• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES CAMPINAS DO SUL RS. 02 de dezembro de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES CAMPINAS DO SUL RS. 02 de dezembro de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

CAMPINAS DO SUL – RS

02 de dezembro de 2017

Tempo de Advento

A Igreja inicia, neste domingo, o tempo do Advento. Tempo de preparação ao Natal. Advento é tempo de espera e esperança, de atenção e vigilância, de alegre chegada e acolhida. Advento é um tempo de reflexão de como estamos vivendo a espera do Senhor. Aguardamos o Cristo que vai nascer com uma atitude vigilante de alguém que sabe que é necessário preparar o coração para uma visita tão importante. Esperamos construindo gestos de amor e de fé. Assim a vida se torna mais bela e repleta de amor.

Iniciamos mais um ano litúrgico, mais um itinerário de preparação para a encarnação de Jesus.

É o tempo da luz e da procura do caminho do Senhor. O tempo da preparação da vinda do Senhor.

E a sua vinda exige atenção e vigilância. Exige um olhar novo sobre a nossa vida. Exige a disponibilidade para a entrega. Exige que estejamos preparados porque o Filho do Homem vem de novo estar conosco e ser a nossa salvação.

Vamos abrir as portas de nosso coração, de nosso lar, de nossa comunidade, para acolher o Salvador, Jesus Cristo que vem para nos dar vida em plenitude.

Atendamos a este convite: “Abri as portas ao Salvador!”. “Ficai atentos, é o Senhor!”.

ADVENTO: UMA AVENTURA ATÉ O PRESÉPIO

Nesta Aventura do Advento, quero estar desamarrado, ser livre, Não me apegar às coisas, para que não se tornem donas de mim...

Preciso de me encher de Ti, Senhor Jesus, pois só tu acalmas as minhas ansiedades e desejos.

Quero, neste caminho de Advento, deixar-me guiar por Ti. Quero deixar-me ensinar por Ti, A olhar, a gostar, a tocar, a escutar, a contemplar, a admirar, a agradecer,

A surpreender‐me, a necessitar menos coisas, a provocar encontros, a fazer festa, A celebrar a vida, amar como Tu, Senhor Jesus.

Quero chegar ao teu Presépio, Senhor!

Preciso de despertar para empreender este caminho: tira-me do sono que me arrasta, que me faz viver sempre na mesma rotina, que me faz correr sem freio e sem sentido,

que me torna cego para quem percorre esta aventura da vida comigo, e me faz chegar insatisfeito ao fim de cada dia.

Neste caminho que vou empreender até Ti, ajuda-me a estar alerta e vigilante...

Abre os meu olhos e os meus ouvidos, para as necessidades dos meus irmãos, para saber pôr as minhas mãos e os meus pés ao seu serviço,

para caminhar, crescer, avançar, e assim chegarmos ao teu Presépio todos juntos.

MENSAGEM DO EVANGELHO DOMINICAL 1º DOMINGO DE ADVENTO – Mc 13, 22-37

No Evangelho deste primeiro domingo do Advento Jesus conta a parábola de um homem que se ausenta de casa e distribui as responsabilidades entre os seus servidores. Ele voltará de forma inesperada. Por isso “mandou o porteiro ficar vigiando” sem esmorecer. A palavra “vigiar” encerra a mensagem principal do texto. Trata-se de estar acordado enquanto os outros dormem.

A parábola é um relato simbólico. O dono da casa é Cristo. A casa é sua comunidade de salvação ao longo da história. Sua ausência é o tempo da Igreja, que espera a volta do seu Senhor. Os servidores, cada um com sua tarefa, são os discípulos aos quais delega a sua autoridade. Virão tempos difíceis e é preciso estar preparado para o que possa acontecer. Daí o chamado para a fidelidade, a coragem e a vigilância.

(2)

Finalmente, é bom frisar que a mensagem não é só para aqueles discípulos que estavam com Ele, mas para os discípulos de todos os tempos (“O que eu digo a vocês, digo a todos: Fiquem vigiando”). Neles estamos incluídos todos nós.

O advento é um despertador espiritual. Vigiar é não se deixar vencer pelo cansaço. Vigiar significa estar atento a Deus, para as contínuas visitas na nossa vida, e acolher-lhe cada dia. Vigiar é ser consciente que não sabemos quando acabará este caminho. Deus pode chegar a qualquer momento, a qualquer dia. O importante não é saber quando chegará, mas como devemos preparar-nos para que nos encontre dispostos a recebê-Lo.

O advento é uma verdadeira escola da esperança... uma maratona no crescimento da esperança... que aprendamos a esperar, como os estudantes esperam as férias, como a mulher espera o seu primeiro filho, e a terra que espera a chuva para poder seguir dando vida.

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA:

sábado, 02 de dezembro, às 14h, missa na comunidade São Paulo. E às 17h, missa na igreja matriz.

domingo, 03 de dezembro, às 9h, missa na igreja matriz. E às 10h30, missa e festa da Imaculada Conceição com Primeira Eucaristia na comunidade Santo Antônio, Cruzaltense.

segunda-feira, 04 de dezembro, às 19h, Terço dos Homens na igreja matriz. E às 19h, Reunião do Conselho de Pastoral, no Centro Catequético.

terça-feira, 05 de dezembro, às 14h, Missa na comunidade Na. Sra. do Monte Claro, Rio Liso. E às 20h, missa na comunidade Na. Sra. de Lourdes, Cruzaltense.

quarta-feira, 06 de dezembro, às 9h, Missa na comunidade São Francisco, Linha Dez. E às 20h, missa na comunidade Santa Terezinha, Carafá.

quinta-feira, 07 de dezembro, às 14h, Missa na comunidade Na. Sra. das Graças, Princesa Isabel. E às 20h, missa na comunidade São Bonifácio, Coxilha Seca.

sexta-feira, 08 de dezembro, às 15h, Terço da Misericórdia, na igreja matriz. E às 20h, missa na comunidade São Caetano, Boi Branco.

sábado, 09 de dezembro, às 14h, missa na comunidade São José, Lajeado Ipiranga. E às 19h, missa igreja matriz.

domingo, 10 de dezembro, às 9h, missa na igreja matriz. E às 10h30, missa e festa da padroeira Santa Lúcia, Linha Creoula, com a bênção da saúde e dos olhos e renovação do ministério de Dimorvan Potik e Ivone Echer. E no domingo, 10 de dezembro, às 19h, missa de ação de graças pelos 25 anos de sacerdócio do Pe. Dirceu Dalla Rosa, na igreja matriz.

Encontros de preparação para o Natal: As famílias estão recebendo um folheto com roteiro de dois encontros a serem realizados em grupos durante o Advento em preparação ao Natal, com um pequeno cartaz. A partir do dia 02 de dezembro (início do Advento), todas as famílias fazem a preparação para a celebração do Natal.

Preparando-nos para o Natal, somos convidados a realizar os encontros de grupos de famílias.

Nas portas das casas, vamos colocar O CARTAZ com a motivação: Natal - tempo de construir a Paz! - Natal em nosso lar, Jesus em primeiro lugar!, indicando que nossa família reza e celebra o Advento, preparando o Natal de Jesus.

Jesus, o menino de Belém, e nenhum outro, é o Salvador do mundo! Encontrando-nos com Ele e a partir dEle, vamos construir a paz neste mundo de tanta violência e agressão à vida. Contagiemos nossas famílias, as pessoas da comunidade e toda a sociedade com nosso testemunho: Natal - tempo de construir a Paz!

Confissões em preparação ao Natal:

* nas capelas: no dia da celebração (conforme programação da cada Paróquia) * nas igrejas matrizes: - em Entre Rios do Sul (dia 14/12, 5ªf, às 20h)

- em Jacutinga (dia 18/12, 2ªf, às 20h) - em Campinas do Sul (dia 19/12, 3ªf, às 20h)

- em Paulo Bento (dia 21/12, 5ªf, às 20h)

(3)

Pároco de Campinas do Sul celebra jubileu de prata presbiteral: Pe. Dirceu Dalla Rosa celebrará seu jubileu de prata presbiteral dia 10 de dezembro, segundo domingo de Advento, em missa às 19h, na igreja matriz de Campinas do Sul.

Pe. Dirceu nasceu em São Valentim, no dia 19 de setembro de 1965, onde fez o curso fundamental. Cursou o ensino médio no Seminário de Fátima, a filosofia no Seminário de Viamão e a teologia no Instituto Teológico de Passo Fundo.

Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1992, em São Valentim. Exerceu as seguintes funções: - formador e professor no Seminário de Fátima por 4 anos; - vigário paroquial da Catedral, também por 4 anos; - assistente do segundo ano de filosofia em Erechim, por um ano; - Pároco de Getúlio Vargas por 4 anos; - assistente dos seminaristas de teologia da Diocese de Erexim em Passo Fundo por dois anos; - vigário-paroquial da São Pedro, em Erechim, por um ano; - desde 2010, é pároco da paróquia N. Sra. dos Navegantes, Campinas do Sul.

A Paróquia Na. Sra. dos Navegantes tem a grata satisfação de convidar você e sua família para participar da Celebração de Ação de Graças pelos 25 anos de Ordenação Sacerdotal do nosso Pároco - Pe. Dirceu Dalla Rosa.

Será no dia 10 de dezembro, com missa às 19h, na igreja matriz em Campinas do Sul...

O Conselho Econômico está organizando um jartar de Confraternização após a celebração no salão paroquial com o seguinte cardápio: churrasco, carne suína, galeto, maionese, saladas, pão, cuca e sobremesa, no valor de R$ 20,00. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial.

Uma Campanha de e para a Evangelização: a Igreja Católica no Brasil está promovendo a Campanha da Evangelização, que irá até o terceiro domingo de advento, 17 de dezembro. Trata-se de uma campanha de evangelização, porque mobiliza os católicos a aprofundarem a consciência da sua missão de anunciar e testemunhar o Evangelho, realizando-a com renovado ardor. Ela é também campanha para a evangelização porque visa angariar recursos para a sustentação das atividades da Igreja.

Em vista disso, na sua conclusão, dias 16 e 17, haverá uma coleta nas celebrações de todas as comunidades católicas do Brasil. Esta coleta tem a seguinte destinação: 45% para a Diocese; 20% para o Regional da CNBB; 35% para a CNBB nacional.

O lema da Campanha da Evangelização deste ano tem o seguinte tema: Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização, e o lema: "Sal da terra, luz do mundo" (Mt 5,13-14).

Visita às comunidade no mês de DEZEMBRO/2017 Com o Sacramento da Confissão em preparação ao Natal Dia do mês Dia/Semana Horas Comunidade

02 de dezembro sábado 14h São Paulo

03 de dezembro Domingo 10h30 Santo Antônio – Cruzaltense – FESTA

de Na. Sra. Imaculada Conceição com a Primeira Eucaristia

05 de dezembro 3ª-feira 14h Na. Sra. do Monte Claro – Rio Liso 05 de dezembro 3ª-feira 20h Nossa Senhora de Lourdes – Cruzaltense 06 de dezembro 4ª-feira 9h São Francisco – Linha Dez

06 de dezembro 4ª-feira 20h Santa Teresinha – Carafá

07 de dezembro 5ª-feira 14h Na. Sra. das Graças – Princesa Isabel 07 de dezembro 5ª-feira 20h São Bonifácio – Coxilha Seca 08 de dezembro 6ª-feira 20h São Caetano – Boi Branco 09 de dezembro sábado 14h São José – Lajeado Ipiranga

10 de dezembro Domingo 10h30 Santa Lúcia – Creoula – Festa da Padroeira 12 de dezembro 3ª-feira 20h Na. Sra. das Graças – Santa Cruz

14 de dezembro 5ª-feira 14h Na. Sra. do Caravággio – Vila Progresso 15 de dezembro 6ª-feira 20h Santa Catarina

16 de dezembro Sábado 10h30 São Roque – Cruzaltense – PrimeiraEucaristia

(4)

17 de dezembro Domingo 10h30 Nª Sª do Carmo – Canarinho – FESTA da comunidade

21 de dezembro 5ª-feira 20h Santo Antônio – Cruzaltense

Capelinha da Sagrada Família é entregue a cada Paróquia no Ano do Laicato

Por decisão dos Bispos do Brasil em sua assembleia geral do ano passado, a Igreja Católica no País realizará o Ano Nacional do Laicato a ser celebrado da festa de Cristo Rei, neste domingo, até a do próximo ano, em 25 de novembro. Neste domingo, a Igreja Católica no Brasil também iniciou a Campanha para a Evangelização, que irá até o próximo dia 17, terceiro domingo de Advento.

Dom José fez a abertura do Ano do Laicato, em nível diocesano, na missa das 09h deste domingo, na Catedral São José, com a presença de delegações da maior parte das 30 Paróquias da Diocese.

No final da celebração, Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, recordou que, em setembro, foi constituída a Comissão Diocesana de Leigos, cujos integrantes estavam presentes na celebração de abertura do Ano do Laicato. Anunciou a entrega a cada paróquia de uma capelinha da Sagrada Família, em forma de casa, para uma peregrinação nos ambientes paroquiais ao longo do Ano especial que estava sendo iniciado. Este símbolo, com as imagens de Jesus, Maria e José, e pelo formato de casa, quer recuperar o valor e a alegria da vida em família, do cultivo da fé nos lares. Em seguida, Dom José invocou a bênção sobre as capelinhas, lembrando que Jesus visitou as casas das pessoas, especialmente dos doentes e mais necessitados e pedindo que elas sejam sinal fecundo da presença de Deus e revitalização das famílias, casas e comunidades das trinta Paróquias da Diocese para as quais seriam levadas. Pe. Alvise chamou as delegações de cada Paróquia por ordem cronológica de criação e Dom José, com Pe. Maicon, lhes entregou a capelinha.

Na homilia, o Bispo disse que o Ano Nacional do Laicato visa fortalecer compromisso de fé de todos, assumido pelo batismo, de serem discípulos e discípulas, mas também missionários do Senhor Jesus no mundo.

Conselho Diocesano de Pastoral estuda preparação ao Batismo

No último sábado de novembro, 25, véspera da Solenidade de Cristo Rei do Universo, com o início da Campanha para a Evangelização e a abertura do Ano Nacional do Laicato, o Conselho Diocesano de Pastoral realizou sua segunda reunião anual, no Centro de Eventos do Seminário, com mais de cem participantes, representando as trinta paróquias, pastorais e movimentos da Diocese.

Na abertura dos trabalhos, Dom José referiu-se ao contexto atual no qual se dá uma mudança de época, com necessidade de conversão pastoral para responder aos desafios da cultura globalizada.

Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, encaminhou a pauta dos trabalhos, tendo como ponto central uma reflexão sobre a pastoral do Batismo, com assessoria do Pe. Pedro Ritter, da Diocese de Montenegro.

Pe. Maicon, em continuidade, propôs reflexão em pequenos grupos e plenário sobre passos a dar na renovação da pastoral do Batismo. Foi apontada a necessidade de identificar mais pessoas para esta pastoral e de que ela esteja ligada à iniciação à vida cristã e à preparação ao matrimônio Um dos encaminhamentos foi de realizar, no próximo ano, encontros de estudo com os que atuam na preparação deste sacramento.

Após a reflexão, houve diversas comunicações, entre as quais:

- convite para a ordenação diaconal dos seminaristas Edegar Passaglia e Jean Demboski, dia 29 de dezembro, às 19h30, na igreja São Pedro, Erechim;

- Curso de formação de agentes para a pastoral da consolação e da esperança;

- jubileu de prata presbiteral dos padres Dirceu Dalla Rosa, dia 10 de dezembro, às 19h, na igreja N.

Sra. dos Navegantes, Campinas do Sul; Maximino Tiburski, dia 02 de fevereiro do próximo ano, às 19h30, na igreja São Cristóvão; Pe. Ivacir Franco, dia primeiro de março, às 18h, na igreja São Luiz, Gaurama;

(5)

- encontro de canto litúrgico, dia 09 de dezembro, das 13h30 às 1630, no Santuário, com ensaio do hino da Campanha da Fraternidade do próximo ano, do hino do ano do laicato e, especialmente, de cantos para velórios e exéquias;

Dom José encerrou a reunião citando o Papa emérito Bento XVI em mensagem à Ação Católica, em 2012, na qual ressaltava a missão dos leigos na Igreja, na qual não são meros colaboradores, mas corresponsáveis no ser e no agir dela, o que não deve substituir e nem diminuir sua ação no mundo.

Dom José agradeceu a todos pelos diversos serviços na Diocese, desejou feliz Natal e 2018 pleno de paz, saúde, fé e esperança, com a disponibilidade para trabalhar por um mundo mais humano e divino, discípulos mas também missionários diante dos muitos desafios atuais.

Iniciação à Vida Cristã - A transmissão da fé às novas gerações

As contínuas mudanças de nossa época produzem tanto fortalecimento quanto vulnerabilidade.

Novas tecnologias aproximam e distanciam, conectam e isolam. A emergência da subjetividade possibilitou também o individualismo. O ser humano se acha autossuficiente e nega qualquer hierarquia, rompe com o transcendente e a tradição, vacila diante dos sentimentos de pertença à religião, à comunidade e à família. Nesse contexto, as pessoas procuram a religião de forma privatizada, não mais através da família e da comunidade.

Cresce uma espiritualidade sem compromisso com a vida, um culto sem envolvimento com a ética e uma religiosidade que coloca a pessoa no centro das relações com o sagrado. A prioridade é a felicidade individual e imediata. A transmissão da fé às novas gerações não é mais um pressuposto. O Documento de Aparecida alerta que “nossas tradições culturais já não se transmitem de uma geração à outra com a mesma fluidez que no passado”. Isso afeta, inclusive, a experiência religiosa e alcança a própria família que, como lugar do diálogo e da solidariedade intergeracional, foi um dos veículos mais importantes da transmissão da fé. Assim, muitos catequistas encontram crianças batizadas, mas que chegam à catequese sem conhecer sequer o sinal da cruz e as demais orações que outrora a família se encarregava de ensinar.

Diante da situação irregular de algumas famílias, do afastamento da vida comunitária e da vivência religiosa sem pertencimento, a catequese é concebida como mera instrução em vista dos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia. Nas paróquias participam pessoas unidas sem o vínculo sacramental, outras estão numa segunda união, e há aquelas que vivem sozinhas sustentando os filhos. Outras configurações também aparecem, como avós que criam netos ou tios que sustentam sobrinhos. Crianças são adotadas por pessoas solteiras ou por pessoas do mesmo sexo, que vivem em união estável. Percebe-se, portanto, que precisamos de uma nova iniciação cristã, capaz de formar discípulos de Jesus Cristo entre as crianças, jovens e suas famílias.

É preciso esclarecer comunidades e famílias que a catequese não é um curso, mas um processo que não se limita à preparação para recepção dos sacramentos, mas se trata de introduzir alguém no caminho de Jesus Cristo. Intenciona-se que toda pessoa se torne discípula do Mestre e seja lavada, ungida e alimentada na Igreja, pelo próprio Senhor, conforme a proposta da Iniciação Cristã que a CNBB está desenvolvendo há muitos anos e que em 2017 se intensificou como tema central da Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil. Vale a pena conferir o Documento 107, resultado de amplo debate, chamado “Iniciação Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”.

Somente com uma nova formação cristã é que os grandes desafios da família atual podem ser enfrentados. É urgente, por exemplo, um processo de iniciação capaz de acentuar o sentido de um matrimônio pautado pelo amor, que é reflexo do amor existente na Santíssima Trindade e o de Cristo pela Igreja (Ef 5,25-33). E o fato de acolher com misericórdia as famílias em dificuldades não isenta a comunidade cristã de educar os fiéis para uma proposta de família que rejeite o divórcio, a traição, o abandono dos filhos e a ideologia de que o casamento entre homem e mulher esteja superado. Urge anunciar as verdades de Jesus Cristo, diante do mundo onde tudo é relativo.

Paróquia de Campinas de Sul conta com a ajuda de um novo grupo de festeiros: A nova equipe de festeiros responsável para a Festa da Padroeira Nª Sª dos Navegantes, dia 04 de fevereiro de 2018 assim ficou constituída:

(6)

- Vilson e Diva Chiodelli; - Gelson e Maria Cadini; - Alcemir e Silvane Boniatti; - Norandi e Nelsa Camerini; - Arlei e Solange Miozzo; - Marcio e Andréia Consoli; - Gilmar e Ieda Echer; - Leonir e Cleci Scanagatta; - Mauro e Andréia Martinazzo; Benito e Inês Pedott; - Vanessa Lázzari;

- Fernando Poletto; - Neocila baldissera; - Mari Rosa Mânica...

Não esqueça:

Você com Deus na celebração da comunidade no domingo, Deus com você durante toda a semana!

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

De acordo com a aplicação deste modelo a um mecanismo do tipo vibro- impacto, a freqüência de excitação 3,3 Hz apresenta maiores velocidades de deslocamento, maiores forças