• Nenhum resultado encontrado

Saber Saber- Fazer Saber- Ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Saber Saber- Fazer Saber- Ser"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves

Tema: Ambiente e Sociedade

Unidade Didática: Grandes Desafios Ambientais

Plano de Aula n.º 56 Ano:9º Turma:IX Data: 19/02/2013

Sumário Provável :

A China e a Barragem das Três Gargantas: um estudo de caso.

Intenções Específicas

Saber Saber- Fazer Saber- Ser

Localizar a Barragem das Três Gargantas;

Reconhecer os efeitos positivos da utilização de energias renováveis;

Problematizar sobre o significado da Barragem das Três Gargantas.

Ler e interpretar mapas;

Ler e interpretar textos;

Localizar lugares e regiões;

Sistematizar informação recolhida;

Utilizar vocabulário geográfico.

Demonstrar atenção;

Apresentar empenho;

Mostrar objetividade;

Revelar sensibilidade;

Evidenciar espírito crítico.

(2)

Conteúdos

Temáticos Procedimentaís Atitudinais

 Atenção;

 Empenho;

 Objetividade;

Sensibilidade;

 Espírito Crítico.

Densidade demográfica;

Poluição;

Energias renováveis;

Biodiversidade.

Expressão oral e escrita;

Utilização de vocabulário geográfico;

Recolha e organização da informação;

Leitura e interpretação de gráficos, textos e mapas;

Localização de lugares/regiões;

Sistematização da informação recolhida;

Tratamento e interpretação de dados.

(3)

A aula começa com a realização de uma ficha de trabalho individual fazendo a análise de um documento iconográfico para efeitos de relatório de estágio.

Segue-se a visualização de um vídeo intitulado Touring The Three Gorges Dam, servindo este como motivação para o conteúdo abordado em aula, empós o professor em diálogo vertical com os alunos recolhe as informações por eles assimiladas.

De seguida, é principiada a visualização da apresentação PowerPoint intitulada A China e a Barragem das Três Gargantas: um estudo de caso.

Nesta apresentação, espera-se que os alunos tomem conhecimento de vários conteúdos como:

a localização geográfica da Barragem; o porquê da discussão deste conteúdo em aula; e ainda as vantagens e as desvantagens que advieram desta construção.

Segue-se a visualização de dois vídeos denominados Three Gorges Dam At Full Capacity e Three Gorges Power Plant Animation. Fazendo-se após esta visualização, um novo recolher dos conhecimentos aprendidos pelos alunos.

Dando sequência a todos os momentos anteriores, retoma-se a apresentação PowerPoint onde - conjuntamente com recurso múltiplas imagens- os alunos devem reter as consequências ambientais, económicas, sociais, entre outras, provocadas pela edificação e funcionamento da Barragem das Três Gargantas.

Entrega aos alunos de uma ficha de trabalho que estes devem realizar. Se não houver tempo para tal, funcionará como trabalho para casa.

Em seguida, os alunos em trabalho individual fazem a análise de um documento iconográfico para efeitos de relatório de estágio.

O último momento passa pela redação do sumário que funciona como síntese da aula.

Momentos Didáticos

Ficha de Trabalho

Touring The Three Gorges Dam

PowerPoint

Three Gorges Dam At Full Capacity

Three Gorges Power Plant Animation.

Ficha de Trabalho.

Ficha de Trabalho Materiais didáticos

(4)

A aula começa com a realização de uma ficha de trabalho individual analisando um documento iconográfico que servirá como suporte de relatório de estágio.

E, continua com a visualização do vídeo denominado Touring The Three Gorges Dam, devendo este vídeo levar os alunos a pensar sobre o conteúdo que a aula abarca e paralelamente, tomar conta da realidade desta construção. Espera-se que após esta visualização os alunos sejam capazes de expressar - em diálogo vertical – as suas impressões, ideias, conhecimentos obtidos a partir da mesma.

Em seguida, inicia-se a visualização da apresentação PowerPoint intitulada A China e a Barragem das Três Gargantas: um estudo de caso. Esta pautar-se-á pela constante interação professor-aluno e em que cada um deles lê um diferente parágrafo da apresentação em si.

O objetivo desta apresentação é fazer os alunos pensarem criticamente, manifestarem a sua opinião e os conhecimentos adquiridos dentro e fora de aula, tendo em vista, diferentes fins dos quais se destaca, a obtenção da noção do porquê da escolha efetuada para o estudo de caso, a importância desta construção e as vantagens e desvantagens a esta associada.

Ao longo da mesma, os alunos realizam diferentes atividades – onde já se inclui a leitura individual – como a transcrição das informações presentes na apresentação como também a discussão sobre os recursos selecionados, mais especificamente imagens e excertos de notícias.

Empós, faz-se a visualização de dois vídeos denominados Three Gorges Dam At Full Capacity e Three Gorges Power Plant Animation, sendo que é fundamental a troca de ideias, impressões, noções e dúvidas em diálogo vertical e horizontal em espaço sala de aula. É expetável uma discussão entre todos os elementos presentes para adquirir uma visão sobre o conteúdo tratado.

Para finalizar, volta-se à apresentação PowerPoint para que os alunos sejam confrontados com os resultados advindos da construção da Barragem das Três Gargantas e quais as consequências contextuais – sociedade, economia, ambiente, biodiversidade, entre outros – a ela associadas.

Após este momento, os alunos voltam a realizar uma ficha de trabalho analisando um documento iconográfico com o fim de servir de suporte ao relatório de estágio.

No final da aula é feita a entrega aos alunos de uma ficha de trabalho para estes realizarem e no caso de não haver tempo para tal será para trabalho para casa., e também faz-se a redação do sumário que funciona como síntese da aula.

Justificação das Escolhas

(5)

O docente: __________________________________________

Bibliografia/Webgrafia

 BECKER, Jasper. China Em Crescimento – O Mercado Aberto Trouxe Dinheiro e Mais Poluição.Procuram-se soluções. In National Geographic. [s.L.]: [s.e.], Maio, 2004.

 CAMPBELL-HYDE, Blake – Breaking Ground: Environmental and Social Issues of The Three Gorges Dam. [consultado em 05-02-2013] Disponível em WWW<URL:

http://www1.american.edu/ted/ICE/china-dam-impact.html

 CLARK, Emma – Breathtaking Force: World’s Most Powerful Dam Opens in China as Gushing Water Generates The Same Power As Fifteen Nuclear Reactors [consultado em 05-02-2013] WWW<URL: http://www.dailymail.co.uk/news/article- 2178951/Three-Gorges-Worlds-powerful-dam-opens-China-gushing-water-

generates-power-15-nuclear-reactors.html

 HVISTENDAHL, Mara – China’s Three Gorges Dam: An Environmental Catastrophe?

[consultado em 05-02-2013] Disponível em WWW<URL:

http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=chinas-three-gorges-dam-disaster

 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS; Relatório de Desenvolvimento Humano de 2011.

[consultado em 11-02-2013] Disponível em WWW<URL:

http://hdr.undp.org/en/reports/global/hdr2011/download/pt/.

 QUAMMEN, David. Medindo a Pegada Humana. In National Geographic. [s.L.]: [s.e.], Setembro 2005.

 RIBEIRO, Isabel José; COSTA, Madalena; CARRAPA, Maria Eduarda. Faces da Terra 9.

Porto: Arial Editores, 2009.

 ZHOU, Ping – Three Gorges Dam [consultado em 05-02-2013] Disponível em WWW<URL: http://geography.about.com/od/chinamaps/a/Three-Gorges-Dam.htm

 ZICH, Arthur. China Three Gorges Dam – Before The Flood. In National Geographic.

[s.L]: [s.e.], Setembro, 1997.

 http://journal.probeinternational.org/three-gorges-probe/photo-gallery/inaugural- inundation-of-the-three-gorges-reservoir-before-filling-2003/ [consultado em 05-02- 2013]

 http://journal.probeinternational.org/three-gorges-probe/photo-gallery/inaugural- inundation-of-the-three-gorges-reservoir-during-filling-200/ [consultado em 05-02- 2013]

 http://www.youtube.com/watch?v=4BlxRBMLpFU [consultado em 05-02-2013]

 http://www.youtube.com/watch?v=tjTh7A4jnbc [consultado em 05-02-2013]

 http://www.youtube.com/watch?v=sB6SwPHPEtQ [consultado em 05-02-2013]

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

E também confirma, em tarefas de Física que envolvem as representações, o que Duval (2003, 2009) considera para a Matemática:

Pertencia aos bens situados no termo, um foro relativo à quintã das donas de Santa Clara em Fonteira, termo de Lisboa; uma quintã de pão e vinho com todas as suas casarias na Póvoa

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS AIC – Critério de Informação de Akaike AR – Autorregressivo ARIMA – Autorregressivo Integrado de Média Móvel ARIMA – Modelo

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used