• Nenhum resultado encontrado

Produção de baby leaf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produção de baby leaf"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Produção de baby leaf de agrião em função da condutividade elétrica da solução

nutritiva e do espaçamento entre plantas em sistema hidropônico NFT

Alex Humberto Calori1; Luís Felipe V. Purquerio1; Thiago Leandro Factor2; Sebastião de Lima Júnior2; Lívia Aguiar S. de Moraes¹

1 APTA/IAC – Centro Horticultura. C. Postal 28, 13012-970 Campinas – SP. ahcalori@gmail.com,

felipe@iac.sp.gov.br, livia_sumam@yahoo.com.br; 2APTA REGIONAL Polo Nordeste Paulista. Av. Presidente Castelo Branco, s/n, C. Postal 58, 13730-970, Mococa-SP. fator@apta.sp.gov.br, slimajr@apta.sp.gov.br

RESUMO

O consumo de hortaliças no Brasil ainda é pequeno quando comparado com países da Europa e América do Norte. Como sugestão para estimular o consumo, a introdução de produtos diferenciados no mercado como é o caso das baby leaf pode ser uma alternativa. No exterior, em regiões com clima semi-árido da Europa e Estados Unidos, o cultivo é realizado no solo. No Brasil é realizado, geralmente em hidroponia NFT, no entanto sem o aporte técnico-científico da pesquisa. Assim, visando atender esta demanda, o objetivo do presente estudo foi verificar no sistema hidropônico tipo NFT, o efeito da condutividade elétrica da solução nutritiva (0,4; 0,8; 1,2 e 1,6 mS cm-1) e dos espaçamentos entre plantas (2,5; 5,0 e 10,0 cm) sobre o desenvolvimento e produtividade de plantas de agrião para produção de baby leaf. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema de parcelas sub-divididas, com quatro repetições. O tratamento principal foi composto de diferentes condutividades elétricas da solução nutritiva. O tratamento secundário consistiu de diferentes espaçamentos na linha de cultivo. Os resultados apontam que a condutividade elétrica de 1,6 mS cm-1 no espaçamento de 2,5 proporcionou os melhores resultados e, portanto é a combinação mais recomendada.

PALAVRAS-CHAVE: baby leaf, condutividade elétrica, espaçamento entre plantas, sistema hidropônico, sustentabilidade

ABSTRACT

The vegetable consumption in Brazil is still small when compared to countries in Europe and North America. As a suggestion to stimulate consumption, the introduction of differentiated products in the market can be an alternative. In other countries, in regions with semi-arid climate of Europe and the United States, cultivation is carried out conventionally. In Brazil it is conducted, usually in NFT hydroponics system, but without the contribution of technical and scientific research. Thus, to meet this demand, the objective of this study was to check, in NFT hydroponic system, the effect of electrical conductivity of nutrient solution (0.4, 0.8, 1.2 and 1.6 mS cm-1) and of the spacing between plants (2.5, 5.0 and 10.0 cm) on the development and yield of watercress for the production of baby leaf. The experimental design was a randomized block in split-plots, with four repetitions. The main treatment was the electrical conductivity of nutrient solution. The secondary treatment was the spacing between plants. The result indicate that, the electrical conductivity of 1.6 mScm-1 in the spacing of 2.5 cm, provide the best results and therefore is the combination most recommended. Keywords: baby leaf, electrical conductivity, hydroponic system, spacing between plants, sustainability.

(2)

a alguns países desenvolvidos da Europa e América do Norte, a diferença é contrastante. A média de consumo nesses países é de mais de 150 kg por habitante por ano (Embrapa, 2008). Como sugestão para estimular o consumo, a introdução de produtos diferenciados no mercado pode ser uma alternativa. Despontando com potencial, o produto baby leaf chama a atenção, pois desperta a curiosidade dos consumidores e pode estimular o consumo de hortaliças por parte da população brasileira, inclusive das crianças, que tem simpatia por produtos de tamanho reduzido e coloração diversificada (Purquerio & Melo, 2011). O produto baby leaf são folhas jovens de hortaliças como alface, agrião, beterraba e rúcula, entre outras, ainda não expandidas completamente e colhidas precocemente em relação ao tempo no qual tradicionalmente se costuma colher para consumo. No exterior, em regiões com clima semiárido da Europa e Estados Unidos, o cultivo é realizado no solo, em campo aberto e com a utilização intensa de mecanização, desde o plantio até a colheita devido ao grande número de sementes empregado por hectare. Como exemplos citam-se os cultivos de baby leaf de espinafre. Na Itália há relatos do emprego de aproximadamente 6 milhões de sementes de espinafre por hectare, enquanto algumas informações apontam que o cultivo realizado no EUA no Estado da Califórnia, chega a se utilizar até 18,5 milhões de sementes por hectare (Conte et al., 2008; Koike et al., 2008). No Brasil, esse sistema, ainda não é utilizado devido à ausência de tecnologias como máquinas e implementos adaptados. Assim para produzir baby leaf, produtores estão adaptando seu sistema de cultivo hidropônico tipo Nutrient Film Technique (NFT), porém sem o aporte técnico e científico da pesquisa. Dessa forma, existe a necessidade de inúmeras informações para a realização do cultivo, haja vista que é uma nova técnica no Brasil. Sabe-se que a produtividade e desenvolvimento das folhas jovens são diferentes daquelas cultivadas de modo convencional. A população de plantas por unidade de área é determinada por três critérios básicos, que são o espaçamento entre fileiras, entre plantas e o número de plantas por cova. Diferenças nesses componentes podem influenciar as plantas, afetando-lhes a arquitetura, o desenvolvimento, a fitomassa, a qualidade e principalmente a produtividade (Mondim, 1988). Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar no sistema hidropônico tipo NFT, o efeito da condutividade elétrica da solução nutritiva (0,4; 0,8; 1,2 e 1,6 mS cm-1) e dos espaçamentos entre plantas (2,5; 5,0 e 10,0 cm) sobre o desenvolvimento e produtividade de plantas de agrião (Nasturtium officinale) para produção de baby leaf.

MATERIAL E MÉTODOS

(3)
(4)

do inicio do pecíolo até o final do limbo, como mais interessante para classificar uma folha como baby leaf. As características avaliadas (itens a-h) foram aferidas a cada sete dias, após o período de transplante até a colheita para determinação do desenvolvimento das plantas. Em observações durante o experimento, verificaram-se deficiências de magnésio aos 25 e 32 dias após a semeadura (DAS). Dessa forma, realizou-se uma reposição de 100%, referente ao valor inicial, aos 25 DAS. Outra reposição, porém 50% do valor inicial foi realizada anos 32 DAS. A fonte utilizada para reposição foi o sulfato de magnésio. Os valores de magnésio foram restabelecidos, proporcionalmente, para cada condutividade elétrica visando manter balanço de nutrientes. A CE de maior concentração (1,6 mS cm-1), embora também tenha apresentado deficiências de magnésio ao longo do experimento, a mesma foi considerada como tratamento referência, haja vista que a concentração de nutrientes, nesta CE, foi maior e visualmente as plantas estavam com melhor aparência (Figura 1). Assim, aplicou-se o teste de Dunnett a 5% para comparar os demais tratamentos com o de maior concentração. Para comparar as médias dos espaçamentos entre plantas, dentro da melhor CE, utilizou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Na caracterização do desenvolvimento das plantas, utilizou-se a CE de maior concentração e empregou-se a análise de regressão, definindo o melhor ajuste segundo combinação de significância e maior coeficiente de determinação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

(5)

plantas devido ao grande adensamento que este espaçamento proporcionou. No entanto, de acordo com Purquerio et al., (2007), a vantagem dos cultivos adensados é o ganho de produtividade, fato este que ficou evidenciado na característica produtividade, onde houve diferença altamente significativa entre os espaçamentos com valores de 1.940,87; 3.822,31 e 6.584,48 g m-2 para os espaçamentos entre plantas de 10,0; 5,0 e 2,5 cm, respectivamente (Figura 3 C). Quando cultivaram agrião da terra em sistema hidropônico NFT, contudo sem a finalidade para folhas jovens, Novella et al., (2004) também constataram que os menores espaçamentos foram superiores em termos de produção do que os espaçamentos maiores. Assim, nas condições da presente pesquisa, recomenda-se para a produção de baby leaf de agrião o uso da condutividade elétrica de 1,6 mS cm-1 (ou superior), porém suplementada com 150% de magnésio no espaçamento entre plantas de 2,5 cm. AGRADECIMENTOS

À empresa Hidrogood LTDA, pela colaboração e a CAPES pela concessão da bolsa de mestrado. REFERÊNCIAS

CONTE A; CONVERSA G; SCROCCO C; BRESCIA I; LAVERSE J; ELIA A. 2008. Influence of growing periods on the quality of baby spinach leaves at harvest and during storage as minimally processed produce. Postharvest Biol Technol 50:190–195.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 2012, Hortaliças em números:

Situação da produção de hortaliças no Brasil, 2008. Disponível em

http://www.cnph.embrapa.br/paginas/hortalicas_em_numeros/hortalicas_em_numeros.htm. Acesso em: 7 de maio de 2012.

FURLANI PR; SILVEIRA LCP; BOLONHEZI D; FAQUIN V. Cultivo hidropônico de plantas. Instituto Agronômico (Boletim Técnico 180), 1999. 52p.

GOMES LO. 2009. Resposta da cultura do agrião à salinidade utilizando um sistema hidropônico do tipo NFT. Piracicaba: USP - ESALQ. 67p (Dissertação de mestrado).

IBGE - Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2011. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1937&id_pagi na=1 Acesso em: 7 de maio de 2012.

KOIKE ST; MOU B; TOIT LJD. 2008. Screening for resistance to leaf spot diseases of spinach.

Hort Science. 43(6): 1706-1710.

MONDIN M. 1988. Influência de espaçamentos, métodos de plantio e de sementes nuas e peletizadas, na produção de duas cultivares de alface (Lactuca sativa L.). Lavras: UFLA 59p (Dissertação de mestrado).

(6)

Plantio. In: 44 CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Anais... Campo Grande: ABH, Horticultura Brasileira. Disponível em:

http://www.abhorticultura.com.br/biblioteca/arquivos/Download/Biblioteca/44_407.pdf

PURQUERIO LFV; DEMANT LAR; GOTO R; VILLAS BOAS RL. 2007. Efeito da adubação nitrogenada de cobertura e do espaçamento sobre a produção de rúcula. Horticultura Brasileira 25: 464-470.

PURQUERIO LFV; BAQUEIRO LHR; SANCHES J; TIVELLI SW; CIA P. 2010a. Produção de baby leaf de alface Elisa em diferentes volumes de células. In: 50 CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Anais... Guarapari: ABH, Horticultura Brasileira 27: S1505-S1511. Disponível em: http://www.abhorticultura.com.br/eventosx/trabalhos/ev_4/A3065_T4529_Comp.pdf

PURQUERIO LFV; MELO PCT. 2011. Hortaliças Pequenas e saborosas. Horticultura Brasileira 29:1-1.

PURQUERIO LFV; BAQUEIRO LHR; SANCHES J; TIVELLI SW; CIA P. 2010b. Produção de baby leaf de rúcula em diferentes volumes de células no outono. In: 50 CONGRESSO

BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Anais... Guarapari: ABH, Horticultura Brasileira 27: S2258-S2263. Disponível em:

(7)

Tabela 1. Médias de altura (ALT), comprimento da maior folha (COMP), número de folhas (NF), massa fresca de uma planta (MF), massa seca de uma planta (MS), produtividade (PROD) e área foliar (AF) de plantas de baby leaf de agrião cultivadas em sistema hidropônico NFT. [Average values of height (H), width (W), number of leaves (NL), fresh weight of one plant (FW), dry weight of one plant (DW), yield (Y) and foliar area (FA) of watercress baby leaf grown in NFT hydroponic system]. APTA/IAC, 2012.

CE ALT COMPR NF MF MS PROD AF

(mS cm-1) --- (cm) --- -- (g planta -1) -- -- (g m-2) -- -- (cm-2) -- 1,6 17,00 A 1 15,00 A 3,0 A 1,31 A 0,07 A 4.115,89 A 79,95 A 1,2 17,00 A 15,00 A 3,0 A 1,09 B 0,06 B 3.667,33 B 67,89 A 0,8 17,00 A 15,00 A 3,0 A 1,07 B 0,06 B 3.444,20 B 66,74 A 0,4 15,00 B 14,00 B 3,0 A 0,91 B 0,05 B 2.958,02 B 64, 59 A 1 Médias com a mesma letra na coluna, quando comparadas com a CE 1,6 mS cm-1, não diferem estatisticamente pelo teste de Dunnett a 5%.

(8)

Figura 2. Altura (A), comprimento da maior folha (B), largura da maior folha (C) e número de folhas (D) de plantas de baby leaf de agrião em funções do tempo após a semeadura cultivadas em sistema hidropônico NFT. [Height (A), length (B), width (C) and number of leaves (D) of watercress baby leaf in function of time after sowing grown in NFT hydroponic system]. APTA/IAC, 2012.

(A) (B)

(9)

Figura 3. Massa fresca de uma planta (A), massa seca de uma planta (B), produtividade (C) e área foliar (D) de plantas de baby leaf de agrião em funções do tempo após a semeadura cultivadas em sistema hidropônico NFT. [Fresh weight of one plant (A), dry weight of one plant (B), yield (C) and foliar area (D) of watercress baby leaf in function of time after sowing grown in NFT hydroponic system]. APTA/IAC, 2012

(A) (B)

(C) (D)

Referências

Documentos relacionados

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro

Se a readmissão ocorreu no segundo ano após o desligamento, destaca- ram-se os jovens com menos de 17 anos, com a 8ª série concluída ou ainda em andamento, remuneração média de um

2 INSPEÇÃO NO SERVIÇO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

O Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 48.107, de 29 de dezembro de 2020 (MINAS GERAIS, 2020), permitiu que a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) seja

Uma  vez  que  a  correção  de  fenótipos  diminui  a  contribuição do parentesco para a análise, pressupõe- se que a metodologia RR-Blup foi a mais penalizada,

13 De modo geral, pode-se observar que o setor de linha branca enfrenta constantemente a sazonalidade do mercado, que é motivado por diversas datas

O Banco Alfa de Investimento S.A., instituição líder do Conglomerado Prudencial Alfa elaborou um conjunto de demonstrações contábeis para fins gerais referentes ao semes- tre findo