• Nenhum resultado encontrado

REQUERIMENTO DE CONCESSÃO/REVISÃO DE ADICIONAL OCUPACIONAL {insalubridade, periculosidade ou irradiação ionizante)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REQUERIMENTO DE CONCESSÃO/REVISÃO DE ADICIONAL OCUPACIONAL {insalubridade, periculosidade ou irradiação ionizante)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Oiretoria de Gestão de Pessoas - OIRGEP

REQUERIMENTO DE CONCESSÃO/REVISÃO DE ADICIONAL OCUPACIONAL {insalubridade, periculosidade ou irradiação ionizante)

NOME:

Poliana Macedo dos Santos

MATRfcUlASIAP!: CARGO:

2142616 Professor do ma1dstérío superior

SETOII OE lOTAÇÃO: DATA OE IHloo OE ATMDAOE:

Deoartamento Acadêmico de Química e Bioloaia (DAQBI) 04/08/2014

ENDEREÇO OE 1.0TAÇÃO:

Rua Decutado Heitor de Alencar Furtado, 5000. Bairro Cidade Industrial· CEP 81280-340 ·Curitiba· PR

TflffONE: 3279 4574

CELUlAR: EMAll:

(41) 9900 2421 nolianasantos(ã)utfnr.edu.br Tipo de Solicitação:

129

Concessão LJ Revisão

Tipo de adicional plêlteado: � Insalubridade

D

Periculosidade

D

Irradiação Ionizante

D

Raios-X Regime de Horas Trabalhadas:

D

20 h/sem

D

30 h/sem [8140 h/sem

O

outros: ... . DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS (Informar o nome do local de trabalho ou ambiente onde é realizada a atividade que envolve o contato com risco nocivo para a saúde):

Prezados senhores,

Sou professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) da Universidade Tecnologia Federal do Paraná, campus Curitiba.

Atualmente estou ministrando as disciplinas Química Analítica 2 (QB73E) e Amostragem e erros em análises químicas (QB73G) para o curso de Bacharelado em Química Tecnológica. Minha carga horária total são de 12 horas/semanais, sendo 8 horas/semanais em laboratório. As atividades que correspondem 8 horas/semanais são realizadas no laboratório de química analítica de ensino {Química Analítica 1, C-004).

Além das 12 horas/semanais em ensino, também tenho projetos de pesquisa protocolados na instituição {PR_3801 e PR_3802). Estes projetos são desenvolvidos com a participação de alunos de iniciação científica e alunos que estão desenvolvendo a tese de conclusão de curso. As atividades de pesquisa são realizadas laboratório de Pesquisa Analítica {C-001), Sala de Espectroscopia (C-003) e Análise de Solos (C-306).

(2)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Gestão de Pessoas - DIRGEP

Esclarecer como ocorre a forma de contato ou exposição ao agente de risco, que possa vir a ensejar ou justificar o recebimento do adicional:

Durante as aulas prática da disciplina de química analítica 2 (QB73E) (8 horas/semanais), o professor tem contato direto com inúmeros produtos químicos incluindo: ácido clorídrico concentrado, ácido sulfúrico concentrado, ácido fosfórico e peróxido de hidrogênio. Também ocorre o manuseio com soluções de ácido acético, cloreto de amônio, hidróxido de amõnio

e

hidróxido de sódio. Este contato ocorre em dois momentos distintos: durante o preparo das aulas e durante as aulas, auxiliando os alunos. Devido a este contato direto, pode ocorrer absorção cutânea (durante as etapas de preparo de soluções e durante a análise), doenças do trato respiratório (devido algumas substâncias liberarem gases, como ácidos) e irritação dos olhos (devido algumas substâncias liberarem gases, como ácidos).

Além das 8 horas/semanais em laboratórios de ensino, tenho uma carga horária média de 20 horas/semanais em laboratórios de pesquisa devido os projetos de pesquisa em andamento. Atualmente tenho 2 projetos de pesquisa protocoladas da instituição (PR_3801 e PR_3802).

Um dos projetos de pesquisa em execução envolve a determinação de contaminantes inorgânicos (tóxicos e não tóxicos) em amostras alimentícias. Para isto, inicialmente, é realizado o preparo da amostra através de procedimentos de digestão com ácidos concentrados. Neste processo, soluções de ácidos concentrados (ácido nítrico e ácido clorídrico) e agentes oxidantes (peroxido de hidrogênio) são adicionados na amostra. Novamente, existe um contato direto do docente com estas substâncias. A mistura (amostra + ácida) são levadas para aquecimento. O aquecimento pode ser realizado com aquecimento convencional ou por micro-ondas. Em ambos processos, vapores ácidos são eliminados o que pode causar doenças do trato respiratório e irritação dos olhos.

Após o preparo da amostra, o docente auxilia os alunos durante a realização das análises em equipamentos de absorção e emissão atômica. Soluções são preparadas (curvas de calibração) utilizando os padrões dos contaminantes inorgânicos que serão analisados. Todas as soluções são preparadas em meio ácido.

As atividades nos laboratórios de pesquisa também envolvem a lavagem e descontaminação das vidrarias que é realizada em banhos de ácido nítrico 10%.

O professor ainda tem contato com os experimentos dos demais docentes da instituição que utilizam o mesmo espaço físico. Como exemplo, gostaria de mencionar os experimentos realizados pela Profa. Danielle Carollne Schnitzler. A Profa. Danielle também desenvolve suas atividades de pesquisa no laboratório de Pesquisa Analítica (C-001). Sua principal linha de pesquisa envolve a determinação de contaminantes inorgânicos em sedimentos. O preparo das amostras é realizado de forma similar ao discutido anteriormente, o que resulta em um contado indireto do docente com soluções de ácidos concentrados.

No processo de análise pericial da condição insalubre ou perigosa, será considerado como agente nocivo ensejador, aquele que tenha pertinência direta com o cargo/trabalho do servídor e possa justificar a condição preponderante da maior parte das atividades executadas, de forma a caracterizar o adicional ocupacional (Parágrafo 4º do artigo 10• da ON nQ 06/2013).

(3)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Gestão de Pessoas - DIRGEP

Declaramos que são verdadeiras todas as informações prestadas neste formulário e ainda que, assumimos inteira responsabilidade pelas mesmas, nos termos da ON Nº 06/2013, da qual temos ciência e, em especial, quanto ao Art. 17º da referida Orientação Normativa MPOG, publicada em

18/03/2013.

Servidor Assinatura

CAMPO RESERVADO PARA PERÍCIA: �DEFERIDO

D

INDEFERIDO

Conforme Laudo Ambiental n2 �

2 /

2.-016

(em anexo), conceda-se o adicional ocupacional de

_· \_N_5A

__

L_U_8_Q,_i -�---·

c�m percentual de

·(O

%, conforme Lei n2 6.514/1977, Lei n2 8.112/1990, Lei n2 8.270/1991 e Orientação Normativa SEGEP/MPOG n!! 6/2013.

ª

WA

��

Assinatura do Responsável: \

.

CtCI

.

t-\.

..,.

....

t\

t...-;; �s,3,12'10

Instruções:

- Imprimir, preencher e assinar o formulário.

- As chefias e o servidor deverão rubricar as folhas as folhas 1 e 2. Não serão aceitos formulários sem

assinatura do servidor e da chefia.

- Seguir o procedimento descrito no site para requerimento do adicional: (www.utfpr.edu.br/servldores/novo-portal/seguranca-no-trabalho)

(4)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Diretoria de Gestão de Pessoas - DIRGEP

DECLARAÇÃO PARA DOCENTES

UliFPR

� TI.QO..ÔOCA,COQ1o11,t,.001'MAHA

Eu, Poliana Macedo dos Santos, ocupante do cargo de Professor do Magistério Superior, lotado{a) no(a) Departamento Acadêmico de Química e Biologia, matrícula SIAPE 2142616, declaro para os devidos fins, que desenvolvo as atividades no(s) laboratório(s) conforme o quadro abaixo:

AULAS PRÁTICAS ATIVIDADES DE AP010 AO ENSINO, PESQUISA OU EXTENSÃO

Laboratório/ Ambiente Código Tempo de Frequência Atividades realizadas Atividades realizadas Frequência

da exposição (dia/ em aula prática <1> (hora/ semana)

disciplina (hora/dia) semana)

Qulmica Analítica 1 QB73E - 4 horas/ 1 dia/ Experimentos de qulmica (C-004). S61 1 dia por semana analítica 2 (gravimetria e

volumetria)

Química Analítica 1 QB73E- 4 horas/ 1 dia/ Experimentos de qulmica (C-004). 562 1 dia por semana analítica 2 (gravimetria e

volumetria)

Acompanhamento dos alunos de alunos de iniciação cientifica,

Laboratório de .tese de conlcusao de curso e

Pesquisa Analítica mestrado nas seguintes

(C-001). atividade:

- Preparo de soluções; 20

Análise de Solos (C-

-

Desenvolvimento de horas/semanais

306). procedimentos analíticos para

preparo de amostra;

Sala de

-

Quantificação de

Espectroscopia (C- contaminantes inorgânicos em

003). amostras alimenticias;

(5)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paranã rnretoria de Gestão de Pessoas- DIRGEP

Indicar jornada de trabalho:

0

20h/semana f8] 40h/semana - tempo integral ou dedicação exclusiva

As informações acima prestadas são de inteira responsabilidade do declarante, passíveis de verificação e eventuais penalidades, facultadas pelo Código Penal Brasileiro (art. 299), combinado com o art. 121 da Lei 8.112, de 11/12/90 e com o art. 17 da Orientação Normativa

SEGEP/MPOG nº 06, de 18/03/13.

E por ser a expressão da verdade, firmo a presente.

c...vv. \... � , � de ::::rx:::e.t:&? de :2:<) '\'S .

��(À� Assinat�de�arante

u\o \\o\1el\O ôe p..ca\)\i'4tita d.de

h fi ílln� 109' e . l!f ',\-fl,�iátá' ou• 1. sede"" .., �0,111\e

,..-roR-C

(l) As atividades devem conter a descrição do que o servidor realiza no laboratório, somente se exposto a riscos químicos, físicos ou biológicos {ou atividades perigosas), durante a pesquisa ou

(6)

PARECER TÉCNICO: SOLICITANTE: CARGO: SIAPE: LOTAÇÃO: ADICIONAL: GRAU: DATA DE ABERTURA: DATA DE IMPLANTAÇÃO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SECRETARIA DE BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA

0012/2016

POLIANA MACEDO DOS SANTOS PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR 2142616 OAQBI INSALUBRIDADE MÉDI0·10% 18/05/2015

UHFPR

--...---DA --...---DATA DE INGRESSO DO SERVIDOR NO AMBIENTE· 04 de agosto de 2014 - Conforme lngr. Orgão Dt.

Conforme previsto nos artigos 68 a 70 da lei 8.112/90, nas Normas Regulamentadoras n• 15 e 16 da Portaria SIT/MTE n• 3.214, de 08.06.1978, publicada no DOU de 06.07.1978 e na Orientação Normativa SEGEP/MPOG nº 06, de 18.03.2013, publicada no DOU de 20.03.2013, conclui-se que: HÁ

CARACTERIZAÇÃO DE INSALUBRIDADE E/OU PERICULOSIDADE em grau médio (10%), devido a "Exposição habitual a agentes químicos previstos no anexo 11 da NR-15".

Curitiba, 21 de março de 2016.

Bianca Martins Cappellettl Engenheira de Segurança do Trabalho

CREA-RS 1351280

(7)

PARECER TÉCNICO SOLICITANTE CARGO SIAPE LOTAÇÃO ADICIONAL GRAU DESCRIÇÃO OE ATIVIDADES LOCAL DE TRABALHO AGENTE AMBIENTAL FONTE DE RISCO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL METODOLOGIA MEDIDAS PROPOSTAS MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL 00 PARANÁ DIRETORIA OE GESTÃO OE PESSOAS

SECRETARIA OE BENEFÍCIOS E QUALIDADE OE VIDA

RECONHECIMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

0012/2016

POLIANA MACEDO DOS SANTOS

PROFESSOR DO MAGISTlRIO SUPERIOR

2142616

DAQBI

INSALUBRIDADE

MÉOI0·10%

Ministrar aulas de Química Analítica e Amostragem de Erros em Análises Quf micas para a graduação. Ministra aulas onde entra em contato com ácido

clorídrico, ácido sulfúrico, ácido fosfórico e peróxido de hidrogênio. Também

há exposição ao ácido acético, cloreto de amônio, hidróxido de amônio e hidróxido de sódio. Desenvolve também atividades de pesquisa envolvendo a determinação de elementos inorgânicos em alimentos, desenvolvendo

técnicas onde entra em contato com ácido nítrico, peróxido de hidrogênio, acetona e etanol. Orientações de alunos em projetos de pesquisa e trabalhos

de conclusão de curso.

Laboratório de Química Analítica 1 - C004

Laboratório de Pesquisa Analítica - COOl

Laboratório de Análise de Solos

Sala de Espectroscopia - C003

Químico

Exposição a agentes químicos do anexo 11 da NR-15

Laboratório de Analítica • C004: solicita-se correção no chuveiro e lava-olhos

visto que ambos não estão funcionando corretamente;

Laboratório de Pesquisa Analítica - COOl: chuveiro lava-olhos openicional com

declive;

Laboratório de Análise de Solos: chuveiro lava-olhos operacional com declive;

Sala de Espectroscopia - C003: Exaustão individual dos equipamentos

Laboratório de Analítica - C004 e Laboratório de Pesquisa Analítica - COOl:

Luva em vinil para proteção contra agentes químicos - CA 27802; Óculos para

proteção dos olhos contra partículas volantes multidirecionais - CA 14059 (CA

vencido desde 15/01/2014 - providenciar a compra de novo EPI com CA

válido); Luva em látex para proteção contra agentes químicos - CA 6110;

Sala de Espectroscopia -C003: Luva para procedimentos não-cirúrgicos contra

agentes biológicos - CA 19520

Avaliação qualitativa de acordo com normas técnicas vigentes

Verificar Laudo de Avaliação Ambiental para consultar as medidas propostas

(8)

OBSERVAÇÕES

MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO OE PESSOAS

SECRETARIA DE BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA

A caracterização de insalubridade em grau médio se deu pela exposição do servidor, em caráter habitual {nos termos do art. 911 da Orientação Normativa SEGEP/MPOG n· 06/2013), aos agentes químicos que constam no anexo 11 da NR-15.

Obs. Este laudo individual deve ser complementado pelas observações propostas no LAUDO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL-CÂMPUS CURITIBA - DEPARTAMENTO OE QUÍMICA, em vigência nesta data.

(9)

MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SECRETARIA DE BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA

lJlirPR

____

_....

ANEXO • REGISTROS FOTOGRÁFICOS DOS AMBIENTES DE TRABALHO DO SERVIDOR

Figura 1: Laboratório de Química Analítica 1 - C004

(10)

MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SECRETARIA DE BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA

DECLARAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DE VISITA

(Nome do servidor)

"ÍtAcxrr& � � , ��

cargo:

--=rs

�-�

�--=--"'"""'=---''

declaro para os devidos fins que no dia i:+ /

..!i.. /

2015, acompanhei VISTORIA realizada pela Engenheira de Segurança do Trabalho Bianca

Martins Cappelletti no: (nome do local) �� e:., -CJ.::1.t c-çoi e - co�

�'o�

o

) j •

objetivo de elaborar Parecer Técnico visando caracterização e justificativa para concessão de

adicionais de insalubridade e periculosidade.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Estarei realizando Atividade prática envolvendo contato com agente de risco físico nos ambientes de trabalho da Estratégia Saúde da Família, onde serei exposta a temperaturas

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

A membrana plasmática é formada por moléculas de lipídeos (fosfoglicerídeos e esfingolipídeos), colesterol, proteínas periféricas (localizadas somente em uma das camadas

Em algumas regiões, em continuação à lâmina basal, há uma camada de fibras reticulares (principalmente colágeno do tipo III) conjugadas a complexos de proteínas, produzidas

• agitar o frasco para melhorar a difusão (saída do álcool e entrada do xilol); antigamente, esse procedimento seria repro- vado, pois como o álcool é menos denso do que a água,

Química Geral Experimental II / Química Geral Experimental I Luísa Luz Marçal 40 h DE Mestre em Química Estágio Supervisionado I e II / Química Orgânica I Marcelo de Lima

(*) Os estudantes dos Cursos de Bacharelado em Química e Bacharelado em Química Tecnológica, aprovados em ambas disciplinas optativas Tópicos em Química L: Catálise Homogênea e

4º Os adicionais de insalubridade, de periculosidade e de irradiação ionizante, bem como a gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, estabelecidos