• Nenhum resultado encontrado

A Curricularização da Extensão na Semana de Planejamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Curricularização da Extensão na Semana de Planejamento"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Informativo | Outubro 2016 | Nº 08

Durante a Semana de Planejamento do segundo semestre, a Professora Laíze Márcia Porto Alegre, Diretora de Extensão, ministrou palestras a convite dos câmpus: Campo Mourão, no dia 31 de julho e Pato Branco, no dia 01 de agosto. O principal assunto foi a Curricularização da Extensão.

A Proposta do Plano Nacional de Educação do decênio 2014-2024 (PNE - Lei 13.005), desafia as instituições de ensino superior a repensarem suas concepções e práticas extensionistas, como também o resgate do sentido estruturante da educação, da sua relação com o trabalho e suas possibilidades criativas e emancipatórias, por meio da indissociabilidade ensino-pesquisa- extensão-gestão.

Um dos grandes desafios da proposta é garantir que, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação sejam em programas e projetos de extensão universitária, com prioridade para aquelas áreas de grande pertinência social.

Com a curricularização todos os estudantes terão a oportunidade de vivenciar a extensão, a qual, até então, o acadêmico aderia apenas se desejasse. A extensão passará a ser parte integrante na formação do estudante e estimulará os colegiados a prever formas de participação baseadas nas particularidades de cada curso.

A Curricularização da Extensão na Semana de Planejamento

Curricularização da Extensão

Prof.ª Laíze em palestra

(2)

E X TE N S Ã O |

O principal evento de extensão universitária no sul do país, Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS, foi realizado no período de 03 a 05 de agosto de 2016 pelo Instituto Federal Catarinense, por meio da Pró- Reitoria de Extensão.

O evento, que ocorre anualmente, estimula a troca de experiências e saberes, incentiva as manifestações artístico-culturais, além de oferecer minicursos e oficinas desenvolvidas por diversas instituições.

O SEURS tem o propósito de promover o intercâmbio entre as Instituições de Ensino Públicas da Região Sul, por meio de discussões e trocas de experiências que orientam e conduzem as relações entre a Instituição de Ensino e a comunidade externa.

A UTFPR foi representada pela Diretora de Extensão, Laíze Márcia Porto Alegre, pela Assessora de Cultura e Comunicação, Adriana Stadnik e pelas Chefes do Departamento de Extensão Marcia Balbinotti, (Câmpus Pato Branco) e Ivone Castro (Câmpus Curitiba).

Os trabalhos selecionados foram apresentados por estudantes dos Câmpus de Campo Mourão, Curitiba, Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa, nas modalidades de comunicação oral, minicurso e apresentação cultural.

Agenda 21

A UTFPR participa do Fórum Permanente da Agenda 21, assim como, da comissão do tema Pesquisa, Inovação, Ciência e Tecnologia, representada pela Assessora de Meio Ambiente e Saúde, Profª Tamara Van Kaick. As reuniões ordinárias ocorrem bimestralmente.

O Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná deliberou pela realização, em 2014, da

"Conferência Agenda 21 Paraná" tendo por objetivo:

Definir as diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Paraná;

Elaborar o documento “Agenda 21 Paraná";

Propiciar o envolvimento da sociedade paranaense nos processos da Agenda 21.

O Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná disponibilizou uma Consulta Pública com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas interessadas em contribuir para a elaboração do documento “Agenda 21 do Paraná”, uma vez que, este processo estabelece um diálogo no qual todos podem contribuir diretamente com o debate.

O texto final da Agenda 21 revisada e com as contribuições recebidas por meio da Consulta Pública, estarão disponíveis em breve no site do SEMA.

UTFPR no Seminário de Extensão Universitária da

Região Sul – SEURS

Estudantes e professores no SEURS

(3)

E X TE N S Ã O |

Participação no 7º CBEU

A Diretora de Extensão Laíze Márcia Porto Alegre, a Assessora de Cultura e Comunicação Adriana Stadnik e a Assessora de Saúde e Meio Ambiente Tamara Van Kaick, participaram do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). O evento aconteceu no Auditório do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG) e nas demais instalações da UFOP.

Realizado entre 07 e 09 de setembro, o Congresso, com a participação de 117 Instituições de Ensino Superior. O referido evento recebeu 3.800 inscrições de docentes, técnicos e estudantes das 5 regiões do Brasil.

Foram apresentados 1.500 pôsteres, 38 oficinas e 14 mesas redondas.

Segundo a Prof.ª Tamara “são vários os desafios a serem enfrentados nesta construção, mas foi possível perceber o engajamento e o desenho de diferentes propostas. Esta troca de ideias, a apresentação dos projetos e programas, a discussão e debates, são essenciais para que cada IES consiga desenhar a forma mais aderente da curricularização da extensão para sua realidade locar e regional. ”

Na mesa sobre curricularização da extensão ficou demonstrado que a UFRJ é a instituição do país que mais avançou nesse processo, principalmente no que tange às iniciativas de regulamentação das normas sobre a proposta de curricularização.

Para a Prof.ª Laíze a “UTFPR tem avançado no diálogo entre as diversas áreas acadêmicas visando à implantação da curricularização da extensão, buscando inovações criativas nos processos pedagógicos”. Ela ressalta que mesmo com todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na universidade, a adequação às normas “é um grande desafio no processo de curricularização da extensão”.

Nós Podemos - Paraná

No dia 09 de agosto a Prof.ª Adriana Stadnik, representante da UTFPR no Movimento Nacional Nós Podemos Paraná – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (MNODS-PR), participou da cerimônia na qual a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) assinou o Termo de Adesão do MNODS- PR.

Na ocasião, aconteceram as Palestras

“Transparência e Controle Social – Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos” que tiveram como objetivo refletir acerca do papel da corrupção e da cultura cívica.

Para a Prof.ª Adriana as reuniões do Núcleo Nós Podemos são “uma grande oportunidade de troca e aprendizado sobre as aplicações dos ODS no Paraná”. Ela também ressalta que a participação da UTFPR é de longa data e motivo de orgulho para a comunidade.

Participantes da reunião na ALEP

(4)

E X TE N S Ã O |

Edital Prorec de Bolsas de Extensão

O edital Prorec – Extensão, sob a responsabilidade da DIREXT, foi lançado em junho e as inscrições foram até agosto. Ao todo 242 projetos de Extensão de todos os câmpus concorreram às bolsas. Foram contemplados 80 projetos para receberem um bolsista cada, no período de 12 meses.

Destacam-se as participações das DIREC’s e DEPEX’s dos câmpus, responsáveis pelas etapas de recebimento dos documentos dos proponentes, validação das propostas, verificação das pontuações e análise dos recursos.

Os projetos selecionados já iniciaram as atividades em 1º de setembro e vão até 31 de agosto de 2017.

Editais Fundação Araucária de Extensão

Neste ano, também sob a tutela da Diretoria de Extensão (DIREXT), foram lançados os Editais de Extensão da Fundação Araucária. São duas modalidades: PIBEX e PIBIS. Este voltado para inclusão social (alunos cotistas). Para receber apoio desta Fundação a UTFPR habilita-se numa chamada pública na qual deve comprovar sua atuação junto à Extensão.

O período para submissão de projetos foi durante o mês de agosto, logo após o aval da Fundação. As bolsas PIBIX já iniciaram a vigência em 1º de outubro. Inscreveram-se no processo 163 proponentes, sendo 103 no Edital PIBEX e 60 no PIBIS.

Novamente o apoio das DIREC’s e DEPEX’s dos câmpus foi fundamental. Foram responsáveis pelas etapas de recebimento dos documentos dos proponentes, validação das propostas, verificação das pontuações e análise dos recursos.

Para o Edital PIBIS foram liberadas 53 bolsas. Até o fechamento desta edição do boletim a informação sobre a quantidade de bolsas PIBEX não foi divulgada.

Consolidando os números dos 3 editais voltados para a Extensão tivemos um total de 405 projetos concorrendo e, ainda dependendo do número de bolsas PIBEX, devem ser apoiados cerca de 150 projetos.

Outro indicador interessante dos editais é a participação do corpo docente da UTFPR. Ao todo foram 260 professores que submeteram os 405 projetos.

(5)

E X TE N S Ã O |

O Brasil enfrenta dilemas educacionais que têm provocado consequências diretas na economia do país.

Uma delas é a falta de profissionais qualificados em áreas específicas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, o que interfere na expansão das empresas que buscam aumentar seus negócios. Segundo o Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), somente 18% dos trabalhadores que buscam emprego possuem algum tipo de qualificação nas áreas das Ciências e Tecnologias.

Em sua visão para 2022, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) espera que a indústria brasileira disponha de trabalhadores mais qualificados, com nível próximo ao dos países mais desenvolvidos e que tenha maior oferta de engenheiros e tecnólogos. A ampliação da formação profissional, aliada aos investimentos das empresas em treinamentos da mão de obra produzirão um ambiente propício à inovação e colocarão a indústria em condições de enfrentar a crescente competição internacional.

O SESI-PR e o CIFAL Curitiba lançaram uma proposta para incentivar estudantes de segundo grau a ingressarem em áreas tecnológicas de Ensino Superior, em especial as chamadas STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Como a UTFPR é a universidade que oferece o maior número de cursos de Engenharias, e possui vários cursos Tecnológicos, foi realizada uma parceria entre SESI-PR/CIFAL e UTFPR para que alunos da nossa instituição participassem deste evento como palestrantes e fizessem o relato de experiências. O público alvo foram os alunos do ensino Médio SESI, com o propósito de despertar o interesse em educação STEM, estimular o interesse dos estudantes nestes setores e contribuindo para o fortalecimento do mercado nacional.

A educação STEM tem por objetivo incentivar o interesse dos alunos, em idade precoce para assuntos relacionados ao desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Os resultados esperados com essas ações são:

▪Estimular o interesse dos alunos em áreas da STEM

▪Demonstrar a importância dessas áreas para a economia e para o desenvolvimento do país

Os temas a serem abordados durante as palestras serão orientados pelos

temas/categorias (e suas subcategorias) que serão abordados nos projetos de ciências:

•Ciências Exatas e da Terra

• Ciências Biológicas

• Ciências da Saúde

• Ciências Sociais Aplicadas

• Ciências Humanas

•Engenharia

• Ciências Agrárias

Nossos alunos tiveram participação neste evento representando a UTFPR e seus respectivos câmpus. Os Câmpus participantes foram: Curitiba, Guarapuava, Apucarana, Londrina, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco. Contando com 10 alunos. As palestras ocorreram entre as datas de 22 a 26/08 nos Colégios Sesi.

As assessorias de Meio Ambiente e Saúde (Tamara Simone van Kaick), e de Cultura e Comunicação (Adriana Stadnik) da DIREXT, foram responsáveis por acionar a rede de contatos entre os câmpus para realizar a chamada dos alunos. Agradecemos aos professores dos câmpus que indicaram seus alunos e auxiliaram neste processo, para que o STEM fosse um sucesso.

Educação STEM - Science, Technology,

Engineering and Math

(6)

E X TE N S Ã O |

A Assessora de Saúde e Meio Ambiente, Prof.ª Tamara Van Kaick, é a representante da UTFPR na plataforma do PRME, que nas últimas reuniões avançou as discussões nos seguintes Grupos de Trabalho:

- Desenvolvimento de workshops para disseminar os ODS;

- Produção de perguntas sobre a sustentabilidade no Brasil;

- Criação de indicadores de médio e longo prazo para incorporar na gestão empresarial;

- Desenvolvimento de pesquisa sobre saneamento nos países da América Latina.

Comissão dos ODS

O objetivo é desenvolver Workshops de Sensibilização sobre os ODS, em parceria com as redes locais do PRME e Pacto Global. A rede local do Pacto Global no Brasil já desenvolveu uma metodologia para sensibilização dessa temática e irão compartilhá-la com o PRME Chapter Brazil. A partir disso, a Comissão dos ODS dentro do capítulo brasileiro do PRME adaptará essa

metodologia, baseada nas experiências das escolas envolvidas nacionais e internacionais, será aplicada em Instituições de Ensino. A ideia é fazer um grande Workshop de Sensibilização para as escolas do PRME e para que as mesmas possam virar multiplicadoras do conteúdo.

4th Responsible Management Education Research Conference

Foi apresentado pelo representante brasileiro no Grupo de Trabalho anti Pobreza do PRME Global, Claudio Boechat, a proposta de trazer para o Brasil em 2017 a Conferência de Pesquisa em Educação Executiva. A Conferência já aconteceu em três edições anteriores na Suíça, Egito e Áustria e em 2017 aconteceria no Brasil. Com sessões plenárias, paralelas e posters para exposições de professores e alunos, o evento será uma oportunidade de debater pesquisas na área da educação executiva e os ODS.

A conferência vai ser em setembro de 2017 na FIEP/PR em Curitiba.

Participação no PRME - Princípios para Educação Executiva Responsável

Reunião do PRME

(7)

E X TE N S Ã O |

No dia 09 de agosto a Assessora de Cultura e Comunicação, Prof.ª Adriana Van Stanik, participou da reunião Interarte II, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Curitiba. Foi uma oportunidade de conhecer este evento, que teve a sua primeira edição em 2014, durante quatro dias, nas dependências da Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

No dia 16 de agosto de 2016, a Prof.ª Adriana organizou e recebeu a reunião do Interarte II no câmpus Curitiba da UTFPR e nesta ocasião, decidiu-se acerca da participação da UTFPR no evento, contando com o Prof. Isamel Schefller, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) para coordenar os trabalhos pela UTFPR.

Passados dois anos, agora em 2016, o evento tomou um outro formato, abrindo-se para a participação de outras instituições: PUC-PR, UNESPAR, UTFPR e UFPR e passando a ser intitulado INTERARTE II.

O INTERARTE II é um evento que visa a partilha de processos, reflexões e vivências nas diversas linguagens artísticas. Uma iniciativa que une quatro universidades e que pensa em se ampliar unindo-se a outras instituições no futuro.

O evento acontecerá de 10 a 15 de outubro de 2016 com o tema "Partilha e Resistência: diálogos entre política, educação e arte" e será construído coletivamente, com propostas de oficinas, vivências, pesquisas, exposições, apresentações e intervenções artísticas. Informações sobre a programação completa e inscrições podem ser encontradas

no site do evento:

http://www.interartell.com.br

II INTERARTE –Partilha e Resistência

Extensão Boletim Informativo é uma publicação da Diretoria de Extensão da UTFPR Câmpus Curitiba (DIREXT)

Diretoria de Extensão: Laíze Márcia Porto Alegre Coordenador de Extensão: Diego Estevam Teleginski

Assessoria de Saúde e Meio Ambiente: Tamara Simone van Kaick

Assessoria de Cultura, Comunicação e Esportes: Adriana Maria Wan Stadnik Coordenadora Geral do Programa CIMCO: Kátia Prus Pinho

Revisão: Amanda Cardoso e Renan França Edição: Amanda Cardoso e Renan França

Contato: (41) 3310-4846 E-mail: dirext@utfpr.edu.br

Fan Page: dirext.utfpr

Referências

Documentos relacionados

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Nevertheless, 80 % or 100 % of voltage (that will define the power) are suitable to be used to thermally activate the spring, as it gives about 30 to 60 seconds of

Keywords: Structural Health Monitoring; Cable-stayed Bridges; Thermomechanical Analysis; Damage Detection; Data-based

O projecto de arte digital GTDV, recorrendo a processos e técnicas de visualização de informação, utiliza a informação reunida numa base de dados pública, considerada

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,