• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 02/2018 PPg Psicologia/UFRN SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM PSICOLOGIA DA UFRN TURMA 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 02/2018 PPg Psicologia/UFRN SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM PSICOLOGIA DA UFRN TURMA 2019"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 02/2018 – PPg Psicologia/UFRN

SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM PSICOLOGIA DA UFRN – TURMA 2019

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o presente Edital que estabelece as normas da Seleção do PPgPsi/UFRN, Curso de Doutorado, para o ano letivo de 2019.

1. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

1.1 O PPg em Psicologia da UFRN tem como objetivo formar recursos humanos de alto nível para a pesquisa, o ensino e a prática profissional em Psicologia e áreas conexas; capacitando esses recursos para a reflexão e desenvolvimento de estratégias que promovam mudanças socialmente relevantes em seu campo de inserção, além do bem-estar individual e social da população alvo de seu trabalho.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação total das disposições, normas e instruções constantes neste Edital.

2.2 Terá a sua inscrição cancelada o candidato que usar dados de identificação de terceiros para realizar sua inscrição.

2.3 Serão aceitas inscrições de candidatos portadores de diploma de Mestre, fornecido por instituição autorizada pelo Conselho Nacional de Educação e credenciado pela CAPES, na área de Psicologia e áreas afins, de acordo com o CNPq, ou a critério do Colegiado do Programa.

2.4 No caso de candidatos que obtiveram o título de Mestre em instituição estrangeira, fica a cargo do Colegiado a aceitação do mesmo. Candidatos sem o título de Mestre serão aceitos desde que atendam aos requisitos exigidos para inscrição (item 2.9 deste edital).

2.5 O candidato com necessidades especiais que precisar de condições diferenciadas para realizar a seleção deverá entregar um requerimento, acompanhado de atestado médico, com a descrição de sua necessidade, especificando o tratamento diferenciado adequado. O requerimento e o atestado médico citados neste item deverão ser digitalizados e cadastrados no SIGAA junto com os demais documentos exigidos para inscrição, dispostos neste edital no item2.9. A condição especial de que trata este item será desconsiderada, caso o pedido do requerente não atenda às exigências indicadas.

2.6 Não serão aceitas inscrições, nem recebidos documentos, por qualquer outra via diferente das indicadas neste edital.

2.7 O Programa não se responsabiliza pelo não recebimento de solicitação de inscrição via internet por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,

congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

(2)

2.8 PERÍODO DE INSCRIÇÃO

2.8.1 As inscrições serão abertas a partir de 01 de agosto de 2018 a 14 de outubro de 2018 (até 23:59 – horário local) e devem ser realizadas exclusivamente através do portal acadêmico da

UFRN, na página eletrônica

www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S. 2.9 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

2.9.1 O candidato deverá anexar no Formulário de Inscrição, em arquivo ÚNICO, em formato PDF, os documentos elencados abaixo. Os documentos originais devem ser digitalizados, em cores e boa resolução.

I Histórico Escolar (se não houver validação eletrônica, deve estar devidamente assinado por responsável da instituição);

II Diploma de Graduação (frente e verso)

III Diploma de Mestrado (frente e verso) ou declaração de provável formando/concluinte emitida pelos órgãos oficiais da universidade na qual o aluno cursa o Mestrado (até o início do semestre letivo de 2019);

IV Currículo Lattes (versão para impressão e em formato.pdf) com comprovação dos itens elencados no anexo II

V Documento de identificação (RG e CPF ou Passaporte para estrangeiros); VI Foto 3x4 recente;

VII Documento comprobatório de vínculo com a UFRN: para concorrentes às vagas adicionais para servidores da instituição;

VIII Requerimento acompanhado de atestado médico: para candidatos com necessidades especiais ou lactantes.

IX Caso o candidato resida em localidade fora da cidade de Natal - RN (distância igual ou superior a 350Km), poderá solicitar que a arguição seja feita por videoconferência. Para tanto, deve,

obrigatoriamente, fazer a solicitação no campo Observações do Formulário de Inscrições. O programa não se responsabiliza por problemas técnicos que venham a ocorrer durante a arguição nessa modalidade.

Adicionalmente, o candidato deverá anexar no Formulário de Inscrição, em um segundo arquivo ÚNICO, em formato PDF:

VI Projeto de tese, contendo:

a) Título, resumo, introdução, justificativa, objetivo, metodologia, resultados esperados, cronograma de desenvolvimento do projeto e referências bibliográficas.

b) O projeto não deverá ter mais do que 20 laudas (exceto referências), formatado para letra Times New Roman tamanho 12.

c) As páginas devem seguir o padrão 2,5 cm em todas as margens. O texto deve ter espaçamento 2,0 cm ao longo do documento. As linhas e páginas devem ser numeradas de forma contínua. 2.9.2 A Coordenação examinará a documentação listada acima, validando ou não a inscrição. 3. DAS VAGAS

3.1 Serão oferecidas 21vagas, distribuídas pelas cinco linhas de pesquisa.

(3)

servidores efetivos da UFRN. Os servidores deverão indicar que concorrerão exclusivamente às vagas adicionais destinadas e deverão apresentar documento comprobatório de vínculo com a UFRN no ato da inscrição.

3.3 Caso haja aprovação de candidatos em número superior ao número de vagas apresentado anteriormente, os mesmos passarão a compor um cadastro reserva e poderão ser convocados a compor o quadro discente do Programa.

3.4 As vagas serão distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa:

Linhas de Pesquisa Docentes Número de Vagas Clínicas do trabalho e processos organizacionais: atividade, sentido, intervenção. Pedro Fernando Bendassolli 03 Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem Izabel Hazin 03 Interações Pessoa-Ambiente

Gleice Azambuja Elali

02

Políticas públicas, movimentos sociais e

prática do psicólogo

Ana Karenina Arraes

13 Herculano Ricardo

Campos Ilana Lemos de Paiva Isabel Maria Fernandes

de Oliveira Jader Ferreira Leite

Magda Diniz B. Dimenstein Maria Teresa Nobre

Pereira

TOTAL DE VAGAS 21

3.5 Para consultar o perfil dos

orientadores, acesse: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=64 e/ou Currículo Lattes de cada um deles.

3.6 O candidato deve atentar para a escolha da linha de pesquisa informada no Formulário de Inscrição, essa opção irá definir os possíveis orientadores.

4. DAS BOLSAS

4.1 O Programa atribuirá as bolsas disponíveis aos candidatos aprovados em função da pontuação do projeto/arguição e do currículo e da disponibilidade de cotas em aberto, previstas para 2019.1, de acordo com a Resolução 003/2018, disponível em

(4)

4.2 A distribuição das bolsas será feita por uma comissão (Comissão de Bolsas) nomeada pela Coordenação do Programa.

5. DA SELEÇÃO

I. O Processo de Seleção será coordenado por uma Comissão Central indicada pela

coordenação do PPgPsi/UFRN, sendo esta composta por no mínimo 4 (quatro) docentes membros do programa.

II. A comissão avaliará a adequação do projeto à capacidade técnico-científica do Programa (aderência às linhas de pesquisa do Programa), de acordo com o art. 10 da Resolução 02/2018. III. No caso de validação da inscrição (Item 2.9.2) e de aderência às linhas de pesquisa do Programa (Item 5.II), o candidato será arguido sobre seu projeto e currículo.

IV. Os critérios para a avaliação do candidato estão listados nos anexos I e II desse edital. V. Serão considerados aprovados na arguição do projeto os candidatos que obtiverem a nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero), segundo critérios estabelecidos no anexo I desse edital. VI. Uma vez aprovados na arguição do projeto, os candidatos terão seus currículos avaliados e pontuados, segundo os critérios estabelecidos no anexo II desse edital.

VII. Cada membro que compõe a Comissão de Seleção atribuirá a cada candidato uma nota final (NF), de acordo com a seguinte fórmula: NF = {(0.7 x nota do projeto) + (0.3 x nota equivalente do currículo)}. Desta maneira, o projeto comporá 70% da nota final e o currículo do candidato 30%.

VIII. A nota final do candidato será a média aritmética das notas atribuídas por cada membro da Comissão de Seleção;

IX. O candidato será eliminado da seleção nas seguintes situações:

a. Inadequação do projeto à capacidade técnico-científica do Programa; b. Não comparecimento à arguição do projeto em data marcada pela Comissão Avaliadora;

c. Nota inferior a 7,0 (sete vírgula zero) na avaliação dos critérios do anexo I. d. Nota Final inferior a 7,0 (sete vírgula zero).

X. A candidata lactante:

a) Que tiver necessidade de amamentar durante a realização da arguição deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança;

b) Que não levar acompanhante, não realizará a arguição prevista neste processo seletivo; c) O tempo gasto pela lactante poderá ser compensado até o limite de 1(uma) hora. 5.1 CALENDÁRIO

5.1.1 Inscrições: de 01/08/18 a 14/10/18 (até as 23:59 – horário de Natal/RN).

5.1.2 Resultado da Validação das Inscrições: dia 17/10/2018 no quadro de aviso do Programa e no SIGAA.

5.1.3 Arguição do projeto de Tese e Análise do Currículo: dia 19/11/18 a 26/11/18, conforme cronograma a ser divulgado no dia 16/11/2018.

(5)

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

6.1 A classificação final dos candidatos aprovados será feita pelas Linhas de Pesquisa, respeitando a disponibilidade de vagas de cada Linha e a pertinência do tema de pesquisa com os temas

pesquisados pelos orientadores das Linhas.

6.2 Dos resultados de cada uma das etapas do processo seletivo, caberá recurso devidamente fundamentado, no prazo de até 2 (dois) dias úteis a contar da publicação do resultado da etapa. 6.3 Na hipótese do recurso não ser analisado e decidido antes da etapa subsequente, fica assegurado ao candidato a sua participação na mesma sub judice.

6.4 As vagas remanescentes de uma Linha de Pesquisa poderão ser preenchidas por candidatos de outras Linhas de Pesquisa, a depender da disponibilidade de vagas e do aceite para orientação por parte de um dos docentes integrantes da Linha pretendida pelo candidato.

6.5 O candidato poderá obter outras informações na secretaria do Programa pelo telefone (84) 3342-2236 ou através do endereço eletrônico secppgpsi@gmail.com.

6.6 Os casos não previstos neste Edital e na Resolução 002/2018 serão resolvidos pelo Colegiado do Programa.

Natal, 30 de julho de 2018.

Izabel Hazin Coordenadora

(6)

ANEXOI

PONTUAÇÃO DA ARGUIÇÃO DO PROJETO DO CANDIDATO AO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO

Critérios

Peso Pontos (0 – 10) I

Qualidade da proposta quanto aos aspectos teóricos.

2,5

II Relevância científica e/ou social. 1,0

III

Redação do Projeto: pertinência dos objetivos propostos; coerência entre objetivos e metodologia, clareza na redação,

2,5

IV

Regras de formatação bibliográfica adequada;

atualização e pertinência das referências utilizadas. 0,5

V

Arguição do projeto: contemplar, nas respostas, os pontos

levantados nas questões, demonstrando conhecimento da área; defender e argumentar suas ideias com coerência.

3,0

VIII Cronograma de execução. 0,5

(7)

ANEXOII

Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFRN Seleção 2019 Avaliação de Currículo Nome do candidato/a: _______________________________________________ Inscrição: _______________ Itens Pontos Formação curricular

Iniciação Científica/Voluntário (comprovação Propesq ou instância similar) (5/semestre)

Bolsa de Apoio Técnico em Pesquisa/ (6/semestre)

Participação em pesquisa (voluntária) (3,0/semestre, máximo 2 semestres) Bolsista extensão/ensino/Bolsa de Apoio Técnico em Extensão (3,0/semestre)

Monitoria (2,5/semestre)

Intercâmbio acadêmico institucional (2,5/semestre, máximo 2 itens)

TOTAL Formação complementar Especialização (5 pontos) TOTAL

Experiência profissional (máximo de 30 pontos)

Docência em instituição de ensino superior (5/semestre)

Coordenação de projeto de pesquisa (5/por projeto máximo 2 projetos/ano) Coordenação de projeto de extensão (3/por projeto máximo 2 projetos/ano)

Orientação de especialização (2,5/por orientação)

Curso ministrado (2/semestre, mínimo 30 horas por curso)

Colaboração em comissão editorial (1/semestre)

Participação em banca acadêmica (0,50/item, máximo4 itens) Desenvolvimento de sites e blogs de divulgação científica (1,00/item, máximo 2 itens)

TOTAL

Participação em eventos científicos (locais/nacionais/internacionais)

Trabalho apresentado em congresso ou simpósio (0,25 /item, máximo de 12 itens)

Comissão organizadora (L/N/I) (2,0/item)

Comissão científica (N/I) (2,5/item)

Avaliador (N/I) (1,5/evento)

TOTAL

Publicações científicas (publicadas ou aceitas) em psicologia ou áreas afins nos últimos 7 anos

Artigo em periódico Qualis A1 (8/item)

Artigo em periódico Qualis A2 (6/item)

Artigo em periódico Qualis B1 (5/item)

Artigo em periódico Qualis B2 (3/item)

Artigo em periódico Qualis B3 (1,5/item)

Livro (5/item)

Organização de livro (5/item)

Capítulo de livro (3/item)

Trabalho completo em anais (2/item)

(8)

ANEXOII I

Pontuação do currículo:

A maior pontuação de currículo será usada como base para o cálculo das notas, sendo este melhor pontuado equivalente à nota 10,0 (dez). Desta forma, os demais currículos serão ajustados conforme o cálculo:

Nota = (10*somatório do currículo)/somatório do currículo melhor pontuado. A nota do currículo comporá 30% da nota final do candidato na seleção.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Cheliped carpus with 12–18 simple dorsal setae; propodus bearing a large, with brown-bordered dorsal crest (V. glandurus), or a distal margin curved and pointed

O exemplo da exploração de quartzito em Pirenópolis possibilita o entendimento dos processos da atividade de mineração bem como o diagnóstico e prognóstico dos impactos inerentes

a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina; b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar;

As estimativas e os julgamentos contábeis são continuamente avaliados e baseiam-se na experiência histórica e em outros fatores, incluindo expectativas de eventos futuros,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

9. Alguns descritores de desempenho são acompanhados de notas ou de exemplos de respostas que visam facilitar a atribuição do código mais adequado, clarificando os critérios.