• Nenhum resultado encontrado

Arquitetura e Urbanismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arquitetura e Urbanismo"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

Arquitetura e Urbanismo

CARREIRA EM ARQUITETURA E URBANISMO

Os arquitetos recebem uma formação geral que lhes permite trabalhar em diversos campos: em projetos de construções, de interiores, estudos urbanos e paisagísticos, de preservação e recuperação do patrimônio histórico, atividades ligadas à indústria da construção civil, na elaboração de pareceres técnicos, laudos e perícias, e em atividades de ensino e pesquisa.

REFERÊNCIA NO MERCADO

O curso da FIAMFAAM forma profissionais capazes de elaborar e executar projetos de arquitetura e urbanismo, de edificações e de cidades. Os estudantes são capacitados para projetar, organizar e construir espaços nas mais variadas escalas, sempre usando critérios de técnica, estética, conforto e funcionalidade.

PROGRAMA INOVADOR

O conteúdo do curso é interdisciplinar, reunindo conhecimentos das áreas de Ciências Humanas, Artes Plásticas e Tecnologia – todos voltados para a prática do projeto e da construção de espaços. São três linhas principais de conhecimento: tecnológica, histórica e projetual. O aluno aprende a lidar com os problemas teóricos, tecnológicos e práticos de se produzir um espaço construído. As disciplinas estão distribuídas em quatro seqüências principais: Projeto de Arquitetura, Projeto de Urbanismo e Paisagismo, Tecnologia, Teoria e História. Juntas, essas seqüências garantem um ensino coerente, facilitando a aprendizagem do estudante.

Com essa estrutura, o curso prepara os profissionais para entender e traduzir as necessidades de pessoas, grupos sociais e comunidades quanto à criação, organização e construção de espaços exteriores e interiores. Isso inclui não apenas o urbanismo, a edificação e o paisagismo, mas também a conservação e a valorização do que foi construído, o equilíbrio ambiental e o uso racional dos recursos disponíveis.

FOCO NO ATENDIMENTO À SOCIEDADE

O objetivo do curso é formar profissionais que reúnem os conhecimentos gerais, técnicos e artísticos necessários para transformar as demandas da sociedade em espaços construídos.

A PROFISSÃO NA PRÁTICA

Os conteúdos do curso são voltados para a prática do projeto e da construção de espaços. O aluno aprende a trabalhar em equipes interdisciplinares, participando da elaboração de projetos de impacto ambiental, estudos de viabilidade, planos diretores, implantação de equipamentos urbanos, como terminais de abastecimento e transporte entre outros. Com essa formação, o profissional, depois de terminar o curso, ainda tem diversas opções de especialização: Arquitetura Hospitalar, Industrial, Comercial, Habitacional, Bancária, Escolar, de Lazer, Esporte, Cultura e Alimentação.

(3)
(4)

Artes Visuais

CARREIRA EM ARTES

A sociedade moderna é cada vez mais visual. Recursos como a internet e a TV por assinatura tornaram a imagem um recurso importantíssimo em qualquer tipo de comunicação. As pessoas querem informações rápidas, de preferência sem palavras. São grandes as oportunidades para quem desenvolve uma carreira no campo das artes visuais.

REFERÊNCIA NO MERCADO

O curso de Artes da FMU conta com professores Mestres e Doutores, com larga experiência em ensino, pesquisa e extensão universitária. Assim, os alunos têm várias oportunidades no mercado de trabalho, através da capacitação para atuar em diversas áreas: Artes plásticas (gravura, cerâmica, escultura, pintura, etc.), Design, Educação Artística, Fotografia, Ilustração, Jornalismo, Moda, Publicidade e Teatro.

PROGRAMA INOVADOR

Por meio de aulas práticas e teóricas, os estudantes de Artes da FMU aprendem a desenvolver seus talentos de várias formas: como usar as artes visuais para ensinar; como entender, analisar e ensinar linguagens artísticas; como realizar uma produção artística original e expressiva; como criar sua própria linguagem poética; como trabalhar com a pesquisa de temas da cultura brasileira.

FOCO NO ENSINO DA ARTE E NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA

O curso de Artes faz parte do Centro de Formação de Professores da FMU. Ao final do curso, o aluno terá duas opções: poderá se tornar um professor e estimular outros alunos a encontrar sua vocação artística, ou então poderá dividir seu talento com a sociedade de outras maneiras, como um artista que trabalha por conta própria.

A PROFISSÃO NA PRÁTICA

A FMU também oferece ao aluno de Artes a oportunidade de praticar em ateliês de gravura, cerâmica, escultura, laboratórios de fotografia e de teatro. Assim poderá experimentar as mais diferentes linguagens artísticas. Além disso, também terá a chance de trocar experiências e informações com seus professores e colegas, pessoas que gostam de arte tanto quanto ele.

(5)
(6)

Design Gráfico e de Produto

CARREIRA EM DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO

A crescente concorrência entre as empresas exige imagens de impacto cada vez maior e mais rápido para chamar a atenção dos clientes. Por isso, os profissionais de Design Gráfico e de Produto encontram muitas oportunidades de trabalho em escritórios de design, agências de publicidade e propaganda, bem como em empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços. Além disso, esses profissionais também podem trabalhar como autônomos.

REFERÊNCIA NO MERCADO

A FMU forma profissionais de Design com ótimas chances de contratação pelas empresas do setor, pois eles recebem uma formação completa de professores qualificados e respeitados no mercado. Os alunos aprendem a desenvolver os principais produtos dos mais diversos setores.

• Editoração: livros, revistas e jornais. • Digitais: e-books e interfaces para jogos.

• Identidade visual corporativa: criação de marcas, logotipos e suas aplicações, como em papelaria, uniformes e veículos.

• Orientação e sinalização: criação de signos e sinais orientadores aplicados em superfícies de ruas, estradas, totens, placas e faixas.

• Comunicação digital: motion design, CDs, DVDs e sites.

PROGRAMA INOVADOR

Os alunos recebem uma formação completa e abrangente, para que sejam capazes de enfrentar todos os desafios de sua profissão, seja na área de Design Gráfico ou de Produto. Por isso, eles estudam temas como Computação Gráfica, Desenvolvimento de Projetos Gráficos, Economia, Teoria do Consumo, Ergonomia, Fotografia, Ilustração Digital e Manual, Marketing, Materiais e Processos Gráficos, Produção e Análise Gráfica e de Imagem, Produção Multimídia e Teoria e Análise do Design Gráfico.

FOCO NO RESULTADO FINAL

O curso estimula nos alunos o desenvolvimento de seus talentos e habilidades, para que sejam capazes de encontrar sempre a melhor solução em seu trabalho, tanto do ponto de vista visual quanto prático.

A PROFISSÃO NA PRÁTICA

Os alunos participam de estágios sob a supervisão de experientes coordenadores, aprendendo, na prática, a lidar com os desafios que enfrentarão no mercado de trabalho.

(7)
(8)

Moda

CARREIRA EM MODA

O profissional de moda atua em vários departamentos de gestão de uma empresa dessa área: na criação de marcas e coleções, na pesquisa de oportunidades de negócios, no controle de estoques, nas áreas de vendas e compras, no marketing, no planejamento estratégico, na comunicação, no merchandising, etc. Como estilista, pode atuar no desenvolvimento de coleções têxteis e de vestuário, pesquisar tendências de mercado e novos materiais, organizar e produzir desfiles, entre outras atividades. Além disso, pode ainda trabalhar em vários setores e departamentos das indústrias têxteis, de confecções, de fios e fiação: gerenciando, planejando, criando e desenvolvendo produtos; criando e desenvolvendo coleções de vestuário, calçados, toalhas, roupas de cama, acessórios e aviamentos; em empresas de varejo (como redes de lojas e hipermercados); na imprensa; em empresas de produção de figurino ou organizadoras de eventos, entre muitas outras opções de trabalho.

REFERÊNCIA NO MERCADO

A FMU oferece duas habilitações de grande aceitação no mercado, pois desenvolvem qualidades muito valorizadas pelas empresas de moda.

Criação em Moda – estimula o aluno a desenvolver sua capacidade criativa com

estudos e pesquisas em várias áreas do conhecimento, a dominar a linguagem de moda e a encontrar conceitos e soluções para a criação de produtos de moda. Também desperta sua capacidade de analisar as propostas internacionais da Moda e aplicá-las no mercado brasileiro.

Gestão em Moda – desperta no aluno sua criatividade estratégica e liderança, para

desenvolver, planejar e avaliar novos negócios na área de moda.

PROGRAMA INOVADOR

Cada disciplina foi escolhida para desenvolver no aluno o conhecimento teórico, prático e técnico das mais diversas atividades profissionais da área de moda. Assim, ele saberá identificar problemas e encontrar as soluções adequadas, além de reconhecer novas oportunidades de negócio e saber como aproveitá-las.

FOCO NA MODA COMO NEGÓCIO

O curso de Moda da FMU tem como principal característica o desenvolvimento do pensamento e da prática empreendedora e interdisciplinar, propondo uma visão abrangente da Moda como negócio.

(9)

A PROFISSÃO NA PRÁTICA

O curso possui vários ambientes onde os futuros profissionais podem aplicar na prática seus estudos: dois ateliês de costura com 50 máquinas retas, outro com 15 máquinas especiais, dois estúdios de modelagem com 50 manequins para desenvolvimento de moulage e modelagem plana, além de dois laboratórios de informática com software específico para a área de Moda (CAD AUDACES).

(10)
(11)

Música

CARREIRA EM MÚSICA

Foi-se o tempo em que a profissão de músico trazia poucas oportunidades profissionais. Hoje, ela é uma atividade bem especializada, com muitas opções de trabalho para quem faz o bacharelado. Além dos setores tradicionais, como orquestras, bandas, conjuntos de câmara e de música antiga, grupos de música popular, folclórica e de jazz, corais líricos e sinfônicos, companhias de ópera e de musicais, há novos campos profissionais como propaganda, trilha sonora para cinema e teatro, multimídia, rádio, TV, internet, estúdios de gravação, além de participações nas áreas de medicina, psicologia, assistência social, etc.

Para aqueles que se tornam professores, existe a tendência, cada vez mais forte, de se usar a música como um elemento de altíssimo valor educacional. Isso abre novas perspectivas para o trabalho do professor de música, na educação infantil e no Ensino Fundamental, além dos conservatórios e das escolas de música.

REFERÊNCIA NO MERCADO

O curso de música do FIAM FAAM oferece duas opções de formação: bacharelado e licenciatura plena em música.

Na licenciatura, o aluno é qualificado para usar a música como um instrumento educacional.

No bacharelado, o aluno pode escolher entre quatro habilitações:

• Bacharelado em Instrumento, com as seguintes opções: piano, violão, cravo, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano popular, violão popular, saxofone, guitarra, baixo elétrico, bateria e percussão.

• Bacharelado em Canto – erudito e popular. • Bacharelado em Composição.

• Bacharelado em Regência Coral.

PROGRAMA INOVADOR

O curso forma músicos com um profundo conhecimento da tradição musical, uma abertura para a pesquisa sonora e de composição, um rigoroso treinamento técnico e artístico, um preparo para a crítica e a pesquisa teórica, um conhecimento básico da tecnologia avançada e uma constante atualização sobre o ensino da música e sobre o seu uso com fins educativos.

(12)

FOCO NA VOCAÇÃO DE CADA PROFISSIONAL

Os professores da FIAMFAAM estimulam cada aluno a desenvolver não apenas sua qualificação, mas também sua vocação como músicos.

A PROFISSÃO NA PRÁTICA

O programa do curso equilibra as disciplinas teóricas e práticas, permitindo que o aluno experimente todos os processos de formação de um músico, seja como intérprete, compositor ou professor.

(13)

www.

fmu.br

|

(11)

3132-3000

Estude na

Referências

Documentos relacionados

Além disso, o Serviço Federal apagará os dados sociais respeitantes aos/às participantes ao deixarem de ser necessários esses dados para a efetivação e o apuramento de contas da

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

A Floresta Ombrófila Densa Montana, preservada pelo Parque Nacional, apresentou quantidade média anual de serrapilheira semelhante à de outros fragmentos florestais de

Para produto classificado como perigoso para o transporte (conforme modal): Não aplicável Número ONU: Não aplicável. Nome apropriado para embarque: Não aplicável Classe de

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

Independentemente de escolher suit ou skirt , na interface seguinte (figura 3), primeira fase de escolhas, relacionadas com o corpo, irão aparecer-lhe duas