era do conhecimento e na facilidade da aprendizagem do combatente. A disponibilidade de computadores é pequena, na biblioteca existe apenas 3 computadores disponíveis e mais 3 na Sociedade Acadêmica Militar, insuficientes para atender à demanda dos mais de 1700 Cadetes, além de não poderem ser conduzidos para as aulas.

A última questão aborda algumas sugestões dos entrevistados, tais ideias poderiam ser aproveitadas como oportunidades de melhoria na Academia. Vídeos sobre as guarnições poderiam ser disponibilizados somente para os Cadetes e o militar a elegeria de acordo com seu perfil que mais se alinharia com as características da OM. Já outra opinião menciona a maior necessidade do Cadete em desenvolver o tato com a tropa do que a utilização dos meios de comunicação. O CIBld proporciona tablets com todo o material necessário para o acompanhamento das instruções, tal medida seria uma alternativa para a AMAN mas ainda

(30)

existe a questão financeira que poderia se mostrar com recursos insuficientes para a adoção desta melhoria.

4.4 CONCLUSÃO PARCIAL

Como podemos constatar com relação à pesquisa realizada acima, não resta dúvidas da melhoria que a tecnologia, através de seus diversos meios, proporciona para a vida do militar tanto nos estudos e pesquisas acadêmicas quanto para futuras decisões de locais onde deseja servir, através da coleta de informações digitais que esclarecem as dúvidas e trazem as cidades e as OM para “mais perto” do Cadete.

Ainda temos alguns problemas estruturais como o precário acesso à internet e a questão da falta de computadores para a demanda dos Cadetes, por exemplo, contudo a qualidade de ensino é indubitavelmente alta e adicionada ao currículo oculto do Cadete, que engloba os valores, a hierarquia e disciplina e os atributos adquiridos no dia a dia e em atividades no terreno, resulta na formação de oficiais combatentes da linha militar bélica do mais elevado padrão.

5 CONCLUSÃO

Diante do exposto na presente pesquisa, em síntese, infere-se que com o surgimento dos computadores que no princípio foram feitos somente com a finalidade da utilização empresarial em cálculos científicos, mais tarde se expandiu progressivamente para o meio civil. O surgimento da ARPANET inicialmente de uso estratégico militar passou a ser substituída pela internet e a World Wide Web passou a conectar o mundo todo e a difundir informações juntamente com o auxílio do hipertexto HTTP.

A partir de então, diversas Tecnologias de Informação e Comunicação foram sendo objetos de invento e estudo, com isso, impactos nas relações sociais (e-governança, por exemplo), empresariais e institucionais mudaram a direção do desenvolvimento mundial, acelerando ainda mais esse processo. A possibilidade do desenvolvimento de países de terceiro mundo, que passaram à condição de países emergentes por meio da importação de 32

(31)

tecnologia, adaptação e até mesmo exportação em menor escala, desenvolvimento regional e econômico (PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Gislane Santos). O conceito de e-learning apareceu como alternativa para o método clássico de ensino das faculdades do século XXI, o ensino à distância por meio midiático tornou a transmissão do conteúdo mais veloz e facilitada, com a promoção ao auto-estudo como uma das características em destaque.

(GOMES, Maria)

Helaine Barroso do Reis e Graciela Alessandra Schwartz, em artigo entitulado “As tecnologias de informação e comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil:

desafios e impacto social” ao Instituto Federal do Espírito Santo, em outubro de 2013, abordam sobre outro aspecto que chama a atenção para as diversas áreas de atuação das TICs, a questão da orientação profissional e a influência do computador nesta decisão crucial na vida do jovem, e segundo a pesquisa é a ferramenta mais utilizada para tal finalidade.

Contudo chama a atenção que nem sempre as informações obtidas tanto do PC, quanto de jornais e revistas, são as mais adequadas e se alinham ao indivíduo, fato que a consulta a um especialista no assunto poderia dirimir todas as incertezas do público adolescente e jovem. A família em muitos casos também leva destaque pois exerce papel fundamental na condução da escolha desde a infância do indivíduo.

Juntamente com o histórico dos avanços das TICs e sua implementação em muitas áreas do meio civil, foi possível observar a sua aplicabilidade na Academia Militar das Agulhas Negras e assim traçar um paralelo com o auxílio da opinião de militares. Para começar, a escolha da primeira unidade é marcante na vida do militar e o papel da tecnologia é indispensável neste aspecto no que tange à utilização de aplicativos e sites de busca. Da mesma maneira, informações sobre cursos e especializações, como a preparação intelectual e material são obtidas via sites do Exército e compartilhada entre os alunos.

Tendo analisado a essencialidade da internet na vida do militar e do Cadete da AMAN, foi exposto oportunidades de melhoria com o objetivo da busca pela excelência da formação, tais como melhor fornecimento de internet wi-fi, material distribuído em mídia e distribuição de tablets para todos os Cadetes. Tais medidas visam dirimir a falta de material que não atende à toda demanda e representa grande investimento para a futura oficialidade do Exército brasileiro e consequentemente o desenvolvimento nacional.

(32)

REFERÊNCIAS

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o

desenvolvimento. 2012. Disponível em:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891 Acesso em:05 mar. 2018.

CASTILHO, Luciane Barbosa. O uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores. 2015. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciencias Empresarias (FUMEC), Belo Horizonte.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2001.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6ª Edição. São Paulo: Paz e Terra.

PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Gislane Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. 174f. Artigo – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil, 2011.

DOS REIS, Helaine Barroso; SCHUWARTZ, Graciela Alessandra. As tecnologias de informação e comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil: desafios e impacto social. 2013. 25f. Artigo – Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, out. 2013.

GOMES, Maria João. E-learning: reflexões em torno do conceito. 2005. 8f. Artigo – Universidade do Minho, Portugal, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. São Paulo: Editora 34, 1996.

FRONTEIRAS. Pierre Lévy: a revolução digital só está no começo. Disponível em:

http://www.fronteiras.com/entrevistas/pierre-levy-a-revolucao-digital-so-esta-no-comeco.

Acesso em: 25 Maio 2018.

Trabalho de Conclusão de Curso-AMAN. Disponível em:

https://docs.google.com/forms/u/0/d/1dYQ8EhPuI8lTsHW3ECwegUI7OJ5t0vr2IoxcX5t4NP s/edit?usp=forms_home Acesso em: 05 Mar 2018.

34

Referências

Documentos relacionados

A maioria dos cadetes acredita que a empatia influencia a aprendizagem por causa da habilidade interpessoal do instrutor, ou seja, por ele ser capaz de reconhecer e

Na conformidade dos registros de gestão (CONF REG) o objetivo principal consiste na certificação dos registros e atos e fatos da execução orçamentária, financeira

Após isso, foram explicitados os ilícitos mais presentes na região e as operações militares onde os pelotões de fuzileiros de selva são enquadrados, seja

Essa monografia tem como principais objetivos, analisar o posicionamento do Brasil enquanto membro rotativo do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nos biênios

Considerando o panorama supracitado, a presente pesquisa objetiva verificar indícios da Síndrome de Burnout em cadetes militares de engenharia em seu último ano de formação da

Todas essas ameaças fazem com que seja essencial que o Japão possua forças com capacidade para se defender em caso de conflito, porém o artigo 9° da

A primeira hipótese informa que a troca é vantajosa para a força, pois, o novo armamento, fuzil IMBEL IA25.56mm, tem um calibre mais apropriado para operações em ambiente urbano,

Em março de 1895 o jornal of Military Service Institution publicou um ensaio premiado do capitão Eugene A. Ellis, intitulado “Disciplina: Sua importância para uma Força