• Nenhum resultado encontrado

AUP 280 ORGANIZAÇÃO URBANA E PLANEJAMENTO (2º sem 2015)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUP 280 ORGANIZAÇÃO URBANA E PLANEJAMENTO (2º sem 2015)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AUP 280 – ORGANIZAÇÃO URBANA E PLANEJAMENTO (2º sem 2015) Professores: Prof.Dr. Nuno Fonseca (coord.), Profa.Dra. Andreína Nigriello,

Profa.Dra. Ana Barone, Profa.Dra. Beatriz Rufino, Profa.Dra. Karina Leitão Monitor: Victor Iacovini 1 OBJETIVO

A disciplina AUP 0280 objetiva exercitar os alunos na análise e interpretação das principais características do processo de produção do espaço. São apresentados os elementos do planejamento do desenvolvimento e espaço nacionais, assim como as características peculiares da sociedade brasileira que os determinam. O âmbito nacional é ao qual desemboca, em última análise, todo planejamento desde que o desenvolvimento capitalista implica na formação do mercado unificado e seu espaço, abarcando todo o território nacional. A disciplina adota a Região Metropolitana de São Paulo como área de intervenção do trabalho prático.

2 MÉTODO

O processo de planejamento nacional é abordado pelo exame da estruturação do espaço nacional e dos planos históricos, à luz de seu contexto no estágio de desenvolvimento brasileiro e sua crítica considerando objetivos declarados, efetivos e o empenho de recursos utilizados. A interpretação do processo de planejamento apoia-se na explicitação das mediações entre a ação do Estado e os processos individuais de produção participantes da produção social.

A disciplina elege a Região Metropolitana de São Paulo como área de intervenção visando potencializar a experiência de vida dos alunos para transformá-la em conhecimento formalizado do processo de produção e estruturação do espaço. Sem abdicar de abarcar a totalidade desse processo, o curso resolve a dificuldade inerente de compreensão dessa última orientando os alunos à abordagem de aspectos concretos e específicos (abordagem setorial) do processo. As atividades didáticas incluem aulas expositivas, visitas a campo e acompanhamento de trabalhos práticos, individuais e de equipe, em ateliê.

3 CONTEÚDO

Características do processo de reprodução da sociedade brasileira. Capitalismo, sociedade burguesa e sociedade de elite. Dialética do Estado e do mercado na regulação capitalista. Formação do mercado unificado no território nacional.

Estágios de desenvolvimento e periodização do capitalismo e da sociedade brasileira. Sociedade de elite e acumulação entravada: instrumentos de reprodução. A crise da exaustão do estágio extensivo no Brasil. Histórico do planejamento no Brasil. Políticas econômicas não-explícitas. Regiões versus diferenciação do espaço. Neoliberalismo no Brasil. Correntes contemporâneas de política e retórica.

A disciplina AUP 0280 objetiva exercitar os alunos na análise e interpretação das principais características do processo de produção do espaço urbano. São

(2)

apontadas as forças interagentes naquele processo, como decorrentes da natureza específica da sociedade brasileira em seu estágio atual de desenvolvimento.

4 TRABALHOS PRÁTICOS E AVALIAÇÃO

a) Trabalho individual – monografia sobre um tema ligado à formação / estruturação do espaço nacional à escolha do aluno e aprovado por um professor. Toma-se como possibilidade de tema a articulação de uma questão de relevância no desenvolvimento nacional, considerando-se seus rebatimentos no contexto metropolitano, particularmente a Região Metropolitana de São Paulo.

Texto da ordem de 4 a 8 páginas incluindo ilustrações. Entrega em cópia em papel e arquivo digital com pelo menos uma versão sem exceder 5Mb. Data de entrega final de acordo com o calendário da disciplina.

b) Trabalho em equipe – trabalho propositivo sobre um tema ligado à estruturação do espaço da Metrópole de São Paulo à escolha da equipe e homologado por um professor, visando além de análise/ interpretação, proposta de intervenção. O trabalho prático TP tem quatro etapas:

i) Formação das equipes e definição dos temas – Deverão ser formadas equipes de até 6 membros. Data para a entrega da composição das equipes e para a definição dos temas de acordo com o calendário da disciplina.

ii) Etapa preliminar – Desenvolvimento do tema e sua caracterização sucinta enquanto processo urbano concreto; definição preliminar do escopo da intervenção e do método de trabalho. Data de apresentação do 1º Seminário segundo calendário da disciplina e agenda a ser fixada para a ordem das equipes.

iii) Etapa de desenvolvimento – Desenvolvimento da proposta de intervenção e a avaliação das condições de sua implantação. A proposta poderá se situar em qualquer ponto entre utopia pura ou conservadorismo total, desde que fique expressa a consciência da proposta quanto à distância entre ela e a manutenção do “status quo”. Data de apresentação do 2º Seminário segundo calendário da disciplina e agenda a ser fixada para a ordem das equipes.

iv) Produto final – Entrega final do trabalho, apresentado em relatório encadernado em formato A3 ou A4, assim como em formato digital, com pelo menos uma versão sem exceder 5Mb. Data de entrega final de acordo com o calendário da disciplina.

c) A nota final de aproveitamento será a média das notas da monografia, e da etapa preliminar, da etapa de desenvolvimento e do produto final do trabalho prático, ponderadas segundo os pesos 5, 1, 2 e 2, respectivamente.

4.1 TEMÁTICA TRABALHOS PRÁTICOS 2015

“Homogeneidade x Heterogeneidade na RMSP”

(3)

O Estado, através do planejamento territorial, deveria promover a homogeneização do acesso ao transporte, saneamento, habitação, saúde, educação - essenciais tanto às demandas da produção, como às demandas da reprodução social da população.

Assim como em todas as cidades e metrópoles brasileiras, o território da RMSP, no entanto, é muito heterogêneo quanto à oferta dos serviços de transporte, saneamento, saúde, educação, quanto ao acesso à habitação e ao solo urbano de maneira geral.

A proposta de trabalho prático da disciplina AUP280, deverá ser inspirada na questão acima apresentada: a homogeneidade x a heterogeneidade no território da metrópole quanto ao acesso a serviços, moradia, equipamentos e amenidades urbanas.

As perguntas que motivarão o trabalho prático deverão considerar como questões:

- Como se verifica a homogeneidade e a heterogeneidade no território?

- O que gera as disparidades socioespaciais? Como ela pode ser explicada/evidenciada?

- Quais os desafios para a homogeneização das condições urbanas no território metropolitano?

- Quais os efeitos da heterogeneidade de infraestruturas no território e qual sua relação com o desenvolvimento de políticas públicas?

- Como e em que medidas intervenções urbanas podem interferir na reversão do quadro das diferenças das condições urbanas?

OBSERVAÇÃO: A DISCIPLINA NÃO PREVÊ

RECUPERAÇÃO DE ALUNOS REPROVADOS.

(4)

5 BIBLIOGRAFIA

AZEVEDO, Sérgio e GUIA, Virginia Mares (2004) “Os dilemas institucionais da gestão metropolitana no Brasil” in: Metrópoles entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito. Rio de Janeiro: Fundação Perseu Abramo, pp. 97-110.

BÓGUS, L. M.M; PASTERNAK,Suzana (orgs). São Paulo: transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. Disponível em: http://transformacoes.observatoriodasmetropoles.net/livro/sao-paulo/

CHAUI, Marilena (1979) O que é ideologia Brasiliense, São Paulo

DEÁK, Csaba (1990) "Elementos de uma política de transporte público para São Paulo" Espaço& Debates 30:42-55, republicado in Deák, Csaba e Schiffer, Sueli (1999) O processo de urbanização no Brasil Edusp, São Paulo

DEÁK, Csaba (1991) "Acumulação entravada no Brasil/ E a crise dos anos 80"

Espaço & Debates 32:32-46, republicado in Deák, Csaba e Schiffer, Sueli (1999) O processo de urbanização no Brasil Edusp, São Paulo

DEÁK, Csaba& SCHIFFER, Sueli (2007) "São Paulo: The metropolis of an elite society" in SEGBERS, Klaus (Eds, 2007) et aliiThe making of global city regions Johns Hopkins UP, Baltimore Versão em português***

DINIZ, C. C. (2000) “Impactos territoriais da reestruturação produtiva” in: O futuro das metrópoles: desigualdades e governabilidade. Rio de Janeiro:

Revan/Observatório IPPUR/UFRJ - FASE.

FERNANDES, Florestan (1972) "Classes sociais na América Latina" in Fernandes (1972) Capitalismo dependente e classes sociais na América latina Zahar, São Paulo, 1981

HARLOE, Michael (1979) "Marxismo, o Estado e a questão urbana: notas críticas a duas teorias francesas recentes" Espaço& Debates 28:80-100, 1989; Original Crouch, C (ed, 1979) in State and economy in contemporary capitalism Croom Helm, London

HILTON, Rodney (Ed,1976) A transição do feudalismo para o capitalismo Paz e Terra, São Paulo, 1977, esp. "Introdução"

LANGENBUCH, Richard Juergen (1970) A estruturação da Grande São Paulo IBGE, Rio de Janeiro

LUZ, Nícia Vilela (1968)*** A luta pela industrialização do Brasil Alfa-Omega, São Paulo, 1975, esp. Capítulo II "O despertar da indústria nacional" pp:49-66

MARQUES, Eduardo (org). A METRÓPOLE DE São Paulo no século XXI? Espaços, heterogeneidades e desigualdades. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

MASSEY Doreen (1974) "A justiça social e a cidade: uma resenha" Espaço &

Debates, 28, 1989

MORAIS, José Q (2001) "Contra a canonização da democracia" Crítica marxista 12

(5)

MORI, Klára (1996)*** “Centralização e descentralização” Brasil: urbanização e fronteiras Tese de Doutorado, FAU, São Paulo, Cap.7.

MORI, Klára (1992) "A degradação do litoral paulistano: apontamentos sobre uma questão regional"

NEGRI Antonio (1990) "Resenha de Bobbio: O futuro da democracia e Qual socialismo?" Espaço& Debates 29:72-5

NEGRI, Barjas (1996) “A desconcentração industrial no Brasil: características da industrialização brasileira” in Concentração e desconcentração industrial em São Paulo (1880-1990). Campinas: Unicamp, 1996, pp 137-167.

Pólis nº 27 (1996) Anais, Seminário Políticas públicas para o manejo do solo urbano, São José dos Campos, agosto

PRADO Jr., Caio (1936) “O fator geográfico na formação e no desenvolvimento da cidade de São Paulo” in Revista do Arquivo Municipal, 202, São Paulo: DPH, 2004, pp 15-28.

SADER, Emir (1985) "Constituinte, democracia e poder" in SADER Org,1985) Constituin-te e democracia no Brasil hoje Brasiliense, São Paulo, pp.128-46.

SÃO PAULO, ESTADO (1985) Evolução da Rede básica de transporte de média capacidade: 1975-85 Metrô/SP, São Paulo

SCHWARZ, Roberto (1990) Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis Duas Cidades, São Paulo Esp.35-46.

SOUZA, Maria Adélia Aparecida (2004) “O II PND e a política urbana brasileira:

Uma contradição evidente” in DEÁK, Csaba e SCHIFFER, Sueli Ramos. O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp.

VILLAÇA, Flávio (1998) Espaço intra-urbano no Brasil Studio Nobel, São Paulo, esp.

Cap 5: "A estrutura urbana básica" pp. 113-34

VILLAÇA, Flávio (1999) “Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil” in Deák, Csaba e Schiffer, Sueli (1999) O processo de urbanização no Brasil Edusp, São Paulo

WERNECK, Nelson W Sodré(1986) As razões da Independência Difel, São Paulo

Planos e pesquisas

Emplasa (2000) Sumário de dados

Estatuto da Cidade (2001) Lei Federal 10257/2001 e MP 2220/2001 PUB (1968) Plano Urbanístico Básico Asplan-Daily-Montreal, São Paulo PMT (1984) Plano Metropolitano de Transportes São Paulo

PMDI (1985) Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado COGEP, São Paulo

(6)

SÃO PAULO (Estado, 1985) Legislação básica de interesse metropolitano Emplasa, Secretaria de Negócios Metropolitanos, São Paulo

SEMPLA (1990) Plano Diretor 90, São Paulo

SET (1990) PDT 90: Plano Diretor de Transportes 90, São Paulo SEMPLA (1992) BDP 92/ Base de dados para planejamento São Paulo

SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS (1993) PMT (1993) Plano Metropolitano de Transportes São Paulo

PMDI (1994) Plano Metropolitano da Grande São Paulo 1993-2010 Emplasa, São Paulo

Secretaria dos Tranportes Metropolitanos (1999) PITU 2020: Plano Integrado de Transportes Urbanos, São Paulo

Revista de Estudos Avançados (2003) Dossiê São Paulo No. 47

(7)

6 CALENDÁRIO

CALENDÁRIO AUP 0280 – 2015

AGOSTO

6 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 7 AULA PROF DR CSABA DEAK 1 13 AULA PROF DR CSABA DEAK 2

14 VISITA DE CAMPO – preparação de trabalho para exercício a ser realizado na aula seguinte

20 DEBATE SOBRE VISITA E EXERCÍCIO EM SALA DE AULA

21

ATENDIMENTO (Discussão sobre temas que serão desenvolvidos nos trabalhos práticos)

27 AULA PROFA DRA KARINA LEITAO

28 ATENDIMENTO (Entrega dos temas que serão desenvolvidos nos trabalhos práticos)

SETEMBRO

3 AULA PROFA DRA BEATRIZ RUFINO 4 ATENDIMENTO

10 FERIADO – SEMANA DA PÁTRIA 11 FERIADO – SEMANA DA PÁTRIA

17 AULA PROFA DRA ANDREINA NIGRIELLO 18

ATENDIMENTO SOBRE MONOGRAFIA (Entrega 1 parágrafo de intenção)

24 ATENDIMENTO – (entrega estrutura da monografia) 25 AULA PROFA DRA ANA BARONE E PROF CONVIDADO

– SÉRGIO ZARATIN

OUTUBRO

1 AULA PROF DR NUNO FONSECA 2 ATENDIMENTO

8 SEMINÁRIO 1 9 SEMINÁRIO 1 15 ATENDIMENTO 16 ATENDIMENTO 22 ATENDIMENTO

23 ATENDIMENTO – (Entrega das monografias na secretaria do AUP)

29 ATENDIMENTO 30 ATENDIMENTO NOVEMBRO

5 SEMINÁRIO 2 6 SEMINÁRIO 2 12 ATENDIMENTO 13 ATENDIMENTO 19 ATENDIMENTO 20 FERIADO

26 Entrega dos trabalhos finais na secretaria AUP

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Um exemplo prático do Balanced Scorecard encontra-se em Lima (1999), aplicado à indústria de comunicação em Santa Catarina, onde o autor aborda as quatro diferentes perspectivas

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

lambda Estimate of lambda using change between the last two population counts stable.stage Estimate of stable stage distribution using proportions in last stage vector stage.vector

O objetivo dessa pesquisa é averiguar a importância da utilização das mídias no contexto educacional, bem como a mediação da leitura através do blog, especialmente no que diz

Nesse contexto, surgiram, tanto no interior do marxismo quanto a partir de outras matrizes sociológicas, propostas de reformulação do conceito de classe que buscavam responder