• Nenhum resultado encontrado

Prestação de Contas - Relatório Técnico Final. Identificação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prestação de Contas - Relatório Técnico Final. Identificação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prestação de Contas - Relatório Técnico Final Identificação

792.663.637-15 CPF :

Coordenador do Projeto :

400959/2010-0

Rita de Cassia Santos Freitas Processo :

Chamada Pública : Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

Considero que esse projeto traz importantes contribuições em pele menos três grandes dimensões:

1- História de Niterói e História das Mulheres. É importante enfatizar que Niterói nunca foi efetivamente motivo de grandes reflexões históricas. Estudos apontam que até a década de 80 poucas produções estudavam esta cidade. Os anos 90 não trazem grandes transformações nessa realidade. Um elemento diferenciador nessa dimensão foi o Programa de Pós-Graduação em História da UFF (que teve à frente de sua criação uma de nossas entrevistadas). No entanto, são poucas as monografias defendidas neste programa que tomam a cidade como objeto de estudo e menos ainda, buscam construir um olhar feminino sobre a cidade. Onde estão as mulheres de Niterói? Essa pesquisa ratificou nossa percepção da existência dessa grande lacuna. Nesse sentido, esse projeto se considera uma contribuição para o avançar dos estudos historiográficos acerca da cidade de Niterói. Inova, também ao trazer para a análise a dimensão da história das mulheres ? o que nos leva a nossa próxima dimensão.

2- Estudos de Gênero. O projeto se insere na área temática destinada aos estudos de memória e gênero.

Mesmo trabalhando com a história das mulheres, não desprezamos a dimensão do gênero. É importante destacar que apostar na construção da história desta cidade a partir do olhar e da vivencia feminina não significa a reconstrução de uma "outra" história, verdadeira e definitiva. Interrogamos o passado e buscamos contar, reconstituir uma história, várias histórias e trazer para o momento atual suas experiências, imagens que ficaram no esquecimento e que podem nos ajudar a entender um pouco melhor nossa cidade, nossa vida de mulheres e homens, hoje.

3- Gênero e Serviço Social. Entendo que estudar a vida dessas mulheres nos permite aproximar também de um olhar ? nem sempre muito privilegiado acerca do serviço social e das mulheres pioneiras em nossa profissão.

Impactos do projeto para avanço do estado da arte na área do conhecimento

Não temos dúvidas da importância acadêmica e social do projeto ao buscar resgatar histórias de vida de mulheres que ajudaram a construir a Universidade Federal Fluminense.

Sua importância se amplia na possibilidade que trouxe para alunos (de graduação e pós-graduação) de se aproximarem da metodologia da história oral. Outra inovação importante é a produção de fontes de pesquisa a ser disponibilizadas para pesquisas futuras. Vale ressaltar, contudo, que a produção de fontes só ganha sentido se for possível a sua conservação e divulgação. Nesse ponto, necessitamos de apoio. Primeiro, de recursos Contribuição do projeto para inovação de produtos, processos ou políticas públicas

Projeto Título :

Resumo :

Niterói - A Universidade e as Mulheres

O projeto objetiva analisar a participação feminina na construção da Universidade Federal Fluminense. Esta pesquisa se insere na área de estudos que se debruça sobre a memória social e gênero. Nosso foco de atenção é a cidade de Niterói, valorizando a vida de agentes femininos que participaram e contribuíram para traçar o perfil sócio-político da região. A metodologia utilizada é da história oral, onde os depoimentos são filmados e transcritos. Já concluímos a primeira fase da pesquisa que se debruçou sobre a memória da escola de serviço social/uff. Nesse momento, colhemos depoimentos de outras professoras, visando analisar a participação dessas mulheres na construção da Universidade Federal Fluminense seja na construção de cursos, no mapeamento dos territórios na cidade, seja na maneira como foram contribuindo para o patrimônio da UFF.

Objetivos :

(2)

Orientações em andamento Orientações em andamento Participações em eventos

FREITAS, R. C. S.. A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2011.

1

FREITAS, R. C. S.. A participação das mulheres na construção da Universidade Federal Fluminense:uma história que estamos contando, 2010.

2

FREITAS, R. C. S.. Memória, História Oral e Gênero - Notas metodológicas, 2010.

3

Produções científicas, técnicas, artisticas ou culturais resultantes do projeto Material complementar sobre os resultados do projeto:

Arquivo Anexo

humanos. Segundo, necessitamos da manutenção dos equipamentos e esta não tem sido uma tarefa fácil.

Apesar dessas dificuldades, as entrevistas foram feitas e as transcrições se desenvolveram, assim como a gravação das fitas em DVDs e suas edições. As pesquisas realizadas, a construção de textos e vídeos, assim como as apresentações desses em eventos e em sala de aula contribui, igualmente, nesse processo de formação. Quero destacar, ainda, a importância de retirar da invisibilidade essa história de mulheres. Ainda acreditamos que o trabalho enquanto elemento que faz e refaz os indivíduos é extremamente central para pensarmos a emancipação das mulheres. A trajetória de construção da Universidade Federal Fluminense acontece a partir de muitas realizações. A partir desses meios iniciais e das lutas dessas e de outras mulheres para o reconhecimento do ensino, se inicia uma reforma não só na universidade, mas em todo o campo de trabalho para as mulheres. Todo esse processo traduz a ousadia e a vitória dessas mulheres que desafiaram o conservadorismo de sua época e transformaram a universidade num espaço onde a mulher conquista a sua independência a partir de sua profissão. Esse projeto aponta essa participação, demonstra a ausência e deixa como subsídios a necessidade ainda premente de criação de políticas que articulem trabalho e gênero mesmo dentro do espaço universitário.

Contribuição do projeto para formação de recursos humanos especializados para a academia, educação básica e superior, indústria, setor de serviços e setor público

Este projeto possibilitou a realização de vários artigos apresentados em eventos científicos, nacionais e internacionais, bem como gerou a publicação de um artigo em revista da área. Neste momento, ao encerrar este relatório, estamos em fase de elaboração também de um catálogo com essas entrevistas e fechamento de artigos para encaminhar a revistas e eventos.

Vejo seu grande potencial acadêmico quando me volto para as monografias (de graduação e mestrado) que possibilitou em toda sua vigência (que antecede ao período da bolsa): 07 monografias de graduação, 02 dissertações de mestrado. Uma monografia de graduação está prevista para ser concluída nesse semestre e outras orientações - tomando as entrevistas como objeto de estudo - já se delineiam para o próximo semestre.

Avaliamos positivamente os resultados alcançados. O fato de termos conseguido montar uma equipe, envolvendo alunos e professores comprometidos possibilitou um grande desenvolvimento nestes anos, ainda que o projeto se ressinta de certo amadorismo no que diz respeito à conservação das fontes.

Contribuição do projeto para difusão e transferência do conhecimento

Os resultados desse projeto estão servindo para a articulação entre ensino e pesquisa ao possibilitar que as fontes aqui geradas subsidiem outras pesquisas, bem como as disciplinas ministradas pelas coordenadoras.

Nossas fontes têm auxiliado na discussão do processo de entrevista e também da utilização de materiais alternativos, como a filmagem e gravação das entrevistas, junto aos alunos da disciplina de Pesquisa Social.

Nas disciplinas que abordam as temáticas do Gênero e Família esses filmes também têm possibilitado importantes diálogos. São importantes também na disciplina de Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social I, ao se voltar para o momento de surgimento do Serviço Social e criação da ESS-UFF. Em termos acadêmicos, a participação das alunas nas entrevistas e na produção de material áudio-visual tem trazido importante contribuição na formação profissional dessas jovens. As pesquisas realizadas, a construção de textos e vídeos, assim como as apresentações desses em eventos e em sala de aula contribui, igualmente, nesse processo de formação. O envolvimento na pesquisa tem gerado monografias de conclusão de curso e de mestrado, como pode ser visto no relatório técnico. Vale ressaltar que alguns trabalhos são frutos diretos da pesquisa, utilizando as fontes por nós geradas. Outros trabalhos derivaram da participação nas discussões metodológicas ocorridas nos grupos de trabalho e que nossos orientandos também podem fazer parte. Destaque deve ser dado também à participação das professores e alunas do projeto em eventos nacionais e internacionais onde esse projeto foi discutido.

RELATÓRIO PROJETO MULHERES 2012-CNPq.

pdf

(3)

FREITAS, R. C. S.. O trabalho com famílias: um novo olhar", 2010.

4

FREITAS, R. C. S.. Um estudo sobre o movimento de mães da ACAM-RJ: desafios e conquistas, 2010.

5

FREITAS, R. C. S.. Maternidades e Proteção Social: um estudo sobre a inserção das mulheres no espaço público, 2010.

6

FREITAS, R. C. S.. FAMILIA, GÊNERO E REDES SOCIAIS, 2010.

7

Produção bibliográfica Produção bibliográfica

Trabalhos completos publicados em anais de eventos

BARROS, N. V.; BRAGA, C. D.. A participação das mulheres na construção da Universidade Federal Fluminense: uma história que estamos contando, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2010.

1

BARROS, N. V.; BRAGA, C. D.. Construindo uma universidade - a participaçãod as mulheres, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2010.

2

ANDRADE, C. M.; BRAGA, C. D.; SILVA, M F S; MARIA, R L; REIS, P; OLIVEIRA, M R. Memória, história oral e gênero - notas metodológicas, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2010.

3

Produção técnica Produção técnica

Organizações de eventos

BRAGA, C. D.; BARROS, N. V.; LOPES, R. D; CUNHA, A. M. G. M.; LIMA, A.; PERES, S. C.; SANTOS, M. C. R.; SANTOS, C. A.; FREITAS, R. C. S.. Exposição PORQUE AINDA É NECESSÁRIO O OITO DE MARÇO, 2010.

1

FREITAS, R. C. S.; BITENCOURT, L.. Oito de Março - Exposição, 2012.

2

FREITAS, R. C. S.. Projeto UFF Mulher, 2011.

3

REIS, J F; BRAGA, C. D.; BARROS, N. V.; CUNHA, A. M. G. M.; DAVID, R L; GONÇALVES, E M N;

LOPES, R. D; MARIA, R L; RAMOS, T. R. P.; REIS, P; SANTOS, C. A.; SANTOS, M. C. R.; FREITAS, R.

C. S.. IV Seminário Seguridade Social, Justiça Social e Cidadania, 2010.

4

FREITAS, R. C. S.; PADILHA, L.. Mediadora da Conferência MULHERES QUE VIVERAM GUERRAS:

NARRATIVAS, proferida pela professora LAURA PADILHA, 2011.

5

SILVA, D. P. M.; SATURNINO, S; FREITAS, R. C. S.. Mesa PORQUE AINDA É NECESSÁRIO O OITO DE MARÇO, 2010.

6

FREITAS, R. C. S.. Organização da Palestra "Serviço Social e Gênero", como comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, 2012.

7

BRAGA, C. D.; BARROS, N. V.; LOPES, R. D; CUNHA, A. M. G. M.; DAVID, R L; ANDRADE, C. M.;

GONÇALVES, E M N; MARIA, R L; FREITAS, R. C. S.. Prestando Contas a produção do Núcleo de Proteção Social, 2010.

8

Apresentações de Trabalhos

BRAGA, C. D.; BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S.. A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (TRABALHO APROVADO), 2011.

1

BRAGA, C. D.; BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S.. A participação das mulheres na construção da Universidade Federal Fluminense: uma história que estamos contando, 2010.

2

(4)

Orientações e supervisões resultantes do projeto Orientações em andamento

Dissertação de mestrado

Letícia Sepini Batista. A PROTEÇÃO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA EM NITERÓI A CODIM COMO OBJETO DE ESTUDO, 2010. Política Social - Universidade Federal Fluminense.

1

Maria Izabel Valença Barros. Gênero, pobreza e questões da adoção: Os impactos sociais da lei 12.010 /2009 na vida de mulheres pobres na cidade de Niterói, 2012. Política Social - Universidade Federal Fluminense.

2

Tese de doutorado

Verônica Gonçalves Azeredo. Famílias nas Terras de Custódio - Itinerários de proteção social, 2011.

Política Social - Universidade Federal Fluminense.

1

Adriana de Andrade Mesquita. Proteção social na alta vulnerabilidade: o caso das famílias monoparentais femininas em análise, 2011. Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2

Dolores Lima da Costa Vidal. Serviço Social, os sujeitos e espaços sócios ocupacionais - título provisório, 2010. Política Social - Universidade Federal Fluminense.

3

Trabalhos de conclusão de curso de graduação

Michele Borges Antonio. Mídia e Gênero - título provisório, 2012. SERVIÇO SOCIAL - Universidade Federal Fluminense.

1

Iniciação Científica

Raquel Lima de Maria. A universidade e as mulheres, 2010. Serviço Social - Universidade Federal Fluminense.

1

Orientação concluída

BARROS, N. V.; BRAGA, C. D.; FREITAS, R. C. S.. Construindo uma universidade - a participação das mulheres, 2010.

3

BRAGA, C. D.; BARROS, N. V.; MONTEZANO, C. S.; OLIVEIRA, M R; REIS, P; MARIA, R L; OLIVEIRA, G. F.; FREITAS, R. C. S.. Das mulheres e da universidade de exclusões e invisibilidades, 2010.

4

FREITAS, R. C. S.; BRAGA, C. D.; BARROS, N. V.; MONTEZANO, C. S.; MARIA, R L; OLIVEIRA, G. F.;

REIS, P; OLIVEIRA, M R. Das mulheres e da universidade de exclusões e invisibilidades, 2010.

5

BRAGA, C. D.; FERNANDES, A. R.; REIS, P; DUARTE, J.; FERREIRA, S.; FREITAS, R. C. S..

Informatização e Modernização do NPHPS/CRD prestando contas, 2010.

6

PERES, S. C.; LIMA, A.; FREITAS, R. C. S.. Maternidades e Proteção Social: um estudo sobre a inserção de mulheres no espaço público, 2010.

7

FREITAS, R. C. S.; BRAGA, C. D.; ANDRADE, C. M.; OLIVEIRA, M R; SILVA, M F S; REIS, P; MARIA, R L. Memória, História Oral e Gênero - notas metodológicas, 2010.

8

PERES, S. C.; LIMA, A.; FREITAS, R. C. S.. Um estudo sobre o Movimento de Mães da ACAM-RJ:

desafios e conquistas, 2010.

9

Trabalhos técnicos

FREITAS, R. C. S.; SOARES, M. B. C; SOUZA, M. L. M. T.; BITENCOURT, L.. Projeto de Extensão UFF Mulher, 2012.

1

(5)

Movimentação financeira detalhada Natureza de despesa: Custeio

Item Documento

Data Favorecido Especificação Valor-Custeio

R$ Nota Anexa

Cheque Nº

1 3095 10/10/2011

RESUPRI RIO DE JANEIRO RECICLAGEM

SANSUNG TONER 195,00reciclagem de cartucho.

850009 PDF

Movimentação Financeira Resumo

Recursos CNPq Capital Custeio Bolsa Total

Contratado R$

Liberado R$ Gasto R$ Saldo R$

11.000,00 5.160,00 0,00 16.160,00

11.000,00 5.160,00 0,00 16.160,00

9.159,23 5.067,60 0,00 14.226,83

1.840,77 92,40 0,00 1.933,17

Vídeo curto de divulgação (até 10 minutos), com a explicação dos resultados do projeto,destinado ao público não especialista:

Texto para não especialista:

Este projeto buscou ouvir as vozes de algumas mulheres, professoras hoje já aposentadas, e que contribuíram para a construção e organização da Universidade Federal Fluminense. São mulheres que se destacaram em variadas áreas: como Serviço Social, História, Nutrição e Educação. Parte-se do pressuposto que a participação dessas mulheres - e das mulheres de uma forma geral - não ocupa um lugar de destaque na historiografia tida como oficial. Assim, esse projeto buscou captar essas vozes e, a partir delas, reconstruir um tempo onde essas senhoras, ao recusarem o que o ?destino? reservaria para elas ? casar e ter filhos ? ousaram sair desses papéis e construíram profissões, cursos e mesmo uma universidade. Entendemos que esse espaço é feito coletivamente por homens e mulheres. O nosso projeto priorizou aqui um olhar: o olhar das mulheres.

Divulgação do Projeto Dissertação de mestrado

Suyane Campos Perez. ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: maternidades e lutas, 2010. Política Social - Universidade Federal Fluminense.

1

Trabalho de conclusão de curso de graduação

Lorena Morelli de Melo. A problematização da diversidade sexual na escola: um recorte nas questões da homossexualidade, 2011. Serviço Social - Universidade Federal Fluminense.

1

KEILA GARCIA DA SILVA,. CUIDADORES DA AFR O OLHAR DO PROFISSIONAL, 2011. Serviço Social - Universidade Federal Fluminense.

2

Millena Gonçalves Zuchelli. Família na reabilitação: considerações sobre assitência familiar através dos usuários por meio de experiência na AFR, 2010. Serviço Social - Universidade Federal Fluminense.

3

VANESSA LUÍZE MACHADO CECCATTO. FAMÍLIAS E REDES Estratégias na Comunidade do Preventório, 2011. Serviço Social - Universidade Federal Fluminense.

4

(6)

Item Documento

Data Favorecido Especificação Valor-Custeio

R$ Nota Anexa

Cheque Nº

2 37761 27/10/2010 FOTOPLAN

BOLSA PARA MÁQUINA E ALBUM DE FOTOS

80,10 fotoplan 2.PDF 850009

3 2889 24/04/2012 LT DAFLON

INFORMÁTICA

PEN DRIVE 32, HD EXTERNO 500GB E OFFICE STUOFFICE

749,00 daflon informatica.PDF 850009

4 4269 24/05/2012 CASA CRUZ PAPEIS

E VIDROS LTDA

MATERIAL DE

ESCRITÓRIO 850,00 casa cruz 24-05.PDF 850011

5 -- 28/01/2011 JACQUES

SOCHACZWISKI

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E INSTALAÇÃO DE PROGRAM

1.000,00 RECIBO JAcques.pdf 850009

6 -- 05/11/2010 LIA CANEJO DINIZ

BARROS

TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS (4 HORAS DE FITA)

600,00 recibo lia 05-11.PDF 850009

7 -- 05/12/2010 LIA CANEJO DINIZ

BARROS

TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS (3 HORAS DE FITA)

450,00 recibo lia 05-12.PDF 850009

8 -- 20/10/2010 VINÍCIUS DE SOUZA

DIAS

REVISÃO DE

COMPUTADORES 50,00 recibo vinicius 20-10.

850002 PDF

9 -- 28/10/2010 VINÍCIUS DE SOUZA

DIAS

MANUTENÇÃO DE

COMPUTADORES 190,00 recibo vinicius 28-10.

850006 PDF

10 -- 25/10/2010 LIA CANEJO DINIZ

BARROS

TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS (4 HORAS DE FITA)

600,00 recibo lia 13-10.PDF 850003

11 1279 26/10/2010 OGG TAVARES

COPIADORA ME 3.035 CÓPIAS PB A-4 303,50 tavares copiadora.PDF 850005

Natureza de despesa: Capital

Item Documento

Data Descrição do Bem Qtde. Valor Unitário R$

Valor Total

R$ Nota Anexa Cheque

1 647 25/04/2011

KIT MONTAGEM PARA MESAS E CADEIRAS

1 1.665,00 1.665,00 shopping matriz.PDF 80010

2 24463 26/07/2012

NB COREL 13 4GB500GB/ KIT INFORMATICO/

OFFICE HOME

1 1.686,32 1.686,32 nota fast shop 26- 07-12.pdf

3 37760 27/10/2010 CÂMERA DIGITAL

SONY W350 PRETA 1 899,00 899,00 fotoplan - camera.

850009 PDF

(7)

Item Documento

Data Descrição do Bem Qtde. Valor Unitário R$

Valor Total

R$ Nota Anexa Cheque

4 126529 18/11/2010

IMPRESSORA, WEBCAM, NB COREIS 4GB/500G E SOFTWARES

1 2.776,03 2.776,03 fast parte inferior.

850003 PDF

5 126528 19/11/2010

ALTO-FALANTES, MOUSE, TECLADO, PC, MONITOR

1 2.132,88 2.132,88 fast parte inferior 2.

850003 PDF

Ministério da Ciência e Tecnologia

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Site do CNPq - www.cnpq.br

Telefone: 0800 61-9697

Referências

Documentos relacionados

APÊNDICE B: Fichas controle para ensaios de toxicidade aguda com Vibrio Fischeri Amostras de Propranolol - 0,0 kGy ENSAIO DE TOXICIDADE AGUDA - Vibrio fischeri Data do

Na relação de valor com o casaco, o linho vale como seu equivalente qualitativo, como coisa da mesma natureza, porque ele é um valor. Desse modo, ele vale como uma coisa na qual

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de