• Nenhum resultado encontrado

Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Seminário on line sobre Terrorismo e Crime

Organizado Transnacional

14 DE MARÇO

A

09 DE MAIO

DE

2018

Associação dos Colégios de

Defesa Ibero-Americanos

(2)

1 1. Apresentação

O terrorismo não é um fenômeno novo. O que muda são os objetivos, métodos e meios utilizados e, nesse sentido, o seu impacto estratégico. O seu objetivo atual é provocar alterações no quadro de valores, no modo de vida das sociedades democráticas e fomentar o terror e medo, por meio da utilização de violência em larga escala – com potencial capacidade de atuação a nível global.

Os métodos passam pela utilização de redes de contactos transnacionais, muitas vezes em associação com a criminalidade organizada, e pelo recrutamento de foreign fighters, designadamente jovens, radicalizados num contexto de desintegração social nas sociedades ocidentais.

Finalmente, também os meios demonstram mudanças. Depois da utilização de aeronaves civis nos atentados de 11 de setembro de 2001, aproveitando meios do país- -alvo os Estados se confrontam com a ação de atores-suicidas (homens-bomba), explosões, atropelamento de massas e utilização de armamento acessível nas redes criminosas.

A isso se soma o aproveitamento das novas tecnologias de informação e comunicação, a dois níveis: por um lado, pela propaganda e divulgação em mídias das ações realizadas, atuando na vertente psicológica de difusão do terror e do medo; por outro lado, pela utilização das redes sociais como meio de comunicação entre operacionais e instrumento de doutrinação, radicalização e recrutamento.

Neste cenário, fica claro que nenhum país está imune a esta ameaça global e que a sua prevenção e combate exigem cooperação internacional reforçada, serviços de informações eficazes – essenciais para prevenir atentados terroristas – e o emprego de estratégias de resposta integradas, quer pelos Estados, quer pelas organizações internacionais.

A perceção de que o crime organizado transnacional é uma séria ameaça aos países ibero-americanos, e não só, merece um largo consenso entre os especialistas. Os sistemas nacionais de justiça criminal e as sociedades de vários países estão sofrendo um impacto direto resultante da expansão dessa forma de crime, nas suas diversas dimensões (narcotráfico, tráfico humano, cibercrime, tráfico de órgãos, tráfico de armas, etc.).

Num momento em que se debate a importância da segurança e o seu equilíbrio com direitos, liberdades e garantias conquistados, importa que todos disponham de informação qualificada que alimente a reflexão. É esse o objetivo que norteia a organização conjunta deste seminário on line, no qual se procurará apresentar os principais modelos interpretativos sobre o terrorismo e o crime organizado transnacional, bem como aferir a magnitude do impacto nas sociedades dos países ibero-americanos e outros.

Com base em palestras com a duração de 60 minutos (mais 30 minutos para debate), a cargo de especialistas convidados pelos Colégios de Defesa organizadores deste Seminário, serão analisados e debatidos os desafios e as estratégias de combate integrado nos níveis nacional, regional e global que estão a sendo desenvolvidas para fazer frente ao terrorismo e ao crime organizado transnacional nas suas várias vertentes.

2. Colégios de Defesa Organizadores

Escola Superior de Guerra, ESG-Brasil; Academia Nacional de Estudios Políticos y

Estratégicos, ANEPE-Chile; Colegio de Altos Estudios Estratégicos, CAEE-El Salvador; Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional, CESEDEN-Espanha; e Instituto de

(3)

2 3. Desenvolvimento das atividades no Brasil

O seminário será desenvolvido por videoconferências realizadas nos campus Rio de Janeiro da Escola Superior de Guerra – Fortaleza de São João, Av. João Luiz Alves, s/nº, Urca, Rio de Janeiro-RJ, CEP: 22.291-090 –, com o suporte da plataforma própria da Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos, duas vezes por semana, às 12h00min em Brasília (15h00min-GMT), entre 14 de março e 09 de maio de 2018, sendo cada Colégio de Defesa organizador responsável por ministrar 3 (três) sessões.

4. Regime de Presenças

Para cada atividade será elaborada uma “Lista de Presença”. O limite máximo de faltas por participante do Seminário é de 3 (três). A tolerância de atraso será de 10 (dez) minutos após o início de cada conferência. Passado esse período de tolerância o participante será considerado faltoso.

Para a frequência às conferências serão observados os seguintes uniformes e trajes: para militares da Marinha (5.5), do Exército (8ºZ1), da Aeronáutica (7ºA), das Forças Auxiliares (o correspondente) e para os Civis, traje esporte (sendo vedado o uso de bermudas, minissaias, blusas decotadas, chinelos, camisetas tipo regata etc.).

5. Secretariado

A ANEPE-Chile é responsável pelos procedimentos administrativos próprios deste Seminário (divulgação na plataforma da Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos, consolidação das inscrições, controle de faltas e emissão de certificados).

6. Certificado de Participação

Os participantes que concluírem o Seminário sem ultrapassar o limite de faltas receberão um certificado de frequência assinado pelos Diretores dos Colégios de Defesa organizadores do Seminário, o qual será entregue, posteriormente, pelos coordenadores nacionais de cada um dos Colégios de Defesa participantes.

7. Coordenação Técnica

A operação da plataforma on line da Associação dos Colégios de Defesa Ibero -Americanos ficará a cargo do CESEDEN-Espanha. Este Colégio de Defesa receberá dos organizadores os conteúdos de cada conferência ministrada para posterior difusão aos participantes do Seminário.

8. Vagas e inscrições no Brasil

O número de vagas será limitado, com prioridade para os quadros do Ministério da Defesa. Os demais inscritos serão priorizados conforme a ordem de preenchimento do respectivo Formulário de Inscrição.

As inscrições serão gratuitas e realizadas por meio do Portal Eletrônico da Escola

Superior de Guerra (ESG), no seguinte endereço:

(4)

3 9. Programação (Atualizada em 05 de março de 2017)

Data Horário

(Hora de Brasília) Tema

Colégio de Defesa Responsável Módulo I

14 de março (4ª feira)

1115 às 1155 Credenciamento ESG (Brasil)

1200 às 1230 Abertura do Seminário ACDIA

1230 às 1400

Conferência 1 – Guerra Irregular, Terrorismo e Violência não-Estatal no

Século XXI

ESG (Brasil)

15 de março

(5ª feira) 1230 às 1330

Conferência 2 – Grupos Terroristas Transnacionais: Tipologia, Objetivos e

Metodologia

ESG (Brasil)

21 de março

(4ª feira) 1230 às 1330

Conferência 3 – Grupos Terroristas na

Europa e na Península Ibérica CESEDEN (Espanha)

22 de março

(5ª feira) 1230 às 1330

Conferência 4 – Criminalidade Organizada

na América do Sul e Central CAEE (El Salvador)

04 de abril

(4ª feira) 1230 às 1330

Conferência 5 – Radicalização e “Lobos

Solitários” CESEDEN (Espanha)

05 de abril

(5ª feira) 1230 às 1330

Conferência 6 – Estratégias de Combate

Nacionais e Internacionais ESG (Brasil)

Módulo II

11 de abril

(4ª feira) 1230 às 1330

Conferência 7 – Crime Organizado Transnacional: Tipologia, Objetivos e

Metodologia

IDN (Portugal)

12 de abril

(5ª feira) 1230 às 1330 Conferência 8 – O Narcotráfico ANEPE (Chile)

16 de abril

(2ª feira) 1230 às 1330 Conferência 9 – O Tráfico de Armas CESEDEN (Espanha)

17 de abril

(3ª feira) 1230 às 1330

Conferência 10 – As Migrações e seu

Impacto na Segurança e Defesa ANEPE (Chile)

03 de maio

(5ª feira) 1230 às 1330 Conferência 11 – A Cibersegurança ANEPE (Chile)

08 de maio

(3ª feira) 1230 às 1330

Conferência 12 – Criminalidade Organizada na Europa e na Península

Ibérica

(5)

4

(Hora de Brasília) Responsável

09 de maio (4ª feira)

1230 às 1330 Conferência 13 – Grupos Terroristas na

América do Sul e Central CAEE (El Salvador)

1345 às 1515 Conferência 14 – Estratégias de Combate Nacionais e Internacionais

IDN (Portugal) CAEE (El Salvador)

1515 às 1530 Sessão de Encerramento ACDIA

Referências

Documentos relacionados

A Academia Nacional de Estudos Estratégicos (ANEPE) do Chile, o Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN) da Espanha, o Colégio de Altos Estudos

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

O arrematante adquire o bem(ns) no estado de conservação em que o mesmo se encontra e declara que tem pleno conhecimento de suas condições e instalações, nada tendo

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

O estudo da geração de riqueza das empresas da amostra consistiu em analisar o Grau de Capacidade dessas organizações de Produzir Riqueza (GCPR) e no Grau de

 Utilice sólo el aparato para las aplicaciones descritas en este manual Su uso incorrecto anula la garantía completamente..  Desenchufe el aparato inmediatamente si el cable

O presente artigo cientifico tem por objetivo analisar o campo da manipulação genética em seres humanos, que é uma técnica utilizada para modificar o material genético de células

No Espírito Santo, em pactuação entre Es- tado e os 78 municípios capixabas por meio da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e publi- cado na Resolução Nº 06/2021, ficou