• Nenhum resultado encontrado

VOLVO FL GUIA DO PRODUTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VOLVO FL GUIA DO PRODUTO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

GUIA DO PRODUTO

VOLVO FL

(2)

Eis as razões:

A distribuição urbana é sempre um desafio. Ruas apinhadas, vielas estreitas e muitas paragens. Com o Volvo FL,

estará sempre no controlo e beneficiará da maior vantagem comercial disponível. Desenvolvido e adaptado

especificamente para o ambiente do centro da cidade, centrado na disponibilidade, produtividade, segurança,

visibilidade e capacidade de manobra, o camião Volvo FL irá permitir-lhe dominar. E com a Volvo como parceiro

de negócios, com a sua vasta gama de serviços fiáveis, pode dispor de uma solução de transporte personalizada

e perfeitamente adaptada às suas necessidades. Leve, ágil, fiável, eficiente, fácil. Resumindo – O Volvo FL.

De manhã cedo, durante a noite.

Ou a meio de um dia de muito trabalho.

Fácil de possuir,

fácil de conduzir.

O Volvo FL elimina as preocupações dos proprietários, permitindo-lhe decidir qual o seu grau de envolvimento. Se quiser, apenas terá de tratar da condução – os nossos servi-ços e suporte tomarão conta do resto.

Potência

e engenharia.

Quer opte por um motor de 4 ou 6 cilin-dros, o Volvo FL irá oferecer-lhe potência e desempenho elevados. E sistemas elétri-cos, transmissão e tecnologia a condizer.

Volvo FL com

tração 4×4.

Agora pode optar pelo Volvo FL com tração a quatro rodas. Ágil e fácil de conduzir como a versão 4×2, mas com melhor tração e mais distância ao solo. Saiba mais na página 14.

Tranquilidade.

Como definir os intervalos de manutenção? Onde posso obter aconselhamento para reduzir o meu consumo de combustível? Posso optar pelo leasing para o meu camião? Para o proprietário de um Volvo FL, as pos-sibilidades são infinitas no que respeita a encontrar uma solução personalizada ade-quada às suas necessidades específicas.

Volvo FL de

10 toneladas.

Quando procura um camião pequeno e prático para distribuição urbana, temos o Volvo FL de 10 toneladas. Consulte as combinações do modelo na página 32.

Combustíveis

alternativos.

Agora pode escolher um motor que funcione com um combustível não fóssil, denominado “biodiesel”. As opções são: – HVO EN15940 (óleo vegetal, tratado

com hidrogénio) em todos os motores. – RME (éster metílico de óleo de colza)

apenas para 240 cv.

Ambas as opções reduzem drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. Saiba mais na página 9.

O cuidado com

o ambiente é importante.

O trabalho da Volvo no campo da sustentabilidade e das linhas motrizes alternativas está na vanguarda da indústria dos camiões. E isso também se aplica ao nosso trabalho relativo à poupança de combustível. Porque cada gota conta.

Conforto.

Dias longos na cabina. Sempre a entrar e a sair durante as entregas. Portanto, o conforto e a ergonomia são da máxima importância. Para si enquanto motorista, e também para nós.

Segurança.

No centro de cada produto da Volvo está o nosso trabalho fundamental com a segu-rança. Num Volvo FL, estará sempre rodeado da mais recente e melhor tecnologia em termos de segurança.

3

2

1

4

7

5

8

9

6

(3)

ENCOMENDAS E SERVIÇOS POSTAIS

Em qualquer momento,

em qualquer lugar.

Para onde precisa de ir, exatamente quando precisa de chegar. A entrega de encomendas, correio ou produtos

de consumo a lojas em ruas estreitas pode ser um negócio difícil e arriscado. O Volvo FL de 12 toneladas com

4 cilindros é perfeitamente adaptado para o ambiente movimentado dos centros urbanos. Com a mais fácil

entrada e saída da cabina e com o potente motor e os eixos dianteiros e traseiros leves, poderá desfrutar de

ampla potência e desempenho para as cargas mais pesadas, sem comprometer a flexibilidade do camião.

Simplicidade da I-Sync.

Transmissão automática para maior tranqui-lidade. Concentre-se no tráfego e no volante e confie na I-Sync para mudar de velocidades.

Acesso fácil.

As rodas de 17,5" e a superfície antiderra-pante facilitarão ao máximo o processo de entrada e saída da cabina.

Eixos traseiros robustos.

Os eixos traseiros leves do Volvo FL pro-porcionam opções das 7,6 toneladas até ao máximo de 11,5 toneladas. E a suspensão pneumática contribuirá para um funciona-mento suave. Explore todas as combinações de modelos na página 32.

(4)

SEM PREOCUPAÇÕES

Fácil de possuir,

fácil de conduzir.

Seguro e protegido –

quando você está ausente.

Naturalmente, o seu Volvo FL pode ser equipado com um sistema completo de alarme com controlo remoto que irá dissuadir os ladrões e impedir o roubo. O alarme é facilmente ativado e é acionado caso alguém tente abrir as portas, bascular a cabina ou forçar a bateria.

Gerir cada curva.

Pequeno mas robusto. Flexível mas potente. E desenvolvido especificamente para os espaços exíguos do ambiente urbano. Tudo no Volvo FL foi concebido e adaptado para lhe oferecer a melhor capacidade de manobra. Os instrumentos e as mudanças com resposta rápida e a aceleração suave irão ajudá-lo nos espaços mais apertados.

Controlo perfeito

com um olhar rápido.

O painel e o conjunto de instrumentos do Volvo FL foram construídos e dispostos da forma mais intuitiva possível. Os instru-mentos foram colocados de forma a ofere-cer a melhor ergonomia possível, enquanto os manómetros do painel de instrumentos estão posicionados para lhe oferecer uma perspetiva perfeita das operações através de um rápido olhar.

Um sistema –

pronto para trabalhar.

O Volvo FL está equipado com um moder-no e completo sistema elétrico que regula e controla todas as funções e aplicações do camião. É sempre possível especificar e acrescentar funções e aplicações opcionais. E, obviamente, todas as funções são facilmen-te controladas a partir do banco do motorista.

Na medida pretendida.

Ao utilizar serviços da Volvo, como o Fuel Advice ou a Volvo Premium Lease, irá obter a assistência de que necessita para a sua operação. Permitimos-lhe concentrar-se na parte mais importante do seu negócio: as entregas.

Personalizado.

Exclusivamente em função

das suas necessidades.

O que quer que pretenda, o Volvo FL ofe-rece. Ao especificar as suas necessidades particulares, o camião pode ser previamente adaptado de acordo com as mesmas, direta-mente de fábrica. É possível adicionar apli-cações ou superestruturas especiais – tudo para simplificar a sua operação de negócios a partir do primeiro dia.

Ver para crer. E vencer.

Num Volvo FL, terá sempre uma boa noção do ambiente circundante. O posicionamento e o tamanho dos espelhos em conjunto com a linha de visão através do para-brisas irão proporcionar-lhe a máxima visibilidade. Acrescente-se as janelas auxiliares e o resultado são as melhores condições possíveis para enfrentar o movimento dos centros urbanos.

Para-choques reforçados.

O para-choques de três peças foi equipado com cantos em aço com boa resistência a impactos para reduzir os custos de quaisquer reparações ligeiras em caso de acidente. O Volvo FL 4×4 tem um para-choques resistente para condições exigentes em pisos difíceis.

Possuir e conduzir um Volvo FL será sempre aquilo que pretender que seja. Este é um camião com provas dadas

e fiável. Mas, acima de tudo – é simples. E fácil. Não são necessárias aulas avançadas sobre tecnologia de motores.

Não são requeridos estudos adicionais sobre legislação de seguros. Você conduz e faz as entregas – nós tratamos

do resto, eliminando as suas preocupações enquanto proprietário e simplificando ao máximo o seu dia de trabalho.

(5)

PREPARADO PARA INSTALAÇÃO DE FRIGOBLOCK

O D8K pode ser equipado de fábrica com um kit de preparação para siste-ma de arrefecimento frigoblock. Este sistema reduz os tempos de entrega para montagem de superestruturas.

TRAVÃO MOTOR E TRAVÃO DE ESCAPE

O travão motor poupa os travões das rodas e prolonga a duração das pastilhas e dos discos dos travões. No Volvo FL, estão disponíveis dois potentes sistemas de travão motor: um travão de escape autónomo ou um travão de escape conjugado com um travão de compressão.

TURBO DE GEOMETRIA VARIÁVEL

O turbo de geometria variável permite alterar o rácio efetivo do turbo do motor, dependendo das condições, oferecendo um desempenho melhorado a baixa velocidade e a baixas rotações.

PREPARADO PARA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS

Todos níveis de potência para motores D5K e D8K estão certificados para diesel sintético (óleos vegetais, tratados com hidrogénio – HVO). Existe uma variante para o nosso motor D5K 240 que funcionará a biodiesel puro (éster metílico de óleo de colza – RME B100) – certificado para Euro 6. A opção perfeita se pretende ajudar o ambiente e desfrutar dos incentivos disponíveis no seu mercado.

TOMADA DE FORÇA

Para os motores D5K e D8K, é possível acrescentar uma PTO de 600 Nm opcional para fornecer potência para aplicações auxiliares ou para o equipamento de manu-seamento de carga do veículo.

VENTILAÇÃO FECHADA DO CÁRTER

Com o sistema de ventilação fechada do cárter, poderá evitar a perda de óleo, que poderá contami-nar áreas em que o derramamento de óleo é proibido. Isto é especialmente importante na distribuição de bens alimentares e noutros segmentos em que as exigências ambientais são particularmente rigorosas.

ADBLUE

Para reduzir as emissões de escape, a solução de AdBlue é adicionada. O AdBlue é adicionado ao motor a partir de um depósito separado e totaliza cerca de 5–6% do consumo de combustível.

PÓS-TRATAMENTO

A solução de pós-tratamento da Volvo Trucks garante a manutenção das características de condução, otimizando a temperatura dos gases de escape e os níveis de NOX para um

pós-tratamento eficiente. Para além do catalisador SCR, o sistema de pós-tratamento foi equipado com um catalisador de oxidação diesel, um filtro de partículas diesel e injeção de calor auxiliar – tudo no mesmo silenciador. O resultado é um motor com excelente potência e desempenho que cumpre os regulamentos, cuidando do nosso ambiente e do nosso futuro.

POTÊNCIA

Quer conduza um Volvo FL com motor D5K ou D8K, irá dispor sempre de muita potência. Com uma resposta rápida incomparável, a potência do motor é perfeitamente adaptada para qualquer serviço de transporte. Consulte as tabelas na

página 33.

ECO-STOP

Quando o motor é deixado ao ralenti por um período de tempo definido, o motor desliga-se para poupar combustível e reduzir as emissões. Bom para a sua rentabilidade e o ambiente.

EURO 6

A redução das emissões de NOX em quase 80%

e a redução das partículas para metade é um desafio difícil. Especialmente sem comprometer o desempenho do motor. Mas nós conseguimos. A nossa gama de motores Euro 6 oferece as mesmas características de condução e fiabilidade que os nossos tão apreciados motores Euro 5.

BINÁRIO

Ambos os motores garantem uma curva de binário ampla e plana e uma resposta ultra rápida, mesmo a baixas rotações. Para o motor D5K, o binário máximo é de 800–900 Nm, enquanto o D8K tem um binário máximo de 950–1.050 Nm. Consulte as tabelas na página 33.

SEM ALTERAÇÃO DOS INTERVALOS DE MANUTENÇÃO

A norma Euro 6 é muito exigente, tanto para os motores como para o pessoal de assistência. Contudo, os requisitos rigorosos em termos de emissões e escape não impli-cam mudanças nos intervalos de manutenção para os proprietários do Volvo FL. Os requisitos de ma-nutenção não são afetados.

QUATRO OU SEIS CILINDROS

O motor D5K da Volvo é um motor de quatro cilindros e 5 litros com potência de 210 ou 240 cv. Ideal para camiões mais pequenos, como o Volvo FL de 12 toneladas, o D5K é um dos motores de quatro cilindros mais potentes no mercado. Para os camiões Volvo FL mais pesados, como o de 18 toneladas, o motor D8K da Volvo, com seis cilindros e 8 litros, com potência elevada de 250 ou 280 cv, é a escolha perfeita.

GAMA DE MOTORES VOLVO

Um camião Volvo

com um motor Volvo.

A combinação perfeita.

Quatro ou seis cilindros. 5 ou 8 litros. A gama do Volvo FL nunca deixará a desejar. Muito binário, resposta rápida

e potência de 210–280 cv. Desempenho adaptado às suas necessidades particulares, ideal para distribuição

em centros urbanos, para máxima produtividade e rentabilidade. Sempre, em cada dia de trabalho.

(6)

O CHASSIS FLEXÍVEL

Perfeitamente

adaptado.

Para a vida no

ambiente urbano.

PERSONALIZADO, PREPARADO OU DE SÉRIE

O chassis do Volvo FL pode ser encomendado com uma configuração de série. Mas se quiser simplificar realmente a tarefa do construtor de superestruturas, pode encomendá--lo com o kit de preparação ou até completamente adaptado às suas necessidades específicas. Graças ao sistema de Instruções Volvo para construtores de superestruturas (VBI), os tempos de entrega para o construtor de superestruturas são encurtados e irá receber o seu camião perfeito, com a superestrutura perfeita, adap-tado às suas operações específicas, no mais curto tempo possível.

DEPÓSITOS DE COMBUSTÍVEL

É possível especificar depósi-tos de combustível em plástico, aço ou alumínio, com capacidades entre 80 e 430 litros, dependendo da variante de camião e dos requisi-tos específicos.

EIXOS DIANTEIROS

Está disponível uma gama de quatro diferentes eixos dianteiros isentos de manutenção, consoante os requisitos em termos de carga: Para camiões equipados com o motor D5K, a carga máxima é de 5.0 toneladas, enquanto os camiões equipados com o motor D8K têm capacidades de carga entre 4,5 e 7,1 toneladas. A escolha de suspensão é determinada em função do desvio do eixo.

DEPÓSITO DE ADBLUE

O depósito de AdBlue em plástico com capacidade para 32 litros é instalado com uma unidade de bomba integrada e é colocado do lado direito do chassis. Se for necessário, pode ser montado do lado esquerdo para acomodar aplicações especiais, sendo então combinado com um depósito de combustível do lado esquerdo.

EIXOS TRASEIROS

Os três eixos traseiros para a gama do Volvo FL são isentos de manu-tenção e a escolha depende do peso do camião. A capacidade de carga para os eixos traseiros varia entre 8,5 e 11,5 toneladas. Para o Volvo FL com motor de 4 cilindros, a capacidade de reboque é de 19 toneladas, enquanto os camiões com motores de 6 cilindros oferecem eixos de redução simples com uma capacidade de reboque de 25 ou 36 toneladas.

TAMANHOS DAS JANTES

Existem três dimensões de rodas diferentes para a gama do Volvo FL. Para modelo pequeno com 10 e 12 toneladas com quatro cilindros, as jantes têm 17,5", apesar de existir a opção entre 19,5" e 22,5" para os camiões mais pesados com motores de seis cilindros.

SUPORTES MELHORADOS PARA SUPERESTRURURAS

Para facilitar ainda mais o trabalho do construtor de superestruturas, o chassis pode ser equipado com uma série de suportes para superestrutura na respetiva estrutura. As combinações podem ainda ser especificadas para se adaptar a requisitos adicionais.

OPÇÕES DE SUSPENSÃO

Dependendo da carga sobre os eixos, existem diferentes opções de suspensão para os eixos dianteiros e traseiros: suspensão pneumática ou de molas ou uma combinação das duas. O nivelamento da suspensão pneumática pode ser controlado através da Suspensão Controlada Eletronicamente (ECS) por meio de interruptores no painel de instrumentos ou de uma caixa de controlo, a fim de encontrar o nível certo para a plataforma de carga. Simples de conduzir, fácil de carregar.

O Volvo FL inclui uma configuração de chassis que pode ser adaptada a todas

as necessidades ou tarefas possíveis e imagináveis no que diz respeito aos

serviços no ambiente urbano. O chassis é robusto e durável, mas também leve,

permitindo transportar cargas pesadas, e suficientemente flexível para permitir

a personalização. Certo – desde a raiz.

DISTÂNCIAS ENTRE EIXOS

Dependendo da dimensão das rodas e do peso do camião, a distância entre os eixos da gama do Volvo FL pode situar-se entre 3.250 e 6.800 mm.

PROTEÇÃO INFERIOR LATERAL

A proteção inferior lateral (SUP) retrátil e reforçada é uma opção instalada de fábrica. Concebida pela Volvo, combina proteção segura com facilidade de serviço.

(7)

Versão de 12 toneladas.

Esta versão tem o chassis baixo com um eixo dianteiro de 4,2 toneladas e um eixo traseiro de 8,0 toneladas. Está equipada com o motor de 5 litros, com uma potência de 210 ou 240 cv. A caixa manual de seis velocidades está adaptada ao nível de binário do motor.

Varredoura Volvo FL.

O chassis do Volvo FL pode ser preparado de fábrica para aplicações de varredoura. Os depósitos de ar, depósitos de combustí-vel, depósito de AdBlue, caixa das baterias e sistema de escape são afastados para libertar espaço para equipamento montado no chassis. Estão disponíveis duas versões, equipadas com a cabina curta. Escolha entre 12 e 16 toneladas e três distâncias entre eixos.

O pack envolve todas as peças da espe-cificação do camião e tornará o camião perfeito e seguro para o objetivo.

Versão de 16 toneladas.

Mais capacidade de carga requer o chassis médio e um eixo dianteiro de 5,8 toneladas e um eixo traseiro de 10,9 toneladas. Esta versão tem um motor de 8 litros com 6 cilindros, com uma potência de 250 cv. As opções de caixa de velocidades são uma caixa de velocidades manual e seis ou nove velocidades.

VARREDORA E LIMPEZA

Perfeitamente adaptado

para uma limpeza.

O Volvo FL é a solução perfeita para uma varredoura em ambientes urbanos com pouco espaço. Fácil de

manobrar e fácil de entrar. É até fácil de encomendar. Basta escolher a preparação de fábrica das aplicações

da varredoura para reduzir imenso o tempo perdido no construtor de superestruturas.

(8)

Mais tração.

Estradas de gravilha cheias de buracos? Ruas cobertas de neve? Terrenos fora de estrada? O Volvo FL 4×4 dispõe de toda a tração de que precisa. O eixo dianteiro motriz e o novo eixo traseiro têm redução nos cubos. Assim, mesmo quando as condi-ções são muito difíceis, basta pressionar um botão para ativar a velocidade baixa na caixa de velocidades de distribuição.

Maior distância ao solo.

Com um chassis Extra-Extra Alto, o Volvo FL 4×4 dispõe de uma superior distância ao solo, pelo que é menor a pro-babilidade de ficar atolado ou de danificar o camião quando passa por pisos difíceis. A dianteira tem aproximadamente 330 mm de distância ao solo. E 320 mm na traseira. Isso representa um aumento de 60 e 100 mm respetivamente em relação ao Volvo FL de série.

A superior distância ao solo também permite ter um ângulo de aproximação de 25 graus – o que é uma grande ajuda em declives acentuados ou para ultrapassar obstáculos. E a dianteira resistente suporta pancadas, se necessário.

Adaptado às suas necessidades.

Estão disponíveis todos os tamanhos de cabina, mesmo a cabina dupla. Também pode optar pela transmissão totalmente automática com modo fora de estrada. Ou pneus de terreno de montagem simples. Existem muitas opções para fazer do Volvo FL 4×4 a sua ferramenta perfeita.

VOLVO FL 4×4

Sempre à altura –

em qualquer percurso

e em todas as condições.

O Volvo FL está agora disponível com tração a quatro rodas. Tão ágil e fácil de conduzir como a versão 4×2.

Mas com melhor tração e maior distância ao solo, pode conduzi-lo em qualquer estrada e em todas as condições.

Isso faz com que seja ideal para uma vasta gama de aplicações.

(9)

Um dia de trabalho confortável.

Trabalhar na recolha de resíduos implica entrar e sair da cabina várias vezes por dia. Mas também muitas horas no banco. O Volvo FL oferece conforto e acessibili-dade. Saiba mais sobre o conforto interior na página 18.

Espaço para respirar.

Trabalha sozinho? Ou trabalha a pares? Precisa de espaço para equipamento extra? O tamanho da cabina pode fazer a diferença entre a claustrofobia e um bom dia de traba-lho. Saiba mais sobre as opções de tamanho da cabina na página 32.

A potência necessária.

Unidade de compactação ou ampliroll? A solução é acrescentar uma tomada de força adicional, a partir do motor ou da transmissão.

Preparado para resíduos

e reciclagem.

O Volvo FL pode ser encomendado de fábrica preparado para uma carroçaria de recolha de resíduos sólidos. O pack envolve todas as peças da especificação do camião – como um módulo de superestrutura; software e parâmetros adaptados ao transporte de resíduos sólidos; comprimento da saliência traseira do chassis cortado com a dimensão certa; e suspensão traseira reforçada. Isso tornará o camião perfeitamente adaptado ao objetivo. E reduzirá consideravelmente o prazo de entrega no construtor de superestruturas.

RESÍDUOS E RECICLAGEM

A forma limpa de

manter tudo limpo.

O Volvo FL é desenvolvido até ao mais pequeno detalhe para ser um parceiro eficiente e fiável em qualquer

serviço. Como na recolha de resíduos, por exemplo. Com múltiplas paragens e entradas e saídas por dia,

um degrau de acesso fácil é obrigatório. Tal como a necessidade de uma cabina confortável. E não esquecer que,

ao ser responsável pela recolha de resíduos, convém não contribuir para a poluição com emissões de escape

e ruído excessivas. A conformidade do Volvo FL com a legislação Euro 6 relativa a emissões e a extensa tecnologia

de filtragem garantem que estará sempre mais do lado da solução do que do problema.

(10)

CONFORTO

Entre mais

facilmente num dia

de trabalho confortável.

Entrar e sair do camião pode ser uma tarefa cansativa. Por isso, o Volvo FL foi equipado com dois degraus

de acesso que irão facilitar ao máximo o seu dia de trabalho. Com pegas para as mãos facilmente acessíveis,

superfície antiderrapante e iluminação opcional dos degraus, o inconveniente de entrar e sair várias vezes da

cabina será em breve esquecido.

Bancos ergonómicos.

Todos os bancos foram desenvolvidos para dias longos ao volante. O banco do motorista e o banco do passageiro são ergonómicos e podem ser inclinados e ajustados de acordo com as necessidades. Os dois bancos estão cobertos com tecido em malha resistente à sujidade e podem ter cintos de segurança integrados em vermelho e também em preto de série.

Suspensão da cabina.

A suspensão dianteira da cabina consiste em almofadas de borracha, enquanto a suspensão traseira utiliza uma combinação de molas helicoidais e amortecedores. Isto minimiza os movimentos verticais e proporciona uma viagem confortável.

Ar condicionado.

Dias quentes de Verão ou tardes frias de Inverno… Naturalmente, o Volvo FL está equipado com uma climatização agradável na cabina para lhe permitir fazer um bom traba-lho. O sistema de aquecimento de série pode ser complementado com um aquecimento de parque para que o camião esteja sempre quente e acolhedor. Se especificar o ar con-dicionado, não só irá dispor de agradável ar frio, mas também de ar desumidificado.

Ruído interior reduzido.

Para permitir uma experiência agradável e confortável na cabina, os níveis de isolamento sonoro da cabina do Volvo FL foram desenvolvidos para reduzir o som do motor, dos pneus e o ruído exterior tanto quanto possível. Ao poupar os seus ouvidos, pode relaxar e concentrar-se na condução.

Todos os detalhes

são importantes.

Ao passar dias inteiros na cabina do seu Volvo FL, é importante que os movimentos cansativos sejam minimizados e que tudo esteja facilmente acessível. Os instrumentos e comandos têm uma localização intuitiva e os que são utilizados com mais frequência estão mais próximos do volante.

Opções de áudio.

Escolha entre vários packs de áudio. Podem incluir rádio RDS, ligação USB, Bluetooth para streaming de música, ligação de dois telefones e dispositivo de mãos livres, bem como preparação para DAB.

Disposição do painel

de instrumentos.

A disposição do painel e do conjunto de instrumentos é intuitiva e fornece ins-tantaneamente informações vitais sobre o estado do veículo. Terá sempre um con-trolo perfeito sobre os níveis de combustível e AdBlue, a velocidade, as rotações do motor e a pressão do óleo.

Volante ajustável.

Independentemente de escolher um diâmetro de 460 mm ou 500 mm para o volante, este ajusta-se de forma pneumática à sua posição mais confortável preferida.

Cabina espaçosa.

A gama do Volvo FL oferece três opções de dimensão: a cabina curta, a cabina conforto ou a cabina dupla – dependendo das suas necessidades em termos de espaço de carga e número de passageiros. A largura é de 2.100 mm, enquanto o comprimento varia entre 1.600 e 2.980 mm.

Espaço amplo para arrumos.

Compartimentos nas portas e no painel de instrumentos. Espaço para arrumos superior, caixa para arrumos no túnel entre os bancos. E a opção de acrescentar ainda mais unidades para arrumos na cabina. No Volvo FL, nunca lhe irão faltar compartimentos para arrumar os objetos essenciais, ou mesmo os não essenciais.

(11)

Defletores de ar.

Os defletores de ar também ajudam a reduzir a resistência e, com painéis defletores de vento adicionais, conse guirá reduzir ainda mais o consumo de combustível.

Faróis em V.

Os faróis do Volvo FL, com os característicos LEDs em forma de V que cumprem os regu-lamentos da UE para luzes de funcionamento diurno, melhoram a visibilidade e podem ser facilmente desmontados. As luzes de LED são reduzidas ao estacionar ou quando os médios são ativados.

Teto de abrir opcional.

Está disponível para o seu Volvo FL um teto de abrir, em vidro ou metal, com controlo manual ou elétrico.

Aerodinâmica.

O exterior da cabina do Volvo FL apresenta um design aerodinâmico e é suavemente arredondado para reduzir a resistência ao ar. Para além de poupar combustível, também melhora as características de condução gerais.

Grelha frontal.

A grelha frontal com padrão alveolar da rede aumenta o fluxo de ar, o que facilita o arrefecimento do motor e o processo de pós-tratamento.

EXTERIOR DA CABINA

Pegámos em algo bom

e tornámo-lo ainda melhor.

O Volvo FL é o membro mais pequeno da família de camiões Volvo, parte integrante de uma

gama superior de camiões. Um camião elegante com uma aparência verdadeiramente moderna,

que consegue, ao mesmo tempo, ser simples e fácil de utilizar e de conduzir. Não é vaidade –

é a verdade. É um camião magnífico com um controlo excecional. Perfeitamente adaptado

às suas tarefas. A sua personalidade atrevida irá irradiar confiança e eficiência, e irá integrar-se

com naturalidade, mas também destacar-se, em qualquer ambiente urbano. Fiável, produtivo,

rentável e seguro. Por outras palavras – um Volvo FL.

(12)

Olhar para trás.

Os espelhos de grande angular aquecidos proporcionam uma visão clara do que se passa atrás ou ao lado do camião. O espelho de visão para a frente ajuda-o a detetar obs-táculos à frente do camião. Espelhos de vista lateral elétricos como opção. Olhar para trás é uma questão de segurança.

SEGURANÇA ATIVA

Claro que é seguro.

É um Volvo.

A nossa visão é que nenhum camião Volvo esteja envolvido num acidente rodoviário. É por isso que

desenvolvemos continuamente produtos e sistemas que evitam que acidentes sequer aconteçam.

Zero acidentes é um objetivo ambicioso. E trabalhamos muito para o concretizar.

O principal objetivo é desenvolver funcionalidades que apoiem o motorista ao volante, tornando

a condução mais fácil e, portanto, mais segura. Seguem-se algumas funcionalidades que contribuem

para uma condução segura.

Controlo Eletrónico

da Estabilidade.

O Volvo FL inclui ESC, Controlo Eletrónico da Estabilidade, de série. Esta característica melhora a segurança e a estabilidade direcional em condições de condução difíceis e ajuda a evitar situações de capotamento.

Monitorização da

Faixa de Rodagem.

As saídas da faixa são uma causa comum de acidentes graves. Na nossa opinião, demasiado comum. A Monitorização da Faixa de Rodagem controla as marcações da estrada com uma câmara e alerta-o se as pisar inadvertidamente.

Olhar para a frente.

As ruas apinhadas do centro da cidade exi-gem que o motorista possa controlar total-mente o ambiente circundante. Um para--brisas fumado de grandes dimensões que termina logo acima do painel de instrumen-tos permite uma ampla visão para a frente, seja de ambos os lados ou perto da dian-teira da cabina. Limpa para-brisas grandes e eficientes mantêm o vidro limpo com mau tempo. Excelente visibilidade é essencial para uma condução segura.

Veja a toda a volta.

Se especificar a janela de visão lateral opcional do lado do passageiro, as janelas rebaixadas nas portas e um vidro traseiro, poderá controlar ainda melhor a sua carga, bem como o ambiente circundante.

Cruise Control Adaptativo,

Aviso de Colisão e Travagem

de Emergência.

Acompanhe o ritmo do tráfego sem esforço. O Cruise Control Adaptativo (ACC) baseado em radar mantém uma distância de segurança em relação ao veículo da frente, controlando o acelerador e todos os travões disponíveis. Se existir risco de colisão, serão projetadas luzes de aviso no para-brisas – e se estiver iminente um impacto, o travão de emergência automático rapidamente o ajudará.

(13)

SEGURANÇA PASSIVA

Desenvolvido

para o proteger.

A segurança é um dos valores fundamentais da Volvo e o nosso trabalho no campo da segurança dos motoristas

Volvo é parte integrante de tudo aquilo que fazemos. Portanto, como é natural, o Volvo FL beneficia de toda

a experiência e inovações técnicas que acumulámos ao longo dos anos. Seguem-se algumas das funcionalidades

do Volvo FL que vão contribuir para a segurança e proteção em caso de acidente rodoviário.

Bancos com fixação.

Os bancos na cabina do Volvo FL são fixos de forma segura ao chão e a fixação foi refor-çada para proporcionar a máxima segurança.

Cabina reforçada.

Toda a cabina foi reforçada para propor-cionar um espaço de segurança resistente em caso de acidente. As portas, o painel traseiro, o teto e o piso, todas as partes da cabina foram reforçadas. Isso torna a cabina mais segura em caso de mudança de carga, colisão ou até incêndio. Claro está, a cabina passou em todos os testes de colisão e de impacto da Volvo, significativamente mais exigentes do que o imposto por lei.

Sistemas de Proteção Inferior

Dianteira e Traseira.

Os outros utilizadores da estrada são prote-gidos pela Proteção Inferior Dianteira (FUP), bem como pela Proteção Inferior Traseira (RUP). Impedem que veículos de menores dimensões fiquem presos debaixo do camião em situações de colisão. As proteções infe-riores podem ser especificadas de fábrica.

Equipamento extra.

Pode sempre especificar qualquer equipa-mento de segurança adicional que pretenda na sua cabina. Estão disponíveis coletes refle-tores, extintores e kits de primeiros socorros.

Cintos de segurança integrados.

Os cintos de segurança foram integrados nos bancos standard e conforto e têm uma excelente resistência a impactos. Os cintos de segurança também estão disponíveis em vermelho, o que permite confirmar rapidamente a respetiva utilização.

Sistema Proteção Lateral Inferior.

A Proteção Lateral Inferior (SUP) concebida pela Volvo impede que veículos mais peque-nos fiquem presos debaixo do camião em caso de colisão. Pode ser equipada de fábrica e proporciona uma proteção segura. Como é retrátil e facilmente amovível, não tem efeitos negativos em termos de assistência.

(14)

Parte da família.

Facilmente reconhecível como um Volvo, com um logótipo de confiança, parte da gama de camiões de qualidade para pro-fissionais. O Volvo FL inspira confiança e irradia fiabilidade. Saiba mais sobre o exterior da cabina na página 20.

Personalizado para

o serviço público.

Preparado de fábrica para uma superes-trutura de varredoura ou reciclagem de resíduos sólidos. Motores a combustíveis alternativos como opção. Existem muitas opções que definem o Volvo FM como um camião perfeito para serviços públicos.

Mais espaço para passageiros.

Quando são necessárias mais do que uma, duas ou três pessoas num local, temos a cabina dupla. Esta cabina é um amplo espaço para até 7 pessoas, incluindo o moto-rista. Uma solução perfeita para gestão de estacionamentos ou corporações de bombei-ros, entre outros.

Mais tração.

Estradas de gravilha cheias de buracos? Ruas cobertas de neve? Terrenos fora de estrada? O Volvo FL 4×4 dispõe de toda a tração de que precisa. O eixo dianteiro motriz e o novo eixo traseiro têm redução nos cubos. Assim, mesmo quando as condições são muito difíceis, basta pressionar um botão para ativar a velocidade baixa na caixa de velocidades de distribuição. Saiba mais na página 14.

Identidade visível no escuro.

Os característicos LEDs em forma de V garantem que o seu FL se apresenta sempre como membro da família Volvo, iluminando o seu caminho de noite em estradas escuras.

SERVIÇOS PÚBLICOS

Trabalhar das 9 às 5.

E mais ainda.

O fornecimento de suporte logístico e serviços a uma cidade é essencial. Remover obstáculos, limpar caminhos –

ou apenas criar calma, espaços verdes para relaxamento e descanso. Um Volvo FL com plataforma, equipado com

um pequeno elevador com gancho, é perfeito para qualquer trabalho municipal imaginável. Com o seu potente

motor e a excelente capacidade de manobra, poderá levá-lo onde for preciso. E com combustão otimizada e emissões

reduzidas, contribuirá para melhorar o ambiente urbano.

(15)

TRANSMISSÃO E TRAVÕES

Encontrar a transmissão

perfeita para o centro

da cidade.

Escolher a transmissão certa pode ser difícil. Tudo tem de ser levado em consideração – os seus serviços,

o ambiente circundante, a formação anterior e até a sua personalidade. O Volvo FL oferece uma gama

de soluções que lhe permitirá encontrar a alternativa mais adequada para si.

Automático.

Para aplicações em que os serviços exigem paragens e arranques frequentes sem interrupção da potência, existe uma transmissão automática. Proporciona o máximo conforto ao motorista.

I-Sync.

Combine um excelente conforto do moto-rista e eficiência de combustível com o com I-Sync. Disponibiliza 6 velocidades com sis-tema automático de mudança de velocidades para um funcionamento simples.

PTO.

Todas as transmissões oferecem várias possibilidades de tomada de força para fornecer potência adicional para equipamento extra ou maquinaria.

Travões de disco.

O Volvo FL dispõe de travões pneumáticos com discos leves à frente e atrás. O Sistema de Travagem Controlada Eletronicamente (EBS) inclui a função anti-bloqueio e propor-ciona uma resposta de travagem mais rápida, com menos desgaste dos travões.

Condução concentrada com I-Sync.

A I-Sync, a transmissão suave e inteligente da Volvo com mudança de velocidades automática, torna as operações de distribuição ainda mais cómodas. Permite-lhe canalizar a sua atenção para a segurança da condução, concentrando-se no ritmo intenso do tráfego urbano. A caixa tem 6 velocidades e a mais alta é overdrive. Todas as velocidades são sincronizadas e a mudança de velocidades é efetuada através de uma haste localizada atrás do volante com a ajuda de um sistema eletro-hidráulico. Não existe pedal da embraiagem. A I-Sync também ajuda a reduzir o consumo de combustível.

EBS.

O Sistema de Travagem Controlada Eletronicamente incorpora um sistema anti-bloqueio e proporciona uma resposta de travagem rápida e um desgaste dos travões reduzido.

Manual.

Ao optar por uma transmissão manual, pode optar por seis ou nove velocidades. A trans-missão de seis velocidades é adequada para a condução no centro da cidade, enquanto a de nove velocidades é apropriada para apli-cações com exigências elevadas em termos de capacidade de arranque e desempenho.

(16)

cada

gota

conta

Soluções personalizadas

de contrato de assistência.

O Contrato de Assistência da Volvo oferece um enorme contributo para garantir a disponi-bilidade necessária para uma empresa rentá-vel. Manutenção e reparações, planeamento proativo, monitorização de componentes críticos e assistência ao veículo apenas quan-do absolutamente necessário. Uma solução personalizada de contrato de assistência con-juga-se para salvaguardar a sua produtividade e oferecer tranquilidade. Escolha entre con-tratos de assistência Gold e Blue.

OFERTA TOTAL DA VOLVO

A solução de transporte ideal.

O parceiro de negócios perfeito.

O prazer da condução. O prazer de um trabalho bem feito, com entregas a tempo. Estas deveriam ser as suas principais

preocupações. Porquê ficar frustrado com taxas de juro, custos desconhecidos ou surpresas desnecessárias,

que distraem a sua atenção do negócio? Ao comprar um Volvo FL, tem à sua disposição uma gama completa

de soluções que lhe permite concentrar-se nas coisas que são realmente importantes. E deixar-nos tratar do resto.

Fuel Advice.

Para reduzir o consumo de combustível e para lhe fornecer ferramentas eficazes para minimizar os custos com combustí-vel, a Volvo oferece o serviço Fuel Advice, que inclui orientação pessoal sobre com-bustível, uma caixa de ferramentas fácil de utilizar e suporte. Graças ao Fuel Advice, o seu potencial de poupança pode ascen-der a 5%, produzindo um impacto positivo real sobre a economia de combustível global e a sua pegada ambiental.

Formação de motoristas.

Ao participar na formação de motoristas da Volvo, pode aperfeiçoar as competências e aumentar os conhecimentos relativos à utilização do seu Volvo FL. Uma condução eficiente resulta em riscos reduzidos de acidentes, melhor segurança global, consumo de combustível mais baixo e maior produtividade. Ao inscrever-se na formação de motoristas, pode cumprir as exigências do Certificado de Competência Profissional (CPC). E poderá sempre tirar o máximo proveito do seu investimento, alcançando grandes poupanças através de pequenas mudanças.

Dynafleet.

O Dynafleet é um sistema de gestão de frota que o ajuda a controlar os seus veículos, motoristas e transportes. O sistema fornece--lhe as informações necessárias, permitindo--lhe ter um controlo total sobre a localização e o estado dos seus veículos, oferecendo também conselhos sobre as áreas que podem ser melhoradas. O sistema permite monito-rizar facilmente a eficiência de combustível, as horas de condução, a localização e a hora de chegada de cada motorista. O sistema Dynafleet também está disponível como apli-cação conveniente para smartphone e tablet.

Cada gota conta.

A filosofia da Volvo Trucks relativamente à poupança de combustível faz parte da abordagem holística da Volvo em relação à utilização de energia e à redução do impacto ambiental. Com medidas relativa-mente pequenas, o consumo de combustível pode ser reduzido de forma significativa, poupando o ambiente e a carteira do cliente. A campanha inclui formação de motoristas e inovações técnicas, bem como acessórios e serviços como a escolha de equipamento, manutenção do veículo, sistemas de planea-mento de tráfego e análise. Pequenos deta-lhes, como o alinhamento correto das rodas e a escolha adequada de pneus, podem proporcionar uma poupança de combustível significativa.

Leia mais sobre “Todas as gotas contam” em www.volvotrucks.com/everydropcounts.

(17)

Motores

Caixas de velocidades

ESPECIFICAÇÕES

Segue-se uma pequena seleção de especificações – mas existem mais para escolher.

Contacte o seu concessionário Volvo ou visite www.volvotrucks.com.pt para obter

mais informações.

Configuração de eixos

de rígidos

4×2 Médio Alto Extra alto 4×4 Extra-Extra Alto = Eixo motriz.

= Eixo morto (morto, pusher ou eixo dianteiro).

Combinações dos modelos

Configuração

de Eixo Altura do chassis Peso Bruto do Veículo (toneladas) Rodas (polegadas) Motor

4×2 Baixo 10 17,5 D5K 4×2 Baixo 12 17,5 D5K 4×2 RS* Baixo 12 17,5 D5K 4×2 Médio 12 19,5 D8K 4×2 Médio 14 19,5 D8K 4×2 Médio 14 19,5 D5K 4×2 Médio 14 22,5 D5K 4×2 Médio 14 22,5 D8K 4×2 Médio 16 19,5 D5K 4×2 Médio 14 22,5 D5K 4×2 Médio 16 19,5 D8K 4×2 Médio 16 22,5 D8K 4×2 RS* Médio 16 19,5 D8K 4×2 Alto 12 22,5 D8K 4×2 Alto 14 22,5 D8K 4×2 Alto 16 22,5 D8K 4×2 Extra alto 18 22,5 D8K 4×4 Extra-Extra Alto 12 22,5 D8K 4×4 Extra-Extra Alto 14 22,5 D8K 4×4 Extra-Extra Alto 16 22,5 D8K * RS = Varredoura

DIESEL E HVO Potência máxima Binário máximo

D5K210 (154 kW) 210 cv às 2.200 r/min 800 Nm às 1.100–1.700 r/min

D5K240 (177 kW) 240 cv às 2.200 r/min 900 Nm às 1.200–1.600 r/min

D8K250 (184 kW) 250 cv às 2.100 r/min 950 Nm às 900–1.700 r/min

D8K280 (206 kW) 280 cv às 2.100 r/min 1.050 Nm às 950–1.700 r/min

Esta é apenas uma amostra das escolhas à sua disposição quando personalizar o seu Volvo FL de acordo

com as suas necessidades. Pode encontrar as especificações completas e todas as opções possíveis em

www.volvotrucks.com.pt ou no seu concessionário Volvo.

Personalize o seu Volvo FL.

Cabina de passageiros

Cabina curta Cabina conforto

Cabinas

CAIXAS DE VELOCIDADES AUTOMÁTICAS

É possível definir a I-Sync para mudança de velocidades manual ou automática. No modo manual, é utilizada a alavanca da coluna da direção. Todas as caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Designação Número de velocidades Binário máximo (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)

ATO1056 6 1.050 32

CAIXAS DE VELOCIDADES MANUAIS

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Designação Número de velocidades Binário máximo (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)

ZTO1006 6 1.050 32

ZTO1109 9 1.200 36

STO8006 6 850 19

CAIXA DE VELOCIDADES AUTOMÁTICA

A transmissão automática dispõe de excelentes propriedades de arranque e mudanças de velocidade suaves em todo o regime de velocidades. A caixa de velocidades é controlada através de botões no painel de instrumentos. Pode ser especificada com uma tomada de força.

Designação Número de velocidades Binário máximo (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)

(18)

Tapete de borracha

Extintor Kit de

instalação biodiesel

Tampões das rodas em plástico

Banco do passageiro, luxo

Capas para os bancos

Pack de áudio

O equipamento apresentado ou mencionado pode estar disponível apenas como opção ou acessório, e pode variar de país para país, consoante a legislação local. O concessionário Volvo encontra-se ao seu dispor para lhe fornecer informações mais detalhadas. As cores podem apresentar alterações devido às limitações do processo de impressão. Reservamos o direito de alterar as especificações do produto sem aviso prévio.

O seu

camião.

ACESSÓRIOS

O Volvo FL é um dos camiões com melhor equipamento do mundo. Mas para o personalizar de acordo com os seus

serviços de transporte específicos e as suas necessidades pessoais, está disponível uma vasta gama de acessórios.

É tudo uma questão de tornar o camião mais eficiente para o trabalho realizado. E não se esqueça que foram todos

desenvolvidos e testados pela Volvo Trucks para camiões Volvo para garantir que todos têm o que se espera de

um produto Volvo. Até a máquina de café foi testada contra colisões!

Seque-se uma pequena seleção de acessórios – mas existem muitos mais para escolher. Contacte o seu

conces-sionário Volvo ou visite www.volvotrucks.com.pt para obter mais informações sobre acessórios.

Recondicionador de baterias

(19)

P ub lic ati on ID : 7 0 0 2 6

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

quadra K, do loteamento denominado "Jardim Elite", situado no Município de Charqueada/SP, Comarca e 1ª Circunscrição Imobiliária de Piracicaba/SP. DESCRIÇÃO: mede 5,06 metros

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock