• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Edgard Dias Batista Jr.

UNESP/FEG – Universidade Estadual Paulista Departamento de Produção - Campus de Guaratinguetá, SP

Edson Luiz França Senne

UNESP/FEG – Universidade Estadual Paulista Departamento de Matemática - Campus de Guaratinguetá, SP

Ana Paula Teixeira

UNESP/FEG – Universidade Estadual Paulista Campus de Guaratinguetá, SP

ABSTRACT

This work is part of the thematic project ARSIG-2 (Decision Support System Using Network and Geographic Information System), which is financed by FAPESP. The work objectives to develop an information system to provide, specially for a transportation planner, the necessary information for the bus stop management of the passenger transportation system. The information system, designated SIGPOP, uses the Geographic Information System technology.

KEY WORDS

Decision Support System; Transportation Planning; Geographical Information System.

1 - INTRODUÇÃO

Dentro do Planejamento Urbano, o Planejamento de Transporte ocupa uma posição de grande destaque, tendo em vista sua importância na definição do uso e ocupação do solo de uma cidade. A disponibilidade de transporte constitui no principal vetor de desenvolvimento de uma determinada região e, assim sendo, um plano de transporte bem concebido e corretamente executado pode representar a garantia de uma boa qualidade de vida para seus habitantes. Por outro lado, a inexistência de um plano de transporte ou, o que pode ser ainda pior, a existência de um plano de transporte mal elaborado e/ou mal executado, pode degradar toda uma região.

O produto do sistema de transportes de passageiros, ou seja os lugares ofertados aos usuários para a realização de seus deslocamentos, é peculiarmente interessante já que é consumido a medida em que é produzido. Assim, o fator mais importante da produção desse serviço com qualidade e rentabilidade é que o planejamento dos lugares ofertados esteja perfeitamente sintonizado com a demanda.

Outro aspecto interessante do sistema de transportes é que, na prática, a concorrência entre empresas operadoras fica prejudicada, visto que, normalmente, o usuário opta pelo

(2)

primeiro veículo que passa pelo ponto de parada e que atenda o seu destino. Tal comportamento decorre da carência de informações acessíveis ao usuário a respeito do sistema de transporte utilizado, impossibilitando-lhe comparar os serviços ofertados e, consequentemente, escolher a melhor possibilidade para realizar seus deslocamentos.

Assim sendo, um aspecto importante do Planejamento de Transporte, que nem sempre recebe a devida atenção, diz respeito aos pontos de parada de um sistema de transporte público de passageiros, objeto do presente trabalho. Pontos de parada bem localizados e com infra-estrutura adequada constituem um fator chave para o sucesso de um sistema de transporte coletivo, principalmente pelo fato de serem a porta de entrada de tal sistema.

Para assegurar que o mercado de transporte urbano de passageiros se torne cada vez mais atrativo é necessário que ações corretas sejam tomadas, as quais muitas vezes são impedidas devido à carência e qualidade insatisfatória das informações disponibilizadas.

O presente trabalho apresenta o SIGPOP (Sistema de Informação para Gerenciamento de Pontos de Parada), cuja finalidade é dispor aos planejadores de transporte as informações necessárias, de maneira amigável e organizada, para a tomada de decisão acerca dos pontos de parada de um sistema de transporte de passageiros. Constituindo assim numa importante ferramenta para solucionar problemas pertinentes ao sistema de transporte, possibilitando melhorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários.

2 - CARACTERÍSTICAS DO SIGPOP

O SIGPOP possui características próprias de Sistemas de Informações Gerenciais e utiliza a tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas. Com isso, apresenta um ambiente amigável ao usuário, disponibilizando as informações necessárias e as condições propícias para a tomada de importantes decisões, tais como a localização ideal para novos pontos de parada, de maneira a diminuir o deslocamento dos usuários até os mesmos, a distância entre determinados pontos de parada, o melhor local para serem instalados, as necessidades de manutenção, de ampliação, de instalação de novos equipamentos, como cobertura, banco, lixeiras, telefone, caixa de correio, etc.. Para tanto, as informações são apresentadas de forma gráfica, podendo ser visualizadas através de mapas.

Especificamente, o SIGPOP possibilita um ambiente amigável para a:

(a) manutenção de uma base de dados georeferenciada; utilizando os recursos de Sistemas de Informações Geográficas para a inclusão, alteração e exclusão de todas as informações pertinentes aos pontos de parada e às linhas de transporte coletivo tais como:

- localização dos pontos de parada;

- classificação do ponto: terminal, intermediário, seletivo, etc;

- linhas servidas e respectivos horários (ver Figura 1);

- demanda de usuários (embarque e desembarque) por linha e por horário;

- situação da estrutura: piso, cobertura, etc;

- situação dos equipamentos existentes: bancos, lixeiras, telefone, correio, floreiras, etc.;

- facilidades existentes no entorno: farmácia, lanchonete, banco automático, banca de jornal, etc.);

- tipo e situação da pavimentação da faixa lindeira;

- área de influência de cada ponto de parada (km2);

- população potencialmente usuária de cada ponto de parada;

- estimativa do número de residências servidas pelo ponto de parada;

(3)

- micro-acessibilidade da origem, tempo médio gasto pelos usuários acessarem determinado ponto de embarque;

- micro-acessibilidade do destino, tempo médio gasto pelos usuários de determinado ponto de desembarque chegarem no destino;

Figura 2: Inclusão de dados a respeito das linhas

(b) recuperação das informações armazenadas na base de dados, como as exemplificadas a seguir:

- fixado um ponto de parada, o SIGPOP fornece a localização, os equipamentos e facilidades existentes, as linhas de transporte coletivo que passam pelo pontos e os respectivos horários, o fluxo e as características dos usuários (ver Figura 2);

- fixada uma linha de transporte coletivo, o SIGPOP deve fornecer o itinerário percorrido pela linha e a localização da seqüência de pontos de parada, a extensão da linha, o índice de passageiros por km (IPK) e o tempo médio de percurso por horário, entre outros.

(4)

Figura 2: Pesquisa de informações acerca dos pontos de parada

(c) obtenção de informações gerenciais acerca dos pontos de parada (ver Figura 3) e das linhas (ver Figura 4), tais como:

- densidade de pontos de parada;

- índice de acessibilidade aos pontos de parada;

- índice de oferta da rede de transporte coletivo;

- índice de alcance da rede de transporte coletivo ou densidade da rede;

- índice de cobertura da rede;

- índice de oferta da rede de transporte coletivo;

- espaçamento médio entre pontos de parada.

Figura 3: Informações gerenciais disponíveis acerca dos pontos de parada

(5)

Figura 4: Informações gerenciais disponíveis acerca das linhas de transporte

As rotinas do SIGPOP foram desenvolvidas utilizando-se uma linguagem de programação visual (a linguagem Delphi, da Borland) e incorporou conteúdos, relacionados com a tecnologia SIG (sistemas de informação geográfica), da biblioteca de classes MapObjects (software desenvolvido pela ESRI - Environment Systems Resarch Institute). Assim sendo, além dos recursos normalmente oferecidos pelas linguagens visuais (menus, barras de rolagem, caixas de diálogos, entre outros), o SIGPOP possibilita o tratamento de mapas em múltiplas camadas, chamadas layers, a atualização de dados diretamente através dos mapas, a visualização de mapas em zoom, para facilitar ao máximo a análise visual.

3 – UMA APLICAÇÃO DO SIGPOP

Encontra-se disponível na UNESP, Campus Guaratinguetá, uma base de dados geo- referenciada, implementada através do software ArcView, com informações a respeito dos pontos de parada e da rede de linhas do transporte público de passageiros da referida cidade. A obtenção dessa base de dados foi possível em função da disponibilidade de recursos oferecidos através do Projeto Temático 96/04585-6, financiado pela FAPESP. A partir dessa base de dados, implementou-se o SIGPOP e os resultados obtidos dessa aplicação são considerados amplamente satisfatórios, especialmente pela facilidade de se apresentar as informações tanto em nível macro (ver Figura 5) como também em detalhe (ver Figura 6, onde os pontos de parada estão representados por quadradinhos e as linhas de ônibus por segmentos de retas).

(6)

Figura 5: Vista Geral do Sistema de Transporte Público de Guaratinguetá

Figura 6: Vista de um Detalhe do Sistema de Transporte Público de Guaratinguetá

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

A existência de ferramentas, como a apresentada no presente trabalho, possibilita aumentar a eficiência do sistema de transporte de passageiros, na medida que facilita o processo de tomada de decisões, impossibilitando que fatores escusos possam ter influencia. A

(7)

importância do SIGPOP aumenta devido a carência de sistemas de informação com suas características.

Além de sua utilidade profissional na área de Planejamento de Transporte, o SIGPOP também poderá será utilizado como material didático de disciplinas relacionadas com Planejamento de Transporte, especialmente em cursos de Engenharia Civil.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem à FAPESP, pelas condições oferecidas através do Projeto Temático 99/06954-7 “Sistemas de Apoio à Decisão usando Redes e Sistemas de Informações Geográficas” e ao CNPq, através do Programa Institucional PIBIC .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, J.P. Planejamento dos Transportes. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1994. 192p.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS. Transporte Humano:

Cidades com Qualidade de Vida. Coord.: Pires, A.B.; Vasconcelos, E.A.; Silva, A.C.. São Paulo: ANPT, 1997. 312p.

BRUTON, M.J. Introdução ao Planejamento dos transportes. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda. e São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979. 206p.

GONÇALVES, N. Economias de Escala em uma Linha de Ônibus Urbano: o enfoque micro-analítico. Florianópolis, 1995. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina.

MORLOK, E.K. Introduction to Transportation Engineering and Planning. New York:

McGraw-Hill, Inc., 1978. 767p.

VALENTE, A. M.; PASSAGLIA, E.; NOVAES, A. G. Gerenciamento de Transportes e Frotas. São Paulo: Pioneira, 1997. 215p.

VASCONCELOS, E.A. Transporte Urbano nos países em Desenvolvimento: Reflexões e Propostas. São Paulo: Editoras Unidas, 1996. 284p.

VASCONCELOS, E.A. Transporte Urbano, Espaço e Equidade: Análise das Políticas Públicas. São Paulo: Editoras Unidas, 1996. 284p.

WRIGHT, P.H.; ASHFORD, N.J. Transportation Engineering: Planning and Design. New York: John Wiley & Sons, 1989. 776p.

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

atendimento integral ao portador de fissura de lábio e/ou palato, referente às ações e serviços odontológicos nos três níveis de atenção a saúde (primário, secundário

Os métodos clássicos de determinação dos coeficientes, que possuem boa qualidade de estimativa e grande estabili- dade, têm alto custo computacional no problema de super-resolução;

Plantio: Março (sementes), outubro e novembro (estacas) Característica botânica: Planta subarbustiva, perene.. Os ramos são

O fato da contagem total de hemócitos no experimento com o agroquímico Talcord não ter sido diferente significativamente entre o controle e os dois tratamentos onde os