• Nenhum resultado encontrado

Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Desarrollo Sustentable - UDS Ley Creacionn nº 3334/07 Assunção Paraguay

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Desarrollo Sustentable - UDS Ley Creacionn nº 3334/07 Assunção Paraguay"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Desarrollo Sustentable - UDS – Ley Creacionn nº 3334/07 –

Assunção – Paraguay

CLAUDIA CLENEN OLIVEIRA FREITAS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo das concepções e práticas pedagógicas na modalidade EAD e suas relações com os processos formativos dos

alunos.

Minuta descritiva decorrente da pesquisa científica apresentado ao Programa de Pós-Graduação e Extensão Universitária Mestrado em Ciências da Educação, área de concentração: Educação. Curso de Mestrado em Ciências da Educação.

Período: Janeiro de 2019 a Julho de 2021. Orientador: Dr. Leopoldo Salasar Briones

Resumo

O tema da pesquisa versa sobre o ensino público EJA na modalidade de EAD na realidade brasileira. Teve como questionamento principal: o Brasil consolidou seu modelo de EaD; essa modalidade de ensino estaria sendo desenvolvida mediante a uma concepção de fábrica e de fordismo ou de cidade neo e pós fordismo? As novas tecnologias de comunicação contribuíram para se desenvolver a educação, já que o uso da informática tem proporcionado um melhor desempenho das aulas, servindo-se de auxílio indispensável na educação, servindo-seja na modalidade preservindo-sencial, servindo-seja à distância; e, nesta última, o computador estimula as interações e contribui para o trabalho colaborativo entre os participantes? A pesquisa teve como objetivo promover um debate sobre os impactos e a eficácia da EAD no ensino da EJA, no Brasil, hoje, no combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil. A partir de um levantamento bibliográfico inicial, foram construídos dois questionários para professores tutores e para alunos de EAD/EJA. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2020, e pode-se concluir que os alunos são oriundos de famílias carentes e estão estudando para conpode-seguir um emprego e concluir o Ensino Médio.

Palavras-chave: EJA. Educação no Brasil. Tecnologia Digital. EAD.

EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS: a study of pedagogical conceptions and practices in the EAD modality and its relations with the students' formative processes.

Abstract

The research theme is about public education EJA in the distance education modality in the Brazilian reality. Its main question is that Brazil has consolidated its EaD model, is this teaching modality being developed through a conception of factory and Fordism, or of a neo- and post-Fordism city? New

(2)

communication technologies have contributed to the development of education, since the use of information technology has provided a better performance in classes, serving as an indispensable aid in education, whether in the classroom or at a distance; and in the latter, the computer stimulates interactions and contributes to collaborative work between participants. The research aimed to promote a debate on the impacts and effectiveness of distance education in teaching EJA in Brazil today in combating poverty and social inequality in Brazil. From an initial bibliographic survey, two questionnaires were built for tutor teachers and for EAD/EJA students. The survey was conducted between September and October 2020, and it can be concluded that the students come from needy families and are studying to get a job and complete high school.

Keywords: EJA. Education in Brazil. Digital Technology. EAD.

EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: estudio de las concepciones y prácticas pedagógicas en la modalidad EAD y sus relaciones con los procesos formativos de los estudiantes.

Resumen

El tema de investigación es sobre la educación pública EJA en la modalidad de educación a distancia en la realidad brasileña. Su pregunta principal es que Brasil há consolidado su modelo EaD, ¿se está desarrollando esta modalidad de enseñanza a través de una concepción de fábrica y fordismo, o de ciudad neo y posfordismo? Las nuevas tecnologías de la comunicación han contribuido al desarrollo de la educación, ya que el uso de las tecnologías de la información ha brindado un mejor desempeño en las clases, sirviendo como una ayuda indispensable en la educación, ya sea en el aula o a distancia; y en el segundo, la computadora estimula las interacciones y contribuye al trabajo colaborativo entre los participantes. La investigación tuvo como objetivo promover un debate sobre los impactos y la efectividad de la educación a distancia en la enseñanza de EJA en Brasil hoy en el combate a la pobreza y la desigualdad social en Brasil. A partir de una encuesta bibliográfica inicial, se construyeron dos cuestionarios para profesores tutores y para estudiantes de EAD / EJA. La encuesta se realizó entre septiembre y octubre de 2020, y se puede concluir que los estudiantes provienen de familias necesitadas y están estudiando para conseguir un trabajo y completar el bachillerato.

Palabras clave: EJA. Educación en Brasil. Tecnología digital. EAD.

Introdução

A crescente conectividade e a abrangência da internet têm contribuído para a expansão da EAD, culminando em maior sucesso para o desenvolvimento da educação. É preciso levar em conta que existem vários recursos tecnológicos da EAD, quais sejam: rádio, TV, telefone, vídeos-cassete, correio, CD-ROM e outros, porém, nenhum recurso oferece as mesmas vantagens que a internet, mas isso não significa que ela deve ser exclusiva na EAD. Ou seja, no Brasil há muito que se evoluir na oferta do EAD para que se possa garantir um ensino EJA de qualidade (AZEVEDO, 2006) e que atenda as diretrizes desta educação pautada na inclusão dos menos favorecidos.

Aproximadamente, 97% das crianças de 7 a 14 anos têm acesso ao Ensino Fundamental. Entretanto, deficiências do ensino escolar acabam provocando a evasão das crianças das classes populares da escola no Ensino Fundamental. O acesso à educação básica,

(3)

obrigatória pela Constituição no país, por exemplo, cresceu de 45,0% para 47,4% da população de 25 anos ou mais, nesse período de 2 anos. No entanto, variava de 53,6%, no Sudeste a 38,9% no Nordeste. E era maior entre brancos (55,8%) do que pretos ou pardos (40,3%), bem como entre as mulheres (49,5%) do que os homens (45,0%)1.

Os problemas em relação ao Ensino Fundamental, denominado regular, são ampliados na EJA. Por exemplo, a evasão no Ensino Fundamental, nessa modalidade, é, ainda, maior. Como consequência (SILVA, 2003), acumula-se, assustadoramente, por várias gerações, o número de pessoas de variadas faixas etárias para as quais a escola não conseguiu ser um lugar de sucesso.

No Brasil, ainda encontramos muitas pessoas chegando à idade adulta semialfabetizadas ou analfabetas. Segundo Azevedo (2006), vários fatores contribuem para essa situação. Por exemplo, alguns jovens ficam impossibilitados de estudar devido às questões financeiras, sociais e familiares. Quando chegam à idade adulta, ou um pouco além, percebem a necessidade de buscarem melhores oportunidades de trabalho e de vida. Por isso, o governo tem feito com que políticas públicas (Política de Educação e de Assistência) tornem possível o acesso de estudantes a Educação de Jovens e Adultos (EJA), diminuindo a desigualdade social.

Esse acesso à educação possibilita, enfim, uma ampliação da visão do educando quanto à sua localização no mundo, bem como uma compreensão mais adequada dos atuais cenários nacionais e mundiais que revelam, a todo instante, significativas mudanças tecnológicas, sociais, econômicas e culturais.

Percebemos a relevância desta investigação, uma vez que a pesquisa é justificada, pois as mudanças tecnológicas na sociedade contemporânea ocorrem muito rapidamente. Poucas vezes, na história, o homem presenciou tantas mudanças, profundas, rápidas e abrangentes, envolvendo as relações políticas, econômicas, sociais, entre pessoas, países e instituições. Para Saviane (2001), uma nova era se desenha, em que a educação, o conhecimento e a informação científica têm papel decisivo na construção das sociedades. Saímos de um mundo circunscrito a um espaço e, em função do desenvolvimento de novas tecnologias, entramos num mundo sem fronteiras, onde a conectividade tornou-se um elemento imprescindível em todas as áreas da ação humana.

Azevedo (2006) aponta que as habilidades mais competitivas do futuro serão o aprender e o aprender a aprender. Segundo Peters (1967), a educação, quer como formação inicial,

1 PNAD.

(4)

superior ou continuada, quer como qualificação, deve ser a matéria prima estratégica para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Nesse novo cenário, a educação se reconfigura, bem como o papel do professor que passa a ser um mediador do conhecimento, enquanto o aluno passa a ser o responsável pela busca e aquisição do conhecimento. Sabe-se que o acesso à educação é uma condição imperiosa para a conquista da cidadania plena – direito de todos, como defende a constituição – e que a segregação gera os grandes atritos sociais, que atuam como agentes preponderantes na estratificação social, prejudicando a plenitude do desenvolvimento humano.

A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa dessa Dissertação se apoiou em pesquisa documental/bibliográfica de leitura específica do assunto e pesquisa descritiva de uma escola pública. A pesquisa documental realizada foi fundamental para a construção da base metodológica que orientou e direcionou as proposições, argumentações e posicionamentos neste trabalho. Através da pesquisa bibliográfica, foi possível expandir o conhecimento a respeito do ensino EJA na modalidade de ensino em EAD, bem como seu impacto.

Dessa forma, nesse trabalho, pretendeu-se promover um debate a respeito dos impactos e da eficácia do EAD no ensino EJA no Brasil, na contemporaneidade, para combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil.

O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de teóricos de NTICs, como Morán (1998); Levy (2004); Castells (1999); Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011), Toschi (2010) e outros teóricos que deram suporte à pesquisa empírica. O estudo foi estruturado em 5

capítulos. O primeiro capítulo “Antecedentes e formulação do problema”, trabalha com os antecedentes nacionais e internacionais; a produção científica da academia de teses e dissertações sobre a temática; a construção do problema de investigação; as perguntas norteadoras da pesquisa; os objetivos e a justificativa. Foi realizada uma análise panorâmica da questão da problemática da pesquisa, a partir de levantamento de referencial teórico, abordando as categorias conceituais sobre o objeto de pesquisa.

No segundo capítulo foi apresentado o percurso metodológico, contendo: plataformas de busca, palavras-chaves e período de busca e dados do locus e sujeitos de pesquisa. No terceiro capítulo foram apresentados em tabelas/gráficos as informações coletadas em campo, e os conceitos e categorias que foram necessárias para o desenvolvimento da discussão com a literatura.

(5)

O segundo capítulo “Marco teórico” foram trabalhadas as categorias teóricas que dão suporte à pesquisa empírica, através da discussão entre as perspectivas dos autores. No terceiro capítulo, “Marco metodológico”, foram traçados os caminhos percorridos pela investigação: escolha epistemológica; design da pesquisa; sujeitos; locus; instrumentos de recolha e análise dos dados. No quarto capítulo, analisou-se e discutiu-se os dados recolhidos contrapondo-os aos teóricos que dão suporte a estas discussões. Por fim, nas “Considerações finais” foram trabalhadas as conclusões gerais, as teóricas e propostas novas investigações.

Objetivo Geral

- Mostrar que, a cada dia, a EAD vem ganhando espaço e ajudando alunos(as) que não tiveram oportunidade de frequentar uma sala de aula presencial a se formarem no EJA.

Objetivos Específicos

• Identificar e discutir o avanço das novas tecnologias e sua inserção do EJA no advento da EAD;

• Analisar o histórico de desenvolvimento desta modalidade na garantia do ensino aos que não tiveram condição de concluir o ensino básico;

• Identificar os ganhos para os alunos de EAD e a relação com a evasão destes da Educação de Jovens e Adultos.

Metodologia

• Solicitação de autorização para pesquisa de campo na escola; • Assinatura do Termo de Sigilo sob as informações disponibilizadas;

• Realização de Pesquisa Bibliográfica;Aplicação dos questionários, via "e-mail”, com os sujeitos envolvidos na pesquisa (devido a pandemia Covid-19); • Transcrição das entrevistas feitas e tabuladas no Excel;

• Análise dos resultados e redação da Dissertação.

A metodologia se fez em dois momentos: a) pesquisa bibliográfica; b) pesquisa de campo.

(6)

documental/bibliográfica de leitura específica do assunto/tema e a pesquisa descritiva de campo realizada em uma escola pública. A pesquisa documental realizada foi fundamental para a construção da base metodológica que orientou e direcionou as proposições, argumentações e posicionamentos. Através da pesquisa bibliográfica foi possível expandir o conhecimento a respeito do ensino EJA, na modalidade de ensino em EAD, bem como seu impacto.

A busca pelas literaturas foi por meio da Revisão Sistemática de Literatura, exploratória e de cunho qualitativo realizada na plataforma BDTD. Uma revisão sistemática da literatura (SLR) identifica, seleciona e avalia criticamente o tema da pesquisa, a fim de responder a uma pergunta claramente formulada. Conforme o fluxograma a seguir, foram encontrados 47 pesquisas, após aplicar os critérios definidos para exclusão, restaram apenas 14 estudos considerados elegíveis. Em seguida, foi realizada uma leitura analítica para ordenar as informações e identificar as categorias de análise apresentadas na discussão.

A pesquisa foi realizada em Goiania, capital do Estado de Goiás, localziado na Regiao Centro-Oeste do Brasil. O universo dessa pesquisa está delimitado a uma escola pública de EJA na modalidade de EAD, em Goiânia e Região Metropolitana. Os sujeitos foram 6 professores(as) que são tutores nesta modalidade de ensino e 145 alunos. Foram incluídos somente os que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE – Apêndice A). A seleção foi realizada por conveniência. Para a coleta de dados, foi utilizado o seguinte instrumento: Questionário (Apêndice B) – aplicado aos alunos contendo 34 questões abertas e fechadas; Entrevista semiestruturada – Composta de perguntas abertas, aplicada aos professores do EJA/AED (Apêndice C). A análise inicial foi fornecida pelo Google Forms® contendo, a primeira parte, uma análise demográfica e, posteriormente, as demais questões geradas individualmente, as quais foram enviadas ao software Excel®, no qual os dados foram tratados e descritos em formato de gráficos e tabelas.

Resultados

• Há poucas literaturas acerca do objeto de estudo;

• Notou-se que a EJA é necessária no processo de formação educacional da classe menos favorecida no Brasil;

• Foi constatado o fundamental papel do EAD, a fim de viabilizar a formação na EJA;

(7)

democrática;

• Os participantes/alunos possuem vivências similares, em que todos tem dificuldades em concluir os estudos diante da necessidade de trabalhar;

• Os professores conhecem a importância em ofertar um ensino de qualidade e garantir o cumprimento da CF/1988;

• Percebeu-se as dificuldades tanto dos professores como dos alunos, pois o ensino em EAD exige vários meios para sua concretização;

• Espera-se que haja mais políticas de apoio ao EJA em EAD, para construirmos uma sociedade justa e com brasileiros capazes de reconhecerem seus direitos.

Considerações Finais

Para que os objetivos propostos fossem alcançados, a pesquisa iniciou-se com um levantamento bibliográfico, que possibilitou encontrar autores que contribuíram para que a discussão a respeito do objeto de estudo fosse realizada. O material encontrado serviu para obter um panorama teórico e histórico a respeito das Tecnologias Digitais e o EAD, no contexto educacional do EJA, além de dar um suporte teórico a respeito das discussões que vêm sendo feitas sobre o tema atualmente.

O desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, tem sido historicamente promovido pelo governo e pela sociedade civil. As intervenções governamentais, em geral, foram direcionadas àquele grande segmento da população que não desfrutou dos benefícios da educação formal. Isso deu origem a programas, campanhas e movimentos de alfabetização, enfim, à segunda chance ou equivalência escolar.

O termo "Educação de Adultos e Jovens" aplica-se especificamente a esta modalidade de ensino. A sociedade civil, por outro lado, tem sido, geralmente associada a abordagens menos formais da educação para a população adulta, frequentemente guiadas pelos princípios da educação popular. Entre os envolvidos na formulação e promoção de atividades educacionais estão movimentos religiosos e sindicais, organizações estudantis, associações de bairro, grupos de jovens e clubes para idosos e uma série de organizações similares.

Enquanto ações coletivas envolvendo ONGs, organismos internacionais, trabalhadores e proprietários, sindicalistas e movimentos populares e sociais têm sido relativamente comuns na história recente da educação de jovens e adultos, no Brasil, poucos desenvolveram uma dimensão verdadeiramente nacional e poucos foram capazes de tentar articular iniciativas

(8)

educacionais desenvolvidas pelo governo e pela sociedade civil. Daí a importância dos Fóruns Estaduais de Educação de Jovens e Adultos que, na última década, foram responsáveis por gerar um movimento nacional capaz de promover o diálogo entre o que, às vezes, se considerava campos opostos e visões da educação de jovens e adultos.

Dessa forma, o material encontrado serviu para subsidiar a pesquisa de forma que fundamentou cientificamente o que se pretendia com o objeto de estudo. Essa pesquisa proporcionou ainda, uma reflexão a respeito do uso das tecnologias na formação de professores, trazendo uma discussão sobre o que se tem oferecido para esse professor e o que realmente esse profissional da educação tem procurado e, ainda, qual está sendo a reflexão dessa formação lá na ponta, quando esse professor é inserido no contexto da sala de aula. Nesse sentido, diversos autores mencionaram a importância de um estudo crítico e analítico a respeito da inserção das Tecnologias Digitais da Informação nos curso de formação de professores, para entao garantir um ensino em EAD no EJA.

A consulta de livros, periódicos, dissertações, relatórios oficiais e artigos de revistas eletrônicas contribuiu para que informações relevantes sobre o assunto fossem encontradas. Foi necessária uma leitura criteriosa com o objetivo de internalizar o que cada material pesquisado se propunha a contribuir. Partindo da premissa de que pesquisar é criar conhecimento novo relevante e teórico, o levantamento teórico proporcionou um aprofundamento sobre a temática apresentada, o que contribuiu para uma reflexão crítica reflexiva, principalmente, em relação às políticas públicas voltadas à formação de professores, tema tão discutido ultimamente e que, ao mesmo tempo, não tem demonstrado conquistas significativas.

Ainda sobre a formação de professores, temática discutida, o que se pôde compreender é que, desde o advento da LDB 9394/96, avanços aconteceram, porém não tão significativos, pois, na prática, o cenário que encontramos é de uma realidade que precisa ser repensada, uma formação de professores que precisa ser discutida, reestruturada e, acima de tudo, uma legislação que precisa ser estudada, compreendida e colocada em prática, pois vai muito além da oferta de cursos e da valorização profissional, estndo relacionada ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para uma mudança de paradigmas, há muito tempo, impregnados na educação brasileira.

É necessária a busca de fontes de financiamentos para o Ensino Médio Integrado público: EJA e adolescentes da faixa etária “regular”, pois mesmo que se construam as bases teóricas de uma política de forma democrática e coletiva, com todos os setores sociais implicados, mesmo que algumas ações sejam desenvolvidas, mesmo que haja um grupo de

(9)

profissionais formados e comprometidos em atuar, se não houver o financiamento perene para dar continuidade às ações, que permita a realização de um planejamento de curto, médio e longo prazo, que possibilite o deslocamento das ações da boa vontade e do voluntarismo para o campo do profissionalismo, mais uma vez, estarão desenvolvendo uma “grande experiência” sem resultados significativos do ponto de vista dos que demandam por essa formação em todo o país.

Referências

ABRAED. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância - 2006. São Paulo: Instituto Monitor, 2016.

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez.

2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2018.

ANDRADE, A. F.; VICARI, R. M. Construindo um ambiente de aprendizagem a distância inspirado na concepção sóciointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

AGUIARI, A. A. A.; SATOII, I. P.; QUAGLIOIII, P. Educação de Jovens e Adultos: Perspectivas para o Terceiro Milênio. Educação em Revista: UNESP/FFC/Marília, v.

2 n. 1, 2001. Disponível em:

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ educacaoemrevista/article/view/666. Acesso em 20 abr 2020.

BARRETO, R. G. As tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e Pesquisa, n. 30, p. 271-286, jul./dez. 2003.

BARROS, D. M. V. Educação a Distância e o Universo do Trabalho. Bauru-SP: EUDSC, 2003.

BEZERRA, A. L. S. Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Florianópolis.

BARRETO, Lina Sandra. Educação a distância: perspectiva histórica. Revista Estudos, nº 26, 2006.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Dispõe sobre a aprovação do Plano Nacional de Educação e dá outras providências.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DOU, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007 (Coleção Cadernos de EJA).

_. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/1996, de 20 de dezembro de 1996.

(10)

Jovens e Adultos. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Assessoria de Imprensa INEP/MEC. Brasília: MEC, 2011..

(11)

80 da LDB nº 9.394/96 e dispõe sobre a legislação brasileira para educação à distância. Diário Oficial da União, 11 fev. 1999, Seção 1, p. 1

. Decreto nº 5.622, de 20 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/LEIS/L9394.htm. Acesso: 15 de fev 2020.

. Portaria n.º 2.253, de 18 de outubro de 2001. Oferta de disciplinas não presenciais em cursos presenciais reconhecidos – Instituições de Ensino Superior.

. Portaria nº 4.059 de 10 de dezembro de 2004.(DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34). Revoga a Portaria n. 2.253/2001, de 18 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União de 19 de outubro de 2001, Seção 1, páginas 18 e 19.

BRANCO, P. P. M; ABRAMO, H. W.; Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (orgs.). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005, p. 37- 72.

BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da Educação e mudanças da LDB/1996: dilemas e desafios? Contradições ou compromissos? In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014, p. 112-133.

CARVALHO, A. B. G.; PIMENTA, S. A. Políticas públicas de formação de professores da educação básica a Distância: o contexto do pró-licenciatura. Práxis Educacional. Vitória da Conquista-BA, v. 6, n. 10, p.101-123, 2010.

CAMINHA, I. S. Contribuições da EAD para o ensino superior presencial na visão de alunos egressos da educação de jovens e adultos. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional). Universidade de Taubaté. Programa de Pós graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração. Taubaté-SP.

Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2014 = Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil/[traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. – Curitiba: Ibpex, 2015.

FONSECA, Paulo Roberto da; NEGRI, Paulo. A formação da educação de jovens e adultos no Brasil. Revista científica do núcleo multidisciplinar do conhecimento. 07 Edição. 02 ano, vol. 03. pp 94-104, outubro de 2017. ISSN: 0959-2448

FREITAS, M. T. A.; ROCHA, B. A.; SANTOS, E. T.; PEREIRA, M. L.; CASTRO, A. P. P. Educação online e a abordagem histórico-cultural: encontros e aprendizagem dialógicos.

In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para docência online. São Paulo. Edições Loyola, 2012, p. 197-201.

GABRIEL, V. C. C.; FOFONCA, E.; MACIEL, P. D. Entre os dispositivos móveis

interconectados e os processos de comunicação e aprendizagem ubíquas: a Educação de Jovens e Adultos na modalidade EAD. Ação Midiática, n.12. Jul./Dez. 2016. Curitiba. PPGCOM-UFPR. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acao midiatica/article/view/48547. Acesso em 13 mar. 2020.

GONÇALVES, P. C. S.; NONATO, E. R. S. Educação a distância e EJA: breve relato sobre produções acadêmicas. In:XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. 20-23 nov. 2018. Natal-RN. Disponível em: https://esud2018.ufrn.br/wp-content/ uploads/187714_1_ok.pdf. Acesso em 27

(12)

mar. 2020.

HOLMBERG, B. Educación a Distancia: Situación y Perspectivas. Buenos Aires: Kapelusz, 2006.

KLOSTERMANN, C. F. S. Autonomia e a EJA, a desenvoltura do aluno de EAD. 2016. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário Internacional Uninter. Curitiba.

KUHN, I.; SANTOS JUNIOR, F. D.; WIVES, L. K.; FERRARI, M. Relato de uma Experiência Inovadora em um Curso de EJA na Modalidade EAD Semipresencial no ensino

fundamental público. In. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019) / Anais do VIII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2019). 11-14 nov. 2019. Brasília-DF. Disponível em:

https://www.br-ie.org/pub/index.php/desafie/article/view/8781. Acesso em 25 mai 2020.

LIBÂNEO, J. C. Didática e o Trabalho Docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (Orgs.)

. Tecnologias e práticas pedagógicas: as TIC como instrumentos de mediação. In:

LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R. (Orgs.). Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011b. p. 97-112.

(13)

MATTAR, J. Educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompsom Learning, 20

Referências

Documentos relacionados

No segundo, abordamos o baixo desempenho nas avaliações de Matemática e a gravidade dos resultados; o terceiro foi reservado à descrição sobre algumas das causas

Analisar os jogos e brincadeiras tradicionais como fator coadjuvante no processo da inteligência emocional da criança com TDAH, no ciclo 1 do Ensino Fundamental, na Escola

O contexto da prática educativa no espaço escolar, ao nível de educação básica no Brasil, no tocante à educação ambiental, demanda reflexões e pensamentos quanto

aplicado aos alunos do curso técnico em informática da Escola Estadual Heronides Araújo, faz- se uma análise das principais dificuldades e desafios encontrados por estes

Figura 4: Morfoespécies consumidas por Tapirus terrestris em A: Apenas na RPPN Recanto das Antas; B: Apenas na Rebio Córrego do Veado e Intersecção: Ambas

Do conjunto inicial de 155 especialistas convidados para o Painel, apenas 73 destes confirmaram a participação e somente 30 responderam a primeira rodada, contribuindo com

Assistam aulas diariamente, de 2ª a 6ª feira no canal aberto 11.2-TV Univesp; ou pelo YouTube, ou aplicativo do Centro de Mídias SP, das 10:30 h às 12:00 horas às aulas e respondam

b) Constatando-se o recebimento definitivo pelo Gestor de Contrato, o Município efetuará o pagamento à detentora da ata até o decimo quinto dia útil do mês subsequente