• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ciências Econômicas: Reconhecimento através da Portaria Ministerial Nº 242/91 - D.O. 22/02/91 Sistemas de Informação: Reconhecimento através da Portaria Nº 4.562 - D.O. 29/12/05

Direito: Reconhecimento através da Portaria Nº 895 - D.O. 20/11/08 Engenharia de Produção: Autorização através da Portaria Nº 1.687 - D.O. 25/11/09

Rua Professor Felipe Tiago Gomes, 173 – Vila Bueno – 37.006.020 – Varginha – Minas Gerais (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax)

http//www.faceca.br = E-MAIL: faceca@faceca.br

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

1- O Estágio

Estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, instituídas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005, o Estágio Curricular Supervisionado é um “componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do formando”

Além disso, a própria resolução nº 4 estabelece que cada IES deve aprovar seu regimento, com suas diferentes modalidades de operacionalização. Dessa forma, o Colegiado do Curso de Administração da FACECA, baseado na legislação específica, estabelece que o Estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Portanto, o estágio supervisionado constitui-se um trabalho de campo, cujas atividades práticas são realizadas a partir de uma fundamentação teórica adquirida, previamente ou simultaneamente, durante o curso sendo, portanto, uma complementação e enriquecimento da formação acadêmica do aluno.

O Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração da FACECA acreditam que, do lado da empresa, essa pode obter muitas vantagens com a utilização de estagiários, pois esses chegam com uma bagagem teórica e com muita vontade de aliá-la à prática para desenvolver os seus trabalhos. Apesar de não existir vínculo empregatício entre a empresa e o estagiário, sua relação é regida por legislação especial.

2 – O estagiário

É o aluno devidamente matriculado no Curso de Administração, que:

A) exerce atividades profissionais relacionadas com o seu curso, como empregado ou empresário;

B) consegue uma oportunidade de estágio nas áreas de especialização de seu curso.

3 - Carga horária

(2)

4 – Relatórios de Estágio: parciais e final

O estagiário deverá apresentar o Relatório Final em três vias (uma original + duas cópias xérox), conforme data definida pela FACECA. Esse relatório (final) deverá ser protocolado na sala da Coordenação do Curso.

Relatórios parciais (no mínimo seis) deverão ser entregues, conforme estipulado pelo professor orientador, com a finalidade de auxiliar o aluno na elaboração do seu Relatório de Estágio. Não serão protocolados relatórios de estágio que não tiverem passado, por, no mínimo, seis orientações de conteúdo.

4 - Orientação de estágio (professor-orientador)

As orientações de estágio ficarão a cargo dos professores devidamente designados para tal. Os alunos estagiários serão divididos por áreas de competência. Cada área ficará a cargo de um professor-orientador, que deverá acompanhar o processo de elaboração dos relatórios de estágio desses alunos. Esses professores também serão responsáveis pela primeira avaliação (nota) do relatório final de estágio.

5 - Avaliação do estágio

Todos os alunos estagiários deverão apresentar os seus Relatórios de Estágio para Bancas Examinadoras, compostas por professores da área e convidados (profissionais de empresas da cidade e região).

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem, dentro dos 100 pontos possíveis, no mínimo, 70 (setenta) em cada etapa do estágio, distribuídos da seguinte forma:

70 (setenta) pontos – avaliação do relatório final de estágio (pasta de estágio – responsável pela avaliação: professor-orientador).

70 (setenta) pontos – avaliação da apresentação do aluno (oral – responsável pela avaliação: banca examinadora). A nota final será obtida por meio de uma média das notas individuais dos avaliadores.

Observações:

A. Poderão ser solicitadas correções no relatório de estágio, mesmo que o aluno obtenha 70 pontos em cada etapa e seja aprovado.

B. O aluno que não atingir o total de 70 pontos, na primeira apresentação, deverá reapresentar a sua Pasta de Estágio, para uma segunda Banca Avaliadora, conforme data estipulada pela Coordenação.

C. Não existe a possibilidade de o aluno eliminar a apresentação oral do relatório de estágio. Os dois itens (relatório e apresentação oral) são obrigatórios.

(3)

6 - Reprovação de estágio

O aluno será considerado reprovado em qualquer uma das seguintes situações:

A) O estágio não foi realizado dentro de áreas de competência do curso, ou seja, o aluno concluiu as horas de estágio, mas o mesmo não contemplou temas pertinentes ao curso de Administração.

B) O aluno não apresentou conhecimento técnico nas atividades desenvolvidas no estágio, ou seja, cumpriu as horas de estágio em áreas correlatas ao curso, mas não comprovou, tecnicamente, o seu conhecimento e/ou envolvimento nas atividades relatadas na pasta de estágio.

C) O aluno não obteve nota mínima de 70 pontos em cada etapa do estágio, isto é, no relatório escrito e na apresentação oral.

D) O aluno plagiar, total ou parcialmente, seu Relatório de Estágio. E) O aluno que não tiver, no mínimo, seis orientações de conteúdo. F) O aluno que não o apresentar.

Sendo reprovado, o aluno deverá se matricular em Dependência de Estágio Supervisionado. Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Varginha, 02 de fevereiro de 2014.

Prof. Flávio Marcelo de Carvalho Silva

(4)

ANEXO 1

Cronograma de atividades

Data Atividade

31/03/2015 Prazo para o aluno protocolar, na Central de Atendimento, contrato de estágio devidamente assinado, bem como solicitar a nomeação do professor orientador.

15/04/2015 Nomeação do professor-orientador.

01/06/2015 Prazo para encaminhar, à profa. de Metodologia, o relatório pronto para correção.

15/06/2015 Prazo para protocolo do relatório final de estágio, devidamente assinado pelo professor-orientador e pelo professor de metodologia.

06 a 10/07/2015

Bancas de Estágio.

03/08/2015 Prazo final para alunos do 8º período solicitarem matrícula em DP (Relatório de Estágio).

17/08/2015 Prazo final para o aluno protocolar, na Central de Atendimento, contrato de estágio devidamente assinado, bem como solicitar a nomeação do professor-orientador

31/08/2015 Nomeação do professor-orientador.

03/11/2015 Prazo para encaminhar, à profa. de Metodologia, o relatório pronto para correção.

16/11/2015 Prazo final para protocolo do relatório de estágio, devidamente assinado pelo professor-orientador e pelo professor de metodologia.

07 a 11/12/2015

Bancas de Estágio.

14/03/2016 Prazo para o aluno protocolar, na Central de Atendimento, contrato de estágio devidamente assinado, bem como solicitar a nomeação do professor-orientador.

28/03/2016 Nomeação do professor-orientador.

31/05/2016 Prazo para encaminhar, à profa. de Metodologia, o relatório pronto para correção.

13/06/2016 Prazo para protocolo do relatório final de estágio, devidamente assinado pelo professor-orientador e pelo professor de metodologia.

04 a 08/07/2016

Bancas de Estágio.

01/08/2016 Prazo final para alunos do 8º período solicitarem matrícula em DP (Relatório de Estágio).

14/08/2016 Prazo final para o aluno protocolar, na Central de Atendimento, contrato de estágio devidamente assinado, bem como solicitar a nomeação do professor-orientador.

29/08/2016 Nomeação do professor-orientador.

31/10/2016 Prazo para encaminhar, à profa. de Metodologia, o relatório pronto para correção.

(5)

14/11/2016 Prazo final para protocolo do relatório de estágio, devidamente assinado pelo professor-orientador e pelo professor de metodologia.

05 a 09/11/2016

Referências

Documentos relacionados

Diante disso, e nos termos do Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina da Faculdade Marechal Rondon - FMR, tendo ciência da possibilidade de

O Pregoeiro, a seu critério, poderá diligenciar para esclarecer dúvidas ou confirmar o teor das declarações solicitadas no item 4.1.4 deste Edital e das comprovações de

5° - Segundo a Resolução do CFN 399/2007 artigo 1º não é obrigatório que o local de estágio tenha um nutricionista para atuar como supervisor, desde que garantida

Gohn (2008), esclarece que até os anos 80 era dada pouca importância a essa modalidade de educação, pois todos os esforços, tanto das políticas públicas como

Como todos os medicamentos, Risperidona Amneal pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. APROVADO EM 13-02-2014 INFARMED Contacte

O projeto Arte de Costurar tem o objetivo de promover capacitação e qualificação profissional em costura industrial, e assim contribuir para o acesso das pessoas ao mercado formal

Foi observado efeito significativo da salinidade da água de irrigação sobre o número de capulhos (NCAP), produção total de algodão em caroço (PRODTOT), produção de fibras

O CONSORCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA – CONDERG, inscrito no CNPJ sob o nº 52.356.268/0002-45, torna público que se acha aberta nesta