• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (34 ) CEP:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (34 ) CEP:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

E-mail: piba.secretaria@gmail.com

EDITAL Nº. 14/2015/NUPE/UFTM

PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM BIOCIÊNCIAS APLICADAS DA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

BOLSA PNPD/CAPES – PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

A Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, torna público o processo de seleção de candidatos a uma bolsa de Pós-Doutorado previstas pelo PNPD/CAPES.

1. DAS NORMAS GERAIS

1.1 O Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas (PIBA) / UFTM é um programa de pesquisa realizado para portadores do título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica do Programa.

1.2 O Programa ofertará uma bolsa no valor mensal de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), por um período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, não ultrapassando o prazo máximo de 60 meses.

1.3 Surgindo novas bolsas, dentro do período de 180 (cento e oitenta) dias findo o processo de seleção, a classificação final será utilizada para outras concessões (valores e normas podem ser alterados pela CAPES e/ou UFTM). Após este período deverá ser realizado novo processo seletivo.

1.4 Em caso de desistência do bolsista, no período de 180 dias após o término do Processo de Seleção, será convocado o próximo candidato aprovado, obedecendo a ordem de classificação.

2. OBJETIVOS

2.1. Promover a realização de estudos de alto nível; 2.2. Reforçar grupos de pesquisas nacionais;

2.3. Renovar os quadros nos programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

2.4. Promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação do país.

3. DO SUPERVISOR DO PROGRAMA

3.1. Requisito: ser docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM e colaborar cientificamente com o programa.

(2)

2 a) Indicar candidato com perfil e desempenho acadêmicos compatíveis com as atividades previstas no projeto ou no programa de pesquisa em que irá atuar, observando os princípios éticos e conflitos de interesse, em conformidade com a Portaria CAPES 086, de 3 de julho de 2013 (disponível no sítio www.uftm.edu.br/piba).

b) Incluir o nome do bolsista em publicações e em trabalhos apresentados por ele e pelo supervisor em congressos e seminários, cujos resultados tiveram efetiva participação.

c) Garantir ao bolsista o direito de colaborar com outros docentes do programa, promovendo, dessa forma, ampla colaboração científica.

3.3. Direitos

a) Solicitar exclusão do bolsista, mediante justificativa prévia. Neste caso, será realizado um novo processo de seleção, se o prazo exceder 180 dias da realização deste Processo.

4. DO BOLSISTA

4.1. Requisitos

a) O candidato deverá ter formação em uma das seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Materiais e Biotecnologia, com perfil para atuar nas sub-áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas/UFTM (Anexo II) e, principalmente, atender às linhas de pesquisa dos Orientadores do Programa.

b) Ser portador do título de doutor obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Diploma expedido por instituição estrangeira somente será aceito após seu regular reconhecimento nos termos do art. 48 da lei 9.394/96 e Resolução CNE/CES no 1/2001.

c) Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

d) Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

e) Ter currículo atualizado e publicado na plataforma Lattes CNPq com produção científica ou, se estrangeiro, apresentar currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo da Portaria nº 086 da CAPES, de 3 de julho de 2013.

f) Apresentar projeto de pesquisa com enfoque na área de Ciências dos Materiais, que possa contribuir e integrar, no mínimo, duas das linhas de pesquisa estabelecidas no Programa, levando-se em conta a maior abrangência possível.

g) No momento da atribuição da bolsa, o candidato não poderá estar recebendo bolsa de outros programas ou de outras agências de fomento.

h) Informar a condição de bolsista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM nas publicações e nos trabalhos a serem apresentados.

i) Após doze meses de recebimento da bolsa, apresentar relatório de atividades ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFTM e encaminhar Relatório Final, em até sessenta dias, após o encerramento da bolsa.

j) Colaborar com os docentes do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM.

(3)

3

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. O período de inscrições será de 18 a 22 de maio de 2015, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM, situada na Praça Manoel Terra, nº. 330 – Bairro Abadia – CEP 38025-015 - Uberaba – MG, ou por meio de e-mail: piba.secretaria@gmail.com.

5.2. As inscrições serão conduzidas sob responsabilidade do coordenador, mediante apresentação dos seguintes documentos:

a) Cópia do diploma ou certificado de conclusão de Doutorado;

b) Currículo Lattes atualizado, documentado e enumerado (a mesma numeração seguida no Anexo I deverá constar nos comprovantes, a fim de facilitar a checagem dos documentos);

c) Anexo I preenchido;

d) Projeto de Pesquisa com enfoque na área de Ciências dos Materiais ou áreas afins (conforme item 4.1 alínea "f");

e) Caso estrangeiro residente no exterior, apresentar comprovante de endereço residencial no exterior conforme item 4.1 alínea "b".

5.3. O candidato poderá inscrever-se em uma das seguintes modalidades: I) brasileiro, ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

II) estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

III) docente ou pesquisador no país, com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º Candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “I” do subitem 4.3, sem prejuízo das atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM.

§ 3º Candidatos aprovados na modalidade “III” do subitem 5.3 deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

§ 4º Candidatos aprovados na modalidade “III” do subitem 5.3 não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição na qual possuem vínculo empregatício.

6. DA SELEÇÃO

6.1 O processo de seleção será realizado sob responsabilidade da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM.

6.2 A Coordenação do Programa indicará comissão de três especialistas, cujos membros serão indicados após o término das inscrições.

6.2.1 Os nomes dos integrantes da Comissão serão publicados no sítio www.uftm.edu.br/piba.

6.2.2 A Comissão apresentará parecer sobre a classificação final dos candidatos baseado na pontuação obtida nas três etapas descritas no subitem 6.5 e fará a recomendação sobre concessão de bolsa ao candidato melhor classificado.

(4)

4 6.3 A seleção será realizada no período de 8 a 11 de junho de 2015, na sala de aula do Setor de Bioquímica – Campus I da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, situada no endereço citado no subitem 5.1, a partir das 9 horas.

6.4 A data e o local da apresentação e da entrevista estarão disponíveis na Secretaria do Programa e/ou no sítio do PIBA na Internet, no endereço informado no subitem 5.1.

6.5 O Processo de Seleção será composto de três etapas. Para efeito de julgamento final será calculada a média ponderada das notas obtidas nas três avaliações: exame de Curriculum Vitae” (peso 4), apresentação do Projeto de Pesquisa” (peso 4) e entrevista” (peso 2).

6.6 Será considerado aprovado o candidato que obtiver média global igual ou superior a 60% (sessenta por cento).

6.7 Exame do Curriculum Vitae: serão avaliadas a formação acadêmica; atividades profissionais; a produção científica, acadêmica e cultural; a participação na organização de eventos, conforme ANEXO I, sendo que, somente artigos publicados em revistas indexadas (Qualis CAPES, PubMed, ISI, SCOPUS e outros) serão pontuados.

6.7.1 Todas as atividades mencionadas no Curriculum Vitae deverão ser comprovadas - os critérios de Produção Científica e Intelectual serão aplicados às atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos.

6.8 Os candidatos deverão realizar apresentação oral do Projeto de Pesquisa aos Membros da Comissão em, no máximo, 20 minutos. Em seguida, serão arguidos por até 30 minutos sobre o Projeto de Pesquisa apresentado no momento da inscrição. Serão atribuídas notas de zero a cem pontos neste subitem: a) domínio sobre a proposta apresentada (zero a vinte e cinco pontos); b) clareza e coerência da apresentação (zero a vinte e cinco pontos); c) inovação da proposta para o projeto de Pós-Doutorado (zero a vinte e cinco pontos); d) qualidade do projeto de pesquisa (zero a vinte e cinco pontos). No caso de candidatos estrangeiros, o projeto de pesquisa, bem como a apresentação oral e a arguição deverão ser em português ou inglês. A ordem das apresentações será definida por sorteio.

6.9 A entrevista será realizada por três membros da comissão avaliadora, após a arguição do projeto de pesquisa. A entrevista e a apresentação do projeto serão gravadas por dispositivo de captura de som e imagem, sem cortes, devidamente aferido pela Universidade quanto à idoneidade e à confiabilidade. Previamente à gravação, o candidato deverá assinar um Termo de Ciência e Concordância de gravação da entrevista. Caso recuse a gravação, deverá assinar o Termo de Recusa.

6.9.1 Serão atribuídas notas de zero a cem pontos às entrevistas, tomando por referência os seguintes indicadores: a) Motivação para o Curso (zero a trinta e cinco pontos); b) Escolha do eixo temático do Programa (de zero a vinte pontos); c) Impacto do Curso no contexto social: perspectivas futuras (de zero a vinte pontos); d) Disponibilidade de tempo (de zero a vinte e cinco pontos).

7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

7.1 O resultado da seleção será divulgado no sítio www.uftm.edu.br/piba, área do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências Aplicadas /UFTM e na secretaria do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Biociências

(5)

5 Aplicadas/UFTM, situado no endereço citado no subitem 5.1, no dia 12 de junho 2015, a partir das 13 horas.

8. DOS RECURSOS

8.1 Os recursos deverão ser encaminhados à Comissão Examinadora, na Secretaria do Programa, no endereço citado no subitem 5.1, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, no prazo de dois dias após publicação do resultado final.

8.2 Deverão ser formulados na forma de memorando, questionando objetivamente os pontos do processo que o candidato solicita revisão.

8.3 Após análise será divulgada nova lista na Secretaria do Programa, e no sítio www.uftm.edu.br/piba, no prazo de até dois dias.

9. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES

9.1 As atividades serão iniciadas no dia 15 de junho de 2015.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 – Este Edital poderá ser impugnado fundamentadamente, por escrito, no Núcleo de Processo Seletivo Discente, situado na Rua Madre Maria José, nº.122 – Bairro Abadia – CEP 38025-100 – Uberaba – MG, no prazo de dois dias úteis a partir da publicação.

10.1.1 Os pedidos de impugnação inconsistentes serão indeferidos.

10.2 A cada 12 (doze) meses, o colegiado do PIBA fará avaliação de desempenho do bolsista e do supervisor deste programa, podendo recomendar a substituição do bolsista e/ou do supervisor em razão dos resultados obtidos no período. 10.3 Os casos omissos serão analisados e resolvidos pelo Colegiado de Pós-Graduação, nos termos da Resolução nº 019/92 da Congregação.

10.4 A inscrição no Processo Seletivo implicará conhecimento e aceitação das normas e condições contidas neste Edital e nas demais normas pertinentes.

Uberaba, 13 de maio de 2015.

PROFª. ANA LÚCIA DE ASSIS SIMÕES Reitora da UFTM

(6)

6

ANEXO I

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE CURRICULUM VITAE

A - As atividades do candidato serão agrupadas e avaliadas dentro dos tópicos abaixo, com a respectiva pontuação máxima e pesos proporcionais:

Formação Acadêmica (n.º de pontos obtidos até 100 . 0,25 ) – peso 25% Atividades Profissionais (n.º de pontos obtidos até 100 . 0,25 ) – peso 25% Produção científica (n.º de pontos obtidos até 100 . 0,4 ) – peso 40% Organização de Eventos (nº de pontos obtidos 100.0,1 ) - peso 10%

B - Os critérios de Produção Científica e Intelectual serão aplicados às atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos;.

C - O candidato acumulará pontos em cada tópico, mediante documentos comprobatórios e, ao final a pontuação geral obtida, será convertida em porcentagens, considerando uma casa decimal.

D- No item 1, “Titulação”, será considerada apenas a pontuação do título máximo que o candidato possuir.

CANDIDATO:________________________________________________________DATA_____/_____/______

ITENS DE AVALIAÇÃO PONTOS

CONTAGEM DE PONTOS Preenchido pelo candidato Preenchido pelo avaliador

1. Formação acadêmica Até 2,5 pontos

Bolsista de iniciação científica, voluntário PIBIC cadastrado, PET, extensão

0,50 por ano de bolsa (máximo de 1,0 ponto) Participação em outros Projetos de Pesquisa ou extensão 0,25 por projeto de pesquisa (máximo de 1,0 ponto) Participação em monitoria (acima de 20 horas) 0,15 por disciplina/período (máximo de 0,5 ponto) Participação em cursos de

Extensão a partir de 40 horas

0,15 por extensão (máximo de 0,5 ponto) Participação em Eventos

Científicos na condição de ouvinte

0,1 por evento (máximo de 1,0 ponto)

(7)

7 2. Atividades profissionais (a

partir de 2010) até 2,5 pontos

Atividade Docente (ensino básico)

0,2 por ano de exercício (máximo de 1,0 ponto) Atividade Docente (nível

universitário)

0,3 por ano de exercício (máximo de 1,5 ponto) Trabalhos em clínicas,

hospitais, empresas, etc, com comprovação (em caso de docência ou pos-doc, não computar nesse ítem)

0,5 por ano de exercício (máximo de 1,0 ponto)

Estágios e/ou participação de Grupos de pesquisa

cadastrado no CNPq

0,5 por semestre (máximo 2,0 pontos) Bolsista de pós-doutorado 0,25 por ano de bolsa

(máximo de 0,75 ponto) Apresentação de temas livres,

pôsteres em eventos científicos

0,25 por trabalho (máximo de 1,0 ponto) Apresentação oral de temas

livres, participação em mesas redondas

0,5 por semestre (máximo 2,0 pontos) 2.1 Produção Científica (a partir

de 2010) até 5,0 pontos

Artigo publicado ou aceito (prelo) em periódico “qualis A1” (PubMed, ISI, SCOPUS).

0,8 ponto por artigo

Artigo publicado ou aceito (prelo) em periódico “qualis A2” (PubMed, ISI, SCOPUS).

0,6 ponto por artigo

Artigo publicado ou aceito (prelo) em periódico “qualis B1, B2 ou B3”(PubMed, ISI, SCOPUS) e/ou Capítulo de livro com ISBN

0,4 ponto por artigo

Artigo publicado ou aceito (prelo) em periódicos <B3 (PubMed, ISI, SCOPUS) ou outros indexados

0,2 por artigo (máximo de 1,4 ponto)

Trabalho completo publicado em anais de evento nacional/ internacional

0,15 por trabalho (máximo de 1,2 ponto) Resumo ou resumo expandido

publicado em anais de evento nacional/internacional

0,10 por resumo (máximo de 1,0 ponto)

(8)

8 Revisor convidado de

periódicos científicos

0,2 ponto por periódico (máximo 1,0 ponto) Aprovação de projeto de

pesquisa em agência de fomento na condição de coordenador

0,2 por projeto aprovado (máximo 1,0 ponto)

2.2 Organização de Eventos (a partir de 2010)

até 1,0 ponto

Organização de evento 0,5 ponto por evento

TOTAL DE PONTOS

(9)

9

ANEXO II

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO PROGRAMA E LINHAS DE

PESQUISA

Área de Concentração: Materiais Aplicados em Biociências Linhas de Pesquisa:

- Interação entre materiais e tecidos vivos.

- Desenvolvimento de compósitos para aplicação na área de biociências. - Funcionalização de superfícies e suas interações com sistemas biológicos.

Área de Concentração: Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos Linha de Pesquisa:

Referências

Documentos relacionados

anuidade de 2021 para alunos do Colégio Unesc que ingressarem em vagas ociosas e que sejam dependentes de responsáveis legais que tenham vínculo empregatício com

Estudo sobre flare, estudo do sistema de funcionamento do BSS (Brazilian Solar Spectroscope), pelo seu todo, começando do funcionamento da antena , transmissão de dados para o

Dous colxoens de huma pessoa cheio (fl.. 12) de cambrai lizos em bom uzo que foram vistas e avaliadas cada huma em mil e duzentos reis com que se saie digo reis e fas soma de dous

Tendo em vista que existem, na linguagem natural, muitas expressões de quantidade que não podem ser formalizadas apenas pelos quantificadores da linguagem da lógica clássica

Confundindo-se no assistencialismo que marcou seu surgimento, ainda hoje os educadores de creche precisam elaborar as contradições daí decorrentes (LANGER, 1992,

Sendo a imagem um dado pessoal sensível, regra geral é proibido o seu tratamento, sendo, porém, excecionalmente admissível, mediante o consentimento expresso do

A ferramenta Analyst não pode carregar os resultados da especificação de mapeamento para o destino ou exportar a lógica de especificação de mapeamento como uma tabela virtual ou

A presente Dispensa de Licitação encontra-se fundamentada no artigo 24º, inciso II da Lei Federal nº