• Nenhum resultado encontrado

Critérios Específicos de Avaliação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Critérios Específicos de Avaliação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Critérios Específicos de Avaliação

Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Pré-escolar

Modalidades de Avaliação: Diagnóstica

Autoavaliação Formativa

Áreas de conteúdo, tendo em conta as orientações curriculares ( c.f. Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar 2016) Cabe ao educador desenvolver a sua ação educativa segundo três áreas de conteúdos:

Área de Formação Pessoal e Social. Construção da identidade e da autoestima Independência e autonomia

Consciência de si como aprendente Convivência democrática e cidadania Área de Expressão e Comunicação Domínio da Educação Física Domínio da Educação Artística Subdomínio das Artes Visuais

Subdomínio do Jogo Dramático/Teatro Subdomínio da Música

Subdomínio da Dança

Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Comunicação oral

Consciência linguística

Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto Identificação de convenções da escrita

(2)

Números e Operações

Organização e Tratamento de Dados Geometria e Medida

Interesse e Curiosidade pela Matemática. Área do Conhecimento do Mundo. Introdução à metodologia científica Abordagem às Ciências

Mundo Tecnológico e Utilização das Tecnologias

Finalidades da avaliação:

A avaliação visa, enquanto elemento integrante e regulador da prática educativa, permitir uma recolha sistemática de informação que, uma vez analisada e interpretada, sustenta a tomada de decisões adequadas e promove a qualidade das aprendizagens. A reflexão, a partir dos efeitos que se vão observando, possibilita estabelecer a progressão das aprendizagens a desenvolver com cada criança, individualmente e em grupo, tendo em conta a sua evolução.

Processo de Avaliação

(3)

Calendarização da Avaliação

A avaliação globalizante de todo o processo educativo das crianças em idade pré-escolar é registado em Grelhas de avaliação e registo, este instrumento contempla as áreas de conteúdo e as competências adquiridas em cada área. É preenchido no final de cada período denotando transversalmente o percurso de cada criança.

No final de cada período o educador reunirá com os encarregados de educação, comunicando a informação global sobre as aprendizagens e progressos das crianças. O documento faz parte integral do portefólio do aluno.

Instrumentos de Avaliação

A avaliação envolve observações regulares e periódicas das crianças numa grande variedade de circunstâncias que sejam representativas do seu comportamento em atividades normais ao longo do ano, permitindo “ver” a criança sob vários ângulos de modo a poder acompanhar a evolução das suas aprendizagens, ao mesmo tempo que vai fornecendo ao educador elementos concretos para a reflexão e adequação da sua intervenção educativa.

Esta avaliação será realizada através dos seguintes instrumentos:  Observação direta

 Registo de aprendizagens das crianças (Grelhas de observação/avaliação)  Registo de ocorrências significativas

 Observação e registo dos trabalhos individuais e de grupo

 Observação e registo da participação das crianças em situações específicas de aprendizagem  Autoavaliação, registos periódicos realizados através das opiniões das crianças

 Instrumentos de pilotagem: mapa de tempo, comportamento, tarefas, presenças, calendário anual e outros que possam ser considerados.  Portefólio

(4)

 Ser capaz de se integrar no grupo:  Aceitar regras.

 Saber escutar.  Revelar iniciativa.  Terminar as tarefas.

 Respeitar a individualidade de cada um.

 Identificar as suas características individuais, manifestando um sentimento positivo de identidade e tendo consciência de algumas das suas capacidades e dificuldades.

 Reconhece laços de pertença a diferentes grupos (família, escola, comunidade entre outros) que constituem elementos da sua identidade cultural e social.

 Expressa, as suas necessidades, emoções e sentimentos de forma adequada.

 Demonstra confiança em experimentar atividades novas, propor ideias e falar num grupo que lhe é familiar.

 Contribui para a elaboração das regras de vida em grupo, reconhece a sua razão e necessidade e procura cumpri-las.  Aceita a resolução de conflitos pelo diálogo e as decisões por consenso maioritário, contribuindo com sugestões válidas.

 Manifesta respeito pelas necessidades, sentimentos, opiniões culturas e valores dos outros (crianças e adultos), esperando que respeitem os seus.  Realiza, sem ajuda, tarefas indispensáveis à vida do dia-a-dia (como por exemplo, vestir-se/despir-se; calçar-se/descalçar-se, apertar/desapertar,

utilizar a casa de banho, comer utilizando adequadamente os talheres, etc.).

(5)
(6)

Critérios Específicos de Avaliação

Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Pré-escolar

Modalidades de Avaliação: Diagnóstica

Autoavaliação Formativa

Áreas de conteúdo, tendo em conta as orientações curriculares ( c.f. Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar 2016) Cabe ao educador desenvolver a sua ação educativa segundo três áreas de conteúdos:

Área de Formação Pessoal e Social. Construção da identidade e da autoestima Independência e autonomia

Consciência de si como aprendente Convivência democrática e cidadania Área de Expressão e Comunicação Domínio da Educação Física

Domínio da Educação Artística Subdomínio das Artes Visuais

Subdomínio do Jogo Dramático/Teatro Subdomínio da Música

Subdomínio da Dança

Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Comunicação oral

Consciência linguística

Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto Identificação de convenções da escrita

(7)

ncarrega-se das tarefas que se comprometeu realizar e executa-as de forma autónoma.  Revela espírito crítico.

 Demonstra curiosidade e desejo de aprender.  Ser autónomo e responsável.

 Ser capaz de construir rimas.  Segmentar silabicamente palavras.

 Possuir coordenação motora que possibilite a aprendizagem da escrita.  Compreender que a escrita utiliza um conjunto de regras básicas.  Perceber a correspondência entre o código oral e escrito.

 Revelar algum domínio da compreensão oral.

 Perceber a correspondência de determinada quantidade ao número.

 Ser capaz de seriar, classificar e agrupar objetos de acordo com várias propriedades: tamanho, cor e forma.  Descrever objetos do seu meio ambiente utilizando os nomes das figuras geométricas.

 Ser capaz de interpretar dados apresentados em tabelas e pictogramas simples.

 Reconhecer a importância das novas tecnologias e ser capaz de usar livremente as funcionalidades básicas das mesmas.

 Escolher as atividades que pretende realizar no jardim-de-infância e procurar autonomamente os recursos disponíveis para as levar a cabo.  Partilhar brinquedos e outros materiais com colegas.

 Dar oportunidade aos outros de intervirem nas conversas e jogos e espera a sua vez para intervir.  Demonstrar comportamentos de apoio e entreajuda, por iniciativa própria ou quando solicitado.

 Contribuir para o funcionamento e aprendizagem do grupo, fazendo propostas, colaborando na procura de soluções, partilhando ideias, perspetivas e saberes e reconhecendo o contributo dos outros.

 Participar na planificação de atividades e de projetos individuais e coletivos, explicitando o que pretende fazer, tendo em conta as escolhas dos outros e contribuindo para a elaboração de planos comuns.

 Colaborar em atividades de pequeno e grande grupo, cooperando no desenrolar da atividade e/ou na elaboração do produto final.

 Avaliar, apreciando criticamente, os seus comportamentos, ações e trabalhos e os dos colegas, dando e pedindo sugestões para melhorar.

1º Ciclo do Ensino Básico

(8)

 Avaliação Diagnóstica – A avaliação diagnóstica, pode ocorrer em qualquer momento do ano letivo. Conduz à adoção de estratégias de diferenciação pedagógica e contribui para elaborar, adequar e reformular o Plano Anual de Turma (PAT), facilitando a integração do aluno.

 Avaliação Formativa – A avaliação formativa é a principal modalidade de avaliação no ensino básico. Assume carácter contínuo e sistemático e visa a regulação do ensino e da aprendizagem, recorrendo a uma variedade de instrumentos de recolha de informação, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorrem.

 Avaliação Sumativa – Consiste na formulação de um juízo globalizante sobre o desenvolvimento das aprendizagens do aluno e das competências definidas para cada disciplina e área curricular.

 Nos 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, a informação resultante da avaliação sumativa interna, nos três períodos letivos, expressa-se de forma descritiva em todas as componentes do currículo e do enriquecimento do currículo, acrescida de uma menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente.

 No 4º ano de escolaridade, a avaliação sumativa interna, nos três períodos letivos, expressa-se numa escala de 1 a 5 nas disciplinas de Português e Matemática e de forma descritiva nas restantes componentes do currículo e do enriquecimento do currículo, sendo, neste caso, atribuída uma menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente.

 Os alunos do 2ºano realizarão provas de Aferição de Português e Estudo do Meio, Matemática e Estudo do Meio e Expressões Artísticas e Físico-Motoras.

 Os alunos do 3º/4º anos intervêm periodicamente no processo de avaliação através da autoavaliação.

 Os encarregados de educação intervêm no processo de avaliação, pronunciando-se e apoiando a vida escolar dos seus educandos.  A avaliação sumativa tem como finalidades:

o Informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o desenvolvimento das aprendizagens. o Tomar decisões sobre o percurso escolar do aluno.

 A avaliação sumativa interna, no final do 3º período, implica:

o A apreciação global das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas pelo aluno ao longo do ano.

Normas para testes de avaliação e fichas (componente curricular)

 Devem ser realizados dois testes por período, em cada área curricular disciplinar.  Os alunos serão sempre informados dos conteúdos a avaliar nos testes;

 Os alunos serão informados dos critérios de correção, de uma forma global;  Em cada dia os alunos não devem realizar mais do que um teste de avaliação;

(9)

 Os testes, após a tomada de conhecimento e a respetiva assinatura pelos encarregados de educação, serão arquivados no dossiê individual do aluno.  Os alunos devem ter conhecimento da % total obtida nas fichas de avaliação sumativa;

Menção Qualitativa Nível %

--- 1 0% - 19% Insuficiente 2 20% - 49% Suficiente 3 50% - 69% Bom 4 70% - 89% Muito Bom 5 90% - 100% AVALIAÇÃO CONTINUA 2016-17

1º PERÍODO – 100% | 2º PERÍODO - 30% (1ºP) + 70% (2º P) | 3º PERÍODO – 20% (1º P) + 35% (2º P) + 45% (3º P)

CRITÉRIOS ESPECIFICOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

DOMÍNIO DO CONHECIMENTO

PORTUGUÊS

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70% Leitura Escrita Oralidade Gramática Educação Literária

Identifica e compreende a informação em contextos variados

Emite opiniões e argumenta Memoriza / Reproduz Informação Participa correta e oportunamente Utiliza vocabulário específico Revela criatividade / imaginação Demonstra raciocínio claro e objetivo

Testes e fichas equivalentes 30% 40%

Observação direta 10% 10%

Exercícios / atividades nos cadernos e

(10)

Aplica conhecimentos

MATEMÁTICA

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70% Números e Operações Geometria e Medida Organização e Tratamento de Dados Resolução de Problemas

Identifica, compreende e organiza informação Emite opiniões e argumenta

Revela capacidade de memorização Participa correta e oportunamente Utiliza vocabulário específico Revela criatividade / imaginação Demonstra raciocínio claro e objetivo Aplica conhecimentos

Testes e fichas equivalentes 30% 40%

Observação direta 10% 10%

Exercícios / atividades nos cadernos e

livros de fichas / Trabalhos de casa 20% 20%

ESTUDO DO MEIO

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70%

À descoberta de Si Mesmo À Descoberta dos Outros e das Instituições

À Descoberta do Ambiente Natural

À Descoberta das

Interrelações Entre Espaços À Descoberta do Materiais e Objetos

À Descoberta das Interrelações Entre a Natureza e a Sociedade

Identifica, compreende e organiza informação Emite opiniões e argumenta

Revela capacidade de memorização Participa correta e oportunamente Utiliza vocabulário específico Revela criatividade / imaginação Demonstra raciocínio claro e objetivo Aplica conhecimentos

Testes e fichas equivalentes 30% 40%

Observação direta 10% 10%

Exercícios / atividades nos cadernos e

(11)

EXPRESSÃO ARTISTICA – EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL E DRAMÁTICA

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70%

Aquisição de Conhecimentos

Domínio Técnico e Artístico da Voz, Corpo e Instrumentos Utilização da Linguagem Corporal e Vocal Participação Comportamento

Canta com afinação e rigor rítmico Canta polifonicamente

Identifica e utiliza movimentos e registos sonoros Executa melodias na flauta de bisel

Acompanha peças musicais nos instrumentos de percussão Orff

Identifica, visual e auditivamente, instrumentos Orff, tradicionais e da orquestra sinfónica Participa na criação musical

Conhece e aplica as potencialidades do corpo no espaço e em relação com um objeto

Mima canções, situações do dia-a-dia e histórias Improvisa e cria diálogos e histórias

Dramatiza histórias, utilizando a linguagem não-verbal e/ ou não-verbal

Participa em coreografias

Improvisa, cria e executa esquemas coreográficos

Observação direta do domínio da prática

vocal / instrumental e dramática 35% 40%

Trabalhos de casa 10% 10%

Desempenho artístico 15% 20%

EXPRESSÃO ARTISTICA – EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70% Domínio de Técnica e Materiais Correta Utilização de Equipamentos Apresentação de Trabalhos

Compreensão das diferentes formas de expressão

Desenvolvimento sequencial das ideias na organização do trabalho

Aplicação de conhecimentos

Domínio de materiais, instrumentos e técnica Criatividade

Produções Plásticas 50% 60%

(12)

EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70% Aprendizagens psicomotoras Aquisição e compreensão de saberes; Prestação motora; Progressão/evolução das competências.

Desenvolve o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.

Desenvolve o nível de execução técnica e tática. Participa nas modalidades individuais e coletivas, aplicando correta e oportunamente as regras.

Ficha de observação / avaliação 50% 60%

Observação direta 10% 10%

INGLÊS

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70% Interação Oral Produção Oral Compreensão Oral Compreensão Escrita Expressão Escrita Portefólio

Identifica e compreende a informação em contextos variados

Emite opiniões e argumenta Memoriza / Reproduz Informação Participa correta e oportunamente Utiliza vocabulário específico Revela criatividade / imaginação Demonstra raciocínio claro e objetivo

Testes e fichas equivalentes 40% 40%

Observação direta 10% 10%

Exercícios / atividades nos cadernos e

(13)

Aplica conhecimentos

APOIO AO ESTUDO

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70%

Aquisição de métodos de estudo e de trabalho Reforço do apoio nas disciplinas de Português e Matemática

Adquire e aplica técnicas e métodos de estudo Demonstra organização no material e no trabalho

Exprime e coloca dúvidas em relação aos conteúdos abordados

Observação direta 50% 50%

Organização dos cadernos/dossiê e

fichas de trabalho / Trabalhos de casa 10% 20%

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70%

Condutas

Conhecimentos/Capacidades.

Assiduidade e pontualidade.

Respeito e cordialidade pelos pares e adultos. Autonomia e responsabilidade.

Realização das tarefas escolares. Apresentação do material necessário. Cumprimento do Regulamento Interno.

Reflexão sobre os temas trabalhados e tomada

Observação direta.

Trabalho individual/de pares/de grupo. Registos.

Participação e empenho nas atividades. Observação dos comportamentos cívicos.

(14)

individual de decisões.

Intervenção oportuna e adequada.

Cooperação nas atividades com os colegas e professores.

Apresentação de propostas de intervenção/ resolução de problemas.

Organização dos cadernos/dossiê e

fichas de trabalho 10% 20%

EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA E CATÓLICA

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES INSTRUMENTOS 1º/2º 3º/4º

60% 70% Conhecimentos. Atitudes e valores. Cidadania e Métodos de trabalho.

Compreensão aquisição e aplicação dos conteúdos abordados na aula.

Atenção e empenho. Participação.

Relacionamento interpessoal. Cumprimento de deveres e regras estabelecidas na escola.

Realização das atividades propostas

Registos de observação em contexto de aula.

Fichas de trabalho Trabalhos de grupo

Registos de observação em contexto de aula.

Listas de verificação.

50% 50%

Organização dos cadernos/dossiê e

fichas de trabalho. 10% 20%

DOMÍNIO DAS ATITUDES

1º/2º 3º/4º PARÂMETROS INDICADORES 1º/2º 3º/4º

40% 30% RESPONSABILIDADE

15% / 10%

Assiduidade / Pontualidade 4 2

Cumprimento de compromissos e regras 6 6

(15)

COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE 5%

Respeita e é solidário 3 2

Coopera em trabalhos de grupo 2 3

EMPENHO 15% / 10%

Participação / Persistência 5 3

Atenção e Concentração 5 5

Interesse pelas atividades 5 2

AUTONOMIA 5%

Realização das tarefas com autonomia / iniciativa própria 3 3 Capacidade de auto e hetero avaliação / Atitude crítica 2 2

Instrumentos: Grelhas de observação | Comum a todas as áreas disciplinares

Atividades de Enriquecimento Curricular

Referências

Documentos relacionados

concetual, pretende-se perceber de que forma o passa a palavra eletrónico (eWOM), nomeadamente o ewom no grupo, a consciência sobre a marca e os benefícios de preço

Eduardo Correia (Caso Julgado e Poderes de Cognição do Juiz. 308), tem o poder de introduzir todo «o material probatório dos elementos substantivos», quer esse

A ventilação, em edifícios de habitação, deve ser geral e permanente, isto é, deve abranger todos os espaços da habitação e ocorrer durante as 24 horas do dia.

a) De acordo com o art.º 4.º do RUE, as NIC/NIRF na sua versão original e de acordo com tradução que irá ser publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias é de

Nos locais onde existir a necessidade da utilização de forro, para encobrir as tubulações de água, será executado forro de gesso liso com negativos, com aplicação

bandeja de disco óptico 19 detecção da unidade óptica 20 drivers de dispositivos 21 gravação de disco 24 monitor externo 23 reprodução de disco 22, 23 U unidade óptica proteção