• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE GRÃO-PARÁ/SC CONCURSO PÚBLICO EDITAL N

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE GRÃO-PARÁ/SC CONCURSO PÚBLICO EDITAL N"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

1

[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]

ESTADO DE SANTA CATARINA

MUNICÍPIO DE GRÃO-PARÁ/SC

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL N° 001/2016

CONDUTOR DE VEÍCULOS

Fevereiro/2016

(2)

2

AVALIAÇÃO ESCRITA OBJETIVA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

1. Você recebeu do fiscal o seguinte material:

a) Este CADERNO DE PROVAS com 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Matemática e 20 (Vinte) questões Específicas para o cargo de CONDUTOR DE VEÍCULOS, sem repetição ou falha.

b) 1 (um) CARTÃO RESPOSTA relacionado a Avaliação para este cargo.

2. Verifique se este material está em ordem e se o seu nome e o seu número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO RESPOSTA. Caso contrário, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal.

3. Após a conferência, o candidato deverá assinar, no espaço próprio do CARTÃO RESPOSTA, com caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta ou azul.

4. Tenha muito cuidado com o CARTÃO RESPOSTA, para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR.

5. SERÁ ELIMINADO deste Processo Seletivo Público o candidato que:

a) Se utilizar, durante a realização da prova, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consultas de qualquer espécie.

b) Se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo CADERNO DE PROVA e/ou CARTÃO RESPOSTA.

c) Se recusar a entregar o CADERNO DE PROVAS e/ou o CARTÃO RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido.

d) Não assinar a LISTA DE PRESENÇA e/ou o CARTÃO RESPOSTA.

6. O Candidato somente poderá se ausentar do local de aplicação das provas após 1 (uma) hora contada a partir do efetivo início.

7. O CADERNO DE PROVAS não poderá ser levado pelo Candidato, em qualquer momento.

8. Quando terminar, entregue ao fiscal, sob pena de eliminação, o CADERNO DE PROVAS e o CARTÃO RESPOSTA.

9. O tempo disponível para realização desta Avaliação é de até 04h00min. (quatro horas) para os candidatos que escolheram mais de uma opção, estando compreendido, neste período, o preenchimento do CARTÃO RESPOSTA.

10. As questões desta Avaliação estarão disponíveis, no primeiro dia útil após a sua realização no endereço eletrônico: www.faepesul.org.br/concursos.

Boa Prova!

FUNDAÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISUL Fevereiro/2016

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

_______________________________________________________________________ Texto para as questões 1, 2, 3 e 4:

A complicada arte de ver Rubem Alves

Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura.

“Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões – é uma alegria!

Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica.

De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões. Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”

Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta… Os poetas ensinam a ver”.

Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física.

William Blake sabia disso e afirmou: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”. Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto- me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado.

Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.

Adélia Prado disse: “Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra”.

Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem.

(4)

4

“Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios”, escreveu Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. (...).

1. Rubem Alves faz várias citações no texto, buscando esclarecer e/ou confirmar a proposta de tema que está em reflexão. Para ele, “ver é muito complicado”. Nesse contexto, essa declaração significa que:

A) os poetas sofrem de perturbação ocular. B) a loucura pode gerar deficiência visual. C) temos dificuldade de enxergar o que vemos. D) a visão perfeita está nos olhos do poeta. E) muitas pessoas não têm visão perfeita.

2. Algumas palavras estão sublinhadas no texto. E, considerando as regras de acentuação gráfica, qual dessas palavras NÃO pertence ao grupo das proparoxítonas? Indique-a.

A) silêncio. B) gótica. C) diagnóstica. D) fotográfica. E) heterônimo.

3. Com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa em vigência, uma das palavras do texto em análise seria modificada quanto à acentuação gráfica. Assinale-a.

A) “óptica” B) “anéis” C) “órgãos” D) “vêem” E) “ipês”

(5)

5

4. "Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas".

Na passagem citada, a “coesão textual” estabelece-se através de diferentes relações lógico-semânticas. De acordo com as palavras sublinhadas, essas relações são, respectivamente, de:

A) alternância / finalidade. B) oposição / tempo.

C) concessão / consequência. D) concessão / tempo. E) oposição / finalidade.

5. Quanto à “ortografia”, observe nas palavras abaixo o emprego da “letra Z”. Indique a alternativa que apresenta TODAS as palavras corretamente escritas:

A) pesquizar - conscientizar - horizonte - certeza. B) maciez - verniz - moleza - flacidez.

C) fraqueza - pobreza - analizar - alizar. D) prazo - nudez - obezidade - traz. E) talvez - atravéz - atráz - menosprezar.

6. Ainda sobre a ortografia, X ou CH? Assinale a alternativa em que todas as palavras devem ser grafadas com CH, estando, portanto, CORRETAS.

A) chão - chingar - enchumaçar. B) colcha - espichar - cachorrada. C) inchar - enchurrada - enchente. D) chuchuzeiro - enchada - fichar. E) flecha - mochila - macacheira.

7. Agora, a correta grafia quanto aos “porquês”. É possível verificar que correção gramatical está exemplificada apenas em uma das alternativas seguintes. Marque-a.

A) A situação porque passamos ainda não entendemos. B) Por quê ainda não entendemos essa situação? C) Ainda não entendemos essa situação por que? D) Ainda não entendemos o porquê dessa situação. E) A situação por quê passamos ainda não entendemos.

(6)

6

8. Analisando os grupos de palavras abaixo, pode-se afirmar que a “concordância nominal” está INCORRETA em somente uma das alternativas. Assinale-a.

A) saias brancas-gelo. B) camisetas verde-claras. C) sapatos marrom-café. D) vestidos rosa-chá. E) ternos azul-marinhos.

9. Agora, assinale a alternativa correta quanto às regras da “concordância nominal”.

A) Ficou bem claro que elas mesmas não quiseram participar da reunião. B) No desfile carnavalesco havia bem menas pessoas este ano.

C) Conforme solicitado, as notas fiscais seguem anexo ao relatório. D) Disse que chegaria ao aeroporto ao meio-dia e meio.

E) "Muito obrigado!". Essa foi a declaração da diretora ao governador.

10. Sobre a “concordância verbo-nominal”, identifique qual a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as lacunas do seguinte período:

“_________________, nesse caso, _____________ razões para que os familiares estejam tão ____________ preocupados com a abertura do testamento.”

A) Devem haver / bastante / mesmo. B) Deve haver / bastante / mesmos. C) Deve haver / bastantes / mesmo. D) Devem haver / bastante / mesmos. E) Deve haver / bastantes / mesmos.

(7)

7

MATEMÁTICA

_______________________________________________________________________

11. Assinale a alternativa que apresenta a porcentagem que 782 representa de 2300.

A) 36% B) 32% C) 33% D) 35% E) 34%

12. Sabemos que a área de um quadrado é dada por

, em que é a medida do lado do quadrado. Assim, dobrando a medida do lado de um quadrado, segue que sua área:

A) quadruplica. B) dobra. C) triplica.

D) permanece a mesma. E) quintuplica.

13. D. Salete está com 63 anos e, decidi doar parte de seus bens ainda em vida à seus filhos Jonas e Joana. Prezando por justiça, D. Salete decidi que Jonas irá receber o equivalente a 21% dos bens e que Joana contará com 23% do total de seus bens, visto que Jonas tem 21 e Joana 23 anos. Um contador, contratado por Salete avalia seu patrimômio em R$ 628.000,00. Assim, assinale a alternativa que apresenta o quanto Joana receberá amais que Jonas.

A) R$ 10.980,00 B) R$ 11.450,00 C) R$ 12.560,00 D) R$ 8.740,00 E) R$ 13.278,00

(8)

8

14. Sr. Pedro estima que R$ 950,00 de seu renda mensal é voltada a educação de seus filhos, e que além disso tem comprometido 65% de sua renda com despesas fixas do tipo alimentação, aluguel, condomínio, aguá, luz, telefone e gás. Assim, assinale a alternativa que contempla a quantia que resta a Pedro visto que ele possui uma renda mensal de R$ 4.200,00.

A) R$ 520,00 B) R$ 490,00 C) R$ 950,00 D) R$ 2730,00 E) R$ 545,00

15. Zulmira com o intuito de investir, adquiri um imóvel no valor de R$ 75000,00 e, determina algumas melhorias a serem feitas com um custo de R$ 15.000,00. Feita a reforma, Zulmira decidi lucrar 30% do que investira no imóvel e o disponibiliza a venda. Nestas condições, assinale a alternativa que apresenta o valor que Zulmira pede por seu imóvel.

A) R$ 121.000,00 B) R$ 90.000,00 C) R$ 116.000,00 D) R$ 119.000,00 E) R$ 117.000,00

16. Em 2015, a conta de energia elétrica foi um dos elementos responsáveis pela inflação registrada neste ano, uma vez que a mesma registrou um aumento de 51%. Em 2016, com a recuperação hídrica em alguns estados e consequentemente com o desligamento de algumas termoelétricas, o brasileiro já conta com uma queda de 3% em sua fatura de energia. Isso significa que uma residência que teve seu consumo, antes da redução, no valor de R$ 160,00, e se manter o mesmo consumo, passará a pagar o valor de:

A) R$ 157,50 B) R$ 153,30 C) R$ 149,95 D) R$ 155,20 E) R$ 154,80

(9)

9

17. Considere uma pizza definida por um círculo de raio (r) igual a , conforme figura abaixo. Determine á área hachurada da figura, sabendo que a mesma está dividida em 8 regiões equivalente, isto é, de mesma área.

Para a resolução deste problema utilize:

{

Lembre-se: você deve assinalar a alternativa que contempla o valor da área ocupada apenas por uma fatia.

A) B) C) D) E)

18. No fim de semana, Julia decidiu assistir os 16 episódios restantes de uma série. Sabendo que o tempo aproximado por episódio é de 45 minutos, determine quanto tempo aproximadamente, Julia terá de assistir, se quiser concluir os episódios restantes.

A) 10 horas. B) 12 horas. C) 11 horas. D) 13 horas. E) 9 horas.

19. Lucas possui uma obra literária com 368 páginas, sendo que 135 já estão lidas. Determine quantos dias Lucas levará para terminar a leitura de seu livro, visto que está determinado a ler 17 páginas por dia.

A) 13 dias. B) 12 dias. C) 14 dias. D) 15 dias. E) 16 dias.

(10)

10

20. Em um restaurante, a única opção de almoço, é esta que é cobrado R$40,00 por quilo. Sendo assim, um cliente que servir 450 gramas de comida, deverá pagar o valor de:

A) R$ 18,50 B) R$ 19,00 C) R$ 20,00 D) R$ 18,00 E) R$ 19,25

(11)

11

ESPECÍFICAS

21. De acordo com a Resolução 160/04 que aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro a sinalização de indicação de serviços auxiliares abaixo é denominada:

A) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada terminal ferroviário.

B) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada linha de trem.

C) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada terminal rodoviário.

D) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada faixa exclusiva para trem.

E) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada metro.

22. De acordo com a Resolução 160/04 que aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro a sinalização de regulamentação abaixo é denominada:

A) sinalização de regulamentação denominada vai e vem. B) sinalização de regulamentação denominada sentido

duplo.

C) sinalização de regulamentação denominada duplo sentido de circulação.

D) sinalização de regulamentação denominada sentido de circulação da via.

E) sinalização de regulamentação denominada mão dupla.

23. De acordo com a Resolução 160/04 que aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro a sinalização de advertência abaixo é denominada:

A) sinalização de advertência denominada trânsito de tratores de pneu.

B) sinalização de advertência denominada trânsito de máquinas pesadas.

C) sinalização de advertência denominada trânsito rural. D) sinalização de advertência denominada trânsito de

agricultores.

E) sinalização de advertência denominada trânsito de tratores ou máquinas agrícola.

(12)

12

24. De acordo com a Resolução 160/04 que aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro a sinalização de indicação de serviços auxiliares abaixo é denominada:

A) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada travessia de carro com balsa,

B) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada balsa.

C) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada transporte aquático.

D) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada transporte sobre água.

E) sinalização de indicação de serviços auxiliares denominada ponte.

25. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso as vias rurais abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

( ) trânsito rápido. ( ) estrada.

( ) rodovia. ( ) arterial ( ) local. ( ) coletora.

De acordo com as respostas acima assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA de verdadeira ou falsa:

A) V, F, V, F, F, V B) V, F, F, V, V, V C) V, V, V, V, V, V D) F, V, F, V, V, V E) F, V, V, F, F, F

(13)

13

26. Segundo o artigo 223 do Código de Trânsito de Brasileiro- Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor será punido com:

A) Infração: gravíssima; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

B) Infração: média; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

C) Infração: leve; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

D) Infração: grave; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

E) não constitui infração de trânsito.

27. Segundo o artigo 233 do Código de Trânsito de Brasileiro- Deixar de efetuar o registro de veículo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, ocorridas as hipóteses previstas no art. 123 será punido com:

A) Infração: média; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

B) Infração: grave; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

C) Infração: leve; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

D) Infração: gravíssima; penalidade: multa; medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

E) não constitui infração de trânsito.

28. Todos os veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria. Conforme o conceito acima e segundo a resolução 168 do CONTRAN em seu anexo I o condutor estará habilitado a dirigir os veículos na categoria?

A) Categoria “E”. B) Categoria “C”. C) Categoria “B”. D) Categoria “A”. E) Categoria “D”.

(14)

14

29. Segundo o anexo I do Código de Trânsito Brasileiro sobre os conceitos e definições “Caminhonete” significa:

A) veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto de até três mil e quinhentos quilogramas.

B) veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.

C) veículo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro. D) veículo de propulsão elétrica que se move sobre trilhos.

E) veículo de propulsão humana utilizado no transporte de pequenas cargas.

30. Segundo o anexo I do Código de Trânsito Brasileiro sobre os conceitos e definições complete as frases com a definição corretas:

__________________: facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.

__________________: facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.

__________________: luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço.

De acordo com as respostas acima assinale a alternativa com a seqüência correspondente:

A) luz alta; luz de freio e luz baixa. B) luz alta; luz baixa e luz de freio. C) luz de freio; luz alta e luz baixa. D) luz baixa; luz de freio e luz alta. E) luz baixa; luz alta e luz de freio.

(15)

15

31. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso. O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades. Segundo o artigo 17 do CTB – Compete a JARI:

( ) julgar os recursos interpostos pelos infratores.

( ) estabelecer procedimentos sobre a aprendizagem e habilitação de condutores de veículos, a expedição de documentos de condutores, de registro e licenciamento de veículos.

( ) solicitar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações complementares relativas aos recursos, objetivando uma melhor análise da situação recorrida.

( ) cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN, no âmbito de suas atribuições.

( ) encaminhar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações sobre problemas observados nas autuações e apontados em recursos, e que se repitam sistematicamente.

De acordo com as respostas acima assinale a alternativa que contém a seqüência correta de verdadeira ou falsa:

A) V, F, F, V, V. B) F, V, V, F. F. C) V, F, V, F. V. D) V, V, V, V. V. E) F, V, F, V. V.

32. Hemorragia ou sangramento significa a mesma coisa, isto é, sangue que escapa de artérias, veias ou vasos capilares. A hemorragia pode ser definida como a perda do volume sanguíneo circulante. O sangramento pode ser interno ou externo e em ambos os casos é perigoso. Qual das respostas abaixo corresponde ao conceito de hemorragia arterial?

A) hemorragia que faz jorrar sangue pulsátil e de cor vermelho vivo.

B) hemorragia onde o sangue sai lento e continuo, com cor vermelho escuro.

C) hemorragia onde o sangue sai lentamente dos vasos menores, na cor similar ao sangue venoso/arterial.

D) hemorragia que não se vê o sangramento. E) Nenhuma das respostas anteriores.

(16)

16

33. Sistema circulatório é o conjunto de tecidos e órgãos responsáveis por levar nutrientes e oxigênio a todas as células de um organismo e extrair os resíduos gerados. O sistema circulatório é composto principalmente pelo coração, artérias, veia e pelos vasos sanguíneos. Complete as frases abaixo com os componentes do sistema circulatório:

__________________: órgão muscular oco do tamanho de um punho cerrado dividido em dois lados e funciona como uma verdadeira bomba que aspira e impulsiona o sangue constantemente.

__________________: transportam o sangue oxigenado e nutrientes em nosso corpo. São de diferentes diâmetros, algumas calibrosas, outras medianas e, também pequenas. São os vasos que saem do coração.

__________________: recolhem o sangue sem oxigênio e resíduos dos vasos sanguíneos e células do corpo. Não tem tanta pressão. Conduzem o sangue de retorno para o coração.

__________________: cada artéria se divide em novas artérias mais e mais finas. Através de suas finíssimas paredes o oxigênio, o dióxido de carbono e outras substâncias são trocados entre as células do corpo e o sangue.

De acordo com as respostas acima assinale a alternativa com a seqüência correspondente:

A) coração; artérias; vasos sanguíneos e veias. B) coração; veias; vasos sanguíneos e artérias. C) veias; vasos sanguíneos; artérias e coração. D) coração; artérias; veias e vasos sanguíneos. E) vasos sanguíneos; artérias; coração e veias.

34. O choque hipovolêmico pode ser classificado de várias formas porque existem mais de uma causa para ele. O socorrista não necessita conhecer todas essas formas de choque, no entanto, é fundamental que ele entenda de que forma os pacientes podem desenvolver o choque hipovolêmico. Qual dos conceitos abaixo corresponde ao choque anafilático:

A) é o choque por hemorragia, ou seja, aquele choque causado pela perda de sangue e/ou pela perda plasma como nos casos de pacientes com sangramentos graves ou queimaduras.

B) é o choque da perda de fluídos corporais. Esse choque é observado nos casos de vômito e diarréia mais graves.

C) é o choque alérgico. Desenvolve-se no caso de uma pessoa entrar em contato com determinada substancia da qual é extremamente alérgica, por exemplo, alimentos, medicamentos, substâncias inaladas ou em contato com a pele.

(17)

17

D) é o choque cardíaco. Esse choque é causado pela falha do coração no bombeamento do sangue para todas as partes vitais do corpo.

E) é o choque da infecção. Microorganismos lançam substâncias prejudiciais que provocam uma dilatação dos vasos sangüíneos. O volume de sangue torna-se insuficiente para preencher o sistema circulatório dilatado.

35. O __________________ pode ser conceituado como sendo o resultado de uma asfixia por imersão ou submersão em qualquer meio liquido ou simplesmente como uma sufocação na água. Complete a frase com uma das respostas abaixo:

A) engasgamento. B) afogamento C) sufocamento. D) hiportemia.

E) nenhuma das resposta.

36. O sistema de lubrificação é um sistema muito importante para que o motor do automóvel funcione em um regime normal, com o rendimento e consumo desejado. Este sistema é o responsável pela preservação e vida útil dos componentes móveis do motor de combustão interna. Qual a função do filtro do óleo dentro do sistema de lubrificação:

A) reter as impurezas do óleo no motor. B) diminuir a temperatura interna do motor.

C) distribuir dentro do motor todas as partículas metálicas. D) regular a potência do motor.

E) nenhuma das resposta.

37. O ____________________ é composto de alguns componentes que trabalham em conjunto, fazendo com que o movimento de giro do volante seja transferido a caixa de direção e conseqüentemente as rodas, permitindo a manobra do veículo sob as condições normais de direção. Complete a frase com uma das respostas abaixo:

A) sistema elétrico. B) sistema de suspensão. C) sistema de lubrificação. D) sistema de arrefecimento. E) sistema de direção.

(18)

18

38. Distância de segurança é o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente. Este espaço deve ser suficiente para a realização de manobras em caso de necessidade. Qual é a distância que o veículo percorre desde que o condutor aciona o freio até a parada total do veículo?

A) distância de reação. B) distância de frenagem. C) distância de seguimento. D) distância de parada. E) nenhuma das respostas.

39. Pode ser definida como falta de cuidado, de atenção, de interesse, desleixo, indiferença e descuido, consiste em deixar de tomar o devido cuidado, é agir de modo incorreto. Trata-se de uma ação de quem pode e deve agir de modo correto, mas, por indolência ou preguiça mental, não age ou se comporta de modo diverso. Dentro da direção defensiva sabemos que este conceito é um dos comportamentos causadores de acidentes. Qual das respostas abaixo corresponde ao conceito descrito?

A) arrogância. B) imperícia. C) imprudência. D) negligência.

E) nenhuma das respostas.

40. Segundo a resolução 168/04 do CONTRAN o condutor para poder realizar o curso para condutores de veículo de transporte Coletivo de Passageiros o candidato deverá ter no mínimo qual idade?

A) 22 anos. B) 20 anos. C) 19 anos. D) 18 anos. E) 21 anos.

(19)

19

RASCUNHO DE GABARITO

A B C D E

A B C D E

1 21

2 22

3 23

4 24

5 25

6 26

7 27

8 28

9 29

10 30

11 31

12 32

13 33

14 34

15 35

16 36

17 37

18 38

19 39

20 40

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao consumo energético, ao comparar com o desempenho do R513A, o sistema operando com R134a no ciclo AT demonstrou melhores resultados tanto no consumo do

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de

a) retirou a sua vontade, apropriando-se dela para sempre b) retirou a sua vontade, deixando-a partir, em seguida, para o céu c) não conseguiu retirar a sua vontade.. d) decidiu

Combinaram encontrar-se às 21h

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Veja o que Neruda disse de

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco