• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Bahia – Campus Porto Seguro

BR 367 – km 57,5 Porto Seguro - BA, CEP 45810-000 Tel.: (73) 3288-6686 - www.portoseguro.ifba.edu.br

EDITAL Nº 001/2017

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE

1. AABBEERRTTUURRA A

O Diretor Geral do IFBA-Campus Porto Seguro, no uso de suas atribuições, faz saber que, através do Departamento de Apoio Pedagógico e ao Ensino Aprendizagem (DPAE)/ COPEM, estão abertas as inscrições para o Programa de Assistência e Apoio ao Estudante(PAAE), para os estudantes regularmente matriculados e frequentando as aulas neste campus, observando os critérios abaixo referendados pelo Documento Normativo da Política de Assistência Estudantil do IFBA, aprovadas no Conselho Superior em 04/12/2014, referendada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pelo Decreto nº 7.234 de 19/07/2010.

2

2.. DDOOPPRROOGGRRAAMMAAEESSUUAASSMMOODDAALLIIDDAADDEESS

O presente Edital tem por objetivo abrir o processo de cadastramento de estudantes no Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE), os quais estejam regularmente matriculados no IFBA do Campus de Porto Seguro, sede, situado à BR 367 – km 57,5 Porto Seguro –BA.

Ao Programa de Assistência e Apoio ao Estudante caberá desenvolver ações de seleção e acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, podendo inseri-los, de acordo com suas demanda e vagas disponíveis, em uma das seguintes modalidades de bolsas e/ou auxílios:

Auxílio Transporte: tem como objetivo disponibilizar auxílio financeiro para contribuir com custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio -IFBA- domicílio.

Auxílio Moradia: tem como objetivo assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do estudante. Terão direito a esse auxílio, prioritariamente, os estudantes oriundos de outros municípios ou estudantes residentes no município onde está localizado o Campus e em situação de risco social.

Auxílio para Aquisições: Este auxílio tem como objetivo disponibilizar auxílio financeiro para atender aos estudantes no custeio de material escolar, fardamento ou aquisições que os auxiliem no seu desenvolvimento acadêmico.

Almoxarifado Social: Tem como objetivo disponibilizar materiais e fardamento aos estudantes que comprovem a necessidade.

Auxílio Alimentação: tem como objetivo oferecer uma refeição diária ao estudante ou efetuar o repasse financeiro para aquisição da alimentação pelo próprio estudante.

(2)

2

Bolsas vinculadas a Projetos de Incentivo a Aprendizagem-PINA: tem como objetivo conceder Bolsa-Aprendizagem ao estudante que deverá cumprir uma carga horária de até 12 h semanais.

Bolsa de Estudo: tem como objetivo conceder bolsa de estudo com vistas a contribuir para um melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas do estudante.

3. DDUURRAAÇÇÃÃOODDAASSBBOOLLSSAASSEEAAUUXXÍÍLLIIOOSS

O tempo de duração das bolsas dependerá da aprovação e liberação do orçamento. Assim como, dependerá de avaliações periódicas da equipe de acompanhamento, observando questões como frequência, regularidade das informações prestadas pelo estudante, especificidades dos auxílios, dentre outros.

4. DO PÚBLICO ALVO E SELEÇÃO

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados nos cursos da forma Integrada, subsequente e superior do IFBA – Campus Porto Seguro, desde que estejam em situação de vulnerabilidade social, considerando, prioritariamente, os que comprovem possuir renda mensal per

capta familiar inferior a um salário mínimo e meio vigente, conforme disposto no Decreto nº 7.234 de

19/07/2010.

Por renda mensal per capita entende-se o valor total dos rendimentos, chamados de renda bruta familiar, dividido pelo número dos integrantes que habitem na mesma residência.

Não entrarão nos cálculos de renda: Programa Bolsa Família e demais programas socioassistenciais de distribuição de renda, conforme disposto na Lei Orgânica da Assistência Social.

A seleção para o PAAE realizada pelo profissional de Serviço Social atenderá os seguintes critérios:

I - o estudante estar matriculado e frequentando regularmente um dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Ensino Superior ou da Educação de Jovens e Adultos no IFBA;

II - o estudante estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando os seguintes aspectos pessoais e familiares:

a) renda mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio vigente, conforme disposto no decreto nº 7.234, de 19.07.2010;

b) contexto das relações familiares, no que tange ao arranjo familiar, número de membros, situação de violência, conflitos familiares e processos judiciais, dentre outros;

c) situação habitacional, referente à estrutura, localização, financiamento, dentre outros; d) participação em Programas Sociais do Governo e serviços socioassistenciais;

e) situação que afete a saúde do estudante ou membro(s) da família, comprovada por meio de atestados médicos, bem como comprovantes de despesas com medicamentos, exames e consultas; f) histórico acadêmico, considerando defasagem idade-série, interrupção do processo de escolarização, nível de escolaridade, natureza da escola de origem, recebimento de bolsas de estudo.

5

5.. DDAAIINNSSCCRRIIÇÇÃÃOO

(3)

3

I - preencher o formulário socioeconômico padronizado, elaborado e disponibilizado pelo Serviço Social na sala 23 ou no endereço eletrônico: http://www.portoseguro.ifba.edu.br/;

II – Entregar ao Serviço Social o formulário socioeconômico devidamente preenchido e os documentos comprobatórios, mediante entrega de cópias e apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas das informações declaradas, conforme solicitação do Serviço Social;

III - participar da entrevista social, na qual o profissional de Serviço Social tem o objetivo de prestar informações sobre o programa, aprofundar a análise socioeconômica bem como identificar e dar encaminhamentos às demandas estudantis e de sua família (estudantes com cadastro no ano de 2016 não serão submetidos à entrevista, exceto se forem constatadas mudanças significativas no contexto familiar);

IV - submeter-se à visita domiciliar, caso o Serviço Social julgue os documentos apresentados e a entrevista social como insuficientes para conhecer sua realidade e fundamentar o parecer social, bem

como dar encaminhamentos socioassistenciais ao estudante e sua família. Obs.: As visitas domiciliares poderão ocorrer sem o prévio conhecimento do candidato.

Para os estudantes veteranos da modalidade integrada e demais discente da forma superior e forma subsequente a inscrição será realizada na COPEM/SERVIÇO SOCIAL do IFBA- Câmpus Porto Seguro, no período de 06 a 24 de março de 2017, de segunda a sexta-feira das 09:00 às 12:00 h e das 14:30 às 17:00 h. Os estudantes novatos do integrado com ingresso no IFBA em abril de 2017 farão inscrição de 17 a 28 de abril de 2017 das 09:00 as 12:00 e das 14:30 às 17:00 h; exceto nos dias 21,22 e23 de abril(respectivamente feriado de Tiradentes, Descobrimento do Brasil e domingo)

Obs: A inscrição será feita pessoalmente (pelo estudante e/ou responsável), mediante preenchimento de formulário e entrega de documentos no refiro setor (Apresentação de documentos originais e entrega das cópias). Não serão aceitas inscrições com formulários e documentação incompletas.

6. NNÚÚMMEERROODDEEBBOOLLSSAASSEEAAUUXXÍÍLLIIOOSS

A quantidade de bolsas e auxílios será definida pelo orçamento destinado a Assistência Estudantil ao Campus Porto Seguro para o ano de 2017. Ainda que o estudante esteja em situação de vulnerabilidade, este poderá não ser inserido no programa, caso a demanda seja excedente ao número de vagas ofertadas e aos recursos disponíveis.

Caso o estudante seja beneficiário de auxílio financeiro ou bolsa proveniente de outro programa educacional ( Bolsa Permanência, PIBID, PIBIC, PET, etc), poderá não ser inserido no programa, caso a demanda seja excedente ao número de vagas ofertadas.

7

7.. DDOOSSDDOOCCUUMMEENNTTOOSS

No ato da inscrição, o estudante e/ou responsável deverá entregar copias e apresentar documentos originais ou copias autenticadas que comprovem as informações declaradas no formulário de inscrição. Documentos pessoais:

 RG e CPF do estudante

 Comprovante de matricula do estudante

 RG de todos os moradores da casa

 Comprovante de doença crônica de membros da família (caso houver)

Comprovantes de Receitas (Recursos financeiros de todos os moradores da casa):

Se assalariado: cópia da carteira de trabalho atualizada; recibo de salário completo, holerite ou contracheque;

(4)

4

Se desempregado: cópia da Carteira de Trabalho com a identificação, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco e declaração de não exercício de atividade, conforme o anexo IV .

Se trabalhador autônomo, profissional liberal ou prestador de serviços: cópia da Carteira de Trabalho com a identificação, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco, mais declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos- DECORE, expedido por contador inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ou, no caso de trabalhador informal, declaração assinada com data atual, informando a renda mensal e a atividade exercida, conforme o anexo III;

Se aposentado: cópia do último comprovante de recebimento de benefício do INSS, e/ou extrato bancário contendo o nome do beneficiário;

Se pensionista: cópia do último comprovante de recebimento de benefício do INSS, e/ou extrato bancário contendo o nome do beneficiário;

Se produtor rural: Apresentar cópia do ITR (Imposto Territorial Rural, declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, constando a principal atividade e a remuneração média mensal (em reais). Caso não seja associado ao sindicato, fazer a declaração de próprio punho, assinada juntamente com duas testemunhas (informar nome, RG, CPF, endereço e telefone – das testemunhas);

Se beneficiário da Assistência Social (BOLSA FAMÍLIA, BPC – LOAS, entre outros) – extrato bancário do benefício, contendo nome do beneficiário;

Se houver renda proveniente de aluguel de imóveis: cópia do contrato de locação ou declaração original do locatário, constando em ambos o valor mensal;

Se estiver recebendo pensão alimentícia: apresentar cópia da sentença judicial e declaração assinada pelo responsável do pagamento, constando o valor pago. No caso de recebimento via banco, cópia do extrato acompanhado da declaração.

Comprovante de Despesas:

 Recibos atualizados de: água, luz, telefone, internet etc;

 Contrato de aluguel ou recibo de pagamento;

 Recibo de despesas escolares (creche, escola ou faculdade particular);

 Comprovante de pagamento de plano de saúde

 Comprovantes de financiamentos (caso houver)

Obs: Conforme a situação apresentada pelo estudante, no decorrer do processo seletivo, o Serviço Social poderá solicitar outros documentos comprobatórios.

8. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

O resultado será divulgado pelo Serviço Social, no mural do setor além de outros espaços de comunicação da instituição.

9. DO ACESSO AO PROGRAMA

Somente terá acesso ao programa o estudante regularmente selecionado. O mesmo terá acesso aos benefícios após apresentação de dados referentes a conta bancária em seu próprio nome, bem como outros documentos de acordo com a modalidade de auxílio e/ou bolsa. O prazo para entrega dos dados bancários será de até 15 dias contados a partir da publicação do resultado. Caso contrário, perderá a vaga para a qual foi selecionado. Só será permitido que o estudante já remunerado pelo IFBA acumule esta remuneração com Bolsa e/ou Auxílio Transporte da Assistência Estudantil caso inexista cadastro de reserva para o recebimento de algum auxílio/bolsa do PAAE. 10 VIGÊNCIA DAS BOLSAS E AUXÍLIOS

(5)

5

I- À demanda de estudantes inscritos;

II- À disponibilidade da matriz orçamentária e financeira do IFBA – Campus Porto Seguro para o ano de 2017;

III- Ao término do processo seletivo do PAAE/2017;

IV- Ao calendário letivo do IFBA – Campus Porto Seguro – 2017.

A Comissão de Assistência Estudantil avaliará junto à Diretoria Administrativa e aos profissionais da área Contábil os aspectos técnicos que definirão o quantitativo e a vigência das bolsas/auxílios.

11- DOS RECURSOS

Estudantes que tiveram seus processos indeferidos poderão entrar com recursos junto ao Serviço Social conforme cronograma previsto.

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 O(a) estudante deve declarar a existência de quaisquer atividades remuneradas, assinando no espaço destinado a este fim no questionário socioeconômico. A responsabilidade pelas informações prestadas será inteiramente do(a) estudante ou do responsável legal (no caso de menores de 18 anos), e a contradição acarretará no desligamento do PAAE a qualquer momento.

 Se mais de um estudante pertencente ao mesmo núcleo familiar participar do processo seletivo inicialmente, um deles poderá ser contemplado, aquele de menor idade. Se surgir vagas no decorrer do ano letivo os demais membros poderão ser incluídos em algum tipo de auxílio ou bolsa da Assistência.

 Para o pagamento da bolsa e/ou auxílio será aceito apenas conta corrente de qualquer instituição bancária, exclusivamente em nome do(a) estudante.

 O(a) estudante deverá ter frequência igual ou superior a 75% das aulas, no período da participação no PAAE, podendo ser desligado(a) caso não alcance este valor.

 Será desligado(a) automaticamente do PAAE o(a) estudante que perder o vínculo com a Instituição, ou a qualquer momento, o(a) estudante em que for comprovada situação de omissão ou de declaração falsa com intuito de obter, indevidamente, os recursos do programa, ficando sujeito(a) às medidas cabíveis.

 O(a)s estudantes selecionado(a)s no PAAE deverão participar das atividades planejadas e desenvolvidas pelo Coordenação Pedagógica do campus.

 O(a)s estudantes que forem classificado(a)s para além da disponibilidade de vagas comporão cadastro de reserva, que poderá ser utilizado, até novo processo seletivo, para inclusão na mesma ou em outra modalidade de bolsa e/ou auxílio.

 A falta de quaisquer documentos exigidos implicará no cancelamento da inscrição do(a) candidato(a).

 Caberá à Assistente Social definir qual a bolsa/auxílio será concedida ao estudante, levando em consideração a solicitação feita no formulário de inscrição, a análise socioeconômica e a disponibilidade de vagas existente em cada modalidade de bolsa/auxílio

(6)

6

ANEXO I

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

CAMPUS PORTO SEGURO

FICHA DE INSCRIÇÃO NO PAAE PARA ESTUDANTES SEM CADASTRO NO ANO ANTERIOR

Esse formulário tem o objetivo de coletar dados para o processo seletivo dos estudantes do

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia que tenham interesse em

participar do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante. Favor preencher todos os campos

e com letra maiúscula e legível. Qualquer dúvida não hesite em procurar auxílio.

1. MODALIDADE DE BOLSA / AUXÍLIO QUE O ESTUDANTE TEM INTERESSE:

( ) Auxílio Transporte

( ) Auxílio Moradia

( ) Auxílio para Aquisições

( ) Auxílio Alimentação

( ) Bolsas de Estudo

( ) Bolsas vinculadas a Projetos de Incentivo à Aprendizagem – PINA

2. DADOS DO (A) ESTUDANTE:

Nome do estudante: ___________________________________________________________

Apelido: _________________________________ Sexo: ( ) F ( ) M Idade: _______

Data de nascimento: ____/____/_______ Naturalidade: _______________________UF: ____

Tem alguma de necessidade especial: ( ) Não ( ) Sim_______________________________

R.G: ____________________________ CPF: _______________________________________

Endereço residencial: __________________________________________________________

Bairro: _________________________________ Cidade: _______________________ UF:____

Ponto de referência: ___________________________________________________________

Horário para visita: ________________Procurar por: _________________________________

CEP: _______________ Telefone: ( )____________________________________________

Email: ______________________________________________________________________

Curso: ____________________ Período: __________ Turno: ___________Turma:_________

Nível: ( ) Educação Superior

( ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio: ( ) Integrado

( ) Subsequente

( ) Modalidade EJA

Conta bancária própria: ( ) Não ( ) Sim, Banco: __________________________________

Agência____________________Conta-Corrente____________________________________

3. DADOS DO RESPONSÁVEL PRINCIPAL OU CONTATO DE REFERÊNCIA NA FAMÍLIA:

Nome: _________________________________________________________ Idade: _______

Parentesco com o estudante: ____________ Situação ocupacional: _____________________

Endereço residencial: __________________________________________________________

Bairro: _________________________________ Cidade: _______________________ UF:____

Telefone: ( )-___________________ E-mail: _______________________________________

OBS: _______________________________________________________________________

(7)

7

Etnia/Raça: ( ) Negra ( ) Indígena ( ) Branca ( ) Amarela/Oriental ( ) Outra_______________

Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Viúvo ( ) Separado ( ) Divorciado ( ) União estável

Filhos: ( ) Não ( ) Sim, quantos? _____________________________________________

Pratica alguma religião: ( ) Não ( ) Sim, qual: _____________________________________

Onde tem acesso a internet: ( )Casa ( )Lan house ( )Infocentro ( )Escola ( )Não acesso

( ) Casa de parentes/amigos/vizinhos ( ) Outro _____________________________________

De quais atividades abaixo participa?

( ) Esporte_________________________ ( ) Arte/Cultura____________________________

( ) Religiosa________________________ ( ) Comunitária____________________________

( ) Voluntariado______________________( ) Outros________________________________

Está inserido/ participa de Programas Sociais ou serviços socioassistenciais? ( ) Não ( ) Sim

Se sim, assinale qual (is) ou indique:

( ) PETI ( ) LOAS / BPC ( ) Bolsa Família

( ) Jovem Aprendiz ( ) PROJOVEM ( ) CRAS

( ) CREAS ( ) CAPS ( ) Mais Educação

( ) Outros __________________________________________________________________

Situação Habitacional: ( ) Apartamento ( ) Casa ( ) Outro_______ Nº de cômodos: _______

Imóvel: ( )Próprio ( )Cedido/Emprestado ( ) Alugado ( ) Financiado ( ) Herança

Tipo de Construção: ( ) Alvenaria ( ) Taipa ( ) Madeira ( ) Lona ( ) Outros_____________

Serviços públicos: ( ) Água encanada ( ) Energia elétrica ( ) Esgoto sanitário

( ) Coleta de lixo ( ) Rua pavimentada

5. ASPECTOS SOCIOEDUCACIONAIS

Natureza da Escola de origem: ( )Pública ( )Privada ( )Outra____________

Escolaridade: ( ) Ensino Fundamental ( ) Nível Médio Completo ( ) Nível Médio Incompleto

( ) Nível Superior Incompleto ( ) Nível Superior Completo

Opção de escolha do IFBA (pode marcar mais de uma opção):

( ) Aptidão / Vocação pelo curso ( ) Indicação

( ) Influência da família ( ) Pelo prestígio do IFBA

( ) Por ser gratuito ( ) Falta de opção

( ) Oportunidade curso profissionalizante ( ) Qualidade do ensino

( ) Outros ___________________________________________________________________

Ingressou pelo sistema de cotas? ( ) Não ( ) Sim

Fez algum curso preparatório? ( ) Não ( ) Pré-IFBA ( ) Outro_________________________

Já foi diagnosticada alguma dificuldade de aprendizagem? ( ) Não ( )Sim Se sim, qual?

____________________________________________________________________________

Houve interrupção dos estudos em algum momento da sua vida acadêmica? ( ) Não ( ) Sim

Se sim,por qual motivo?_________________________________________________________

Quando aconteceu? _______________________________Por quanto tempo? ____________

6. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

Qual principal meio de transporte utiliza para chegar à escola?

( ) À pé ( ) Carona ( ) Bicicleta ( ) Transporte próprio, qual _______________________

( ) Transporte coletivo, qual: ____________________________________________________

( ) Transporte escolar, qual: _____________________Se há gasto diário, quanto? R$_______

Possui automóvel na família? ( ) Não ( ) Sim, qual: _________________________________

Profissão: ___________________________________________________________________

Exerce atividade remunerada? ( ) Não ( ) Sim. Se sim, assinale uma das opções abaixo:

( )Trabalho formal como________________________________Renda mensal R$_________.

( )Trabalho informal como_______________________________Renda mensal R$_________.

(8)

8

COMPOSIÇÃO FAMILIAR

Nome dos integrantes do grupo familiar (quem reside com o estudante)

Grau de Parentesco

Idade

Escolaridade

Situação Ocupacional (pode marcar mais de uma opção)

Valor do rendimento mensal (em reais)

Em p re g a d o Des e m p re g a d o Au tô n o m o Ap o s e n ta d o / Pe n s io n is ta Tra b a lh a d o r in fo rm a l Es tu d a n te

TOTAL DA RENDA FAMILIAR

A família possui alguma outra fonte de renda (pensão, aluguel, etc.)? ( ) Não ( ) Sim

Especificar: ______________________________________ R$______ Programas Sociais: _____________________________ R$______

DESPESAS FAMILIARES:

Itens de possíveis despesas Valor (Em reais e por mês) Itens de possíveis investimentos com educação Valor (Em reais e por mês)

Aluguel Creche

Energia (Coelba) Escola

Água (Embasa) Faculdade

Internet Outro

Plano de saúde Medicamentos Transporte

Financiamentos (casa, automóvel, etc.)

(9)

9

7. ASPECTOS DE SAÚDE:

Informe se você ou algum membro

de sua família: Quem Qual (Informe período)

Possui diagnóstico de doença

Usa medicação continuada Fez ou faz uso de substância psicoativa/química

Possui plano de saúde

Tem ou já teve algum transtorno psicológico (ex: depressão, crise de ansiedade, medo, esquizofrenia, etc) Já teve ou tem acompanhamento psicológico ou psiquiátrico

Informações adicionais:

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

Declaro serem verdadeiras todas as informações prestadas ao Serviço Social do Instituto

Federal de Educação, Ciência e Tecnologia por meio do presente formulário.

______________________________, _____ de _________________ de _________

Assinatura do estudante:

Assinatura do responsável legal (caso o

estudante for menor de 18 anos):

(10)

10

ANEXO II

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO PAAE PARA ESTUDANTE COM CADASTRO EM 2016

Esse formulário tem o objetivo de coletar dados para o processo seletivo dos estudantes do

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia inscritos no ano anterior que

tenham interesse em participar da Assistência Estudantil. Solicitamos que as informações

sejam fornecidas com máxima precisão. Favor preencher todos os campos e com letra

maiúscula e legível.

1.

QUAL (IS) MODALIDADE(S) PARTICIPOU NO ANO ANTERIOR:

_________________________________________________________________________

2. MODALIDADE DE BOLSA / AUXÍLIO QUE O ESTUDANTE TEM INTERESSE:

( ) Auxílio Transporte

( ) Auxílio Alimentação

( ) Auxílio para Aquisições

( ) Auxílio Moradia

( ) Bolsas de Estudo

( ) Bolsas – PINA

3. DADOS DO (A) ESTUDANTE:

Nome do estudante: ___________________________________________________________

Apelido: _________________________________

Sexo: ( ) F ( ) M

Idade: _______

Data de nascimento: ____/____/_______ Naturalidade: _______________________UF: ____

Portador de necessidades especiais: ( ) Não ( ) Sim ________________________________

R.G: ____________________________ CPF: _______________________________________

Endereço residencial: __________________________________________________________

Bairro: _________________________________ Cidade: _______________________ UF:____

Ponto de referência: ______________________________ _____________________________

Horário para visita: ________________Procurar por: _________________________________

CEP: _______________ Telefone: ( )____________________________________________

Email: ______________________________________________________________________

Curso: ____________________ Período: __________ Turno: ___________Turma:_________

Nível: ( ) Educação Superior

( ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio: ( ) Integrado

( ) Subsequente

( ) Modalidade EJA

Conta bancária própria: ( ) Não ( ) Sim,

Banco: __________________________________

Agência____________________Conta-Corrente__________ __________________________

4.

DADOS DO RESPONSÁVEL PRINCIPAL OU CONTATO DE REFERÊNCIA NA FAMÍLIA:

Nome: _________________________________________________________ Idade: _______

Parentesco com o estudante: ____________ Situação ocupacional: _____________________

Endereço residencial: __________________________________________________________

Bairro: _________________________________ Cidade: _______________________ UF:____

Telefone: ( ) ___________________ E-mail: _______________________________________

5.

HOUVE ALTERAÇÃO NA COMPOSIÇÃO FAMILIAR? ( ) SIM ( ) NÃO

SE SIM, QUAL A ALTERAÇÃO?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

(11)

11

A família possui alguma outra fonte de renda (pensão, aluguel, etc.)? ( ) Não ( ) Sim

Especificar: ______________________________________ R$______ Programas Sociais:

_____________________________ R$______

DESPESAS FAMILIARES:

Itens de possíveis despesas Valor Mensal

Itens de possíveis

investimentos com educação Valor Mensal

Aluguel Creche

Energia (Coelba) Escola

Água (Embasa) Faculdade

Telefone Cursos Internet Outro Plano de saúde Medicamentos Empréstimos Transporte

Financiamentos (casa, automóvel, etc.)

TOTAL DAS DESPESAS: TOTAL DOS INVESTIMENTOS:

TOTAL:

6.

HOUVE ALGUMA MUDANÇA NO ASPECTO DE SAÚDE NA FAMÍLIA? ( ) SIM ( )

NÃO

SE SIM, RELATE AS MUDANÇAS:______________________________________________

7-O que melhorou na família com recebimento do auxilio?

___________________________________________________________________________________________

8-Quais suas dificuldades no IFBA__________________________________________________________

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

Declaro serem verdadeiras todas as informações prestadas ao Serviço Social do Instituto

Federal de Educação, Ciência e Tecnologia por meio do presente formulário.

______________________________, _____ de _________________ de 20_______

Assinatura do estudante:

Assinatura do responsável legal

(caso o estudante for menor de 18

anos)

(12)

12

ANEXO III

PREVISÃO DE CRONOGRAMA GERAL CONSIDERANDO OS CALENDÁRIOS LETIVOS DE

2017.

ATIVIDADE

PRAZO

LOCAL

Lançamento do edital

Fevereiro de 2017 Portal do IFBA câmpus Porto Seguro

Divulgação

Fevereiro de 2017 Portal do IFBA/Câmpus Porto Seguro e murais da instituição

Inscrições 1ª etapa (estudantes veteranos do Integrado/

estudantes do superior e subsequente)

06 a 24 de março de 2017 Presencial/ sala 23 COPEM

Inscrição 2ª etapa (somente os estudantes dos 1º anos da forma integrada com ingresso na instituição em abril de 2017)

17 a 28 de abril de 2017 Presencial/ sala 23 COPEM

Entrevistas com os estudantes inscritos período de 06 a 24 de março

Março/ Abril

A definir

Entrevistas com os estudantes inscritos período de 17 a 28 de abril

Maio

A definir Resultado Parcial

Julho Murais da instituição

Recursos Após o resultado parcial os estudantes terão prazo de até 24 h para entrar com recurso.

Procurar o DPAE/ Serviço Social pessoalmente, portando

requerimento com os devidos argumentos.

(13)

13

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE INFORMAL/AUTÔNOMO

Eu,________________________________________________Rg_________________________cpf___ ___________________________declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que exerço a função de_______________________________________________________________________no endereço ___________________________________________________________________________. Com essa atividade tenho um rendimento ou média mensal de ___________________________________.

Estou ciente de que a omissão ou apresentação de informações e documentos falsos implicam, a qualquer momento, no cancelamento do auxílio ou bolsa do PAAE e obrigam a devolução imediata dos valores recebidos indevidamente.

Porto Seguro _____de________________________ de ________ .

(14)

14

ANEXO V

.---, 0

DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA OU DE OBTENÇÃO DE QUALQUER FONTE DE RENDA

Eu,___________________________________________________________RG__________________ CPF______________________________, residente no endereço __________________________________________________________________________declaro sob as penas das Leis Civil e Penal que não recebo atualmente salários, proventos, pensões, aposentadorias, comissões, pró-labore, rendimentos de trabalho informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio e quaisquer outros.

Declaro que as informações são verdadeiras e que estou ciente de que a omissão ou a apresentação de dados inverídicos podem resultar em processo contra mim. Assumo a responsabilidade de informar imediatamente ao Instituto Federal da Bahia(IFBA), câmpus Porto Seguro, a alteração dessa situação, apresentando a documentação comprobatória.

Porto Seguro __________de____________________ de _____

Referências

Documentos relacionados

Dar ciência imediata ao Diretor/Coordenador de Extensão, no Campus, no caso de acontecer um fato superveniente que impeça o Coordenador de dar continuidade ao

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação

§2º Qualquer solicitação de alteração no preço da concessão, por parte da concessionária, deverá ser feita através de cálculos demonstrativos e justificativa

4.1 A ata de registro de preços, durante sua validade, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da administração pública que não tenha participado do certame licitatório,

b) Coordenação de Apoio ao Ensino: Desenvolve atividade de suporte à Direção de Ensino; presta apoio ou exerce atividade de orientação a professores e alunos, no que tange a

Das 28 instituições que oferecem cursos técnicos, apenas o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora, oferece o curso técnico em Eventos, sendo este o único

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre Página 1 de 13 – Edital Nº 50/2018.. EDITAL Nº 50, DE 28 DE AGOSTO

I - As vagas reservadas para o grupo L2 (candidatos que tenham concluído integralmente o ensino médio, em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salários