• Nenhum resultado encontrado

Microagulhamento no Tratamento de Cicatrizes Atróficas de Acne-Revisão na Literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Microagulhamento no Tratamento de Cicatrizes Atróficas de Acne-Revisão na Literatura"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MICROAGULHAMENTO NO TRATAMENTO DE CICATRIZES ATRÓFICAS DE ACNE - REVISÃO NA LITERATURA

MICROAGULATION IN THE TREATMENT OF ACNE ATROPHIC SCARS - LITERATURE REVIEW

Dakine Medeiros Souza Marcella Neves Fabra Drª. Emily Bruna Justino

Resumo: A acne é uma desordem na epiderme que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens, sendo caracterizada por lesões de vários graus. Dependendo do grau da lesão e do processo inflamatório gerado, essa doença pode acarretar o aparecimento de cicatrizes atróficas. Essas cicatrizes são lesões deprimidas ou elevadas, distróficas que embora não ocasionem risco de morte, afetam a auto estima do indivíduo. Uma das técnicas que surge como uma proposta de melhora das cicatrizes causadas por acne é o microagulhamento. Essa técnica consiste na aplicação de um sistema de agulhas que geram na pele microlesões causando efeito inflamatório e induzindo a regeneração tecidual. O objetivo do presente estudo foi verificar na literatura a eficácia do microagulhamento para o tratamento de cicatrizes atróficas da acne. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica em bases de dados (Pubmed e Google Acadêmico) seguindo alguns critérios de inclusão. Foram encontrados cinco artigos que se inseriram em todos os critérios. Em todos os artigos analisados, foi verificado uma eficácia na utilização do microagulhamento para tratamento de cicatrizes atróficas, além de melhora na textura da pele. Em relação a idade das pacientes, não foi encontrada alteração nos resultados de efetividade. Porém, em relação ao tipo de cicatriz, encontrou-se uma divergência nos resultados obtidos para o tratamento de cicatrizes icepicks, sendo o microagulhamento efetivo apenas para cicatrizes distensíveis. Concluindo, o presente estudo demonstrou a alta eficácia do microagulhamento para tratamento de desordens de epiderme, como por exemplo, as cicatrizes atróficas da acne.

Palavras-chave: “Microagulhamento”, “Acne”, “Cicatrizes Atróficas” e “Indução Percutânea de Colágeno”.

 Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 2019. Orientadora: Profª. Drª. Emily Bruna Justino.  Acadêmica do curso Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. E-mail:

dakyhhc@gmail.com

 Acadêmica do curso Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. E-mail: marcela.fabra@hotmail.com

(2)

Abstract: Acne is a disorder in the epidermis that affects mainly adolescents and young adults, and is characterized by lesions of varying degrees. Depending on the degree of the lesion and the inflammatory process generated, this disease may cause the appearance of atrophic scars. These scars are sunken or raised, dystrophic lesions that do not cause risk of death, but can affect the individual’s self-esteem. One of the techniques that appears as a proposal for improvement of the scars caused by acne is microneedling. This technique consists of the application of a system of needles that generates microlesions in the skin causing an inflammatory effect and inducing tissue regeneration. The objective of this study was to verify in the literature the efficacy of microneedling for the treatment of atrophic acne scars. For this, a bibliographic review was performed in databases (Pubmed and Google Academic) following some inclusion criteria. Five articles have been found that fit all the criteria. In all the articles analyzed, na effectivenes was verified in the use of microneedling for treatmente of atrhophic scars, as well as improvement in skin texture. Regarding the age of the patients, no difference was found in the results of effectiveness. However, in relation to the type of scar, a divergence was found in the results obtained in the treatment of ice pick scars, and microneedling was effective only for distensible scars. In conclusion, the present study demonstrated the high efficacy of microagulation for the treatment of epidermal disorders, such as atrophic scarring of acne.

Keywords: “Dermaroller”, “Atrophic Scars”, “Percutaneous Collagen Induction” e “Microneedling”.

1 INTRODUÇÃO

Geralmente, a acne tem início na puberdade, situando-se o pico de incidência nas adolescentes entre 14 e 17 anos, e nos rapazes entre 16 e 19 anos (DA SILVA, 2014). Tem sua caracterização pilossebácea com formação de comedões, pápulas, pústulas e lesões nodulocísticas que podem surgir durante a sua evolução e que, dependendo da intensidade, o processo inflamatório leva a abscessos e cistos intercomunicantes, com frequente resultado cicatricial. Manifesta-se em cinco graus, sendo não inflamatória e inflamatória, variando do grau I até IV (TEIXEIRA, 2007).

A acne é uma doença que não envolve o risco de morte, porém ela provoca alterações na pele que acabam alterando a autoestima e até mesmo levando ao isolamento social, interferindo de maneira significativa na qualidade de vida de quem possui (FIGUEIREDO, 2011).

De acordo com Menezes (2009), diante dos fatores da acne e seus graus, podem ser citados os diversos tratamentos existentes no mercado, como os tópicos, que são mais utilizados na melhora da acne ativa. Além desses, existem os que atuam no tratamento das consequências da mesma, como as cicatrizes, que são lesões deprimidas ou elevadas,

(3)

3

distróficas, onde há perda de pigmento ou hiperpigmentação, além de flacidez e o desenvolvimento de rítides superficiais e profundas (MENEZES, 2009).

O microagulhamento vem sendo utilizado como uma proposta de melhora das cicatrizes de acne, utilizando um sistema de microagulhas aplicado à pele com o objetivo de produzir múltiplas micropunturas, suficientemente longas para atingir a derme e desencadear, com o sangramento, estímulo inflamatório e a ativação de uma cascata que resultaria na produção de colágeno, sem remover a epiderme (LIMA,2015).

Sabe-se que é um procedimento de baixo custo quando comparado a outros processos que exigem tecnologias com alto investimento e além disso, é um método que vem mostrando excelentes resultados na redução das cicatrizes de acne (LIMA, 2013).

Com o intuito de auxiliar o processo de renovação celular das cicatrizes, a técnica de microagulhamento surge como uma alternativa de baixo custo, bem tolerado e de período curto de recuperação para o tratamento de cicatrizes e outras desordens (LIMA, 2015).

2 METODOLOGIA

O presente trabalho tratou-se de um estudo de revisão de literatura. As buscas foram realizadas em duas bases de dados bibliográficas – PubMed e Google Acadêmico. Ao finalizar as pesquisas em cada base, as referências que estavam duplicadas foram excluídas. Foram selecionadas publicações em inglês e português sem tempo limite de início até 2019, utilizados artigos por meio de autores ou de referências muito citadas na literatura cientifica.

Em relação aos critérios de inclusão, foram selecionados artigos que descreveram ou mencionaram o tema abordado; artigos sobre estudos do microagulhamento realizados em humanos e animais. Os de exclusão foram de artigos científicos nos demais idiomas; artigos científicos e revisões que abordaram o microagulhamento utilizado para outros fins; e artigos científicos e revisões que usaram o microagulhamento com associações a outras técnicas.

Para a seleção dos estudos, foi realizada a avaliação dos títulos e dos resumos (abstracts) identificados na busca inicial, obedecendo assim aos critérios de inclusão e exclusão. Se o resumo e o título dos artigos não estavam claros, o artigo foi lido na integra para definir se seria ou não incluído na revisão.

(4)

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram encontrados 34 artigos científicos, sendo 24 do Google Acadêmico e 10 do Pubmed com as seguintes palavras chaves: “Microagulhamento”, “Cicatrizes atróficas de acne” ou "microneedling”, "Atrophic acne scars". Dos 24 artigos encontrados no Google Acadêmico, 18 foram excluídos por terem associações com outros procedimentos e 6 se encaixaram nos critérios metodológicos, porem três deles não foram incluídos nos resultados por tratarem de revisões bibliográficas. Dos 10 artigos encontrados no Pubmed, 8 foram excluídos por ter associação com outras técnicas e somente dois entraram nos critérios.

Dos 5 artigos que se encaixaram em todos critérios metodológicos todos eles são avaliações objetivas e estão descritos na tabela abaixo (Tabela 1).

(5)

Tabela I. Apresentação dos artigos que se encaixaram em todos os critérios metodológicos definidos no presente estudo.

AUTOR TEMA OBJETIVOS METODOS RESULTADOS ANO

MAJID, Imran Terapia de Microneedling em Cicatrizes Faciais Atróficas: Uma Avaliação ObJetiva. O objetivo do estudo foi realizar uma avaliação objetiva da eficácia do tratamento dermaroller em cicatrizes faciais atróficas de diversas etiologias.

Trinta e sete pacientes com idade média de 13 a 34 anos com cicatrizes faciais atróficas grau 2 a 4 tiveram múltiplas sessões de

tratamento com

microagulhamento (dermaroller). Foi realizado em intervalos mensais até que um resultado satisfatório fosse alcançado ou um máximo de quatro sessões. Utilizou Dermaroller com agulhas de 1.5mm.

Dos 37 pacientes somente 36 pacientes preencheram o questionário no final do período de estudo, 29 pacientes relataram a resposta como 'excelente' (7-10 na escala de 10 pontos), quatro pacientes relataram a resposta como 'boa' (escore de 4 -6) e apenas três pacientes relataram a resposta como "ruim" (escore <4). 2009 PETERSEN VITELLO KALIL, Célia Luiza et al; Tratamento das cicatrizes de acne com a técnica de microagulhament o.

Avaliar a melhora das cicatrizes de acne do tipo distensíveis na face após tratamento com a técnica de microagulhamento, seguida da aplicação tópica de gel contendo

fatores de

crescimento.

Foram selecionados 10 pacientes, 6 mulheres e 4 homens entre 20e 40 anos, que apresentavam cicatriz atrófica de grau moderado a grave. Foi realizado 3 sessões com intervalo de 1 a 2 meses. Foi utilizado aparelho contendo 192 agulhas de 2,0mm.

8 dos 10 pacientes selecionados terminaram o tratamento, através da análise fotográfica foi possível notar melhora discreta nas cicatrizes atróficas distensíveis, já as cicatrizes tipo icepicks não apresentam melhora com o tratamento. 7 pacientes apresentaram redução do relevo nas cicatrizes, redução da melanina e aumento de hemoglobina que acreditasse que ao longo do tempo propicia a neocolanogenese na área estudada. Os pacientes tiveram uma melhora considerável na textura da pele.

2015 EL-DOMYATI, Moetaz et al; Terapia de Microneedling para Cicatrizes de O objetivo do estudo é avaliar o efeito clínico e quantificar

Participaram Dez pacientes com diferentes tipos de cicatrizes de acne atrófica sendo 5 mulheres e 5

Analisaram a eficácia da microagulhamento em diferentes tipos de cicatrizes atróficas pós-acne e textura da pele, juntamente com a

(6)

Acne atrófica. Uma Avaliação objetiva. objetivamente as alterações histológicas da cicatrização da acne em resposta à microagulhamento da pele.

homens com idade entre 19 e 32 anos foram submetidos a três meses de tratamento com microagulhamento da pele (seis sessões em intervalos de duas semanas). Utilizou dermaroller com 192 agulhas de 1.5 mm.

satisfação geral do paciente. Todos os pacientes completaram o estudo e mostraram melhora clínica da aparência das cicatrizes atróficas pós-acne e da textura da pele. Um realce notável na aparência da pele, cicatrizes pós-acne e satisfação do paciente foi observado em resposta ao tratamento com microagulhamento da pele quando comparado ao início. PEREIRA, Beatriz Bueno et al; Tratamento das cicatrizes atroficas de acne por meio do microagulhament o com equipamento dermapen. Verificar os efeitos do microagulhamento por meio da dermapen no reparo nas cicatrizes atróficas de acne.

Foram selecionadas 6 voluntárias do gênero feminino, com idade entre 20 a 30 anos apresentando cicatrizes atróficas de acne na face. Foi realizado 4 sessões com intervalo de 21 dias. Foi utilizada técnica dermapen com 36 agulhas de 2mm.

Observou-se melhora visual nas cicatrizes atróficas, redução de óstios dilatados, aumento da luminosidade e melhora na textura. Todas as voluntárias relataram satisfação e recomendariam o tratamento. Concluiu-se que com a modalidade dermapen obteu-se um resultado moderado, e para melhor resultado um número maior de sessões, se possível com associação de ativos

2016 LIMA E LIMA SANTANA, Cândida Naira et al; Microagulhament o no tratamento de cicatrizes Atróficas de Acne: Serie de casos Verificar resultados microagulhamento em cicatrizes atróficas.

Procedimento foi realizado em seis pacientes sendo 5 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Idade variou de 21 a 33 anos. Realizado uma aplicação e houve reavaliações do quadro após, sete, 30 e 60 dias. Foi utilizado agulhas de 2,5mm.

Todos os pacientes relataram melhora nas lesões, e em uma escala de 1 a 10 na satisfação com os resultados, todos indicaram acima de 5. O melhor resultado foi observado para cicatrizes distensíveis, com pouca diferença no aspecto das cicatrizes tipo icepicks

(7)

Em todos os artigos analisados no presente trabalho, foi verificada uma melhora nos pacientes em relação às cicatrizes atróficas da acne com o tratamento de microagulhamento. Em 4 dos 5 artigos que foram analisados mostraram uma melhora superior dos pacientes ao início do tratamento tanto nas cicatrizes, como também na melhora da pele (MAJID, 2009;

KALIL et al., 2015; EL-DOMYATI et al., 2015; PEREIRA, 2016; LIMA et al., 2016).

Com esses dados, pode-se concluir que o tratamento se mostra com resultados excelentes a partir da primeira sessão. Porém, com um maior número de sessões e associação de ativos, o resultado pode ser ainda mais satisfatório (PEREIRA et al., 2016). Por outro lado, no trabalho de Peterson e colaboradores (2015) foi demonstrado bons resultados através de analise fotográfica e também apresentou melhora significativa em relação à textura, melhora da pele e diminuição das cicatrizes atróficas de um grau menor. Nesse caso, o autor sugere que em cicatrizes de acne icepicks, uma cicatriz mais profunda e estreita, o uso do microagulhamento não levou a um bom resultado, entretanto com números de sessões maiores e mais estudos pode se obter sim melhora também desta cicatriz através do tratamento de microagulhamento (KALIL et al., 2015).

Dos 5 artigos presentes respectivamente na tabela, somente um tinha uma quantidade de pacientes maior contendo 37 pessoas com idade média de 22 anos (MAJID, 2009); dois artigos tinham somente 10 pacientes com idade média de 28 anos (KALIL et al., 2015; EL-DOMYATI et al., 2015) e outros 2 apenas com 6 pacientes cada com 26 anos a média de idade (PEREIRA et al., 2016; LIMA, et al., 2016). Contudo pode-se verificar que o resultado do tratamento do microagulhamento não tem relação direta com a questão da idade e com o tamanho de agulha utilizada, pois todos os artigos demostraram bons resultados em relação a melhora das cicatrizes atróficas, mesmo tendo uma média de idade diferentes e mesmo o tamanho da agulha variando entre 1.5mm a 2.5mm.

Porém, analisando os artigos selecionados, foi verificado que existe uma relação estreita quanto ao número de sessões e o tipo de cicatriz a ser tratada. Por exemplo, a artigo de

KALIL et al., 2015 e LIMA et al., 2016 apresentaram uma divergência em relação as cicatrizes icepicks, onde os mesmos não mostram resultados efetivos como visualizado nas cicatrizes distensíveis. No caso das cicatrizes icepicks, mesmo com média de 3 sessões, houve apenas uma melhora da textura da pele, mas em relação ao tratamento das cicatrizes atróficas, os pacientes não notaram diferença.

Os achados deste estudo corroboram com os dados encontrados na literatura que o uso do microagulhamento para o tratamento de cicatrizes atróficas realmente auxilia para diminuição e regressão das cicatrizes. Isso se deve ao fato do microagulhamento ser um

(8)

procedimento que permite estímulo na produção de colágeno sem remover a epiderme. Além disso, o tempo para cicatrização é mais curto quando comparado a outros procedimentos e o risco de efeitos colaterais também é reduzido (LIMA, 2013).

Alguns procedimentos são conhecidos para o tratamento de cicatrizes atróficas, como exemplos de CO2 fracionado e da dermoabrasão, que mostram bons resultados no tratamento de cicatrizes de acne, porém com tempo de recuperação mais prolongado e se tem melhores resultados quando associados, sendo também procedimentos com maior custo (ROSAS et al., 2012). Porém, por ser um procedimento de baixo custo, e que apresenta resultados satisfatórios com menos sessões do que os outros procedimentos, o microagulhamento pode ser considerado um método promissor que se mostra altamente eficaz no tratamento das cicatrizes atróficas da acne.

Desta forma é possível verificar que além de ter um ótimo resultado nas cicatrizes atróficas de acne por seu grande efeito fisiológico de reparação celular através de microlesões, também apresenta uma rápida cicatrização quando comparado a outros procedimentos, mostrando também ser muito eficaz em outras desordens desafiadoras, como nas estrias rubras e albas (DA SILVA, 2018).

Com todos esses dados levantados, concluímos que a técnica de microagulhamento é efetiva para desordens de epiderme, como por exemplo, as cicatrizes atróficas da acne, porem segure-se mais estudos sobre o assunto, pois é um tema muito amplo tendo assim inúmeros fatores que contribuem e prejudicam para a melhora das cicatrizes atróficas de acne com a técnica de microagulhamento, como por exemplo os fatores de número de sessões realizadas, tamanho da agulha utilizada, qual cicatriz será tratada entre outros.

AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer aos professores (as) Karoliny Santos e Viviane Gonçalves por todo conhecimento dividido, toda paciência, ajuda e incentivo.

A toda instituição de ensino UNISUL por nos proporcionar excelentes professores e ambiente de apoio.

Agradecemos nossa orientadora Emily Justino por cada tempo disponibilizado para nossos encontros, cada ajuda, toda dedicação e compromisso conosco para elaboração do nosso artigo.

Aos nossos pais por serem nossos incentivadores e os maiores apoiadores.

(9)

9

REFERÊNCIAS

ALBERTINI, B.B.; DE SOUZA, F.G.L. Ação do microagulhamento em pessoas com cicatriz de acne. 2015. Disponível em: <http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/234/17- AYYo_do_microagulhamento_em_pessoas_com_cicatriz_de_acne.pdf> Acesso em 15 mai. 2019.

CACHAFEIRO, T. H. Comparação entre laser erbium fracionado não abativo 1340 nm e microagulhamento para cicatrizes atróficas de acne: ensaio clínico randomizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Cirúrgicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/119387/000970050.pdf?sequenc>

Acesso em 10 mai. 2019.

CAVALCANTI, M.J.; MOREIRA, E.O. Metodologia para o Estudo de Caso. 3. ed. Revista atualizada, Palhoça: Livro Didático Unisul Virtual, 2008.

DA SILVA, M. G. Uso estético do microagulhamento no tratamento de estrias rubras e albas. 2018. Disponível em: <https://www.ibmr.br/files/tcc/uso-estetico-do-microagulhamento-no-tratamento-de-estrias-rubras-e-alpas-mayara-guimaraes-da-silva.pdf> Acesso em 14 mai. 2019

DAL GOBBO, P. Estética Facial Essencial. Atheneu, p.107-125, 2010.

DODDABALLAPUR, S. Microneedling with dermaroller. Journal Of Cutaneous And Aesthetic Surgery, Bangalore, Karnataka, India, v. 2, n. 2, p. 110-111, Jul./Dez, 2009. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2918341/?report=printable> Acesso em 05 mai. 2019.

EL-DOMYATI, M. et al. Microneedling therapy for atrophic acne scars: an objective evaluation. The Journal of clinical and aesthetic dermatology, v. 8, n. 7, p. 36, 2015. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4509584/> Acesso em 05 mai. 2019.

FARIA, J.L. et al. Patologia Geral: fundamentos de doenças, com aplicações clínicas, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003.

FIGUEIREDO, A. et al. Avaliação e tratamento do doente com acne - Parte I: Epidemiologia, etiopatogenia, clínica, classificação, impacto psicossocial, mitos e realidades, diagnóstico diferencial e estudos complementares. Rev Port Clin Geral, Lisboa, v. 27, n. 1, p. 59-65,

jan. 2011 . Disponível em:

<http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-71032011000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 14 jun. 2019

FULCO, T.; DA SILVA, M.G. Uso estético do microagulhamento no tratamento de estrias rubras e albas. In: Simpósio. 2018. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/673> Acesso em 05 mai. 2019.

(10)

GAMA, R. Dermaroller – máscara de ascorbosilane C. Revista Biotec. Ano 03, n. 08, p. 19, 2011.

GOMES, R.K. Cosmetologia: Descomplicando os princípios ativos. 4. ed. 2013. p. 65-71.

GOODMAN, G.J.; BARON, J.A. Postacne scarring: a quantitative global scarring grading system. Journal of cosmetic dermatology, v. 5, n. 1, p. 48-52, 2006. (Tradução nossa). Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17173571> Acesso em 10 mai. 2019.

KALIL, P.V.C.L. et al. Tratamento das cicatrizes de acne com a técnica de microagulhamento e drug delivery. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/2655/265541072005/> Acesso em 15 mai. 2019.

KELLER, R. Estudo clínico e histopatológico das cicatrizes de acne em pacientes fototipo II-V após irradiação com o laser Nd: Yag 1064 nm. 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5133/tde-06022007-141742/pt-br.php> Acesso em 10 mai. 2019.

LIMA, A. A.; SOUZA, T. H. Os benefícios do microagulhamento no tratamento das

disfunções estéticas. 2015. Disponível em:

<http://www.uniararas.br/revistacientifica/_documentos/art.10-031-2015.pdf> Acesso em 05 mai. 2019.

LIMA, E.V.A.; LIMA, M.A.; TAKANO, D. Microagulhamento: estudo experimental e classificação de injúria provocada. Surgical & Cosmetic Dermatology. v. 5, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/261/Microagulhamento--estudo-experimental-e-classificacao-da-injuria-provocada> Acesso em 10 mai. 2019.

LIMA, C.N. et al. Microagulhamento no tratamento de cicatrizes atróficas de acne: série de casos. Surgical & Cosmetic Dermatology. v. 8, n. 4, p. 63-66, 2016. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=265549461009> Acesso em 08 mai.2019.

LUCKY, A.W. Hormonal Correlates of Acne and Hirsutism. American Journal Of Medicine. New York, v. 98, n.1a, p. 89s-94s, jan.1995. (Tradução nossa).

MAIO, M. Tratado de Medicina Estética. São Paulo: Roca, 2004.

MENEZES, C.; BOUZAS, I. Acne Vulgar e Adolescência. Adolesc. Saúde. v. 6, n. 3, p.21-23, 2009. Disponível em: <http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=16#> Acesso em 17 mai. 2019.

PARK, S.H.; KIM, D.W.; JEONG, T. Skin-tightening effect of fractional lasers: comparison of non-ablative and ablative fractional lasers in animal models. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery, v. 65, n. 10, p. 1305-1311, 2012. (Tradução nossa). Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22633871> Acesso em 07 mai. 2019.

PEREIRA, B.B.; DA SILVA TERRUEL, D.; CARRILLO, M.F.B. Tratamento das cicatrizes atróficas de acne por meio do microagulhamento com equipamento dermapen em mulheres entre 20 a 30 anos acne. 2016. Disponível em:

(11)

11

<http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no16/artigo50.pdf> Acesso em 15 mai. 2019.

RIBEIRO, C. Cosmetologia Aplicada Dermoestética. 2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2010. p. 243-259.

ROSAS, F.M.B; MILINARE-BRENNER, F.; HELMER, K.A. Avaliação comparativa do laser de CO2 fracionado e da dermoabrasão no tratamento de cicatriz de acne. Surgical and Cosmetic Dermatolgy, v. 4, n. 4, p. 298-303, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Fabiane_Brenner/publication/267453121_Comparative _assessment_of_CO2_fractional_laser_and_dermabrasion_in_the_treatment_of_acne_scars/li nks/546a9b190cf2f5eb18077ea8/Comparative-assessment-of-CO2-fractional-laser-and-dermabrasion-in-the-treatment-of-acne-scars.pdf> Acesso em 14 mai. 2019

SANTANA, C.N.L.L. et al. Microagulhamento no tratamento de cicatrizes atróficas de acne: série de casos. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 8, n. 4, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/2655/265549461009/> Acesso em 05 mai. 2019.

TEIXEIRA, M. A. G.; FRANÇA, E. R. Mulheres adultas com acne: aspectos comportamentais, perfis hormonal e ultrasonográfico ovariano. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v.7, n.1, p.39- 44, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v7n1/a05v07n1.pdf> Acesso em 06 mai.2019.

Referências

Documentos relacionados

MICROAGULHAMENTO PARA CICATRIZ DE ACNE E OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS NO PERÍODO DE 2010 A 2016: REVISÃO DE LITERATURA1. Porto Velho

por e-mail, para a coleta de assinaturas do representante legal da Empresa e de uma testemunha; devendo o mesmo ser devolvido pelos correis, via SEDEX ou entregue em

Do mesmo modo, não foram observadas variações substanciais no IVDN para os remanescentes florestais de vegetação densa e aberta que ocorrem na área de estudo nos anos

lave a máscara diariamente com água morna e usando sabão neutro.. enxague bem com água potável e

Embora o planeta Proxima b orbite muito mais próximo da sua estrela do que Mercúrio o faz do Sol no nosso Sistema Solar, a estrela propriamente dita é muito mais ténue que o Sol, o

Técnicas adaptadas da etnociência clássica foram utilizadas para descrever e avaliar os conhecimentos de um grupo de artesãos camponeses do Agreste Paraibano sobre alguns solos que

Esses modelos apresentam boa precisão para estimar a área foliar real em função das dimensões lineares, envolvendo medidas de comprimento, largura e área foliar de amostras

A Estatística se interessa pelos métodos científicos para co- leta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de