• Nenhum resultado encontrado

Infrações de Menor Potencial Ofensivo. (art.60) 3. Crimes de menos potencial ofensivo 4. Contravenções penais: lei de 3 de outubro de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Infrações de Menor Potencial Ofensivo. (art.60) 3. Crimes de menos potencial ofensivo 4. Contravenções penais: lei de 3 de outubro de"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Introdução 3 Autorização Constitucional 3 Infrações de Menor Potencial Ofensivo. (art.60) 3 Crimes de menos potencial ofensivo 4 Contravenções penais: lei 3.688 de 3 de outubro de 1941 4

Princípios 4

Sumário

Apresentação do Professor

Olá aluno,

Meu nome é Heitor Luiz Bender Advogado criminal, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC -PR. Pós- Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST e Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Anhanguera - UNIDERP.

(3)

Lei 9099/1995 - Juizados Especiais Criminais

Lei 9099/95 - Criminal

Disposições Gerais

Prof: Heitor Luiz Bender

3

A lei 9.099/95 representou um marco no processo penal brasileiro, na medida que, rompeu com a estrutura tradicional de solução dos confl itos, adotando medidas despenalizadoras.

Inovações com questões de “justiça negociada” – institutos da Suspensão condicional do processo, composição de danos e Transação Penal.

Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juízes togados ou togados e leigos, tem competência para a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência.

São infrações de menor potencial ofensivo as contravenções penais e os crimes que a lei comine pena máxima não superior a 2 anos, cumulada ou não com multa.

Importante considerar as causas de aumento ou diminuição de pena para fi xação da competência. (Exemplo: Tentativa, redução de 1/3, que se fi car dentro do patamar do JECrim, fi xa competência).

Observação:Não sendo o imputado encontrado para ser citado, determina o art. 66, parágrafo único da lei 9.099/95, que o juiz encaminhe as peças existentes ao juízo comum.

Conexão:A conexão, então, nada mais representa do que um liame entre dois fatos tipifi cados como crime.

Artigo 78 e seus incisos, do Código de Processo Penal

Continência:Ainda que diversos sejam os fatos, a lei penal os considera como um só crime. Ex. Crime continuado.

Juiz Togado: aquele que integra a magistratura por haver ingressado na respectiva carreira segundo os preceitos da lei - Artigos 92 e seguintes da CF.

Art. 98, I da CF/88, para julgamento das infrações de menor potencial ofensivo.

Introdução

Autorização Constitucional

Infrações de Menor Potencial Ofensivo. (art.60)

(4)

Lei 9099/1995 - Juizados Especiais Criminais

Lei 9099/95 - Criminal

Disposições Gerais

Prof: Heitor Luiz Bender

Juiz Leigo: Atua em juizados específi cos e causas de menor porte e, também, é considerado um auxiliar da justiça.

Principais atribuições:

• Reger audiências de conciliação.

• Realizar também audiências de instrução e julgamento, com a opção de recolhimento de provas.

• Pronunciar pareceres

Crimes de menos potencial ofensivo

Princípios

Contravenções penais: lei 3.688 de 3 de outubro de 1941

Art. 61. Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.

Infração penal de baixa gravidade, considerada um “delito menor”.

Pena de prisão simples e/ou o pagamento de multa

Os crimes admitem como penalidade a reclusão ou detenção, por outro lado, as contravenções penais têm como principais penas a prisão simples e/ou o pagamento de multas.

O artigo 6º da Lei das Contravenções Penais, prevê que as penas devem ser cumpridas em regime semiaberto ou aberto (nunca em regime fechado), sem o rigor penitenciário.

Critérios e orientações

CELERIDADE: Celeridade diz respeito à necessidade de rapidez e agilidade do processo, com o fi m de buscar a prestação jurisdicional no menor tempo possível.

ECONOMIA PROCESSUAL: Pelo princípio da economia processual entende-se que, entre duas alternativas, se deve escolher a menos onerosa às partes e ao próprio Estado.

(5)

Lei 9099/1995 - Juizados Especiais Criminais

Lei 9099/95 - Criminal

Disposições Gerais

Prof: Heitor Luiz Bender

5

INFORMALIDADE: Os princípios da simplicidade e informalidade revelam a nova face desburocratizadora da Justiça Especial. Pela adoção destes princípios pretende-se, sem que se prejudique o resultado da prestação jurisdicional, diminuir tanto quanto possível a massa dos materiais que são juntados aos autos do processo, reunindo apenas os essenciais num todo harmônico.

ORALIDADE: A oralidade é um princípio que promove uma maior proximidade entre o magistrado e o jurisdicionado, facilitando uma solução rápida do litígio, sendo uma inovação no cenário jurídico tradicional, tendo ainda como princípios correlatos o da imediatidade, o da irrecorribilidade das decisões interlocutórias e o da identidade física do juiz, tanto na esfera especial cível, como especial criminal.

OBJETIVO GERAL DA LEI: reparação dos danos sofridos pela vítima + aplicação de pena não privativa de liberdade.

(6)

Referências

Documentos relacionados

A proposta da Pós-Graduação Clio Internacional é oferecer um conhecimento amplo que sirva como base para profissionais vindos de qualquer área, interessados em atuar nas

4 - Gráfico com variação da pressão diastólica final, do esforço diastólico final e da rigidez na câmara do ventrículo esquerdo nas condições basal e após a administração

70 Figura 8: Efeito da administração ICV aguda de CIC sobre os níveis proteicos do fator de crescimento neural (NGF) em hipocampo, estriado e córtex cerebral de ratos

Estratégia de Investigação Laboratorial de Erros Inatos do Metabolismo: Validação de Procedimentos e Implantação de Controle Interno de Qualidade (CIQ) para a

Incorre na pena de pri são simples, de um a seis meses, e multa, se o fato não constitui infração penal mais grave, quem, nas mesmas circunstâncias, faz declarações inverí dicas

Pena – multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis, se o fato não constitue infração penal mais grave. Usar, publicamente, de uniforme, ou distintivo de função pública que

própria ação ou em ação autônoma ou, ainda, de reconvenção, bastando a liquidação dos danos nos próprios autos, conforme comando legal previsto nos

O tratamento atual com concentrados de fator VIII ou IX requer administrações frequentes para obter um nível vale superior a 1%, o que tem implicações óbvias