• Nenhum resultado encontrado

Concurso de Projetos de Computação Avançada em Investigação e Inovação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso de Projetos de Computação Avançada em Investigação e Inovação"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Concurso de Projetos de Computação Avançada

em Investigação e Inovação

Guião de Apoio ao preenchimento do

Formulário de Candidatura

Ref.: FCT/CPCA/2020/01

(2)

ÍNDICE

I. INTRODUÇÃO ... 3

Enquadramento do concurso ... 3

Legislação e Documentação ... 3

Acrónimos ... 3

II. ANTES DA SUBMISSÃO DA CANDIDATURA ... 4

CONSELHOS PRÁTICOS RESULTANTES DA EXPERIÊNCIA DE OUTROS CONCURSOS ... 4

O que deve fazer antes de submeter uma candidatura ... 4

Quem pode submeter propostas ... 4

Conselhos básicos ... 4

Como escrever uma boa proposta ... 5

Como fazer perguntas à RNCA ... 5

Sistema temporário de submissão de propostas via Formstack ... 6

III. PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DA PROPOSTA ... 6

Secção 1: Advanced computing project information ... 7

Secção 2: Principal Investigator ... 7

Secção 3: Related scientific or innovation project (s) ... 8

Secção 4: Technical requirements ... 8

Sub-secção: HPC or HTC related questions ... 9

Sub-secção: Cloud Computing related questions ... 9

Sub-secção: General Technical Information ... 10

Secção 5: Documentação adicional (opcional) e aceitação do regulamento ... 11

Submissão da proposta ... 12

IV. VISÃO GLOBAL E COMPROMISSOS ... 12

Visão global da candidatura após submissão ... 12

(3)

I.

INTRODUÇÃO

Enquadramento do concurso

O Guião para a elaboração e submissão de propostas de projetos de computação avançada é um documento que se destina a esclarecer aspetos do processo de submissão, a facilitar e orientar a elaboração da candidatura e a informar sobre os processos de avaliação, de comunicação da decisão e de audiência prévia.

Reúne informação dispersa pelo sítio da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e da RNCA (Rede Nacional de Computação Avançada) na internet, pelo formulário de candidatura e pela legislação aplicável sem, no entanto, se sobrepor à legislação. Realça aspetos importantes a que o/a IR (Investigador Responsável) deverá tomar atenção.

Em http://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/ listam-se os concursos de projetos de computação avançada anunciados, abertos e recentes, assim como o calendário de avaliações. O link de cada concurso dá acesso ao respetivo Aviso para Apresentação de Candidaturas (AAC). A página que disponibiliza o AAC dá acesso ao regulamento e ao portal de submissão de projetos. Mais informações sobre a RNCA e plataformas acessíveis em https://www.fccn.pt/computacao/rnca/

Legislação e Documentação

• Portal de Concursos

• Aviso para Apresentação de Candidaturas (AAC) • Regulamento de Projetos de Computação Avançada • Guião de candidatura

• Guide for Technical Evaluation

• Guião CIÊNCIAVITAE para obter ou atualizar o

CIÊNCIA ID

• Ficha técnica dos Recursos Computacionais

• Calendário de avaliação técnica ou Evaluation calendar

Acrónimos

AAC – Aviso para Apresentação de Candidaturas Co-IR – Co Investigador/a Responsável

CV – Currículo Vitae

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

FCT-FCCN – Unidade de computação científica nacional da FCT IC&DT – Investigação Científica & Desenvolvimento Tecnológico IP – Instituição Proponente

IR – Investigador/a Responsável

MCTES – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior RNCA - Rede Nacional de Computação Avançada

(4)

II.

ANTES DA SUBMISSÃO DA CANDIDATURA

CONSELHOS PRÁTICOS RESULTANTES DA EXPERIÊNCIA DE OUTROS CONCURSOS

O que deve fazer antes de submeter uma candidatura

• Ler documentos associados ao concurso

• Conferir critérios de elegibilidade

• Consultar Aviso de Abertura e próxima data limite de submissão • Ler atentamente o presente guião de preenchimento do formulário

Quem pode submeter propostas

Todas as instituições e candidatos que respeitem as condições definidas no regulamento e aviso de abertura.

Todos os candidatos deverão ter um CIÊNCIA ID ativo com informação atualizada. Para mais informações consultar Guião e a seguinte página https://www.cienciavitae.pt/

Relativamente a candidaturas de empresas como beneficiárias, os projetos de computação avançada deverão:

• ocorrer no âmbito da investigação e inovação pré-concorrencial, ainda sem valor de mercado. • não ultrapassar no seu conjunto 50% da dotação computacional total a atribuir neste concurso.

Conselhos básicos

• Antes de iniciar o preenchimento do formulário de candidatura informe-se das condições de acesso e limites de atribuição de recursos computacionais.

• Estará disponível a calendarização de avaliação técnica das propostas, já que de forma distinta de outros concursos da FCT, este concurso estará aberto continuamente com períodos distintos de adequação técnica para cada lote de candidaturas. Apenas serão avaliadas todas as propostas recebidas até à data definida para cada um desses períodos/ lotes.

• Aconselha-se vivamente a seleção de A1 - acesso preparatório a todos os que não tenham experiência no software ou plataforma selecionada. Poderão ser selecionados mais do que um acesso em cada candidatura – Exemplo: A1 e A2.

• Submeta a sua candidatura assim que reunir toda a informação necessária. A ordem de

submissão será tida em conta no processo de hierarquização das candidaturas.

• Nesta 1ª edição não será realizada uma avaliação científica. Na sua candidatura deverá indicar, sempre que aplicável, um projeto ou apoio financeiro que suporte o seu projeto de computação avançada.

• Poderão ser admitidos até 2 projetos computacionais por IR, podendo selecionar e combinar em múltiplas plataformas e modelos computacionais.

• Após a submissão, todas as propostas serão verificadas pela sua adequação técnica e os candidatos notificados da decisão final segundo os prazos indicados no Regulamento de Projetos de Computação Avançada (RPCA).

o Em caso de aprovação da candidatura, os candidatos receberão um relatório individual e um termo de aceitação que deverão devolver assinado nos prazos estipulados no RPCA. Após receção desse documento, serão enviados detalhes para alocação dos recursos computacionais e uma referência única do projeto. Os centros operacionais serão informados dos projetos aprovados e disponibilizarão credenciais de acesso aos candidatos conforme as suas políticas de acesso.

(5)

o Em caso de aprovação condicional da candidatura, os candidatos receberão um relatório individual e detalhes da alocação dos recursos computacionais, com as condicionantes descritas – estas poderão ser relativas ao projeto ou à plataforma selecionada (indisponibilidade temporária da máquina, do software, do apoio técnico, apenas para citar alguns exemplos).

o Em caso de não aprovação da candidatura, os candidatos serão informados. Se assim o entenderem, poderão efetuar melhoramentos e re-submeter a sua candidatura antes do próximo período ou lote de adequação técnica. Para esse efeito podem consultar o calendário disponível na página do concurso.

Como escrever uma boa proposta

• O preenchimento do formulário será em Inglês

• Todos os campos marcados com asterisco * são de preenchimento obrigatório.

• Caso necessite de fazer paragens, pode salvar e voltar mais tarde. A plataforma Formstack disponibiliza um link único que deverá guardar em local seguro, válido por 30 dias.

• Procure saber mais sobre as plataformas disponíveis lendo a ficha técnica ou consultando a secção RECURSOS no URL: https://www.fccn.pt/computacao/rnca/. Esta consulta prévia ser-lhe-á útil pois no formulser-lhe-ário é pedida a ordem de preferência das plataformas de HPC (High

Performance Computing)

• Na secção 1 do formulário, especifique qualquer experiência prévia na(s) plataforma(s) a concurso ou noutras não contempladas pela RNCA (ex: PRACE). Pode indicar publicações ou trabalhos anteriores.

• No campo “contacto” coloque o email que utiliza regularmente, de preferência institucional. • Na secção 4, concentre-se nos detalhes técnicos, pois estes terão um maior peso na avaliação.

Seja claro/a no work plan ou plano de trabalhos detalhando as várias fases do projeto, o software a utilizar, as tarefas e os recursos necessários.

• Identifique o software que melhor se aplica ao seu projeto e procure saber se já se encontra instalado na(s) plataforma(s) selecionada(s). Esta informação estará atualizada na ficha técnica deste concurso. Em caso de dúvidas na versão de hardware/software ou outro detalhe técnico, contacte a RNCA através de e-mail.

• Opcionalmente, na secção final “Documentation” poderá incluir anexos na sua proposta como artigos publicados, código já testado, gráficos de performance ou quaisquer elementos que considere úteis na avaliação da candidatura. Tamanho máximo do ficheiro: 100mb.

• Relembramos ainda que os critérios de avaliação estipulados no presente aviso são os seguintes: o Hierarquização do acesso A1

▪ Ordem de submissão das candidaturas o Hierarquização do Acesso A2:

▪ A: Exequibilidade do programa de trabalhos, nomeadamente a adequação técnica e razoabilidade dos recursos computacionais selecionados.

▪ B: Existência de projeto científico ou tecnológico associado à candidatura do projeto de computação avançada, com avaliação prévia independente de mérito científico ou técnico, por entidade competente, nacional ou Europeia.

▪ C: Ordem de submissão das candidaturas.

Como fazer perguntas à RNCA

• Envie as suas questões e sugestões para o email rnca@fccn.pt . Estas poderão ter resposta direta ou serem encaminhadas diretamente para os responsáveis dos centros operacionais.

(6)

Centro operacional URL Contactos MACC https://macc.fccn.pt/ https://docs.macc.fccn.pt/ hello@macc.fccn.pt Responsável: R. Oliveira

LCA-UC https://www.uc.pt/lca lca_info@uc.pt

Responsável: P. Alberto

HPC-UE https://www.oblivion.uevora.pt/ support@oblivion.uevora.pt Responsável: M. Avillez

INCD https://www.incd.pt/ https://wiki.incd.pt

helpdesk@incd.pt Responsável: J. Gomes

Sistema temporário de submissão de propostas via Formstack

Na presente edição deste concurso, as candidaturas a projetos de computação avançada poderão ser submetidas através do seguinte URL:

https://concursosfct.formstack.com/forms/rncacall_2020_01

Este sistema temporário difere do habitualmente utilizado pela FCT – myFCT – não necessitando de login.

III. PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DA PROPOSTA

O formato atual do formulário de candidatura baseia-se em concursos semelhantes realizados por outras entidades de computação avançada europeia. Presentemente divide-se em 5 secções:

1. Advanced computing project information 2. Principal Investigator

3. Related Scientific or Innovation project(s) 4. Technical information

(7)

Secção 1: Advanced computing project information

Nesta secção pede-se uma breve descrição do

projeto de computação avançada que pretende realizar. As respostas deverão ser redigidas em Inglês.

Project title* (texto) – Frase com o título do projeto

Keywords* (texto) – Duas a cinco palavras-chave

Brief description* (texto livre, 500-1500 caracteres) – Short Public Abstract ou estado

da arte do projeto, onde poderá descrever brevemente os objetivos, hipótese, motivação, necessidade dos recursos computacionais e plano de divulgação dos resultados. A experiência prévia poderá ser descrita num campo próprio no final desta secção. Os recursos computacionais serão detalhados na secção 4 do formulário.

Main scientific domain *(dropdown) e Main scientific area*(dropdown) - selecione a opção que mais se adequa ao seu projeto,

mesmo que a área de formação académica seja distinta

Previous experience (opções e descrição) –

selecione uma ou mais opções. Se responder sim a uma ou mais, sumarize a experiência anterior incluindo datas, software, plataforma e resumo de resultados obtidos.

Secção 2: Principal Investigator

Nesta secção pretende-se obter a

identificação do responsável do projeto (IR). O email disponibilizado será o contacto preferencial para comunicação e notificação de resultados.

Full Name* (texto) - Nome do responsável pelo projeto

CIÊNCIA ID* (texto) - campo obrigatório onde deverá colocar uma referência única de 12 caracteres no formato ‘AAAA-BBBB-CCCC’. Para mais informações consulte o Guião Cienciavitae ou o URL https://cienciavitae.pt/

Contact* (email) - Endereço de email institucional do responsável pelo projeto.

Deverá estar ativo e funcional de forma a receber as notificações dos resultados, e ser o meio de comunicação preferencial com o centro operacional, em caso de aprovação do projeto.

Institution/Company*(texto) - Nome das instituições públicas ou privadas associadas ao projeto

Research unit/group (texto) - Nomes das unidades, grupos ou departamentos associados ao projeto - opcional

(8)

Secção 3: Related scientific or innovation project (s)

Nesta secção pretende-se obter a identificação do projeto e financiador que suporta esta candidatura a projetos de computação avançada

(que não atribui financiamento, mas sim recursos computacionais).

Would this submission, in case of being approved, contribute to an existing project? *

(dropdown Yes/No)

-Selecionar uma opção. Apenas responder sim se esse projeto científico ou de inovação tiver sido sujeito a avaliação prévia independente por entidade competente. De outro modo, responda “no”.

Funding entity* (dropdown) - Se respondeu “Yes” à pergunta anterior, por favor selecione uma das respostas ou clique em “Other” e especifique a entidade financiadora no campo próprio para tal. Em caso de “Other”, preencher o Nome na nova caixa que surge com essa opção.

Grant Reference*(texto) – Refira o código único de identificação do financiamento. Preencha este campo em caso de “Other” Funding Entity.

Grant URL (texto) – Aqui poderá indicar o URL do projeto, dos resultados do concurso ou da entidade financiadora.

Secção 4: Technical requirements

Nesta secção complete todos os dados técnicos relevantes para o projeto de computação avançada. Existem de momento 4 plataformas nacionais que oferecem HPC e apenas 1 plataforma que disponibiliza HTC ou Cloud. Leia com atenção e responda às 3 primeiras questões antes de avançar. A utilização destes recursos computacionais em acesso A2 pode ocorrer até um máximo de 6 meses, prorrogáveis por igual período, sendo não reembolsável e não tendo quaisquer custos para o utilizador. Em caso de dúvidas, consulte o Regulamento e o Aviso ou contacte a RNCA.

1. Do you need High Performance Computing (HPC) resources? * 2. Do you need short lived cloud

computing resources (virtual machines) *

3. Do you need High Throughput Computing (HTC) resources*

(cada uma contém um dropdown Yes/No/Don´t know)

- a resposta afirmativa está pré-definida, mas deverá apenas responder “yes” se houver essa necessidade. Ao responder “Yes” surgirão um conjunto de perguntas associadas a cada modalidade de acesso.

(9)

(checkbox)

– deverá selecionar uma ou mais opções. Consulte o aviso de abertura para saber mais sobre os níveis de acesso: A1 Preparatory Access/A2 Project Access. É recomendável optar pelo A1 – acesso preparatório se não tiver experiência prévia na plataforma selecionada. Pode selecionar ambos se pretender testar a plataforma antes do projeto de larga escala.

Sub-secção: HPC or HTC related questions

Esta sub-secção apenas estará presente se responder “yes” às perguntas sobre HPC ou HTC no início desta secção “Technical requirements”

Proposed HTC control or middleware software*(texto) – em caso de ter respondido “yes” a HTC, refira nome e versão do middleware proposto

Processor type* (checkbox) – em caso de ter respondido “yes” a HPC ou HTC, selecione tipo de processador. Se selecionar “other”; especifique qual.

Number of simultaneous CPU cores needed*

(number) – em caso de ter respondido “yes” a HPC ou HTC, escreva número de CPU_cores a utilizar em paralelo. Esta informação é fundamental para calcular o número de core.horas necessárias ao projeto (number of CPU_cores x number of hours).

Total wall clock hours needed* (number) – refira número de horas de processamento necessárias. Esta informação é fundamental para calcular o número de core.horas necessárias ao projeto (number of CPU_cores x number of hours)

Does your project require GPU usage?*

(opções yes/no/don’t know) – selecione uma das opções. Consultar a ficha técnica do concurso para saber quais as plataformas que têm GPU.

Memory requirements*(texto) – refira total de memória RAM e/ou RAM/CPU_core ou node.

Disk requirements* (texto) – refira total de armazenamento em disco necessário, quer

em memória partilhada, quer em memória de storage final. Escreva mínimo por CPU_core ou node (GB, TB, PB).

Software requirements*(texto) – refira nome e versão da aplicação principal. Se houver mais que uma, adicione à descrição.

Low latency network requirements E.g. infiniband * (opções yes/no/don’t know) – em caso de ter respondido “yes” a HPC ou HTC, selecione uma das opções. É expectável que responda “yes” caso o seu projeto necessite de HPC.

Sub-secção: Cloud Computing related questions

Esta sub-secção apenas estará presente se responder “yes” à pergunta sobre short-lived Cloud Computing access (até 6 meses) no início desta secção “Technical requirements”.

(10)

Total number of vCPUs needed* (texto) – número de processadores necessários. Pode especificar detalhes.

Total quantity of RAM, in GB, needed*

(texto) – quantidade de memória RAM necessária por VM e total, em GB - gigabytes.

Total quantity of disk, in GB, needed*(texto)

– descreva quantidade de disco necessário por VM e total, em GB -gigabytes.

Operating system* (texto) – nome e versão do sistema operativo

If more than one operating system is needed, please indicate a list separated by commas: (texto) – nos casos em que for necessário mais do que um sistema operativo, indique nomes e versões separados por vírgulas.

Sub-secção: General Technical Information

Esta sub-secção estará sempre presente, mesmo que responda “no” às 3 perguntas do início desta secção “Technical requirements”.

Technical support requirements (texto)

Descreva necessidades de apoio na configuração do sistema ou testes de

benchmarking e re-factoring do software.

Other tools or software requirements (texto) - Caso pretenda utilizar ferramentas computacionais não descritas anteriormente nas secções HPC, HTC ou Cloud computing, descreva os requisitos e ferramentas que necessitaria, ou que poderiam otimizar a plataforma proposta.

Antecipated Internet bandwidth (Mbit/s) needed for the computational process (texto) – refira quais as necessidades de largura de banda em Mbit por segundo para o seu projeto

Expected Internet data volume to be

transferred (GB) per month (texto) – quantidade de volume de dados em GB (gigabytes) a serem transferidos por mês via Internet.

Antecipated location for high bandwidth Internet communications (opções) – selecione uma ou mais opções. Caso faça parte da rede académica nacional, é provável que esteja abrangido pela RCTS e/ou GEANT. Consulte aqui para mais informações.

Work plan* (texto 400 a 4000 caracteres) – Este é um campo fundamental da candidatura. Aqui poderá descrever em detalhe os testes já realizados ou por realizar, as fases do projeto, os prazos de execução, a

(11)

gestão de tempo e recursos computacionais, os utilizadores do projeto, formação e treino necessários, plano de armazenamento, plano de divulgação dos resultados, e uma possível prorrogação/pedido de continuação.

Total duration of the request* (number) – duração do projeto em dias desde o início da alocação até ao fim.

Usage starting date(date) – campo opcional onde pode preencher a data de arranque do projeto. Em alguns casos poderá ser o mais cedo possível, mas existem motivos que podem atrasar o início do projeto como a contratação de pessoal, aquisição de

uma licença de software, recolha de todos os dados para o projeto, entre outros.

Preferred HPC resource (rating) - se respondeu “yes” à utilização de HPC, proponha uma ordem de preferência às plataformas que pretende utilizar sendo 1 =

o favorito. Não havendo preferência,

poderá assinalar 1 em todas as 4 opções.

Do you accept the following information to be used in RNCA related publications? *

(dropdown) Selecione uma opção – “yes” ou “no”. Em caso afirmativo declara que aceita a publicação dos dados da lista em publicações da RNCA, tais como relatórios anuais e de progresso.

Additional comments(texto) – neste campo justifique opções anteriores e deixe sugestões à RNCA

Secção 5: Documentação

adicional (opcional) e aceitação do regulamento

Upload additional documents - Aqui poderá fazer o carregamento opcional de ficheiros até 100mb. Pode

incluir quaisquer documentos que auxiliem na adequação técnica da candidatura como relatórios, código já testado, publicações, gráficos, testes de performance ou outros.

By submitting this form, I understand and accept the regulations (Regulamento de projetos de computação avançada) * - deverá indicar sim ou não para confirmar se leu e entendeu os documentos

que gerem este concurso e definem os critérios de elegibilidade e limites de recursos computacionais a atribuir.

(12)

Submissão da proposta

Submit form - quando carregar no botão, uma nova janela mostrar-lhe-á se sucedeu na submissão da

candidatura. Caso estejam em falta alguns campos obrigatórios, estes surgirão a vermelho. Preencha, reveja e submeta novamente. Se tiver problemas na submissão, salve a candidatura e contacte a RNCA assim que possível.

IV. VISÃO GLOBAL E COMPROMISSOS

Visão global da candidatura após submissão

Neste formato de submissões via Formstack ainda não é possível consultar ou editar o estado da candidatura após a submissão. A versão final da candidatura em .pdf será enviada para a sua caixa de email. Se pretender desistir da candidatura ou fazer alterações mínimas, contacte rnca@fccn.pt. Caso as alterações sejam de fundo, aconselhamos que re-submeta a candidatura o mais cedo possível fazendo nota nos “Additional comments”, no final da secção 4 do formulário. Para efeitos de seriação das propostas, será apenas considerada a data e hora da última submissão efetuada.

Cada candidatura será validada administrativamente, e após o período de adequação técnica, o candidato será notificado via email que incluirá o estado de aprovação, a quantidade de recursos alocados e comentários relevantes.

Após aprovação

Em caso de aprovação, a FCT irá pedir a assinatura de um termo de aceitação. Após receção desse documento, a cada candidatura aprovada será atribuída uma referência única de projeto. Guarde-a, pois, em caso de pedido de prorrogação ou submissão de um novo projeto, solicitaremos essa referência. Após finalizar cada projeto, os candidatos deverão entregar um relatório final simples, cujo template será partilhado atempadamente.

Cada utilizador deverá respeitar a Política de Acesso do centro operacional que opera a plataforma selecionada. Relembramos que é da responsabilidade de cada utilizador fazer back-up dos seus dados durante e após a utilização das plataformas. Após terminar o projeto, os dados deverão ser armazenados num local a definir pelo responsável do projeto.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

De acordo com o Instituto Ethos (2013), a GRI foi criada com o objetivo de aumentar o nível de qualidade dos relatórios de sustentabilidade. O conjunto de diretrizes e indicadores da

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e