• Nenhum resultado encontrado

A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Anais da Mostra de Iniciação Científica Resumos Científicos - Ensino Médio 30

A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

Celi A. Rebellato

1

; Ericson A. Borghardt

2

; Isabela M. da Campo

3

; Pedro H. B. Garcez

4

; Carlos E. Reina

5

; Fabio Machado da Silva

6

; Ricardo Sobjak

7

;

1

Aluna do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática - IFSC/Campus Chapecó, celiadrianaa@gmail.com.

2-5

Alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática - IFSC/Campus Chapecó.

6

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área de Química. IFSC/Campus Chapecó, fabio.machado@ifsc.edu.br.

7

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área de Informática. IFSC/Campus Chapecó, ricardo.sobjak@ifsc.edu.br..

Os fenômenos e transformações que a química estu- da estão presentes em nosso cotidiano. Quando o assun- to é computador é possível perceber a presença da quí- mica nos chips, no plástico, no vidro do monitor e nos metais dos circuitos e gabinetes, dentre outros locais.

Devido à importância da química para o desenvolvi- mento da informática, esse trabalho teve como objetivo demonstrar sua contribuição no decorrer da evolução das gerações dos computadores, focando principalmen- te a parte de hardware.

A primeira geração de computadores foi de 1942 até 1959. O marco que identificou os computadores criados na primeira geração foi a válvula eletrônica. Um dos principais computadores desta geração foi o ENIAC.

Este era uma máquina gigantesca que pesava 30 tone- ladas e era composta por 17 mil válvulas e 800Km de cabos. Além disso, consumia muita eletricidade e exigia a troca frequente de válvulas, a quais queimavam devido ao calor [1]. O ENIAC era considerado rápido para sua época, pois realizava aproximadamente 10 mil opera- ções por segundo. Era uma máquina decimal, conse- quentemente cada dígito era representado por um anel de 10 válvulas [2].

A segunda geração de computadores foi de 1959 até 1965, aproximadamente. Nesta geração a válvula foi substituída pelo transistor, que funcionava como um chaveador de eletricidade. Seu tamanho era bastante menor do que a válvula, o que possibilitou a diminuição o tamanho dos computadores, além de reduzir o consu- mo de energia e a produção de calor [1]. Ao contrário da válvula, que requeria o uso de fios, placas de metal, cápsula de vidro e vácuo, o transistor era um dispositivo constituído principalmente pelos elementos químicos silício (Si), germânio (Ge), gálio (Ga) [2].

A terceira geração (1966-1969) foi marcada pela substituição dos transistores pela tecnologia de circui- tos integrados, onde os computadores realizavam vários processamentos simultâneos e calculavam em nanose- gundos. Os circuitos integrados eram chips montados

com vários transistores e outros componentes eletrôni- cos miniaturizados. Seus componentes eram formados por materiais semicondutores como o silício e o germâ- nio. O germânio teve grande importância na história da tecnologia, visto que os primeiros diodos e transistores foram feitos com germânio e não com silício.

A quarta geração de computadores (1971-1981) foi marcada pelo surgimento do microprocessador. Esta técnica de miniaturização de componentes eletrônicos, ou microeletrônica, fez com que surgissem os compu- tadores pessoais, ou microcomputadores [1]. O silício é um elemento químico semicondutor, presente na cons- tituição dos microprocessadores e também utilizado para produção de ligas metálicas, sendo o material bási- co para produção de transistores, chips e outras diversas variedades de circuitos eletrônicos.

A quinta geração é formada pelos computadores modernos de hoje, os quais têm como característica o uso de circuitos integrados em uma escala muito maior de integração, podendo conter mais de 100 mil compo- nentes em um único chip [2]. Este foi um marco para o processo de miniaturização dos computadores, dimi- nuindo o tamanho e aumentando suas velocidades de processamento de dados.

A química continua influenciando o futuro da com- putação. Por exemplo, uma memória fabricada com uma liga metálica composta pelos elementos germânio (Ge), antimônio (Sb) e telúrio (Te), conhecida pela sigla GST, tornará cartões, discos rígidos, mídias compactas e sis- temas computacionais capazes de reter e manter dados de forma 100 vezes mais rápida e permanente quando comparados com as memórias conhecidas atualmente.

Além disso, poderia ser sobrescrita por mais de 100 mil vezes. A estimativa é de que em cinco anos, esse disposi- tivo poderá substituir os discos rígidos atuais [3].

Desta forma podemos concluir que a química foi e continuará sendo muito importante para a evolução das gerações de computadores, visto que as descober- tas e o aperfeiçoamento das matérias-primas utiliza- das na fabricação de componentes eletrônicos pos- sibilitaram a criação de computadores de tamanhos reduzidos e cada vez mais velozes.

Bibliografia Consultada

[1] MONTEIRO, M. A. Introdução à organização de computadores. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

[2] STALLINGS, W. Arquitetura e organização de com- putadores. São Paulo: Pearson, 2003.

[3] XU, M. et al. Pressure tunes electrical resistivity by four orders of magnitude in amorphous Ge2Sb- 2Te5 phase-change memory alloy. PNAS, n. 109, n.

1, 2012.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, os dados obtidos na pesquisa, permitiram concluir que o Química Completa foi o que mais satisfez os usuários, e pode vir a ser um objeto educacional utilizado

De um modo geral podemos concluir, no âmbito desta análise, que houve uma evolução positiva dos meios de comunicação social portugueses online ao longo deste primeiro

Para muitas pessoas o sistema Common Law não se utiliza das normas legais como no Civil Law, mas podemos concluir que isso não é verdade visto que o que muda é a interpretação da

De modo geral, podemos concluir, no âmbito desta análise, que houve uma evolução positiva dos meios de comunicação social portugueses on-line ao longo deste primeiro pe- ríodo aqui

Visto que há uma grande carência de estudos com pimen- tas do gênero Capsicum no Estado onde há tanto consumo, esse trabalho avaliou a composição físico-química (pH, teor de

Podemos concluir que, o sistema de criação e a densidade de estocagem influenciaram no rendi- mento de carcaça e na composição química da carne, sendo que, a carne dos

Para finalizar podemos concluir que a realização de experimentos ajuda a aproximar a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos, tornando assim as aulas mais