• Nenhum resultado encontrado

Informações e orientações para organização do processo decisório

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações e orientações para organização do processo decisório"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Informações e orientações para organização do processo decisório

Prof. Pedro Paulo H. Wilhelm, Dr. Eng. Prod (Dep. Economia

) WILHELM@FURB.BR

Prof. Maurício C. Lopes, Msc. Eng. Prod. (Dep. Computação)

MCLOPES@FURB.BR

A

(2)

1 DIRETORIA DE PRODUÇÃO: INFORMAÇÕES GERAIS O VIRTU@L 9 é um sistema baseado em Jogo de Empresas que permite a uma equipe de pessoas assumir a gestão de um empreendimento econômico no qual o foco da atividade reside na administração de um processo decisório e a tomada de decisões orientadas para resultados econômicos/financeiros.

A empresa atua num mercado competitivo e o desafio é maximizar; o uso da capacidade de produção instalada; as vendas e a rentabilidade patrimonial. Para apoiar o processo decisório, a empresa dispõe de um sistema de informações gerenciais, capaz de gerar relatórios relativos ao fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, demonstrativo de resultados e o demonstrativo patrimonial.

Além disso, o sistema de informações oferece também um painel de indicadores de desempenho; produção, vendas, financeiro e contábil. Um painel de gráficos permite visualizar a evolução e o comparativo entre as metas estabelecidas e realizadas.

Apesar de ser bastante amplo o potencial de aprendizagem e desenvolvimento de aptidões gerenciais, merecem destaque as seguintes:

- Organizar, coordenar e atuar num processo decisório baseado no trabalho em equipe;

- Planejar e simular estratégias e cenários de mercado;

- Lidar com situações de conflito, imprevisto e incertezas;

- Familiarizar-se e utilizar com proveito informações gerenciais de natureza econômica/financeira;

- Praticar e testar a capacidade de resolução de problemas quantitativos de natureza econômica e financeira;

- Analisar resultados e estabelecer relações sistêmicas de causa e efeito visando a identificação e o controle de fatores críticos/chaves de sucesso.

As equipes responsáveis pela gestão devem considerar que:

a) Pertencem a um grupo empresarial dividido em unidades de negócios idênticas. Portanto, não competem entre si, na mesma região. Existe um bom potencial de mercado, contudo, este mercado consumidor é bastante criterioso e sensível em relação a preços, prazo de vendas, juros, descontos e propaganda.

b) Sendo as unidades de negócios de natureza idêntica, inicialmente estarão todas em igual condição de capacidade produtiva, financeira e oportunidades. O objetivo do grupo é alcançar os melhores resultados possíveis.

c) As empresas podem cooperar entre si sobre questões relativas à eficiência e otimização no uso dos recursos. As estratégias devem ser sigilosas, pois as empresas serão avaliadas através de um RANKING global de desempenho, baseado em 4 indicadores de desempenho.

d) O exercício tem comprovado que o desempenho alcançado está significativamente relacionado com os seguintes fatores:

comprometimento do grupo com os resultados, divisão de tarefas, planejamento e simulação de cenários/estratégias, ousadia e disposição para lidar com imprevistos/oportunidades.

(3)

Fornecedor

Compra Vende Aplica Empresta Solicita Presta

Preço Prazo Juro

Quanti- dades

A B C

Clientes Governo

Banco Consultoria

Leise Imposttos

2 O AMBIENTE EMPRESARIAL

A empresa está submetida a um contexto que envolve diversas relações com o ambiente externo, conforme figura ao lado. Além das relações explicitadas na figura, a empresa sofre a influência de outros fatores sobre os quais não exerce nenhum controle, tais como as variáveis de natureza macroeconômica (inflação, taxa de crescimento da economia, cotações e taxas de juros) e as perturbações que configuram incertezas (sazonalidades, fatores climáticos, negociações sindicais e oportunidades de vendas no mercado externo).

O MACRO AMBIENTE Composição e Relações

3 ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA DE PRODUÇÃO

Planejar o processo produtivo com base no plano estratégico da empresa, cumprir as metas de produção e utilizar o máximo da capacidade produtiva da empresa no sentido de operar com um custo médio de produção competitivo.

Para realizar esta tarefa, a diretoria conta com o apoio de um sistema de informações gerais, que além organizar e apresentar informações históricas permite realizar simulações para testar estratégias e verificar alternativas decisórias favoráveis.

Neste sentido, compete ao Diretor de Produção avaliar e verificar a consistência das informações, isto é, falhas no sistema de informação, de qualquer natureza, devem ser detectadas e comunicadas e cabe ao diretor dispor de controles alternativos para dar seqüência ao processo decisório.

Não compete a esta diretoria decidir sobre a forma de financiamento: das compras de matérias primas e da forma de financiamento da substituição de equipamentos. Isto compete ao Diretor financeiro. Também não compete ao Diretor de produção decidir pela realização de novos investimentos. Isto compete à diretoria Geral. Contudo, deve participar ativamente nestes processos decisórios, proporcionando informações e sugestões.

4 ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DA EMPRESA 4.1 Matérias Primas:

A empresa utiliza TRÊS TIPOS de matérias primas (MP1, MP2 e MP3), que podem ser adquiridos em "kits".

Toda COMPRA de matéria prima realizada no mês corrente somente estará disponível no final do mês. Portanto, a produção do mês

(4)

corrente depende da quantidade de matérias primas que existe em estoque, adquirida no(s) mês (es) anterior (es).

A empresa produz TRÊS TIPOS de produtos. Para a produção de cada tipo de produto é necessário 1 kit de matéria prima, sendo que:

A MP1 é utilizada apenas na produção do produto A.

A MP2 é utilizada apenas na produção do produto B.

A MP3 é utilizada apenas na produção do produto C.

4.2 Processo Produtivo (Input/Output)

A tabela PADRÃO de tempos necessários para processamento de cada produto é a seguinte:

TEMPO DE PROCESSAMENTO POR UNIDADE:

Produtos

Tempo

A B C

Horas 13,5 9,0 11,5

ATENÇÃO! Estes tempos são afetados pelo nível de PRODUTIVIDADE dos funcionários. Serão mais elevados, caso a produtividade seja menor que 1, ou mais baixos, caso o nível de produtividade seja maior que 1.

O nível de produtividade está correlacionado com o nível médio de investimentos que a empresa realiza com seus colaboradores. Estes investimentos envolvem benefícios e melhorias nas condições de trabalho.(Ex: plano de saúde, de alimentação, e melhorias de layout, iluminação e ergonométricas). Uma empresa que oferece consultoria para implementação destes investimentos garante os seguintes resultados:

Nível Investimento por funcionário X Produtividade

INVEST. PRODUTIV. INVEST. PRODUTIV. INVEST. PRODUTIV.

50 0,7231 250 1,0522 450 1,3786

100 0,7470 300 1,1691 500 1,4034

150 0,8242 350 1,2659 550 1,4150

200 0,9426 400 1,3348 600 1,4181

O diretor de produção deve atentar que esta decisão de investimento envolve os seguintes requisitos:

1 A decisão final é do Diretor Geral;

2 O valor da tabela se refere sempre ao valor médio investido nos últimos 3 meses (incluindo o mês corrente);

3 É competência do Diretor de Produção justificar a necessidade do investimento.

O PLANO DE PRODUÇÃO é baseado na ALOCAÇÃO DE HORAS DE PESSOAL e nos ESTOQUES DE MATÉRIA-PRIMA. O volume de horas de trabalho vai definir a quantidade de matéria prima que deverá ser processada no mês.

A atual tecnologia de produção atinge seu LIMITE de ocupação/produção com 28 HOMENS/TURNO, distribuídos em 4 células de produção, sendo que cada célula ocupa 7 homens. O regime de trabalho, conforme convenção coletiva, é de 36 horas/semana.(6h/6dias). Portanto, cada homem, por turno, possibilita alocar até 144 horas por mês.

O atual processo de produção estabelece que cada funcionário realiza sempre a mesma tarefa e por isto, a falta de 1 homem provoca a

(5)

paralisação de toda a célula. Portanto, o diretor de produção deve ter a especial preocupação de manter sempre um número de funcionários que seja múltiplo de 7. Exemplo: Para operar em 1 turno e utilizar as 4 células de produção são necessários 28 funcionários. Para operar em 2 turnos, usando plena capacidade no 1o turno e apenas 2 células no 2o turno, o total de funcionários deverá ser 42 funcionários (28 + 14).

A programação da produção para cada mês é realizada a partir do número de células de produção efetivamente disponíveis, ou seja, homens, máquinas e turnos.

EXEMPLO: programação de produção, que deseja ocupar 3 turnos, sendo os dois primeiros com capacidade total e no 3o turno, somente duas células. Neste caso são necessários 70 homens, os quais permitem dispor de uma capacidade de processamento de 10.080 horas. Caso a empresa desejar usar 30 % do tempo para o produto A, 20% do tempo para o produto B e 50 % do tempo para o produto C, então:

Horas : de Trabalho Programadas (por tipo produto)

Fator : Tempo de processamento

(por unidade)

Matéria Prima necessária, em unid.

(Horas/Fator)

A

= 3.024 h 810/60 = 13,5 MP1 = 224

B

= 2.016 h 540/60 = 9,0 MP2 = 224

C

= 5.040 h 690/60 = 11,5 MP3 = 438

Total =10.080 h (unid. Inteiras)

Vale observar que o exemplo de programação de produção apresentado, somente será realizado, se houver estoques disponíveis de matérias primas. No caso de falta de matéria prima, o processamento

será interrompido. Neste exemplo, seriam necessários estoques disponíveis de 224 unidades da MP1, 224 unidades da MP2 e 438 unidades da MP3.

4.3 Custos operacionais e de estoque

Cada HORA de PRODUÇÃO envolve um CUSTO OPERACIONAL, que atualmente é de 2,95 UM (energia, combustível e outras despesas operacionais).

Sobre o valor CONTÁBIL dos estoques de Matérias Primas e Produtos Acabados incide um custo que é de 5% e 10 % respectivamente.

4.4 Custos de depreciação e reposição de equipamentos A depreciação é realizada sobre imóveis, móveis e equipamentos.

A depreciação dos IMÓVEIS equivale a 4% ao ano sobre o valor original, enquanto a dos MÓVEIS equivale a 15% ao ano. A depreciação dos EQUIPAMENTOS é por HORA de produção e no valor de 0,28 UM/hora. O valor original do imobilizado e a respectiva depreciação são informados no relatório do Balanço Patrimonial do ano anterior.

É conveniente adotar uma política de manutenção preventiva e de reposição de equipamentos, pois o índice de paralisação dos equipamentos decorre do nível de investimento em manutenção preventiva e da idade média dos equipamentos. O valor de reposição dos equipamentos deve ser baseado no montante de depreciação acumulada em relação ao valor original dos equipamentos. Quanto maior for esta proporção, a partir do nível de 40%, maior tende a ser o índice de paralisação.

Porém, deve-se atentar para o fato de que a substituição de equipamentos realizada no mês somente vai produzir efeitos no índice de paralisações no mês seguinte da substituição.

(6)

É importante evitar que o índice de paralisações seja superior a taxa de 14%, no caso de 3 turnos, ou 25%, no caso de 2 turnos, pois a partir destes níveis de quebra serão necessárias paralisações durante o horário dos turnos de produção. Isto significa que as metas de produção não serão atingidas. Este indicador está disponível no relatório setorial do Diretor de Produção.

A empresa dispõe de um conjunto de 28 equipamentos dispostos em 4 células de produção. A despesa média com manutenção corretiva de uma máquina é de $700,00 UM/mês. O valor do investimento de reposição de cada máquina é de $4.580,00 UM. O fornecedor de equipamentos paga $229,00 UM pelo valor de cada máquina usada, independentemente do seu estado.

4.5 Contratação e demissão de funcionários

A empresa pode CONTRATAR OU DEMITIR um funcionário no momento que necessitar. Porém, ao DEMITIR um funcionário a empresa deve pagar uma INDENIZAÇÃO equivalente ao dobro do seu salário. No mês em que é efetuada a demissão do funcionário, o mesmo cumpre o aviso prévio, mas trabalha até o final do mês. A CONTRATAÇÃO de um funcionário deve ser feita com um período de antecedência, ou seja, o funcionário só começa a produzir no mês seguinte à sua contratação, mas seu salário já é contabilizado no mês da contratação.

(7)

5. Exercícios de fixação:

5.1 Qual era o nível de produtividade da empresa em dezembro? Quais eram os tempos efetivos de produção de cada produto, em função deste nível de produtividade? Qual deveria ser o nível de investimento em janeiro, por funcionário, para a produtividade se manter em torno de

1

?

5.2 Quantas horas deveriam ser programadas para processar o produto A em janeiro, caso a meta de vendas seja de 210 und. para o mercado interno e de 250 und. para exportação. Quantas horas de produção ficariam disponíveis para os demais produtos, neste caso? Existe matéria prima disponível para realizar esta meta de produção?

5.3 Quantas horas de processamento podem ser programadas em janeiro caso a empresa desejar utilizar toda a força de trabalho disponível. Quais são as possibilidades de produção de cada tipo de produto em janeiro, considerando a disponibilidade de matéria prima? Seria possível processar toda matéria prima em estoque?

5.4 Suponha que existe a intenção de operar em três turnos, sendo que no terceiro turno desejamos utilizar apenas duas células. Quantos funcionários a empresa necessitaria neste caso?

5.5 O índice de paralisação de equipamentos depende da idade e do desgaste. Sabe-se que com 3 turnos o índice de paralisação de equipamentos limite é de 14%. Como está a perspectiva para janeiro, considerando a situação de dezembro?

5.6 Avalie a eficiência da substituição de máquinas da produção no ano passado. Verifique o que aconteceu ao longo do ano, considerando que o índice limite de quebra é de 14%. Quantas vezes este índice foi acima de 14%? Que tipo de problema isto causou?

(8)

Tabela de Custos e Despesas ( Dez)

Descrição Valor

MP 1 (a vista) 160,00

MP 2 (a vista) 80,00

MP 3 (a vista) 120,00

Pesquisa Efeito Propag. 3.000,00 Pesquisa Efeito Prazo 3.000,00

Custo Operacional/hora 2,95

Piso Salarial 430,00

Taxas Bancárias(Dez) Prazo

(dias)

Desconto Duplicatas

Renda Fixa

Cheque Especial

30 1,62% 0,81% 4,85%

60 4,29% 1,96% --

90 7,76% 3,44% --

Mês Inflação

% Mês

Inflação %

12 meses Cota Fundo de Ações

US$ Taxa

Juros(TR)

Jul 0,85 6,97 10,14 2,51 2,00

Ago 0,56 7,22 9,77 2,50 1,90

Set 0,98 8,13 9,05 2,55 1,80

Out 0,47 8,99 9,81 2,58 1,70

Nov 0,70 9,48 10,22 2,62 1,60

Dez 0,18 9,69 10,69 2,68 1,60

Projeção do crescimento econômico : entre +2% e +4% para o ano

Projeção do nível de inadimplência : entre +3% e +8% ao mês. O atual está em 6,6%

Projeção da inflação : entre +0,5% e +1,0% ao mês Projeção da TR : entre +1,5% e +1,7% ao mês

Tabela de previsão dos níveis de variação da Sazonalidade dos produtos B e C

Produtos Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez B mín 0,5 0,6 0,7 0,9 1,1 1,3 1,5 1,7 1,5 1,2 0,9 0,7 B máx 0,7 0,8 0,9 1,1 1,3 1,5 1,7 1,9 1,7 1,4 1,1 0,9

C mín 1,5 1,7 1,5 1,2 0,9 0,7 0,5 0,6 0,7 0,9 1,1 1,3 C máx 1,7 1,9 1,7 1,4 1,1 0,9 0,7 0,8 0,9 1,1 1,3 1,5

Política Salarial :

O sindicato patronal deverá se reunir em MARÇO para discutir o índice de aumento salarial, que normalmente ocorre em abril. O sindicato dos trabalhadores está se movimentando e as informações dão conta que o pedido de aumento salarial é na ordem de +10%, considerando a inflação dos últimos 12 meses e a produtividade alcançada no ano anterior.

Assembléia dos Acionistas

:

A assembléia dos acionistas ocorre sempre no mês de abril. A agenda da diretoria para esta assembléia é a seguinte:

1- Além do pagamento mínimo de 25% do lucro do ano anterior, deverá distribuir mais 20 % do saldo da reserva de lucros;

2- Solicitar a aprovação do investimento no projeto de modernização do processo produtivo.

Projeto de Modernização no processo de produção

:

No mês de abril, com um investimento de 35.000 UM em instalações e 42.000 UM em equipamentos, será possível diminuir os tempos de processamento dos produtos para; A=12,5h, B=8,0h e C=10,5h. Para implantar a modernização são necessários 2 meses (conclusão no final de maio). Esta decisão deve ser em ABRIL e é de responsabilidade do Diretor Geral. Caso a decisão seja positiva, o Diretor Geral deverá solicitar que o Diretor Financeiro aponte a melhor alternativa de financiamento. Existe

uma linha de crédito bancário para esta finalidade, que financia até 60% do valor do investimento, com carência de 7 meses, em 12 parcelas a uma taxa equivalente a 50% do valor da taxa de desconto de duplicatas. Existe também a possibilidade de realizar uma chamada de aumento de capital, de parte ou até de todo o valor do investimento.

A

(9)

DECISÕES DE PRODUÇÃO

Virtual9_Anterior_A.xls Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Custo Operacional/Hora ($) 2,75 2,75 2,75 2,80 2,80 2,85 2,85 2,90 2,90 2,90 2,90 2,95 2,95

Horas de Produção A 2.300 4.300 2.000 888 2.700 4.300 3.000 3.088 7.700 6.100 4.868 3.410 3.298 Horas Mínimas ( meta vendas) 2.025 1.090 0 664 2.576 4.255 2.934 3.047 7.668 3.120 4.820 3.179 2.811 Horas Máximas (Estoque MP) 5.495 4.339 6.292 6.481 6.377 6.556 7.229 7.534 7.797 7.783 8.170 8.029 8.014

Estoque A após vendas(estimado) 166 295 197 21 12 4 6 3 2 229 4 17 36

Horas de Produção B 1.800 1.700 4.197 5.000 4.000 2.700 3.000 4.000 2.300 4.900 3.330 3.942 2.851

Horas Mínimas ( meta vendas) 0 706 2.407 1.551 65 0 648 2.778 1.739 4.572 3.291 3.902 2.650

Horas Máximas (Estoque MP) 2.322 1.797 4.198 5.088 5.036 5.240 5.549 5.572 5.047 4.955 5.249 6.215 5.334

Estoque B após vendas(estimado) 284 135 228 491 559 519 296 147 66 38 4 5 22

Horas de Produção C 5.200 5.200 4.891 5.200 4.388 4.088 5.088 4.000 1.088 88 2.891 3.736 4.539

Horas Mínimas ( meta vendas) 2.335 1.857 2.785 3.302 2.786 1.978 955 0 0 0 2.890 3.734 4.339

Horas Máximas (Estoque MP) 6.751 5.280 5.405 5.207 5.424 5.744 6.173 6.442 6.568 6.109 6.777 6.805 6.868

Estoque C após vendas(estimado) 343 358 210 210 178 226 407 533 385 59 0 0 18

Total horas de produção solicitadas 9.300 11.200 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.089 11.088 10.688

Horas Pessoal Disponíveis 12.096 12.096 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088

Compra MP 1 327 585 200 70 250 400 250 250 590 500 350 250 240

Compra MP 2 258 580 700 700 570 350 350 400 250 600 480 340 250

Compra MP 3 554 580 500 600 500 430 500 370 50 70 250 330 380

Estoque final MP1 415 600 618 604 598 606 604 607 598 629 604 598 592

Estoque final MP2 258 601 728 716 717 698 671 589 571 606 702 597 528

Estoque final MP3 592 605 583 603 615 607 607 600 551 613 601 601 584

Admitidos 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Demitidos 0 7 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Nível atual de produtrividade 1,15 1,29 1,29 1,29 1,28 1,23 1,13 1,08 1,05 1,04 1,04 1,02 1,01

Margem Contribuição de Produção (%) 45,47 24,95 26,08 26,47 27,25 27,45 28,37 29,26 28,77 29,12 28,80 29,10 29,31

Manutenção Equipamentos ($) 2100 2500 2400 2400 2400 2400 2400 2400 2200 2400 2400 2100 2400

Reposição Equipamentos (qtdade) 0 3 3 2 2 0 1 1 1 1 0 1 0

Indice de Paralisação de Máquinas (%) 26,39 25,19 19,26 15,19 14,44 12,96 13,70 13,33 13,33 12,96 12,59 13,70 13,33

Número Funcionários (produção) 84 84 77 77 77 77 77 77 77 77 77 77 77

(10)

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO

Virtual9_Anterior_A.xls Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Produto A

(-) Consumo Efetivo de MP1 320 399 182 84 256 392 251 248 599 468 375 257 246

(+) Compras MP1(p/final mês) 327 585 200 70 250 400 250 250 590 500 350 250 240

(=) Estoque de MP1 (Final mês) 415 600 618 604 598 606 604 607 598 629 604 598 592

Estoque A para vendas no mês 500 565 477 281 277 404 256 253 602 471 604 260 263

Estoque A após vendas(estimado) 166 295 197 21 12 4 6 3 2 229 4 17 36

Produto B

(-) Consumo Efetivo de MP2 258 236 573 713 568 370 377 481 268 564 385 445 319

(+) Compras MP2(p/final mês) 258 580 700 700 570 350 350 400 250 600 480 340 250

(=) Estoque de MP2 (Final mês) 258 601 728 716 717 698 671 589 571 606 702 597 528

Estoque B para vendas no mês 623 520 708 941 1.059 929 896 777 416 630 422 450 323

Estoque B após vendas(estimado) 284 135 228 491 559 519 296 147 66 38 4 5 22

Produto C

(-) Consumo Efetivo de MP3 550 566 522 580 488 438 501 377 99 8 261 330 397

(+) Compras MP3(p/final mês) 554 580 500 600 500 430 500 370 50 70 250 330 380

(=) Estoque de MP3 (Final mês) 592 605 583 603 615 607 607 600 551 613 601 601 584

Estoque C para vendas no mês 826 909 880 790 698 616 727 783 633 393 320 330 398

Estoque C após vendas(estimado) 343 358 210 210 178 226 407 533 385 59 0 0 18

PESSOAL

Número de Empregados 84 84 77 77 77 77 77 77 77 77 77 77 77

Nível de Produtividade 1,15 1,29 1,29 1,29 1,28 1,23 1,13 1,08 1,05 1,04 1,04 1,02 1,01

Horas Solicitadas 12.960 11.200 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.089 11.088 10.688 Horas Disponíveis 12.960 11.200 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 10.688 Horas Trabalhadas 12.096 10.886 10.569 11.044 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 11.088 10.688 Horas Trabalhadas Prod. A 4.032 4.179 1.906 884 2.700 4.300 3.000 3.088 7.700 6.100 4.868 3.410 3.298 Horas Trabalhadas Prod. B 2.165 1.652 4.001 4.980 4.000 2.700 3.000 4.000 2.300 4.900 3.330 3.942 2.851 Horas Trabalhadas Prod. C 5.899 5.054 4.662 5.179 4.388 4.088 5.088 4.000 1.088 88 2.891 3.736 4.539

EQUIPAMENTOS

Índice de Paralisação de Equip. (%) 26,39 25,19 19,26 15,19 14,44 12,96 13,70 13,33 13,33 12,96 12,59 13,70 13,33 Desp.Manut.Preventiva ($) 2.100 2.500 2.400 2.400 2.400 2.400 2.400 2.400 2.200 2.400 2.400 2.100 2.400 Desp.Manut.Corretiva ($) 4.988 4.760 3.640 2.870 2.730 2.450 2.590 2.520 2.520 2.450 2.380 2.590 2.520

Referências

Documentos relacionados

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do