• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE QUITAÇÃO. Orientações sobre o RECIBO DE QUITAÇÃO ANUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE QUITAÇÃO. Orientações sobre o RECIBO DE QUITAÇÃO ANUAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TERMO DE QUITAÇÃO

Caros Clientes,

Foi publicada no DOU de 30/07/2009 a Lei nº 12.007, que dispõe sobre a obrigatoriedade das pessoas jurídicas, prestadoras de serviços públicos ou privados, de emitir e encaminhar ao consumidor uma declaração de quitação anual de débitos.

Abaixo, descrevemos os procedimentos do WinSIGAA para a emissão do documento e quais cuidados devem ser tomados para que essa emissão seja feita de forma correta. É importante lembrar que, como o SIGAA é flexível, permitindo que cada escola crie parcelas de acordo com a sua necessidade, é IMPRESCINDÍVEL que seja feita uma conferência detalhada, evitando a entrega de documentos indevidos.

Escolas que geram parcelas (como excursões, por exemplo), devem ter o cuidado de verificar se as mesmas constam na ficha do aluno, ainda que não sejam devidas. Sua presença pode prejudicar a impressão do documento.

Outro lembrete importante está ligado à opção de “Cobrança Jurídica” existente no sistema. Muitos utilizam esse cadastro do sistema para outros tipos de cobrança. De acordo com a Lei, uma COBRANÇA JUDICAL não deve servir de impedimento para a emissão do documento.

Fiquem atentos, pois, segundo descrito na Lei, o termo, fornece quitação ao ano a que se refere e aos anos ANTERIORES. Cuidados especiais devem ser tomados em parcelas de Acordos, Notas Promissórias, Cheques Devolvidos, que podem gerar o termo indevidamente. No final deste material, incluímos, na íntegra, a LEI Nº 12. 007, DE 29 DE JULHO DE 2009.

Orientações sobre o RECIBO DE QUITAÇÃO ANUAL

Somente terão direito ao documento os consumidores que não tenham nenhum tipo de débito no ano em referência. Portanto, o sistema NÃO IMPRIMIRÁ o documento para alunos com parcelas pendentes até o ano de exercício selecionado. Se algum débito estiver sendo questionado judicialmente (judicialmente = referente a tribunais e/ ou à justiça), o consumidor terá direito à declaração de quitação dos meses em que pagou corretamente a dívida.

O recibo também precisa incluir a declaração de que as informações prestadas substituem os documentos mensais como forma de comprovação de quitação das faturas.

Para utilização desse recurso e para que o sistema possa atendê-los da maneira desejada, é necessária a verificação do seguinte cadastro no módulo financeiro do sistema:

(2)

Título

Financeiro/Cadastro/Tipos de Parcelas

Nessa tela, efetue as alterações descritas SOMENTE nas parcelas que farão parte do termo de quitação.

Para isso, veja as orientações abaixo:

· Selecione o Tipo de Parcela que será impressa; · Clique no botão alterar;

· Marque a opção ‘Considerar para Termo de Quitação’. As parcelas sem essa seleção não farão parte do termo de quitação, nem serão analisadas para

VERIFICAÇÃO de DÉBITOS.

(3)

Título

Financeiro/Cadastro/Cobrança Jurídica

No cadastro das cobranças jurídicas disponíveis na escola, marque aquelas que tratam de atos judiciais, para que os termos de quitação sejam impressos (com as parcelas pagas), independentemente dessa situação.

Para isso, veja as orientações abaixo:

· Selecione a cobrança que deve ter seu TIPO alterado; · Clique no botão alterar;

· Altere o campo Tipo para JUDICIAL.

Repita as etapas acima para cada cobrança.

(4)

Título

Essa tela possibilita a seleção dos alunos para a impressão dos termos de quitação.

Podem ser criados vários modelos, atendendo diferentes necessidades de impressos da instituição.

O WinSIGAA já possui um modelo básico (caso não tenha sido alterado), com campos e dados adequados para cada escola.

Para criar um novo documento, selecione no campo ‘Documento’ a opção ‘Novo Documento’ e clique no símbolo do Word.

Informe o nome desejado e, ao salvá-lo, o Word será iniciado para a criação do novo modelo.

Significado de cada campo para impressão:

Ano Letivo: O ano em que o aluno ou turma selecionada está matriculado. Para emitir o termo a todos os alunos do ano letivo de 2013, selecione ‘2013’.

Período: Período da matrícula do aluno, sendo que, para cursos semestrais, poderá ser período ‘1’ para o primeiro semestre e ‘2’ para o segundo semestre. Para cursos anuais, use sempre período ‘1’.

Prontuário: Esse campo só deve ser preenchido no caso de impressão INDIVIDUAL. Curso: Esse campo deve ser preenchido para que a impressão seja POR CURSO.

Série: O campo deve ser preenchido quando a impressão desejada for de uma SÉRIE específica.

Turno: Deve ser preenchido para escolher um turno específico.

Nome e Sobrenome: Caso precise da impressão individual, mas não se sabe o prontuário do aluno, o sistema faz a localização pelo nome ou sobrenome.

Importante: Caso esses campos não sejam informados, a emissão será realizada para todos os alunos do ano letivo selecionado.

Exercício: Ano a que se refere o termo de quitação, levando em consideração o VENCIMENTO da parcela no período de janeiro a dezembro do ano informado. Se estiver selecionado ‘2013’ no ano letivo, o sistema emitirá o termo de quitação apenas para alunos que tenham parcelas no exercício de 2012.

Data da declaração: Data de emissão do documento.

Documento: Seleciona o documento para impressão. Lembrando sempre que o conteúdo desse texto é de INTEIRA RESPONSABILIDADE da instituição.

Após a inclusão dos dados acima, clique no botão da impressora para iniciar a impressão dos documentos, caso não seja feita a opção de envio por e-mail.

Filtros/Opções:

Agrupar por responsável: Possibilita que seja emitido um único termo de quitação por responsável financeiro.

(5)

Título

Enviar por e-mail: Possibilita o envio do documento por e-mail. Nossa recomendação é que o termo de quitação seja enviado APENAS ao RESPONSÁVEL FINANCEIRO. O envio de e-mail permite que ele seja encaminhado também para o aluno, pai, mãe, responsável financeiro e pedagógico.

Após a seleção dos dados, o sistema emitirá um protocolo com os detalhes do envio.

Importante: O envio do e-mail só é possível com o cadastro completo das informações de configurações de e-mails do financeiro (ACADÊMICO/ CADASTRO/ INSTITUIÇÃO).

LEMBREM-SE: O sistema NÃO EMITIRÁ o documento para alunos com parcelas pendentes até dezembro do ano de exercício selecionado.

Por exemplo: Um aluno com parcela pendente em março de 2007 não terá o termo impresso, já que ele dá quitação ao ano a que se refere e aos anos ANTERIORES.

(6)

Título

LEI Nº 12. 007, DE 29 DE JULHO DE 2009.

Dispõe sobre a declaração de quitação anual de débitos pelas pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o As pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados são obrigadas a emitir e a encaminhar ao consumidor declaração de quitação anual de débitos.

Art. 2o A declaração de quitação anual de débitos compreenderá os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura.

§ 1o Somente terão direito à declaração de quitação anual de débitos os consumidores que quitarem todos os débitos relativos ao ano em referência.

§ 2o Caso o consumidor não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, terá ele o direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.

§ 3o Caso exista algum débito sendo questionado judicialmente, terá o consumidor o direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.

Art. 3o A declaração de quitação anual deverá ser encaminhada ao consumidor por ocasião do encaminhamento da fatura a vencer no mês de maio do ano seguinte ou no mês subseqüente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores, podendo ser emitida em espaço da própria fatura.

Art. 4o Da declaração de quitação anual deverá constar a informação de que ela substitui, para a comprovação do cumprimento das obrigações do consumidor, as quitações dos faturamentos mensais dos débitos do ano a que se refere e dos anos anteriores.

Art. 5o O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitará os infratores às sanções previstas na Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, sem prejuízo daquelas determinadas pela legislação de defesa do consumidor.

Art. 6o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 29 de julho de 2009; 188o da Independência e 121o da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Guido Mantega José Gomes Temporão Helio Costa

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem