• Nenhum resultado encontrado

LITERATURA E HUMANIDADE: EDUCAÇÃO DA ÉTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LITERATURA E HUMANIDADE: EDUCAÇÃO DA ÉTICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Daniela Maria Segabinazi UFPB – Campus IV

RESUMO: A literatura do ensino médio carece de alternativas metodológicas que abarquem as transformações contemporâneas e incorporem as novas situações que se apresentam à sociedade atual. Neste sentido, realizamos o projeto pedagógico O ético e o estético entrelaçados pela literatura, para o ensino de literatura no primeiro ano do ensino médio. A proposta está apoiada na fundamentação teórica-metodológica da Estética da

Recepção e tem como objetivo discutir os gêneros literários e discursivos a partir do

tema transversal Ética. Apresentamos neste trabalho parte dos conceitos que apoiaram nosso projeto e também o primeiro procedimentos didáticos que deu início as atividades de literatura na sala de aula. Os resultados demonstraram participação, leitura e reflexão crítica dos educandos.

Palavras-chave: Literatura – Ensino - Ética - Solidariedade

A educação brasileira tem constantemente buscado reconstruir suas práticas pedagógicas e, atualmente, a meta fundamental é educar para a cidadania. No ensejo dessas transformações, inserimos o ensino de literatura como possibilidade de provocação e questionamento sobre o tema transversal Ética e seus desdobramentos, como justiça, respeito mútuo, solidariedade e cooperação. Iniciar os estudos literários no ensino médio sobre Ética é abrir o espaço para os demais temas transversais, já que os eixos de trabalho são: Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade; valores referenciados no princípio da dignidade do ser humano, um dos fundamentos da Constituição Brasileira.

Ao delimitarmos a Ética como tema para ensinar literatura não significa dizer que abandonamos nos estudos literários a percepção da obra como criação artística. De acordo com Turchi (2004) a presença de várias linguagens e códigos culturais no texto literário evidencia o espaço plural de conhecimentos e conceitos que se abrem ao leitor, movimentando campos associativos de saberes extratextuais, pois a obra “conserva a expressão do conteúdo de consciência humana individual e social de modo cumulativo” (AGUIAR; BORDINI, 1993, p.9).

A partir dessa visão realizamos o projeto pedagógico O ético e o estético

entrelaçados pela literatura para o primeiro ano do ensino médio. A proposta

(2)

do leitor como sujeito histórico e consciente de sua inserção social. Além disso, considerou para a fundamentação os pressupostos da teoria literária da Estética da

Recepção, criada e discutida a partir dos estudos de R. Ingardem, Hans R. Jauss e

Wolfang Iser.

Entre as justificativas constatamos que, cotidianamente, aparecem nas mídias e em nosso espaço social e individual, queixas e denúncias sobre os comportamentos humanos, beirando a desorganização e o total desrespeito à convivência humana. Por isso, a elaboração de um projeto conduzido pelo tema transversal da Ética renovaria alguns conceitos e valores na constituição de sujeitos comprometidos com a cidadania.

Aliado a este ponto de vista também entendemos que urgem propostas de ensino de literatura associados aos temas transversais com vistas a um posicionamento efetivo de letramento literário, o qual na sua base amplia as discussões do ensino de literatura para o campo da leitura como prática social e reconhecimento do estudo da obra literária tendo em vista sua organização estética.

Em nosso projeto escolhemos o método recepcional, decorrente da teoria da

Estética da Recepção. O ponto principal dessa teoria é a figura do sujeito leitor, que

passa a participar ativamente na construção dos sentidos da obra, uma vez que o texto literário é provido de pontos de indeterminação, de vazios que devem ser preenchidos no ato da leitura pelo leitor e suas vivências. Foram obras de referência para a proposição teórico-metodológica deste projeto os livros Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas; e, Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental, ambos citados nas referências bibliográficas.

Expostos o tema, a justificativa, a metodologia e algumas concepções teóricas, passamos a descrever o projeto pedagógico O ético e o estético entrelaçados pela

literatura. Esse projeto foi realizado durante dois meses, em 2008, sofrendo algumas

alterações no decorrer das atividades. Entre os objetivos, citamos:

(3)

- Comparar os traços peculiares dos diferentes discursos e da linguagem para reconhecer os diversos gêneros literários ou não em seus mais variados modos de produção e recepção.

- Discutir os princípios da ética no estudo de variados gêneros, principalmente o literário, visando à revalorização de limites e regras que se impõe na construção da cidadania.

Os principais conteúdos trabalhados foram: os gêneros discursivos: literários e não-literários; e a ética e a estética nos gêneros discursivos. A seguir, mostramos a primeira sequência didática, a partir das etapas do método recepcional, criadas para nossas aulas:

A) Determinação do horizonte de expectativa

1) Trazer para a sala de aula jornais, revistas e alguns vídeos de telejornais da semana para ler e assistir com os alunos.

2) Observados os comentários dos grupos de alunos, o professor propõe uma discussão informal sobre os temas abordados no noticiário da semana.

3) Após a conversa a turma escolhe o tema que será o mote para as próximas aulas de língua e literatura.

4) O tema selecionado, pela maioria dos alunos, foi ética1; a partir deste momento perceber os valores mais relevantes.

B) Atendimento do horizonte de expectativa

1) Para atender os interesses dos alunos solicitamos a leitura de fábulas, contextualizando sua relação com os valores mencionados na discussão sobre as notícias da semana. Foram levadas algumas fábulas de Esopo, Fedro e La Fontaine e distribuídas na sala para leitura e discussão sobre seus principais pontos em comum, enquanto tema e estrutura (edições variadas).

2) Solicitamos que os alunos narrem outras fábulas que conhecem, listando os títulos. Neste momento, propomos a divisão da turma em grupos para a realização de trabalho coletivo. Os grupos foram divididos conforme a escolha de um dos três autores

(4)

citados anteriormente; e, conjuntamente, com a turma é traçado o roteiro da pesquisa e apresentação de seminário.

Cada grupo fica responsável por pesquisar a autoria, os títulos, o contexto histórico-social da época e como aqueles valores estavam inseridos naquela sociedade. A ordem de apresentação segue a cronologia dos autores.

Na organização do roteiro de apresentação, os alunos devem evidenciar o conceito do gênero e sua estrutura (poesia e prosa) conforme a seleção de algumas fábulas, e, também apresentar a análise crítica direcionada à percepção sobre a ética nestes textos.

3) Finalizada as apresentações, sistematizar os conhecimentos a respeito do gênero e da linguagem estética; por último, listar os principais valores éticos apresentados e/ou recorrentes nas fábulas e discutir os mais importantes para a atualidade. PRODUÇÃO TEXTUAL2 a partir dos valores listados a turma dividir-se-á em duplas para criar uma fábula que caracterize os conceitos contemporâneos, selecionando animais simbólicos e suas respectivas representações; e, ao final elaborar uma linha moral ou apresentar um provérbio conhecido para a situação narrada (aproveitar o momento para estudar provérbios).

C) Ruptura do horizonte de expectativa

1) Apresentar as fábulas de Millor Fernandes, do livro Fábulas fabulosas (momento de transição e ruptura), para a leitura oral e o confronto com a tradição. Para esta atividade selecionar cinco fábulas de M. Fernandes e trabalhar a intertextualidade.

2) Apresentar a fábula Fábulas fabulosas - formiga e o gafanhoto...?3 , retirada do site www.br.answers.yahoo.com/question/índex. Discutir a nova versão, seu conteúdo e sua intertextualidade com as demais. Pedir aos alunos para visitar o site e responder a pergunta que se encontra ao final da fábula; depois devem ler para a turma suas respostas.

2 A atividade de produção textual nos fornecerá elementos para trabalhar a língua portuguesa.

(5)

D) Questionamento do horizonte de expectativa

1) Nesta etapa o professor retoma as matérias dos jornais e telejornais e confronta com a fábula sobre a formiga e o gafanhoto para analisar os gêneros discursivos apresentados quanto ao tema e a linguagem.

2) Propõe-se que os alunos realizem uma reportagem com a formiga e o gafanhoto, apoiando-se em entrevistas com os personagens da história4. Para isso devem elaborar um roteiro; depois, de posse das respostas, agregadas a mais reportagens que possam ter pesquisado (PRODUÇÃO TEXTUAL) escrevem a sua reportagem, tendo como foco os valores éticos e morais, a posição e a representação dos personagens principais. Devem ser feitas cópias das reportagens para ser distribuídas aos colegas e proporcionar ao final desta etapa o debate sobre a situação das personagens: vantagens e desvantagens em relação ao caráter de um sobre o outro.

E) Ampliação do horizonte de expectativa

1) A discussão anterior ao provocar possíveis conclusões a respeito dos comportamentos e costumes dos animais (representações simbólicas humanas) levará o professor a propor o seguinte questionamento5 à turma: Como a sociedade e os meios de comunicação determinam o “correto” comportamento humano? Que outros valores éticos e demais “costumes” afetam o comportamento humano?

As perguntas devem motivar os alunos a retomar todas as questões levantadas até esta aula. Neste momento o professor retomará os procedimentos do método, reiniciando as etapas para a nova sequência.

Quanto a avaliação esta deve ser constitutiva da prática pedagógica e ocorre durante todo o processo educativo, como uma reflexão do aluno e do professor tanto sobre os conhecimentos construídos – o que sabem -, quanto sobre os processos pelos quais isso ocorreu – como conseguiram construir tais saberes. Assim, foram realizados seminários, debates e produções textuais que demonstraram o processo de construção dos saberes exigidos nos objetivos.

4 Dividir a turma conforme as respostas dadas na etapa anterior, de acordo com a posição dada pelo aluno sobre as personagens.

(6)

Por fim, acreditamos que este projeto é a configuração de um ensino de literatura sério e responsável por estar ancorado em concepções teóricas e metodológicas que incluem o aluno como sujeito de ação e de intervenção em sua comunidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORDINI; Maria da Glória; AGUIAR, Vera A. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

MÜGGE, Ernani; SARAIVA, Juracy et al. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PAULINO, Graça. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da FACED, n.05, 2001, p. 117-125. Disponível em: www.portalseer.ufba.br Acesso em: 03/03/08 TURCHI, Maria Zaíra. O estético e o ético na literatura infantil IN: Leitura e

literatura infanto-juveni: memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica;

(7)

ESQUEMA DO POSTER

LITERATURA E HUMANIDADE: EDUCAÇÃO DA ÉTICA

Daniela Maria Segabinazi UFPB – Campus IV PROJETO PEDAGÓGICO: O ético e o estético entrelaçados pela literatura

PERÍODO/DURAÇÃO: 2008 – 2 meses. PÚBLICO: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

OBJETIVO: Compreender a literatura dentro do contexto social-histórico para relacioná-la ao seu contexto externo, evidenciando a participação no processo de leitura e a construção/reconstrução de posicionamentos críticos a respeito dos valores éticos que envolveram e envolvem a nossa sociedade até os dias atuais.

CONTEÚDOS: os gêneros discursivos: literários e não-literários; e a ética e a estética nos gêneros discursivos

METODOLOGIA: MÉTODO RECEPCIONAL Etapas e procedimentos didáticos do método:

a. Determinação do horizonte de expectativa; b. Atendimento do horizonte de expectativa;

c. Ruptura do horizonte de expectativa (Exemplo de atividade prática)

Apresentar as fábulas de Millor Fernandes, do livro Fábulas fabulosas (momento de transição e ruptura), para a leitura oral e o confronto com a tradição. Selecionar cinco fábulas de M. Fernandes e trabalhar a intertextualidade.

Referências

Documentos relacionados

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.