• Nenhum resultado encontrado

Palhaços no Planalto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Palhaços no Planalto"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Palhaços no Planalto

Dinho Valladares

de

(2)

© Dinho Valladares

Este livro ou qualquer parte dele não podem ser reproduzidos por qualquer meio sem autorização escrita do Editor.

Registrado na biblioteca nacional sob o n.- 499.279 Livro: 1.322 Folha: 175

Contato para liberação de montagem:

Cia. de Teatro Contemporâneo

Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ Cep: 22271-020

teatro.secretaria@gmail.com

www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br +55 (21) 984141965

(3)

Histórico

A peça estreou dia 03 de Março de 1990, na Aliança Francesa de Botafogo, se transferiu para o Mercado São José das Artes, onde fez seu primeiro sucesso, ficando três meses em cartaz sempre com casa lotada e excelentes críticas, descobrindo ali sua característica de peça a céu aberto, dali foi para o Teatro Posto 6, onde participou ativamente no movimento dos “caras pintadas” fortalecendo todas as passeatas que desfilaram por Copacabana onde esta localizado o teatro, voltou para o Mercado São José das Artes para mais duas temporadas, fez mais uma temporada no Teatro Operon na Ilha do Governador, fez outra temporada no Teatro RioArte na Tijuca e partiu para São Paulo onde ficou seis meses itinerando dentro do projeto Lonas na Periferia, projeto desenvolvido pela então prefeita Luiza Erundina, passando por Itaim Bibi, Itaim Mirim, entre outros. Esta montagem mostrava uma equipe em início de carreira, como Geo Britto, um dos coordenadores do Teatro do Oprimido, Justo D´avila que pertenceu ao movimento CEP 20000 e Dinho Valladares que dirige a Cia. de Teatro Contemporâneo, Erick Rocha ator com muito sucesso e Carlos Fragaite uma estrela maior dentro do teatro carioca. O grupo O CIRCO, alavancado pelo sucesso dessa montagem montou duas outras peças OS BRUXOS de Dinho Valladares que ficou em cartaz no Teatro Cacilda Becker e QUANDO OS PORCOS CHAFURDAM também de Dinho Valladares que ficou em cartaz no Teatro Alaska. Nestas outras montagens entraram os atores Ângela Blazo e Wagner Uchoa. Em 1993 o grupo se desfez.

A peça contou com o apoio da DeMillus, ONG Saúde Alegria, Creche Nossa Escolinha e Rei das Tintas.

Ficha Técnica dessa primeira montagem:

Texto e Direção: Dinho Valladares Produção: Grupo O CIRCO

Figurinos e Adereços: Marco Palmeira e Patrícia Borsoi Iluminação: Fred Pinheiro

Operação de Luz: Maria Dias Torres Sonoplastia: Oscar de Lemos

Elenco

Carlos Fragaite – Cobrador

Erick Rocha – Ministro da Educação Geo Britto – Ministro do Trabalho Justo D´avila – Presidente

Dinho Valladares – Ministro da Economia

(4)

Crítica de Lucia Cerrone para o Jornal do Brasil – Caderno B – 25/05/1992

“Vitalidade de humor em bela farsa

Existem lugares definitivamente marcados por seus frequentadores. O Teatro Ipanema foi, o Circo Voador é e o Mercado São José das Artes, em Laranjeiras, esta a caminho. Os mais preconceituosos perderam grandes espetáculos por teimarem em não frequentar tais lugares.

Ou talvez por terem conferido a ele status de verdadeiros templos: o primeiro ao hermetismo, o segundo ao ecletismo e o terceiro ao anonimato.

Os Palhaços no Planalto, em cartaz no Mercado São José das Artes, esta aí para desmentir parte dessa lenda. Com texto e direção de Dinho Valladares, estes palhaços chegam à cena esbanjando uma vitalidade nunca vista no outro Planalto.

O tema é bastante incomum para uma peça infantil – presidente, ministro, dívida externa e plano econômico – pode dar a entender que o espetáculo é algo doutrinário e panfletário, o que absolutamente não acontece. Os palhaços atuam apoiados na farsa circense, sem abrir mão da teatralidade de que tanto necessita o texto, para que não se torne mais uma simples exibição de picadeiro. As citações ao teatro político dos anos 60/70 chegam revigoradas, sem deixar aquela triste impressão dos espetáculos datados.

A trilha sonora, tirada de Madame Butterfly, sincronizada a operação da luz, de maneira semelhante à execução de um concerto para piano, empresta a ação belíssima dramaticidade.

Desrespeitando as características muito comuns aos milhares de circos que existem por aí, dessa vez os palhaços pouparam o público de responder a óbvia pergunta: Hoje tem marmelada? Eles estão no Planalto e já sabem a resposta. Vamos ao circo.

Cotação: 3 estrelas (Ótimo)”

(5)

O autor

Dinho Valladares, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Ator, autor, diretor e produtor. Montou a Cia. de Teatro Contemporâneo e tem representado o Brasil em vários encontros internacionais tais como Chicago (Chicago Improv Festival – Maior Festival de Improvisação do Mundo), Buenos Aires/AR, Córdoba/AR, Mendoza/AR, Santiago/CH, Cundinamarca/CO onde ganhou com a Cia. o título de primeiro lugar no festival sul- americano. Como formação fez Pós-Graduação em Teatro Musicado na Uni-Rio Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Teatro na mesma universidade alcançando conceito em sua tese final de Excelente com indicação para publicação. Como Diretor montou a Cia de Teatro Contemporâneo, que ganhou o título da prefeitura do Rio de Janeiro/BR de “Entidade de Utilidade Pública”, a qual dirige até hoje, uma das mais respeitadas do Rio de Janeiro. Como autor já escreveu 10 (dez) peças sendo que 7(sete) já foram a cena, além de adaptar três textos de Shakespeare. Como ator participou de mais de 30 (trinta) peças entre as quais se destacam “Jango, uma Tragédya”, de Glauber Rocha, com Cláudio Marzo e “Uma Rosa para Hitler” de Roberto Vignati com Francisco Milani, além de Adorável Hamlet e Adoráveis Romeu e Julieta, foi indicado como MELHOR ATOR no prêmio Mambembe em 1993. Como professor de teatro já deu aula na UFF - Universidade Federal Fluminense neste período organizou o Seminário de Produção Cultural no Centro Cultural do Banco do Brasil, e foi um dos fundadores do PURO- Nucleo da UFF em Rio das Ostras, além de lecionar por mais de vinte anos dentro da Cia. de Teatro Contemporâneo é também o Coordenador do Curso Profissionalizante de Ator da Cia. que é reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil pela sua qualidade de ensino. Curso que conta com convênios de escolas de vários países do mundo.

(6)

Sinopse

A peça conta a história de um presidente do reino da palhaçaria que está esperando o cobrador chegar, enquanto isto bola um plano para salvar o pais e poder se transformar num grande homem e entrar para a história. Enquanto isto os palhaços ministros bolam o plano para empurrar o problema do pais para o próximo presidente já que está difícil resolver. Neste momento chega o cobrador para levar os últimos centavos do povo e parte prometendo voltar para pegar mais. Como os palhaços ficaram sem dinheiro para fazer qualquer tipo de plano resolvem fazer campanha para eleger o próximo presidente e ninguém ficar sabendo o que fizeram.

(7)

Personagens Cobrador Ministro da Educação

Ministro do Trabalho Presidente Ministro da Economia

(8)

A peça começa com um grande número musical onde o palhaço presidente entra carregado pelos seus ministros palhaços. A música deve ser de banda de coreto bem ao estilo de abertura de espetáculo circense. Com todos aclamando a grande vitória do presidente nas eleições!!!

Durante a música da banda, falam

Off ou Imagens no vídeo de pessoas pedindo dinheiro ao presidente Ei voce ai!!! Me dá um dinheiro ai!!! Me dá um dinheiro ai!!!!

Ele

Não vai dar!!! Não vai dá não!!! Agora só na próxima eleição!!!

Agora eu é curtir são quatros anos na mais pura badalação!!!

Off.

Mas voce falou!!! Se esforço!!! Nos encantou até a exaustão!!!!

Voce falou...falou...falou. Prometeu e agora se escafedeu!!!

Ele

Falei para poder ganhar!!!! Contei até o encartar!!!

Agora eu quero é me calar para poder me mandar!!!!

Vou batalhar para entrar para a historia!!!

Ser o presidente exemplo, eu vou é encantar!!!!

Mas esperamos que voce nos salvasse!!!

Que voce nos abrigasse!!!

Que voce nos aconchegasse!!!

Ele

Eu farei o possível!!! Afinal sou rei!!! Sou o maior!!! Sou o melhor!!!

Off.

É o maior!!! O melhor!!!! O mais bonito!!!! O nosso rei!!!!

A cena se escurece tudo fica mais tenebroso. (Muda-se o clima rapidamente)

PRESIDENTE – Ser ou não ser...eis a questão. De que me adianta esta faixa, esta sala, esta cadeira, se tudo dá errado????Todo o que faço para melhorar este país acaba atrapalhando e o deixando ainda pior. Assim eu nunca vou me transformar num grande homem. Entrar para a história, ser lembrado como o salvador da pátria. O homem que só fez o bem!! Não que eu o tenha feito sempre, mas ser lembrado entende. Dirigir um país exige mais do que vontade. Eu não tinha nada que me meter a ser presidente. Mamãe bem falou para não sair do meu cantinho. Agora vejo que é preciso confiabilidade, que as pessoas acreditem em você.

Infelizmente eu tive que perder a minha para ganhar as eleições. Agora eu não sei o que faço.

MINISTRO DA ECONOMIA – Presidente!!! Presidente!!!! (se choca com o presidente e cai no chão) Desculpe Senhor mas é que ficou pronto mais um pacote econômico para salvar o país.

(9)

PRESIDENTE – Mais um pacote!!! E este pacote é bom!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente!! Este pacote é igual aos outros só tem uns detalhes diferentes! Mas como povo está agitado e teremos que fazer um racionamento de energia no pais é melhor lança-lo como a salvação nacional.

PRESIDENTE- Senhor Ministro da Economia! Outro pacote cheio de mentiras!!! O Senhor não vê que só vai acalmar o povo durante certo tempo e depois vai estar pior do que já esta? (chuta a bunda do ministro, esse cai no chão)

MINISTRO DA ECONOMIA – Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente. Daqui a pouco é hora de entrar outro no Lugar do Senhor e passamos o problema adiante.

PRESIDENTE- Mas assim Ministro eu nunca vou realizar o sonho para o qual eu sempre lutei, me transformar num “Grande Homem”.

MINISTRO DA ECONOMIA - Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente. Para resolver o problema do país dá muito trabalho. Nós definitivamente não temos dinheiro para pagar o Cobrador!!!! Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, vamos fazer igual aos outros, a gente empurra com a barriga e depois vai curtir uma aposentadoria tranqüila. Quem sabe até o Senhor se elege senador nas próximas eleições? Depois a gente manda construir um museu em sua homenagem, publica livros sobre sua administração, e o senhor se tornará...

PRESIDENTE- UM GRANDE HOMEM!!!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Eu não diria GRANDE, mas um MÉDIO.

PRESIDENTE- Ministro eu quero ser GRANDE.

MINISTRO DA ECONOMIA – Eu acho melhor o senhor concordar que o Cobrador deve estar para chegar. E tem aquele chato do candidato do povo quer tomar o lugar do senhor.

PRESIDENTE – Ai meu Deus!!! Precisamos pensar em algo para evitar isso!!!

(todas as músicas devem ser músicas clássicas e os palhaços fazerem uma encenação de teatro mudo. Nessa música que segue eles devem fazer uma coreografia de palhaços pensando uma solução.)

MÚSICA

O que eu faço meu Deus O Cobrador vai chegar E eu não tenho como pagar

(10)

Jesus me dá uma luz Eu estou muito confuso Este problema é sério

Tenho que acabar com o abuso Para colher o mérito

O país está devendo muito A gente trabalha para pagar Por mais que a gente se esforce O Cobrador é de lascar

A gente paga dois

O Cobrador diz que agora é três A gente trabalha e paga três Aí ele diz que é quatro (fim da música)

PRESIDENTE – Já sei!!!

MINISTRO DA ECONOMIA - Fala!!! Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente.

PRESIDENTE – O Problema não vai dar trabalho?

MINISTRO DA ECONOMIA – Vai.

PRESIDENTE- Então, vamos chamar o Ministro do Trabalho!!

MINISTRO DA ECONOMIA - Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente com a licença da palavra, mas é péssima a idéia do senhor.

PRESIDENTE- COMO PÉSSIMA!!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Eu quis dizer razoável!!!

PRESIDENTE- COMO RAZOÁVEL!!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Mentira!!! Minha é claro!!! Eu quis dizer...boa.

PRESIDENTE- COMO BOA!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – TA BOM!!!!! Excelente...que chato.

PRESIDENTE- Assim é melhor!!!!

(11)

MINISTRO DA ECONOMIA - Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, aquele ministro não entendi nada. Deixa tudo por minha conta. O senhor vai ver....

PRESIDENTE- Já resolvi. Está pensando o quê?

MINISTRO DA ECONOMIA- Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente o senhor não confia mais em mim!!! Depois de tantos anos!!!! Tantas emoções!!!!

Até quando o sr. Estava por baixo, eu estava lá. Mesmo nos momentos mais difíceis. Eu sempre o chamei de PRESIDENTE.

PRESIDENTE- Para com esta choradeira antes que eu mande você embora. (na mesma hora o ministro para) Eu quero ouvir mais conselhos para poder tomar uma decisão melhor. Eu mesmo vou chamá-lo. (sai)

MINISTRO DA ECONOMIA – (para a platéia) Esse presidentesssinho porcaria é um boboca vai pedir conselhos àquele preguiçoso do Ministro do Trabalho, tendo aqui o mais esperto dos ministros. Tudo bem que os pacotes para salvar o país que eu fiz não deram certo, mas também a gente deve muito para o Cobrador e ninguém no pais acredita mais nesta porcaria que ocupa o cargo de presidente. Não é como o presidente do Cobrador. Uma cara sempre sorrindo!!! Um vaqueiro do Texas. Eu até me pareço com ele!!! Acho que devo ser o próximo presidente deste país ai vou fazer um pacote de arrasar!!!

Música

(nessa música, deve ser uma valsa vianesa e o Ministro da Economia desenvolver uma coreografia enquanto canta.)

Eu tenho tudo para salvar este país Entendo de contas

Somar para mim é sempre bom Multiplicar a minha conta me faz feliz Dividir com os outros é mais difícil Subtrair aos cofres públicos sou um às Enfim!!!! Estou pronto!!!

Ser um Presidente!!! Estou pronto!!!

Estar um Presidente!!! Estou pronto!!

Para a faixa presidencial!!! Estou pronto!!!

Para o planalto central!!! Estou pronto!!!

Para ser feliz é só conseguir ter uma foto no alto do país!!!!!!

(entra o PRESIDENTE empurrando o MINISTRO DO TRABALHO)

PRESIDENTE – Este preguiçoso estava dormindo na própria sala de trabalho. Como o Senhor tem coragem? Num momento difícil como este, com o Cobrador prestes a chegar?

(12)

MINISTRO DO TRABALHO – Que é isso, Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente! Eu não estava dormindo não, eu só estava de olhos fechados encostado na cadeira pensando numa solução para os problemas do meu país.

PRESIDENTE – E enquanto o senhor pensava o senhor roncava, não é!!!

MINISTRO DO TRABALHO- Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, que isso!!! Aquilo que o senhor ouviu de maneira nenhuma era ronco.

Era uma respiração ofegante procurando achar uma solução para o país.

PRESIDENTE – O senhor está aqui para trabalhar está ouvindo? Portanto comece me dando um conselho para a situação do país.

MINISTRO DO TRABALHO - Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, depois de muito pensar no meu gabinete, cheguei a conclusão de que...a situação é grave, requer astúcia e discernimento.

MINISTRO DA ECONOMIA – Di...o que????

MINISTRO DO TRABALHO – Discernimento idiota, Presidente, este traste tem que estar presente durante reunião tão importante?

PRESIDENTE – Tem sim!!! Continue

MINISTRO DO TRABALHO – Bem!! Como eu ia dizendo....a situação requer....visão, inteligência, entendeu?

PRESIDENTE- Isto não é problema para mim. Possuo todas essas qualidades e muitas mais.

Agora para de enrolar e fala.

MINISTRO DO TRABALHO – Eu proponho...(pensa, olha em volta e vê o M. E. e tem uma idéia) a substituição do ministro da economia.

MINISTRO DA ECONOMIA – O que!!! Seu preguiçoso safado, você vai ver quem vai ser substituído!!!!

PRESIDENTE- Acalmem-se!!! São uns incompetentes! Estou cercado de incompetentes!

MINISTRO DO TRABALHO – Nós precisamos, presidente é de sangue novo para podermos complementar o mandato sem problemas. Depois os problemas ficam para o próximo presidente.

MINISTRO DA ECONOMIA- Este infeliz é que tem que ser substituído. Ele vive dormindo no trabalho.

MINISTRO DO TRABALHO – Olha Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, eu tenho um sobrinho que ia dar um ministro da economia ótimo, bonitão, as mulheres iam ficar apaixonadas por ele e além do mais ele sabe muito bem somar e multiplicar.

(13)

MINISTRO DA ECONOMIA – Eu também sei e muito melhor do que qualquer sobrinho.

PRESIDENTE - Vamos para com isto!!! Obrigado pelo conselho senhor ministro mas as mulheres já tem por quem se apaixonar. Eu.

(entra o Ministro da Educação)

MINISTRO DA EDUCAÇÃO - Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente. Ah!!Ah!!! Desculpe interromper esta reunião com ministros, mas acontece que estamos precisando de verbas para o nosso grande projeto de construção de escolas, em que construiremos 10.000 escolas em 1 ano, colocando todas as crianças para estudar. (para a platéia) alguém ai não tem escola? Porque se não tiver, eu dou uma de presente.

Música

(música clássica de Verdi) O projeto é grandioso Vamos fazer 10.000 escolas Levar o analfabetismo na sacola Dar fim à burrice nacional

Vamos endividar mais um pouco o país Mas é uma causa nobre

Por muito mais construímos uma cidade Isto não vai nem pesar na divida

Vamos ter escola no Norte Escolas no Sul

No Oiapoque

Ensinando até o Chuí Inaugurar 20 por dia Acabar com a ignorância Levado em carro aberto Ser aclamado pelo Brasil E ser eleito Presidente

PRESIDENTE – Pode tirar o cavalinho da chuva, que dinheiro aqui não tem.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Mas como Presidente? E o projeto?

PRESIDENTE – Aquilo que eu disse foi para ganhar a eleição. Agora o país está quebrado.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO- Mas e as 10.000 escolas?

PRESIDENTE – Ohhhhhh seu ministro, a gente já construiu uma, não já construiu?

(14)

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Já! Foi uma festa linda de inauguração! Custou quase o preço da escola, mas foi linda!

PRESIDENTE – Então ministro agora vai passear vai!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Mas já tem seis meses e foi pertinho da casa do senhor PRESIDENTE – Minha empregada me pediu que o filho dela tinha que andar uns três

quarteirões até a escola, e eu resolvi atender.

MINISTRO DA ECONOMIA – Ohhhh ministro não enche o saco do Presidente! Ele já disse que não tem dinheiro e pronto!

MINISTRO DO TRABALHO – É isso mesmo ministro vai trabalhar que é bom para a saúde que agora ele esta ocupado numa reunião aqui com seu principal ministro, eu! Os subalternos façam o favor de esperar lá for.

(ouve-se um estrondo)

PRESIDENTE – O que está acontecendo?

MINISTRO DA ECONOMIA – É o cobrador MINISTRO DO TRABALHO- É o cobrador!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO- Não!!! É o cobrador!!!

PRESIDENTE – Meu Deus é o cobrador!!!

(O COBRADOR CHEGA NUMA MÚSICA GRANDILOQUENTE DE

TURANDOT...PILOTANDO UMA BICICLETA TRICICLO E MUITA FUMAÇA, NO TRICICLO, DOLARES E CABEÇAS DE AFRICANOS E ASIATICOS)

COBRADOR – Hellô porr pepols!!! Her presidente, arigato!!! Allô ministro, comment ça va?

PRESIDENTE – Yes, yes, Cobrador ça va mais ou menos. Como deus quer.

MINISTRO DA ECONOMIA- É verdade, Cobrador, até mais pra menos, viu.

MINISTRO DO TRABALHO – A situação ta difícil, o senhor sabe!!!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Excelentíssimo Cobrador, a situação ta mal!

COBRADOR - Eu não querer saber deste lugar lenga-lenga, eu estar aqui representando os países lá de cima, que me pediram para pegar parcela de la pequenina dívida. Je suis um hombre very compromissado, portanto passem logo o money, que eu ainda tenho que ir a Argentina, Peru e Chile, O.K?

(15)

PRESIDENTE – Caríssimo Cobrador, estávamos justamente aqui discutindo um novo pacote que salvará o país e que daqui a um mês vai nos permitir pagar a dívida toda!

COBRADOR – A dívida inteira?!!!!!

PRESIDENTE – Exatamente meu caro Cobrador, não ficará dólar sobre dólar MINISTRO DA ECONOMIA - O Presidente endoidou.

COBRADOR – Mas isto ser impossível!!!

PRESIDENTE – Será a nossa independência.

COBRADOR – Mas como!!!!

PRESIDENTE – O senhor nunca mais terá que vir aqui nos cobrar!! Nós é que iremos lá cobrar do senhor!!

COBRADOR – O senhor tem certeza do que esta dizendo!!!?

PRESIDENTE – Absoluta

COBRADOR Sr. Presidente, também não precisa ser assim tão radical! Pode ficar com um pouquinho do dinheiro! Nós temos uns juros pequenininhos para o Sr.

PRESIDENTE – Não me interessa.

MINISTRO DA ECONOMIA – É isto aí Cobradorzinho, não nos interessa mais!

MINISTRO DO TRABALHO – Gringo de merda, chegou a sua hora de nos dever!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Imperialista, acabou seu império!

PRESIDENTE – Portanto Cobrador, volte ao final do mês para receber tudo!

(empurram o COBRADOR para fora)

COBRADOR – Um momento! Eu gostaria de dar uma olhadinha nesse pacote!

MINISTRO DO TRABALHO – O Senhor está desconfiando de nós????

COBRADOR – De maneira nenhuma! É só para dar expliqueixiom para os homens la de cima.

PRESIDENTE – Ministro da Economia mostre o pacote para ele!

MINISTRO DA ECONOMIA – (baixo para o presidente) que pacote??

(16)

PRESIDENTE – Aquele último!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Ahhhhh!!!!! Claro!!!!! O pacote!!!!!

(MINISTRO DA ECONOMIA pega o pacote igual aos outros e o mostra ao cobrador) COBRADOR - (depois de analisa-lo) – Mas este pacote é igual aos outros! Só mudaram uns

detalhes!

PRESIDENTE – (cinicamente) Olha só!!!! Mas que burrice a nossa! MINISTRO DA ECONOMIA, você pegou o pacote errado.

MINISTRO DO TRABALHO – Sr. MINISTRO DA ECONOMIA que cabeça a do sr.!!!! O sr. deixou o pacote lá no Ministério do Trabalho para que eu o aprovasse!!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Lógico!! Que cabeça a minha!!! Mas senhor ministro a cabeça do senhor também esta um pouco fraca era só para que o senhor olhasse já que não entende nada de economia.

MINISTRO DO TRABALHO – Era para que eu aprovasse.

MINISTRO DA ECONOMIA – Olhasse

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Aquele pacote secretíssimo que eu fiz? Ah... lógico e os senhores aprovaram e que ninguém mais pode ver, claro!!!

MINISTRO DO TRABALHO – Bem...é!!!

MINISTRO DA ECONOMIA - ...é...

PRESIDENTE – Como o senhor vê senhor Cobrador é impossível o senhor dar uma olhada.

COBRADOR – Muito bem! Muito bem! Quer dizer que o “Cobradorzinho”, o “Gringo de merda”, o “imperialista, não pode ver o pacote né!!! Acontece que os cobradores lá de Cima querem que vocês paguem, hoje 100 milhões de dólares...Mas como eu sou amigo de vocês...

PRESIDENTE – Um momentinho Sr. Cobrador, não eram 70 milhões?

COBRADOR – Mas agora são 100. Como eu ia dizendo, a gente faz o seguinte, passa 50 para a dívida e só levo 69. Porque eu acredito neste novo pacote e sei que os senhores também acreditam.

PRESIDENTE – Bem!!! É que....

COBRADOR – O Sr. Acredita ou não acredita no novo pacote?

PRESIDENTE – Claro!!!

(17)

COBRADOR – Então vão buscar o dinheiro!!!!!

(saem os quatro para um canto) PRESIDENTE - E agora?

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – O tiro saiu errado MINISTRO DO TRABALHO – Vamos ter que pagar MINISTRO DA ECONOMIA – Com que dinheiro?

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Tem aqueles últimos centavos do dinheiro do povo.

MINISTRO DO TRABALHO – Aquele dinheiro Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente pode nos dar a chance de conseguirmos mais dinheiro.

MINISTRO DA ECONOMIA – Mas Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, aquele dinheiro é do povo!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Mas a gente pede uma entrevista com os “Países lá de cima”

e dá este dinheiro como garantia, quando a gente conseguir emprestado mais dinheiro a gente devolve o dinheiro do povo.

COBRADOR – Andem logo eu não tenho o dia todo.

PRESIDENTE – Ok!!! Ministro da Economia, vá buscar o dinheiro. (para o Cobrador) Caríssimo Cobrador para mostrar-lhe as boas intenções do meu novo pacote pagaremos esta parcela já, só que em troca desta demonstração gostaríamos de ter uma entrevista com os chefes dos “países lá de cima”.

(entra o MINISTRO DA ECONOMIA com uma mala cheia de dinheiro e entrega ao cobrador)

COBRADOR - Pela mostra de boa vontade, marcarei a entrevista, assim que você assinar este papel da dívida. (presidente assina) Good night, Senhores, is um plazer fazer bisness avec yours. Mês que vem eu volto para buscar mais e marcar, quando for possível a entrevista. (cobrador sai)

(música clássica fúnebre em que os palhaços desenvolvem uma coreografia e choram com boletas de agua, respingando agua na plateia.)

PRESIDENTE – Srs a situação é grave, precisamos achar uma solução.

MINISTRO DA ECONOMIA – Eu não consigo ver solução

(18)

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Nós conseguimos despistar o cobrador com esta história de um pacote fantástico, só que este pacote não existe. E agora estamos sem um centavo para devolver para o povo

MINISTRO DO TRABALHO – Mas e se nós nos concentrássemos e pedíssemos a todas as forças do além para nos ajudar?

PRESIDENTE – Será que adianta?

MINISTRO DA ECONOMIA – Vamos tentar, né!!!

(ritual que mistura todas as religiões e começam a girar e cantar Pai Francisco Entrou na Roda) MINISTRO DA ECONOMIA – Não adianta

PRESIDENTE – Tem que haver uma solução!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Vamos tentar nós mesmos então já que as forças do além não ajudam

MINISTRO DO TRABALHO – Isto!!! Vamos bolar o melhor pacote desta história.

(música reunião ministerial alegre em que cada um sai e trás alguma coisa para colocar no pacote) Temos que fazer um pacote

Amarrar, dar nó, colar Temos que faze-lo inteiro Afim de na entrevista apresentar

Amarrando o Sul Colando o Norte Joga água no Nordeste E limpa o Sudeste Tudo é difícil

Muitas mentiras vamos pregar Deixar tudo parecendo ouro O que na verdade é de amargar Mistura água e fogo

O sal a gente coloca no açúcar O sol na chuva

E a mentira no pacote

Está pronto o pacote mais mentiroso do país

PRESIDENTE – Conseguimos terminar o pacote!!! Parabéns a todos!!!

(19)

(Presidente vai cumprimentado a todos e colocando uma medalha em cada um)

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, eu estou muito feliz só que...Este pacote não esta um pouco parecido com os anteriores!!!?

MINISTRO DA ECONOMIA – De fato o ministro tem um pouco de razão esta um pouco parecido com aquele que o Cobrador acabou de ler.

MINISTRO DO TRABALHO – Um pouco!!!! É igualzinho!!!! Não tem diferença nenhuma.

PRESIDENTE – é mesmo e agora???? O que faremos???? ....Já sei, vamos oferecer mentiras colloridas para enganar as pessoas.

(todos vão para a platéia e oferecem mentiras azuis, vermelhas, verdes, etc.) (voltam)

MINISTRO DO TRABALHO – Olha Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente minhas mentiras ninguém quis

MINISTRO DA ECONOMIA – As minhas pelo menos dois pegaram.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – As minhas não pegaram e teve um que quase me bateu.

PRESIDENTE – O que podemos fazer? Eu já falei todas as mentiras e não consigo resolver o problema do país. Assim eu nunca vou poder salva-lo. Nunca chegarei a ser o

“Grande Homem” que desejo. Nunca serei imortal. Lembrado como um dos mais importantes estadistas deste país.

MINISTRO DA ECONOMIA - Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente eu acho melhor o senhor ao invés de se preocupar com isto deveria se preocupar em como não acabar na cadeia. Pois as eleições estão chegando e o que tinha de dinheiro do povo aqui acabou de ir com o Cobrador.

PRESIDENTE – Lembrem-se que se eu for!!! Vocês vão juntos!!!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Talvez eu tenha achado uma solução Todos – Qual!!!!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Só existe uma solução para o nosso problema, a gente arruma um candidato que ganhe as eleições deste outro candidato do povo e que prometa que não vai contar para ninguém o que nós fizemos com o dinheiro do povo.

MINISTRO DO TRABALHO – Este candidato tem que nos dar também o emprego de ministro.

(20)

PRESIDENTE – E me apoiar para senador

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Mas tem que ser popular.

MINISTRO DA ECONOMIA – Sou eu lógico!!!

MINISTRO DO TRABALHO – Você não passa de um idiota metido a besta. Assim que começarem a te investigar vão achar tanta coisa que você vai presso antes da eleição.

PRESIDENTE – Eu sou o melhor candidato!!! Vou me reeleger!!!

Todos – O SENHOR?!!!!!! AHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Sou Eu!!!

MINISTRO DO TRABALHO – Sou Eu!!!

PRESIDENTE – Sou Eu!!!! (brigam)

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Devo lembrar-lhes que segundo a última pesquisa de opinião o único aqui capaz de derrotar este candidato do povo, sou eu.

PRESIDENTE – É verdade!!!

MINISTRO DA ECONOMIA – Bem...é verdade.

MINISTRO DO TRABALHO – Realmente...só que....

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Só que nada. Vocês não tem chances. Nenhum de vocês. E eu sou o único capaz graças ao meu projeto de escolas.

PRESIDENTE – Nosso!!!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Meu. Se o Sr. Não quiser que todos saibam o que vocês fizeram com o dinheiro do povo.

Todos – Nós!!!!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Como quiserem mas vocês não tem outra opção tem que me apoiar.

MINISTRO DA ECONOMIA – você vai me manter ministro??

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Bem....sim!!!!

(21)

MINISTRO DO TRABALHO – Eu também!!!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Você???? Bem...de lascar...enfim...sim!

PRESIDENTE – você vai me apoiar para senador???

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Você vai me dar um dinheirinho para a campanha????

PRESIDENTE – Dinheiro????... Tudo que tiver na casa!!!!!

MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Negócio Fechado.

PRESIDENTE – Mandem avisar a todos que temos o candidato que vai resolver os problemas do País em um ano. E que comece a cerimônia de lançamento!!!!

(música, a mesma da banda de coreto inicial, e a coreografia igual também a inicial para mostrar que a história se repete)

Narrador – O Circo esta armado!!! Mas um dia ele cai!!!!!

Referências

Documentos relacionados

É importante que o (a) professor (a) destaque que além de muito bonita, essa heroína é também muito esperta e criativa, pois mesmo não sabendo responder

Se tomarmos de exem- plo os idiomas que mais se estudam no Brasil, como o inglês, o espanhol, o francês e o alemão, por mais que haja diferenças em alguns casos, ain- da sim

Bem vinda/o ao curso de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento. Participar neste curso será um processo ativo, onde a aprendizagem individual

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Benson et al (estudo caso-controlo prospetivo, N=858) mostrou com signi- ficado estatístico, que as mulheres com leiomiomas têm aproximadamente o dobro do risco de aborta-

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

Mais do que uma abordagem às opções políticas de Blair, o livro de John Dickie é sobretudo uma análise dos meandros onde é formulada a política externa do

Para intensificar e realçar o fazer, o não fazer, não saber e não ver da interlocutora o orador se vale, também, de uma figura de presença muito comum: a repetição do pronome