Exposição Nacional avalia 479 animais HB em Alegrete

Texto

(1)

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HEREFORD E BRAFORD - ANO XI - Nº XXXVII - JUNHO 2011

Curso reúne empresários do BHB e estudantes

Página 03

Marfrig aumenta bonificações para a Carne Pampa

Página 12

Santa Tereza vence Prova de Avaliação a Campo HB na Embrapa

Página 18

Exposição Nacional avalia 479 animais

HB em Alegrete

Página 04

Foto: Gabriel Becco

(2)

Curso reúne empresários do BHB e estudantes

Editorial Especial

Expediente

Diretoria de Administração

Diretor-Presidente:

Fernando Lopa da Silva Vice-Presidente de Administração:

Ricardo Amaral Furtado Vice-Presidente de Promoção e Difusão das Raças:

Miguel Augusto Bitencourtt Barbará Vice-Presidente de Registros Genealógicos:

Luciano Dornelles de Dornelles Secretário de Administração Geral:

Celso Jaloto Ávila Junior Secretário de Administração Financeira:

Dirceu Menna Barreto de Abreu Netto

Conselho Consultivo

Membros Eletivos Titulares Gilberto Dutra Bulcão Pedro Monteiro Lopes Alfeu de Medeiros Fleck Membros Suplentes

Mário Ubirajara Rota Anselmi Guilherme Coimbra Prata Fernando Torres Cardoso Saraiva

Conselho Fiscal

Membros Titulares Tertuliano Cardoso Filho Gedeão Avancini Pereira Luciano Sperotto Terra Membros Suplentes

Fernando Fabrício de Faria Correa Guilherme Camps Correa da Camara Ney Arthur Azambuja

Conselho Técnico

Presidente: Thais Maria Bento Pires Lopa

Seção Hereford

Coordenador:

Guilherme Ulrich Duarte Membros:

José Inácio de Andrade Freitas Frederico Ormazabal Sastre Gedeão Avancini Pereira Marcelo Silveira da Silveira Rodrigo Castelarin Fialho

Seção Braford

Coordenador:

Jarbas Arraes Pereira Membros:

Celina Albornoz Maciel Francisco Miguel Barbará Gonzalez Luis Sérgio do Amaral Godinho Rafael Momm

Eduardo de Souza Soares

Representante do MAPA

Ibagé Simões Pires

Representante da Seappa

Ildara Vargas

Representante da ANC

Amilton Elias

Superintendente

Méd. Vet. Gabriel Isaacsson

Superintendente de Registros

Méd. Vet. Magali Moura

Pampa Pampiano

Editor: Jairo Nether

Responsável: Lorena Riambau Garcia Colaboração Reportagem: Luciana Bueno Revisão: Lorena Riambau Garcia (Conrerp 1624) e Luciana Bueno (MTb/RS 8508) Fotografia: Gabriel Becco, Miguel Araújo, Daniel Rosmarino, Divulgação Cabanhas e ABHB.

Projeto Gráfico: Adelino Bilhalva Realização:

Fone: +55 (51) 3084.4717

Associação Brasileira de Hereford e Braford

Av. General Osório, 1094 Caixa Postal 483 Cep : 96400-100 Bagé - RS Fone/Fax: +55 (53) 3312-8726 + 55 (53) 3242 .1332 www.abhb.com.br

Um outono maravilhoso para nossas raças!

Apesar de ainda não encerradas as atividades da temporada - pois estamos chegando à Feicorte 2011, onde este ano, além dos julgamentos, realizaremos a degustação da Carne Certificada Pampa® no Espaço Carne e no churrasco dos tratadores -, tive- mos um outono de constatação nas pistas de exposições, nos campos, na indústria, na mesa do consumidor e na ciência, da excelente qualidade genética dos animais Hereford e Bra- ford brasileiros.

Infelizmente, por falta de espaço, nesta edição não publicamos as informações sobre a belíssima 3ª Gira Internacional do Hereford e do Bra- ford, nem os recentes resultados das pesquisas que seguem comprovando a maciez dos animais produtores da Carne Certificada Pampa® e os ganhos comparativos pós-desmame superiores das raças H&B, atividades estas também realizadas no outono e divulgadas através da ABHBnet.

Começamos pela PAC de reprodu- tores H&B, realizada pela Embrapa Pecuária Sul, que novamente mostrou ganhos em torno de 1 Kg dos nossos reprodutores. Um resultado invejável numa prova de desempenho a campo duríssima para nossos animais sub- metidos à temperaturas que variam muito (às vezes 15ºC no mesmo dia), à seca, à chuva de granizo e ao sol escaldante de 45ºC, com o mínimo de abrigo; um teste para durões, e mes- mo assim mantém esse desempenho invejável quando se comparado com qualquer outra raça em provas de de- sempenho semelhantes. É a pesquisa sobrepujando o marketing e confir- mando o que o produtor, que usa as

raças no campo, já conhece. Mais quilos de carne no mesmo espaço no pasto e com o mesmo tempo de engorda, além de muita fertilidade e longevidade. Isso tudo, sem perder a qualidade da carne.

Falando em carne, em abril batemos o recorde de produção em um mês do nosso programa de carne de qualida- de (85 toneladas), numa fase de retra- ção da demanda por carne. Porém, os frigoríficos melhoraram as tabelas de bonificações para nossa carne, fru- to da forte aceitação da mesma pelo mercado consumidor. Mais uma vez, o trabalho sério realizado no campo, pelos nossos produtores e técnicos, e na indústria, por nossos certificadores, sobrepujam o marketing no negócio da carne. Os resultados da qualida- de da produção de nossas raças no campo estão chegando à mesa do consumidor e eles estão adorando!

Ainda tenho muito a falar, mas vocês poderão ler neste informativo. Então faço um agradecimento a todos os criadores e entusiastas das raças Hereford e Braford, que nos propor- cionaram uma Exposição Nacional inesquecível, tanto pela qualidade quanto pela quantidade de animais presentes, e também pela confra- ternização e quantidade de público presente. Fica um especial agrade- cimento ao Núcleo Fronteira Oeste e ao Sindicato Rural de Alegrete pela organização e apoio ao evento.

Fernando Lopa

Presidente ABHB

Realizado no Sindicato Rural de Alegrete (RS), em 29 de abril, o curso de Estratégias e Táticas de Negociação Internacional reuniu 14 empresários, estudantes e profis- sionais da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Minis- trado pela instrutora da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilda Zimmer, a capacitação in company proporcionou ao grupo, especialmente aos empresários do Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria da ABHB e da Agência Bra- sileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), noções de negociação, contudo no âmbito internacional – foco do BHB para o ano de 2011.

Gilda abordou desde os conceitos, princípios e etapas da negociação, ressaltando a complexidade da nego- ciação internacional ao preparo dos produtos para o mercado externo e planejamento estratégico. “A negocia- ção internacional envolve, além dos fatores de uma negociação local, uma série de habilidades e elementos. Des- se modo, a compreensão das diferen- ças culturais é crucial para o sucesso da negociação”, diagnosticou.

Entre os pré-requisitos da negocia- ção estão a sabedoria implícita ao ato da comunicação, a audição, o

diálogo (perguntas) e a persuasão.

Conforme Gilda, também é impor- tante estar atento à administração de conflitos e conciliação de inte- resses. A compreensão da cultura local é outro fator determinante num processo de negociação envolvendo países e continentes diferentes. Para o estudante de medicina veterinária Bruno Cristaldo Vieira o treinamento foi excelente para o aprendizado da introdução interpessoal nos diferen- tes públicos e mercados. “Vimos como agir na comunicação com o produtor nos mercados nacional e internacional para fechar negócio ou abrir novos”, informou Vieira, que

obteve o primeiro lugar no curso de Atualização e Julgamento das Raças Hereford e Braford, da ABHB, na edição realizada em Itaqui (RS).

O grupo desenvolveu também uma dinâmica de negociação no qual parte dos participantes represen- tava importadores interessados na genética bovina brasileira e outra parte formava um grupo de em- presários aptos a exportar. Gilda e um outro grupo de alunos atuaram como observadores no qual, ao final da atividade, apontaram sucessos e aprendizados que precisam ser aplicados em uma negociação.

Curso de Estratégias e Táticas de Negociação Internacional reuniu 14 empresários, estudantes e profissionais da ABHB

3 BHB

(3)

Especial Especial

Exposição Nacional avalia 479 animais HB em Alegrete

Organizada pelo Núcleo Fronteira Oeste (NFOHB), a Exposição Nacio- nal das Raças Hereford e Braford reuniu 479 animais das duas raças entre os dias 04 e 07 de maio no Parque de Exposições Lauro Dornel- les, em Alegrete (RS). Ao todo, foram 58 trios de rústicos e 43 animais argola da raça Hereford e 58 trios de rústicos e 88 animais argola da raça Braford, inscritos por 28 criatórios, mais do que o dobro dos exemplares avaliados durante a Nacional 2010.

“A raça Braford vem crescendo mui- to nos últimos anos, e esse cresci- mento pode ser sentido nas pistas de julgamentos e de remates. Na Nacional não poderia ser diferente”, observa o presidente do NFOHB, Jarbas Arraes Pereira, ressaltan- do ainda a qualidade da genética

apresentada pelos cabanheiros, que na sua opinião está cada vez maior. “Nos causou muita satisfação ver em pista um grande número de animais da raça Hereford, a nossa raça mãe”, acrescenta o dirigente.

“Foi a maior exposição das últimas três décadas. Nossos criadores levaram para Alegrete o melhor material Here-

ford e Braford nacional”, comemora o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, creditando o expressivo número de animais inscritos à mudança de data da Nacional para o outono e ao grande número de criatórios que se concentram na região de atuação do Núcleo Fronteira Oeste, entre outras razões. “Temos que parabenizar e

agradecer a todos que fizeram esta exposição tão grandiosa, todos que trabalharam e não mediram esforços, os criadores, as diretiva da ABHB e do NFOHB e as pessoas que trabalharam dando suporte na realização do even- to”, completa o presidente, lembrando que a Nacional será realizada em Ale- grete também nos próximos dois anos.

A Exposição Nacional de Hereford e Braford 2011 foi encerrada com uma belíssima cerimônia de entrega de prêmios que reuniu mais de uma centena de pessoas e contou com a presença do deputado estadual Frederico Antunes, do presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Pedro Píffero, na ocasião represen- tando a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul

(Farsul), do atual presidente da So- ciedade de Criadores de Hereford do Uruguai, Ricardo Reilly Arrarte, e do gerente administrativo da entida- de, Daniel de Mattos, que destacou o excelente nível dos animais apre- sentados, em especial os rústicos da raça Hereford.

Outro momento festivo da Nacional 2011 foi o tradicional churrasco oferecido aos tratadores dos animais, realizado na noite da sexta-feira (06/05), paralelo ao jantar de lançamento da 3ª Gira Internacional Hereford & Braford - O Caminho da Genética.

Jarbas Arraes Pereira Fernando Lopa

Cerimônia de entrega de prêmios reuniu mais de uma centena de pessoas

5 4

Exposições Exposições

(4)

Especial Especial

Cabanha Touro Passo destaca-se no Hereford

Entre os exemplares de argola, des- taque para a Cabanha Touro Passo, que ficou com os grandes campe- onatos de fêmeas Polled Hereford, com Topass Top Model 1, e Here- ford, com Topass Senda 5, esco- lhida ainda a Suprema Campeã da exposição. A cabanha levou para Uruguaiana (RS) também o título de Grande Campeão Hereford, com Topass Munk 3. Ricardo Pereira Du- arte lembra que a fêmea apontada Suprema Campeã Hereford já havia sido Grande Campeã na Exposição de Uruguaiana em 2008. “A Nacio- nal 2011 adquire uma importância muito grande devido ao expressivo número de animais, superior inclusi- ve à Expointer, que é a maior vitrine das raças”, completa.

Responsável pelo julgamento dos exemplares Hereford, o presidente

da Associação Nacional de Criado- res – “Herd-Book Collares” e maior selecionador de Hereford PO do Brasil, Mário Ubirajara Anselmi res- salta que as grandes campeãs são dois excelentes ventres, muito bem pigmentados e que caminham com muita facilidade. “O que pesou so- bre a decisão da Suprema Campeã foi o seu comprimento e abertura de quadril, o que demonstra facilidade de parto”, revela o jurado.

Como Grande Campeão Polled Hereford, ele escolheu São Fernan- do Condor 7917, da Cabanha São Fernando, de Quaraí (RS), aponta- do ainda o Supremo Campeão da raça. “É um excelente touro e foi muito bem preparado. Trata-se de um animal carnudo e comprido, que mereceu o título de Grande Cam- peão”, resume Anselmi. De acordo

com Fernando Preis Cavalcanti, da Cabanha São Fernando, o exemplar foi escolhido Terceiro Melhor Macho da Exposição de Alegrete em 2010, tendo evoluído muito desde então, principalmente no quesito ganho de peso. “Vencer numa pista concor- rida como esta é muito bom, supe- rou todas as nossa expectativas”, revela o criador.

Mário Ubirajara Anselmi julgou os exemplares Hereford

Hereford

Grande Campeã e Suprema Campeã: Topass Senda 5 (Tat.2347), Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS) Reservada de Grande Campeã: Nova Aurora Anjo da Guarda 2005 (Tat. 2005), Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda, Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, Uruguaiana (RS) Terceira Melhor Fêmea: Topass Mucama 1 (Tat. 2385), Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS)

Grande Campeão: Topass Munk 3 (Tat. 2521), Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS)

Polled Hereford

Grande Campeã: Topass Top Model 1 (Tat. 2300), Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS) Reservada de Grande Campeã: Topass Romeira 23 (Tat. 2008), Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS) Terceira Melhor Fêmea: Nova Aurora Anjo da Guarda 1967 (Tat. 1967), Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda, Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, Uruguaiana (RS) Grande Campeão e Supremo Campeão: São Fernando Condor 7917 (Tat. 7917), João Souza Cavalcanti, Cabanha São Fernando, Quaraí (RS) Reservado de Grande Campeão: Nova Aurora Anjo da Guarda TE 1920 (Tat. 1920), Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda, Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, Uruguaiana (RS) Terceiro Melhor Macho: São Fernando Tordo 7885 (Tat. 7885), João Souza Cavalcanti, Cabanha São Fernando, Quaraí (RS)

Braford

Grande Campeã: Pitangueira 38-H2268 (Tat. H2268), Pedro Monteiro Lopes, Grupo Pitangueira, Itaqui (RS) Reservada de Grande Campeã: Nova Aurora Anjo da Guarda 38-10577 (Tat. 10577), Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda, Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, Uruguaiana (RS) Terceira Melhor Fêmea: São Miguel 38-1768 (Tat. 1768), Agropecuária Odair Gonzalez, Estância São Miguel, Uruguaiana (RS)

Grande Campeão: Pitangueira 38-H738 (Tat. H738), Pedro Monteiro Lopes, Grupo Pitangueira, Itaqui (RS) Reservado de Grande Campeão: Pitangueira 38-H2109 (Tat. H2109), Pedro Monteiro Lopes, Grupo Pitangueira, Itaqui (RS) Terceiro Melhor Macho: Nova Aurora Anjo da Guarda 38-9744 (Tat. 9744), Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda, Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, Uruguaiana (RS)

7 Exposições Exposições

Após garantir o grande campeonato de fêmeas Braford, com Pitangueira 38-H2268, o Grupo Pitangueira, de Itaqui (RS), comemorou também o grande campeonato nos machos, com Pitangueira 38-H738, touro que sagrou-se bicampeão nacional, já que venceu também a edição da mostra realizada no ano passado, em Pelotas (RS). Pedro Monteiro Lopes disse estar muito satisfeito com o re- sultado, uma vez que trata-se do pri- meiro bicampeonato de um exemplar Braford em exposições nacionais.

“Além das características raciais bem definidas, boa pigmentação e prepúcio correto, trata-se do exem- plar que apresentou os maiores índices de perímetro escrotal e área

de olho de lombo. O Grande Cam- peão é um touro que caminha com muita desenvoltura, mesmo pesan- do quase uma tonelada”, observa Fernando Fabrício Faria Corrêa, responsável pelo julgamento dos bovinos Braford.

Sobre a Grande Campeã, que já havia obtido o mesmo prêmio na Ex-

posição de Outono de Alegrete em 2010, o jurado destaca a fertilidade, detalhe que fez toda a diferença, uma vez que ela apresentou-se com terneiro ao pé, estando prenhe novamente. “É uma fêmea equilibra- da, sem exageros, com um terneiro muito bem criado ao pé e uma co- bertura de carne muito boa mesmo amamentando”, reforça Corrêa.

Grande Campeã Hereford e Suprema Campeã

Cabanha Touro Passo

Grande Campeão Hereford Cabanha Touro Passo

Grande Campeã Polled Hereford Cabanha Touro Passo

Grande Campeão Polled Hereford e Supremo Campeão

Cabanha São Fernando

Grande Campeã Braford Grupo Pitangueira

Grande Campeão Braford Grupo Pitangueira

Touro Braford da Pitangueira é bicampeão nacional

Fernando Fabrício Faria Corrêa avaliou os exemplares Braford

Outro momento importante da Nacional 2011 foi o lançamento da segunda edição do Anuário Hereford e Braford, publicação com 150 páginas coloridas que contempla a história das raças Hereford e Braford em 2010. Com tiragem de dois mil exemplares, o Anuário foi distribuído durante o almoço de entrega de prêmios da Nacional 2011 e enviado posteriormente aos associados e demais parceiros da ABHB.

Anuário 2010

(5)

Jurados avaliaram 348 animais rústicos

Após avaliar os 58 trios de exemplares rústicos da raça Hereford, Mário Ubira- jara Anselmi apontou como Trio Grande Campeão Hereford PO o Lote 1, da Ca- banha Touro Passo, de Uruguaiana (RS), do qual saiu a Melhor Fêmea Rústica PO, a de tatuagem 2098, enquanto que o Trio Grande Campeão Hereford PC foi o Lote 18, da Estância Santa Maria, de Bagé (RS), de onde saiu a Melhor Fêmea Rústica PC, a de tatuagem 774519.

Dentre os ventres mochos, o jurado apontou como Trio Grande Campeão PO o Lote 9, da Estância Tamanca, de Santa Vitória do Palmar (RS). “São fê- meas de ponta de nosso plantel, muito compridas, profundas e femininas”, explica Luciano Sperotto Terra, respon- sável pela administração da estância ao lado do irmão Luciano, lembrando que o lote obteve o mesmo título na Ex- posição de Outono de Santa Vitória do Palmar deste ano. Já a Melhor Fêmea Rústica Polled Hereford PO foi a de tatuagem 4201, do Lote 7, da Cabanha São Marcos, de Alegrete (RS).

Como Trio Grande Campeão Polled He- reford PC, Anselmi escolheu o Lote 28, da Fazenda São Jorge, de Aceguá (RS), do qual faz parte a Melhor Fêmea Rús- tica PC, a de tatuagem F003, apontada ainda a Suprema Campeã Hereford. De acordo com o técnico da ABHB, Miguel Ferreira, o lote campeão expressa o tra- balho de seleção que vem sendo feito na Fazenda São Jorge, que busca animais de biótipo mediano, com muita produção de carne. Segundo ele, o criatório dá muita importância a fertilidade, por isso todas as fêmeas, mesmo apesar da pou- ca idade, apresentaram-se prenhes. “A Suprema Campeã é muito equilibrada, enquadrada no standart da raça, extre- mamente feminina e com um posterior muito forte”, observa Ferreira.

Entre os machos PC, Anselmi escolheu como Trio Grande Campeão Hereford o Lote 21, da Reculuta Agropastoril, de Santana do Livramento (RS), do qual saiu o Melhor Macho Rústico Hereford PC, o exemplar de tatuagem L176. Nos exemplares mochos o título de Trio Gran-

de Campeão ficou com o Lote 44, da Fa- zenda São Jorge, de Aceguá, enquanto que o Melhor Macho Rústico Polled Hereford PC foi o exemplar de tatuagem 7120, do Lote 52, da Fazenda Irapuá, de Cachoeira do Sul (RS), apontado ainda o Supremo Campeão Hereford.

“Optei pelo exemplar mocho, que é um excelente touro, com boas costelas e um pescoço bonito”, resume o jurado.

Anselmi apontou ainda como Trio Grande Campeão Polled Hereford PO o Lote 15, da Cabanha Escondida, de Alegrete, do qual saiu o Melhor Macho Rústico PO, o exemplar de tatuagem 2237. De acordo com José Inácio de Andrade Freitas, o trio de touros apre- sentados comprova o acerto do acasa- lamento com o reprodutor americano Forc 18L Forc 29F Boomer 18L, que já havia lhe dado um Grande Campeão da Exposição de Alegrete, mas não tão bom como o exemplar apontado o Melhor Macho Rústico PO da Nacional 2011. Segundo ele, o reprodutor retor- na para a cabanha e deve ser coloca- do à venda na primavera. “O resultado obtido por este trio de animais, filhos de pais novos, comprova o acerto do trabalho de nossa seleção”, comemora Aca, reforçando a forte concorrência registrada em todos os julgamen- tos. Ao final do julgamento, o jurado expressou sua satisfação em poder observar animais PO de tão alto nível em pista, apesar de haver uma maior pressão de seleção nos exemplares

PC, que também registra o maior nú- mero de criadores dentro da raça.

Já os 58 trios de exemplares rústicos da raça Braford foram avaliados por Fer- nando Fabrício Faria Corrêa, que definiu como Trio Grande Campeão entre as fêmeas o Lote 65, da Estância São Ben- to, de Santana do Livramento, do qual saiu a Melhor Fêmea Rústica, a terneira de tatuagem J214. De acordo com Otto Manoel Alves de Alves, o mesmo lote sagrou-se Campeão Terneiras na Exposi- ção de Alegrete em 2010, apresentando- -se prenhas na Exposição Nacional 2011. “O Trio Grande Campeão apresen- ta o biótipo que busco como criador, são fêmeas largas, compridas e muito férteis.

Acho também que possuem a pelagem ideal dentro da raça”, destaca o criador.

Corrêa apontou ainda como Trio Grande Campeão Rústico o Lote 107, do Grupo Pitangueira, de Itaqui, do qual saiu o Melhor Macho Braford da Nacional 2011, o exemplar de tatuagem H161.

Os julgamentos da raça foram acompa- nhados atentamente por Diego Hernáez e Ceferino Mendez, criadores de Braford no Paraguai. Hernáez, que retornou ao Brasil pelo terceiro ano consecutivo, conta que vem surpreendendo-se com o que tem visto nas pistas das exposições brasileiras, principalmente na da Nacio- nal 2011. Segundo ele, ano a ano vem melhorando a qualidade genética do Braford brasileiro. O criador também re- vela estar muito surpreso com os animais rústicos da raça, pois possuem muita estrutura carniceira.

Hereford PO - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 1 (Tat. 13 – 2093 – 2098), Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS) Melhor Fêmea Rústica: Tat. 2098, do Lote 1, Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS)

Polled Hereford PO - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 9 (Tat. D008 – D011 – D016), Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Estância Tamanca, Santa Vitória do Palmar (RS) Trio Res. Grande Campeão Fêmeas: Lote 5 (Tat. 5138 -5144 -5120), Sucessores de Paulino

e Agenor Ávila Costa, Cabanha Santa Angélica, Pedras Altas (RS)

3º Melhor Lote de Fêmeas: Lote 8 (Tat. 2414 – 2422 – 2428), Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS) Melhor Fêmea Rústica: Tat. 4201, do Lote 7, Ciro Manoel de Andrade Freitas, Cabanha São Marcos, Alegrete (RS) Melhor Progênie de Pai Nacional: Touro Topass Romeiro 27 (Tat. 2414 – 2422 – 2428, do

Lote 8) Ricardo Pereira Duarte, Cabanha Touro Passo, Uruguaiana (RS)

Trio Grande Campeão Machos: Lote 15 (Tat. 2219 – 2237 – 2245), José Inácio de Andrade Freitas, Cabanha Escondida, Alegrete (RS) Trio Res. Grande Campeão Machos: Lote 13 (Tat. 5135 – 5151 – 5121), Sucessores de Paulino

e Agenor Ávila Costa, Cabanha Santa Angélica, Pedras Altas (RS)

3º Melhor Lote de Machos: Lote 14 (Tat. 4203 – 4204 – 4218), Ciro Manoel de Andrade Freitas, Cabanha São Marcos, Alegrete (RS) Melhor Macho Rústico: Tat. 2237, do Lote 15, José Inácio de Andrade Freitas, Cabanha Escondida, Alegrete (RS)

Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 18 (Tat. 775420 – 77471 – 774519), Alcebíades J. Pereira PAP, Estância Santa Maria, Bagé (RS) Trio Res. Grande Campeão Fêmeas: Lote 19 (Tat. 560881 – 560836 – 476797), Alcebíades J. Pereira PAP, Estância Santa Maria, Bagé (RS) Melhor Fêmea Rústica: Tat. 774519, do Lote 18, Alcebíades J. Pereira PAP, Estância Santa Maria, Bagé (RS)

Trio Grande Campeão Machos: Lote 21 (Tat. L276 – L057 – L176), Juarez Flores Furtado, Reculuta Agropastoril, Santana do Livramento (RS) Trio Res. Grande Campeão Machos: Lote 20 (Tat. E082 – E148 – E160), Ricardo e Luciano

Sperotto Terra, Estância Tamanca, Santa Vitória do Palmar (RS)

Melhor Macho Rústico: Tat. L176, do Lote 21, Juarez Flores Furtado, Reculuta Agropastoril, Santana do Livramento (RS)

Polled Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 28 (Tat. F003 – F103 – F115), Agropecuária São Jorge Ltda., Fazenda São Jorge, Aceguá (RS) Trio Res. Grande Campeão Fêmeas: Lote 32 (Tat. D125 – D128 – D138), Ricardo e Luciano

Sperotto Terra, Estância Tamanca, Santa Vitória do Palmar (RS)

3º Melhor Lote de Fêmeas: Lote 37 (Tat. 680744 – 859589 – 860132), Alcebíades J. Pereira PAP, Estância Santa Maria, Bagé (RS) Melhor Fêmea Rústica e Suprema Campeã: Tat. F003, do Lote 28, Agropecuária São Jorge Ltda., Fazenda São Jorge, Aceguá (RS) Trio Grande Campeão Machos: Lote 44 (Tat. F080 – F090 – F092), Agropecuária São Jorge Ltda., Fazenda São Jorge, Aceguá (RS)

Trio Res. Grande Campeão Machos: Lote 49 (Tat. L031 – L061 – L231), Juarez Flores Furtado, Reculuta Agropastoril, Santana do Livramento (RS) 3º Melhor Lote de Machos: Lote 48 (Tat. 9011 – 9012 – 9031), Willy Haas Filho, Fazenda Irapuá, Cachoeira do Sul (RS)

Melhor Macho Rústico e Supremo Campeão: Tat. 7120, do Lote 52, Willy Haas Filho, Fazenda Irapuá, Cachoeira do Sul (RS)

Braford - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 65 (Tat. J013 – J214 – J155), Otto Manoel Alves de Alves, Estância São Bento, Santana do Livramento (RS) Trio Res. Grande Campeão Fêmeas: Lote 75 (Tat. A307 – A309 – A305), Parceria Agropecuária da Ponta, Estância da Ponta, Rosário do Sul (RS) 3º Melhor Lote de Fêmeas: Lote 62 (Tat. 38-A50 – 38-A54 – 38-A170), Agropecuária Odair Gonzalez, Estância São Miguel, Uruguaiana (RS) Melhor Fêmea Rústica: Tat. J214, do Lote 65, Otto Manoel Alves de Alves, Estância São Bento, Santana do Livramento (RS)

Trio Grande Campeão Machos: Lote 107 (Tat. H161 – H346 – H769), Pedro Monteiro Lopes, Grupo Pitangueira, Itaqui (RS) Trio Res. Grande Campeão Machos: Lote 92 (Tat. J280 – J116 – 38-J231), Otto Manoel

Alves de Alves, Estância São Bento, Santana do Livramento (RS)

3º Melhor Lote de Machos: Lote 100 (Tat. J069 – J085 – 38-J043), Otto Manoel Alves de Alves, Estância São Bento, Santana do Livramento (RS) Melhor Macho Rústico: Tat. H161, do Lote 107, Pedro Monteiro Lopes, Grupo Pitangueira, Itaqui (RS)

Exposições Exposições

Trio Grande Campeão Fêmeas Hereford PO Cabanha Touro Passo

Trio Grande Campeão Machos Polled Hereford PO Cabanha Escondida

Melhor Macho Rústico Polled Hereford PO Cabanha Escondida

Trio Grande Campeão Fêmeas Polled Hereford PC Fazenda São Jorge

Trio Grande Campeão Machos Polled Hereford PC

Fazenda São Jorge

Melhor Macho Rústico Polled Hereford PC e Supremo Campeão

Fazenda Irapuá

Trio Grande Campeão Fêmeas Braford Estância São Bento

Trio Grande Campeão Machos Braford Grupo Pitangueira

Melhor Macho Rústico Braford Grupo Pitangueira

(6)

Na noite de sexta-feira (06/05), após um intenso dia de julgamentos, os ex- positores e convidados participaram de um jantar de confraternização, momento em que foi lançada a 3ª Gira Internacional Hereford & Braford – O caminho da genética.

O evento, promovido pela ABHB e organizado pelo Núcleo Pampa Gaúcho de Hereford e Braford e pela Sociedade de Hereford do

Uruguai, ocorreu entre os dias 23 e 27 de maio e contou com visitas à quatro propriedades brasileiras e quatro uruguaias. Participaram do lançamento o presidente do Núcleo Pampa Gaúcho, Eduardo Soares - junto com a vice-presidente, Celi- na Maciel -, o vice-presidente da ABHB, Ricardo do Amaral Furtado, e Alejandro Costa, representando a Sociedade de Criadores de Here- ford do Uruguai.

BHB

Gira Internacional Remate tem

pista limpa

Chancelado pela ABHB, o Remate da Exposição Nacional movimentou R$ 147.450,00 com a venda de todos os exemplares ofertados: 84 novilhas Braford e 12 vacas Hereford.

O maior lance do pregão, conduzido pela Agenda Remates, foi para uma novilha Braford de um ano e meio vendida pelo Grupo Pitangueira, de Itaqui, e adquirida pela Agropecuária São Pedro, de Alegrete, por R$ 5 mil.

Durante o almoço de entrega de prê- mios da Exposição Nacional também foi lançado o V Congresso Mundial Braford, que será realizado no Para- guai, de 12 a 22 de abril de 2012.

De acordo com o secretário da Sociedade Paraguaia de Criadores de Braford (SPCB), Diego Hernáez, o principal objetivo é reunir a melhor genética Braford do Brasil, Uruguai,

Argentina e Paraguai. “Estamos con- fiantes de que chegaremos à altura dos melhores exemplares do mundo”, revela Hernáez, citando como exem- plo a genética Braford da Austrália, segundo ele pioneira na criação da raça no mundo.

Mais informações sobre o congresso mundial podem ser obtidas no site www.congresobraford2012.com.py

Congresso Mundial Braford

Diego Hernáez

Após três dias de palestras e aulas práticas foram conhecidos os ven- cedores do 9º Curso de Atualização e Julgamento das Raças Hereford e Braford – Dr. Jacob Momm Filho. O evento, que integrou a programação da Exposição Nacional 2011, foi rea- lizado em Alegrete entre os dias 02 e 04 de maio e contou com a participa- ção de 69 alunos.

Com 1.566 pontos, em primeiro lugar ficou o estudante de medicina veteri- nária João Luis Mosselin, que já havia participado da mesma atividade em 2009. “Na época, eu não tinha emba- samento e mesmo assim o curso foi muito importante, pois me ajudou a identificar em um remate, por exem- plo, os melhores reprodutores Here- ford e Braford”, conta o jovem de 24 anos. Segundo ele, esta edição do curso trouxe muito mais informações, trabalhos bem atualizados sobre as raças HB e novas tecnologias que podem ser empregadas na produ- ção de bovinos. “Mesmo que eu não me torne um criador de Hereford e Braford, com certeza serei um multi- plicador e um fomentador da criação destas raças”, acrescenta Mosselin.

O inspetor técnico da ABHB, Luiz Rafael Lagreca palestrou sobre a organização de julgamentos em exposições e foi um dos orienta- dores das práticas de admissão e julgamento. Segundo ele, o grande diferencial do Curso de Julgamento é que as pessoas que se acercam dele se surpreendem com as coi- sas novas que encontram. “Nesta edição tivemos estudantes, peões de estância e produtores rurais, e todos saíram satisfeitos. A cada ano a Associação apresenta uma no- vidade e faz do curso uma grande ferramenta de conhecimento tanto para quem está começando quanto para quem já trabalha no campo com as raças Hereford e Braford”, ressalta o médico veterinário.

De acordo com Gabriel Isaacsson, superintendente administrativo da ABHB, o curso cumpre o propó- sito de oferecer conhecimento, levando ao público atualização de tecnologias com um custo baixo, oportunizando aos alunos o con- tato com jurados de exposições importantes, tanto do Brasil como

do Uruguai. “A Associação tem sempre a preocupação de apre- sentar temas importantes e rele- vantes não só para as raças HB, mas também para toda a cadeia produtiva da carne”, completa.

Promovido pela ABHB, o Curso de Atualização e Julgamento das Ra- ças Hereford e Braford teve como parceiros a Embrapa Pecuária Sul, Universidade Federal do Rio Gran- de do Sul (UFRGS), Nespro, Pon- tifícia Universidade Católica (PUC – Uruguaiana) e Núcleo Fronteira Oeste de Criadores de Hereford e Braford (NFOHB).

Alegrete sediou o 9º Curso de Jurados

Curso de Atualização e Julgamento contou com a participação de 69 alunos

João Luis Mosselin (C) foi o primeiro colocado

10 primeiros colocados

1º - João Luis Mosselin – 1.566 pontos

2º - Arthur Nogueira de Oliveira de Freitas – 1.526 pontos 3º - Bianca Paim Pereira – 1.496 pontos

4º - Michelle de Almeida Ollé – 1.487 pontos 5º - Leonardo Garcia Nunez – 1.485 pontos 6º - Bárbara Pereira Pires – 1.483 pontos 7º - Rogério Ferreira – 1.481 pontos

8º - Matheus de Mello Campezatto – 1.469 pontos 9º - Leandro Ribeiro da Rosa – 1.471 pontos 10º - Rodrigo Gastmann – 1.469 pontos

11 10

Exposições Exposições

Polled Hereford PO

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 2, Estância Tamanca, Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Santa Vitória do Palmar (RS) Trio Res. Grande Campeão Fêmeas: Lote 1, Estância A Tapera, Jorge Terra de Figueiredo e Irmãs, Santa Vitória do Palmar (RS) 3º Melhor Trio Fêmeas: Lote 3, Cond. Estância Rincão, José Luiz Morrone e outros, Santa Vitória do Palmar (RS)

Melhor Fêmea Rústica: Tat. D011, do Lote 2,Estância Tamanca, Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Santa Vitória do Palmar (RS)

Polled Hereford PC

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 6, Cond. Estância Rincão, José Luiz Morrone e outros, Santa Vitória do Palmar (RS) Trio Res. Grande Campeão Fêmeas: Lote 12, Estância Tamanca, Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Santa Vitória do Palmar (RS) 3º Melhor Trio Fêmeas: Lote 10, Cabanha Dom Vitor, Vitor Leston e Jacques Rodrigues Leston, Santa Vitória do Palmar (RS) Melhor Fêmea Rústica: Tat. D145, do Lote 12, Estância Tamanca, Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Santa Vitória do Palmar (RS) Trio Grande Campeão Machos: Lote15, Cabanha Passo Fundo, Condomínio

Marcos Silva de Marco e outros, Santa Vitória do Palmar (RS)

Trio Res. Grande Campeão Machos: Lote 17, Condomínio Marcos Silva de Marco e outros, Santa Vitória do Palmar (RS) 3º Melhor Trio Machos: Lote 18, Condomínio Estância Rincão, José Luiz Morrone e outros, Santa Vitória do Palmar (RS) Melhor Macho Rústico: Tat. 261, do Lote17, Condomínio Marcos Silva de Marco e outros, Santa Vitória do Palmar (RS)

Hereford PC

Trio Grande Campeão Machos: Lote 4, Estância Tamanca, Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Santa Vitória do Palmar (RS) Melhor Macho Rústico: Tat. E082, do Lote 4, Estância Tamanca, Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Santa Vitória do Palmar (RS)

Exposição de Outono de Santa Vitória do Palmar

Abrindo o calendário de feiras oficiais de Here- ford e Braford, o Núcleo Fronteira Sul realizou nos dias 15 e 16 de abril a Exposição de Ou- tono de Santa Vitória do Palmar (RS), julgada pelo médico veterinário e inspetor técnico da Associação Brasileira de Hereford (ABHB), Miguel Ferreira.

Durante a mostra, também foram realizadas palestras sobre o Programa de Avaliação Genética da ABHB para as raças Hereford e Braford (PampaPlus) e sobre o Programa Carne Certificada Pampa®. Além disso, foram certificados os primeiros exemplares do Projeto Terneiro Certificado Pampa, iniciativa da ABHB cujo objetivo é fomentar a produção de ternei- ros HB e valorizar o material que irá abastecer o Programa Carne Certificada Pampa.

(7)

Carne Pampa Carne Pampa

Marfrig aumenta bonificações para a Carne Pampa

Desde o início de abril, os animais abatidos nas quatro plantas gaúchas do Grupo Marfrig (Bagé, Alegre- te, São Gabriel e Capão do Leão), enquadrados na tabela de certifica- ção do Programa Carne Certificada Pampa®, vem recebendo bonifica- ções de 6% em relação ao preço negociado com o frigorífico em todas as categorias da tabela de qualidade do programa. A partir desta ação, as fêmeas enquadradas na tabela passam a receber os mesmos preços praticados para os machos.

O acordo vem ao encontro do pro- tocolo de intenções para fomento na produção de animais para abate Hereford, Braford e suas cruzas, assinado durante a Expointer 2010, quando a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) implantou o Programa Gado Certificado Pam- pa. De acordo com o presidente da ABHB, Fernando Lopa, a entidade tem a preocupação de garantir uma premiação aos produtores, tanto aos que produzem genética quanto aos que fazem recria ou terminação voltados a suprir o mercado de carne de qualidade, procurando motivá- -los cada vez mais a investir na sua atividade. “Seguimos a filosofia do Programa Carne Pampa, que é ga- rantir preço mínimo acima de merca- do para a carne de qualidade, com

preço indexado a um indicador de cotações para que o produtor tenha a segurança de investir nas raças”, observa Lopa.

A ABHB comemora o benefício oferecido aos produtores, pois os mesmos seguem amparados pelas cotações do indicador Esalq/Cepea para o Rio Grande do Sul, forma de remuneração que já vinha sendo praticada pelo frigorífico. Agora, o produtor receberá automaticamente o que for maior entre o preço nego- ciado + 6% ou o preço indicado no Esalq Max P(6) + 2%.

Conforme Carolina Barretto, geren- te de comunicação e relaciona- mento com pecuaristas do Marfrig, o frigorífico tem consciência da importância das raças HB no reba- nho gaúcho, por isso valoriza tam- bém as ações da ABHB. “Somos uma empresa que visa parceria com produtores de carne de qua- lidade e, em reconhecimento ao trabalho da Associação, estamos à disposição para estreitar uma parceria de abastecimento contí- nuo de animais conforme nossos novos valores de remuneração”, explica Carolina.

Núcleos

implantam Projeto Terneiro Pampa Certificado

Com o apoio de seus núcleos regio- nais, a ABHB vem impulsionando o Programa Carne Certificada Pampa®

com a certificação de terneiros nas feiras oficiais do Rio Grande do Sul através do Projeto Terneiro Pampa Certificado. Os lotes são revisados e avaliados pelo técnicos do Programa Gado Pampa Certificado nas man- gueiras do local de remate das feiras oficiais, sendo que os exemplares aptos recebem o brinco (Cp) de iden- tificação do Programa, que garante o enquadramento automático numa das formas de remuneração boni- ficada nas quatro plantas gaúchas do Frigorífico Marfrig e no Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS).

Para operacionalizar o projeto, os núcleos regionais da ABHB vem desenvolvendo diversas ações de fomento e incentivo ao produtor de terneiros, como premiações e do- ações de brincos identificadores, isenção ou desconto no serviço de certificação, divulgação das vanta- gens da aquisição de animais identi- ficados, palestras informativas sobre o funcionamento do programa de certificação de animais na proprie- dade (Gado Pampa) e do Programa Carne Certificada Pampa®, além de divulgação na mídia.

O trabalho de certificação foi iniciado em abril, durante a Exposição de Ou-

tono de Santa Vitória do Palmar (RS), organizada pelo Núcleo Fronteira Sul, onde foram avaliados e certificados 500 terneiros e terneiras Hereford e Braford. Desde então, já foram ofertados terneiros certificados tam- bém nas exposições de Bagé (RS) e Santana do Livramento (RS), durante a Exposição Nacional, em Alegrete (RS), e ainda na Feira de Terneiros de Lavras do Sul (RS).

Segundo Joaquim Hernadez Filho, presidente do Núcleo Gabrielense de Criadores de Hereford e Braford (NGHB), o projeto nasceu como uma forma de desenvolver atividades de fomento na produção das raças Hereford e Braford nos municípios da região de abrangência do Núcleo.

“Com isso, estamos dando incentivo ao produtor de terneiros e gerando mais animais aptos ao Programa Carne Certificada Pampa®”, acres- centa o dirigente. Para Eduardo Soares, presidente do Núcleo Pampa Gaúcho, esta é uma forma de fechar o ciclo e garantir bom material para

o programa de carne certificada da ABHB. “Nosso interesse é que daqui para frente só entrem terneiros certifi- cados em nossas feiras”, revela.

Já o presidente da ABHB, Fernando Lopa, destaca que o Projeto Ter- neiro Pampa Certificado conta com a estrutura sanitária e zootécnica que a promoção de uma feira oficial exige dos sindicatos rurais para colocar à venda os animais. “Assim, podemos avaliar e identificar um grande número de animais dentro dos rigorosos padrões de qualidade e sanidade do nosso programa”, completa o dirigente.

A ABHB informa que a ideia é abran- ger futuramente todos os produtores e compradores de terneiros Hereford e Braford das feiras oficiais gaúchas.

Desta forma, os sindicatos rurais poderão entrar em contato com a entidade ou com um de seus núcleos regionais para implantar ações do Projeto Terneiro Pampa Certificado e agregar mais valor ao seu evento.

Premiação Hereford Marfrig Sul

A Partir de 11 de Abril 2011

Acabamento Sexo Dentição Peso Mínimo Preço base =>3

Macho

0 dentes 180

Preço macho

6%

2 dentes 210 6%

4 dentes 240 6%

6 dentes 240 6%

Fêmea

0 dentes 170 6%

2 dentes 195 6%

4 dentes 220 6%

6 dentes 220 6%

NOTA:

1- Todas as premiações são referenciadas pelo preço negociado.

2- É garantido a todos os animais enquadrados na classificação da tabela de Premiação Hereford Marfrig Sul, como preço mínimo a cotação Esalq/Cepea coluna Max P(6), acrescido de 2%, respectivamente para machos e fêmeas.

13 12

Carne Pampa Carne Pampa

(8)

Produtores da Carne Pampa participam de jornada técnica

Paralelo à Exposição Nacional das Ra- ças Hereford e Braford 2011, realizada em Alegrete, a ABHB promoveu, em 05 de maio, a 2ª Jornada Técnica para Produtores da Carne Pampa, que reu- niu produtores, estudantes e técnicos interessados em conhecer melhor o programa de carne certificada mantido pela Associação.

Na abertura do evento, Guilherme San- galli Dias, gerente executivo do Carne Certificada Pampa, apresentou núme- ros referentes a 2010, quando 21.449 animais certificados foram abatidos nas quatro plantas gaúchas do Grupo Marfrig e no Frigorífico Silva. Segundo ele, o encontro serviu para mostrar o tipo de novilho que o mercado quer e que vem sendo certificado pela ABHB.

“Foi um momento para escutar os pro- dutores e buscar melhorias para o pro- grama. A indústria esteve aberta para discutir todas as questões referentes à elas”, acrescenta Dias.

Consultor do Frigorífico Silva, Ricar- do Zambarda Vaz adiantou que está sendo lançando, junto com a ABHB, um Campeonato de Carcaças. “Des- de o dia 1º de maio, estamos avalian- do os lotes entregues ao frigorífico, analisando questões como sanidade, peso de carcaça e acabamento. A ideia é apresentar durante a Expoin- ter 2011 uma relação com os finalis- tas, sendo que cerca de dois meses após serão abatidos lotes destes produtores, onde será feita uma

avaliação completa das carcaças para determinar os vencedores, que devem receber uma remuneração ex- tra sobre a bonificação já garantida”, acrescenta Vaz.

Diego Brasil, gerente de fomento do Marfrig, ressaltou que com o arren- damento das plantas do Frigorífico Mercosul, em 2009 e 2010, iniciou- -se o processo de consolidação do Marfrig no mercado gaúcho, onde é responsável atualmente por 25 a 30%

dos abates de bovinos. De acordo com ele, falta ainda um esclareci- mento maior aos produtores sobre as exigências necessárias para classifi- car seus produtos para o Carne Pam- pa, como o grau de acabamento, por exemplo. “Cada vez mais queremos

saber o que o produtor almeja para seu negócio, para podermos estar alinhados com este pensamento”, completa o médico veterinário.

O produtor Alfeu Fleck, da Estância São Manoel, de Alegrete, acompa- nhou com atenção cada explanação e interagiu com os palestrantes atra- vés de questionamentos. “Precisa- mos saber os requisitos para vender os animais, e a melhor maneira de to- mar conhecimento disso é participar de eventos como este”, observa o criador, que participa do Carne Pam- pa desde sua criação e comercializa toda sua produção anual através do programa. “Estou muito satisfeito.

Vendo para os dois frigoríficos e nun- ca tive queixa alguma, revela Fleck.

Ricardo Vaz Diego Brasil

14

Carne Pampa O Melhor da Genética Hereford

e Braford para o Produtor Brasileiro

marketing@geneticapremium.com - www.geneticapremium.com

Touros

2010/11

Corte

Leite Corte

Corte

Leite Excelente combinação de DEP Superior na evaluação panamericana

Superior

Grande Campeão do Congresso Mundial de Braford

Absolute

Filho da bicampeã australiana braford wonderland “wondy”

Stirling Overkill Ótimo produtor de novilhos Imprime musculatura, precocidade e profundidade

Graphite

Excelente musculatura e pigmentação

Combat

O melhor da genética Americana

SHF Wonder Grande Campeão

Expo Prado 2006

El Recomendado Lorenzo Uma carcaça invejável

Recomendado para novilhas

Soy Guapo Gran Bife Top 1% para AOL

Res. Grande Campeão Expo Salto 2009

Pigmento

1% sup. para destete, 15 meses, 18 meses e área de olho de lombo

Mandoble

Res. Grande Campeão Expo Prado 2006

Real Envido

(9)

Realizada primeira avaliação

a campo no Uruguai Quando os projetos são bons, cum- prem seus objetivos e atingem as me- tas planejadas; o resultado da equação de trabalho é somente um: sucesso!

Assim é e tem sido a caminhada do PampaPlus, o nosso Programa Gené- tico de Melhoramento Animal, gerado, nascido e criado no ventre de nossa Associação. No comando estão o pre- sidente da entidade, Fernando Lopa, e a presidente do Conselho Técnico da ABHB, Thais Lopa, que com a parceria da Embrapa, na figura do GenePlus, seus criadores e colaboradores, de- senvolveram e adaptaram esta sen- sacional ferramenta de trabalho que encaminha as raças Hereford e Braford a destinos nunca antes alcançados.

O projeto, ousado e eficiente, pede passagem para crescer e mostrar ser- viço. A passos largos e com trabalho, podemos fazer um gráfico ascendente e uma analogia: fomos um embrião gerado que se desenvolveu em uma gestação sadia, nasceu e cresceu com saúde, mostrando todo o potencial de seus atributos. Como programa, esta- mos jovens adultos e nossa eficiência tem o passaporte carimbado para ultrapassar fronteiras. Assim, finalmen- te foi realizada a primeira avaliação a campo do PampaPlus fora do Brasil.

Nosso primeiro contato além fronteiras para realizar e concretizar a possibi- lidade de implantação do programa ocorreu há quase dois anos, quando por uma ocasião de uma visita ao Uru- guai, na Estância La Vitória, conversa- mos bastante sobre o tema.

Falar em La Vitória é falar em Braford

de ponta no país vizinho, sob a admi- nistração de nosso amigo engenheiro agrônomo Fernando Mattos e sob o comando técnico de Martin Gil com sua excelente equipe de trabalho.

Uma dupla sintonizada e que atingirá certamente grandes objetivos. Gran- des parceiros!

Quando recebi um telefonema no final de fevereiro de 2011, fiquei extrema- mente feliz e realizado: era Martin Gil, da La Vitória, que estava me convidan- do para fazer a primeira avaliação de campo PampaPlus do Mercosul.

Firmamos a data e fiquei muito honra- do de poder, na condição de técnico da ABHB, iniciar esta parceria de trabalho, avançando e integrando fronteiras a serviço de uma raça. Com uma semana de antecedência, duran- te o curso PampaPlus em Bagé (RS), conversei com Thais, que me colocou em mãos as planilhas e as recomenda- ções necessárias para que o trabalho fosse realizados dentro das normas.

Não posso deixar de pontuar que, ainda durante o curso em Bagé, foi

muito motivador escutar com atenção as falas dos criadores do programa - Luiz Otávio, Roberto Torres, Joal B.

Leal e Fernando Cardoso, entre outros -, que com suas palestras direcionam, esclarecem e ensinam, fazendo o link do programa com os técnicos e criadores com perfeição. Desta forma, quando fomos para a mangueira em La Vitória conseguimos afinadamente avaliar 331 animais e exercitamos os escores visuais com a parceria de três técnicos da Associação Uru- guaia: Michel Despaux, Juan Salvo e Martin Gil. Tocamos como uma orquestra afinada sob o acompanha- mento atento de Fernando Mattos, que de tudo participou, construindo assim um belo primeiro momento de integração Mercosul.

Teria várias passagens para relatar, mas para não ser muito extenso, reservo na memória e no coração estas vivências para uma oportuni- dade futura. Finalmente, gostaria de finalizar este resumo com as palavras que exprimem meu sentimento e que dão o título a este relato: PampaPlus, vitória em La Vitória!

Avaliação Genética

Hereford & Braford

Em abril, a Estância La Victória, tradicional criatório uruguaio de propriedade de Fernando Costa Mattos, aderiu ao Programa de Melhoramento Genético das Raças Hereford e Braford – PampaPlus, ação que pode ser considerada um marco na história do programa man- tido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Na ocasião, o inspetor técnico da ABHB Gustavo Isaacsson avaliou 331 animais Braford, sempre acompanha- do dos técnicos uruguaios Martin Gil, Juan Salvo e Michel Despaux, aumen- tando ainda mais a integração entre

associações na formação do “Braford Padrão Mercosul”.

O ingresso do estabelecimento uru- guaio como participante do PampaPlus dá peso internacional ao programa, que apesar do pouco tempo de exis- tência já avalia 38 estabelecimentos e aproximadamente 15 mil animais, números em constante crescimento.

A possibilidade de comparação direta de dados entre animais de diferentes países do Mercosul firma o PampaPlus como ferramenta de melhoramento importante para o bloco.

A integração entre as associações

de Braford do Brasil e do Uruguai é histórica e tem suas raízes na fundação da Federação Braford do Mercosul (FBM), em 1995. Este é mais um marco de pioneirismo na ação conjunta entre associações de países do bloco, como já o foram, por exemplo, os congressos mun- diais e a I Exposição Braford do Mercosul, ocorrida em Uruguaiana (RS), em 2009. A FBM vem buscan- do soluções para que as avaliações genéticas permitam que se com- parem os animais participantes de diferentes países do Mercosul, pro- piciando o crescimento em conjunto e fortalecendo a raça e o grupo.

PampaPlus, Vitória em La Vitória

Por Gustavo Isaacsson, inspetor técnico da ABHB

17 16

PampaPlus PampaPlus

Imagem

Referências

temas relacionados :