• Nenhum resultado encontrado

2015 O ANO DE COLHER MAIO - 1 COMO SERÁ A CIDADE?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2015 O ANO DE COLHER MAIO - 1 COMO SERÁ A CIDADE?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

2015 – O ANO DE COLHER

MAIO - 1

COMO SERÁ A CIDADE?

Texto: Apocalipse 21:1-2

“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.”

Introdução:

 Durante o mês de Maio falaremos em nossos estudos sobre a “Cidade Santa”, a “Nova Jerusalém”.  A “Cidade Santa” é uma representação simbólica do céu. Onde Deus juntamente com seus anjos

e todos os redimidos irão passar a eternidade.

 Como seres humanos somos sempre curiosos acerca daquilo que não conhecemos, e quando falamos do céu, a curiosidade também vem. Queremos saber como será?

 Mas a única coisa que podemos saber são as coisas que estão prometidas na Palavra de Deus.  E suas promessas nos bastam, pois por enquanto, não precisamos nos preocupar nos detalhes de

como será lá, mas em ter a certeza de que vamos para lá.

 E quando olhamos para a Palavra de Deus podemos pensar em como será a cidade? 1. Será o Tabernáculo de Deus (21:3)

 A presença de Deus encherá todo o lugar.

 Não haverá mais distanciamento entre Deus e o homem, pois, tudo o causava essa separação foi abolido.

 Hoje nós precisamos buscar estar na presença de Deus, mas na Cidade Santa nós viveremos eternamente na presença de Deus.

 No versículo 3 nós vemos que: “Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus”.

 Mesmo que não houvesse nada mais, só em estar eternamente na presença de Deus já nos bastaria, pois sua presença é maravilhosa.

2. Será perfeita (21:15-16)

 Não devemos olhar para esse texto de forma literal. As medições que foram feitas na cidade, não eram para dizer exatamente o seu tamanho, mas sim a sua perfeição.

 Não deve existir a preocupação acerca do tamanho da cidade, mas sim que nela não falha, ou problema.

 Ela é um lugar especialmente preparado para os remidos passarem a eternidade com Deus.  Jesus mesmo afirmou que este lugar já estava preparado:

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.” (João 14:1-2).

3. Descerá dos céus (21:9-10)

 Aqui também não podemos olhar de forma literal. Ou seja achar que vamos ver uma cidade descendo do céu como se fosse uma avião ou uma espaçonave.

 Mas é para ser visto de forma simbólica, dando a ideia de que é algo preparado por Deus para os salvos, é um presente de Deus para todos os que permanecem fiéis a sua Palavra.

 E algo tão maravilhoso, preparado por Deus, só podia vir dos céus.  Você está pronto para receber de Deus este presente maravilhoso?

(2)

 Consegue crer de todo o seu coração que um dia estará vivendo eternamente com Deus, nesta cidade maravilhosa?

Conclusão

 Como uma pessoa que procura saber sobre um lugar que deseja visitar e quanto mais informações obtém mais se interessa, conhecer sobre a Cidade Santa nos faz apaixonar com esperança da vida eterna.

 Precisamos aperfeiçoar nossa fé e nos preparar para a ir morar no céu.  Você está pronto para ir para lá?

(3)

2015 – O ANO DE COLHER

MAIO - 2

O QUE NÃO TERÁ NA CIDADE

Texto: Apocalipse 21:1-2

“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.”

Introdução:

 Neste segundo estudo continuaremos falando sobre a “Cidade Santa”.  Abordaremos de forma mais específica o que não terá na Cidade.  Vamos olhar para a Palavra de Deus e ver como será a cidade? 1. Nela não haverá sofrimento

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apoc. 21:4)

 Tudo o que oprime a humanidade como consequência do pecado não estará presente na Cidade Celestial.

 Esta palavra, mais do que uma promessa de vitória é uma garantia de conforto, da parte de Deus.  O nosso Deus conhece o sofrimento humano, na pessoa de Jesus Cristo, ele passou por tudo isso.  Tudo o que sentimos, tudo o que passamos, tudo o que sofremos, todas as lutas e dificuldades o

nosso Senhor conhece.

 E temos dele agora a garantia, que para os remidos vão não haverá mais nada disso.  Que gloriosa promessa!!!

2. Nela não haverá mais separação

 O pecado colocou uma barreira entre o homem e Deus, e em Cristo fomos novamente aproximados.

 Na Cidade Santa o Senhor estará conosco, caminhará conosco, nós o veremos face-a-face.  A última barreira será quebrada, a barreira da finitude humana.

 Hoje ainda somos seres finitos, que morremos; mas chegará o dia, o grande dia do Senhor que seremos assim como Ele é.

3. Nela não haverá mais escuridão

“A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.” (Apoc. 21:23).

 Na Cidade Santa não haverá mais a necessidade do sol, pois o Senhor será a nossa luz.  A escuridão aqui simboliza o pecado, o medo, a morte, nada disse existirá na Cidade Santa.  Ninguém precisa andar com medo de nada, nada será feito às escondidas.

 A glória, a presença do nosso Deus não será um momento no culto, apenas uma visitação, mas será algo permanente, acessível a todo instante.

Conclusão

 Sempre que falamos sobre o que não haverá na Cidade Santa, temos logo vontade de ir para lá.  Alguém me disse certa vez que só o fato de no céu não ter as coisas ruins que vemos aqui na

terra, vai ser tão maravilhoso que nem precisa ter coisas boas.

 Mas vai ter coisas boas sim, veremos isso no próximo estudo. Amém! Bp. Enéas Araújo

(4)

2015 – O ANO DE COLHER

MAIO - 3

O QUE TERÁ NA CIDADE

Texto: Apocalipse 22:1-2

“Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura das nações.”

Introdução:

 Neste terceiro estudo continuaremos falando sobre a “Cidade Santa”.  Abordaremos de forma mais específica o que terá na Cidade.

 Vamos olhar para a Palavra de Deus e ver o que terá na cidade? 1. Terá um Rio

 Já estudamos anteriormente sobre o Rio de Águas Vivas que terá na Cidade Santa.  Mas quando eu falo de um Rio, imediatamente me vem à mente duas coisas:

A. Os rios poluídos do nosso Brasil;

B. E os rios secos, que por causa da falta de chuva e da falta de cuidado das pessoas não tem mais água.

 Vivemos hoje uma crise de abastecimento de água em todo o Brasil.  Nunca a região Sudeste sofreu tanto com a falta de água.

 E em contraste com isso, sabemos que o Brasil possui o maior rio do mundo (o rio Amazonas).  Como você vê isso?

 Na Cidade Santa haverá um Rio, livre de poluição e cujas águas são águas vivas. 2. Terá uma Praça

 Já falamos também sobre a praça, ou sobre a rua principal (dependendo da tradução que você esteja usando). Mas ambas as coisas tem o mesmo significado.

 Muita coisa pode ser dita sobre a praça (ou sobre a rua), mas uma coisas que aprendi, que toda cidade para ser considerada uma cidade bem urbanizada, precisa ter lugares especiais e específicos.

 E toda cidade que se preze tem uma praça (ou rua principal).

 Aprendemos aqui que a Cidade Santa é muito bem organizada e muito bem urbanizada. Não estamos falando aqui de uma vila ou uma favela.

 A Cidade Santa, para onde os salvos irão possui um bom administrador. 3. Terá a Árvore da Vida

 Voltando os olhos para outra coisa que haverá na cidade, não podemos esquecer da árvore da vida.

 A Árvore da Vida, foi oferecida ao homem desde o Éden, mas como o homem optou em desobedecer e comer da “Árvore da Ciência do Bem o do Mal”, foi imediatamente impedido de tocar na Árvore da Vida.

 Na Cidade Santa a Árvore da Vida estará novamente à disposição do homem.

 A Árvore da Vida para nós, simboliza o próprio Cristo em nossas vidas, pois é através dele que temos a vida eterna.

Conclusão

 Poderíamos citar algumas outras coisas que com certeza haverá na Cidade Santa, mas essas três já nos deixam com um gostinho na boca, um desejo ardente no coração que querer ir para lá

(5)

 Para mim o mais importante de tudo que haverá na Cidade Santa, será a presença constante e eterna do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

(6)

2015 – O ANO DE COLHER

MAIO - 4

QUEM ENTRARÁ NA CIDADE?

Texto: Apocalipse 22:12-14

“Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.” Introdução:

 Neste último estudo de maio, falaremos sobre aqueles que entrarão na “Cidade Santa”.

 Muitas pessoas se preocupam muito com este assunto, ao ponte até te terem medo de falar sobre isso.

 Infelizmente falar sobre a volta de Cristo assusta muitas pessoas, quando na verdade a igreja, como “noiva”, deveria estar sempre dizendo: “Vem Senhor Jesus!”

 Muitas interpretações, doutrinas, heresias, e todo tipo de absurdo tem sido dito sobre como se dará a volta de Cristo e sobre quem vai para o céu.

 Mas este é um assunto muito simples, vejamos: 1. Ele voltará!

 A certeza de que Jesus voltará deve fazer parte de sua vida. Você nunca deve duvidar disso.  Assim como um dia Ele veio a este mundo, com toda certeza, também, um dia, Ele voltará.  A sua volta deve ser o momento mais aguardado de todos os cristãos.

 Devemos desejar ardentemente a sua volta.

 A Bíblia nos ensina que, assim como noiva aguarda pelo noivo, assim a igreja deve aguardar a volta de Cristo.

 E enquanto aguardamos devemos estar preparados, vigilantes, pois não sabemos quando será? (Mat. 24:27).

2. Ele recompensará a todos

 A recompensa obedece a “Lei da Semeadura”.

 Todos os nossos atos, todas as nossas decisões, tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, um, dia haveremos de prestar contas de tudo isso.

 O apóstolo Paulo nos diz em Gálatas 6:7 – “Pois o que o homem semear, isso também colherá.”  Eu acredito que se dependesse de algumas pessoas, quase ninguém iria para o céu.

 Gostamos muito de julgar as pessoas, queremos assumir o lugar de Deus, e dizemos quem deve ou não ir para o céu, ou receber bênçãos, ou mesmo ser feliz.

 Louvado seja o Senhor, que Ele é o nosso “Justo Juiz”, e é Ele quem “recompensará a cada um segundo as suas obras” (v. 12).

 Recompensa das obras aqui, se refere a galardão e não a salvação, porque a salvação não é pelas obras e sim pelo sacrifício de Jesus na cruz do Calvário.

 Como será o galardão? Que valor terá? Em que quantidade será?

 Eu não sei ! ! !

 Quando chegarmos no céu, descobriremos.

3. Os salvos entrarão na “Cidade Santa” Quem são esses “Salvos”???

 São todos os que receberam a Jesus, em suas vidas, como Senhor e Salvador (João 3:36).  Muitos encontram dificuldades de aceitar a ideia da “graça” (Efé. 2:8-9).

(7)

 Foi pelo sacrifício e tão somente pelo sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, e pelo fato de crermos nEle e entregarmos nossa vida a Ele, é que recebemos (por causa dEle) a SALVAÇÃO!

 E todos os que recebem a salvação, são chamados de “SALVOS”, e quando Jesus voltar poderão entrar na “Cidade Santa”.

 Amem!!!! Conclusão

 Eu gostaria de concluir pedindo encarecidamente, as minhas queridas ovelhas, que quaisquer outras questões, não possuem peso suficiente para te preocupar e nem tão pouco tirar o teu sono.  Lembre-se que a Bíblia não contém tudo que você gostaria de saber, mas a Bíblia contém tudo o

que você precisa saber para ser salvo e viver uma vida de santidade.

 Então, questões do tipo: Como será o céu? Se no céu haverá animais? Se haverá insetos? O que comeremos lá? O que vestiremos lá? Como serão as casas lá? Se lá lembraremos de nossa vida na terra ou não? Se saberemos quem foi pro inferno? Etc. etc. etc.

 Não se preocupe com tais questões. Muitas delas só teremos a resposta quando chegarmos no céu.

 Lembre-se: “Nunca afirme com certeza, o que a Bíblia não diz com clareza”

Referências

Documentos relacionados

Controle de voz Ao criar comandos de voz, você pode: · Fazer uma discagem por voz telefonar para uma pessoa dizendo o nome dela · Atender e rejeitar chamadas quando estiver

Esta penúltima dica não é para se descuidar, sem esses elementos essenciais, não vai a nenhum lugar a não ser de volta para casa: confere uma, duas, três vezes, que tenha

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo

Com foco na gestão estratégica contínua e no crescimento sustentável das clínicas odontológicas, a OMB 2014 trará aos profissionais do setor, uma visão aprimorada sobre

De forma a ser possível interpretar a questão de partida “Quais as ferramentas de gestão estratégica mais relevantes para garantir a sustentabilidade de uma organização

0e*nes, ue era contra ualuer tipo de guerra, diferente de 2althus ue até 'ustificava a guerra como fator importante para o controle populacional, veio a falecer um ano após

Na primeira troca de óleo e após esta troca, a cada duas.. trocas de óleo

39 Grupo Hospitalar Conceição 40 Hospital de Clínicas de Porto Alegre 41 Hospital Divina Providência 42 Hospital Ernesto Dornelles 43 Hospital Independência 44 Hospital Mãe