• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

ACTIVIDADES E CONTAS

ANO DE 2013

(2)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS ANO DE 2013

Com a normalização do processo de institucionalização do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE (CHUC) foi possível, também, estabilizar as atividades das Casas do Pessoal que existiam e existem na instituição.

Tendo presente o Plano de Atividades aprovado, para o ano em análise, e como se previa então, manteve-se a realidade associativa prévia à criação do CHUC, ainda que se não tivesse concretizado, como o previsto e desejável, um maior incremento de atividades conjuntas, às três casas do Pessoal.

Foram implementadas as decisões, aprovadas nas diversas Assembleias Gerais, das três instituições, tendo como objetivo alargar os benefícios e regalias das três CPs, a todos os sócios destas.

Dos contatos e reuniões havidos com o Conselho de Administração do CHUC, no ano de 2013 resultou, com pequenos “ajustes”, a manutenção da colaboração daquele conselho, com a casa do pessoal o que permitiu manter a prestação de serviços que prestamos aos sócios, nomeadamente, a manutenção da Crehe-Jardim de infância, tal como existe e a conhecemos desde 2002.

No ano de 2013 não se realizaram obras de muito significado a não ser as de manutenção corrente, e algumas de algum significado, na creche jardim-de-infância, que tiveram a ver com exigências de entidades externas das quais depende um possível financiamento desta atividade na instituição.

Pelo seu significado Importa referir a entrada noventa e oito novos sócios, durante o último ano.

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Manteve-se o esforço no sentido duma melhor otimização dos serviços administrativos tendo em vista uma melhor e mais atempada resposta aos sócios.

Com o regresso de um funcionário ao CHUC houve necessidade de iniciar os procedimentos para a sua substituição.

(3)

INSTALAÇÕES

Dadas as intervenções, de algum significado, que foram realizadas no ano de 2012 , na Sede, Parque de Merendas, Jardins / Parque infantil e Campo de Futsal, no ano de 2013 apenas se realizaram pequenas obras de manutenção, a não ser a melhoria e recuperação do campo de ténis.

Porque foram realizados protocolos de colaboração e apoio com algumas instituições de solidariedade social, foram realizas obras de beneficiação no “pavilhão” da antiga cantina, por forma a melhora responder e servir as atividades daquelas instituições.

CRECHE /JARDIM DE INFANCIA

Manteve-se, com a regularidade habitual, a atividade da Creche Jardim-de-Infancia, da Casa do Pessoal.

Das actividades disponibilizadas e de participação facultativa salienta-se: a ginástica; a natação; a música; o inglês; o ballet e judo.

Com a aplicação do projeto pedagógico "Gotinha de Água" foram concretizadas, entre outras, as seguintes atividades/iniciativas:

Histórias alusivas ao inverno; Feiras para venda de produtos e Feira do Livro, Comemoração dos Dia dos reis, com os avós, dia do pai; dia da terra; dia da mãe; dia da criança; dia e noite do pijama;

Cantar as janeiras;

"Vem aí a Primavera" com passeio ao horto municipal;

Plantações e sementeiras na horta pedagógica,

Visitas à casa da cultura e passeio de finalistas ao museu do pão;

Ida ao teatro Gil Vicente assistir ao espetáculo "Floresta d Água e participação no hospital do ursinho

Foram realizas as comemoração do Outono "sons, cores e aromas do Outono" e do S. Martinho, vivencia dos "bolinhos e bolinhós"

Foram ainda realizadas as usuais festas de finalistas e de Natal

(4)

DESPORTO

Futsal

Ao longo do ano de 2013 a secção de futsal da Casa do Pessoal (CP) dos Hospitais da Universidade de Coimbra, promoveu e/ou participou nas seguintes atividades:

Torneio interno da Casa do Pessoal dos HUC 2013 – novembro 2012 a fevereiro de 2013

Organização do torneio interno dos HUC que contou com a participação de oito equipas integrando profissionais de diversos Serviços.

XX Torneio dos Tribunais – janeiro a junho

Participaram 8 equipas. A equipa da Casa do Pessoal classificou-se no 5ª lugar e ganhou os troféus de melhor marcador e de Disciplina.

V Torneio Futsal Interno da Casa do Pessoal CHC 2012 – novembro de 2012 a março de 2013

A equipa da CP dos HUC classificou-se em 3ª lugar.

Encontro organizado pela Federação Portuguesa dos Centros de Cultura e Desporto da Saúde e Segurança Social – S. Pedro de Moel – 27 de Abril.

Participação em quadrangular. A equipa da Casa do Pessoal dos HUC venceu a competição.

Paticipação no torneio de Tábua – 18 de maio a 2 de junho 1ª participação no torneio com mais 9 equipas. A equipa da Casa do Pessoal dos HUC perdeu na final da competição.

Festa de encerramento das Atividades das Casa do Pessoal dos HUC – junho Organização e participação no quadrangular, com as equipas convidadas da Casa do Pessoal dos CHC e da GNR.

Comemorações do dia de S. Jerónimo

organização de um torneio triangular com a participação das equipas de futsal das Casas do Pessoal das 3 instituições que compõem os CHUC.

XXXII Grande Encontro da Federação Portuguesa dos Centros de Cultura e Desporto da Saúde e Segurança Social – 2 a 6 de outubro

Participação no torneio de futsal. A equipa da Casa do Pessoal dos HUC classificou- se em 2ª lugar.

Foram iniciados contatos tendo em vista a prática do futsal feminino, com a criação de uma equipa da Casa do Pessoal.

(5)

Ténis

Tal como em anos anteriores não ainda possível, durante o ano em analise, uma maior dinamização desta modalidade. Assim apenas continuaram as aulas com um professor de ténis, ao abrigo do protocolo realizado entre a CP e este, para utilização das instalações da CP.

Apesar das obras de melhoramento do campo desta modalidade o incremento da sua Utilização não aqule que se julgava poder vir a ser com esta melhoria.

ACTIVIDADES CULTURAIS E DE LAZER

Festa de natal para filhos de sócios - Realizou-se a já tradicional Festa de Natal para os filhos dos sócios com palhaços e a habitual distribuição de prendas.

Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal (GECPUHC)

Embora com menos saídas do que no ano anterior, o grupo tentou responder a todas as solicitações, tendo participado, entre outros, nos seguintes eventos:

VIII ENCONTRO DE CANTARES DO CICLO NATALICIO DO RANCHO FOLCLÓRICO

“OS PASTORES DE SAO ROMÃO” – SÃO ROMÃO – SEIA

ACTUAÇÃO NO LAR “DOCE VIVER – ALOJAMENTO SENIOR” EM BRUSCOS

VII FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE DO RANCHO FOLCLORICO DA CASA DO POVO DE BOLIQUEIME – ALGARVE

XIII MOSTRA DE FOLCLORE , CIMO DE VILA – OVAR

ACTUAÇÃO NA CARAPINHEIRA DA SERRA NAS FESTAS EM HONRA DE Nª SRª DAS NECESSIDADES

ANIVERSARIO DO RANCHO FOLCLORICO ROSAS DO MONDEGO – CASAL DA MISARELA

ACTUAÇAO NO HOSPITAL PEDIATRICO COIMBRA COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DOS DIABETES

Integrado na Feira de Artesanato de Sto António dos Olivais o GECPHUC Organizou o VI ENCONTRO DE CULTURA E TRADIÇÃO com a participação dos:

Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC;

Grupo Folclórico e Etnográfico Cernache do Bonjardim;

Grupo Folclórico “Os pastores de S. Romão”;

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Mira;

Grupo Etnográfico do Lorvão.

(6)

Grupo Coral da Casa do Pessoal (GCCPHUC)

O Grupo Coral da CP (GCCPHUC) manteve, também, a atividade que vem tendo desde a sua criação, tendo participado ou realizado as seguintes iniciativas:

CONCERTO INSERIDO NO 45º ANIVERSÁRIO DOS FINALISTAS DO CURSO DE ENFERMAGEM de Março que decorreu na ESenfCoimbra.

XIV ENCONTRO MUSICAL INTER-HOSPITALAR, organizado pelo Coro da Casa do Pessoal do Hospital de Santo André - Leiria.

Auditório do Centro de Congressos de Santiago da Barra - Viana do Castelo.

3º ENCONTRO DE COROS realizado pelo Centro Hospitalar do Porto.

CONCERTO REALIZADO NA IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO, EM LEIRIA. O Grupo Coral foi acompanhado pelo Quarteto Almedina.

ORGANIZOU E PARTICIPOU NO IV ENCONTRO DE COROS DOS HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE COIMBRA, REALIZADO NA IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DOS OLIVAIS EM COIMBRA.

No evento participaram o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e o

Coro Misto da Associação Educativa e Recreativa

de Góis.

PARTICIPAÇÃO NO CONCERTO DE NATAL, REALIZADO NA CASA DAS ARTES DE MIRANDA DO CORVO.

Danças de Salão

Manteve-se a sua actividade tendo reforçado o nº de participantes tendo atuado dentro e fora da instituição em diversas iniciativas.

TAI – CHI

Sem professor desde finais de 2011 continuou a prática desta atividade sob a orientação da Profª Elfriede Engelmayer, durante todo o ano de 2103, tendo o grupo participado em algumas iniciativas da Casa do Pessoal.

(7)

Jantar de Natal

Como tem sido tradicional realizou-se, em Dezembro, o Jantar de Natal da Casa do Pessoal, com a presença de cerca de 130 participantes, sendo este o maior nº nesta iniciativa desde que ela se realiza. O jantar foi servido nas instalações da Instituição tendo participado maioritariamente os membros dos Corpos Sociais, funcionários, colaboradores e sócios envolvidos em actividades culturais e desportivas. No final do jantar houve animação cultural com o contributo e a participação de elementos do GECPHUC.

Dia de S Jerónimo

O dia de S. Jerónimo, considerado dia dos HUC, foi comemorado pela Casa do Pessoal nos moldes dos últimos anos. Assim, realizou-se a manha desportiva com o torneio de Futsal e jogos de Ténis, com a participação de equipas de Futsal das unidades do CHUC e funcionários da instituição.

O almoço convívio, com entrega de prémios a todos os participantes, teve lugar no parque de merendas.

PROTOCOLOS

Casa do Pessoal continuou a estabelecer protocolos com entidades de diversas áreas, da Saúde à Estética, da Banca à Gestão Financeira, da Cultura ás Viagens.

Pensamos, no entanto, que esta atividade poderia ter tido um maior incremento com as inerentes vantagens para os sócios

CPHAIS

Manteve-se o apoio logístico, administrativo e jurídico, à CPHAIS, de acordo com as suas necessidades e sempre que solicitado.

Coimbra, Março de 2014 A Direcção

Referências

Documentos relacionados

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

Esta é uma atividade que serve para ilustrar o que ocorre com os planetas, mas é muito importante que fique claro ao aluno que os planetas não giram tão rápido quanto

[r]

Lia Cabral Baron Escrever a cidade: diário político da presença Defesa de Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor pelo Programa de

Os cremes para massagem capilar restauram os fios dos cabelos devem ser utilizados após a lavagem, deixar nos cabelos durante 30 minutos envolver com toalha quente ou

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O presente trabalho permitiu realizar a extração lipídica por solventes comparando os métodos e a utilização da técnica cromatográfica em coluna para a

Não/ O mundo tem fim, sim/ E todos seguirão/ Espero que venha ser homem natural/ Por que agir assim/ Se todos tem o mesmo fim/ Por que não vem pra ser um homem normal/ Você