• Nenhum resultado encontrado

Resposta: C Comentário: Resposta: D Comentário: Item I: falso. Item II: verdadeiro. Item III: verdadeiro Item IV: falso. Resposta: B Comentário:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resposta: C Comentário: Resposta: D Comentário: Item I: falso. Item II: verdadeiro. Item III: verdadeiro Item IV: falso. Resposta: B Comentário:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1.

Resposta: C

Comentário: A colchicina é uma substância utilizada em preparações citológicas para a montagem de cariótipos e no tratamento quimioterápico do câncer. Ela age inibindo a polimerização da tubulina nos microtúbulos, o que impede a formação das fibras do fuso e, consequentemente, a separação das cromátides irmãs na anáfase, que não ocorre, de modo que a célula se mantém em metáfase indefinidamente.

2.

Resposta: D

Comentário: Analisando o gráfico: - 1 representa G1;

- 2 representa S; - 3 representa G2; - 4 representa mitose. Assim:

Item I: falso. A fase 2 representa S e a fase 3 representa G2. Item II: verdadeiro. A mitose ocorre na fase 4.

Item III: verdadeiro. Na prófase (início da mitose), ocorre desorganização da carioteca.

Item IV: falso. O nucléolo desaparece na prófase (início da mitose) e apenas reaparece na telófase (fim da mitose), podendo ser observado apenas na intérfase (G1, S e G2).

3.

Resposta: B

Comentário: Intérfase é o período do ciclo celular onde a célula não está se dividindo. Nela, pode-se reconhecer estruturas como um núcleo bem delimitado por carioteca, DNA desespiralizado na forma de cromatina e um ou mais nucléolos. A intérfase se subdivide em G1, S e G2, sendo que em S ocorre a replicação do DNA, de modo que cada cromossomo simples (com uma cromátide) em G1 passa a ser um cromossomo duplo (com duas cromátides irmãs idênticas) em G2. Também ocorre duplicação dos centríolos, passando a haver, no final de G2, dois pares de centríolos por célula. Seguida à interfase, ocorre a mitose, que se divide em 4 etapas:

1. Prófase, onde ocorre: - espiralização do DNA; - desorganização da carioteca; - desaparecimento dos nucléolos;

- migração dos centríolos para os pólos da células;

- formação das fibras do fuso (dos microtúbulos do citoplasma) e do áster (dos microtúbulos dos centríolos). 2. Metáfase, onde ocorre:

- organização dos cromossomos na placa equatorial; - espiralização máxima dos cromossomos.

3. Anáfase, onde ocorre:

- contração do fuso, com ruptura longitudinal dos centrômeros e separação das cromátides irmãs em cromossomos filhos; - migração dos cromossomos filhos para os pólos da célula.

4. Telófase, onde ocorre:

- desespiralização dos cromossomos;

- reorganização da carioteca a partir do retículo endoplasmático rugoso; - reaparecimento dos nucléolos;

- desaparecimento do fuso e do áster; - citocinese, ou seja, divisão do citoplasma. Assim, analisando cada item:

I. A duplicação dos cromossomos ocorre no período S da intérfase.

II. A presença de cromossomos condensados e posicionados no equador da célula se dá na metáfase. III. A separação das cromátides-irmãs se dá na anáfase.

4.

Resposta: D

Comentário: A mitose é um tipo de divisão celular que produz células geneticamente iguais às células parentais, ou seja, não apresenta variabilidade genética. Em organismos unicelulares, a mitose tem papel de reprodução assexuada por bipartição ou cissiparidade. Já em organismos multicelulares, a mitose tem papel de regeneração de células (item I verdadeiro) e crescimento, tanto em indivíduos saudáveis (item III verdadeiro) como em situações patológicas como o câncer (item IV verdadeiro). A formação de gametas como espermatozoides e óvulos se dá por outro tipo de divisão celular, a meiose, que envolve variabilidade genética e gera células com metade do número de cromossomos das células parentais.

5.

(2)

Resposta: A

Comentário: Em células animais, a citocinese, divisão do citoplasma na telófase da divisão celular, é dita centrípeta, ocorrendo por estrangulamento do citoplasma por um anel contrátil de actina e miosina na região de placa equatorial. Assim, as proteínas 1 e 2 que agem no anel contrátil responsável pela citocinese animal são, respectivamente a miosina (encontrada nos miofilamentos contráteis espessos) e a actina (encontrada nos miofilamentos contráteis delgados).

6.

Resposta: D

Comentário: Identificando a fase da mitose em que cada célula se encontra:

- As células em intérfase (D) podem ser reconhecidas pelo núcleo uniforme, o que indica a presença de carioteca, e pelo material genético homogêneo, o que indica que não há cromossomos individualizados (o material genético está desespiralizado).

- As células em prófase (F) podem ser identificadas pelo núcleo irregular, o que indica que a carioteca está se desorganizando, e pelo material genético que começa a ficar heterogêneo, o que indica que ele está condensando.

- As células em metáfase (B, E) têm os cromossomos bem individualizados e espiralizados, mais ou menos na região central da célula (placa equatorial).

- As células em anáfase (A, C) apresentam cromossomos em forma de letra V deitada, com os vértices voltados para os pólos da célula, o que indica que os cromossomos filhos estão migrando para esses polos.

- As células em telófase (G, H) possuem dois núcleos menores que o das células em intérfase, o que indica que a cariocinese já foi concluída.

Assim, as células em anáfase são A e C.

7.

Resposta: C

Comentário: Analisando cada item:

Item I. A anáfase é a fase da mitose em que ocorre divisão longitudinal dos centrômeros, separando as cromátides irmãs e quebrando cada cromossomo duplo em dois cromossomos simples.

Item II. A prófase é a primeira fase da mitose, sendo caracterizada pela desorganização da carioteca, pela espiralização do DNA, pelo desaparecimento do nucléolo, pela duplicação do centro celular (onde os centríolos se localizam) e pela formação das fibras do fuso. Item III. Na metáfase, os cromossomos estão organizados na placa equatorial em máximo grau de espiralização.

Item IV. Na telófase, ocorre reorganização da carioteca, desespiralização do DNA, reorganização do carioteca, fim da cariocinese e citocinese, ou seja, divisão do citoplasma, que em células animais é centrípeta, de fora por dentro por estrangulamento, e em células vegetais é centrífuga, de dentro para fora pela formação da lamela média e daí da parede celular.

8.

Resposta: A

Comentário: A mitose se divide em quatro etapas: prófase (4), na qual a carioteca começa a se desorganizar, de modo que as bordas do núcleo ficam irregulares, e os cromossomos começam a se condensar, de modo que o núcleo assume um aspecto heterogêneo; metáfase (3), na qual os cromossomos estão na região equatorial da célula em máximo grau de condensação; anáfase (1), na qual ocorre quebra do centrômero e separação das cromátides irmãs, de modo que cada cromossomo duplicado na fase S da interfase origina dois cromossomos simples que migram para os polos da célula; e telófase (2), na qual os cromossomos filhos atingem os polos da célula, havendo reorganização da carioteca e descondensação dos cromossomos, terminando a cariocinese e ocorrendo a citocinese.

9.

Resposta: A

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. O ciclo celular se divide em duas grandes fases, a interfase e a divisão celular. A interfase se subdivide em três etapas: G1, onde ocorre transcrição e tradução, S, onde ocorre replicação do DNA, e G2, onde ocorre transcrição e tradução.

Item B: verdadeiro. Em G1, ocorre transcrição do DNA em RNA e tradução do RNA em proteínas, muitas das quais se acumulam na região citoplasmática.

Item C: verdadeiro. O DNA se associa a proteínas denominadas histonas, formando a cromatina. Em G1, cada cromonema (filamento de cromatina na interfase) possui uma cromátide, mas quando ocorre a replicação do DNA em S, cada cromonema duplo passa a ter duas cromátides, de modo que novas histonas têm que ser adicionadas para sua formação.

Item D: verdadeiro. Na mitose, as cromátides irmãs de um cromossomo duplo são separadas pela ruptura dos centrômeros, o que se dá pelas fibras do fuso. A ligação das fibras do fuso com os centrômeros se dá por estruturas denominadas de cinetócoros, formados por um sistema de proteínas e enzimas.

Item E: verdadeiro. Terminada a intérfase, com a fase G2, a célula entre na fase M (mitose) do ciclo celular. 10.

Resposta: B

Comentário: Analisando cada item:

(3)

Item II: verdadeiro. Na metáfase, ocorre máximo grau de condensação da cromatina nos cromossomos, de modo que é possível visualizar as duas cromátides de cada cromossomo duplo, as quais são produzidas na fase S da interfase.

Item III: verdadeiro. Na anáfase, ocorre contração das fibras do fuso e ruptura longitudinal dos centrômeros, de modo que cada cromossomo duplo com duas cromátides origina dois cromossomos simples com uma cromátide cada.

Item IV: falso. A disposição dos cromossomos na zona equatorial da célula é característica da metáfase, sendo a telófase caracterizada pela chegada dos cromossomos filhos produzidos na anáfase nos polos da célula, se seguindo a reorganização da carioteca e a descondensação do DNA.

11.

Resposta: C

Comentário: Em células animais, a mitose é cêntrica, apresentando centríolos, astral, apresentando áster, e de citocinese centrípeta, ocorrendo de fora para dentro por estrangulamento através de um anel contrátil de actina e miosina. Em células vegetais, a mitose é acêntrica, não apresentando centríolos, anastral, não apresentando áster, e de citocinese centrífuga, ocorrendo de dentro para fora por formação da lamela média entre os núcleos que se formam na cariocinese na telófase.

12.

Resposta: C

Comentário: Analisando cada item sobre a mitose:

I. A prófase (imagem 3) se caracteriza pela desorganização da carioteca e pela condensação dos cromossomos (C);

II. A metáfase (imagem 2) se caracteriza pela ausência de carioteca e pela organização dos cromossomo em máxima condensação na placa equatorial da célula (A);

III. A anáfase (imagem 4) se caracteriza pela ruptura dos centrômeros, com separação das cromátides irmãs em cromossomos filhos, os quais migram para os polos da célula (D);

IV. A telófase (imagem 1) se caracteriza pela chegada dos cromossomos filhos aos polos da célula, havendo reorganização da carioteca e descondensação dos cromossomos (B);

V. A citocinese (imagem 5), que ocorre ao fim da telófase, é a divisão do citoplasma na mitose, ocorrendo em células vegetais de modo centrífugo, ou seja, de dentro para fora através da formação de uma lamela média a partir de fragmoplastos derivados do complexo de Golgi, e a partir daí de uma parede celular entre os núcleos filhos que se formaram na cariocinese (E).

13.

Resposta: E

Comentário: Identificando a fase da mitose em que cada célula se encontra:

- As células em intérfase (1) podem ser reconhecidas pelo núcleo uniforme, o que indica a presença de carioteca, e pelo material genético homogêneo, o que indica que não há cromossomos individualizados (o material genético está desespiralizado).

- As células em prófase (2) podem ser identificadas pelo núcleo irregular, o que indica que a carioteca está se desorganizando, e pelo material genético que começa a ficar heterogêneo, o que indica que ele está condensando.

- As células em metáfase (3) têm os cromossomos bem individualizados e espiralizados, mais ou menos na região central da célula (placa equatorial).

- As células em anáfase (4) apresentam cromossomos em forma de letra V deitada, com os vértices voltados para os pólos da célula, o que indica que os cromossomos filhos estão migrando para esses pólos.

- As células em telófase (5) possuem dois núcleos menores que o das células em intérfase, o que indica que a cariocinese já foi concluída.

Assim, a fase 5 corresponde à telófase, onde ocorre a desespiralização dos cromossomos. A citocinese vegetal é centrífuga, a partir da formação da lamela média (fragmoplastos), correspondendo à estrutura apontada pela seta.

14.

Resposta: A

Comentário: Analisando cada figura:

- Na figura 1, os cromossomos localizados na placa equatorial (A) indicam que a célula se encontra em metáfase (II).

- Na figura 2, as células estão concluindo a divisão do núcleo, com reorganização da carioteca, desespiralização dos cromossomos e reaparecimento dos nucléolos (C), indicando se tratar de telófase (IV).

- Na figura 3, a presença de carioteca e o início da condensação dos cromossomos (D) mostram que se trata de prófase (I). - Na figura 4, a migração dos cromossomos para os pólos da célula (B) indicam que a célula se encontra em anáfase (III). 15.

Resposta: D

Comentário: O ciclo celular se divide em duas grandes fases, a interfase e a divisão celular. Na interfase (imagem 1), as células mantêm carioteca delimitando o núcleo, apresentam o DNA desespiralizado na forma de cromatina e apresentam nucléolo, se subdividindo em três etapas: G1, onde ocorre transcrição e tradução, S, onde ocorre replicação do DNA, na qual cada cromossomo simples passa a seu cromossomo duplo com duas cromátides irmãs idênticas, e G2, onde ocorre transcrição e tradução. Na mitose, ocorrem 4 etapas: a prófase (imagem 2), onde a carioteca começa a se desorganizar, o DNA começa a se espiralizar para formar

(4)

cromossomos e os nucléolos desaparecem; a metáfase, onde os cromossomos em máxima espiralização estão dispostos na região equatorial da célula; a anáfase (imagem 3), onde ocorre separação das cromátides irmãs e cada cromossomo duplo é quebrado em dos cromossomos simples que migram para os polos da célula; e a telófase (imagem 4), onde os cromossomos filhos chegam aos polos da célula, ocorrendo então reorganização da carioteca, desespiralização do DNA e reaparecimento dos nucléolos, finalizando a cariocinese e ocorrendo a citocinese. Se N é a quantidade de DNA em uma célula haploide, a célula diploide em G1 possui 2N, e após a replicação do DNA, no fim de S e em G2, a célula possui 4N. Assim:

- a célula da imagem 1 em G1 possui 2N, e em G2 possui 4N; - a célula da imagem 2 em prófase possui 4N;

- a célula da imagem 3 em anáfase possui 4N (apesar de que os cromossomos duplos estão sendo quebrados em cromossomos simples);

- cada uma das células da imagem 4 em telófase possui 2N (pois volta a apresentar cromossomos simples após a separação das cromátides irmãs na anáfase).

16.

Resposta: A

Comentário: Em humanos, o número diplóide de cromossomos é 2n = 46. Assim, em G1, ocorrem 46 cromossomos simples por célula, cada qual com uma cromátide, ou seja, com uma molécula de DNA, com um total de 46 moléculas de DNA por célula. Em G2, após a replicação em S, ocorrem 46 cromossomos duplos por célula, cada qual com duas cromátides, ou seja, com duas moléculas de DNA, com um total de 92 moléculas de DNA por célula. Assim, no início da intérfase, em G1, ocorrem 46 moléculas de DNA por célula humana.

17.

Resposta: A

Comentário: A mitose é uma forma de divisão celular que gera células geneticamente idênticas às células iniciais (clones das células iniciais), ou seja, sem variabilidade genética. A mitose tem o papel de reprodução em organismos unicelulares (fala-se em bipartição ou cissiparidade ou divisão binária) e o papel de crescimento e regeneração em organismos pluricelulares. São tecidos com intensa atividade mitótica relacionada à renovação celular, nos animais, epiderme e medula óssea, e nos vegetais, meristemas (como aqueles encontrados no ápice de raiz e de caule).

18.

Resposta: E

Comentário: Substâncias químicas como a colchicina e a vinblastina interrompem a mitose porque inibem a polimerização dos microtúbulos citoplasmáticos, impedindo a formação das fibras do fuso. Assim, quando os cromossomos estão na placa equatorial na metáfase, não há fibras para tracionarem os mesmos aos pólos da célula, não ocorrendo a ruptura do centrômero e a separação das cromátides irmãs que caracterizam a anáfase, e a célula fica permanentemente em metáfase. Tais substâncias são usadas na montagem de cariótipos e no tratamento quimioterápico do câncer. Ao impedir a formação dos microtúbulos, a vinblastina impede a ruptura dos centrômeros e a separação das cromátides irmãs, conseqüentemente impedindo a migração dos cromossomos para os pólos da célula. Assim, cada cromossomo permanece com duas cromátides, e ao originar uma nova célula, cada cromátide dessas passa a se comportar como um novo cromossomo, de modo que os quatro cromossomos duplicados (com um total de oito cromátides) passa, a se comportar como oito cromossomos.

19.

Resposta: C

Comentário: Analisando cada item:

Item I: falso. Durante a citocinese, ocorre também divisão das organelas do citoplasma dividido.

Item II: verdadeiro. Em células animais, a citocinese, divisão do citoplasma na telófase da divisão celular, é dita centrípeta, ocorrendo por estrangulamento do citoplasma por um anel contrátil de actina e miosina na região de placa equatorial.

Item III: verdadeiro. Durante a intérfase, ocorre replicação do DNA nuclear, o que é estimulado por substâncias químicas conhecidas como fatores de crescimento, que também estimulam a replicação do DNA das mitocôndrias; como as mitocôndrias são evolutivamente derivadas de bactérias, a replicação do DNA das duas estruturas é bastante semelhante. O mesmo acontece com o DNA das mitocôndrias, que sofrerão um processo de divisão muito semelhante ao que ocorre nas bactérias.

Item IV: falso. Cabe ao retículo endoplasmático rugoso a reorganização da carioteca após a divisão celular. 20.

Resposta: B

Comentário: No processo de replicação (auto-duplicação) do DNA, as pontes de hidrogênio entre as duas fitas são quebradas pela enzima DNA helicase, expondo as bases nitrogenadas de ambas as fitas. A partir daí, a enzima DNA polimerase adiciona novos nucleotídeos às bases expostas, seguindo a regra de pareamento entre adenina e timina e entre guanina e citosina. Assim, a replicação do DNA é semiconservativa, uma vez que cada molécula filha conserva uma cadeia do DNA parental e produz uma nova cadeia. Uma vez que as células foram colocadas para se dividir em um tubo de ensaio contendo meio de cultura com nucleotídeos radioativos, ao haver a replicação semi-conservativa do DNA, cada cromossomo duplo gerado apresentará duas cromátides irmãs, ou seja, duas

(5)

moléculas de DNA, cada qual conservando a fita parental com nucleotídeos não radioativos e produzindo uma fita nova com nucleotídeos radioativos. Assim, cada cromossomo duplo será formado de duas cromátides, ou seja, duas moléculas de DNA híbridas (com uma fita radioativa e a outra fita não radioativa). Ao completarem o ciclo mitótico, com a separação das cromátides irmãs em cromossomos filhos, cada célula filha apresentará cromossomos simples com uma cromátide, ou seja, uma molécula de DNA híbrida (com uma fita radioativa e a outra fita não radioativa). Uma vez que as células filhas foram transferidas para um novo meio de cultura sem nucleotídeos radioativos. Assim, ao haver a replicação semi-conservativa do DNA, cada cromossomo duplo gerado apresentará duas cromátides irmãs, ou seja, duas moléculas de DNA, cada qual conservando a fita parental e produzindo uma fita nova. Como esses cromossomos simples que se duplicam são dotados de DNA híbrido (com uma fita radioativa e a outra fita não radioativa), ao produzirem cromossomos duplos com duas cromátides, cada uma das cromátides mantém a fita parental radioativa e produz uma fita nova não radioativa (cromátide híbrida) e a outra cromátide mantém a fita parental não radioativa e produz uma fita nova não radioativa (cromátide não radioativa). Uma vez que esse novo meio de cultura contém colchicina, não ocorre anáfase, não havendo separação dessas cromátides irmãs, de modo que os cromossomos permanecem em metáfase, duplicados, cada qual com uma cromátide híbrida (com um DNA híbrido, com uma fita radioativa e outra não radioativa) e uma cromátide não radioativa (com um DNA com as duas fitas não radioativas). Conclui-se então que a marcação radiativa nessas células vai ser encontrada em apenas uma das cromátides (“cromátide híbrida”) de todos os cromossomos das células, ou seja, em ambos os cromossomos de cada par de homólogos.

21.

Resposta: D

Comentário: Analisando o diagrama, temos que a intérfase é a maior fase do ciclo celular, correspondendo então a VII (G1), I (S) e II (G2), de modo que a mitose corresponde a III (prófase), IV (metáfase), V (anáfase) e VI (telófase). Assim:

Item A: verdadeiro. A fase I corresponde ao período S da intérfase, na qual ocorre a replicação do DNA; no processo de replicação do DNA, uma das cadeias, chamada líder, é produzida de forma contínua, e a outra cadeia, chamada retardada, é produzida de forma descontínua, através de segmentos denominados fragmentos de Okazaki.

Item B: verdadeiro. A fase IV corresponde à metáfase, e nela se tem o grau máximo de espiralização (compactação) do DNA. Item C: verdadeiro. A fase VII corresponde a G1, onde os cromossomos são simples (com apenas uma cromátide) e com metade da quantidade de DNA da fase II, que corresponde a G2, onde os cromossomos são duplos (com duas cromátides irmãs).

Item D: falso. As fases V e VI correspondem, respectivamente, à anáfase e telófase, onde, na mitose, ocorre a separação das cromátides-irmãs dos cromossomos duplos, originando cromossomos simples, ou seja, cada qual com apenas uma cromátide.

Item E: verdadeiro. A fase III corresponde à prófase, onde, na mitose, não ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos, fenômeno exclusivo da meiose.

22.

Resposta: B

Comentário: Por se tratar da metáfase da mitose, os cromossomos não se encontram pareados, como se encontram na meiose. Portanto, as alternativas c), d) e e) são incorretas. Na metáfase da mitose, em célula n = 8, os cromossomos estarão distintos, sendo cada um com 2 cromátides, pois é o resultado da duplicação do DNA na interfase. Portanto, a alternativa b) é correta, já que a alternativa a) não leva em conta a duplicação do DNA.

23.

Resposta: D

Comentário: A interfase é fase do ciclo celular em que a célula não está em divisão, se subdividindo em G1, S e G2; em seguida, ocorre a divisão celular. Em G1, ocorre transcrição (síntese de RNAm) e tradução (síntese de proteínas), em S ocorre a replicação do DNA, e em G2 ocorre novamente transcrição (síntese de RNAm) e tradução (síntese de proteínas). Analisando cada item:

Item A: falso. O período S da interfase é o período no qual ocorre a síntese do DNA, sendo de 7 horas, menos que a soma dos períodos nos quais não há síntese de DNA, que correspondem a G1 (5 horas), G2 (3 horas) e mitose (1 hora).

Item B: falso. O ciclo celular envolve a interfase e a divisão celular, de modo que a quantidade de material genético dobra de em S e retorna ao normal na anáfase da mitose.

Item C: falso. Não ocorre pareamento cromossômico na mitose, mas apenas na meiose.

Item D: verdadeiro. Em S, a replicação do DNA faz com que cada cromossomo simples (com uma cromátide) em G1 passe a ser um cromossomo duplo (com duas cromátides) em G2, na prófase da mitose e na metáfase da mitose. Na anáfase da mitose, a separação das cromátides irmãs faz com que cada cromossomo volte a ser simples (com uma cromátide) na telófase da mitose. Assim, na mitose, as cromátides estão duplicadas na prófase (36 minutos) e na metáfase (3 minutos), se separando na anáfase (3 minutos) e separada na telófase (18 minutos).

Item E: falso. A fase mais longa da mitose é a prófase, e a separação das cromátides-irmãs se dá na anáfase. 24.

Resposta: C

Comentário: Analisando a figura, temos que 1 é prófase, 2 é metáfase, 3 é anáfase e 4 é telófase. Assim:

Item A: falso. A fase 1 corresponde à Prófase, onde ocorre espiralização do DNA, com diminuição no comprimento e aumento na espessura das cromátides.

(6)

Item B: falso. A fase 2 corresponde à Metáfase, onde os cromossomos estão em máxima espiralização na placa equatorial, mas não em pareamento, o que só ocorre na meiose.

Item C: verdadeiro. A fase 3 corresponde à Anáfase, onde ocorre contração dos microtúbulos do fuso, levando à separação das cromátides irmãs.

Item D: falso. A fase 4 corresponde à Telófase, onde ocorre a citocinese, ou seja, a separação do citoplasma.

Item E: falso. Os centríolos se duplicam na interfase, migram para os polos na Prófase e se separam na citocinese na Telófase, mas não são eliminados.

25.

Resposta: A

Comentário: Na célula em questão, com número diplóide 2n=8, temos que:

- Em G1 (até 12 horas), a célula apresenta 2n = 8 cromossomos simples, cada qual com uma cromátide, com um total de 8 cromátides, ou seja, 8 moléculas de DNA.

- Em S (de 12 até 12 + 8 = 20 horas), ocorre duplicação do DNA, de modo que cada cromossomo simples (com uma cromátide) passa a ser um cromossomo duplo (com duas cromátides irmãs);

- Em G2 (de 20 até 20 + 3 horas = 23 horas), a célula apresenta 2n = 8 cromossomos duplos, cada qual com duas cromátides, com um total de 16 cromátides, ou seja, 16 moléculas de DNA.

Assim, analisando cada item:

Item A: verdadeiro. Em 20 horas (12 + 8 horas), a célula em questão passou de S, apresentando 8 cromossomos duplos, ou seja, cada qual com duas cromátides, ou seja, com 16 moléculas de DNA.

Item B: falso. Em 12 horas, a célula em questão está em G1, apresentando 8 cromossomos simples, ou seja, cada qual com uma cromátide, ou seja, com 8 moléculas de DNA.

Item C: falso. Em 23 horas (12 + 8 + 3 horas), a célula em questão está em G2, de modo que ainda está em intérfase, com carioteca delimitando o núcleo celular e DNA desespiralizado.

Item D: falso. A célula só apresentará dois núcleos distintos após a telófase da mitose, ou seja, ao fim das 24 horas do ciclo (12 + 8 + 3 + 1 horas).

Item E: falso. Em 12 horas, a célula em questão está em G1, apresentando 8 cromossomos simples, ou seja, cada qual com uma cromátide, ou seja, com 8 moléculas de DNA.

26.

Resposta: D

Comentário: Identificando a fase da mitose em que cada célula se encontra:

- As células em intérfase (II) podem ser reconhecidas pelo núcleo uniforme, o que indica a presença de carioteca, e pelo material genético homogêneo, o que indica que não há cromossomos individualizados (o material genético está desespiralizado).

- As células em prófase (III) podem ser identificadas pelo núcleo irregular, o que indica que a carioteca está se desorganizando, e pelo material genético que começa a ficar heterogêneo, o que indica que ele está condensando.

- As células em metáfase (I) têm os cromossomos bem individualizados e espiralizados, mais ou menos na região central da célula (placa equatorial).

- As células em anáfase (IV) apresentam cromossomos em forma de letra V deitada, com os vértices voltados para os polos da célula, o que indica que os cromossomos filhos estão migrando para esses polos.

- As células em telófase possuem dois núcleos menores que o das células em intérfase, o que indica que a cariocinese já foi concluída. Analisando cada item:

Item A: falso. Células vegetais (como as da cebola) não apresentam centríolos.

Item B: falso. Durante toda a mitose, como o DNA está espiralizado (inativo), não ocorre síntese protéica. Item C: falso. Durante a mitose não ocorre redução cromossômica para a formação de células haploides.

Item D: verdadeiro. As células em metáfase se apresentam com o fuso completamente formado e ligado aos centrômeros dos cromossomos pelos cinetócoros.

27.

Resposta: VFVF

Comentário: Previamente à divisão celular, ocorre a interfase, onde uma série de eventos são necessários para induzir a mitose: 1º item: verdadeiro. Existem substâncias denominadas de fatores de crescimento que agem como sinais reprodutivos que induzem a mitose, induzindo também o crescimento da célula em volume e superfície, para que se possa originar duas novas células.

2º item: falso. Para a divisão dos centrômeros na mitose, não ocorrem genes específicos, mas sim a ação das fibras do fuso, as quais são produzidas devido à expressão de certos genes.

3º item: verdadeiro. Na fase S da interfase, ocorre replicação do DNA, para que se possa segregar cada cópia do DNA para cada célula filha, o que se dá na anáfase pela separação das cromátides irmãs.

4º item: falso. Não ocorre troca de material genético no processo de mitose, não ocorrendo variabilidade genética. 28.

(7)

Comentário: Analisando cada item:

1º item: verdadeiro. Em gatos, o número diplóide de cromossomos é 2n = 38, de modo que ocorrem n = 19 pares de cromossomos homólogos. Assim, em G1, ocorrem 38 cromossomos simples por célula, cada qual com uma cromátide, ou seja, com uma molécula de DNA, com um total de 38 moléculas de DNA por célula. Em G2, após a replicação em S, ocorrem 38 cromossomos duplos por célula, cada qual com duas cromátides, ou seja, com duas moléculas de DNA, com um total de 76 moléculas de DNA por célula. 2º item: verdadeiro. Em cães, o número diplóide de cromossomos é 2n = 78, de modo que ocorrem n = 39 pares de cromossomos homólogos. Assim, em G1, ocorrem 78 cromossomos simples por célula, cada qual com uma cromátide, ou seja, com uma molécula de DNA, com um total de 78 moléculas de DNA por célula. Em G2, após a replicação em S, ocorrem 78 cromossomos duplos por célula, cada qual com duas cromátides, ou seja, com duas moléculas de DNA, com um total de 156 moléculas de DNA por célula. Na metáfase, esses 39 pares de cromossomos (78 cromossomos) estão dispostos de modo alinhado na região equatorial da célula. (Observação: Os cromossomos homólogos não estarão pareados na placa equatorial, o que só ocorre na metáfase 1ª divisão meiótica.) 3º item: falso. Em drosófilas, o número diplóide de cromossomos é 2n = 8, de modo que ocorrem n = 4 pares de cromossomos homólogos. Assim, em G1, ocorrem 8 cromossomos simples por célula, cada qual com uma cromátide, ou seja, com uma molécula de DNA, com um total de 8 moléculas de DNA por célula. Em G2, após a replicação em S, ocorrem 8 cromossomos duplos por célula, cada qual com duas cromátides, ou seja, com duas moléculas de DNA, com um total de 16 moléculas de DNA por célula.

4º item: falso. Em humanos, o número diplóide de cromossomos é 2n = 46, de modo que ocorrem n = 23 pares de cromossomos homólogos. Assim, em G1, ocorrem 46 cromossomos simples por célula, cada qual com uma cromátide, ou seja, com uma molécula de DNA, com um total de 46 moléculas de DNA por célula. Em G2, após a replicação em S, ocorrem 46 cromossomos duplos por célula, cada qual com duas cromátides, ou seja, com duas moléculas de DNA, com um total de 92 moléculas de DNA por célula. Na prófase, esses 23 pares de cromossomos (46 cromossomos) estão iniciando o processo de espiralização.

5º item: falso. Em cebolas, o número diplóide de cromossomos é 2n = 16, de modo que ocorrem n = 8 pares de cromossomos homólogos. Assim, em G1, ocorrem 16 cromossomos simples por célula, cada qual com uma cromátide, ou seja, com uma molécula de DNA, com um total de 16 moléculas de DNA por célula. Em G2, após a replicação em S, ocorrem 16 cromossomos duplos por célula, cada qual com duas cromátides, ou seja, com duas moléculas de DNA, com um total de 32 moléculas de DNA por célula. Na telófase, as células filhas geradas são idênticas àquelas que iniciaram o ciclo celular em G1, ou seja, com 16 cromossomos simples e, consequentemente, 16 moléculas de DNA.

29.

Resposta: FFFVF

Comentário: Analisando cada item:

1º item: falso. A carioteca é derivada do retículo endoplasmático rugoso, e não do retículo endoplasmático liso.

2º item: falso. Nos cromossomos eucarióticos, a molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA) enrola-se em torno de oito moléculas de proteínas ácidas, denominadas histonas, formando unidades estruturais cromossômicas denominadas nucleossomas.

3º item: falso. A intérfase não é um período de repouso da célula, uma vez ocorre síntese de RNAm e proteínas em G1 e G2 e replicação do DNA em S; quando se inicia a mitose, ocorre espiralização do DNA, de modo que ele fica inativo para as atividades de produção de RNAm e proteínas.

4º item: verdadeiro. A região organizadora de nucléolo ou zona SAT de DNA de um cromossomo é responsável pela síntese de RNA ribossômico, que forma nucléolos, corpúsculos não delimitados por membrana, ricos em ribonucleoproteínas, e responsáveis pela produção de ribossomos.

5º item: falso. Em humanos, o número diplóide de cromossomos é 2n = 46, de modo que ocorrem n = 23 pares de cromossomos homólogos. Assim, em G1, ocorrem 46 cromossomos simples por célula, cada qual com uma cromátide, ou seja, com uma molécula de DNA, com um total de 46 moléculas de DNA por célula. Em G2, após a replicação em S, ocorrem 46 cromossomos duplos por célula, cada qual com duas cromátides, ou seja, com duas moléculas de DNA, com um total de 92 moléculas de DNA por célula. 30.

Resposta: A) I. Mitose.

II. Neurônio / Célula muscular estriada esquelética / Célula muscular estriada cardíaca. B)

I.

Cromossomos: 46 cromossomos.

Moléculas de DNA: 92 moléculas de DNA. II. Segregação das cromátides irmãs. C)

I. Microtúbulos.

II. As drogas citadas despolimerizam os microtúbulos do Fuso Mitótico ou impedem a sua formação.

III. Essas drogas não atuam apenas nas células cancerosas, bloqueiam mitoses em todas as células do organismo. D)

(8)

II. A proteína p53 impede que uma célula portadora de mutações em seu DNA ultrapasse o Período G1 da Interfase, o que a torna incapaz de duplicar seu DNA e realizar mitose.

31. Resposta:

A) A duplicação do DNA ocorre na interfase, representada pela fase A.

B) Em A, B, C e D, cada célula contém duas copias do gene H. Na fase E, cada célula contém uma cópia do gene H. 32.

Resposta:

A) n = 2 cromossomos; se a célula representada é somática e diploide e tem quatro cromossomos, a célula haploide terá metade do número de cromossomos.

B) Animal. Uma vez que não tem parede celular e possui centríolos, áster e citocinese centrípeta. 33.

Resposta:

A) Na célula 3. É esperado encontrar maior atividade de síntese de RNA mensageiro na célula em interfase. A célula 3 mostra claramente a presença de nucléolo íntegro, o que indica que ela está em interfase.

B) A separação das cromátides ocorre pelo encurtamento de microtúbulos do fuso mitótico, que se ligam ao centrômero de cada cromátide, de tal forma que as cromátides-irmãs sejam levadas para pólos opostos da célula no momento da anáfase. A célula em questão é a de número 1.

34. Resposta:

A) metáfase, uma vez que a anáfase começa com a contração do fuso e ruptura do centrômero; com a colchicina, na há a polimerização dos microtúbulos citoplasmáticos para formar o fuso, e sem fuso não há como romper os centrômeros, permanecendo os cromossomos na placa equatorial.

B) na fase G1, pois se não ocorre a duplicação do DNA, S nem sequer se inicia. 35.

Resposta:

- A célula 5 está em intérfase, uma vez que não se notam cromossomos individualizados, indicando que o material genético está desespiralizado, bem como o núcleo bem definido indica que a carioteca está presente.

- Na célula 1, o material genético começa a se condensar, o que é característica da prófase.

- Na célula 2 percebe-se os cromossomos bem individualizados e espiralizados, mais ou menos na região central da célula (placa equatorial), o que caracteriza a metáfase.

- A célula 4 apresenta cromossomos em forma de letra V deitada, com os vértices voltados para os pólos da célula, o que indica que os cromossomos filhos estão migrando para esses pólo, sendo essa fase, pois, a anáfase.

- A célula 3 possui dois núcleos menores que o da célula 5 (em interfase) com material genético desespiralizado (ou desespiralizando), característica da telófase.

36.

Resposta: A figura 2 representa a duplicação do DNA, que ocorre na fase S da figura 1. 37.

Resposta: A célula vegetal típica ao se dividir apresenta todas as características citadas. O termo “anastral” refere-se ao fato de que nestas células não há formação do áster, estrutura que aparece ao redor dos centríolos, organoide típico de células animais.

38. Resposta:

A) As células crescem até atingir o tamanho máximo permitido pela relação superfície x volume, após o que passam a se dividir, produzindo células com volume igual à metade da célula-mãe.

B) O aumento no número de células é resultante das mitoses, que ocorrem a cada vez que o volume celular atinge seu valor máximo e a célula se divide, resultando na duplicação do numero de células a cada quatro horas.

39. Resposta:

A) 40% na fase G1; 36% na fase S e 24% nas fases G2 + M. B)

(9)

O gráfico III representa o experimento em presença de afidicolina. Essa substância, inibindo a DNA polimerase, bloqueia a síntese do DNA. Em consequência, as células se acumulam na fase G1.

O gráfico II representa os resultados após a adição de colchicina. Essa substância, impedindo a formação de microtúbulos, paralisa a divisão celular nas etapas iniciais da fase M (mitose). Dessa forma, as células tendem a se acumular nessa fase, contendo o dobro de DNA em relação à fase G1 do ciclo celular.

40. Resposta:

A) 4 e 5. Características da interfase: duplicação do DNA, intenso trabalho celular e com grande síntese proteica, grande consumo de energia na forma de ATP, duplicação dos componentes celulares e aumento do volume celular.

B) é a fase em que os cromossomos estão no meio da célula, formando a placa equatorial.

C) Célula 9. Características da citocinese: a citocinese ou divisão citoplasmática nas células vegetais, devido à presença da parede celular, é feita pela lamela média, que se forma do centro para a periferia. Por esse motivo a citocinese vegetal é denominada centrífuga.

Referências

Documentos relacionados

Além disso, em relação à afirmação do Estado de que os beneficiários das medidas provisórias se restringiriam a 18 socioeducandos que se encontravam na UNIS

O Brasil está situado no meio da Placa Sul-americana; embora não ocor- ram terremotos de grande magnitude, o país está sim sujeito a Abalos

I As estimativas dos parˆ ametros dos itens dependem do particular conjunto de indiv´ıduos que respondem ` a

Efeitos secundários muito frequentes (afectando mais do que 1 em 10 pessoas): Podem ocorrer tremores, rigidez muscular pronunciada ou espasmos, lentidão dos movimentos, excesso

As vazões serão derivadas, através de um túnel de adução, até a casa de força, instalada na margem esquerda do rio Corrente Grande.. O nível d’água previsto para o

A análise teórica das tecnologias neste documento, procurou focar-se em tecnologias que poderiam ser usadas para as responsabilidades mais comuns de sistemas de Big

c) Pedro foi o marido que mais comprou livros. VERDADE d) Claudia comprou um livro a mais que Lorena.. como o item c) se mostrou verdadeiro, como resposta ao problema proposto

No décimo capítulo, “Memory and epigraphy. The pauper at Rome in the first century AD”, Maria Letizia Caldelli e Cecilia Ricci exploram um campo pouco desbravado