• Nenhum resultado encontrado

2. Equação do primeiro grau

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Equação do primeiro grau"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Programa de Inicia¸c˜ao a Docˆencia em Matem´atica (UEM 2010)- Outubro 9:1–6.

c

PIBID-MAT www.dma.uem.br/pibid

Equa¸c˜ao do Primeiro Grau

Carlos Augusto Bassani Varea e Thiago Rufino

Resumo: Neste trabalho apresentamos um material de apoio ao professor rela-cionado `a equa¸c˜ao do primeiro grau e sugerimos atividades que podem ser utilizadas em sala de aula. Sup˜oe-se que este ser´a o primeiro contato do aluno com equa¸c˜oes do primeiro grau.

1. Introdu¸c˜ao

A ´algebra ´e uma ´area da matem´atica em que os alunos brasileiros apresentam significativa dificuldade de aprendizagem. De acordo com Secretaria de Educa¸c˜ao Fundamental, “Nos resultados do Sistema Nacional de Avalia¸c˜ao da Educa¸c˜ao B´asica (SAEB), por exemplo, os itens referentes `a ´algebra raramente atingem um ´ındice de 40% de acerto em muitas regi˜oes do pa´ıs” [SEF, 1998], confirmando a problem´atica que professores e alunos vivenciam.

Diante disso, o papel do professor ´e de fundamental importˆancia criando es-trat´egias de ensino diversificadas para tornar mais compreens´ıvel o conte´udo, fazendo com que os alunos aprendam e n˜ao decorem regras, mas compreendam o processo de resolu¸c˜ao de uma equa¸c˜ao do primeiro grau.

2. Equa¸c˜ao do primeiro grau

A importˆancia deste assunto deve ser enfatizada por meio de exemplos simples e aplic´aveis. Sabemos que ensinar a t´ecnica de resolu¸c˜ao de equa¸c˜oes do primeiro grau aos alunos da sexta s´erie do Ensino Fundamental pode ser uma ´ardua tarefa, por isso indicamos ao professor que respeite o tempo do aluno e ao observar a sua evolu¸c˜ao introduza novos desafios de forma gradativa.

Apresente igualdades tais como:

8 + 4 − 2 = 6 + 5 − 1. Devemos definir os membros, sendo que:

• 1o membro: 8 + 4 − 2,

• 2o membro: 6 + 5 − 1,

e ent˜ao fazer uma analogia com os pratos de uma balan¸ca antiga, sendo que cada prato representa um membro da igualdade. Devemos recordar que esta balan¸ca precisa estar sempre equilibrada, sendo assim, se vocˆe tirar ou colocar algum peso em algum dos pratos (membros) deve-se fazer o mesmo no outro. Observe que se tirarmos +4 do 1omembro e n˜ao quisermos que a balan¸ca se desequilibre, ´e preciso tir´a-lo do 2o membro obtendo o seguinte:

(8 + 4 − 2) − 4 = (6 + 5 − 1) − 4

(2)

2 EQUAC¸ ˜AO DO PRIMEIRO GRAU 2

8 − 2 = 6 + 5 − 1 − 4.

Note que a equa¸c˜ao acima ainda ´e uma igualdade, o mesmo ocorre se tirarmos o -1 do 2o membro, observe que ao dizermos tirar o -1, na verdade queremos expressar

a adi¸c˜ao de 1 de ambos os lados, observe abaixo:

(8 − 2) + 1 = (6 + 5 − 1 − 4) + 1 8 − 2 + 1 = 6 + 5 − 4

que ainda ´e uma igualdade.

Quando o aluno entender a regra de “troca do sinal ao mudar de membro”, re-conhece tamb´em a aplica¸c˜ao da opera¸c˜ao inversa. Desta forma, de maneira semel-hante constru´ımos novas igualdades multiplicando-se ambos os membros de uma igualdade por um mesmo n´umero, sem ocasionar o desequil´ıbrio da balan¸ca.

8(8 − 2 + 1) = 8(6 + 5 − 4) ou 64 − 16 + 8 10 = 48 + 40 − 32 10 .

S´o ap´os, ent˜ao, apresentamos express˜oes envolvendo o valor desconhecido x. Depois destes “passos cuidadosos”com os alunos, definimos equa¸c˜ao do 1ograu,

inc´ognitas e mostramos o procedimento de como encontrar a resolu¸c˜ao de uma equa¸c˜ao.

Defini¸c˜ao 2.1 As equa¸c˜oes do 1o

grau s˜ao aquelas que podem ser representadas sob a forma:

ax+ b = 0

em que a e b s˜ao constantes reais, com a 6= 0, e x ´e a inc´ognita.

A inc´ognita representa um n´umero desconhecido que temos por objetivo en-contr´a-lo e para tal feito, devemos resolver a equa¸c˜ao. De forma geral, temos:

ax+ b = 0

ax+ b + (−b) = 0 + (−b).

Somando −b de ambos os lados, observe que a igualdade permanece. ax+ (b − b) = −b

Obtemos isso usando a associatividade.

ax+ 0 = −b Pela existˆencia do elemento neutro, tem-se

(3)

2 EQUAC¸ ˜AO DO PRIMEIRO GRAU 3

Como a 6= 0, podemos executar a sua divis˜ao em ambos os lados da igualdade. ax

a =

−b a , obtemos o resultado abaixo:

x=−b a Exemplo 2.1 (Atividade concreta)

Uma atividade concreta que pode auxiliar na passagem para a solu¸c˜ao de equa¸c˜oes lineares ´e sugerida a seguir.

Materiais: algumas caixas de f´osforos, uma cartolina e 40 mi¸cangas (pode ser feij˜oes ou bot˜oes).

Primeiro caso: Confeccione sinais de igualdade, de adi¸c˜ao, subtra¸c˜ao e divis˜ao. Encape as caixas e escreva sobre elas a letra x. Divida as mi¸cangas em duas partes iguais.

Como exemplo, consideremos a equa¸c˜ao x + 12 = 20. Monte sobre a carteira do aluno esta equa¸c˜ao colocando, sem que o estudante veja, 8 mi¸cangas dentro da caixa e mais 12 mi¸cangas, e do outro lado da igualdade as 20 mi¸cangas do outro grupo.

O estudante deve efetuar opera¸c˜oes para determinar a quantidade de mi¸cangas que est˜ao dentro da caixa.

+12 = 20 Figura 1: caixa

Segundo caso: Como exemplo, consideremos a equa¸c˜ao 2x+8 = 20. Monte sobre a carteira do aluno esta equa¸c˜ao colocando, sem que o estudante veja, 6 mi¸cangas dentro de cada uma de duas caixas e mais 8 mi¸cangas fora delas, e do outro lado da igualdade as 20 mi¸cangas do outro grupo. O professor deve cuidar para que, neste est´agio, as solu¸c˜oes sejam inteiras de modo a facilitar a compreens˜ao.

+

+8 = 20

(4)

3 INDO UM POUCO AL ´EM 4

O estudante deve efetuar opera¸c˜oes para determinar a quantidade de mi¸cangas que est˜ao dentro da caixa.

O professor deve propor exerc´ıcios com este material e solicitar que reproduzam no caderno a solu¸c˜ao encontrada com as caixas.

A seguir apresentaremos alguns problemas cujas solu¸c˜oes se reduzem a resolu¸c˜ao de uma equa¸c˜ao. Vejamos alguns exemplos simples do universo da crian¸ca. Exemplo 2.2

1. Considere a equa¸c˜ao x + 7 = 3. Os alunos devem aplicar as opera¸c˜oes usadas anteriormente e sempre tomando o cuidado de n˜ao desequilibrar a balan¸ca, deixando o valor desconhecido sozinho no 1o membro e obter, consequentemente, seu valor no 2o membro. Conforme segue o racioc´ınio

a seguir: x+ 7 = 3 x+ 7 + (−7) = 3 + (−7) x+ (7 − 7) = −4 x+ 0 = −4 x = −4.

2. Considere a equa¸c˜ao 2x − 7 = 9. Os alunos devem aplicar as opera¸c˜oes usadas anteriormente e sempre tomando o cuidado de manter a igualdade, buscando o deixar o desconhecido sozinho no 1o membro. A seguir os

principais passos: 2x − 7 = 9 2x − 7 + (+7) = 9 + 7 2x + (7 − 7) = 16 2x + 0 = 16 2x 2 = 16 2 x = 8.

3. Indo um pouco al´em

Ultrapassada esta etapa da resolu¸c˜ao de equa¸c˜oes do primeiro grau, devemos iniciar a etapa seguinte em que o aluno deve interpretar matematicamente situa¸c˜oes problemas, s˜ao os rudimentos da modelagem matem´atica.

O professor deve ficar atento para as diferentes solu¸c˜oes apresentadas pelos alunos. Vejamos algumas situa¸c˜oes simples.

Exemplo 3.1

1. Uma crian¸ca coleciona figurinhas. Ela ganhou 6 figurinhas e ficou com 18. Quantas figuras ela tinha inicialmente?

(5)

4 ATIVIDADES 5

2. Uma crian¸ca coleciona figurinhas. Ela perdeu 6 figurinhas e ficou com 18. Quantas figuras ela tinha inicialmente?

3. Um reservat´orio de ´agua cont´em 120 litros. A cada hora escoam 10 litros de ´agua. Em quanto tempo o reservat´orio ficar´a vazio?

4. Um reservat´orio de ´agua cont´em 120 litros. A cada hora escoam 10 litros de ´agua e entram 2 litros. Em quanto tempo o reservat´orio ficar´a vazio? 5. Um reservat´orio de ´agua cont´em 120 litros. A cada hora escoam 10 litros

de ´agua e entram 2 litros. Em quanto tempo o reservat´orio ter´a 40 litros de ´agua?

Problemas t´ıpicos envolvendo duplo, triplo, multiplos e n´umeros consecu-tivos s˜ao bons para iniciar a modelagem de situa¸c˜oes simples.

6. A soma de trˆes n´umeros consecutivos ´e 63. Quais s˜ao estes n´umeros? Outra classe de problemas t´ıpicos s˜ao aqueles que envolvem compras e troco. S˜ao muito comuns nas atividades did´aticas e podem ser utilizados para iniciar a modelagem de situa¸c˜oes simples.

7. Jo˜ao comprou um caderno e uma caneta. O caderno custou o dobro da caneta. Ele pagou com quinze reais e ainda obteve 3 reais de troco. Quanto custou cada objeto?

4. Atividades

Atividade 1: A popula¸c˜ao de uma cidade A ´e o triplo da popula¸c˜ao da cidade B. Se as duas cidades juntas tˆem uma popula¸c˜ao de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?

Solu¸c˜ao: Identificaremos a popula¸c˜ao da cidade A com a letra a e a popula¸c˜ao da cidade B com a letra b. Assumiremos que a = 3b, pois a cidade A possui o triplo de habitantes da cidade B. Dessa forma, podere-mos escrever:

a+ b = 100.000 3b + b = 100.000 4b = 100.000 b = 100.000 4 b = 25.000.

(6)

4 ATIVIDADES 6

Atividade 2: Observe o seguinte an´uncio. “Compre seu autom´ovel 0km por apenas R$ 28.500,00, pagando a prazo e sem juros, com uma entrada de R$1.500,00 mais 12 preta¸c˜oes iguais.”Pergunta-se o valor de cada presta¸c˜ao.

Solu¸c˜ao: Note que a propaganda n˜ao explicita o valor de cada presta¸c˜ao, mas, relacionando as informa¸c˜oes, ´e poss´ıvel determin´a-lo. Subtraindo 1.500, 00 do valor 28.500, 00, obtemos 27.000, 00, que ´e a quantia, em reais, que deve ser dividida em 12 presta¸c˜oes iguais. Desta forma, obtemos 2.250, 00, que ´e o valor, em reais, de cada preta¸c˜ao.

Observe que nesse exemplo o nosso objetivo foi determinar o valor desconhecido xna seguinte equa¸c˜ao:

1500 + 12x = 28.500, 00.

Atividade 3: Carlos, Thiago e Neide colecionavam tampinhas e ap´os uma dis-cuss˜ao resolveram distribuir as 900 tampinhas entre eles, de modo que Thiago receba o dobro de Neide e Carlos o triplo de Thiago. Quantas tampinhas recebeu cada um?

Solu¸c˜ao: Vamos chamar de x a quantidade de tampinhas qaue Neide receber´a. Thiago receber´a o dobro da quantidade que Neide receber, ou seja, receber´a 2x e Carlos receber´a o triplo de Thiago, ou seja, 3(2x). Desta forma, temos que:

x+ 2x + 3(2x) = 900 x+ 2x + 6x = 900 9x = 900 9x 9 = 900 9 x= 100.

Conclu´ımos que Neide ir´a receber 100 tampinhas, Thiago receber´a 200 tam-pinhas e Carlos 600 tamtam-pinhas.

Uma operadora de telefonia m´ovel oferece um plano mensal de 35 reais mais R$1,10 para cada liga¸c˜ao. Quanto ser´a pago ao final de um mˆes se o usu´ario fizer 20 liga¸c˜oes? E se ele fizer x liga¸c˜oes?

Agradecimentos

Agradecimentos especiais `a profa. Alexandra Abdala e ao prof. Doherty An-drade pelas in´umeras sugest˜oes.

Referˆencias

1. PAIVA, Manoel. Matem´atica. S˜ao Paulo: Moderna, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Quando se fala do risco biotecnológico como uma comunicação que viabiliza a formação de uma multiplicidade de estados internos em diversos sistemas sociais, pode-se perceber a

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their