• Nenhum resultado encontrado

Marilda V. Iamamoto. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional. Orelhas do livro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marilda V. Iamamoto. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional. Orelhas do livro."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Marilda V. Iamamoto

O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional

Orelhas do livro.

No universo do Serviço Social brasileiro, Marilda Villela Iamamoto, nestas duas últimas décadas, destacou-se - para além de suas reconhecidas qualidades como docente - como uma pensadora de vanguarda. Seus dois livros anteriores (Relações sociais e Serviço Social no Brasil em coautoria com Raul de Carvalho, de 1982, e Renovação e conservadorismo no Serviço Social de 1992, ambos lançados por esta mesma casa editora) assinalaram claras reflexões no debate profissional e incidiram profundamente na reorientação teórica e ideopolítica do Serviço Social. No plano teórico, sabe-se que o Serviço Social brasileiro deve a Marilda a sua primeira aproximação rigorosa ao legado marxiano. Num tempo em que a recorrência ao pensamento críticodialético fazia-se à base de vulgatas e citações de segunda mão, coube a ela o primeiro passo no sentido de um recurso direto a Marx. No plano ideopolítico, também se credita a Marilda, pioneiramente, a fundamentação adequada de possibilidades radicalmente democráticas e progressistas no Serviço Social, superando os chavões próprios do voluntarismo e do messianismo.

Este novo livro, O Serviço Social a contemporaneidade: trabalho

formação profissional reafirma em vigor o espaço intelectual de vanguarda ocupado pela autora, incorporando temáticas e questões a agenda profissional contemporânea - constituintes de dois nós emblemáticos fundamentais: os impactos, sobre o Serviço Social, as transformações societárias em curso e as alternativas para a formação de assistentes sociais -Marilda as situa num patamar teórico e analítico inusual, conduzindo o seu equacionamento por vias originais e polêmicas.

(2)

objetos que abordam - são Indispensáveis sobretudo pelo tratamento que lhes confere a competência da autora. Através deste tratamento criativo e talentoso, Marilda nos oferece a prova concreta de que, também o Serviço Social, a compreensão crítica da contemporaneidade requisita imperativamente os fecundos recursos heurísticos contidos na tradição marxista.

José Paulo Netto

O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

(3)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Iamamoto, Marilda Villela

O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional! Marilda Villela Iamamoto. - 3. ed. - São Paulo, Cortez, 2000.

o SERViÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEI DADE:

Bibliografia.

ISBN 85-249-0693-6

trabalho e formação profissional

1. Política social 2. Serviço social 3. Serviço social- Brasil 4. Serviço social como profissão I. Título.

98-5018

CDD-361.0023

3a edição

índices para catálogo sistemático: 1. Serviço social como profissão

361.0023

CORTEZ EDITORA

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança,

(4)

"O senhor... Mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra, montão."

Guimarães Rosa

"A vida só é possível reinventada." Cecília Meireles

CAMÕES, L. V. "Sonetos 18" ln: Camões; verso e prosa. Rio de Janeiro, paz e Terra, 1996, p. 42.

ROSA, J. Guimarães. "Grande Sertão: Veredas" In: João Guimarães Rosa. Ficção Completa. Vol. II. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, S/A, 1995, p. 17.

MEIRELES, C. "Reinvenção". Vaga Música. ln: Cecília Meireles. Obra Poética. Volume Único. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1983, pp. 462-463.

Sumário

Prefácio ...

(5)

o Serviço Social na Contemporaneidade ... 1. Introdução ...

2. Sintonizando o Serviço Social com os novos tempos. . . . 3. Questão social e Serviço Social...

4. As mudanças no mercado profissional de trabalho. . .

5. O ensino em Serviço Social e a construção de um projeto profissional nas décadas de 1980/90 . . . .

6. A prática como trabalho e a inserção do Assistente Social em processos de trabalho. . .

7. As novas diretrizes curriculares . . . 8. Rumos ético-políticos do trabalho profissional. . . . II. Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da

profissão ante as transformações societárias recentes. . . . 1. Trabalho e Serviço Social...83

2. O cenário atual e suas incidências na questão social. . .. 112 3. O redimensionamento da profissão: o mercado e as

condições de trabalho...123

4. Em busca da consolidação do projeto ético-político do

Serviço Social na contemporaneidade . . . .. 140 III. Demandas e respostas da categoria profissional

aos projetos societários ...

1. As demandas profissionais no âmbito das relações entre o Estado e a sociedade...150

2. Condições de trabalho e respostas profissionais. . . .. 160 17

2a Parte: A Formação Profissional na Contemporaneidade. " 165 IA formação profissional na contemporaneidade 166

1. Introdução...166 2. Problematização do tema...167

(6)

profissional...172

4. Conquistas e dilemas no projeto profissional nos anos 1980...183

5. O projeto de formação profissional na contemporaneidade: exigências e perspectivas...194

II. O debate contemporâneo da reconceituação do Serviço

Social: ampliação e aprofundamento do marxismo. . . .. 201 1. Introdução...201

2. O legado da reconceituação...205

3. O debate brasileiro contemporâneo e a tradição marxista 219

3.1 Da crítica romântica à crítica teórica radical da sociedade capitalista...219

3.2 O debate brasileiro contemporâneo. . . .. 230 3.3 O debate do debate...241

III. Política de Prática Acadêmica: uma proposta da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal

de Juiz de Fora-MG...251 Apresentação, de Ana Maria Costa Amoroso Lima

1. Introdução...251

2. Os fundamentos da política de prática acadêmica. . . .. 254 .3. As dimensões da política de prática acadêmica. . . .. 258 4. Os núcleos temáticos de pesquisa e prática. . . " 271 5. Desdobrando o ensino teórico-prático. . . .. 283

.Anexos...295

.Bibliografia...303

Prefácio

(7)

redimensiona a divisão internacional do trabalho, em um contexto de crise de larga duração que, desde a década de 1970, vem atingindo a expansão capitalista. Na contratendência desses processos, desencadeia-se uma ampla reestruturação produtiva - incorporando os avanços da ciência e da tecnologia de ponta - acompanhada de mudanças nas formas de gestão da força de trabalho. Alia-se uma radical alteração das relações entre o Estado e a sociedade, condensada na "Reforma do Estado", conforme recomendações de políticas de ajuste das economias periféricas, preconizadas pelos organismos internacionais. Um dos resultantes dessas políticas concentracionistas de capital, renda e poder no país tem sido o agravamento da questão social, que tem no desemprego e no subemprego suas mais nítidas expressões. Verifica-se uma precarização do conjunto das condições de vida de segmentos majoritários da população brasileira, quadro esse agravado com a retração do Estado em suas responsabilidades sociais, justificada em nome da "crise fiscal".

É esse cenário que, não apenas emoldura, mas molda novas condições de trabalho do assistente social, redimensionando a profissão. Requisita um repensar coletivo do exercício e da formação profissionais, no sentido de construir respostas acadêmicas, técnicas e ético-políticas, calcadas nos processos sociais em curso. Respostas essas que resultem em um desempenho competente e crítico, capaz de fazer frente, de maneira efetiva e criadora, aos desafios dos novos tempos, nos rumos da preservação e ampliação das conquistas democráticas na sociedade brasileira.

É na corrente dessas águas que se explica este livro, cujos textos encontram-se enfeixados em torno de dois grandes temas básicos: o trabalho e a formação profissional na contemporaneidade.

(8)

Serviço Social na reprodução da força de trabalho e no campo político-ideológico, no âmbito da reprodução do controle social, da ideologia dominante e das lutas e contradições sociais.

O tema trabalho, hoje retomado, incorpora aquela elaboração, mas procura avançar na relação entre Serviço Social e processos de trabalho. Expressa a transição para outro foco na interpretação da chamada "prática profissional", consubstanciado na análise do exercício profissional inscrito no âmbito de processos e relações de trabalho*. Estes são considerados tanto em seus componentes universais (objeto, meios de trabalho e a própria atividade do *

===

* Como o leitor pode observar a presente coletânea expressa, de fato, o processo de transição supra-referido do foco da "prática profissional" ao "trabalho" no trato do exercício profissional: ambas as qualificações estão presentes no conjunto dos textos que forma este livro, visto que foram escritos em momentos diferenciados.

10

sujeito ou trabalho), quanto nas condições e relações sociais particulares que os qualificam socialmente, atribuindo significados distintos aos processos e produtos do trabalho. O esforço é, pois, o de contribuir para uma releitura do exercício profissional, que permita ampliar a autoconsciência dos" assistentes sociais quanto às condições e relações de trabalho em que estão envoltos. Estas sendo mutáveis, já que históricas, estabelecem limites e possibilidades para as ações dos sujeitos, que vão "esculpindo" forma e conteúdo na realização da profissão.

Acentuam-se, ainda, os determinantes histórico-conjunturais, que vêm modificando o panorama do mercado profissional de trabalho, as demandas, funções e requisitos de qualificação desse trabalhador especializado, exigindo, também, novas respostas profissionais, no âmbito do trabalho e da capacitação para o seu exercício.

(9)

de Ensino em Serviço Social - ABESS - e pelo Centro de Documentação em Política Social e Serviço Social - CEDEPSS -, por ocasião do processo de revisão curricular dos cursos de graduação em Serviço Social. Essa revisão foi sistematizada em uma Proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, conforme o preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Assim, trabalho e formação profissional encontram-se estreitamente conectados na resposta a um desafio comum: o seu enraizamento na história contemporânea, de modo que qualifique o desempenho do assistente social e torne possível a atualização e a adequação do projeto ético-político do Serviço Social aos novos tempos, sem abrir mão de seus compromissos com a construção da cidadania, a defesa da esfera pública, o cultivo da democracia, parceira da eqüidade e da liberdade.

A reflexão sobre a formação profissional é contemplada com um balanço de suas conquistas e desafios nos anos 1980-90 e com um debate sobre os fundamentos do Serviço Social no âmbito da teoria social crítica, a partir do movimento de reconceituação do Serviço Social. Agrega-se uma proposta de política de prática

11

acadêmica articulando o ensino teórico-prático, pesquisa e extensão, tendo por base a organização de oficinas e núcleos temáticos de pesquisa e prática, complementares às disciplinas, no enriquecimento da organização curricular.

Os ensaios aqui reunidos foram escritos em momentos diversos, atendendo a demandas também diferenciadas: condensam, em parte, a intervenção efetuada no debate profissional nos últimos anos. Sendo uma coletânea de textos, o leitor deverá observar que algumas idéias reaparecem em mais de um texto, não tendo sido possível alterá-los, sob pena de romper com a unidade interna de cada um deles.

(10)

demais inéditos. Foi originalmente divulgado pela entidade, sob o título de O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. Debate n° 6, CRESS-CE, Fortaleza, Expressão Gráfica e Editora, dezembro de 1997. Segue-se o ensaio "Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão frente às transformações societárias recentes", que incorpora, no seu desenvolvimento, elementos da conferência pronunciada na XX Convenção Nacional da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social, em Recife, novembro de 1997 e de um Parecer Técnico-político, solicitado pelo Conselho Federal de Serviço Social- CFESS - sobre projetos de lei relativos à obrigatoriedade de contração e condições de trabalho do assistente social, datado de novembro de 1997. A primeira parte deste livro encerra-se com o texto "Demandas e respostas da categoria profissional aos projetos societários", transcrição de conferência pronunciada no VII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em São Paulo, em maio de 1992, durante o Governo Collor de Mello. A decisão de incluí-lo nesta coletânea deveu-se ao caráter antecipatório dos temas abordados, o que atesta sua atualidade, justificando a oportunidade de seu registro.

12

Referências

Documentos relacionados

O Laboratório de Avaliação de Medição em Petróleo - LAMP foi criado para fazer as medições de vazão e BS&W através de um método automatizado utilizando misturas

Os achados confirmam que ainda não há um tratamento eficaz para o hipofluxo salivar, apesar de que existem métodos e técnicas paliativas direcionadas para os sintomas

À organização reserva-se o direito de aplicar sanções, que poderão ir até à desclassificação ou exclusão da prova, a qualquer participante que não respeite à letra e o

• Se a transformação da austenita começar no centro (que na fase inicial do resfriamento está em compressão) ocorrerá um reforço das tensões de compressão no centro

Desta forma, pode-se concluir que a bacia do Rio Moxotó sofreu muitas alterações ao longo desse tempo, evidenciando claramente a vulnerabilidade da sua área as mudanças

Para isso, o autor utilizou o campo de piso estático definido por (VARAS et al., 2007) e propôs um novo modelo de autômatos celulares dinâmico que leva em consideração

A Importância da T A Importância da Triagem Neonatal no Hipotireoidismo Congênito: Análise Secundária de Dados riagem Neonatal no Hipotireoidismo Congênito: Análise Secundária

Artigo 9º - O candidato com deficiência e/ou que necessite de condições especiais para realizar as provas deverá indicar na Ficha de Inscrição e encaminhar o laudo médico,