• Nenhum resultado encontrado

Entrevista Inovação em dose dupla

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entrevista Inovação em dose dupla"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Fo to: L. R .D elp hi m

Entrevista

Por Juçara Pivaro

Inovação em dose dupla

Uma importante aquisição no setor de empresas fornecedoras de

ingre-dientes ocorreu em 2012, unindo duas grandes forças desse mercado,

quando a Royal DSM adquiriu a Fortitech, Inc. Juarez A. Fairon Rech,

diretor geral do Fortitech South America fala do novo formato de

opera-ção desenvolvido e como ficam as ações da empresa.

(2)

7

IT – Fale da compra da Fortitech por parte da DSM. Quanto tempo levou a negociação até chegar à concre-tização do negócio e qual o valor da compra na ocasião?

JUAREZ FAIRON RECH - A Royal DSM, empresa

glo-bal de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, anunciou em 19 de dezembro de 2012, a conclusão da aquisição da Fortitech, Inc. (Fortitech). A transa-ção, um empreendimento no valor total de US$ 634 milhões (cerca de €495 milhões), fortalece os negó-cios da DSM na área de Nutrição & Saúde Humana, expandindo a presença da empresa na cadeia de valor e agregando recursos adicionais. Como resultado da aquisição, aproximadamente 520 funcionários inte-graram à DSM.

IT – Do ponto de vista administrativo, como ficou a organização da nova empresa?

JUAREZ FAIRON RECH - A DSM tem feito progressos

significativos para integrar seu negócio de pré-mistu-ras com a Fortitech e oferecer um serviço ímpar. O incomparável conhecimento técnico e o serviço ao cliente sem igual, apoiados pelos mais elevados pa-drões de qualidade da indústria, continuarão a ser a essência do nosso serviço. Como parte do trabalho de melhoria contínua da nossa oferta de pré-misturas de nutrientes personalizadas, estamos pedindo que nossos atuais e potenciais clientes participem de uma pesquisa que nos ajudará a fornecer melhores valores e serviços. A pesquisa é anônima e oferece a

oportu-J

uarez A. Fairon Rech foi indicado para assumir, em 1º de outubro de 2013, o cargo de gerente geral regional para a América Latina do negócio de Pré-misturas Hu-manas da Royal DSM, com responsabilidade sobre as fábri-cas do Brasil, Colômbia e México. Atualmente, é diretor geral da Fortitech South America, responsável pelo gerenciamento de todos os aspectos de operação, vendas e controle de qua-lidade da empresa.

Empreendedor com grande experiência em finanças e reestru-turação corporativa, Fairon Rech desempenhou um papel críti-co na criação e no estabelecimento da Fortitech South America. Sob sua visão, iniciativa e liderança, a empresa foi a primeira operação da Fortitech fora dos Estados Unidos, implantada em 1995 em Campinas (SP), com uma operação de distribuição. Em 1996, a Fortitech South America absorveu os negócios de pré-misturas da Merck na região e, em 1998, iniciou o projeto de implantação da fábrica, concluída em 1999, quando expan-diu dramaticamente sua base de clientes e posicionou a em-presa como o parceiro preferido das emem-presas alimentícias, de bebidas e farmacêuticas. Em 2002, continuando sua

expan-são, absorveu os negócios de pré-misturas da Basf na região e, em 2011, iniciou a expansão da fábrica, duplicando sua ca-pacidade de produção e inovando com a implantação das pri-meiras linhas de envase de produtos terminados da Fortitech no mundo. Em dezembro de 2012, a Fortitech Inc foi vendida para a Royal DSM. Durante o ano de 2013, o novo formato de operação foi desenvolvido e a operação de pré-misturas da Royal DSM localizada no Jaguaré, em São Paulo, está sendo transferida e absorvida pela operação de Campinas.

Antes de implantar formalmente a Fortitech no Brasil, Fairon Rech criou a Fairon Rech Produtos Alimentícios Ltda., em-presa fundada em 1992 para ajudar a estabelecer a Fortitech no mercado brasileiro com o intuito de convencer os acionis-tas da Fortitech Inc a investirem no país. Durante três anos, ele investiu seus recursos e esforços para identificar clientes em potencial, apresentar os conceitos da empresa, sensibili-zando os potenciais clientes a experimentarem o modelo pro-posto, conduziu pesquisas de mercado e investigou os aspec-tos estratégicos, logísticos e legais envolvidos na implantação de uma subsidiária.

(3)

Entrevista

nidade de compartilhar opiniões sobre uma variedade de temas, desde a importância da sustentabilidade até as qualificações dos fornecedores, assim como servi-ços adicionais e linhas de produtos que seriam do in-teresse de um fabricante. Além disso, com produtos específicos para necessidades especificas continuando a oferecer grandes oportunidades no cenário de pro-dutos funcionais, uma seção da pesquisa é dedicada a ajudar-nos a determinar quais benefícios de saúde estão em primeiro plano no desenvolvimento de pro-dutos. A pesquisa pode ser acessada visitando o ende-reço: www.fortifyingthefuture.com .

IT – Quais as dificuldades em associar duas marcas for-tes no setor de soluções para indústrias da alimentação?

JUAREZ FAIRON RECH - Nossas empresas são muito

compatíveis e complementares permitindo oferecer soluções completas focadas no cliente. Agora temos a oportunidade de oferecer um serviço global altamen-te conectado e verdadeiramenaltamen-te incomparável, com pontos de contato e conhecimentos regionais.

IT – Como Fortitech e DSM divulgam seus produtos em termos de uso de marca?

JUAREZ FAIRON RECH - Nós estamos

desenvolven-do uma nova marca de serviços que fará parte da divisão de Nutrição & Saúde Humana da DSM. O lançamento desta marca será anunciado no quarto trimestre deste ano.

IT – Desde a fusão, quais foram os principais benefícios para o mercado das indústrias de alimentos e bebidas?

JUAREZ FAIRON RECH - Como mencionado, esta

aquisição nos permitirá interagir com nossos clien-tes com um serviço ímpar e conhecimento técnico incomparável, juntamente com capacidades de ino-vação em ingredientes líderes da indústria. Esta com-binação nos permitirá oferecer completas soluções focadas nos clientes.

IT – Ambas as marcas são fortes nas soluções que apre-sentam ao mercado e contam com setores de P&D também fortes em inovação. Como funciona agora a área de P&D? Há fusão também nessa área?

JUAREZ FAIRON RECH - Somos uma empresa com

centros de inovação com tecnologia de ponta e

recur-Nossas empresas são

muito compatíveis e

complementares,

permitindo oferecer

soluções completas

focadas no cliente.

(4)

9

agilizar o processo de desenvolvimento de produtos do nosso cliente. Além disso, nossos recursos de P&D

in loco asseguram misturas homogêneas, interação

coesa dos ingredientes e integração superior com a fa-bricação do produto acabado. Somente vemos nossas capacidades nesta área expandindo e continuando a ajudar nas demandas de nossos clientes.

IT – Cada uma das partes das empresas deverá ter suas especialidades em forma de marcas dentro da atual formatação da empresa?

JUAREZ FAIRON RECH - Como mencionado, somos

uma empresa com o objetivo de oferecer inovação, co-nhecimento e valor ao processo de desenvolvimento do produto do nosso cliente. Nossas capacidades glo-bais combinadas fornecerão uma impressionante ino-vação em ingredientes líder na indústria, combinada com pré-misturas de nutrientes personalizadas para ajudar nossos clientes a se conectarem com os con-sumidores e a se destacarem nas prateleiras das lojas.

IT – Como vê o mercado das indústrias fornecedoras de ingredientes no Brasil?

JUAREZ FAIRON RECH - Eu acho que é muito

robus-to. Mas, para diferenciar sua empresa, você precisa fornecer serviços de valor agregado que ajudarão um fabricante a não apenas levar seu produto ao mercado mais rápido, mas também a diferenciar seu produto da concorrência. A DSM tem a habilidade de criar uma pré-mistura completa que pode ser embalada em uma lata, pronta para ser rotulada como um produto final para o consumidor.

Nós também oferecemos um serviço de bebidas pron-tas, nas quais podemos incluir todos os nutrientes, adoçantes, estabilizadores, corantes e aromas em uma única solução de bebida em pó. A apresentação é em forma de uma cápsula que se encaixa em pratica-mente qualquer garrafa de água de tamanho padrão. O consumidor pressiona a parte superior da cápsula para liberar a mistura na garrafa e criar uma bebida saudável instantânea. Mais informações sobre este serviço, entre outros, estão disponíveis no endereço: www.fortitech.com/marketready

IT – Como vê o setor das indústrias de alimentos e bebidas, atualmente, no Brasil? Aberto à inovação?

JUAREZ FAIRON RECH - Utilizando os recursos de

desenvolvimento de pré-misturas de nutrientes per-sonalizadas da DSM, nós podemos trabalhar com um

Para diferenciar sua

empresa, você precisa

fornecer serviços de valor

agregado que ajudarão um

fabricante a não apenas

levar seu produto ao mercado

mais rápido, mas também a

diferenciar seu produto da

concorrência.

(5)
(6)
(7)

Entrevista

fabricante para fortificar qualquer um de seus pro-dutos com qualquer nutriente, em qualquer lugar do mundo. No entanto, as diretrizes regulatórias em vá-rias regiões determinam quais nutrientes podem ser formulados em um produto alimentício ou bebida, assim como as alegações sobre o produto que podem ser feitas.

IT – A legislação brasileira é considerada rigorosa em relação a outros países. Esse rigor chega a emperrar a inovação nas indústrias de alimentos e bebidas, fazen-do com que muitos desenvolvimentos das empresas de ingredientes fiquem sem aplicação no Brasil?

JUAREZ FAIRON RECH - Os fabricantes de

ingredien-tes que se interessam em ter seus produtos aprovados para o uso em alimentos ou bebidas, juntamente com alegações específicas de saúde, precisam apoiar as au-toridades sobre quaisquer estudos ou pesquisas que suportem seus benefícios e uso em um produto ali-mentício ou bebida. A restrição orçamentária gover-namental, que impede os investimentos e a estrutura-ção adequada das equipes da autoridade, faz com que exista uma sobrecarga de trabalho com consequente demora nas demandas da indústria e modernização dos conceitos e procedimentos.

IT – As indústrias brasileiras têm investido em ino-vação ou estão abaixo do que se investe no exterior?

JUAREZ FAIRON RECH - Eu penso que elas estão

an-siosas para trazer novos produtos inovadores para o mercado, mas, novamente, elas precisam aderir ao que a autoridade reguladora lhes permitirá comuni-car e fazer. É assim para todas as indústrias ao redor do mundo. Algumas regiões podem ser mais toleran-tes com as alegações que podem ser feitas, enquanto outras são muito mais rigorosas.

IT – Fale dos novos produtos disponibilizados ao mercado após a compra da Fortitech pela DSM. Quais valem destaque pela tecnologia utilizada?

JUAREZ FAIRON RECH - Como fornecedores de

pré--misturas de nutrientes personalizadas, trabalhamos com nossos clientes para determinar as formas de apresentação ideais do mercado a serem usados na fortificação de seus produtos de uma maneira

impar-O Brasil oferece enormes

o p o r t u n i d a d e s . O s

consumidores brasileiros

estão se educando quanto

aos benefícios de bem-estar

em longo prazo de uma

dieta saudável. Eles estão

procurando ativamente por

produtos que possam ajudar

a preencher lacunas de

nutrientes em suas dietas,

assim como produtos que

possam abordar uma

variedade de benefícios

de saúde, que vão desde a

saúde cardiovascular até o

controle de peso.

(8)

13

mais em pré-misturas com ingredientes únicos como o ômega 3, corantes naturais e ingredientes funcio-nais. Destacando que sempre consideramos as possí-veis interações dos ingredientes em qualquer estágio do ciclo de desenvolvimento do produto, ajustando e customizando cada pré-mistura individualmente para evitar quaisquer problemas com sabor, vida útil, es-tabilidade e palaes-tabilidade. Estes são pontos cruciais que precisam ser abordados para garantir um produto de consumo de sucesso.

IT – Quais considera as principais tendências de mer-cado em soluções de ingredientes para médio prazo? A empresa já está com olhos nas novas tendências?

JUAREZ FAIRON RECH - O Brasil oferece enormes

oportunidades. Os consumidores brasileiros estão se educando quanto aos benefícios de bem-estar em longo prazo de uma dieta saudável. Eles estão procu-rando ativamente por produtos que possam ajudar a preencher lacunas de nutrientes em suas dietas, assim como produtos que possam abordar uma variedade de benefícios de saúde, que vão desde a saúde car-diovascular até o controle de peso. Nutrientes como os ácidos graxos ômega-3, corantes naturais, fibras, ingredientes para nutrição esportiva são populares e continuarão assim no futuro próximo. Nós oferece-mos um portfolio completo e único de ômega-3, com a opção de origem vegetal life’sDHA ou de óleo de pei-xeMEG-3®, sempre com uma excelente base científica para apoiar seus benefícios.

IT – Os horizontes da economia brasileira mudaram muito neste ano. As expectativas de crescimento já não são tão otimistas como em 2012. De que forma esse panorama pode afetar as indústrias de alimentos e bebidas e as fornecedoras de ingredientes?

JUAREZ FAIRON RECH - O consumidor de hoje tem

um grande interesse em sua saúde pessoal e continua-rá a procurar por alimentos e bebidas que contribuam com seu bem-estar em geral. Simplificando, as pes-soas precisam se alimentar e as indústrias nas quais trabalhamos devem continuar a crescer. Alimentos e bebidas são mercadorias que todos precisamos para sobreviver e viver com qualidade, desta forma, aca-bam economizando de outras formas mais adequa-das, tais como em entretenimento, jantar fora e uma lista de outras categorias, onde o gasto de uma renda pode e será reduzido.

A restrição orçamentária

gover namental, que

im-pede os investimentos e a

estrutura ção adequada

das equipes da

autori-dade, faz com que exista

uma sobrecarga de

tra-balho com consequente

demora nas demandas

da indústria e

moderni-zação dos conceitos e

pro-cedimentos.

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Levando em conta a metodologia proposta, para a análise dos argumentos mediante a identificação e resolução do estudo de caso, verificamos a qualidade de boa argumentação

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

A prática delas também é norteada pelos saberes adquiridos com a experiência, esta é produzida por elas no seu cotidiano docente, num processo permanente de reflexão

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo