• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal da Paraíba Centro de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal da Paraíba Centro de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Informática

Programa de Pós-Graduação em Informática

Edital PPGI 02/2013

Processo Seletivo 2014.1

O Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da UFPB, por meio de sua Coordenação, torna público que:

I – DO PROCESSO SELETIVO

1. Está sendo aberto o Processo Seletivo para ingresso no curso de pós-graduação stricto sensu em Informática da UFPB no período letivo de 2014.1, que obedecerá às diretrizes deste Edital.

2. O Processo Seletivo estará aberto aos portadores de certificado de conclusão de ensino superior e aos que tem previsão de conclusão do curso antes do encerramento do período de matrícula do programa para o primeiro período de 2014.

II – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

3. A inscrição do candidato implicará na aceitação das disposições constantes neste Edital.

4. Todas as informações prestadas pelo candidato, ao inscrever-se no Processo Seletivo, serão de sua inteira responsabilidade.

4.1. O candidato inscrito por outrem assume total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Formulário de Inscrição.

5. Terá a sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que usar dados de identificação de terceiros para realizar a sua inscrição.

6. Documentação exigida:

I - Formulário de inscrição devidamente preenchido, com escolha um ou dois projetos dentro de uma mesma linha em que irá concorrer (Computação Distribuída ou Sinais, Sistemas e Gráficos)

(2)

II – Carta de intenção com no máximo duas laudas descrevendo o interesse do candidato em cursar o mestrado no PPGI, a justificativa da escolha dos projetos de pesquisa (máximo dois) e intenções para desenvolvimento de pesquisa nos projetos escolhidos.

III – Curriculum vitae, preferencialmente na plataforma Lattes do CNPq, acompanhado de documentação comprobatória paginada dos títulos acadêmicos, da produção científica, técnica ou artística e da experiência profissional, quando for o caso;

IV - 1 fotografia 3 x 4 cm recente;

V - Cópia do diploma de graduação, documento equivalente ou declaração de que tem previsão de conclusão do curso até março de 2014;

VI - Históricos escolares dos cursos concluídos;

VII – Tabela de pontuação de títulos preenchida e fazendo referência para o número da página onde se encontra a comprovação para cada item a ser pontuado (Anexo I).

VIII - Cópia da carteira de identidade ou do registro geral de estrangeiro para os candidatos brasileiros ou não, respectivamente;

IX - Prova de estar em dia com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino) e eleitorais, no caso do candidato ser brasileiro;

X - Cópia do CPF;

XI - Recibo de pagamento da taxa de inscrição1. O recolhimento da taxa de inscrição para o processo seletivo no PPGI, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), será feito exclusivamente no Banco de Brasil, mediante utilização de Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser preenchida pelo candidato ou por seu procurador, com as informações contidas na homepage da PRPG-UFPB: www.prpg.ufpb.br/portal/index.php/gru.

XII - Nota obtida no POSCOMP, se houver (Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação);

XIII – Comprovação do desempenho em disciplinas cursadas no PPGI, se houver.

7. A coordenação do programa verificará a aceitabilidade das inscrições em um prazo máximo de 3 (três) dias úteis, após o encerramento destas.

§ 1º A lista de candidatos aceitos para o processo seletivo do Edital vigente deverá ser aprovada e homologada pelo Colegiado do PPGI;

§ 2º A verificação de aceitabilidade levará em conta exclusivamente as exigências do item 6 deste Edital e o cumprimento do prazo de inscrição.

III – DAS VAGAS

8. São ofertadas 51 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2014, sendo 32 vagas para a linha de Computação Distribuída e 19 vagas para a linha de Sinais, Sistemas e Gráficos.

1

São isentos de taxa de inscrição: candidatos inscritos no cadastro único para programas Sociais do Governo Federal (Decreto nº 6593 de 02/10/2008), membros de famílias de baixa renda (Decreto nº 6135 de 26/07/2007) e servidores

(3)

9. A inscrição poderá ser feita por correspondência postada via SEDEX, com aviso de recepção (AR), enviada dentro do prazo estabelecido no edital, pessoalmente ou através de procuração, que devem ser feitas no endereço da coordenação do programa no período de 8h as 12h.

Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) Universidade Federal da Paraíba

Centro de Informática Campus Universitário 58051-900 João Pessoa – PB Telefones: (83) 3216 - 7506/7093 E-mail: ppgi@ci.ufpb.br 10. Calendário: - Lançamento do edital: 13/12/2013 - Inscrição: 03/02/2014 a 05/02/2014

- Homologação das inscrições: 07/02/2014 (até 12h, meio dia)

- Recursos contra a Homologação das inscrições: 10/02/2014 (até 12h, meio dia)

- Resultado dos Recursos contra a Homologação das inscrições: 11/02/2014 (até 12h, meio dia) - Resultado da seleção (análise de currículos): 24/02/2014 (até 12h, meio dia)

- Recursos contra Resultado da seleção: 25/02/2014 (até 12h, meio dia) - Resultado dos Recursos da seleção: 26/02/2014 (até 12h, meio dia) - Homologação do resultado após julgamento dos recursos: 27/02/2014 - Matrícula institucional: dias 03/03 a 05/03 de 2014, das 7:00 as 13:00 - Início das aulas: 10/03/2014

- Término do período: 31/07/2014

VI - DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

11. O processo de seleção levará em consideração apenas os elementos comprovados.

12. Da organização:

O candidato deverá organizar os documentos paginados e encadernados ou grampeados na seguinte ordem:

1. O formulário de inscrição; 2. Históricos Escolares;

3. Cópias de Documentos Pessoais;

4. Tabela de Pontos para Avaliação de Títulos (Anexo I) 5. Curriculum Vitae;

6. Toda a documentação comprobatória. VII – DA SELEÇÃO

(4)

13. O processo seletivo será composto por 1 (uma) etapa única, a saber:

1ª etapa: A primeira etapa, de avaliação curricular, será realizada de acordo com as definições a seguir:

Quesitos avaliados

Graduação = N1 * (N2/50) * N3 + N4

=> N1 = Média escolar da graduação (CRE, escala de 0 a 10);

=> N2 = Avaliação ENADE do curso (Média Geral do curso de graduação, assumir 35 para cursos não avaliados);

=> N3 = Pontuação obtida pela contagem não cumulativa dos pontos da tabela da “Seção I - Títulos Acadêmicos” do Anexo I deste Edital;

=> N4 = 1 se a instituição de origem do candidato possui programa de pós-graduação stricto senso reconhecido pela CAPES com conceito maior ou igual a 3 em Computação ou área afim. Caso contrário será atribuída nota 0.

■ Produção = Pontuação obtida pela contagem dos pontos da tabela da “Seção II - Produção Intelectual e Técnica” do Anexo I deste Edital;

■ Pesquisa = Pontuação obtida pela contagem dos pontos da tabela da “Seção III - Atividades de Pesquisa na Área” do Anexo I deste Edital;

■ Experiência = Pontuação obtida pela contagem dos pontos da tabela da “Seção IV - Experiência Profissional na Área e Outros” do Anexo I deste Edital;

POSCOMP = (N4 – N5) ou 0 se não realizou a prova; => N4 = Nota no POSCOMP;

=> N5 = Média nacional do POSCOMP relativa a última edição do exame. Pontuação (P)

P = 2 * Graduação + 3 * Produção + 2* Pesquisa + Experiência + 2* POSCOMP

Observação: Antes de efetuar o cálculo de P, todos os quesitos utilizados na fórmula acima serão normalizadas do seguinte modo: atribui-se o índice 10 (dez) ao número de pontos obtido no quesito pelo candidato com maior pontuação; Estabelece-se proporcionalmente a pontuação no quesito de cada candidato, considerado até a primeira casa decimal arredondada.

14. Serão aprovados os primeiros candidatos de cada linha de pesquisa com melhor pontuação dentro de número de vagas estabelecido na Seção III, item 8. Em caso de empate, todos candidatos empatados serão aprovados.

VIII – DA MATRÍCULA

15. A matrícula em disciplinas será realizada na secretaria do programa e efetuada de acordo com o calendário estabelecido no item 10 deste edital. Os candidatos aprovados nesse processo seletivo deverão trazer no ato da matrícula os seguintes documentos:

- Histórico da graduação atualizado (original ou autenticado) - Foto 3×4

(5)

- Requerimento de matrícula IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16. Será eliminado do Processo Seletivo, a qualquer tempo, o candidato que utilizar meios fraudulentos por ocasião da inscrição.

17. Os casos omissos e as situações não previstas neste edital serão analisados pela comissão de seleção e encaminhados, quando necessário, ao colegiado do PPGI.

18. Todas as notas, resultados e informações a cerca desse processo seletivo serão publicados no site do programa (http://www.ppgi.di.ufpb.br).

19. Quando da interposição de recursos, o candidato deverá apresentar requerimento ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática em prazo não superior a 24 horas, acompanhado das justificativas concernentes, as quais serão julgadas pelas comissões de seleção, sendo o resultado disponibilizado ao recorrente no site do programa (http://www.ppgi.di.ufpb.br).

20. Este edital entrará em vigor a partir da data de sua publicação, sendo válido apenas para o Processo Seletivo do primeiro semestre de 2014 revogadas as disposições em contrário.

João Pessoa, 13 de dezembro de 2013. Alisson Vasconcelos de Brito

Coordenador do Programa de Pós-graduação Informática Universidade Federal da Paraíba

(6)

Anexo I

TABELA DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS Seção I - TÍTULOS ACADÊMICOS

TÍTULO OU TIPO DE PRODUÇÃO No DE

PONTOS 1. Bacharelado em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou

Engenharia Elétrica/Eletrônica com disciplinas de Hardware/Sistemas Digitais/Microeletrônica (comprovação por histórico ou declarações de

treinamentos/disciplinas isoladas)

1,5

2. Bacharelado em Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação. 1,4 3. Graduação em Cursos de Tecnologia em Computação e Informática. 1,3

4. Cursos de Graduação em áreas afins. 1,0

Seção II - PRODUÇÃO INTELECTUAL E TÉCNICA

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA No DE PONTOS PÁGINA

Livros Publicados em área diretamente ligada ao projeto de pesquisa pretendido

1. Autoria no Exterior 16 pontos por

livro

2. Co-autoria no Exterior 8 pontos por

livro

3. Autoria no País 8 pontos por

livro

4. Co-autoria no País 4 pontos por

livro 5. Organização de livros ou exemplares temáticos de revistas no Exterior 6 pontos por

organização 6. Organização de livros ou exemplares temáticos de revistas no País 4 pontos por organização

(7)

7. Capítulos de Livro publicados no Exterior 4 pontos por capítulo 8. Capítulos de Livro publicados no País 2 pontos por

capítulo

9. Tradução publicada de Livros 3 pontos por

tradução 10. Tradução publicada de artigos científicos ou capítulos. 1 ponto por

tradução (limite 3 traduções) Periódicos publicados na área

1. Trabalhos completos publicados em periódicos com Qualis A1, A2 ou B1 na Ciência da Computação (vide Web Qualis)

8 pontos por trabalho 2. Trabalhos completos publicados em periódicos com Qualis B2, B3, B4 ou B5

na Ciência da Computação (vide Web Qualis)

6 pontos por trabalho 3. Trabalhos completos publicados em periódicos com Qualis N/C Ciência da

Computação (vide Web Qualis), ou que não possuam Qualis na Computação.

3 pontos por trabalho 4. Trabalhos de divulgação cientifica, tecnológica e artística em jornais,

seminários e portais institucionais na Internet.

0,4 por trabalho (limite 5 trabalhos) Comunicações em Congressos Científicos na área

1. Trabalhos completos publicados em eventos com Qualis A1, A2 ou B1 na Ciência da Computação (vide CAPES).

6 pontos por trabalho 2. Trabalhos completos publicados em eventos com Qualis B2, B3, B4 ou B5 na

Ciência da Computação (vide CAPES).

4 pontos por trabalho 3. Trabalhos completos publicados em eventos com Qualis N/C Ciência da

Computação (vide CAPES), ou que não possuam Qualis na Computação.

2 pontos por trabalho 4. Resumos publicados em anais de eventos internacionais. 1 ponto por

resumo (limite 5 resumos)

(8)

5. Resumos publicados em anais de eventos nacionais. 0,7 ponto por resumo (limite 5 resumos) Produção Técnica na área

1. Patentes depositadas em área diretamente ligada ao projeto de pesquisa pretendido

3 pontos por patente (limite

5 depósitos) 2. Patentes registrada em área diretamente ligada ao projeto de pesquisa

pretendido.

5 pontos por patente 3. Software registrado em área diretamente ligada ao projeto de pesquisa

pretendido

3 pontos por item registrado (limite 5 itens) 4. Participação em organização de eventos técnico-científicos internacionais em

área diretamente ligada ao projeto de pesquisa pretendido

1 ponto (máximo 1) 5. Participação Organização de eventos técnico-científicos nacionais em área

diretamente ligada ao projeto de pesquisa pretendido.

0,5 ponto (máximo 0,5) 6. Desenvolvimento de material didático ou instrucional em área diretamente

ligada ao projeto de pesquisa pretendido.

1 ponto por item título ou

licenciado (limite 2 itens) 7. Ministração de mini-cursos ou palestras em eventos técnico-científicos em

área diretamente ligada ao projeto de pesquisa pretendido.

1 ponto por curso (limite 2 itens)

Seção III - ATIVIDADES DE PESQUISA NA ÁREA

TIPO DE ATIVIDADE No DE PONTOS PÁGINA

1. Bolsista em projeto de pesquisa, ensino e extensão aprovado por órgão de fomento (Ministérios, CAPES, CNPq, Empresas, Universidades etc.)

2,5 pontos por semestre (limite 3 anos)

2. Voluntário institucional em projeto de pesquisa, ensino e extensão aprovado por órgão de fomento (Ministérios, CAPES, CNPq, Empresas, Universidades etc.)

1,5 pontos por semestre (limite 3 anos)

3. Voluntário em projeto de pesquisa, ensino e extensão sem órgão de fomento (Laboratórios, Departamentos, Coordenações etc.)

0,5 pontos por semestre (limite 3 anos)

(9)

4. Prêmios (concursos, concurso de TCC, melhor artigo, olimpíadas de programação etc.) em área diretamente ligada ao PPGI

2 pontos por trabalho premiado

(limite 1 prêmio) Seção IV - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA E OUTROS

TIPO DE ATIVIDADE No DE PONTOS PÁGINA

1. Atividade de Magistério superior em área diretamente ligada ao tema projeto de pesquisa pretendido por no mínimo 1 (hum) ano

3 pontos

2. Atividade de monitoria. 0,5 ponto por

semestre (limite de 3 anos) 3. Participação em Programa de Educação Tutorial com dedicação em área

diretamente ligada ao projeto de pesquisa pretendido (certificado por declaração do Tutor)

1 ponto por semestre (limite de 3 anos) 4. Experiência profissional na área como graduado em área diretamente ligada

ao projeto de pesquisa pretendido por no mínimo 1 (hum) ano.

2 pontos

5. Experiência profissional em área diretamente ligada ao projeto de pesquisa pretendido por no mínimo 1 (hum) ano como não-graduado.

1 ponto

6. Especialização em área diretamente ligada ao tema do projeto de pesquisa pretendido.

2 pontos (limite de uma especialização) 7. Treinamentos, disciplinas extracurriculares ou certificações em temas

diretamente ligados ao projeto de pesquisa pretendido.

1 ponto a cada 60 horas ou a cada certificação

(limite de 5 pontos) 8. Disciplinas cursadas no PPGI nos últimos 2 (dois) anos, com nota igual ou

superior a 7 (sete), obrigatória ou com conteúdo programático diretamente relacionado ao projeto de pesquisa pretendido.

1 + [4 * (Nota obtida - 7) / 3] por disciplina (limite de 2 disciplinas)

Referências

Documentos relacionados

CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM DIVERSOS CARGOS DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO – SAAE, DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, SOB O

Também é impor- tante votar para contribuir para o desenvolvimento do município, ser um cidadão activo na escolha dos candi- datos para trabalhar para desenvolver o município

Antônio José Pereira Filho (DFL/PPGF/UFS) Local: Auditório de Geografia. Mini-Curso IV: Filosofia e literatura em relação: poética da imaginação em

638 = paper transport path 639 = paper exit path 640 = duplex entry path For more information, see “Clearing Media Jams” starting on page 16, or press the HELP button on the

A maternidade, e consequentemente a discussão de gênero imbricada dela, emerge de uma forma ambivalente em nossa pesquisa, pois as mulheres investigadas dizem se sentir

MD – Dermatovenereology hospitalar assistant – Dermatology Service, Santa Maria Hospital, Hospital Center North Lisbon (Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Lisboa

Ainda discutindo um pouco da escrita de Dourado, observemos a próxima citação, retirada das palavras do próprio Autran em entrevista cedida a Senra (1983): “Você sabe, João,

- Elaboração de diagnóstico geral - Elaboração de diagnóstico do setor produtivo Definição da Carteira de Projetos Etapa 3 Produtos: - Estratégias do Programa de