• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO PROFISSIONAL DE PISCINAS NEOCLOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO PROFISSIONAL DE PISCINAS NEOCLOR"

Copied!
67
0
0

Texto

(1)
(2)

1

Damarfe Produtos Químicos Ltda. São Paulo, 2018, 1ª edição.

Todos os direitos reservados. Todos os direitos de reprodução reservados. Proibida a reprodução parcial ou total por quaisquer meios e para quaisquer fins sem a devida autorização, por escrito, da Damarfe Produtos Químicos Ltda.

Permite-se a impressão para estudo e uso próprio sendo vedado o uso para quaisquer outros fins. Manual do Profissional de Piscinas é editado por Damarfe Produtos Químicos Ltda, com sede à Av. Casa Grande, 2136 – 09961-350 – Diadema – SP – Brasil.

MANUAL DO PROFISSIONAL DE PISCINAS NEOCLOR

Este manual do profissional de piscinas contém informações apresentadas de boa-fé, fundamentadas a luz do melhor conhecimento da Neoclor sobre o assunto, e tem valor apenas indicativo. Quaisquer informações, inclusive as sugestões de utilização dos produtos, não devem dispensar ensaios e verificações experimentais, essenciais para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica. É de responsabilidade do manipulador observar a legislação local e obter todas as autorizações necessárias. Ao manusear o produto, é imprescindível consultar a ficha de segurança. Em caso de dúvida ou necessidades adicionais, contatar os canais de atendimento.

(3)

2

SUMÁRIO

01. QUEM SOMOS ... 03 02. HISTÓRICO ... 06 03. MEIO AMBIENTE ... 08 04. SAÚDE ... 10 05. SEGURANÇA ... 13

06. O TRATAMENTO DE UMAS PISCINA ... 16

07. TRATAMENTO FÍSICO ... 17

08. TRATAMENTO QUÍMICO ... 19

8.1. COMO MEDIR O VOLUME DE UMA PISCINA ... 20

8.2. ALCALINIDADE ... 22

8.2.1. COMO MEDIR E AJUSTAR A ALCALINIDADE ... 23

8.2.2 ALCALINIDADE TOTAL BAIXA ... 24

8.2.3 ALCALINIDADE TOTAL ALTA ... 25

8.3. pH (POTENCIAL HIDROGENIÔNICO) ... 27

8.3.1. COMO MEDIR O pH (POTENCIAL HIDROGENIÔNICO) ... 29

8.4. CLORO LIVRE ... 31

8.4.1. COMO MEDIR O CLORO ... 33

8.5. CLORAÇÃO ... 35

8.5.1. SUPER CLORAÇÃO (TRATAMENTO DE CHOQUE) ... 40

8.5.2. OUTRAS OPÇÕES DE CLORAÇÃO ... 41

8.6. OXIDAÇÃO ... 43

8.7. PREVENÇÃO E ELIMINAÇÃO DE ALGAS ... 45

8.8. CLARIFICAÇÃO E FLOCULAÇÃO ... 48

09. PRESENCA DE METAIS ... 50

10. PRODUTOS NEOCLOR – AUXILIARES ... 52

11. PROBLEMAS E SOLIÇÕES ... 54

12. RESUMO DO TRATAMENTO DE PISCINAS ... 55

13. SUGESTÃO DE TRATAMENTO SEMANAL ... 58

14. GLOSSÁRIO ... 60

15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 63

(4)

3

01. QUEM SOMOS

O grupo Damarfe foi criado no ano de 1994, com foco no desenvolvimento e fornecimento de produtos para limpeza e purificação de água em diversos segmentos como, Hospitais, Indústrias, Tratamento de água de consumo, Caldeiras, Torres de Resfriamento, Efluentes Industriais, Granjas, Frigoríficos, Matadouros, Usinas de Álcool e Açúcar, Agronegócio.

No ano de 1995, a Damarfe lançou no mercado a marca NEOCLOR destinada a tratamento de água voltado para o mercado de piscinas. Desde então oferecemos uma linha completa de produtos de altíssima qualidade, para tratamento completo de água de piscina. Desenvolvemos produtos inovadores que oferecem as melhores soluções para nossos consumidores e contribuem para uma água mais saudável, pura e cristalina.

Contamos com equipe de pesquisadores que se dedica, diariamente, ao desenvolvimento de novas fórmulas que aperfeiçoam, cada vez mais, a eficiência da nossa linha de produtos.

Os principais focos da NEOCLOR são:

 Fornecimento de Produtos de alta qualidade.

 Seguimos rigorosamente os padrões sanitários nacionais.  Suporte técnico ágil e especializado.

 Contamos com mais de 6.000 clientes no Brasil e América Latina.

(5)

4

Atualmente contamos com duas unidades industriais. A unidade localizada na cidade de Diadema – São Paulo conta com área de 5000 m2 e moderna infraestrutura fabril, fruto dos constantes investimentos do grupo. A outra unidade está localizada na cidade de Vitória de Santo Antão – Pernambuco e conta com área e infraestrutura similar à de SP. Ambas unidades são capazes de abastecer os clientes do grupo com excelência e satisfação.

Empresa é filiada à ANAPP Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins.

(6)

5

(7)

6

O termo piscina é derivado do latim piscina que significa “viveiro de peixe”. Desde a época romana, o homem concebeu diversos reservatórios de água para aproveitar os seus benefícios sem ter de recorrer a rios, lagos, oceanos ou outros meios naturais. As piscinas podem ter características e tamanhos muito diversos em cada país.

A figura 1 abaixo demonstra que a piscina era retratada em épocas antigas, conforme representação do pintor Lucas Cranach no século XVI, a despeito da “fonte da juventude”.

(8)

7

ser um luxo para poucos. As piscinas, jardins e churrasqueiras, têm feito cada vez mais parte da vida dos brasileiros.

O Brasil é apontado pela Associação Nacional dos Fabricantes e Construção de Piscinas e Produtos Afins (ANAPP), como o segundo melhor mercado de piscinas no mundo - perde apenas para os Estados Unidos. O país conta com mais de dois milhões de unidades instaladas e o setor chega a movimentar R$ 4,5 bilhões ao ano.

FIGURA 2: Piscina feita com pedras naturais. Projeto: Gilberto Elkis.

(9)

8

03. MEIO AMBIENTE

A água é um importante recurso natural disponível no planeta terra. É o recurso essencial para a manutenção da vida no planeta, além de influenciar diretamente o clima regulando a temperatura do globo terrestre. Os oceanos e lagos abrigam grande parte das espécies animais.

Apesar da água representar ¾ do planeta terra, apenas uma pequena fração é água doce, destinada ao consumo humano, conforme figura 3, a seguir. Muitos países sofrem com a falta de água potável, figura 4, e por este motivo, a importância do uso consciente e sem desperdícios. Nunca despreze a água da sua piscina, a NEOCLOR possui a solução ideal para cada situação e, temos a certeza de recuperar a qualidade da água de sua piscina.

(10)

9

escassez em diversos países, o que pode inclusive comprometer gerações futuras.

(11)

10

04. SAÚDE

A importância sanitária está vinculada quando a utilização da piscina coloca a saúde dos banhistas em risco, que envolve a transmissão de doenças e os acidentes. A facilidade da transmissão de doenças é devido ao fato de mucosas e os tecidos da pele apresentarem menor resistência devido as imersões prolongadas e do atrito com a água. Outro aspecto na transmissão de patologias é a qualidade da água da piscina, que, com um tratamento inadequado, não se assegura a redução da sua flora bacteriana a níveis considerados seguros, por este motivo a manutenção da qualidade da água é a principal forma de impedir a transmissão de doenças aos banhistas, sendo a desinfecção a etapa mais importante para garantia da qualidade microbiológica da água.

Conforme previsto na ABNT NBR 11.238/1990, é de responsabilidade do operador (profissional de piscinas) manter e assegurar diversos parâmetros relacionados a piscina, bom entendimento do sistema mecânico da instalação e de todos os seus componentes. Estes operadores devem minimizar perigos aos clientes e demais funcionários, devido à compreensão, uso e manejo adequado dos produtos químicos.

Por mais limpas que inicialmente sejam as águas da piscina, apresentam com o tempo forte tendência a concentrar impurezas degradando-se e tornando-se um meio propício para afetar a saúde dos usuários.

(12)

11

estar visualmente boa e, no entanto, estar contaminada por microrganismos que fazem mal à saúde causando doenças diversas como por exemplo:

 Doenças transmitidas pela ingestão da água: diarreia, sinusites, inflamações de garganta, verminose, Hepatite, Leptospirose, Esquistossomose, outras.

 Doenças transmitidas pelo contato com a água: infecções de pele, dermatites, conjuntivite, otite externa, doenças venéreas, outras.

(13)

12

chamamos de tratamento físico e tratamento químico. Por definição, tratamento físico e químico são todos os processos a que é submetida uma água para modificar sua qualidade tornando-a com características que atendam as especificações solicitadas para uma água limpa e cristalina, onde verificaremos mais adiante a aplicação dos produtos NEOCLOR nos capítulos adiante. Em caso de emergência, seguir as informações da Ficha de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e/ou acionar o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX), conforme a baixo.

ATENÇÃO !!!

(14)

13

05. SEGURANÇA

Para total segurança do profissional de piscinas o mesmo deve seguir as regras de segurança do trabalho, fazendo o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), conforme previstos na NR 6 do Ministério do Trabalho.

Para o uso correto dos produtos químicos, lembre-se sempre de seguir as regras de ouro:

Utilize somente produtos específicos para piscina

Sempre utlize óculos de segurança

Sempre utilize máscara de proteção contra gases

Siga atentamente as instruções da embalagem e FISPQ

Sempre utilize luva de proteção (látex ou nitrilica)

Não misture produtos químicos, mesmo que seja o

mesmo produto. Risco de fogo/explosão

Manuseie os produtos próximos a piscina

Adicionar o produto na água em um balde. Nunca adicione a

água sobre o produto. Risco de explosão

Não fume ao manusear produtos químicos

Mantenha em local seco, arejado e fora do alcance de

(15)

14

Informações básicas de primeiros socorros:

 Pele: Lavar com água em abundância por 20 minutos as partes atingidas.

 Olhos: Lavar com água corrente durante 15 minutos. Persistindo a irritação, procurar o hospital mais próximo levando a embalagem ou o rótulo do produto.

 Ingestão: Não provoque vômitos. Procurar o centro de intoxicações ou o hospital mais próximo levando a embalagem ou o rótulo do produto.

 Inalação: Remover a pessoa para um local arejado. Se necessário, procurar o hospital mais próximo levando embalagem ou o rótulo do produto.

Quando se fala em segurança, devemos também considerar a segurança quanto ao uso das piscinas, onde por exemplo o ralo de fundo, a cerca de proteção e outros itens são de grande importância para a segurança dos banhistas.

A norma da ABNT, prescritas em 1988, NBR nº 10.339, tem em sua resolução alguns critérios de segurança, que se adotados, diminuem os riscos de incidentes em ralos de fundo. Os principais pontos são:

 A velocidade de passagem da água pelos ralos de fundo não deve ultrapassar a 0,6m/s, esta velocidade é a relação entre o volume de captação de água pela moto bomba e a área (rasgos / frestas) da tampa nas quais a água escoa.

 A abertura dos rasgos das tampas dos ralos não deve ultrapassar a 10mm.

(16)

15

Modelo de ralos e adaptador de ralo de fundo para oferecer maior segurança. Possui pequenas frestas, evitando a sucção de cabelos e partes do corpo humano fiquem presas. Para maiores informações, duas normas americanas são relevantes para o tema ralo de fundo, sendo elas ASME/ANSI A.112.19.8, Performance e requisitos para tampas de ralos de fundo e ASME/ANSI A.112.19.17, Performance e requisitos para SRVS (Suction Vacuum Release System).

As crianças fazem parte do grande número de acidentes fatais em piscinas, por isso, jamais deixe crianças desacompanhadas em piscinas. A lei federal 8069 dispõe sobre a responsabilidade de crianças menores de 10 anos estarem acompanhadas de seus pais e responsáveis.

Outro aspecto importante está relacionado a profundidade das piscinas e, neste sentido a NEOCLOR de forma pioneira lançou os adesivos com alertas de profundidade, que há tempos é uma exigência internacional e nacional fortemente recomendado no Brasil, conforme ABNT NBR 9.818/1987.

Alerta de profundidade para ser colocado nas bordas e/ou paredes próximas as piscinas. NEOCLOR possui o alerta para

(17)

16

06. O TRATAMENTO DE UMA PISCINA

Para uma piscina saudável, além dos cuidados com a água, é necessário fazer semanalmente uma completa limpeza e eventuais retoques antes e após dias de grande frequência, chuvas e vento.

Por mais limpas que inicialmente sejam as águas da piscina, apresentam com o tempo forte tendência a concentrar impurezas degradando-se e tornando-se um meio propício para afetar a saúde dos usuários. O vento, a chuva, as aves e eventualmente certos animais contribuem para isto, além do desenvolvimento de algas e outros microrganismos. Um bom tratamento tem necessariamente que considerar o aspecto físico da piscina e a qualidade da água. É importante manter o tratamento da piscina, principalmente durante o inverno.

(18)

17

07. TRATAMENTO FISICO

O tratamento físico consiste na retirada das impurezas como folhas, insetos e sujeiras depositadas no fundo ou na superfície da água da piscina, por meio de peneiras, skimmers, pré-filtro e filtro além da limpeza das bordas da piscina. Siga as instruções a seguir para um adequado tratamento.

 Limpe a área ao redor da piscina evitando que a sujeira caia na água, prejudicando assim o tratamento.

 Remova folhas e insetos com ajuda da peneira.  Limpe o pré-filtro e skimmer.

 Limpe as bordas da piscina com a ajuda do NEOBORD. Utilize uma esponja macia, não abrasiva, previamente umedecida e friccione as áreas a serem limpas enxaguando em seguida com a água da própria piscina. Para manter as bordas da piscina limpas e desengorduradas, use sempre que necessário NEOBORD.

(19)

18

 Também é importante fazer a aspiração do fundo da piscina para retirar os sólidos depositados.  Faça retro lavagem do filtro. Esse procedimento é essencial para remover a sujeira retida pelo

processo de filtração da água.

 Verifique o nível e a qualidade da areia do filtro a cada 12 meses, pois ela vai influenciar na qualidade da água e no desempenho de alguns produtos.

(20)

19

08. TRATAMENTO QUÍMICO

O tratamento químico está relacionado com o equilíbrio químico e a ação dos produtos químicos na água, como a aplicação do cloro e a manutenção da piscina. Consiste em clorar a água e mantê-la sempre clorada para eliminar toda sujeira invisível, como bactérias, fungos e outros microrganismos causadores de diversas doenças e também evitar que outras impurezas como algas e os mais variados resíduos orgânicos se acumulem na água, tornando-se visíveis e comprometendo o seu aspecto visual. A água adequadamente balanceada otimiza o processo de desinfecção, protege os componentes do sistema de piscina contra a corrosão química, aumenta a vida útil dos equipamentos e proporciona sensação agradável para os usuários de piscina.

A maneira mais prática de efetuar essa medição é através do Kit Teste Cloro e pH.

(21)

20

8.1. COMO MEDIR O VOLUME DE UMA PISCINA

Para realizar adições dos produtos químicos para o tratamento da água da piscina, é extremamente importante ter conhecimento do volume de água de cada piscina a ser tratada, por isso então, a importância do cálculo correto do volume de água.

Uma dose maior de produto químico na água haverá desperdício ficando com má qualidade e, além disso, aumento no custo do tratamento. Uma dose menor ocasionará ineficiência do tratamento, má qualidade da água e também aumento do custo do tratamento por ter que refazê-lo.

PISCINA QUADRADA OU RETANGULAR

PISCINA REDONDA

PISCINA OVAL

* Profundidade Média (m) = Profund. Maior (m) + Profund. Menor (m)

2 1 m

3 = 1.000 litros

(22)

21

O termo PPM (partes por milhão) é uma grandeza comumente utilizado por profissionais do setor de piscinas para indicar dosagens. Se fosse utilizado percentual (%), dificultaria bastante com números extensos e de difícil interpretação. Por exemplo: 1ppm significa 1 parte em 1.000.000 de partes, ou ainda 0,0001%.

Portanto, é extremamente importante ter clareza sobre essa grandeza. Veja os exemplos a seguir:

COMO UTILIZAR A GRANDEZA PARA PRODUTOS SÓLIDOS? Por exemplo, na pratica 2 ppm significam:

 2 gramas em 1.000.000 de gramas  2 gramas em 1.000 litros

 2 gramas em 1 metro cúbico

COMO UTILIZAR A GRANDEZA PARA PRODUTOS LÍQUIDOS? Por exemplo, na pratica 5 ppm significam:

 5 ml em 1.000.000 de ml  5 ml em 1.000 litros  5 ml em 1 metro cúbico

NA PRÁTICA, COMO UTILIZAR A GRANDEZA PARA AS DOSAGENS? Apenas como exemplos de dosagens, podemos concluir que:

(23)

22

8.2. ALCALINIDADE

A alcalinidade é a soma das concentrações dos diversos sais alcalinos dissolvidos na água os quais reagem com ácidos, neutralizando-os, e dessa forma impedem o abaixamento do pH. A alcalinidade total, portanto, confere estabilidade ao pH. Por este motivo águas com baixa alcalinidade têm seu pH facilmente alterado até mesmo por águas da chuva (geralmente ácida) e águas com alta alcalinidade têm pH difícil de ser baixado. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH.

A alcalinidade Total se compõem de íon bicarbonato (HCO3 -), carbonato (CO3) e hidróxido. Também pode haver interferência de boratos, fosfatos e silicatos. A alcalinidade total é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é que se mantenha entre 80 e 120 ppm, pois isso trará estabilidade ao pH e dispensará correções frequentes.

 Importância do ajuste: A alcalinidade baixa pode prejudicar o processo de clarificação, a estabilização do teor de cloro e auxiliar no desenvolvimento de algas, além de corroer e danificar os acessórios e equipamentos da piscina. Já nos níveis mais altos da Alcalinidade Total, o pH é usualmente mais alto que o ideal e é muito difícil corrigi-lo e, pode causar turbidez na água e formação de incrustações brancas, cinzentas ou marrons no revestimento e em outras partes do sistema de circulação de água.

Difícil controle das variações de pH. Água tende a provocar corrosão dos equipamentos da piscina. Elevado consumo de Cloro.

Água se torna turva com pH alto aumentando a formação de incrustações

de carbonato de cálcio. Valores ideias para

ALCALINIDADE

80 a 120 ppm

80

120

(24)

23

8.2.1 COMO MEDIR E AJUSTAR A ALCALINIDADE

O kit teste Alcalinidade Total é indicado para análise de alcalinidade total em águas. Para o correto uso, siga as instruções a seguir.

1) Mergulhe o tubo de ensaio na piscina e recolha uma amostra de água, com aproximadamente 30 cm de profundidade, deixando a água na marca graduada de 25mL.

2) Adicione 5 gotas da solução ‘’ Indicador Alcalinidade” e faça suaves movimentos circulares para homogeneizar a solução (obtendo uma cor verde/azulada).

3) A seguir adicione gota a gota a solução “titulante alcalinidade’’ (contando o número de gotas utilizado) fazendo movimentos circulares a cada gota para homogeneizar a solução.

(25)

24

N° GOTAS DE TITULANTE

PPM

pH

0 0 MUITO INSTÁVEL 1 10 2 20 3 30 4 40 5 50 INSTÁVEL 6 60 7 70 8 80 ESTÁVEL

(FAIXA IDEAL DE TRABALHO)

9 90 10 100 11 110 12 120 13 130 INSTÁVEL 14 140 15 150

ACIMA DE 15 GOTAS (150 PPM), MUITO INSTÁVEL.

8.2.2. ALCALINIDADE TOTAL BAIXA (RESULTADOD DA MEDIÇÃO INFERIOR A 80 ppm)

(26)

25

Importante: Os produtos que corrigem a Alcalinidade Total podem mexer no pH durante o processo de correção. Lembre-se: não meça ou não se preocupe com o pH enquanto estiver corrigindo a Alcalinidade Total. Somente após a Alcalinidade estar ajustada é que você deve medir e corrigir o pH.

8.2.3. ALCALINIDADE TOTAL ALTA (RESULTADOD DA MEDIÇÃO SUPERIOR A 120 ppm)

(27)

26

(28)

27

O pH significa “potencial hidrogeniônico” é um parâmetro de medida da acidez, neutralidade ou alcalinidade da água, ou seja, indica de forma simples e objetiva se uma água está ácida (pH inferior a 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH superior a 7), através de uma escala graduada de 0 a 14.

O pH de águas de piscinas deve sempre ser mantido na faixa de 7,2 a 7,8 e preferencialmente entre 7,4 e 7,6, isto é, levemente básico para garantir eficácia à desinfecção, conforto dos banhistas e proteção dos equipamentos metálicos.

FAIXA IDEAL PARA PISCINAS

 Conforto aos banhistas  Desinfecção eficaz  Proteção aos equipamentos  NEUTRO

0 1 2 3 4 5 6 7,2 7,8 9 10 11 12 13 14

14

pH ACIMA DE 7,8  Reduz eficácia da desinfecção

 Causa irritação aos olhos  Causa incrustações nos

equipamentos

(29)

28

equipamentos, cimento ou argamassas e também não deposita incrustações sobre superfícies submersas.

A água é um eletrólito leve (uma solução que conduz eletricidade) e facilmente ionizada (convertida a íons). A água está em equilíbrio e a fórmula de ionização se representa por meio de: H 2 O = H+ ou OH-. O pH recomendado para a água de piscina é ligeiramente alcalino. Para ter a comodidade do banhista, o nível ideal para pH é 7,0 a 7,4. Existem muitos fatores que influenciam na mudança do pH da água da piscina:

 Resíduos dos banhistas  Desinfetantes

 Origem da água  Resíduos do ar

 Químicos para o balanceamento da água

Mantido na faixa ideal, assegura a reação química do cloro contra as bactérias que ele deve eliminar. Desse modo, aumentamos a eficiência do cloro e diminuímos o nível de turbidez da água.

Um pH abaixo de 7,0 poderá causar irritação na pele ou nos olhos de algumas pessoas, corrosão dos equipamentos e gerar um consumo maior de cloro.

(30)

29

8.3.1 COMO MEDIR O pH (POTENCIAL HIDROGENIÔNICO)

O kit teste cloro e pH é indicado para análises de cloro e pH de águas. Possui escala de cloro e pH de fácil visualização. Para o uso de forma correta, siga as instruções abaixo:

1) Mergulhar a célula comparadora e recolher uma amostra de água, com aproximadamente, 30 cm de profundidade, deixando a água no nível indicado na célula.

2) Adicionar 5 gotas do indicador Vermelho Fenol (bisnaga tampa vermelha) no tubo da célula correspondente ao pH.

3) Adicionar 5 gotas do indicador Orto-tolidina (bisnaga tampa amarela) no tubo da célula correspondente ao cloro.

(31)

30

obtendo assim os valores de concentração (ppm) de cloro e pH. Seguir as faixas de trabalho conforme tabela a baixo.

PARÂMETRO

FAIXA DE TRABALHO

(32)

31

Cloro Livre é a medida do teor do agente sanitizante presente na água da piscina para combater os microrganismos que podem contaminar a água. A faixa ideal de Cloro Livre a ser mantida é de 1 a 3 ppm (partes por milhão). Verifique qual a concentração (ppm) que a Vigilância Sanitária recomenda em seu município. É importante lembrar que a presença do cloro na água da piscina elimina os microrganismos, oxida a matéria orgânica e os metais nela dissolvidos, inibe odores desagradáveis e previne a transmissão das mais diversas doenças infecciosas, como mencionado anteriormente. O fato da piscina estar cristalina não significa que ela esteja saudável, pois as bactérias são microscópicas. A sua piscina só estará realmente protegida se houver a presença de Cloro Livre, o qual chamamos de ácido hipocloroso (HClO), que de fato é o agente desinfetante. A baixo a reação de dissociação do ácido hipocloroso na água.

Ele reage tanto com os microrganismos como com a matéria orgânica presente na água. Ao ser adicionado à água, o cloro reagirá concomitantemente, eliminando bactérias, vírus, fungos e algas, mas também agirá oxidando a matéria orgânica ali presente. Ao oxidar, esta matéria orgânica, normalmente compostos nitrogenados provenientes do suor e da urina de banhistas, formará produtos denominados cloraminas.

(33)

32

(34)

33

8.4.1 COMO MEDIR O CLORO

O kit teste cloro e pH é indicado para análises de cloro e pH de águas. Possui escala de cloro e pH de fácil visualização. Para o uso de forma correta, siga as instruções abaixo:

1) Mergulhar a célula comparadora e recolher uma amostra de água, com aproximadamente, 30 cm de profundidade, deixando a água no nível indicado na célula.

2) Adicionar 5 gotas do indicador Vermelho Fenol (bisnaga tampa vermelha) no tubo da célula correspondente ao pH.

(35)

34

4) Colocar a tampa na célula e agitar levemente para homogeneizar a solução.

5) Comparar a cor da solução obtida com a respectiva escala de padrão de cores contida na célula, obtendo assim os valores de concentração (ppm) de cloro e pH. Seguir as faixas de trabalho conforme tabela a baixo.

PARÂMETRO

FAIXA DE TRABALHO

(36)

35

8.5. CLORAÇÃO

Antes de aplicar qualquer cloro verifique se o pH e a alcalinidade encontram-se na faixa ideal e se necessário faça a correção. As aplicações de cloro devem ser feitas preferencialmente no final da tarde, sempre adicionando o produto no balde com água misturando bem para dissolver. Nunca coloque o produto e depois a água, pois pode haver reações bruscas e até mesmo explosão. Nunca misture cloro orgânico (dicloro e tricloro isocianúrico) com cloro inorgânico (hipoclorito de cálcio e de sódio). Verifique todas as instruções do rótulo antes de usar os produtos. É fundamental observar e providenciar para que as proximidades das piscinas também estejam limpas e saudáveis. Filtre de 6 a 12 horas, ou de acordo com a instrução do fabricante do filtro. Após, prossiga com a medição dos parâmetros (alcalinidade, pH e concentração de cloro) utilizando os Kits Teste Neoclor e, se o resultado não for o desejado, repetir o procedimento.

O cloro está disponível sob diversas formas de apresentação, cada uma com suas características técnicas específicas, as quais em geral, determinam como o processo de cloração pode ser realizado. A escolha do tipo de cloro, e o processo de cloração, que será utilizado para tratar sua piscina é uma decisão importante que você precisa tomar.

(37)

36

Cloro orgânico estabilizado para piscina, com 100% de produto ativo em sua composição, que possui agentes protetores contra a degradação do sol. Não deixa nenhum resíduo insolúvel que possa deixar a água turva ou prejudicar o filtro. Pode ser usado nas dosagens recomendadas, sem restrições, em piscinas de fibra e vinil, pintura ou azulejos, chegando a oferecer 2 a 3 vezes mais economia do que os produtos concorrentes.

Para o uso correto, siga as Instruções: Ajustar a alcalinidade total da água da piscina entre 80 e 120 ppm, manter o pH entre 7,2 e 7,8. Confira o residual de cloro livre. Estando baixo de 1 ppm, ajustar com as recomendações da embalagem. Usar o Kit teste para a análise de alcalinidade. A cada 1.000 litros (1m³), adicionar 2 gramas de Neoclor Premium. O teor de cloro ativo desejável deve está em torno de 1 a 3 ppm. Para manter as boas condições da piscina, é importante filtra a água diariamente e aspirar o fundo no mínimo uma vez por semana. Observação: em piscinas públicas ou sujeitas a fiscalização, siga a legislação aplicável.

(38)

37

Cloro orgânico estabilizado para piscina, com 65% de produto ativo em sua composição, que possui agentes protetores contra a degradação do sol. Não deixa nenhum resíduo insolúvel que possa deixar a água turva ou prejudicar o filtro. Pode ser usado nas dosagens recomendadas, sem restrições, em piscinas de fibra e vinil, pintura ou azulejos, chegando a oferecer 2 a 3 vezes mais economia do que os produtos concorrentes.

Para o uso correto, siga as Instruções: Ajustar a alcalinidade total da água da piscina entre 80 e 120 ppm, manter o pH entre 7,2 e 7,8. Confira o residual de cloro livre. Estando baixo de 1 ppm, ajustar com as recomendações da embalagem. Usar o Kit Neoteste para a análise da alcalinidade, cloro e pH. A cada 1.000 litros (1m³), adicionar 4 gramas de Neoclor Economic. O teor de cloro ativo desejável deve está em torno de 1 a 3 ppm. Para manter as boas condições da piscina, é importante filtrar a água diariamente e aspirar o fundo no mínimo uma vez por semana. Observação: em piscinas públicas ou sujeitas a fiscalização, siga a legislação aplicável.

(39)

38

Produto 3 em 1, com efeito sanitizante, clarificante e algistático. Cloro orgânico estabilizado para piscina, com 65% de produto ativo em sua composição, que possui agentes protetores contra a degradação do sol. Não deixa nenhum resíduo insolúvel que possa deixar a água turva ou prejudicar o filtro. Pode ser usado nas dosagens recomendadas, sem restrições, em piscinas de fibra e vinil, pintura ou azulejos. Possui em sua formulação estabilizante de pH e alcalinidade, reduzindo consumo de alcalinizante e elevador de pH.

Para o uso correto, siga as Instruções: Ajustar a alcalinidade total da água da piscina entre 80 e 120 ppm, manter o pH entre 7,2 e 7,8. Confira o residual de cloro livre. Estando baixo de 1 ppm, ajustar com as recomendações da embalagem. Usar o Kit Neoteste para a análise da alcalinidade, cloro e pH. A cada 1.000 litros (1m³), adicionar 4 gramas de Neoclor Multi Ação 3 em 1. O teor de cloro ativo desejável deve está em torno de 1 a 3 ppm. Para manter as boas condições da piscina, é importante filtrar a água diariamente e aspirar o fundo no mínimo uma vez por semana. Observação: em piscinas públicas ou sujeitas a fiscalização, siga a legislação aplicável.

(40)

39

O Cloro hipocálcio é um poderoso desinfetante para água de piscinas com cloro ativo de 65% na sua composição a base de HIPOCLORITO DE CALCIO. Cloro inorgânico de forte ação ideal para tratamentos rápidos de água em qualquer nível. Pode ser usado nas dosagens recomendadas, sem restrições, em piscinas de fibra e vinil, pintura ou azulejos.

Para o uso correto, siga as Instruções: Ajustar a alcalinidade total da água da piscina entre 80 e 120 ppm, manter o pH entre 7,0 e 7,4. Confira o residual de cloro livre. Estando baixo de 1 ppm, ajustar com as recomendações da embalagem. Usar o Kit Neoteste para a análise da alcalinidade, cloro e pH. A cada 1.000 litros (1m³), adicionar 4 gramas de Neoclor Hipocálcio. O teor de cloro ativo desejável deve está em torno de 1 a 3 ppm. Para manter as boas condições da piscina, é importante filtrar a água diariamente e aspirar o fundo no mínimo uma vez por semana.

Fibra ou vinil: pré-dissolver o produto com água da própria piscina, em um balde plástico previamente limpo. Para manter as boas condições da piscina, é importante filtrar a água diariamente, por um período mínimo de 6 horas, e aspirar o fundo no mínimo uma vez por semana. Observação: em piscinas públicas ou sujeitas a fiscalização, siga a legislação aplicável.

(41)

40

8.5.1 SUPER CLORAÇÃO (TRATAMENTO DE CHOQUE)

A super cloração é a adição de cloro na água da piscina em uma quantidade superior a normalmente utilizada. Recomendado usar quando:

 Houver contaminação da água (animais mortos, fezes e urina de animais, outros).  Períodos de extremo calor.

 Crescimento de algas.

 Grande quantidade de banhistas frequentando a piscina.  Forte chuva.

 O banhista estiver queixando-se de ardência nos olhos (considerando pH na faixa ideal).  Odor desagradável.

 Cloro rapidamente consumido, não apresentando residual nos testes realizados com Kit Teste NEOCLOR.

IMPORTANTE: Com a super cloração, o residual de cloro livre

(42)

41

8.5.2.1.

TRATAMENTO COM PASTILHAS

Indicadas como um ótimo auxiliar do cloro granulado no tratamento da água, destinadas às piscinas onde não há disponibilidade de tempo para um tratamento adequado, como é o caso das casas de veraneio ou até de algumas piscinas residenciais, as pastilhas possuem uma alta concentração de Tricloro (90% de cloro ativo) e foram desenvolvidas para serem utilizadas em flutuadores. Em contato com a água, estas pastilhas dissolvem-se lentamente, liberando o cloro na água. É aconselhável que se faça uma super cloração com Cloro Granulado uma vez por semana, assegurando uma maior desinfecção.

Praticidade, duração de 12 a 14 dias sem manutenção. Ideal para baixa temporada. Um tablete trata até 30.000 litros.

(43)

42

Instruções de uso: Ajuste e mantenha o pH da água piscina entre 7,2 a 7,8 e a Alcalinidade total entre 80 e 120 ppm. Coloque no flutuador ou dosador os tabletes. Cada tablete de 200g é suficiente para cada 30.000 litros de água. Em piscinas estabilizadas sua solubilidade será de 7 a 14 dias. Em piscinas ainda não estabilizadas, indica-se iniciar o uso após cloração de choque com Neoclor granulado, verifique o residual de cloro livre principalmente após a primeira utilização e ajuste o número de tabletes ou frações até obter o resultado entre 2 e 4 ppm de cloro livre. Para manter as boas condições da piscina é importante filtrar a água diariamente e aspirar o fundo no mínimo uma vez por semana. Para verificação da alcalinidade, pH e teor de cloro ativo, utilize Neoteste 3 em 1.

(44)

43

8.6. OXIDAÇÃO

A oxidação frequente preserva a ação do cloro. A oxidação, ou “queima”, termo comumente utilizado é o processo utilizado no tratamento de águas de piscinas para destruir esses contaminantes orgânicos e inorgânicos e impedir ou minimizar suas reações com o cloro livre, isto é, a oxidação elimina os poluentes que constituem a demanda de cloro.

O NeoOx é um forte agente oxidante para tratar água cloradas de piscinas, prevenindo a formação de subprodutos voláteis indesejáveis e potencialmente danosos à qualidade da água, aos usuários e ao meio ambiente. NeoOx contribui efetivamente para cristalinidade e limpidez, odores desagradáveis e irritação na pelo e olhos. Reduz o consumo de cloro e aumentando sua eficiência.

NeoOx elimina a oleosidade (resíduos de protetor solar, bronzeadores, hidratantes, suor, entre outros) da água, a matéria orgânica e outros contaminantes sem formar cloraminas e sem cheiro, substitui a super cloração ou cloração de choque, reduz o consumo de cloro e aumenta o poder desinfetante com vantagens.

 Instruções de uso: Antes de usar o NeoOx medir e, se necessário, ajustar pH entre 7,2 a 7,8 e Alcalinidade entre 80 a 120 ppm.

(45)

44

(46)

45

8.7. PREVENÇÃO E ELIMINAÇÃO DE ALGAS

As algas são organismos aquáticos micro ou macroscópicos que causam problemas estéticos na piscina, inconvenientes relacionados com a diminuição da transparência de suas águas e a formação do “limo” escorregadio na parede. A contaminação da água por esses microrganismos se dá através das chuvas, do vento e da poeira, desenvolvendo-se mais nas seguintes condições: presença de água quente, luz solar ou ausência de sanitizante. As principais características da presença de algas na piscina são a coloração alterada da água (água verde, amarela, preta etc.) e o fundo e/ou as paredes da piscina escorregadios.

FIGURA 5: exemplo de piscina com a presença de algas.

Existem centenas de diferentes tipos de alga, a espécie mais comum em águas de piscinas chama-se CHLORELLA, e deixa as águas esverdeadas, além de causar alguns inconvenientes:

 Turvam a água.

 Ajudam na proliferação de bactérias.

(47)

46

dissolvido. Use Algicida de Manutenção para garantir que não haja proliferação de algas. Caso a piscina já esteja com algas, use o Algicida de Choque. A NEOCLOR possui os produtos abaixo para tratamento e eliminação de algas.

Neotraty

(algicida de manutenção): Sempre aplicar produtos algicidas 8 horas após o intervalo de aplicação de cloro. Períodos menores pode provocar manchas. Se necessário ajuste a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e o pH para a faixa de 7,2 a 7,8.

Escove os fundos e as paredes da piscina com escova apropriada ao tipo de piscina. Adicionar 5ml de Algicida Neotraty para cada 1000 litros (1m³) de água da piscina. Filtra e aspirar ar a água da piscina quando necessário.

(48)

47

quando necessário.

Neoalg 2 em

1 pode ser usado junto com o cloro. Medir e, se necessário, ajustar pH entre 7,2 a 7,8 e a Alcalinidade entre 80 e 120ppm.

 Dosagem de manutenção: Antes da aplicação escovar as paredes da piscina com escova apropriada.Com a filtração ligada, aplicar 5mL para cada 1000 litros (1m3) diretamente na piscina. Repetir a dosagem uma vez por semana.

(49)

48

8.8. CLARIFICAÇÃO E FLOCULAÇÃO

Uma das principais causas da turbidez na água é a presença de partículas em suspensão, e também outros motivos como falta de filtração, areia saturada, pH alto (acima de 7,8), falta de cloro, excesso de ácido cianúrico, falta de clarificante e dureza cálcica alta. Para eliminar essas partículas, deve-se utilizar o Neofloc Neoclor. Este produto aglomeram as partículas depositando-as no fundo da piscina, o que facilita sua retirada. Existem duas formas de se eliminar este problema:

 Clarificação (se a água estiver sem brilho): Medir a Alcalinidade Total e, se necessário, ajustá-la para a faixa ideal (80 a 120 ppm). Medir o pH e, se necessário, ajustá-lo para a faixa ideal (7,0 a 7,8). Colocar a válvula do filtro na posição “filtrar”. Adicionar 2 mL/m3 de Neofloc em um balde com água da piscina e espalhar a mistura sobre a superfície. Filtrar por um período de 6 a 8 horas, ou de acordo com as instruções do fabricante do filtro.

 Floculação Pesada (quando a água da piscina estiver muito suja): Medir a Alcalinidade Total e, se necessário, ajustá-la para a faixa ideal (80 a 120 ppm). Medir o pH e, se necessário, ajustá-lo para a faixa ideal (7,0 a 7,8). Colocar a válvula do filtro na posição “filtrar”. Adicionar 7 mL/m3 de Neofloc em um balde com água da piscina e espalhar a mistura sobre a superfície. Filtrar por um período de 6 a 8 horas, ou de acordo com as instruções do fabricante do filtro para homogeneizar a mistura. Desligar o filtro. Após 12 horas de repouso, aspirar o fundo da piscina filtrando ou drenando (caso o nível de sujeira seja realmente muito alto).

CLARIFICAÇÃO: As partículas de sujeira em suspensão na água se

unem a flocos pequenos e ficam retidas no elemento filtrante do filtro, tornando a água da piscina límpida e com brilho.

FLOCULAÇÃO ou DECANTAÇÃO: As partículas de sujeira em

(50)

49

Neofloc

possui a função de flocular, clarificar e auxiliar a filtração, através da aglomeração da sujeira e decantando-a, para que posteriormente seja aspirada deixando a piscina limpa.

Produto concentrado com 30% de ativo.

(51)

50

09. PRESENÇA DE METAIS

Metais presentes na água da piscina podem ser oriundos de corrosão dos equipamentos metálicos ou estar presentes na água de abastecimento, como por exemplo poços artesianos, isso pois as águas subterrâneas geralmente são ricas em metais. Quando encontram um oxidante, como o cloro por exemplo, eles reagem para formar compostos coloridos. Parcialmente oxidados, esses metais (ferro, cobre e manganês) são solúveis e alteram a cor da água, causando um efeito estético não desejado, podem também manchar as roupas, as paredes e fundo da piscina. Totalmente oxidados, são insolúveis e precipitam para formar incrustações nas superfícies na forma de manchas coloridas. Nas piscinas de fibra de vidro também é comum aparecerem manchas metálicas escuras oriundas da reação de metais (presentes no interior da fibra) com oxidantes.

Quando a água já se coloriu, ou então se as manchas já se formaram, utilize Neoquest para reverter esse quadro. Abaixo as cores provocadas pelos metais.

Ferro = COLORAÇÃO AVERMELHADA

Cobre = COLORAÇÃO VERDE AZULADA

Manganês = COLORAÇÃO ACINZENTADA-NEGRA

Colorações características dos

(52)

51

NeoQuest

é um sequestrante de metais para piscinas. Ele inibe a ação dos metais com cloro, evita e reverte a coloração da água e formação de incrustações coloridas sobre as paredes das piscinas de azulejo, pintura, vinil ou fibra.

Instruções de uso: Antes da adição do NeoQuest, o cloro deve estar no máximo 1ppm.

 Prevenção: Aplicar a dosagem de 15 ml/m³diretamente sobre a água e deixar a piscina interditada por uma hora. Repetir esta aplicação a cada reabastecimento de água.

(53)

52

10. PRODUTOS NEOCLOR – AUXILIARES

A Neoclor possuí produtos que complementam seu portfólio de produtos para o tratamento de águas de piscina. Abaixo alguns destes produtos e suas devidas aplicações.

Pedra Limp

é um poderoso agente de limpeza de pedras.

Produto concentrado, rende até 30 L.

Produto de alta performance, com resultado imediato.

Não usar sobre azulejos, cerâmicas e porcelanato. Risco de danos permanentes.

Cloreto de Sódio (SAL):

Produto com alto grau de pureza. É utilizado na geração de cloro em piscinas com cloradores eletrônicos.

(54)

53

NeoEstab:

Produto estabilizante de cloro indicado para piscinas de azulejo, pintura, fibra e vinil.

Instruções de uso: É recomendado manter o teor de ácido cianúrico entre 30 e 50 ppm. O NeoEstab tem solubilidade lenta, e, para garantir o perfeito funcionamento e evitar perdas, seguir os passos a seguir:

1) Ligar a bomba na posição filtrar.

2) Adicionar 50 g do produto para cada 1000 litros de água, de acordo com o volume de água, diretamente sobre o ralo de fundo.

(55)

54

11. PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Abaixo alguns problemas que frequentemente ocorrem com piscinas.

PROBLEMA

CAUSA

AÇÃO

Cheiro forte de cloro e irritação nos olhos e pele

A) Presença de cloraminas ou B) pH fora da faixa ideal (7,2 a 7,8)

A) Oxidação com NeoOx B) Ajuste pH

Água colorida (verde, marrom, avermelhada ou preta) ou manchas

de corrosão nas paredes

Metais dissolvidos na água. Geralmente ocorre com águas de poço

Utilizar Neoquest (Eliminador de metais)

Água esverdeada e paredes e fundos escorregadios

Presença de algas ou muito tempo sem tratamento ou tratamento inadequado

para o volume de água

Aplicar Neoshock ou Neoalg 2 em 1 e decantação com Neofloc

Água turva (leitosa) Parâmetros de alcalinidade total e/ou pH fora da faixa de especificação

Analisar com Kit Neoteste e se necessário corrigir Água sem brilho Grande quantidade de partículas em

suspensão

Aplicar Neofloc na dosagem clarificação Infecções (micose, otite,

conjuntivite, outros)

Teor de cloro abaixo da faixa de especificação

Manter o residual de cloro entre 1 e 3 ppm

Bordas e superfície da água oleosas Presença de bronzeadores, cosméticos ou fuligem

Limpeza de bordas com Neobord e aplicação de NeoOx Água turva (não se enxerga o fundo

da piscina)

Filtração insuficiente. Partículas em

suspensão Faça retrolavagem do filtro Superfície da água oleosa Presença de bronzeadores e

cosméticos Realizar oxidação com NeoOx Dificuldade de ajustar o pH Alcalinidade total desajustada Ajustar Alcalinidade total Irritação nos Olhos/Cabelos

Ressecados pH desajustado Ajustar pH Espuma na água Possivelmente material orgânico ou

excesso de produto químico usado Realizar oxidação com NeoOx Água com cheiro forte de cloro Presença de cloramina e outros

compostos

(56)

55

12. RESUMO DO TRATAMENTO DE PISCINAS

Abaixo contém um breve resumo do tratamento de água de piscina. Para facilitar a compreensão foi dividido em 4 etapas:

(57)

56

(58)

57

(59)

58

13. SUGESTÃO DE TRATAMENTO SEMANAL

TRATAMENTO DE VERÃO

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SABADO DOMINGO

Medir pH 7,2 a 7,8 7,2 a 7,8 7,2 a 7,8 7,2 a 7,8

Alcalinidade

total Medir uma vez por semana e ajustar se necessário. Faixa de 80 a 120 ppm. Medir cloro livre 1 a 3 ppm 1 a 3 ppm 1 a 3 ppm NeoOx 10g/ma 20 3 Clorar com Neoclor PREMIUM 2 g/m3 2 g/m3 2 g/m3 Algicida manutenção NeoAlg 2 em 1 5 mL/m3 Flocular

Neofloc Quando necessário: 2 a 7 mL/m3

Filtrar de 6 a 8

horas SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM

Limpeza

Pré-Filtro SIM

Limpeza bordas Neobord

Quando necessário, podendo usar o produto diariamente. Limpeza

pedras Pedra Limp

(60)

59

TRATAMENTO DE INVERNO

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SABADO DOMINGO

Medir pH Medir uma vez por semana e ajustar se necessário. Faixa de 7,2 a 7,8. Alcalinidade

total Medir uma vez por semana e ajustar se necessário. Faixa de 80 a 120 ppm. Medir cloro livre 1 a 3 ppm 1 a 3 ppm 1 a 3 ppm NeoOx 10g/ma 20 3 Clorar com Neoclor ECONOMIC 4 g/m3 4 g/m3 4 g/m3 Algicida manutenção NeoAlg 2 em 1 5 mL/m3 Flocular

Neofloc Quando necessário: 2 a 7 mL/m3

Filtrar de 6 a 8

horas SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM

Limpeza

Pré-Filtro SIM

Limpeza bordas Neobord

Quando necessário, podendo usar o produto diariamente. Limpeza

pedras Pedra Limp

(61)

60

14. GLOSSÁRIO

Ácido: Composto químico que libera íons de hidrogênio na água

Ácido clorídrico (HCl): Também chamado de ácido muriático, é um ácido forte utilizado em piscinas para o controle de pH e da alcalinidade. É usado também em algumas situações específicas de limpeza.

Ácido cianúrico (C3N3O3H3): ácido fraco de baixa toxidade e pequeno efeito sobre o pH. É adicionado à água da piscina para retardar a perda de cloro causada pela incidência de luz solar.

Ácido hipocloroso (HClO): ácido instável que possui excelentes propriedades bactericidas e algicidas, é o agente ativo que faz do cloro um excelente desinfetante. É formado pela dissolução do gás cloro, hipoclorito ou qualquer agente clorador.

Acidulante: produto ácido, destinado a neutralizar produtos básicos (alcalinos), ou seja, abaixar o pH de uma solução. Exemplos de produtos ácidos: vinagre, limão, abacaxi, ácido muriático etc.

Água dura: contém excesso de sais de cálcio e magnésio (acima de 400 ppm) dissolvidos.

Alcalinizante: produto básico, destinado a neutralizar produtos ácidos, ou seja, elevar o pH de uma solução.

Algas: formas microscópicas de vegetais sem raízes, que utilizam a luz do sol e micronutrientes da água para se desenvolver e procriar (fotossíntese). Algumas variedades flutuam livremente na água, outras prendem-se às superfícies. Geralmente apresentam coloração verde, verde azulada, amarela ou marrom. Chegam às piscinas trazidas pelos ventos, chuvas e poeiras.

Algicida: produto destinado a eliminar o desenvolvimento de algas.

Algistático: produto destinado a prevenir o desenvolvimento de algas em piscinas limpas.

Aspiração: processo de remoção de sujeira sobre as superfícies da piscina por meio do sistema de sucção pela moto bomba e aparelhagem adequada, através do qual a sujeira é aspirada junto com a água, podendo esta ser filtrada e reaproveitada ou descartada junto com a sujeira (drenagem). ASME: American Society of Mechanical Engineers.

ANSI: American National Standard Institute.

(62)

61

Cloração de manutenção: tratamento de cloração para manter residual de cloro constante na água a fim de prevenir acúmulo de poluentes. Recomenda-se residual constante de 2 a 4 ppm de cloro livre. Cloramina: composto formado pela reação do cloro livre da água com o nitrogênio amoniacal proveniente de suor, urina, óleos. É o verdadeiro responsável pelo “cheiro característico” de cloro da água, quando na verdade ele só se forma em águas com pouco cloro. Tem poder desinfetante reduzido.

Cloro combinado: sinônimo de cloramina.

Cloro estabilizado: produto que contém cloro e estabilizante.

Cloro livre: nome dado ao ácido hipocloroso – HOCl – o verdadeiro desinfetante presente na água clorada.

Demanda de cloro: quantidade de cloro necessária para destruir contaminantes.

Desinfecção: processo que consiste em matar 99,99% dos microorgânismos vivos presentes num meio.

Dicloro (C3N3Cl2Na): contém entre 56% e 64% de cloro ativo. É um produto desinfetante auto estabilizante devido a liberação de cloro livre e ácido cianúrico. O dicloro de baixo teor vendido no brasil tem aproximadamente 39% de cloro ativo.

Equilíbrio físico-químico: interação dos parâmetros físico-químicos (pH, alcalinidade total, dureza cálcica, sólidos dissolvidos e temperatura) de uma água.

Estabilização: processo que impede ou retarda a decomposição rápida do cloro livre da água pelos raios ultravioleta do sol. estabilizante – produto destinado a estabilizar o residual de cloro da água da piscina.

Filtração: processo de remoção de partículas (sujeira) suspensas na água que consiste em fazê-las passar por meio filtrante (como areia, por exemplo).

Incrustações Calcárea: depósitos de sais de cálcio que se formam sobre superfícies.

Inibidor de manchas e incrustações: produto destinado a eliminar manchas e águas coloridas causadas por metais, prevenir manchas e colorações na água e inibir incrustações calcárias.

(63)

62

o produto oxidante. No tratamento de água da piscina, entende-se por oxidação a eliminação de produtos orgânicos por meio de produtos oxidantes.

pH: logaritmo do inverso da concentração de íons de hidrogênio de uma solução expressa em moles/litro. É uma medição do grau de acidez ou de alcalinidade (basicidade) da água representada numericamente por uma escala de 0 a 14.

Residual de cloro: é a quantidade de cloro que sobra na água algum tempo após a cloração ter feito seu trabalho de oxidação e desinfecção. A quantidade de cloro consumida é chamada de demanda de cloro. Portanto, cloro residual é igual a dosagem de cloro menos demanda de cloro.

Supercloração: também chamada de tratamento de choque, sua principal finalidade é eliminar cloraminas e/ou algas. No caso das cloraminas, adiciona-se cloro à água aproximadamente dez vezes o teor de cloro combinado.

Skimmer: Skimmer ou escumador é um acessório essencial para a manutenção e higienização da água de piscinas. Permite eliminar toda a sujeira superficial pendente na água, como folhas, oleosidades de bronzeadores e secreções.

Tricloro (C3N3O3Cl3): também conhecido como isocianurato de tricloro ou tricloro-s-triazinetrione, é um cloro orgânico em geral na forma de tabletes ou pastilhas. Seu teor de cloro é de 90% e seu pH é 2,9.

(64)

63

15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ABNT NBR 9.816:1987 - Piscinas – Terminologia

ABNT NBR 9.818:1987 - Projeto de execução de piscina (tanque e área circundante) ABNT NBR 9.819:1987 – Piscinas - Classificação

ABNT NBR 10.818:1989 - Qualidade de água de piscinas

ABNT NBR 10.339:1988 - Projeto e execução de piscina - Sistema de recirculação e tratamento ABNT NBR 11.238:1990 – Segurança e higiene em piscinas

MAIERÁ, Nilson. Piscinas litro a litro. Segunda edição revisada e ampliada. São Paulo. Esedra, 2009. U.S. DEPARTMENT OF ENERGY – Energy smart pools

MINISTÉRIO DO TRABALHO – NR 6 PAISAGISMO EM FOCO – Piscinas

(65)

64

16. ONDE ENCONTRAR NEOCLOR

(66)

65

SAC NEOCLOR. Serviço de Atendimento ao Consumidor NEOCLOR, com orientações e indicações técnicas por pessoa habilitada.

vendas@damarfe.com.br

sac@damarfe.com.br (11) 4061-2637

FACEBOOK. Acompanhe a empresa na maior rede de relacionamentos do mundo.

INSTAGRAM. Siga a NEOCLOR no Instagram e receba lançamentos e novidades em primeira mão.

(67)

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Neste ponto cabe notar que, caso o Brasil tivesse o mesmo GII de Portugal, o número de registros estimados passaria de três para oito; ou seja, pelo menos três

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Portanto, não se pode afirmar que existe a presença ou ausência de alguns desses compostos nas cultivares que apresentaram maior e menor resistência ao ataque

O PURIFICADOR DE PISCINAS ACTION MULTCLOR é um poderoso agente desinfetante para piscinas à base de cloro orgânico estabilizado oxigenado granulado com 40% de cloro ativo. Com a